ARQART #88

Page 1

Habitat I

Inspirado na Toscana, Ana Maria Vieira assina um palácio campestre adaptado ao clima brasileiro.

Habitat II

Funcionalidade, praticidade e conforto para a despojada área gourmet de Juliana Said.

arquitetura paisagismo decoração design

Edição 88 | Abril | 2013

Business

Os caminhos que fizeram da Lençóis & Cia. uma das marcas mais reconhecidas de Ribeirão Preto.

9 771 808 55 900 7

ISSN 1808-5598

0 0 0 8 8>

Especial

Áreas Externas Da diversão ao descanso!






Esquadrias em PVC Ekohaus. Texturas que dispensam comentários

Ribeirão Preto

Araraquara

(16) 3969-2533

São Carlos

São José do Rio Preto

www.ekohaus.com.br

Franca

Uberlândia

Uberaba

Belo Horizonte





verticecom.com.br

sua vida, seus espaรงos


Ambientes Personalizados Cozinhas | Dormitórios | Salas | Escritórios | Áreas de Serviço | Banheiros 60 lojas exclusivas em todo o Brasil | 0800 702 8500 | www.evviva.com.br Rua Couto Magalhães, 110 - Alto da Boa Vista - Ribeirão Preto - SP - T (16) 3623.2199




Editorial [ Abrigo Para A Intimidade ]

Abrigo para a

intimidade C

ontamos os minutos para estar lá, para que o dia da festa ou descanso chegue e possamos aproveitar tudo de melhor que aquele cantinho oferece de braços abertos. Recebendo pai, mãe, irmãos, colegas do trabalho,

ou apenas você e a pessoa amada, aquele é o seu espaço que foi projetado de forma específica para abrigar suas vontades e lembranças. É ali que a piada ganha gargalhadas, que o filho aprende as primeiras braçadas na piscina, que as flores nascem trazendo a beleza natural para emoldurar áreas externas aconchegantes, que encantam logo ao primeiro olhar. E não é só isso. A tecnologia, grande aliada da arquitetura, também tem seu papel principal no elenco, permitindo o desenvolvimento de espaços gourmets completos, que garantem funcionalidade e sofisticação para os mais variados tipos de celebrações. Dessa forma, temos dentro da nossa casa, um verdadeiro salão para eventos que pode se transformar num pequeno resort, assim como num retiro, servindo de abrigo para a intimidade. Procuramos nesse Especial Áreas Externas estilos que percorrem do clássico ao rústico, onde esses círculos do prazer foram explorados em suas melhores formas, extraindo padrões incríveis que nos fazem desejar pular para dentro da página, sem esquecer as roupas de banho, o protetor solar e um delicioso champagne gelado, é claro.

Resumindo, contemplem! Boa leitura! 14|

Fred Sá Publisher

Capa: Nestrest, peça inovadora inspirada em um ninho de pássaro, assinada pelos designers Daniel Pouzet e Fred Frety e fornecida pela Dedon. www.dedon.de Foto: Divulgação


Awards


Sumário [ Especial Áreas Externas ]

26

36

44

50

76

90

18|

50|

84|

26|

70|

88|

76|

90|

es

pe

cia

l

Mural

Sua agenda mensal sobre os lançamentos, tendências e novidades do universo arquitetônico.

Habitat I Ana Maria Vieira

A arquiteta Ana Maria Vieria encanta com o resultado da Casa Baroneza, inspirada na bela cidade de Toscana, na Itália, e adaptada ao clima quente do Brasil.

36|

Habitat II Juliana Said

16|

Com estruturas que embutiram o contemporâneo, a arquiteta Juliana Said assinou uma área gourmet confortável, em harmonia com a praticidade e a sofisticação.

44|

Estádios da Copa Arena Pernambuco

Arena Pernambuco reúne integração e conforto em uma área de 27 hectares.

Especial Áreas Externas

Seja para se divertir ou relaxar, descubra qual recanto combina mais com o seu estilo de vida.

Arquitetura de Festas

Tudo que você precisa saber para deixar o seu casamento digno dos contos de fada.

Design Fernando Nacarato

Descubra as particularidades de Fernando Nacarato e seus móveis sustentáveis.

80|

Business Lençóis & Cia

Marco Aurélio e Luciana Borges, contam os caminhos e dificuldade que trilharam para conquistar as quatro lojas da marca em Ribeirão Preto.

Destaque Guto De Bortoli

O designer Guto De Bortoli fala sobre as vantagens das maquetes em 3D e revela o crescimento desse mercado parceiro da arquitetura.

Shots

Os clicks e personalidades que marcaram presença nos eventos de março.

Tendência

Os cristais it no mundo fashion saltaram das vitrines para o mobiliário de luxo. Confira!



Foto Zoro Seixas

Mural [ Prêmios, Lojas, Campanhas, Livros... ]

Peças charmosas na L’Adresse

22 cores

Festival Nacional de Graffiti Recifusion

fungicidas.

Líder no mercado de tintas spray no Brasil, a Colorgin foi uma das apoiadoras do 5º Festival Nacional de Graffiti Recifusion, que aconteceu no mês de março em Recife. O evento é considerado um dos maiores do ramo das artes visuais e contemporâneas com foco no Graffiti Art de Pernambuco. Neste ano, o festival trouxe o tema “Inclusão e Acessibilidade”, com foco em ações sócio-educativas para jovens de baixa renda, surdos, mudos, deficientes físicos, entre outros. Além da produção de graffiti, o evento envolveu apresentações musicais, feira de produtos e distribuição de fanzines.

www.universotintas.com.br

www.recifusion.com / www.colorgin.com.br

A Universo Tintas lançou o “Acrílico Standard Rende Muito Mais” na Feicon 2013, em São Paulo. Trata-se de um produto concentrado, que permite uma maior diluição em relação aos similares apresentando um alto rendimento. O acrílico está disponível em 22 cores, entre elas, palha, areia, pérola, amarelo canário, vermelho cardinal, lilás, verde limão e azul profundo, no acabamento fosco. Além de oferecer alta cobertura, gera uma economia de tempo e esforço na aplicação, com propriedades

Cuide você mesmo 18|

A L’Adresse é um espaço encantador em Ribeirão Preto que oferece uma grande variedade de móveis e objetos de decoração clássicos e contemporâneos, além de quadros, espelhos, tapetes e almofadas. Os decorativos são destinados a diversos tipos de atmosferas e prometem dar um toque especial a elas. Um exemplo é esta bela peça, que reproduz os garrafões de vinho antigos, como o Merlot, com capacidade para mais de 20 litros. Um charme! www.ladresse145.com.br / (16) 3442.9403

Era uma vez...

A McCulloch, empresa que é referência em máquinas e utensílios para cuidado de áreas verdes com foco no usuário doméstico, traz um novo conceito para jardinagem: “Força para um trabalho bem feito!”. Com produtos que aliam alta tecnologia e facilidade no manuseio, a marca conta com aparadores de grama, roçadeiras, sopradores, podadores de cerca-viva, tratores, cortadores de grama e motosserras. O podador de cerca-viva Mac 5616 Lite, por exemplo, é ergonômico e ideal para o uso doméstico. Ele possui pouco peso, sistema antivibração em molas, arranque fácil do motor, além de ser potente e silencioso, o que permite ao usuário cuidar sozinho do seu jardim.

A exposição “Era Uma Vez”, que vai até o início de abril, oferece um mergulho no universo cromático das crianças que participam do projeto “Criatividade - Brincando com Arte”. Esta iniciativa é resultado da realização de exercícios plásticos desenvolvidos no Centro Educacional Dom Orione, em São Paulo. Nessa mostra destacam-se formas com motivações voltadas ao meio ambiente, viagens sonhadas e contos infantis.

www.mcculloch.com

www.orionitas.com.br


Foto Felipe Waltric

Prédio Modernista no Rio

A Formica participou este ano da Fimma Brasil e apresentou as novidades de sua cartela de laminados decorativos de alta pressão. O evento, uma das maiores feiras voltadas para os fornecedores da indústria moveleira do mundo, foi realizado em março na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Esta obra foi desenvolvida pelo arquiteto Maurício Melara e teve a aplicação de TS Exterior na face inferior e superior da treliça metálica.

www.t2g.com.br

Foto Carlo Ferreri

Diversas cores e acabamentos

Inaugurado no dia em que o Rio de Janeiro completou 448 anos, o Museu de Arte do Rio, carinhosamente denominado MAR, é um complexo de três edifícios projetado pelo escritório Bernardes + Jacobsen. Em sua estrutura modernista foi utilizado o C.Glass, um sistema de painéis de vidros autoportantes, desenvolvido com exclusividade pela T2G Technical Glass Group. Ao contrário das chapas de vidros convencionais, a estrutura de fixação do C.Glass é composta por perfis leves de alumínio, que percorrem todo o requadro das peças, sem caixilho intermediário, entre vidros.

www.bb.com.br/cultura

Arte milenar

Cultura e Moda

Referência no mercado de paisagismo e decoração, o Shopping Garden realiza de 11 a 16 de abril a “VII Mostra de Orquídeas e Bromélias” com a participação de colecionadores e produtores que irão expor diferentes espécies das plantas. Considerada uma das flores mais bonitas que existe, a orquídea pode assumir diferentes formas e cores, sendo cada uma delas, única. Já as bromélias, que dão um espetáculo de cores e padrões, é uma das espécies ameaçadas de extinção.

Fruto de uma parceria entre o Di Maria Paisagismo e Arte e o ArteChina Porcelana Chinesa e Bonsai, a 1ª Exposição de Bonsai “Desvendado uma arte milenar” foi realizada em março com o objetivo principal de divulgar a arte do bonsai em São Paulo. A exposição trouxe mais de 30 árvores miniaturizadas produzidas por consagrados bonsaistas brasileiros, além de uma grande variedade de bonsais à venda. Ricardo Lopes, bonsaista do ArteChina e idealizador do evento, conta que embora seja uma arte milenar, a prática ainda é recente no Brasil, pois remete-se a meados da década de 30.

