Apresentação Prêmio Exportação RS 2016

Page 1

VENCE QUEM PENSA LONGE.


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Exportar é mais do que um caminho para superar adversidades em períodos de crise. É uma prática mercadológica de aprimoramento contínuo. As empresas que vencem no exterior sabem disso. Elas desenvolvem a cultura da exportação de forma perene e estratégica, contribuindo para a sustentação e a evolução dos negócios. Para essas organizações não basta estar longe, é preciso pensar além. O Conselho do Prêmio Exportção RS realiza uma série de atividades com o objetivo de promover a reflexão e debater soluções para o desenvolvimento do setor exportador nacional, alicerce econômico fundamental para o País. Essa programação inclui o Almoço da Exportação e o Prêmio Exportação RS, reconhecimento das melhores estratégias e práticas que levam os produtos brasileiros para o competitivo mercado internacional. Com 44 anos de história, o Prêmio Exportação RS é considerada a maior e mais representativa distinção do segmento no Sul do País. Nas próximas páginas, conheça algumas das ações promovidas pelo Conselho do Prêmio Exportação RS.

02


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

CONSELHO DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS Dezenove das mais importantes instituições nacionais ligadas ao comércio internacional integram o Conselho, que também é responsável pelo processo seletivo das empresas agraciadas com o Prêmio Exportação RS, que conta com o levantamento de dados e aplicação dos critérios quantitativos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

®

Representantes do Conselho do Prêmio Exportação RS com o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori

03


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

ALMOÇO DA EXPORTAÇÃO 2016 Encontro criado pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, que mobiliza os principais representates e agentes do mercado exportador nacional, para promover o debate e a reflexão sobre os aspectos que impactam diretamente na competitividade das exportações brasileiras. O evento marca o lançamento oficial do Prêmio Exportação RS para o ano. O Almoço da Exportação 2016 recebeu o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, no dia 5 de abril, no Sheraton Porto Alegre Hotel. Na ocasião, o Ministro palestrou para um grupo de 150 líderes de algumas das principais empresas exportadoras do Sul, e destacou o alto grau de solidez e autonomia das organizações brasileiras, mesmo nas atuais ciscunstâncias do País.

Almoço da Exportação 2016

Renato Malcon, Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Ministro Armando Monteiro, José Paulo Dornelles Cairoli, Vice-Governador do RS e Sérgio Maia, Presidente da ADVB/RS

04


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

ALMOÇO DA EXPORTAÇÃO 2016

Heitor Müller (FIERGS), Ministro Armando Monteiro e Paulo Tigre (CNI)

Ministro Armando Monteiro participou de uma conversa com a jornalista Carolina Bahia

Empresário Alexandre Grendene e sua esposa Nora Teixeira

Alexandre Grendene, Renato Malcon, Armando Monteiro, Sério Maia e Paulo Marcelo Tigre

Frederico Behrendsn (FIERGS) e Heitor Klein (Abicalçados)

Eduardo Kunst (Artecola) e Mauro Bellini (Marcopolo)

05


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

REPRESENTATIVIDADE NACIONAL Os eventos do Prêmio Exportação RS receberam nos últimos anos, entre seus palestrantes e homenageados, expoentes dos cenários econômico, político e empresarial:

David Barioni Neto

Roberto Azevêdo

Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio - OMC (2014)

Pedro Parente

Presidente da Apex-Brasil (2015)

Alexandre Tombini

Henrique Meirelles

Raul Randon

Presidente da Bunge (2014)

Presidente do BCB (2011)

Presidente do BCB (2010)

Arlindo Paludo

Paulo Tigre

Clovis Tramontina

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Vipal - Personalidade Exportação 2010

Presidente da FIERGS - Personalidade Exportação 2011

Presidente da Tramontina - Personalidade Exportação 2012

André Gerdau Johannpeter

Heitor Klein

Renato Kunst

Diretor-presidente da Gerdau - Personalidade Competitividade Internacional 2013

Presidente-executivo da Abicalçados Personalidade Competitividade Internacional 2014

Presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola - Personalidade Competitividade Internacional 2015

Presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon - Personalidade Exportação 2009

06


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

VENCE QUEM PENSA LONGE.

