Mostra CAAD 2015 - Alunos

Page 1

Mostra CAAD 2015 Alunos



Apoio institucional



Sumário Local e horário de exibição

1

Sobre o CAAD

2

Mostra CAAD 2015 - Alunos

3

Cineclube UFMG

4

Catálogo de filmes

6

Ficha técnica

12

Apoio

13

Referências

14


Local e horário de exibição

AS SESSÕES NÃO SÃO RECOMENDADAS PARA MENORES DE 16 ANOS. QUANDO?

16 a 19 de novembro de 2015 às 15 horas e 30 minutos

ONDE? Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte / MG PAGA PARA ENTRAR? Não É SÓ PARA QUEM É DA UFMG? Não. É aberto ao público. POSSO LEVAR ALGUÉM COMIGO? Claro, mas a lotação máxima é de 176 lugares. MAIORES INFORMAÇÕES (31) 3409 5280 (Midia@rte).

1


Sobre o CAAD

O curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) foi criado através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e a sua primeira turma de alunos deu entrada na UFMG em 2009. As origens do CAAD, entretanto, possuem datas mais longas. Permita-nos contar parte desta história. Na década de 1980 o Canadá estava querendo adquirir um satélite brasileiro e, no acordo de compra, a contrapartida do governo canadense seria implantar no Brasil um programa semelhante ao do National Film Board que faria com que passássemos a ter conhecimentos técnicos e equipamentos destinados à produção de animação em diferentes regiões do país. Uma das primeiras medidas tomadas foi um acordo de cooperação técnica, assinado em 1985, que possibilitou a criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) na cidade do Rio de Janeiro em uma parceria entre a Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes) e o National Film Board (NFB), do Canadá. Com o acordo, o Brasil teve a criação de três núcleos de animação: NUCA (Núcleo de Cinema de Animação) em Fortaleza (ligado à Universidade Federal do Ceará), o do Rio Grande do Sul (ligado ao Instituto Estadual de Cinema) e o de Minas Gerais (vinculado à Escola de Belas Artes da UFMG). De 1985 a 1987, Marcos Magalhães foi Coordenador do Núcleo de Animação do CTAv no Rio de Janeiro onde aconteceu o primeiro curso de animação profissional realizado no Brasil, ministrado por Magalhães e pelos animadores canadenses Jean-Thomas Bédard e Pierre Veilleux. Cada um dos núcleos de produção designou aqueles que fariam o curso. Entre os selecionados estavam Aida Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Daniel Schorr, mais tarde responsáveis pela criação do Anima Mundi junto com Marcos Magalhães. Na Escola de Belas Artes o núcleo foi transformado em uma das Habilitações do curso de Artes Visuais em 1986. A animação respondia por cerca de 50% dos alunos do curso. Com uma demanda tão alta e com perspectiva de crescimento, o CAAD fora criado e a Habilitação deixou de ter entrada de alunos. Com o Reuni, o curso do CAAD teve a entrada de sua primeira turma em 2009. E esta é a sua terceira Mostra de filmes de animação. 2


Mostra CAAD 2015 - Alunos

A equipe do "Espaço Memória do Cinema" através do projeto "Cineclube UFMG" do Laboratório Midia@rte do "Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema" da "Escola de Belas Artes" da UFMG tem o prazer de lhe convidar para o evento da Mostra CAAD 2015 - Alunos. Nela teremos uma conversa com os alunos intercambistas e os demais alunos do curso. Teremos também a projeção de filmes de animação resultantes dos trabalhos realizados pelos alunos em disciplinas práticas dos cursos de “Cinema de Animação e Artes Digitais” e de “Artes Visuais” (com Habilitação em Cinema de Animação). Além disso, este ano nossa mostra exibirá filmes feitos por alunos do CAAD em parceria com o curso de Teatro da UFMG, produzidos durante a matéria “Ator e Jogo de Câmera” do professor Rafael Conde de Rezende. A Mostra reúne filmes criados com técnicas como animação 2D tradicional, animação 2D digital, animação 3D, stop-motion, entre outras. Os curtas trazem estéticas e temas diferentes que vão de poemas visuais à críticas sociais sérias que se traduzem em cores, forma e movimento. Ter entre os curtas metragens filmes que foram criados por alunos de Artes Visuais com Habilitação em Cinema de Animação é uma das formas de honrar e manter a própria origem do CAAD. Todos os filmes apresentados estão agora arquivados e integram o acervo do Espaço Memória do Cinema que é ligado ao Laboratório Midia@rte. Todo o acervo de filmes do Espaço Memória do Cinema está disponível para ser assistido nas dependências do mesmo Laboratório. Faça-nos uma visita e conheça nosso numeroso acervo, nossas pesquisas e, claro, a nossa equipe. No dia 16 de novembro teremos a abertura do evento Mostra CAAD 2015 - Alunos, onde os discentes do curso, que participaram de programas de intercâmbio, relatarão suas experiências fora do país e partir do dia 17 iniciará a projeção dos filmes. Equipe Midia@rte

