Porque devo dizimar e oferta?

Page 1

Por que devo dizimar e ofertar? Renato Plate

Rio de Janeiro, 2013 1ª edição


CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ P777p Plate, Renato, 1975Por que devo dizimar e ofertar? / Renato Plate. - Rio de Janeiro : Ar Ed., 2013. 54 p. : 18 cm Inclui bibliografia ISBN 978-85-65873-12-3 1. Dízimos - Doutrina bíblica. 2. Contribuição cristã. I. Título. 12-9367.

CDD: 248.6 CDU: 27-463.2

20.12.12 27.12.12

041722

O conteúdo deste livro é de inteira responsabilidade do seu autor.

Ar Editora www.areditora.com.br contato@areditora.com.br


Dedicatória Fico feliz com mais esta obra que Deus nos inspirou. Para Ele seja dado toda a honra e toda a glória. Glória a Deus. Aleluia! Santo, santo, santo é o Senhor. Dedico este livro a todas as congregações, a todos os pastores, evangelistas, obreiros, e a todos os irmãos em Cristo Jesus. Dedico a minha esposa Ivonete, por me ajudar com algumas ideias e por ter feito o trabalho de digitação desta obra. E ao meu filho David, que com um aninho já está dizimando.



Sumário Introdução Você faria uma troca com Deus? Os quatro gafanhotos. O profeta Joel dá a descrição deles. As consequências do ataque. Legião de demônios do gafanhoto “cortador”. Legião de demônios do gafanhoto “migrador”. Legião de demônios do gafanhoto “devorador”. Legião de demônios do gafanhoto “destruidor”. Os dízimos e o sangue do cordeiro. Observai este rito! Deus não empresta dízimo para ninguém. Não roube de Deus. Sem dinheiro, não existe evangelização. Todo dizimista fiel precisa ter discernimento. Discernimento sobre plantar e colher. Cem vezes mais. O trigo e o joio. O que são “os primeiros frutos”? Dar e receber. Equilíbrio. Para prosperar... tenha obediência. Não importa a circunstância, com Cristo sou feliz. Dízimo. Maldição. Sinais de maldições nas gerações. Vamos semear? Aos irmãos. Aos pastores.

7 9 12 12 13 15 16 16 18 21 22 22 26 27 29 30 32 36 38 38 40 43 44 47 47 48 50 52 52



Renato Plate

Introdução Neste livro, desejo esclarecer como é importante dizimar e ofertar. Que ele seja uma bênção para todas as congregações. Abra seu coração e leia. O livro é pequeno, mas as bênçãos são grandes. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Pegue sua Bíblia agora, e leia este livro com ela. Aqui você terá acesso a um estudo pautado na Bíblia, e com ela ao seu lado nenhuma dúvida te acompanhará. Não seja mais criança na fé; busque o conhecimento e seja um vencedor em Cristo Jesus. Portanto vamos aprender sobre o Senhor, vamos ser obedientes, sempre na paz do Senhor. Amém.

– 7 –


Porque devo Dizimar e Ofertar

– 8 –


Renato Plate

Você faria uma troca com Deus? Em uma revista que citava uma reportagem sobre os evangélicos, saiu um comentário que contava sobre um evangélico que foi ao programa do Ratinho para pedir a devolução dos dízimos que havia dado à igreja. Argumentava que o pastor lhe prometera prosperidade em troca do dízimo. Sem melhorar de vida, o fiel, assim como um consumidor lesado, foi ao programa pedir o dinheiro de volta. Um pastor escreveu num livro que temos que fazer uma “sociedade com Deus”: o que nos pertence (nossa vida, nossa força, nosso dinheiro) passa a pertencer a Deus, e o que é dele (as bênçãos, a paz, a felicidade, a alegria e tudo o que é bom) passa a nos pertencer, como uma troca. Fizeram também uma adaptação maldosa do ditado popular: “Tempo é dinheiro” – “templo é dinheiro”. Banalizaram até as escrituras, dizendo: “Jesus é o caminho”, e eu “sou o pedágio”. Misericórdia! Alguns têm a ideia de dar dinheiro como parte de uma devolução, de uma troca com Deus. O dízimo, a gente devolve. Não é dado, mas devolvido. Existe congregação que ora apenas para os ricos. Há – 9 –


Porque devo Dizimar e Ofertar

pastor que ora somente para quem devolve dízimos de valores altos, e assim vai... Não interpretem mal a palavra de Deus. “Deus ama ao que dá com alegria” (II CO. 09.7). “Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não se fartais; bebeis, mas não vos sacieis; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para colocar num saco furado” (AG. 01.6). “A alma generosa prosperará; o que regar também será regado” (PV. 11.25). Busquem a sabedoria, irmãos. “Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (PV. 03.13). “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, ele crescerá em entendimento” (PV. 09.9). “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento. Porque rejeitaste o conhecimento” (OS. 04.6). Veja: “portanto o meu povo será cativo, por falta de entendimento” (IS. 05.13). Jesus também falou sobre isso: “Jesus, porém,respondendo, disse-lhes: errais, não conhecendo – 10 –


Renato Plate

as escrituras, nem o poder de Deus” (MT. 22.29). Portanto estude as escrituras e se achegue a Deus. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (IS. 01.19). Antes da lei: o dízimo iniciou com Abrão (GN. 14. 18-20), que entregou os dízimos a Melquisedeque, rei de Salém, e sacerdote do Deus altíssimo. Jacó foi continuador do dízimo (GN. 28.20-22). Com a lei: Moisés instituiu o dízimo por ordem de Deus (DT. 14.22). Após a lei: Neemias restaurou o dízimo (NE. 10.32). Durante a lei: Malaquias condenou o esquecimento do dízimo, “com maldição sois amaldiçoados, por que me roubais a mim, vós, toda a nação” (ML. 03.7-9). Veja também: “dai e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (LC. 06.38).

– 11 –


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.