QUEM FOI LONGE E VENCEU “Como em nenhum outro momento da economia brasileira, ser um destaque exportador é fator-chave para alcançar sucesso nos negócios. Hoje, empresas que sempre investiram nas exportações estão colhendo os frutos, o que está permitindo equilibrar os resultados e traçar planos para expansão. Receber o Prêmio Exportação RS é um diferencial da nossa gente, demonstra a escolha certa e decisiva na estratégia de negócios da Marcopolo e coroa todo o esforço das nossas equipes no Brasil e no exterior.” Mauro Bellini, Presidente da Marcopolo Vencedora 2015 da Distinção Especial do PE “Exportador Diamante”

“Nos 26 anos de existência da Exicon Trading, fomos agraciados mais de 13 vezes com o Prêmio Exportação RS. Estas distinções nos colocaram em evidência no mercado nacional e internacional, além de nos proporcionar a ampliação de relacionamentos e fortalecimento de credibilidade perante instituições inter-relacionadas. Hoje, os nossos serviços integrados de comércio exterior permitem que as pequenas e médias empresas ampliem seus mercados e atendam as expectativas de seus clientes internacionais.” Aloysio Pagnoncelli de Souza, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Exicon Vencedor 2015 da Distinção Especial do PE “Exportador Diamante”

“A Braskem sempre teve na exportação um caminho natural para a comercialização de seus produtos. Exportar não é apenas alternativa para tempos difíceis na economia. É um exercício contínuo de aprimoramento e de melhoria de processos. A busca de maior competitividade com programas internos de redução de gastos, apoio à cadeia de transformados plásticos e o esforço de exportação formam a base das nossas ações e visam a perenidade do nosso negócio.” Carlos Fadigas, Diretor Presidente da Braskem Vencedora 2015 da Distinção Especial do PE “Exportador Diamante”

07


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

QUEM FOI LONGE E VENCEU

“Para a Fras-le, exportar faz parte da trajetória de internacionalização da empresa, que marca presença em mais de 100 países. O fato criou uma cultura aberta a novos mercados e a novos negócios, o que garante um continuado e sólido crescimento nos últimos anos, mesmo diante de adversidades como as que estamos vivenciando. Inciativas como o Prêmio Exportação estão alinhadas com nossas estratégias e nos ajudam a consolidar nossa posição de destaque em todos os continentes onde atuamos.” Paulo Gomes, Diretor da Fras-le Vencedora 2015 da Distinção Especial do PE “Exportador Diamante”

“A decisão de exportar deve fazer parte da estratégia de médio e longo prazo da empresa, e ser posta em prática de forma contínua. Inovação, qualidade, confiabilidade e compromisso com a satisfação total do cliente são fatores chave para uma atuação duradoura no mercado externo. O constante reconhecimento do Prêmio Exportação RS tem ajudado a consolidar a EPCOS e o Brasil como fabricante de componentes eletrônicos de classe mundial, comprovando a correta estratégia adotada pela empresa.” Reni Basei, CEO e CFO da EPCOS do Brasil Vencedora 2015 da Distinção Especial do PE “Exportador Diamante”

08


EDIÇÃO 2015


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Vencedores da 43ª edição do Prêmio Exportação RS

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 15 de junho de 2015 – Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS)

Mais de 500 convidados presentes

Prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2015 para Renato Kunst, Presidente do Conselho das Empresas Artecola

O Presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, falou às lideranças presentes no evento

Exportador Diamante: reconhecimento especial às empresas que venceram em 10 edições do Prêmio

10


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

VENCEDORES 2015 Trajetória Exportadora Master Exportador Diamante

Diversificação de Mercados Exportador Ouro

Exportador Diamante

Diversificação de Mercados Exportador Ouro

ANT

caso tenha dificultade em enchergar a artfinal corretamente selecione VIEW/OVERPRINT PREVIEW

