Chega Senhor, não da mais!

Page 1

Chega Senhor, não dá mais!

Marcia Regina Santos Rio de Janeiro, 2013 1ª Edição


CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ S237c Santos, Marcia Regina Chega Senhor, não dá mais / Marcia Regina Santos. - Rio de Janeiro : Ar Ed., 2013. 103 p. : 23 cm Inclui bibliografia ISBN 978-85-65873-14-7 1. Vida cristã. 2. Deus. 3. Fé. 4. Liderança cristã. I. Título. 12-9366.

CDD: 248.4 CDU: 27-584

20.12.12 27.12.12

041717

O conteúdo deste livro é de inteira responsabilidade do seu autor.

Ar Editora www.areditora.com.br contato@areditora.com.br


Agradecimentos

Agradeço ao Meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Autor e Consumador da minha fé. Meu Deus, Fiel, Justo e Verdadeiro. Meu Precioso Amigo Espírito Santo, fonte de toda a minha inspiração. Ao meu amado e fiel esposo, motivo de minha alegria. Meu amor, meu apoio, minha motivação... Às minhas preciosas dádivas e bens mais preciosos: Gabriel, Matheus e Jônathas, os quais são o maior tesouro da minha vida... À minha mãezinha querida. Lutadora e guerreira. Fiel toda vida... Aos meus irmãos muito queridos. Como expressar todo o amor que sinto por vocês? Aos meus obreiros, ovelhas, intercessores, líderes, equipe. Como agradecer todo o apoio, amor e dedicação? Sou grata por fazer parte de um projeto e por poder contemplar a mais bela realização de um sonho. Sinceramente, obrigada!!!



Dedicatória

Aos milhares e milhares de irmãos missionários espalhados por todo o mundo, os quais não têm suas vidas preciosas aos seus próprios olhos, nos quais a unção e a intimidade com Deus são contagiantes, e diante dos quais eu reflito sobre a relevância das minhas obras e serviço.



Sumário

Chega, Senhor. Não dá mais!!!

|

9

A experiência produz a intimidade.

|

13

Deus quer ser achado!!!

|

19

O processo da intimidade

|

23

A importância do quebrantamento

|

29

Entrando na caverna

|

37

Sobrevivendo à ingratidão e às traições

|

47

Enfrentando a oposição

|

59

Dicas para uma boa liderança

|

73

Nas piores situações, ele sempre será o refrigério

|

93

Referências bibliográficas

| 103


8 | Marcia Regina Santos


Chega, Senhor. Não dá mais!!!

“A história das nossas vidas é uma poesia que se escreve com a caneta da alma”. Explode dentro da alma, no mais íntimo e profundo ser, um grito sufocado de dor e angústia, um gemido seco e inaudível, dolorosamente seco, como a terra árida, partindo-se em pedaços por falta d’água. Lágrimas incessantes e quentes brotam copiosamente e rolam, como se bailassem enfeitando a tristeza, que por vezes se esconde por detrás dos muros fragmentados de um sorriso forçado e sem “graça”, pois a tristeza e a dor não podem ser reveladas. É preciso ser forte! Há uma jornada árdua pela frente, e, no meio do caminho, tantas lutas, perseguições, decepções, traições. Os pensamentos inquietantes são: “Será que vou mesmo conseguir? Por que tanta resistência? Será que realmente foi a voz de Deus que eu ouvi? Será que eu fui chamado e escolhido de fato? E se fui, por que será que pra mim tudo é tão difícil? Por que tantos projetos inacabados? Por que não obtenho respostas, se tudo o que eu desejo é fazer a vontade de Deus e realizar a sua obra com zelo e dedicação? Por que, meu Deus, as Chega Senhor, não dá mais |

9


minhas orações e os meus clamores por vezes parecem ignorados? Por que a resposta não vem? Por que a peleja é dolorosa e eu me sinto tão só? Por que, Senhor, quanto mais me dedico, mais difícil se torna a conquista? Por que eu semeio e não consigo colher os frutos do meu trabalho? Até quando Senhor? Até quando meu Deus? Até quando?!”. E num momento de agonia e dor, quando tudo parece perdido, quando continuar parece inútil, quando a vitória se mostra tão distante, quando o sonho se desvanece como um vapor, quando a fadiga, o cansaço e o desânimo batem à porta insistentemente, trazendo com eles, como se já não bastassem, aquelas notícias que parecem tirar o chão de sob os pés, vêm à mente palavras que acertam como flechas o coração e fazem tremer o corpo inteiro como num abalo sísmico, fazendo os olhos comprimirem-se. Enquanto isso, o coração acelerado bate velozmente, a mente manda a informação e a boca obediente diz: “chega Senhor, não dá mais!”. Qual é o líder “infalível e imbatível” que nunca passou por um momento de dor e desespero tão intenso e dramático? Que nunca pensou em parar no meio do caminho? Quem é tão “imponente” que nunca chorou lágrimas de angústia às ocultas em seu gabinete refinado, ou em um cubículo escuro e úmido? Quem é tão “impoluto” que nunca precisou ser tratado e corrigido por uma falha ou atitude errada no decorrer da jornada? Quem é tão incansável que nunca precisou parar um pouco para recobrar as forças e retomar o fôlego, antes que desfaleça completamente? Quem é tão autossuficiente que nunca precisou de ajuda? Quem é tão sapiente que nunca precisou aprender com alguém ou apenas ouvir um conselho? Quem é tão perfeito que nunca precisou se arrepender? Nem nunca precisou perdoar e também pedir perdão? Qual é o líder que nunca precisou descer os degraus da humilhação e reconhecer que é tão carente de Deus e do seu amor de Pai, que cuida dos seus filhos e os compreende, e simplesmente se deixa ser protegido e guardado por esse precioso amor? Que com sensibilidade entende que, 10 | Marcia Regina Santos