Por reconhecerem a moda como dinâmica, poderosa indústria da economia criativa e legítima expressão da cultura, Danilo Blanco e Fernando Zelman, da Galeria Central, inauguraram a nova temporada do Circuito de Moda e Arte, que aconteceu entre a segunda semana de março e início de abril. Idealizado pela Galeria Central, em parceria com múltiplos espaços culturais de São Paulo, o Circuito chegou à sétima edição com o objetivo de difundir a cultura da moda, com ações fundamentadas e protagonizadas pelos principais nomes da moda brasileira.

www.flor.com.br

www.bb.com.br/cultura

www.bb.com.br/cultura

Belas espécies

|19


Mural [ Prêmios, Lojas, Campanhas, Livros... ]

Unha de gato A ViaLight, empresa especializada em iluminação, apresenta uma arandela do designer paulistano André Cruz: a Unha de Gato. A peça recebeu este nome devido aos desenhos de unhas de gato arranhadas em sua textura. Moderna e com design arrojado, é ideal para iluminar livings e até áreas externas, conferindo à decoração bom gosto e estilo.

Elegância em tecidos Celina Dias atua há 15 anos no mercado de tecidos, revestimentos de parede, passamanarias, almofadas e palhas, oferecendo exclusividade em marcas diferenciadas como Ralph Lauren, Robert Allen e Kravet. Seus tecidos charmosos de poliéster embelezam qualquer tipo de área externa, fazendo desses cantinhos únicos, elegantes e confortáveis. www.celinadias.com.br

www.vialight.com.br

Trama rústica

20|

A Tabriz Collection inova ao lançar o Sintetik-Floor, um produto sintético com trama rústica para uso como carpete, tapete ou passadeira para áreas residenciais internas e externas, além de barcos, hospitais, shoppings centers, entre outros. Possui diversas opções de padronagens e tonalidades, que vão do bege ao castanho, café e cinza, permitindo assim, inúmeras composições, como listrados, quadrados, redondos, conferindo ao piso mais elegância e beleza. www.tabriz.com.br

Reflexos da Casa Brasileira

Jardim de ponta-cabeça

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário

está com a campanha “Vaso Sky Planter”

de Bento Gonçalves, o Sindmóveis,

da Boskee. O “Sky Planter”, ou jardim

promoverá a participação de 15

de ponta-cabeça, suporta uma grande

estúdios de design com renomados

variedade de plantas comuns como as

profissionais na exposição “Reflexos

palmeiras Kentia e Areca, Antúrio, Hera

da Casa Brasileira”, no lounge Brazil

Inglesa, Bromélia, Geranio, Hoya Carnosa,

S.A, evento paralelo ao Salão do

entre outros. O sistema de reservatório

Móvel de Milão, de 9 a 14 de abril.

de água do vaso da Boskee permite que

Seguindo o tema “Reflexos”, os móveis

a irrigação seja feita de forma gradual,

expostos propõem uma experiência

desta forma economiza tempo e garante

multissensorial que envolva tanto o

o crescimento saudável da planta. O vaso

público quanto os expositores em um

para jardim suspenso Sky Planter nasceu

contexto narrativo de referência cultural

na Nova Zelândia e foi desenvolvido pelo

e emocional brasileira.

designer Patrick Morris.

www.sindmoveis.com.br

www.casaquetem.com.br

O clube de compras online casaquetem


Protagonista do ambiente Elas podem ter os furinhos do queijo, serem retas, clean, curvilíneas, quadradas, arredondadas, em ‘x’ ou até terem formatos inusitados... As bases de mesa podem surpreender e fazer toda a diferença na decoração de uma sala de jantar. O design sob o tampo de vidro pode ser o protagonista principal da cena do ambiente. A base Poá dessa mesa foi feita em compensado multilaminado curvo de 36 mm e tampo vazado em MDF laminado de 46 mm.

Mesa dobrável Teakstore

Design e exclusividade

A versátil mesa dobrável para áreas externas da Teakstore foi projetada para ser aberta em dois estágios, podendo servir também como um prático aparador. Uma grande vantagem é que ela é feita em teca, madeira de grande durabilidade e leveza, o que facilita o transporte para as várias áreas da casa ou mesmo em festas ou eventos. Quando totalmente aberta ela acomoda, com conforto, seis pessoas. Quando fechada ela fica com apenas 14cm de largura.

As peças desenvolvidas pela

www.teakstore.com.br

designer Cristiana Bertolucci para áreas externas cobertas são repletas de design e exclusividade. Um exemplo são as mesas de apoio em bronze fundido, bancos em ferro e madeira, pendentes de cúpula de linho ou algodão e de estrutura em cobre fundido. Os produtos reforçam a marca como uma das mais importantes do mercado nacional. www.cristianabertolucci.com.br

www.elise.com.br

Vegetal Chair A Vitra by Riccó apresenta sua linha desenvolvida especialmente para áreas externas e que proporcionam exclusividade ao seu cantinho favorito. Com design elegante, a Vegetal Chair, feita pelo designer Ronan & Erwan Bouroullec, é de poliamida tingida e pode ser encontrada nas cores verde, preto e caramelo. www.ricco.com.br

Rústico e chique O conjunto “Lisbon Teka” possui uma mesa para oito pessoas de madeira Teka Antique, a qual é escurecida e recebe um tratamento para ranhuras, o que lhe confere o aspecto de rústica. Este tipo de madeira é indicado para ficar exposto sem necessitar de qualquer tipo de manutenção. Já a poltrona é estruturada em madeira Teka e revestida de tecido Olefin. www.espacozenelazer.com.br

|21


Mural [ Prêmios, Lojas, Campanhas, Livros... ]

Realismo em revestimentos A Incenor lança a linha Incenor HD de revestimentos cerâmicos com aparência natural e efeito 3D. Com o sistema de impressão digital, a Incenor reproduz na superfície cerâmica todo o realismo das texturas, veios, ranhuras e variações de tonalidades presentes das pedras e madeiras naturais. São mais de 40 padrões em grandes formatos para revestir pisos e paredes de áreas cobertas, classificadas em seis opções de padrão natural: pastilha, tijolo, mármore, pedra natural, pedra colonial e madeira.

Jardim das Perdizes totalmente planejado Um terreno de 250 mil m² localizado na zona oeste já começa a dar origem ao Jardim das Perdizes. Com VGV superior a R$ 5 bilhões, é o empreendimento mais aguardado pelo mercado imobiliário do Estado. Já estão prontas no local as nove ruas e duas avenidas, além de um parque de 44 mil m² – equivalente ao Trianon – com ciclovia, playground, pista de cooper, aparelhos de ginástica e wi-fi. O projeto é propriedade da sociedade de propósito específico Windsor Investimentos Imobiliários Ltda. www.tecnisa.com.br

www.incenor.com.br

Ambiente com luz e ventilação controlados Marco da fotografia no Brasil

22|

2º Fórum Jovens Arquitetos LatinoAmericanos

José Oiticica Filho (1906/1964) foi um marco na história da fotografia no Brasil. Participou ativamente do movimento fotoclubístico brasileiro, foi membro do Foto Clube Brasileiro e da Associação Brasileira de Arte Fotográfica, no Rio de Janeiro, e do Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo. A importância do trabalho de Oiticica Filho ganha respaldo com a realização de uma grande exposição de suas obras que acontecerá no Museu de Arte Moderna – MAM do Rio de Janeiro no segundo semestre de 2014.

Aletas Móveis, que permite o controle

148mm de largura.

De 15 a 17 de maio acontece em Fortaleza a segunda edição do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos com o tema “(Des)construindo Fronteiras”. Os palestrantes convidados são jovens arquitetos e escritórios que têm se destacado no cenário nacional e latino-americano. Entre os representantes brasileiros estão a arquiteta Carla Juaçaba, o arquiteto Marcos Boldarini e os escritórios Domo Arquitetos, Vazio S/A, Urban Recycle e Triptyque. Já os representantes internacionais serão os mexicanos do T3ARC, os argentinos do Adamo-Faiden, os chilenos do Pezo von Ellrichshausen, os colombianos da Oficina Informal e os peruanos do Nómena.

www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-oiticica.htm

www.mado.com.br

www.fjal.com.br

A Mado Janelas & Portas disponibiliza para suas esquadrias o sistema de de luz e de ventilação dos ambientes. O sofisticado sistema pode ser instalado nas venezianas comercializadas pela empresa, do tipo tradicional e painel. Seu mecanismo é feito em alumínio e recebe tratamento de anodização para que não enferruje. Está disponível nas cores preta ou bronze claro. No caso das venezianas do tipo tradicional, as aletas estão disponíveis nos seguintes tamanhos: 60mm, 70mm, 96mm ou



Mural [ Prêmios, Lojas, Campanhas, Livros... ]

Um belo presente para SP Foi lançado em março o livro “Museu Brasileiro da Escultura Marilisa Rathsam – Da criação a 2008”, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O livro traz a história de esforço e obstinação de uma artista plástica paulistana que, para impedir a construção de um shopping center em um dos últimos bairros verdes de São Paulo, se empenhou numa cruzada que fez história no país. Por causa dela, São Paulo ganhou em maio de 1995 um de seus mais belos presentes: o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) projetado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha com belíssimos jardins de Burle Marx. www.mube-art.br

Vidro líquido Melhor resort pelo Design Awards O recém-inaugurado Tierra Patagonia Hotel & Spa, localizado na entrada do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena, acaba de conquistar mais uma importante distinção. Após ser eleito um dos melhores novos hotéis do mundo pela revista Condé Nast Traveler no ano passado, agora triunfou na categoria “Melhor Resort” no Design Awards, promovido pela revista Travel+Leisure e entregue na feira de turismo ITB, em Berlim. O empreendimento foi o único reconhecido na América do Sul.