Exportador Diamante

Exportador Ouro

Destaque Mercadológico Exportador Ouro

Exportador Ouro

Exportador Ouro

Exportador Ouro

ANT

Destaque Exportador

Destaque Setorial Autopeças

Dinamismo Exportador

Exportador Diamante

Destaque Setorial Bebidas

Destaque Setorial Calçados/Couro/ Artefatos

Destaque Setorial - Madeira/Derivados

Destaque Setorial Máquinas/Implementos Agrícolas

Destaque Setorial Metalúrgico Exportador Diamante

Destaque Setorial Móveis Exportador Ouro

Destaque Setorial Químico

Destaque Setorial Têxtil Exportador Ouro

Destaque Exportador - Trading Exportador Diamante

Exportador Ouro Fone: +55 51 3593.6993 o v e r l a n d T R A D I N G

S A

Overland Trading S/A Rua Florianópolis, 32 - Novo Hamburgo/RS - Brasil

Destaque Serviços de Suporte à Exportação

Pequeno Desbravador Internacional

11


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Carlos Sperotto, Presidente da FARSUL e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, e João Paulo Soares Sattamini, CEO da Brasilbev

Isadora Schmitz Feijó, bióloga da ECOTELHADO, e Luiz Gilberto Mury, Agente de Desenvolvimento da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

Lucianna Martinez, CEO da Lybethras, e Humberto Busnello, Conselheiro do Prêmio Exportção RS e Presidente do Conselho de Administração da Polo-RS

Alberto Martins Brentano, Conselheiro Superior da ADVB/RS, e Marcio Moreira Barbosa, Diretor Presidente do GRUPO DORACORP

Francisco Cardoso, Diretor Presidente da Interlink Cargo, e Arno Gleisner, Conselheiro do Prêmio Exportação RS, Vice-Presidente e Coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Fecomércio-RS

Tomas Salomoni, Diretor do Distrito Sul da Kuehne + Nagel, e Renato Goulart Rocha, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e assessor jurídico do Porto do Rio Grande

Paulo Bertinetti, Diretor-Presidente da TECON RIO GRANDE, e Janir Branco, Superintendente do Porto do Rio Grande

Alexandre Bücker de Souza, Diretor Geral da EXICON TRADING, e Ângela Baldino, Conselheira Superior da ADVB/RS

Carlito Schwan, Diretor Presidente da OVERLAND TRADING S.A., e Mauro Pinheiro, Vereador de Porto Alegre

Anderson Pontalti, Diretor Industrial da FREIOS CONTROIL, e David Barioni Neto, Presidente da Apex-Brasil

12


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Evandro Luis Weber, Diretor da CACHAÇARIA WEBER HAUS, e Cláudio Goldsztein, Conselheiro Superior da ADVB/RS

Paulo Roberto Konrath, Diretor Industrial da LÓTUS CALÇADOS, e Guilherme Rosa de Martinez Risco, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e economista da FEE

Walter Lídio Nunes, Diretor Presidente da Celulose Riograndense, e Luiz Gonzaga Mota, Presidente do Banrisul

Eduardo Giongo Letti, Diretor Executivo da REFLORESTADORES UNIDOS S/A, e José Fogaça, Deputado Federal

Marcos Luís Lauxen, Diretor Presidente da Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo, e Régis Luiz Conte, Conselheiro do Prêmio Exportação RS, VicePresidente e Coordenador da Divisão de Comércio Exterior da Federasul

Paulo Corso, Diretor da MARCOPOLO, e Fábio Abreu de Paula, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e Sócio da PwC

Celso Theisen, Diretor da Móveis Kappesberg, e Edmilson Milan, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e Gerente da GECEX Porto Alegre do Banco do Brasil

Vilson Antônio Toigo, Diretor Presidente da TREBOLL MÓVEIS, e Nara Regina Pires Cabral, Conselheira do Prêmio Exportação RS e Superintendente Executiva da Unidade de Câmbio do Banrisul

Felipe Gottardo Morandi, Diretor da Jimo Química, e Renato Malcon, Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS

Laura Wilhelm Dockorn, Diretora da Bia Brazil, e Odacir Klein, VicePresidente do BRDE