para ser pastor, primeiro precisa ser ovelha, e como tal, precisa do cuidado, do carinho, do zelo, da correção, do ensinamento do Pastor Amado. Que entende que ovelha não é independente. Ovelha não é solitária. A ovelha não pode viver isolada. Mesmo quando gera e procria, a ovelha não se torna arrogante e autossuficiente. Ela precisa do seu pastor e reconhece que quanto mais o rebanho cresce, mais dependente do Pastor Amado ela se torna. Se a ovelha se isola, torna-se presa fácil, torna-se desprotegida. Machucada e ferida, pode sangrar até morrer! Deus, o Pastor Amado, o Pastor do coração, o Bom Pastor, não quer que sua ovelha sofra e, desprotegida, pereça sem que haja cura. Não é vontade do Senhor, querido, vê-lo em constantes provas e sofrimentos, amargando muitas das vezes o cansaço, a fadiga e o fracasso. Não agrada ao Espírito Santo vê-lo angustiar-se com as notícias negativas, nem tampouco com a falta de perspectiva de mudança e de um novo tempo de conquista e de vitória, o que, como líderes, constantemente profetizamos, mas para alguns parece tão distante e inatingível. Você pode se perguntar, ainda que com um misto de tristeza, temor e incerteza, se Deus realmente é contigo, e se Ele é, então por que você sofre tanta injustiça, traição, decepção e por que é tão difícil executar um projeto em prol do Reino e do Evangelho. Parece que tudo vem para impedi-lo, desanimá-lo, desestruturá-lo. Faltam os amigos, faltam os irmãos, faltam os recursos, falta o incentivo, falta o apoio... Parece faltar até mesmo a fé, e você se pergunta: “ por que, meu Senhor? Por que tenho passado por tudo isso? Onde estás, ó Amado da minha alma?”. E como o salmista, você clama: “ouve, ó Senhor, a minha súplica, e cheguem a Ti os meus clamores; não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me.” Sl. 102.1,2. Socorre-me, Senhor, pois já não tenho forças, e o meu coração aflito implora por alívio e refrigério! Só Tu, Senhor, podes acudir-me....! Creia, meu querido, é nesse momento que Deus trata com você, levanChega Senhor, não dá mais |

11


do-o à total dependência da sua vontade e do seu querer. É nesse momento, quando a sua fraqueza é revelada e a máscara da irredutibilidade é arrancada, que você terá a confirmação da sua chamada, pois você encontrará tempo para Deus, e o seu coração, quebrantado e contrito, Deus não desprezará. É nesse momento que você se lembrará de prostrar-se aos pés do Senhor, com o rosto em terra, humilhando-se e arrependendo-se, para simplesmente ouvir teu Deus falar. Nessa hora, você encontrará tempo, mesmo em meio a tantos afazeres e em meio à correria da vida, para parar e conversar com o Senhor sobre seus planos e projetos, para falar sobre seus sonhos e aspirações, e deixar que Ele dê a palavra final, crendo que Ele sempre escolhe o melhor para seus filhos. É nesse momento que você vai expor diante d’Ele todas as lutas e tribulações, sem murmurar, reclamar ou exigir, mas apenas abrindo o seu coração para o Amigo Fiel, recebendo d’Ele o conforto, o consolo e a orientação de que você precisa. É nesse momento que Deus trará à sua memória aquilo que te traz esperança, e você verá a sua fé sendo acrescentada nas situações mais adversas. As duras experiências trarão à sua vida e ao seu ministério uma intimidade profunda com o Senhor Teu Deus, resultante das suas próprias lutas e experiências, produzindo a tão esperada confiança e convicção, indispensáveis na vida de um ministro de Deus. É através da experiência que você será levado a um nível de intensa comunhão e intimidade com o Senhor, que nada nem ninguém serão capazes de abalar. Deus te levantará com uma unção nova e redobrada que encherá a tua vida, teu coração, tua alma, teu espírito, teu ministério da glória do Nosso Poderoso Deus. Portanto: busque o Senhor de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento, e deixe o Senhor falar contigo!

12 | Marcia Regina Santos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.