Uma nova versão do EcoGlas, o vidro líquido que impermeabiliza superfícies, já está disponível no mercado brasileiro e a proposta é combater alguns dos principais inimigos da conservação da fachada de casas e prédios: umidade, radiação solar e pichação. O Ecoglas Pro previne esses problemas e oferece maior resistência, por meio de uma tecnologia que se infiltra na superfície alterada e se mistura com as moléculas do material, mantendo o local protegido. www.dpmtecnologia.com.br

www.tierrapatagonia.com

Lego sustentável

Mozarteum Brasileiro em grande estilo 24|

Os ingressos para os primeiros concertos da temporada 2013 do Mozarteum Brasileiro, que começa em abril, já estão à venda no Ingresso Rápido ou no Mozarteum. Nos dias 02 e 03 de abril, a mezzo-soprano búlgara Vesselina Kasarova abre a programação. Em seguida, nos dias 13 e 14, a Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia se apresenta pela primeira vez no Brasil. Fechando o mês, em 29 e 30, o quarteto de cordas Curtis On Tour, formado por grandes músicos do prestigiado conservatório Curtis Institute (EUA), também faz sua estreia em território brasileiro. www.mozarteum.org.br / www.ingressorapido.com.br

A novidade sustentável da vez é que o famoso Lego feito de plástico agora é comercializado com um novo tipo de material. Criado pelo designer Thibault Malet, a nova coleção do Lego conta com mini-estatuetas feitas de madeira de fontes sustentáveis, medindo cerca de quatro centímetros e meio. As peças são surpreendentes e prometem conquistar o público já que são familiarizados com a credibilidade da marca. www.keetsa.com/blog/children-and-toys/lego-manmade-of-wood/



Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

26|


Palácio campestre Texto Joana Mortari / Fotos Divulgação

Inspirada nas casas da Toscana, uma das regiões mais belas da Itália, esse projeto ganhou conceito “casa de campo” totalmente adaptado ao clima quente brasileiro. Batizada como Casa Baroneza, o grande destaque da obra assinada por Ana Maria Vieira ficou por conta dos amplos jardins e formosos espelhos d’água, que proporcionaram aos espaços um toque literalmente da realeza, porém leve e acolhedor. Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

|27


Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

28|


C

omo qualquer tradicional casa de campo, esse projeto dissipa claridade e acabamentos rústicos. Seus espaços arejados foram inspirados nas regiões montanhosas da Toscana, onde as residências locais abusam do estilo clássico colonial. Para combater o clima quente do Brasil, a arquiteta Ana Maria Vieira desenvolveu grandes vãos para

Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

portas e janelas, assim como terraços amplos, tudo respaldado por um pé direito muito alto, de 7m. Para acompanhar a bela composição das áreas externas, com jardins repletos de flores e folhagens, foram criados espelhos d’água gigantescos que proporcionaram um acabamento leve e natural ao terreno de aproximadamente 1300m².

|29


Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

30|

O abuso de elementos naturais como seixos, madeira de demolição e o uso de tons que remetem a terra, caracterizam o chateau da arquiteta. No projeto deste refúgio, muitas pedras naturais revestem as colunas, a fachada e a área externa.

Optando pelo mesmo acabamento, a arquiteta promoveu a integração entre o interior e o exterior, que além de aquecer o ambiente e promover um bom isolamento acústico, traz aconchego e personalidade para o projeto.


|31

Habitat I [ Ana Maria Vieira ]


Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

32|

Durante o dia é possível desfrutar todas as vantagens da iluminação natural, auxiliando ainda na preservação do meio ambiente. Já de noite, a arquiteta escolheu pontos diretos de luz, que oferecem tanto aos ambientes internos quanto externos um ar aconchegante e sofisticado. “Procuro utilizar com

equilíbrio os pilares da funcionalidade, personalidade, transparência, requinte, simetria, luminosidade e sonorização”, explica a profissional. Assim, o estilo de trabalho atemporal de Ana Maria deu o tom da obra. Versatilidade e variedade de elementos caracterizam este projeto.


O uso de produtos que não agridem o meio ambiente foi uma das prioridades da arquiteta que ofereceu um toque delicado ao projeto, sem perder a modernidade,

Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

o aspecto chique e o contemporâneo, revelando o luxo da simplicidade em sua forma mais solta, própria de um verdadeiro palácio campestre.

|33


Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

34|


Ficha técnica

Ana Maria Vieira Santos Profissão: Arquiteta Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1330 - Evereste - SP Telefone: (11) 3813.5800 / 3813.5657 www.anamariavieirasantos.com.br

Habitat I [ Ana Maria Vieira ]

Foto Arquivo Pessoal

Parceiros do Segmento: Escritório Ana Maria Vieira Santos Piscina: Pastilhas de Vidro - Pastilux Móveis para Área Interna: Artefacto Móveis para Área Externa: Casual Objetos de Decoração: In Casa Tapetes: By Kamy

|35


Habitat II [ Juliana Said ]

36|


Refúgio particular Texto Joana Mortari / Fotos Gianclaudio Biancuzzi Funcionalidade, praticidade e conforto foram interpretados pela arquiteta e urbanista Juliana Said na intenção de criar um espaço aconchegante e despojado para um jovem casal que adora receber familiares e amigos. As estruturas escolhidas embutiram o contemporâneo de forma escultural, onde a cozinha gourmet, piscina e sauna tornaram-se em um refúgio particular perfeito para celebrações ou dias de descanso. Habitat II [ Juliana Said ]

|37


Habitat II [ Juliana Said ]

O

38|

primeiro passo foi identificar as principais expectativas dos clientes, buscando entender o estilo e a dinâmica desejada. “Além de desenvolver uma área de lazer especial, onde o casal pudesse passar momentos de pura descontração, precisava sentir as características pessoais que deixariam aquele espaço com a ‘cara’ deles”, conta Juliana. Após vários bate-papos, a arquiteta e urbanista desenvolveu uma cozinha gourmet completa, assim como uma ampla piscina com sauna integrada. Além de funcional, esse espaço também precisava atender os conceitos de amplitude e integração, ou seja, que se desmembrasse em diferentes ambientes de acordo com as necessidades de cada momento. “Dessa forma, totalmente aberta, a porta de alumínio transforma a cozinha gourmet climatizada em uma grande varanda com churrasqueira e home theater. No piso, optei pelo mosaico português areia, que também foi utilizado em uma das paredes e no balcão (na cor preta), o qual recebeu pinceladas de verniz automotivo e foi instalado de maneira irregular, gerando um volume que, aliado a iluminação natural ou artificial, fica muito interessante a qualquer hora do dia”, explica Juliana.


|39

Habitat II [ Juliana Said ]


Habitat II [ Juliana Said ]

40|

O balcão da área gourmet/churrasqueira recebeu granito preto, que devido a sua extensão, associada aos móveis superiores com acabamento em vidro preto, colaborou muito com a volumetria do ambiente. Pastilhas de ônix foram reservadas para a parede sobre a bancada. Croquis do arquiteto Oscar Niemeyer com imagens de algumas obras foram escolhidos para a decoração, da mesma forma que os ventiladores de teto sofisticados e um grande vaso vietnamita acobreado, disposto perto das portas corrediças. As crianças também ganharam vez, com

uma “prainha” embutida na piscina que pode servir ainda para espreguiçadeiras nos dias de banho de sol. “Do lado oposto, foi colocado um revestimento que mais parece madeira de demolição, de onde, com apenas um mergulho, é possível chegar por baixo d’água até a abertura da sauna, com uma volumetria especial”, conta a profissional. Tantos cuidados e detalhes refinados permitiram que Juliana alcançasse os objetivos do projeto, que de uma forma fluída e sem segredos proporciona bem-estar àqueles que irão curtir momentos inesquecíveis de forma particular e acolhedora.


|41

Habitat II [ Juliana Said ]


Habitat II [ Juliana Said ]

Engenheiro: João Aneas Construtora: Aneas Engenharia e Construção Paisagismo: Marcelo Faria - Tropicalia Paisagismo Materiais para Construção: Babá Materiais para Construção e Irajá Materiais para Construção Estruturas Metálicas: Nacional Material Elétrico: Ribervent Pisos e Revestimentos: Mundial Pedras e Porcelanatos & Cia

42|

Acabamentos para Banheiro: Porcelanatos & Cia. Esquadrias: Alumicenter Mármores e Granitos: Spazio Doppio Tintas: Vidacor e Revprol Vidros: DVB Fechaduras: Patton Gesso Drywall: Lin Gesso & Sicchieri Ar Condicionado: Ar Interior Toldos e Coberturas: Espaco + Luminárias: Ribervent Marcenaria: Ambiente Piscina: Espaco Zen & Lazer

Juliana Said Profissão: Arquiteta e Urbanista Endereço: Rua Dr. Francisco Augusto César, 392 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto - SP Contatos: (16) 8113.0505 julianasaid@uol.com.br

Cozinhas: Ambiente Móveis Planejados: Ambiente Móveis para Área Interna: Mac (banquetas e carrinho-bar), Sierra (mesa), Irajá Decor (cadeiras). Móveis para Área Externa: Mac Objetos de Decoração: Ori e Galeria das Flores Eletrodomésticos: Ar Interior Som, Áudio e Vídeo: AutoMundi Molduras: O Moldureiro Ventiladores: VentDecor

Foto Arquivo Pessoal

Ficha técnica



Estádios Da Copa [ Arena Pernambuco ]

Integração e conforto na 44|

Arena Pernambuco Texto Lorrane Hamid / Fotos Fernandes Arquitetos Associados


Localizada em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, a Arena Pernambuco está sendo construída partindo de dois objetivos principais: a integração com o entorno e o conforto e a segurança aos torcedores. O local, com capacidade para até 46 mil pessoas, irá abrigar os jogos da fase de grupos e as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. A revista ARQART entrevistou Daniel Hopf Fernandes, diretor e fundador do escritório Fernandes Arquitetos Associados, que ficou responsável pela construção, em uma área de quase 27 hectares. Estádios Da Copa [ Arena Pernambuco ]

|45


Estádios Da Copa [ Arena Pernambuco ]