13


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Aldo de Faria Bastos Junior, Diretor de Negócios Internacionais da Vipal Borrachas, e Daniel Tevah, Conselheiro Superior da ADVB/RS

Lisiane Kunst, Diretora Executiva da Artecola Química, e Ronaldo Santini, Deputado Estadual e Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado

César Luiz Bettanin, Presidente da PINCÉIS ATLAS S/A, e Edson Bündchen, Superintendente do Banco do Brasil

Maribel Christiane da Silva, Diretora Comercial e de Marketing da CALÇADOS BEIRA RIO S.A., e Cezar Müller, Conselheiro do Prêmio Exportação RS, Diretor e Coordenador do Conselho de Relações Internacionais da Fiergs

Marcos Ocorico Oderich, Diretor-Presidente e de Relações com o Mercado da CONSERVAS ODERICH S/A, e Igor Alexandre Clemente de Moraes, Presidente da FEE

Tobias Leist, Vice-Presidente da Paquetá The Shoe Company, e Ricardo Russowski, Presidente da Federasul

Reni Basei, Diretor Superintendente da EPCOS do Brasil, e Güinther Staub, Conselheiro do Prêmio Exportação RS, da ADVB/RS e Diretor do PGQP

Tatiana Müller de Oliveira, Gerente de Exportação da Piccadilly, e Susana Kakuta, Presidente ddo Badesul

Paulo Gomes, Diretor Comercial da FRAS-LE, e Ernani Polo, Secretário da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul

Ricardo Wirth, Diretor da Calçados Wirth, e Frederico Behrends, Conselheiro e Consultor da Fiergs

14


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Márcia Helena Schneck, Diretora da A. BÜHLER, e Paulo Nervo Rafin, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e Superintendente do BRDE

Carolina Chevarria, Vice-Presidente da AEL Sistemas, e Jeanette Lontra, Conselheira do Prêmio Exportação RS e Diretora de Operações do Badesul

Alexandre Cavalcanti, Vice-Presidente Comercial da CGG Trading S.A., e Helio Henkin, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e Diretor da Faculdade de Ciências Economicas da UFRGS

Matheus Mazzotti Balestro, Diretor Operacional da Prisma Brazil Trading, e Antonio da Luz, Conselheiro do Prêmio Exportação RS e economista chefe do Sistema FARSUL

John Alphin, Gerente de Exportação de Tabaco da Souza Cruz S.A., e Cleber Benvegnú, Secretário de Comunicação do Rio Grande do Sul

Romário Britto, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da STIHL FERRAMENTAS MOTORIZADAS, e Paulo Marcelo Tigre, CEO do Prêmio Exportação RS

Roger Marchioni, Diretor de Mercados Internacionais da BRASKEM S/A, e Fábio Branco, Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Renato Kunst, Presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola, e Paulo Marcelo Tigre, CEO do Prêmio Exportação RS, Renato Malcon, Presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, e Carlos Biedermann, Presidente da ADVB/RS

15


CLIPPING PRINCIPAIS REPORTAGENS E NOTAS PUBLICADAS PELA IMPRENSA.


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

EDIÇÃO 2016 Veículo: Correio do Povo | Editoria: Economia

Veículo: Valor Econômico | Editoria: Política

17


FREDY VIEIRA/JC

Mais debate sobre a terceirização

O Dia

18 O In

EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia

Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS

Responsabilidade social

Um dos temas mais controversos que está em discussão no Congresso Nacional, o da regulamentação da terceirização no País, vai ser um dos principais temas do Congresso Estadual de Relações Sindicais e Trabalhistas, que a Fecomércio-RS iniciará amanhã à noite, em Torres, em parceria com o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, sob coordenação de Luiz Carlos Bohn, presidente da federação de bens e serviços. O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação-RS, José Antonio Belló, que apoia o projeto de lei sobre o assunto que tramita no Senado, explicará porque é importante regularizar este tipo de prestação de trabalho. “É necessário um melhor regramento dos contratos de terceirização, com as devidas garantias para contratantes e contratados”, observa Belló.

