Jornal dos Aposentados - Setembro de 2013.

Page 7

7

Jornal dos Aposentados - Setembro de 2013

Saúde

Cristiano Guirado

Na mesa depois dos 60 Nos Estados Unidos, cirurgias plásticas viram mania na terceira idade

U

ma nova tendência nos Estados Unidos – e que em breve deve ganhar o mundo – está aquecendo o mercado estético. É cada vez maior o número de mulheres que se submete a cirurgias plásticas na terceira idade. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, em 2010 (é a amostragem mais recente) houve 84.685 procedimentos cirúrgicos em paciente de 65 anos ou mais. Foram mais de 26 mil lifts de face; 24.783 operações de pálpebra; 6.469 lipoaspirações; 5.874 reduções de seios; 3.875 lifts na testa; 3.339 lifts de seio e 2.414 implantes de seios. Segundo especialistas, esses números vêm crescendo de forma consistente há anos e a tendência é que o crescimento acelere agora, época em que o mundo começa a assistir uma nova formatação do perfil da terceira idade. Segundo os médicos do

setor, as razões são das mais variadas, desde satisfação pessoal, concorrência profissional à busca por novos parceiros. A maioria vai para a mesa de cirurgia porque está simplesmente cansada de sinais clássicos da velhice, como queixos duplos, braços que balançam e pálpebras caídas.

devem descobrir problemas que poderiam causar complicações no procedimento, como doenças cardíacas e pulmonares, diabetes e pressão alta, além do uso de medicamentos como anticoagulantes.

Riscos

Qualquer tipo de cirurgia apresenta riscos e ainda são poucos os estudos focados em cirurgias estéticas em pacientes da terceira idade. Os mais velhos podem demorar mais para se recuperar e os resultados talvez não durem tanto tempo. Fora isso, a medicina diz que os riscos não são maiores para quem tem mais de 65 anos em relação ao restante da população. Especialistas são unânimes em dizer que a idade cronológica importa menos que a fisiologia do paciente. Testes preliminares

A modelo americana Cindy Joseph, de 62 anos, admite nunca ter feito cirurgia plástica e assume os cabelos grisalhos, diz que tem preferido “deixar a natureza seguir seu curso, cuidando do corpo e do espírito”

Divulgação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.