Aeroespaço 05

Page 8

“IN TOTVM EFFICAX CONGERIES” Um conjunto de todo eficaz Campos - Ten Cel Oficial Especialista em Comunicações, formado pela Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (EAOAR), começou sua carreira militar, ingressando na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em 01 de outubro de 1965.

As atividades atribuídas ao Comando da Aeronáutica (COMAER) são inúmeras e complexas, exigindo de seus integrantes constante e contínuo aprimoramento profissional, a fim de atender as crescentes necessidades de suas atividades constitucionais Sabe-se que existem Organizações Militares do COMAER espalhadas por todo o nosso imenso território e que em cada uma delas existem militares destinados a manter os mais diversos serviços para atender às necessidades, não só do COMAER mas também e principalmente da nação brasileira. E quem são estes militares, muitas vezes esquecidos? São os especialistas, graduados e/ou oficiais que têm por missão manter em funcionamento equipamentos sofisticados que dão suporte à navegação aérea civil e militar. E estão sozinhos? É claro que não. Há um imenso aparato de apoio a eles e suas famílias. Lembro-me, perfeitamente, quando me formei na minha querida Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá, lá pelos idos de 1967 e, então, com 18 anos de idade, ouvia de meus companheiros mais antigos que - dentro em breve - estaríamos enfrentando a possibilidade de servirmos em Destacamentos longínquos e inóspitos. Como graduado em Radiotelegrafia de Terra (RT-TE), hoje BCO, sentia um certo medo. Ao ser classificado no Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Brasília (SRPV-BR), mais tarde absorvido pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego

Aéreo (CINDACTA 1), continuei a sentir pavor só de ouvir falar em Destacamentos no meio da floresta Amazônica, principalmente o Destacamento de Santa Isabel do Morro - Tocantins (SBSY), naqueles idos tempos denominado de Aeródromo Base de Santa Isabel do Morro (AB-SBSY). Casei-me no ano de 1969 com uma moça maravilhosa, Maria do Amparo Costa, que passou a me amparar e apoiar em todas as minhas pretensões. Certo dia, no ano de 1971, cheguei em casa do serviço e disse-lhe que gostaria de experimentar uma transferência e dei-lhe várias alternativas. Qual foi a sua escolha? Isso mesmo, Santa Isabel do Morro. E lá fomos nós para aquele lugarejo “inóspito”. Passamos um ano e dois meses naquele “inóspito” lugar. Aprendemos que o pavor era infundado. Acabamos gostando, não só da localidade, como principalmente, das pessoas humildes que lá residiam. Foi lá que vimos a solidariedade do ser humano, principalmente dos militares dessa minha segunda família que é a Força Aérea Brasileira (FAB). Conheci o verdadeiro significado do título desse artigo “IN TOTVM EFFICAX CONGERIES”, uma expressão em latim. Quem sabe o seu significado? Todos os integrantes da Força Aérea?

8

Certamente os especialistas o saberão, mas não tanto quanto aqueles que já serviram em Destacamentos como o de Santa Isabel do Morro. Isso mesmo: “um conjunto de todo eficaz”. Esse é o lema do sucesso de um grupo de pessoas determinadas a atingir um mesmo objetivo, qual seja, servir à Pátria e à Nação Brasileira, prestando serviços não só à Navegação Aérea, mas também à população local, atendendo as pessoas carentes com saúde e educação, dando exemplos de civismo e patriotismo. São especialistas trabalhando em conjunto com os pilotos e ases para um fim comum, que é o bem e o progresso da Nação Brasileira e, particularmente, da FAB. São profissionais de várias especialidades, servindo em todas as Organizações do Comando da Aeronáutica, seja ele graduado ou Oficial. É importante salientar que, por mais longínqua que uma Organização Militar da Aeronáutica esteja localizada, lá haverá um especialista mantendo e/ ou operando equipamentos complexos e caros, necessários às atividades da Circulação Aérea civil e militar. É importante que todos nós, irmanados no espírito de camaradagem, saibamos valorizar estes profissionais que, com os pilotos e ases da FAB, formam “um conjunto de todo eficaz”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.