LÂMPADAS USADAS

Dentro de sua ação na área de responsabilidade social, a Fundasolos, de Porto Alegre, firmou parceria com o Centro dos Estudantes de Engenharia Civil da Ufrgs. A primeira iniciativa foi a doação, pela empresa, de 150 kg de alimentos não perecíveis para o Centro Acadêmico, repassados para as instituições Pão dos Pobres e o Lar Santo Antônio dos Excepcionais. Segundo o diretor da Fundasolos, engenheiro Newton Quites, outras ações estão sendo programadas, incluindo visitas técnicas dos acadêmicos de Engenharia Civil a obras da empresa; palestras na universidade e apoio e acompanhamento para a realização de trabalhos acadêmicos na área de fundações e geotecnia. Atuando há quase 40 anos no mercado de fundações, a Fundasolos contabiliza mais de 8 mil obras executadas.

Fórum da Liberdade

Plástico

O professor do IBMEC — Minas Gerais Adriano Gianturco será palestrante do Fórum da Liberdade. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, no Centro de Eventos da Pucrs.

A indústria gaúcha do plástico tem uma meta ambiciosa para 2016: aumentar o faturamento bruto em 2% e diminuir o custo de produção em 2,5%. O presidente do Sindicato da Indústria do Plástico-RS, Edilson Deitos, espera conseguir isso com capacitação dos empresários no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São LeVeículo: Jornal do Comércio | Editoria: Economia opoldo, com apoio do Sebrae-RS.

Logística Reversa - Lei 12.305

Quando comprar sua lâmpada nova, devolva a usada. www.recilux.com.br

Veículo: O Sul | Editoria: Atividades Empresariais (51) 3428-2222 Descontaminação e reciclagem de lâmpadas usadas

Berto Círio, 211 - Canoas - RS

Febravar Faltam cerca de 100 dias para a 4ª edição da Feira Brasileira do Varejo, e o evento já começa a ganhar forma. O Sindilojas Porto Alegre está investindo mais de R$ 1,2 milhão a fim de apresentar para os lojistas do Rio Grande do Sul e de todo o País as mais recentes inovações para o varejo.

Armando Monteiro

Zaffari em quinto

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, será o palestrante do almoço de lançamento do Prêmio Exportação da ADVB-RS, dia 5 de abril, no Sheraton Hotel. Falará sobre estratégias e instrumentos para o desenvolvimento das exportações brasileiras.

O Grupo Zaffari, com faturamento de R$ 4,5 bilhões, é o quinto maior supermercado do País, segundo o ranking nacional divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados. O primeiro continua sendo o Pão de Açúcar, com R$ 76,9 bilhões; seguido do Carrefour, com R$ 42,7 bilhões; do Walmart, com R$ 29,3 bilhões; e do Cencosul, com R$ 9,2 bilhões.

rativ cons le Pr Cerca paçã às 8h entre orga O Sin e de mov autop 2.435 A As tomó de A Augu O Co -RS r Leop lo de FEE Regiã na Fg Quar del S 11h30 reve Mari Parc ço da aos 1 Loba O Sin de Ca 12h, O pr dústr Pasto 13h30 de ca 2016 A ec Fran rasu crise O pr mey mara A Fu ria (F pagr


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: Felipe Vieira | Editoria: Economia

Veículo: Zero Hora | Editoria: Política

19


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: Estadão / UOL | Editoria: Política

Veículo: Amanhã | Editoria: Economia

20


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: O Sul | Editoria: Atividades Empresariais