E

46|

m meio a espaços de proteção ambiental, a Arena Pernambuco estará futuramente ligada à Cidade da Copa, um novo centro urbano que abrigará algumas áreas residenciais, comerciais, educacionais e de entretenimento. De acordo com o fundador e diretor do escritório Fernandes Arquitetos Associados, Daniel Hopf Fernandes, esses empreendimentos contribuirão principalmente para o desenvolvimento e expansão da região metropolitana de Recife. Sua localização será privilegiada, já que os torcedores poderão ter acesso rápido e

fácil pela rodovia, bem como pela avenida estrutural que será construída ligada aos bairros vizinhos e centro da cidade. Outro fator determinante na localização da arena são as condições naturais. “Foi necessário buscar um local onde a topografia fosse mais apropriada para a acomodação da edificação. Dessa forma, é possível diminuir a movimentação de terra e sua interferência na paisagem natural”, explica Daniel. Além disso, o desnível suave do terreno foi aproveitado para gerar a separação entre diferentes públicos, áreas de serviço e de acesso controlado,

organizar os torcedores nas áreas de acesso e facilitar a dispersão de veículos. Seguindo um dos objetivos principais, o de integrar com o entorno, no lugar das construções elevadas de projeção vertical marcante e volumes generosos (características de arenas de grande capacidade), os profissionais do Fernandes Arquitetos Associados optaram por amenizar seus limites por meio da transição inclinada e suave que se estende para fora, mesclando a edificação com o próprio terreno. Dessa forma, o projeto se transforma em parte da topografia local.


Daniel explica que para realizar o outro objetivo primordial de criar o máximo de conforto e segurança para os usuários e ambiência diferenciada em todas as áreas da arena, foram projetadas arquibancadas que possuem formato e estratificação vertical. Isso cria uma experiência única para torcedores e jogadores e proporciona proximidade do campo e excelente visão para todos. Os mecanismos que permitem um controle diversificado de iluminação e ventilação naturais chamam a atenção no projeto. Sua cobertura foi desenvolvida

Estádios Da Copa [ Arena Pernambuco ]

com o intuito de proporcionar maior conforto aos espectadores e melhores condições para as áreas de transmissão, imprensa e setores VIP. Já a estrutura de sustentação da cobertura é composta por aço e seu fechamento superior é formado por dois trechos distintos: o anel externo e o anel interno. O anel externo é fechado com sistema termoacústico, o que propicia sombreamento e proteção contra as chuvas. E o anel interno é composto por fechamento em vidro, para evitar grandes áreas de sombra

no gramado, fato que pode prejudicar a saúde da grama e a transmissão dos jogos pela televisão. Para conferir maior leveza e eficiência acústica ao conjunto, a parte inferior da estrutura será parcialmente fechada com telhas metálicas perfuradas. Passarelas técnicas serão criadas para permitir um fácil acesso caso seja necessário uma eventual manutenção na cobertura ou em equipamentos que estejam fixados nela, entre eles, telões, caixas de som, refletores de iluminação do campo e luminárias para arquibancadas.

|47


Estádios Da Copa [ Arena Pernambuco ]

O escritório de arquitetura preocupouse com o meio ambiente e implantou n a A r e n a Pe r n a m b u c o d i v e r s o s itens importantes como: sistemas de aproveitamento de águas pluviais e aquecimento da água através de coletores solares instalados na cobertura, utilização de equipamentos e dispositivos economizadores de água em todos os sanitários e vestiários e implantação de painéis fotovoltaicos

para geração de energia elétrica por meio da energia solar. Há o uso de materiais recicláveis tal como o filme de ETFE presente em todo o fechamento lateral da arena, aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, e a opção por espécies vegetais adaptadas ao clima e regime de chuvas locais, dispensando a necessidade de irrigação e contribuindo para a redução do consumo de água.

Ainda de acordo com Daniel, o projeto segue as orientações da 5ª edição do Green Guide, conforme pedido pela FIFA e ainda prevê outras soluções, entre elas, baixo tempo de evacuação da arena em situações de emergência, baixo deslocamento vertical e flexibilidade na operação dos fluxos. Todos os espaços de circulação, acessos, corredores e demais estruturas estão dimensionadas conforme normas internacionais.

Ficha Técnica 48|

Obra: Arena Pernambuco Local: São Lourenço da Mata (PE) Projeto: 2008 Início da Obra: Outubro de 2010 Conclusão da Obra: Julho de 2013 Área do terreno: 27 hectares Capacidade: 46 mil pessoas Daniel Hopf Fernandes



Especial [ Ă reas Externas ]

50|


Ninho de descanso Texto Joana Mortari / Foto Divulgação

O tempo onde os móveis externos não ganhavam a atenção nos projetos residenciais e comerciais caiu por terra. Atualmente, as áreas sociais ocupam o lugar de destaque entre os mais variados tipos de obras, partindo de sua composição - com churrasqueiras, saunas, piscinas, campos esportivos, telões - até as peças do mobiliário de alto padrão - como chaises, poltronas, cadeiras, mesas, ombrelones... Sem contar a preocupação com o bemestar daqueles que também irão desfrutar as vantagens de ter um espaço particular, repleto de funcionalidade e diversão.

E

foi pensando nisso, em coroar a real importância que esses paraísos entre quatro paredes reservam, que a alemã Dedon, considerada a mais luxuosa empresa de mobiliário do mundo, chega ao Brasil. Responsável por revolucionar o mercado de móveis outdoor, com a utilização de uma fibra sintética única e de alta resistência em suas peças, a marca ainda conta com o talento dos melhores designers do mundo, como os franceses Jean-Marie Massaud e Philippe Starck, e o belga Frank Lighthart. Comercializada agora pela Casapronta Design e Interiores de Recife, a empresa criada há 20 anos pelo ex-jogador de futebol Bobby Dekeyser destaca o Especial [ Áreas Externas ]

Nestrest, uma peça inovadora inspirada em um ninho de pássaro. Perfeito para o relaxamento, meditação e conversas ao ar livre, o “ninho” protege os usuários dos olhares curiosos externos e é fabricado com uma fibra que é novidade no mercado, com quatro centímetros de largura. Esse novo sistema de trançado possui efeito: one-way inside-out-see e está disponível em duas versões: pendente e com base. Assinada pelos designers Daniel Pouzet e Fred Frety, o Nestrest pode facilmente ser fixada à árvores e outras estruturas com cordas especiais fornecidas pela Dedon. Casapronta - www.casapronta.com.br - (81) 3465.0010 Dedon - www.dedon.de

|51


Especial [ Áreas Externas ]

Porta-velas Zeus de liga metálica trabalhada. www.quickgone.com.br

Chaise Éden de madeira de reflorestamento. www.momentumdesign.com.br

Recebendo em alto estilo Ambiente Luciana Scare / Foto Zoro Seixas

E

sse projeto assinado pela arquiteta Luciana Scare foi desenvolvido especialmente para uma família agitada, que adora receber familiares e amigos em alto estilo. Assim, seguindo os padrões clássicos, a área social integra-se ao lazer ampliando os espaços de convívio com muito conforto e funcionalidade. Fechada, a varanda climatizada possui área gourmet completa, com fogão, churrasqueira, balcão refrigerado, fornos, TV e telão. “Optei por um tapete de porcelanato de madeira que delimita o piso da churrasqueira. A pedra portuguesa foi designada ao balcão de forma harmoniosa, assim como o tampo de madeira de demolição”, explica a arquiteta. Já a piscina, ganhou um deck de porcelanato de madeira, juntamente com placas de Solariun, emoldurada por um paisagismo pontuado e discreto.

Luciana Scare Arquitetura - (16) 3623.3000

52|

Chaise Éden de madeira de reflorestamento. www.momentumdesign.com.br Puff de madeira Cumaru para poltronas. www.adresse.com.br


Mesa Bologna de madeira de demolição da Armando Cerello. www.armandocerello.com.br

|53

Poltrona Core de fibra sintética e alumínio. www.armandocerello.com.br

Especial [ Áreas Externas ]


Especial [ Áreas Externas ]

Poltrona regulável Dublin em alumínio. www.armandocerello.com.br

Mesa lateral de ferro, quadrada e com rodinhas. www.adresse.com.br

Freedom Ambiente Fátima Brandani e Antonio Bettarello Fotos Gianclaudio Biancuzzi

A

intenção da designer de interiores Fátima Brandani e do arquiteto Antonio Bettarello foi criar uma área de lazer pautada por espaços vantajosos e estruturas completas. Desenvolvida para um casal e seus filhos, a preocupação principal da dupla foi oferecer uma boa circulação ao espaço, independentemente do tipo de evento realizado, e que proporcionasse uma sensação de liberdade e conforto ao mesmo tempo. “Seguimos uma ambientação contemporânea, através de um mix rústico e atual, onde a decoração destaca os tons vibrantes e cores quentes. Já os tecidos e as fibras naturais contrastam com a madeira”, comentam os profissionais. Para a área do bar, que fica suspenso acima da bancada de granito, foi reservada a sauna de vidro, totalmente integrada à piscina. Fátima Brandani Interiores & Projetos - (16) 3941.6136 Antonio Bettarello - (16) 3329.1517

54|

Peça da Coleção Noronha da Saccaro. www.saccaro.com.br

Poltrona L’oeil de alumínio e fibra. www.adresse.com.br


Mesa Visby em madeira Teka e base de alumínio. www.armandocerello.com.br

Espreguiçadeira de fibra Indaia. www.adresse.com.br

Especial [ Áreas Externas ]

|55


Especial [ Áreas Externas ]

Banqueta de madeira estilo marroquina. www.adresse.com.br

Porta-velas Stella de liga metálica com vidros coloridos. www.quickgone.com.br

Um oásis em

Bodoquena C Ambiente Luis Pedro Scalise / Foto Levi Mendes Jr.

ontratado por um grande empresário de Bodoquena, cidade localizada na Região Serrana do Mato Grosso do Sul, a 74Km de Bonito, o arquiteto Luis Pedro Scalise realizou o projeto de um verdadeiro oásis, que permite através de estruturas excêntricas, experiências diferentes e inesquecíveis. “Decidi transformar o lago de 380m² em um ambiente faraônico, que reproduz os característicos bangalôs sobre as águas, evocando a brisa e o sol em todos os espaços”, conta Scalise. Na decoração, o profissional inspirou-se nos tons azul-turquesa e verde-esmeralda, já que as águas do lago em que o espaço fica suspenso bailam entre todas as matrizes da cores da natureza em abundância. “Usei futons, almofadas, bancos, estampas florais e cores vibrantes, como o roxo e o vermelho. O mix de cadeiras e recamier, ofereceu um ar mais despojado ao projeto, quebrando a rigidez do ‘combinado’ espalhado pelo lounge”. Para a decoração, o arquiteto optou pelas verdadeiras relíquias guardadas pela proprietária, que deram o toque final esperado à obra.