3


Cineclube UFMG

O Cineclube UFMG foi criado no dia 28 de agosto de 1996, através de um convênio entre a Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com o intuito de oferecer um espaço de exibição e reflexão sobre Cinema, de forma gratuita e aberta à população, com condições adequadas para projeções. Ao longo de sua trajetória, o Cineclube UFMG, vinculado ao Midia@rte do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA – Laboratório que pesquisa novas possibilidades de expressão das imagens em movimento – desenvolveu-se como relevante subprojeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Em sua programação, mostras representativas contemplavam coletâneas de filmes voltados para uma época, um ciclo, um cineasta ou um tema específico, sempre buscando uma conexão de importância histórica e artística, em sessões acompanhadas por explanações e discussões sobre os filmes projetados. O Cineclube também oferecia mostras vinculadas a disciplinas na área de Cinema, ministradas para todo o corpo docente da UFMG. Em 2007, com o cancelamento do convênio com a FUMP, além de uma série de problemas técnicos e de equipamentos, o Cineclube UFMG acabou interrompendo suas atividades e, desde então, foram realizadas tentativas de reativação que, infelizmente, ainda não obtiveram êxito. No final de ano de 2011, foram empreendidos esforços no sentido de fazer com que o Cineclube UFMG retomasse suas exibições e pesquisas (uma vez que está vinculado ao Midia@rte - através do subprojeto Quadro a quadro, um site sobre animação, entre outros subprojetos), recuperando sua missão de oferecer uma programação cultural gratuita e de qualidade, além de fomentar a geração e instrução de público admirador e pesquisador da Sétima Arte – dando continuidade a um dos sonhos de seu idealizador, o Prof. Heitor Capuzzo. Em 2014, o acervo de documentos, livros, filmes, equipamentos e demais itens do Cineclube UFMG (recatalogado) passou a integrar o “Espaço Memória do Cinema” que também é vinculado à Rede de Museus da UFMG. É uma forma a mais de se preservar a memória da Sétima Arte dentro da Escola de Belas Artes.

4


Catรกlogo de filmes


A Caminhada

A Travessia

Direção: Luiz Carlos Rodrigues de Amaral Ano: 2015 Duração: 01:15:41 Técnica: Live-action Curso: Artes Visuais

Direção: Fernanda Vital Sasaki Ano: 2012 Duração: 00:02:40 Técnica: Animação 2D digital Curso: Artes Visuais

' A Caminhada’ conta como um acontecimento corriqueiro, como um almoço no Restaurante Universitário, o Bandejão, pode ser uma epopeia, quando enxergada por um ponto de vista um pouco diferente. Contudo, o filme toca em assuntos mais intimistas, como amizade, perda e o próprio peso das escolhas de uma vida. Exibição dia 18/11.

O filme mostra a história de uma mãe galinha separada de seu pintinho por uma estrada, e seus esforços para recuperá-lo e trazê-lo para perto de si novamente Exibição dia 17/11.

Achados e Perdidos

Direção: Daniela Klem, John Robert, Nicolas Maia, Paula Nogueira, Priscila Parenzi. Ano: 2015 Duração: 00:01:05 Técnica: Mista Curso: CAAD Ao se distrair, um desenhista tem seu lápis roubado por um duende, que estava a espreita. Exibição dia 17/11.

Billy: O Monstro

Direção: Alexandre Lucas Martins Ano: 2013 Duração: 00:03:11 Técnica: Animação 2D tradicional Curso: Artes Visuais Billy é um monstro que, como qualquer outro, utiliza uma cidade como seu parque de diversões. Entretanto, Dafar, o rei da cidade de Astrakhan, não está para brincadeiras. Em meio a este conflito, surge uma situação que está muito além das divergências entre monstros e seres humanos. Exibição dia 17/11.

6


Bom dia

Direção: Rafael Blaytner, Nilo Zack, Lucas Parada Ano: 2015 Duração: 00:05:00 Técnica: Live-action Curso: CAAD e Artes cênicas O curta mostra a rotina matinal de um cidadão anônimo. O despertar, comer e se vestir realizados de forma maçante propõem uma reflexão aos hábitos e convenções modernos. Exibição: dia 19/11.