21


grande mercado”, afirma José Au- te que seu próprio mercado. Mas te, abrindo a economia argentina, gusto de Castro, presidente da As- esse mercado está em crise e, nes- eliminando barreiras a importasociação de Comércio Exterior do se contexto, ele voltou a descobrir ções, retornando aos mercados inBrasil (AEB). Para Dante Sica, ex- a Argentina. Não seremos a tábua ternacionais. No Fórum Econômico -secretário da Indústria da Argenti- de salvação de ninguém, mas com Mundial de Davos, em fevereiro, o na, diretor da consultoria Abeceb, certeza, neste ano, a tendência de presidente argentino foi um dos se o momento da relação bilateral queda do comércio vai se rever- destaques, junto com o premier do entre brasileiros e argentinos fos- ter, junto com a de retração de nos- Canadá, Justin Trudeau. Desde a se um filme, o título seria “Redes- sa economia”, disse. A reativação eleição, Macri já recebeu o premier cobrindo a Argentina”. Sica viaja do vínculo bilateral, na visão dos da Itália, Matteo Renzi, o presidenao menos cinco vezes por ano ao argentinos, significará também a te da França, François Hollande, e Brasil, onde se reúne com empre- chegada de investimentos brasilei- o presidente dos EUA, Barack Obasários. “Em minha última viagem, ros ao país. A equação é simples: o ma. Na ocasião, Obama chegou a Brasil quer aumentar suas exporem março, me senti o cara declarar que Macri deve ser um Veículo: Jornal domais Comércio | Editoria: Economia invejado do planeta. Em reuniões tações, e a Argentina quer mais in- exemplo para a região. onde antes iam cinco empresários, vestimentos brasileiros. O contraste com o Brasil é gri-

cas perspectivas. Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e de Comércio Exterior (Irice), esteve em Buenos Aires. Conversou com representantes do governo e dos empresários e percebeu que o clima é positivo. Contudo, avalia que a recuperação deve demorar um pouco. “Apesar das dificuldades, o que aconteceu na Argentina foi a volta da confiança. As palavras-chave são confiança no novo governo e credibilidade das políticas que forem implementadas”, afirmou.

Ministro Armando Monteiro participa de evento amanhã em Porto Alegre O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, estará amanhã em Porto Alegre para participar do Almoço da Exportação 2016, evento que reunirá as principais lide-

ranças empresariais do Rio Grande do Sul ligadas ao comércio exterior. Em nome das 19 instituições que compõem o Conselho do Prêmio Exportação RS, Monteiro abordará o tema “Estratégias e Instrumentos

para o Desenvolvimento das Exportações Brasileiras”. O Almoço da Exportação é um espaço especial criado pelo Conselho do Prêmio Exportação RS para promover o debate e a reflexão so-

bre a competitividade do setor exportador, que se apresenta como alicerce fundamental no atual momento econômico de nosso País. O evento acontece das 11h30min às 14h, no Sheraton Porto Alegre Hotel.

me em cinco anos, com rendimento de US$ 7,5 milhões. Esse aumento foi puxado pela retomada das atividades do frigorífico de Araguari. Chamado Prosperidad, ficou EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS dois anos fechado após um caso de mormo (doença infectocontagiosa causada por uma bactéria) na cidade. O frigorífico abate atualmente de 70 a 80 animais por dia. Além do Prosperidad, sobrou em operação o frigorífico Foresta, de São Gabriel (RS). Ambos são controlados por empresários uruguaios e têm, somados, aproximadamente 300 funcionários. Procurado, o Foresta não atendeu aos pedidos de entrevista. O medo de manifestações contrárias ao abate de cavalos é constante. ONGs acusam os frigoríficos de maus-tratos com os animais.

Veículo: Jornal do Comércio | Editoria: Social

Jornal do Comércio - Porto Alegre

Quinta-feira, 7 de abril de 2016

3

MARCELO G. RIBEIRO/JC

Agas

EDUARDO BINS ELY binsely@jornaldocomercio.com.br

VIDA SOCIAL Almoço da exportação O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, foi o palestrante do almoço de lançamento do Prêmio Exportação 2016, realizado no salão Mercosul, do Sheraton Porto Alegre Hotel. Renato Malcon, presidente do Conselho do Prêmio Exportação, e Sergio Maia, presidente da ADVB, foram os anfitriões do evento, que reuniu lideranças empresariais ligadas ao comércio exterior. Na ocasião, também foi anunciada a Personalidade Competitividade Internacional 2016, que será entregue ao empresário Alexandre Grendene Bartelle. MARCELO G. RIBEIRO/JC

O ministro Armando Monteiro com Sérgio Maia, presidente da ADVB

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) vai homenagear as empresas do setor supermercadista do Rio Grande do Sul que mais se destacaram durante o ano passado com a premiação Ranking Agas 2015. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 13 de abril, no Grêmio Náutico União. A noite terá decoração de Sérgio Ávila, com recepção do pianista Rodrigo Soltton. O jantar será assinado pelo chef Lúciol.

