Jornal dos Aposentados - Setembro de 2013.

Page 18

18

Jornal dos Aposentados - Setembro de 2013

Artigo

Daniela Menin – Fonoaudióloga

Presbiacusia A

audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana, pois através dela é possível perceber os sons do ambiente e a fala. o som é capaz de proporcionar e modificar emoções e elas podem ter um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e qualidade de vida de cada um de nós. A perda da sensibilidade auditiva associada ao envelhecimento é chamada de Presbiacusia. O nome deriva da palavra grego presby = velho e akousis = audição. A presbiacusia é caracterizada por uma perda auditiva para os sons agudos, devido a mudanças degenerativas e fisiológicas no sistema auditivo com o aumento da idade. Isto é, lesões nas estruturas da orelha interna decorrente de uma degeneração neural da cóclea (órgão sensorioneural responsável pela percepção dos sons) O ritmo de perda auditiva pode ser agravado por condi-

ções ambientais e por doenças sistêmicas como diabetes, alcoolismo, entre outras alterações metabólicas, acidentes vasculares relacionados à hipertensão, doenças cardíacas ou outros problemas vasculares podem afetar o fluxo sanguíneo do ouvido interno. A perda auditiva também pode ser hereditária. Estudiosos afirmam que a presbiacusia é um fenômeno de alta prevalência na população idosa sendo capaz de causar diversas dificuldades na comunicação oral e na interação familiar e social. A presbiacusia vem sendo apontada pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência como a principal causa de deficiência auditiva em idosos, com uma prevalência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos de idade, este número sobe para mais de 50% acima dos 80 anos.

Consequências da perda auditiva A perda auditiva gera no idoso um dos

mais incapacitantes distúrbios de comunicação, impedindo-o de desempenhar plenamente seu papel na sociedade, dificultando o compartilhar de conteúdos de informações, ideias, pensamentos, desejos e aspirações. É comum observarmos o declínio da audição acompanhado de uma diminuição frustrante na compreensão da fala do idoso, comprometendo sua comunicação com familiares e amigos, podendo não entender parte das conversas ao seu redor e imaginar que as pessoas estejam falando dele. Também pode haver quadros de depressão e baixa auto -estima e isolamento social devido a dificuldade de ouvir.

Como saber se estou perdendo a audição? Você tem dificuldade em se comunicar com seus familiares ou amigos? Precisa aumentar o volume da TV ou do rádio? Pede para as pessoas repetirem o que falam?

Divulgação

Doenças como diabetes e alcoolismo podem agravar o ritmo da perda auditiva

Caso você tenha se identificado com algumas dessas situações, existe a possibilidade de você ter uma perda auditiva.

Ação Pensando em melhorar a qualidade de vida de seus associados, a Associação dos Aposentados estará realizando uma triagem auditiva, em

parceria com o Centro Auditivo CliSound de Baruru. A triagem nada mais é do que a verificação de algumas frequências de sons que o ouvido humano é capaz de ouvir. Não será realizado o exame completo de audição. Se durante a triagem houver necessidade da realização da audiometria (exame completo) a

pessoa será encaminhada a um Otorrinolaringologista para a realização do mesmo e possível tratamento, que poderá ser medicamentoso ou a indicação do uso do Aparelho Auditivo, mas é o médico que decidirá isso. Então anote: a triagem será no dia 30 de setembro e você poderá agendar na associação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.