Luis Pedro Scalise Arquitetura - (67) 3028.4977

Mesa para áreas externas da Saccaro. www.saccaro.com.br

56|

Sofá Bali une madeira com fibras sintéticas. www.armandocerello.com.br


Puffs coloridos da Coleção Noronha da Saccaro. www.saccaro.com.br

Relógio Ollin da Simmetria Ambienti. www.simmetriaambienti.com.br

Especial [ Áreas Externas ]

|57 Mesa Paris em ferro e tampo em mosaico. www.butzke.com.br


Especial [ Áreas Externas ]

Gentileza

Mesa de centro com cooler e cadeiras Éden. www.momentumdesign.com.br

urbana

Ambiente Benedito Abbud / Fotos Leonardo Finotti

S

e hoje a ideia de uma praça ou um parque públicos em um condomínio é algo cada vez mais consolidado, o projeto Brascan Century Plaza, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, foi pioneiro no Brasil ao introduzir no país o conceito de complexo multiuso. O jardim da praça é entrecortado por toras de madeira e por um espelho d´água, simulando um rio que, ao final, forma uma pequena cascata no acesso à Rua Bandeira Paulista. Para evitar o acúmulo de água resultante de chuvas, o piso do espaço é formado por placas de granito sustentadas por pedestais, como os pisos elevados de escritórios, o que faz com que a água escorra livremente até uma caixa impermeabilizada entre o piso e a laje de cobertura da garagem. Com relação à vegetação, árvores como pau-brasil, sibipiruna e pau-ferro são destaques ao lado de arbustos baixos, que liberam a visão e estimulam no visitante a sensação de segurança. Com a iniciativa, o objetivo, atualmente bastante difundido, foi mostrar que, mesmo em um empreendimento privado, é possível abrir espaço ao uso coletivo ou público, praticando a “gentileza urbana” com a cidade e seus moradores. Benedito Abbud Arquitetura Paisagística www.beneditoabbud.com.br

Aparador Wood Root de madeira Raiz. www.espacotil.com.br

58|

Mesa da designer Flávia Pagotti exposta no Sindmóveis. www.sindmoveis.com.br


Banco Keluben de madeira de demolição. www.espacotil.com.br

Especial [ Áreas Externas ]

Peça do Estudiobola exposta no Sindmóveis. www.sindmoveis.com.br

|59


Especial [ Áreas Externas ]

Po l t r o n a C u m a r u Panamá Natural. www.adresse.com.br

Porta-velas Amos de liga metálica trabalhada preta. www.quickgone.com.br

Vegetação

integrada Ambiente Gil Fialho / Fotos Beto Assis

C

om arquitetura de João Marques da Costa, o projeto paisagístico dessa residência privilegiou a integração com a vegetação do entorno. O objetivo do projeto assinado por Gil Fialho voltou-se para a mata, a qual se fundiu ao jardim, valorizando ainda mais a belíssima vista do canal de São Sebastião. O profissional também desenvolveu um caminho orgânico com pedras fincadas no chão, para que quem trilhasse por ali se sentisse envolvido por toda aquela deslumbrante natureza. Construída em uma área desmatada de uma antiga fábrica de alambique, a casa ganhou novos ares, além de um verde encantador, que envolve moradores e visitantes. Gil Fialho Paisagismo - www.gilfialho.com.br

60|

Sofá Cancun com estrutura em madeira e fibra sintética. www.armandocerello.com.br Cadeira da linha San Marco da Armando Cerello. www.armandocerello.com.br


Banco de três lugares com estrutura em alumínio e fibra sintética amarela. www.simmetriaambienti.com.br

|61

Espreguiçadeira Hydra com estrutura em alumínio e fibra sintética. www.simmetriaambienti.com.br

Especial [ Áreas Externas ]


Especial [ Áreas Externas ]

Verde

Mesa de Centro Fafá com pés em madeira Teka maciça. www.momentumdesign.com.br

sensitivo Ambiente Gilberto Elkis / Foto Renato Elkis

S

egundo o paisagista Gilberto Elkis, trabalhar em jardins de áreas externas é o que mais gosta de fazer. “Neste sentido, meu estilo, é uma mistura de diversas escolas em que me inspiro - a francesa, a inglesa, a japonesa, a italiana”, afirma o profissional. Em seus projetos, é possível identificar a busca pela liberdade natural do jardim, em que plantas adquirem volumes e formas diversas espontaneamente, ao mesmo tempo em que também se percebe a simetria e as características geométricas. Além disso, cada projeto é um estudo das condições do local, do gosto particular de quem o contrata e, uma vez definido o rumo a ser seguido, a preocupação com os detalhes na execução e manutenção daquele espaço. “Para mim, o paisagismo é mais que profissão, é um dom complexo, que envolve sensações espaciais, por isso produzo jardins que estimulam, além da visão, o olfato quando se sente o cheiro da grama, o tato ao pisar a terra, a audição, quando chegam os passarinhos atraídos pelos diferentes tipos de plantas, e até mesmo o paladar”, finaliza Elkis.

Gilberto Elkis Paisagismo - www.elkispaisagismo.com.br

62| Poltrona Grace de alumínio e fibra na cor khaki. www.galeriadaslonas.com.br

Poltrona de alumínio e fibra sintética entrelaçada. www.momentumdesign.com.br


|63 Sofá Ágata de fibra natural. www.simmetriaambienti.com.br

Poltrona de estrutura tabular em alumínio. www.armandocerello.com.br Garden Seat feito em bambus de alumínio. www.momentumdesign.com.br

Especial [ Áreas Externas ]


Especial [ Áreas Externas ]

Mesa Tetris de conchas de madeira curvada. www.momentumdesign.com.br

Beleza

vertical Ambiente Paula Magaldi / Foto Raphael Briest

P

ara essa área externa de 300m², a paisagista Paula Magaldi cumpriu o desejo do cliente de minimizar o impacto dos altos muros laterais e oferecer maior destaque à jabuticabeira - única árvore existente no terreno e “xodó” do dono da casa. Assim, as opções da paisagista foram o grande jardim vertical que cobre as três paredes laterais de divisa do terreno e abraçam a piscina e o espaço gourmet. Devido aos poucos canteiros, Paula optou por arbustos baixos. Os buxus sempervirens de topiaria, localizados a direita do jardim, foram cortados retos e em “L” para ressaltar a árvore central. Já os buxus sempervirens e as gardênias à esquerda, são arredondados para contrapor à verticalidade das paredes revestidas. Também complementam o verde, as Patas-de-elefantes em vasos nas laterais do aparador de mármore, a pleomely variegata com hortaliças marcando os vitrôs da sala de estar, e os vasos com dasylirium próximo a entrada lateral.

Ana Paula Magaldi Paisagismo - www.paulamagaldi.com.br

64|

Chaise de alumínio e fibra. www.adresse.com.br Cadeira de alumínio e fibra. www.adresse.com.br


Vasos Block produzidos em madeira eucalipto. www.butzke.com.br

|65 Flower assinada pelo designer Pierre Paulin. www.alotof.com.br

Chair One com assento fixo em alumĂ­nio pintado. www.alotof.com.br

Especial [ Ă reas Externas ]


Especial [ Áreas Externas ]

Sofá Hydra Direito com assento em fibra sintética e pés em madeira natural. www.simmetriaambienti.com.br

Luxo

natural

Cadeira Paris em ferro e tampo em mosaico. www.butzke.com.br

Ambiente Roberto Riscala / Foto Gui Morelli

E

sta bela residência com área de lazer completa, projetada por Roberto Riscala, está localizada em um luxuoso condomínio fechado, no interior de São Paulo. Divididos por uma cerca viva de murtas, que garante a privacidade do espaço social, piscina e SPA ganharam total atenção nesse projeto. A escada e as bordas da piscina foram feitas com pisos da Solárium Revestimentos, que são atérmicas, além de contar com uma borda infinita que é voltada para uma linda paisagem. A escolha da vegetação foi bem criteriosa, onde as variedades de tons verdes predominam nesse jardim. Plantas esculturais como Kaizukas, guapuruvus e cipreste-italianos, fazem parte desse projeto. As cores ficam por conta de gardênias, capim-do-texas, lírio-amarelo, bela-emília, entre outros. A partir da rua do condomínio é possível admirar a queda d’água formada pela borda infinita da piscina onde também são cultivadas diversas espécies. Roberto Riscala Paisagismo - www.robertoriscala.com.br

66|

Espreguiçadeira de madeira e assento em fibra sintética. www.simmetriaambienti.com.br

Mesa de centro de alumínio e trama em fibra sintética. www.momentumdesign.com.br


|67

Especial [ Ă reas Externas ]




Arquitetura De Festa [ Fernanda Aguiar ]