Crônicas de um Jantar Anunciado Direção: Sérgio Ramos Ano: 2014 Técnica: Live-action Duração: 00:12:50 Curso: CAAD e Artes cênicas

Delírio

Direção: Louis Poague, Matheus G.P Ano: 2014 Duração: 00:03:18 Técnica: Live-action Curso: CAAD e Artes cênicas

Esse videoclipe da música "Vida Desperta" é também um teaser de um projeto muito maior Em uma mistura de estilos e referências de um curta de terror chamado "Delírio", que cinematográficas, sete personagens se encontram pretendemos produzir futuramente. Delírio irá em um jantar, que será o mote para revelações de contar a história de Dr. Petrov, um cientista que seus pensamentos e desejos mais obscuros. descobriu uma técnica capaz de transferir os Exibição dia 19/11. talentos de um ser humano para o outro, no Brasil dos anos 50. Exibição dia 19/11.

Dioniso

Direção: Sarah Aimê do Carmo Ano: 2015 Duração: 00:02:00 Técnica: Animação 2D digital Curso: CAAD Um mágico apresenta-se utilizando apenas uma garrafa encantada. Dentro do belo teatro, a plateia tenta descobrir o que é feitiço e o que é real. Exibição dia 17/11.

7


Egle

Direção: Fernando Dollinger Ano: 2015 Duração: 00:03:00 Técnica: Animação 2D digital Curso: CAAD Uma nave pousa em um planeta desconhecido. Um robô busca por um artefato que poderia garantir a vida na Terra. O robô é acompanhado por um ser nativo curioso em sua jornada. Exibição dia 17/11.

Fotografia

Direção: Brian Adams Cerqueira, Sabrina Valente. Ano: 2014 Duração: 00:10:05 Técnica: Live -action Curso: CAAD e Artes cênicas

O início e o possível término de uma relação entre duas mulheres de forma poética. Exibição dia 19/11.

Hosenrolle

Jabuticaba

Direção: Arielly Moraes Pereira Ano: 2015 Duração: 00:02:00 Técnica: Animação 2D tradicional Curso: CAAD

Direção: Dayse Teodoro Ano: 2015 Duração: 00:02:38 Técnica: Animação 2D tradicional Curso: CAAD

Valente espadachim entra no castelo com uma missão: salvar a nobre vítima que está enclausurada na torre mais alta, guardada por um dragão. Mas uma surpresa aguarda. Nem tudo é o que parece... Exibição dia 17/11.

Uma senhora se lembra de um dia feliz em sua infância quando ouviu pela primeira vez a música que iria tocar para sempre em seu coração. Exibição dia 17/11.

8


Loop

Direção: Eduardo Augusto da Silva Leite Ano: 2013 Duração: 00:02:46 Técnica: Animação 2D digital Curso: Artes Visuais Às vezes nos apegamos tanto a um estilo de vida que nem um imprevisto é capaz de destruí-lo em nossa memória. Pelo contrário, alguns podem buscar formas de preservar as experiências e lembranças pelo tempo que for possível. Exibição dia 17/11.

O homem e a cidade

Ovoo

Direção: David Lucas, Fernanda Mamede, Isadora Chaves e Teiciany Fontes. Ano: 2015 Duração: 00:01:03 Técnica: Mista Curso: CAAD

Direção: Flávia Brandão, Louis Poague, Luana Chaves, Tamara Brandt, Vanessa Saldanha. Ano: 2015 Duração: 00:03:30 Técnica: Animação 2D digital Curso: CAAD

Uma animação cujo objetivo é transmitir visualmente as experiências sensoriais vividas na cidade. Exibição dia 17/11.

Ai, pobrezinhos destes ovos... Que fado mais triste, ver o golpe fatal do destino e para a fila do abate voltar. A ignorância cega da visão melhor ao ovo apetece do que a razão de luzes sombrias de ver-se tal qual omelete. Exibição dia 17/11.

Pintinhos

Direção: Lorenna Bessa & Patrícia Carvalho Técnica: Animação 2D digital Ano: 2013 Duração: 00:01:25 Curso: Artes Visuais Em uma carroça abandonada em um sítio encontra-se um ninho no qual dois ovinhos se movem. O primeiro se parte e dele surge Feio, um estranho pintinho que destoa-se claramente de sus irmãos. Logo depois, o segundo ovo também se parte, o que se vê agora é Belo, um adorável pintinho. Feio, inconformado com a beleza exagerada de Belo arquiteta planos maquiavélicos para matálo, porém nem sempre suas artimanhas funcionam. Exibição dia 17/11.

9


Portas Fechadas

Quindins

Somnium

Portas Fechadas é uma livre adaptação da peça “Entre Quatro paredes”, de Sartre, que evoca questões do existencialismo humano através de um universo metafórico e subjetivo, que te fará sentir que, na vida ou na morte, o maior inferno pode ser os outros.