FABIANO PANIZZI/DIVULGAÇÃO/JC

Humberto Busnello, Heitor Müller e Paulo Marcelo Tigre no lançamento do Prêmio Exportação

Temporada

A Associação Leopoldina Juvenil promove, no dia 16 de abril, a abertura da Agenda Social 2016, com uma atração musical surpresa, além do som do DJ Chaleco. A noite terá formato inspirado em bares e pubs que prometem um encontro animado, marca que deverá acompanhar os eventos do clube no ano. A gastronomia será da equi-

Alexandre Grendene Bartelle e Nora Teixeira no Sheraton Hotel

Besteirol

A peça Besteirol, a comédia ou Tem Drag Queen no funk volta a cartaz amanhã, no Teatro Renascença. A peça é uma homenagem ao Besteirol, movimento teatral que nasceu em São Paulo e ganhou força no Rio de Janeiro, nos anos 1980. O trabalho reúne quatro textos, um deles inédito. Em cena estão os atores Claudio Benevenga e Lauro Ramalho, dirigidos por

LISA ROOS/DIVULGAÇÃO/JC LISA ROOS/DIVULGAÇÃO/JC

22


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

cio negocia R$ 78 milhões

CORREIO DO POVO

»

EDIÇÃO 2015

Namorados atendeu à expectativa dos loVeículo: Zero Hora | Editoria: Economia ital e fechou com resultado aproximado Dia dos hões. Conforme levantamento do SindiloNamorados teve Porto Alegre, as vendas cresceram 7% analta de 7% na crescimento é positivo e deixa o setor mais as vendas. Principalmente com a chegada comparação com diz Paulo Kruse, presidente do Sindilojas.

84%) %) %) %) %) vos

6670 6970

3000 3000

m des015

SS

■ Os auditores fiscais da Receita Federal promovem

hoje mais um Dia Nacional sem Computador, contra a desvalorização da categoria, que vê os pleitos ao Ministério da Fazenda e ao Fisco se acumularem, sem perspectiva de resposta. Os sistemas não serão acessados durante o expediente. Já houve manifestações semelhantes nos dias 13 e 25 de maio e em 9 de junho.

Crédito habitacional eleva endividamento

Famílias comprometem 46% da renda com financiamento da casa própria

B

com o de- mente já ocorreu em abril. Em saquecimento da econo- março, a taxa era de 46,2%. É possível identificar o setor mia, as famílias estão determinadas a adquirir imóveis habitacional ainda como o trampor meio de financiamentos. A polim dos financiamentos, porque busca pelo crédito habitacional o BC também compila o valor topuxou o endividamento para ci- tal de endividamento das famíma em abril, fazendo com que o lias, excluindo dívidas com imóveis. Neste caso, houtotal de dívidas equive leve baixa de marvalesse a 46,3% da ço (27,73%) para renda acumulada em 12 meses. O per- Embora pese no abril (27,61%). De maneira gecentual de dívidas orçamento, ral, o crédito imobicom o sistema financeiro foi o maior dos aquisição de imóvel liário é visto com últimos 10 anos, se- é considerada um bons olhos por ecogundo o Banco Cen- empréstimo do bem. nomistas por se tratar de uma modalitral. Quando os dados começaram a ser divulga- dade com prazos mais longos e dos, em janeiro de 2005, essa re- com baixa inadimplência se comparada a outras linhas de crédilação era bem menor: 18,42%. De forma geral, a disposição to. Além disso, é avaliado como de endividamento está relaciona- “empréstimo do bem”, já que da com o crescimento econômi- tem como base a formação de co. Por isso, a perspectiva agora patrimônio. Na última nota de é de diminuição dessa taxa ou crédito do BC, divulgada há poude manutenção, como pratica- co mais de 15 dias, a instituição Veículo: Correio do Povo | Editoria: Economia MERCADO