Arquitetura

de Festa Os cuidados indispensáveis para o evento dos sonhos 70|

Texto Lorrane Hamid / Fotos Miro Martins A Revista ARQART complementa seu conteúdo editorial e apresenta a nova editoria “Arquitetura de Festa”, que pretende mostrar através de eventos exuberantes, todo o planejamento e talento necessário para concretizar a festas dos sonhos!


|71

Arquitetura De Festa [ Fernanda Aguiar ]


Arquitetura De Festa [ Fernanda Aguiar ]

Referência no assunto

72|

P

ara falar sobre as experiências imprescindíveis no ramo da arquitetura de festas, convidamos a arquiteta e cenógrafa Fernanda Aguiar, irmã de Renato Aguiar e integrante essencial no desenvolvimento dos projetos de decoração que levam a assinatura do grupo criado pelo famoso banqueteiro. Atualmente, o grupo Renato Aguiar Festas é reconhecido e respeitado

pelos projetos de decoração elegantes, bem elaborados e clássicos, com mobiliário, cores e características que preservam as tradições e o estilo do cliente. “Busquei motivação para trabalhar com organização de festas ao observar as que meu irmão realizava. Então resolvi assinar meu primeiro evento, no caso infantil, desenvolvendo as lembrancinhas que seriam entregues. Desde então, continuo no ramo e me

apaixono mais por ele a cada evento. Vale lembrar que sempre tive o apoio da amiga e arquiteta Fabiana Pires, comemorando nove anos da nossa parceria!”, revela Fernanda. De maneira prática, o planejamento é realizado etapa por etapa. Após reuniões com o cliente, os profissionais da empresa elaboram planilhas detalhadas para que ele conheça custos e resolva, com tranquilidade, tudo em um só lugar.


|73

Arquitetura De Festa [ Fernanda Aguiar ]


Arquitetura De Festa [ Fernanda Aguiar ]

Casamento digno da realeza

74|

E foi partindo dessa premissa que a profissional desenvolveu o planejamento do casamento de Malu Saquy e Marcelo Galvão, realizado no mês de junho de 2012, em uma fazenda em Ribeirão Preto. O evento contou com assessoria, decoração e buffet do grupo Renato Aguiar Festas e cerimonial de Ana Maria Bóz. O belo lago e o paisagismo marcante emolduraram a cerimônia e foram os pontos principais de inspiração para o projeto. Foi realizada a construção de um caminho de mosaicos para a chegada dos convidados no local. Ao cair da tarde, o pôr do sol convidava os presentes a se acomodarem em volta do lago para assistirem o momento do sim, contemplado pela pureza da natureza. Os presentes se emocionarem quando

pontualmente às 18h os músicos tocaram a melodia “Ave-Maria”. Uma das principais modificações do espaço físico da fazenda foi a transformação do hangar de teto transparente do noivo em um palacete com lustres Baccarat, paredes espelhadas e arranjos brancos. A fazenda possui uma área de paisagismo com plantações de mudas incríveis, que foram cuidadas muito tempo antes, para que estivessem ainda mais belas no dia do casamento. Os detalhes foram minuciosamente planejados para exalar aos quatro cantos suntuosidade e romantismo, tudo realizado na medida certa, entretanto, deixando no ar o desejo de reviver os momentos e lembranças inesquecíveis daquele dia.

Arquiteta e cenógrafa Fernanda Aguiar



Design [ Fernando Nacarato ]

Cadeira Espeto: Projeto criado a partir de materiais descartados. Estrutura de madeira, encontrada em obras, espeto feitos com barra roscada, adquirida em ferro velho e retalhos de tecidos provenientes das confecções de futons. Primeiro lugar no concurso Design.br (2010). Foto: Saulo Somavilla

Versátil

sustentável Texto Joana Mortari

76|

Ao contrário dos designers que costumamos destacar nessa editoria, Fernando Nacarato é arquiteto e desenvolve com maestria peças funcionais, inspiradas nas reais necessidades dos projetos que assina. Os materiais que utiliza para tornar real suas criações são matérias-primas descartadas, como copos plásticos, papelão, pedaços de madeira e ferro, que ganham vida e funcionalidade por meio do olhar engajado e criativo desse profissional versátil e amante da natureza.

Banquinho: Pode ser banquinho ou revisteiro. Projeto versátil, confeccionado a partir do reaproveitamento de caixas de feira livre. Foto: Saulo Somavilla


F

oi a partir da arquitetura e da necessidade de ampliar seu foco profissional que Fernando Nacarato despertou o interesse pelas peças de design. “Devido às sobras originadas pelos cenários onde atuo, como projetos residenciais e comerciais, senti a necessidade do reaproveitamento de materiais como madeira, tecido, ferro, plástico, entre outros”, conta o arquiteto. Dessa forma, percebeu que através dos “restos”, também chamados de “lixo”, poderia desenvolver peças repletas de bom gosto e que ainda sanassem alguns dos problemas funcionais que muitas vezes os móveis de alto padrão disponíveis no mercado deixam a desejar. “A primeira foi a ‘Cadeira Carretel’, elaborada com bobina de madeira de carretel, daquelas que usamos para o transporte de fio elétrico. A ideia foi tão bem aceita pelo público que já comercializei mais de 100 peças do modelo”, afirma Nacarato. A “Cadeira Espeto”, outra grande invenção do arquiteto/designer, foi elaborada em madeira de demolição

tipo caibro, retalhos de tecidos diversos e quatro tubos metálicos com rosca na ponta e porca com arruela de pressão. “O nome ‘Espeto’ veio do tradicional churrasco grego que é vendido em carrinhos ambulantes com um espeto no centro e diversos tipos de carne”, explica Nacarato. A peça irreverente rendeu ao profissional o primeiro lugar do “Design BR” no ano de 2010. “Na época, foram 650 projetos no páreo... Quando lembro, acho tudo muito engraçado, pois comecei querendo apenas inovar e hoje o foco é outro, já que a cada invenção busco descobrir o que as pessoas desejam ver e possui!”. Há 22 anos no ramo da arquitetura, Fernando atualmente divide seu tempo entre o desenvolvimento das obras e a execução de luminárias, móveis em geral e itens de design. Segundo ele, o olhar e a vontade de transformar uma peça já são fontes de inspiração suficientes para sua execução. “Além disso, acredito que qualquer produto deva acompanhar um bom desenho, praticidade e preço acessível, é claro”.

Luminária Poppy: Luminária tipo pedestal, criada e confeccionada com suporte metálico, lampas de lixeira e PS. Internamente, duas calotas de carro revelam um efeito surpresa de luz e sombra. Foto: Taís Bechara

Meia Lua: Projeto confeccionado com materiais de carretel de madeira, caixa de feira desmontada, reaproveitando suas partes no assento e encosto da poltrona. Foto: Taís Bechara

|77 Cadeira Feira (da série Feira Livre): Projeto criado e confeccionado a partir de material descartado encontrado no final da feira livre. Caixas de frutas desmontadas e remontadas em forma de banco. Foto: Taís Bechara

Design [ Fernando Nacarato ]


Design [ Fernando Nacarato ]

Cadeira Tom: Projeto criado e confeccionado a partir de sobras de caibro e sarrafo. Foto: Taís Bechara

Banco Feira: Projeto criado e confeccionado a partir de material descartado encontrado no final da feira livre. Caixas de frutas desmontadas e remontadas em forma de banco. Foto: Taís Bechara

78|

O lema “faça você mesmo” é o grande aliado do profissional. “Sempre me disponho a ensinar as pessoas que se interessam pelo meu trabalho, pois considero que o mesmo possa ser feito por qualquer uma delas. Aliás, para um resultado positivo, os designers precisam conhecer a fundo os materiais e técnicas que irão permitir que suas ideias sejam colocadas em prática”, enfatiza. Tendo como cantinho de trabalho uma casa antiga e bem arejada, Nacarato aproveita os momentos de descanso ao lado da esposa Taís e das filhas Isabel e Helena, de 4 e 8 anos, respectivamente. Para o futuro, Fernando adianta que está gerenciando uma obra civil de um restaurante português na Grande São

Paulo, além de diversos trabalhos em andamento no ramo da cenografia. “No mais, continuar a apreciar a vida e acompanhar o crescimento e a evolução das minhas filhas como cidadãs. É só isso que desejo”.

Arquiteto Fernando Nacarato

Luminária Hashi: Luminária pendente, criada e confeccionada com cúpula de plástico e trama de Hashi. Foto: Taís Bechara



Business [ Marco AurĂŠlio E Luciana Borges ]

80|


Lençóis & Cia Uma marca que deu certo Em apenas cinco anos, Marco Aurélio e Luciana Borges concretizaram em Ribeirão Preto quatro lojas de alto padrão nos ramos de cama, mesa e banho. Com visão empresarial ímpar e uma brecha no mercado local, o casal vestiu a camisa da Lençóis & Cia. conquistando a confiança e a admiração dos gostos mais exigentes da cidade. Inaugurando a nova editoria Business da ARQART, os empresários revelam os caminhos que percorreram para chegar até aqui e afirmam que a vontade de crescer continua, ainda mais forte!