Baseado no conto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, Quindins retrata um fragmento importante da vida de dois idosos, Doutor Ariosto e Dona Quiléia, em que ela, comedora compulsiva de quindins, resolve fazer uma promessa a Santo Antônio, e deixar de comer o doce para o marido se recuperar de uma enfermidade que parece mortal. No entanto, em determinada noite, Ariosto decide revelar à sua esposa um segredo que os levará de volta a sua juventude e mudará para sempre suas vidas. Exibição dia 17/11.

Perdidos no mar, um grupo de guerreiros nórdicos tenta resistir ao cruel destino da morte iminente. Deitada e confortável em sua cama, Sarice tem um de seus pesadelos mais estranhos: Ela entra Exibição dia 16/11. em um mundo de fantasia, se tornando personagem principal de uma sátira a uma de suas histórias favoritas, Alice no País das Maravilhas e, como em todo pesadelo, as coisas vão de mal a pior. Ela se vê perseguida por um personagem obscuro e é obrigada a fugir e a lutar contra ele com os meio que encontrar. Ao acordar, ela ainda tem problemas para definir o que é realidade e o que é sonho. Exibição dia 17/11.

Direção: Louis Poague Técnica: Live-action Ano: 2014 Duração: 00:12:48 Curso: CAAD e Artes cênicas

Exibição dia 19/11.

Direção: David Mussels, Giuliana Danza Técnica: Stop motion Ano: 2010 Duração: 00:09:15 Curso: Artes Visuais

Direção: Israel Dilean, Sarah Guedes, Rayanne Vieira, Carlos Daniel Ano: 2015 Duração: 00:01:32 Técnica: Mista Curso: CAAD

Wyrd

Direção: Augusto Lara Ano: 2015 Duração: 00:06:00 Técnica: Animação 3D Curso: CAAD

10


Zeitkrankheit

Direção: Mariana Machado & Renato Megale Ano: 2015 Duração: 00:02:03 Técnica: Stop motion Curso: CAAD Um ser que vive dentro de um relógio busca um novo sentido para sua existência. Exibição dia 17/11.

11


Ficha Técnica

Universidade Federal de Minas Gerais Reitor: Jaime Arturo Ramírez Vice-reitora: Sandra Regina Goulart Almeida Escola de Belas Artes Diretora: Maria Beatriz Mendonça Vice-diretor: Cristiano Gurgel Bickel Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema Chefe: Ricardo Carvalho de Figueiredo Sub-chefe: Rafael Conde de Rezende Laboratório Midia@rte Coordenação: Arttur Espindula Sub-coordenação: Ana Lucia Andrade Bolsistas do Midia@rte Camila Velasquez Nicolas Maia Warley Pereira Diagramação Equipe Midia@rte

12


Apoio

Rede de Museus da UFMG Coordenação: Rita de Cássia Marques Sub-coordenação: Verona Campos Segantini Telefone: (31) 3409-6468 Site: ufmg.br/rededemuseus Laboratório Midia@rte Coordenação: Arttur Espindula Sub-coordenação: Ana Lucia Andrade Telefone: (31) 3409-5280 Site: midiaarteufmg.wordpress.com

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 08 às 12 e das 14 às 18 horas Agradecimentos UFMG / Rede de Museus / EBA Prof. Luis Moraes Coelho Prof. Maurício Silva Gino Prof. Rafael Conde de Rezende

13


Referências

a) Livros  BRUZZO, Cristina. Coletânea Lições com Cinema. V.4 Animação. São Paulo: FDE, 1996.  LEITE, Sávio. Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Favela é Isso Aí, 2013.  RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.  _______. Uma paixão chamada cinema. Belo Horizonte: C/ Arte, 2013. b) Textos em PDF  Andries, A. (ed). CTAV & National Film Board; Um acordo que veio do espaço. Filme Cultura: edição especial comemorativa 70anos do INCE., Rio de Janeiro, Nº.49. Disponível em PDF em: <http://www.ctav.gov.br/wp-content/uploads/2008/11/filmeculturacor_baixa.pdf>, acesso em 04 de dezembro de 2013.  Projeto Pedagógico do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (REUNI). Disponível em PDF em <http://www.eba.ufmg.br/caad/wpcontent/uploads/2013/03/projeto-pedagogico-versao-final-prograd-26fev-2013.pdf>, acesso em 05 de dezembro de 2013. c) Sítios eletrônicos CTAv. Disponível em <http://www.ctav.gov.br/>. Acesso em 04 de julho de 2014

14



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.