relatório

Page 1

+ RELATÓRIO DA DISCIPLINA EM INICIAÇÃO À MODELAÇÃO E ANIMAÇÃO EM BLENDER 3D Ana Búzio [anabuzio@hotmail.com], Mestrado em ECM, 1º Ano

Disciplina: Aplicações Informáticas


+ RELATÓRIO DA DISCIPLINA EM INICIAÇÃO À MODELAÇÃO E ANIMAÇÃO EM BLENDER 3D Ana Búzio, Mestrado em ECM, 1º Ano

O presente relatório pretende abordar de forma crítica a experiência obtida na construção e dinamização de uma disciplina subordinada a um tema à nossa escolha. No meu caso específico, o tema escolhido foi a modelação e animação em Blender 3D. A disciplina funcionou entre 4 de Dezembro de 2009 e 7 de Janeiro de 2010 e contou com 24 participantes inscritos. 1. Concepção da disciplina O primeiro desafio foi precisamente a escolha do tema da disciplina, isto porque teria de ser uma temática interessante e que suscitasse a atenção e consequente inscrição por parte dos colegas, mas também que fosse um assunto por nós dominado. Estando este passo cumprido, procedeu‐se à configuração da estrutura do curso, e aqui tentámos incorporar as estruturas já apresentadas pelos nossos docentes, bem como acrescentar algumas novidades, como foi o exemplo da divisão por módulos, permitindo este sistema uma melhor delimitação dos conteúdos abordados. Passar estes aspectos para dentro do Moodle foi efectivamente o maior desafio, uma vez que me foi sempre reservado o papel de aluna e nunca de professora. De facto, foi uma mais‐valia ter uma professora no grupo de trabalho, pois permitiu‐ nos compreender de forma mais aprofundada o funcionamento desta plataforma na perspectiva docente. A criação dos conteúdos foi na minha óptica o processo mais trabalhoso, devido à complexidade do software por nós escolhido. Tudo aquilo que colocássemos na plataforma teria de ser o mais esclarecedor possível, para que todos pudessem compreender o que estávamos a pedir. Assim sendo, os primeiros conteúdos lá colocados foram: ‐ Um trailer de um filme de animação criado em Blender (“Big Buck Bunny”), com o objectivo de todos verem algo desenvolvido no software, mas também suscitar a vontade de eles mesmos conceberem algo semelhante futuramente; 2‐4


‐ O próprio executável do Blender, com a finalidade de criar um acesso rápido ao software, uma vez que todos os participantes o tinham de instalar no computador; ‐ Manuais e links de apoio, já que assim teriam acesso à teoria necessária para compreenderem o programa. É claro que temos a consciência que ninguém leu integralmente os manuais que fornecêssemos, todavia são ferramentas importantes para futuramente continuarem a aprendizagem. Seguidamente, decidimos criar cinco tutoriais em vídeo, cada um com um assunto diferente (Princípios básicos, materiais e texturas, as luzes, a câmara e a renderização), pois estes são de mais fácil acompanhamento que um tutorial escrito. Inicialmente pensámos em fazer somente um, que englobasse apenas o básico. Todavia, assim que o começámos a gravar, vimos que tínhamos de falar sobre quase tudo, pois era impossível falar de determinado tópico sem abordar outro. Sem querer complicar a vida de ninguém, optámos por criar exercícios que se podiam ir complementando. Assim, ao fazerem o exercício de modelação, podiam aproveitá‐lo para adicionar a animação, e já com isso efectuado, entregar o trabalho final. Mas para nosso espanto, a maior parte dos participantes criaram animações diferentes, e até construíram mesas diferentes daquela que sugerimos. Estando a disciplina estruturada e os conteúdos feitos, havia que dinamizá‐la e responder às dúvidas colocadas. 2. Gestão da disciplina Uma disciplina não é somente a sua estruturação e construção de conteúdos, mas é também todo o processo de aprendizagem protagonizado pelos seus alunos, bem como a dinamização e incentivo à participação. Desta forma, foram criados alguns fóruns para este fim específico: Notícias, As minhas dúvidas e Descomplicar, bem como a avaliação final da disciplina e a própria auto‐avaliação dos estudantes.

3‐4


De facto, o fórum relativo às Minhas dúvidas, foi o mais dinamizado, o que me leva a crer que os participantes se interessaram em compreender o software, e realizar as tarefas que nós colocávamos na plataforma. Ao longo deste processo, fomos sempre tentando incentivar os alunos a realizarem os trabalhos por nós propostos (no fórum notícias), todavia, notámos que apenas 8 participantes foram assíduos e realizaram as tarefas, facto este que compreendemos, pois cada um tem a sua vida profissional e a disciplina foi realizada numa altura em que tínhamos um grande número de trabalhos para desenvolver no Mestrado. Assim, para que uma disciplina possa ser dinamizada e os seus professores possam responder a todas as dúvidas colocadas, é necessário ter uma presença assídua na plataforma e ver o que ali se passa, para que nada nos escape. Esta é uma conclusão que tiro enquanto professora em ambiente Moodle, mas também como aluna. Em suma, penso que o objectivo deste trabalho foi cumprido, com algum sucesso, já que tivemos muitos inscritos, e recrutámos alguns alunos para a “comunidade” do Blender. Este software é uma ferramenta de grande interesse para muitos estudantes, quer sejam deste Mestrado, como exteriores a ele. De facto, tivemos participações externas de alunos de outros cursos da ESES e de outras escolas.

4‐4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.