M

pai. “Trabalhei seis meses na área e arco Aurélio de Almeida depois optei pelo ramo de cama, mesa Borges é paulista, mas e banho, onde estou há 20 anos”. E conheceu as vantagens foi daí que a experiência surgiu, assim de uma infância no interior como a vontade de abrir seu próprio logo que sua família mudou-se para negócio. “Através dos cursos e contato Sertãozinho. Mesmo com a troca da com os lojistas, fui aprendendo e capital mundial sucroalcooleira pela acumulando conhecimentos. Curioso, pacata São Simão, quando já havia comecei a captar todo o processo e alcançado a adolescência, Marco preferiu a forma certa de a v e n t u r a r- s e n a criar uma marca, experiência de morar “Viemos com uma proposta atender o cliente e sozinho agora em mais agressiva, ou seja, ajudá-lo com suas Ribeirão Preto, ao mesmo tempo que comercializar um produto n e c e s s i d a d e s ” , conta. cursava o terceiro de altíssima qualidade, com Ao lado da esposa colegial. “Sempre preço competitivo, formas L u c i a n a , M a r c o busquei minha independência de pagamento justas e um i d e n t i f i c o u u m a grande oportunidade desde muito cedo. bom atendimento. Esses e m R i b e i r ã o Quando ainda morava em São foram alguns dos fatores que Preto, já que os segmentos de luxo Simão, estudava de nos possibilitaram começar, que trabalhavam manhã numa escola rumo ao sucesso!” com cama, mesa pública, trabalhava à e banho, estavam tarde na loja do meu acomodados. “Viemos com uma tio em Santa Rosa e a noite fazia um curso proposta mais agressiva, ou seja, técnico”, relembra Borges. comercializar um produto de altíssima Os anos passaram e após desistir no qualidade, com preço competitivo, último ano da faculdade de Análise de formas de pagamento justas e um bom Sistemas, devido à falta de perspectiva atendimento. Esses foram alguns dos do curso, Marco começou a trabalhar fatores que nos possibilitaram começar, com a representação de uma linha rumo ao sucesso!”, afirma. de carpetes, da mesma forma que o Business [ Marco Aurélio E Luciana Borges ]

|81


Business [ Marco Aurélio E Luciana Borges ]

82|

Shopping, que demorou cerca de um Mesmo com a ideia formada e sabendo ano para ficar pronta. “Peguei trauma de da necessidade do mercado, Marco e shopping! (risos). Como ficamos com um Luciana não achavam a pessoa ideal espaço que nunca havia sido utilizado, que faria parte da equipe nesse primeiro tivemos que começar do zero, ou seja, instante. “Foi quando no final de 98, piso, fiação, alvará, tudo! Foi uma loucura encontrei a Márcia, que já havia trabalhado inaugurar essa loja, já que os pedreiros só durante 30 anos em um desses grupos podiam trabalhar a noite e se os materiais de alto padrão e conversamos sobre a acabassem, por exemplo, só retomavam proposta. Ela aceitou imediatamente e em no dia seguinte”, desabafa Luciana. 21 de fevereiro do mesmo ano abrimos Imprevistos à parte, a quarta loja foi a primeira Lençóis & Cia. na Av. Itatiaia”, lançada no final de 2010, a qual atualmente comenta o empresário. é o grande pilar da Lençóis & Cia. De acordo com o casal, logo na Após esse último passo, Marco e Luciana inauguração da primeira loja as vendas sentiam que alguma coisa estava faltando, estouraram. “Para sobrevivermos, ou melhor, que poderia ser feita para acentuar precisávamos comercializar em torno ainda mais a credibilidade dos produtos de 20 mil mensais em produtos. Só na que comercializavam para o público da inauguração, vendemos quase 10 mil! cidade e região. “Em um dia qualquer, Foi aí que percebi que estávamos no indo para casa, errei o caminho sem caminho certo”, conta Marco. querer e passei por um espaço que estava Com a rápida falta de espaço na Lençóis alugando na Rua da Itatiaia, devido ao amplo fluxo de “Passamos por todas as Paschoal Bardaro, no Jardim Botânico. vendas, surgiu dificuldades imagináveis! Dessa forma, sem a oportunidade de extensão para Hoje, para você ser um pretensões, surgiu a Lençóis & Cia. a loja ao lado. bom empresário no Brasil Prime, uma loja “Compramos e não é fácil, pois além de conceito, voltada reformamos todo o local, triplicando ter a tarefa de conquistar o para um público mais exigente, além nosso faturamento. mercado, ainda enfrenta a de disponibilizar No final do ano, já tínhamos 5 concorrência desleal, carga peças exclusivas funcionários!”, tributária pesada, mão de e refinadas”, conta Borges. revela Luciana. obra desqualificada...” Com uma arquitetura Em 99, o proprietário sofisticada e de do módulo que extremo bom gosto, a Prime permitiu abrigava a loja construiu um outro salão, que a primeira loja da marca fechasse, agora na Rua Barão da Amazonas. “Ele mobilizando a equipe mais experiente me ligou e ofereceu a vaga. Não gostava da Lençóis para esse novo espaço, que muito da localização, mas aceitamos a ganhou a atenção da Classe AA de Ribeirão oferta, pois o espaço na primeira loja, Preto, assim como clientes fieis que prezam mesmo após a expansão, já estava pela exclusividade e, acima de tudo, pela pequeno”, afirma Marco. privacidade no atendimento. “Lá, temos Assim, em abril do mesmo ano, Marco e uma sala separada onde os clientes que Luciana conquistaram a segunda loja da não desejam expor os produtos que marca. “As coisas estavam indo tão bem, estão comprando podem fazer suas que nos motivávamos em relação ao nosso escolhas de forma sigilosa, sem contar crescimento. E foi assim que me interessei o total apoio dos nossos funcionários, pelo salão da Av. Presidente Vargas. Quatro assim como a designer de interiores que meses depois, conversei com o dono, oferece assessoria gratuita e personalizada. acertamos o aluguel e lá fomos nós para a Com isso, seja apenas o cliente, ou um inauguração da nossa terceira loja, a qual profissional do ramo da arquitetura, nós superou as vendas das duas primeiras, fazemos todo o serviço, sem cobrar a mais rapidamente”, destaca o empresário. por isso”, conta Luciana. Daí por diante, surgiu a loja no Novo

“Sonho, design e fantasia! É assim que defino a loja Lençóis & Cia., que disponibiliza as melhores marcas em produtos e atendimento mais que especial, fornecendo luxo e preço justo”. Fátima Brandani Designer de Interiores

“É com muita satisfação que falo das lojas Lençóis & Cia, com a qual tenho uma parceria fidelizada, já que o profissionalismo do proprietário Marco Aurelio é o que sustenta esta grande marca!” Daniela Dias Designer de Interiores

“A Lençóis & Cia. recebe meus clientes e projetos com atenção única e atendimento diferenciado. É muito importante ter parceiros assim como o Marco e a Lú, sempre muito solícitos e dispostos a nos oferecer o que há de melhor”. Vinícius de Mello Designer de Interiores


Com tamanha dedicação e visão empresarial, seria difícil o grupo Lençóis & Cia não conquistar um alto patamar comercial. No entanto, de acordo com as experiências vividas pelo casal durante esses cinco anos de luta, mesmo com os bons frutos colhidos, a batalha é árdua e diária. “Passamos por todas as dificuldades imagináveis! Hoje, para você ser um bom empresário no Brasil não é fácil, pois além de ter a tarefa de conquistar o mercado, ainda enfrenta a concorrência desleal, carga tributária pesada, mão de obra desqualificada... Gerir uma equipe é a mesma coisa que educar um filho: um compromisso constante, onde você precisa estar envolvido em todos os momentos, sempre ensinando e dando total apoio, seja para seus funcionários ou clientes”, Business [ Marco Aurélio E Luciana Borges ]

revela o proprietário. Tirando os trancos e barrancos, Marco e Luciana não se vêem fazendo outra coisa e afirmam que não estão dispostos a parar por aqui. “Nós abrimos mão de muitas coisas importantes para chegar onde chegamos, porém não vamos parar! Acreditamos que a realização está sempre em evolução, por isso, nunca deixamos de nos motivar em relação ao negócio que criamos do zero”. No quesito “mercado local”, o casal t e m a p e n a s a a g r a d e c e r. “ N ã o temos palavras para descrever nossa felicidade! Desejamos apenas continuar em progresso, auxiliando a todos que acreditam nos produtos que disponibilizamos, lembrando que os clientes podem sempre contar com o nosso carinho e auxílio”, finalizam.

|83


Destaque [ José Augusto Bocchi De Bortoli ]

Profissão? Designer 3D!

F

oi durante o curso de Publicidade e Propaganda que José Augusto Bocchi De Bortoli despertou sua paixão pelo universo virtual das maquetes em 3D. Por conta própria, e através de muito estudo e dedicação, o designer desenvolve atualmente projetos fantásticos, os quais auxiliam profissionais do ramo da arquitetura e seus clientes a entenderem os verdadeiros resultados das obras, permitindo que os sonhos sejam realizados de forma literalmente perfeita!

84|

ARQART | Exatamente em que período do curso de Publicidade e Propaganda você se interessou pelas produções de maquetes 3D? Guto De Bortoli: Eu sempre fui fascinado pela arte do 3D e quando estava cursando a faculdade, um grande amigo já trabalhava nessa área e eu ficava ao lado dele admirando e pensando se um dia poderia trabalhar com animação e maquetes. A partir daí, comecei a estudar por conta própria, lendo muitos tutoriais e making offs de cenas que artistas estrangeiros criavam a partir de seus trabalhos. ARQART | Você trabalha tanto com projetos de arquitetura quanto de decoração? Guto De Bortoli: Isso! Ambos são meu forte. São projetos que caminham juntos e estão sempre em mutação. Por isso, busco ficar atento às novidades do meio arquitetônico para saber como trabalhar as duas vertentes em harmonia.

José Augusto Bocchi De Bortoli


ARQART | Tem preferência por algum? Guto De Bortoli: Gosto muito de trabalhar em projetos de decoração, pois me permitem recriar modelos específicos de peças para cada projeto. Por exemplo, se o decorador/ arquiteto necessita de uma poltrona ampla na sala de estar ou de uma coifa moderna na cozinha, eu me baseio nas referências cedidas pelos profissionais e redesenho os modelos em 3D. ARQART | Sabemos que esse tipo de produção é trabalhosa e demorada. Quais são as etapas na criação dos projetos de forma técnica? Guto De Bortoli: Todo projeto em 3D começa primeiramente com o estudo das plantas em 2D enviadas pelo arquiteto ou decorador. Em seguida, elas são importadas para dentro do software, e a partir daí, começa o processo de modelagem (que consiste em recriar virtualmente o ambiente). Posteriormente, é iniciado o estudo da iluminação desejada em conjunto com a escolha das texturas e materiais necessários. Logo após a aplicação dos materiais, é feito todo o mapeamento das texturas nos objetos, para que os mesmos não fiquem com o aspecto de repetição. Após esse processo, partimos para muitos testes e ajustes de luz, de materiais (reflexão, refração, brilho, entre outros fatores). E finalmente terminados os ajustes finos, é hora da finalização do projeto (processo que se chama renderização) que em geral demora algumas horas. Finalizado o “render”, começa a pós-produção, em que ajustamos as cores, tonalidades, aberração cromática, entre outros fatores que tornam a imagem ainda melhor. ARQART | Como o arquiteto ou decorador precisa passar as informações que você necessita para as criações das maquetes? Guto De Bortoli: O material necessário para confecção das maquetes começa com a planta baixa bem feita, separada em “layers” e detalhada em formato DWG (AutoCad) que precisa estar aprovado pelo cliente, bem como todas as fachadas, cortes, plantas de nível, tipo de iluminação, entre outros. Enquanto desenvolvo o processo de modelagem, o arquiteto ou decorador vai coletando informações sobre cores e texturas que serão utilizadas na maquete.

ARQART | Que tipo de software utiliza? Guto De Bortoli: São vários os softwares utilizados. Para a modelagem, iluminação e mapeamento das texturas eu utilizo o 3D Studio Max. Para renderização, criação de shaders e materiais, o Plugin Vray. Na fase de pós-produção e criação de texturas, utilizo o Adobe Photoshop, After Effects, Knoll Light Factory e o MagicBullet. Vale lembrar que existem muitos outros plug-ins que utilizo de acordo com as necessidades de cada projeto, como o FloorGenerator, o SnowFlow e o ForestPack.

|85

Destaque [ José Augusto Bocchi De Bortoli ]


Destaque [ José Augusto Bocchi De Bortoli ]

ARQART | Em sua opinião, qual é a importância das maquetes que desenvolve em relação à concepção dos projetos? Guto De Bortoli: As maquetes são importantes ferramentas para que o próprio arquiteto ou decorador possa visualizar o ambiente como um todo antes de apresentá-lo ao cliente final. Sem o trabalho do designer gráfico, dificilmente uma pessoa conseguiria enxergar o que os traços de uma planta arquitetônica significam. Já no plano 3D, tudo é diferente, pois ele é compatível com aquilo que vivemos. ARQART | Como sente o reconhecimento do mercado? Guto De Bortoli: Sinto que as pessoas em geral precisam dar mais valor a esse tipo de trabalho, o qual, bem feito, acaba vendendo a ideia do arquiteto e do decorador em sua melhor forma, sem contar a garantia da satisfação do cliente. 86|

ARQART | Você acredita que as maquetes que assina levam uma imagem mais realista aos clientes, permitindo que os sonhos dos mesmos possam ser realizados de forma concreta? Guto De Bortoli: Com certeza! Os clientes olham a imagem em 3D e sentem como se o ambiente já estivesse pronto. Vêem o meu trabalho como se fosse a foto do próprio local. Quanto mais hiper-realista for a imagem, mais satisfeito e feliz fica o cliente. E isso serve de motivação também para nós designers, que sentimos ter alcançado aquilo que foi desejado.

ARQART | Como definiria o mercado das maquetes 3D? Guto De Bortoli: Em expansão! A maioria gosta de ver um trabalho bem finalizado, com qualidade fotográfica diferenciada... O trabalho em 3D é extremamente meticuloso, complexo e, se não for muito bem ajustado, acaba ficando sem foco, irreal. Mas, infelizmente, poucos querem investir em um serviço como esse e acabam pendendo para trabalhos com propriedades inferiores. Mas, tenho bons pressentimentos para o ramo. Afinal, o 3D é um aprendizado constante! Estou sempre lendo, estudando e mexendo em novos programas. E acredite: 3D não é somente apertar um botão que tudo sai perfeito e rápido, exige muita dedicação, amor e uma pitada de talento, se me permite. Contato Guto De Bortoli: (16) 9761.4062 Facebook: Guto Bocchi De Bortoli - Maquetes 3D www.facebook.com/gutobocchi


PÁGINA GENTILMENTE CEDIDA PELA REVISTA ARQ ART.


Shots [ Minha Casa ]

Minha Casa traz Gilberto Elkis a Ribeirão Preto

A

Fotos Zoro Seixas

Minha Casa Revestimentos e Decorações trouxe para Ribeirão Preto no último dia 19 de março o renomado paisagista paulistano Gilberto Elkis. Patrocinada pela Palimanan Revestimentos Naturais, a deliciosa tarde na própria loja reuniu cerca de 70 arquitetos que – entusiasmados – foram apreciar e ouvir as experiências do paisagista. O mesmo contou sobre seus projetos, a importância da valorização das riquezas naturais utilizadas nas obras, como pedras e madeira, e claro, falou sobre sua paixão pelo ramo. De acordo com Elkis, o paisagismo vai além de uma profissão e envolve diversos tipos de sentidos como, por exemplo, a elaboração de um jardim que estimule, além da visão, o olfato quando se sente o cheiro da grama, o tato ao pisar na terra... Enquanto os convidados ouviam atentamente o profissional, um brunch foi servido com petiscos, risoto e drinks para acompanhar. Nomes como Sérgio Coelho, Eduardo Figueiredo, Manoel Garcia, Wilnes Tórtoro e Paula Cecchi, Sérgio Santos, Helio Ribeiro e Luciana Pagnano estiveram presentes no local.

88|


A grife da irrigação paisagística.

Desde 1998 oferecendo Sistemas de Irrigação Automatizado com projetos personalizados, implantação, manutenção e produtos de alta qualidade proporcionando jardins e gramados saudáveis o ano todo. Rua Lions Clube, 657 - Pq. Bandeirantes | CEP: 14090-430 | Ribeirão Preto-SP Fone.: (16) 3967.7309 / Cel.: (16) 9228.0246 | atendimento@terragua.com.br


Tendência [ Cristais Swarovski ]

O ápice do bom gosto Ícones no universo fashion, os cristais mais conhecidos no mundo saltaram das vitrines e passarelas para a reinvenção dos móveis de luxo.

A

gora, toda a delicadeza, precisão e aparência luminescente dessas verdadeiras joias podem ser apreciadas em peças que esbanjam requinte e acabamento impecável. Esse é o caso do sofá Soho, uma versão moderna do clássico Chesterfield - nominação derivada do sofá encomendado pelo conde de Chesterfield no século 18, o qual solicitou uma peça que permitisse a um cavalheiro sentar-se verticalmente com o máximo de conforto. Por ser um sofá de menor volume, o Soho tem um visual mais leve, sem contudo perder a elegância. O matelassê diferenciado com botonês de cristais Swarovski Elements apenas na faixa central do encosto confere a este modelo um ar moderno e sofisticado, em contraponto com os pés em estilo Luís XV, que dão um toque de sobriedade e elegância à peça, própria para ser utilizada em locais que exigem o ápice da exuberância e do bom gosto. www.bellarte.com.br

90|

Sofá Soho com cristais Swarovski Elements para Bell’Arte.



Expediente [ Staff ] Editor Marco César de Souza marco@arqart.com.br Publisher Frederico Sá fredsa@arqart.com.br Administrativo e financeiro José Venâncio de Souza Júnior junior@arqart.com.br Redação Joana Mortari jornalismo@arqart.com.br Lorrane Hamid redacao@arqart.com.br Mariana Campos redacao2@arqart.com.br Revisão Iulo Feliciano Afonso iulofeliciano@arqart.com.br Projeto gráfico e editoração eletrônica Wilmar Targa criacao2@arqart.com.br Renan Lacerda criacao1@arqart.com.br Jéssica Barbosa criacao3@arqart.com.br Editora Convidada Bruna Cardoso de Almeida bruna@arqart.com.br Representantes comerciais Ribeirão Preto

Onde Encontrar [ Endereços ] Escritório em Campinas Cecília Nascimento Executiva de Contas cecília@arqart.com.br Cristiane Campos Executiva de Contas cristiane@arqart.com.br Rosana Veronezi Executiva de Contas rosana@arqart.com.br Rua Santo Antônio, 07 Cambuí - Campinas - SP CEP 13024-440 - (19) 3368.7475 Fotografia Gianclaudio Biancuzzi Zoro Seixas Fábio Benedicto Auxiliar administrativo e circulação André Lucena andre@arqart.com.br

Arquitetura de Festa Grupo Renato Aguiar Festas Rua João Godoy, 785 Ribeirão Preto - SP (16) 3632.1778 www.renatoaguiar.com.br Design Arquiteto Fernando Nacarato Rua Amaral, 49 Vila Mariana - SP (11) 5082.3560 / 7884.8005 www.inventiprojetos.com.br Destaque Guto De Bortoli (16) 9761.4062 Facebook: Guto Bocchi De Bortoli - Maquetes 3D www.facebook.com/gutobocchi Entrevista Lençóis & Cia www.lencoisecia.com.br Estádios da Copa Fernandes Arquitetos Associados www.fernandes.arq.br

Auxiliar Financeiro Fernanda Rodrigues financeiro@arqart.com.br Jurídico Propriedade Intelectual Dr. Clóvis Vassimon Júnior Consultor Jurídico Lekich, Canheu & Leme Advogados Associados Fotolito e Impressão São Francisco Gráfica e Editora

Marcia Balieiro Executiva de Contas marcia@arqart.com.br Marly Colucci Executiva de Contas marly@arqart.com.br Thaís Marengo Executiva de Contas thais@arqart.com.br

92| ARQART é uma publicação mensal da F.I. Mendes Sá Editora. Av. Anhanguera, 484 - Ribeirão Preto - SP - 14025-480 - (16) 2101.0005 Os textos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião da revista. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização do editor. Números atrasados poderão ser adquiridos na própria editora pelo preço da última publicação.

Edição 88 | Abril




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.