revelou que o volume de financiamentos do sistema financeiro equivalia a 54,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em abril. Ainda segundo os números do BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional está praticamente estável no último trimestre encerrado em abril: ficou em 21,98% em fevereiro, cedeu levemente para 21,97% em março e voltou a 21,98% no mês seguinte. Isso significa que embora o total de dívidas esteja aumentando, ainda que levemente, o brasileiro consegue equilíbrio entre gastos com empréstimos e sua renda. Para resolver a questão de falta de recursos para o crédito da casa própria, recentemente o governo decidiu liberar os bancos para usar R$ 22,5 bilhões dos depósitos da poupança que são obrigados a manter no BC para desembolsos nas operações de financiamento.

Foram lançadas neste ano duas novas distinções: Exportador Diamante (empresas premiadas em dez edições), recebido pela Braskem, Epcos do Brasil, Exicon Trading, Fras-Le, Marcopolo e Souza Cruz, e Exportador Ouro (nos últimos cinco anos), ganho por dez empresas, entre elas a Artecola Química. Nas categorias Destaque Exportador Trading venceram a Exicon Trading e a Overland Trading. Venceram a Trajetória Exportadora Master a Souza Cruz e a Stihl Ferramentas Motorizadas. Conforme o presidente do Conselho do Prêmio Exportação, Rena-

to Malcon, “o prêmio busca reconhecer os resultados da luta meritória dos nossos empreendedores, que acreditaram sempre e, a despeito dos percalços, abriram espaços, aprimoraram sua produção e triunfaram”. Para o CEO do Prêmio Exportação RS, Paulo Marcelo Tigre, “o Prêmio Exportação RS se propõe a ser palco de debate sobre o mercado internacional, o que é fundamental para ampliar a base econômica e industrial”. Para merecer a distinção as vencedoras passam pelo exame de 19 instituições, integrantes do Conselho do 43˚ Prêmio Exportação RS.

rasília — Mesmo

»

enda

a venda de 2014.

Auditores fiscais promovem ato

Prêmio exportação reconhece talentos

No Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, 37 empresas modelo em comércio exterior no Estado, em nove categorias, foram reconhecidas pelo talento exportador, competência mercadológica e alto grau de conexão global, credenciais para a conquista do 43˚ Prêmio Exportação RS, entregue às vencedoras ontem em cerimônia com mais de 500 participantes. A Braskem foi Destaque Exportador. O presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola, Renato Kunst, recebeu o título Personalidade Competitividade Internacional 2015. REDE SOCIAL

CONSTRUÇÃO

23


Associação Latino-Americana de maior valor”, afirmou. Agências de Publicidade (Alap), A companhia, que entrou no iniciou seu segundo dia de ativi- mercado em 2008, possui 17% do dades com o painel Histórias de mercado em que atua e é responSucesso. Realizado no Serra Park, sável por 33% das decolagens de em Gramado, o debate reuniu o todo o País — atingiu no mês pasdiretor de Comunicação e Mar- sado a marca de 100 milhões de ca da Azul Linhas Aéreas, Gian- clientes transportados. “A Azul franco Beting, o diretor de web e é premiada no quesito inovação Veículo: Zero Hora | Editoria: Economia mídias sociais da Vivo, João Bell, por ações únicas e diferenciadas. e o presidente da ARP e sócio da Somos a primeira e única compaAgência Morya, Fábio Bernardi, nhia aérea da América do Sul a para apresentação de cases. O de- proporcionar TV ao vivo durante bate foi moderado pelo secretário o voo, disponibilizando mais de de Comunicação do Estado, Cle- 50 canais”, destacou Beting. ber Benvegnú. Na Vivo desde 2013, desenGianfranco Beting, primeiro volvendo campanhas publicitáfuncionário da equipe fundadora rias, João Bell explicou a imporda Azul, começou sua exposição tância do trabalho focado nos enaltecendo a preocupação da meios digitais e a forma com que empresa com os colaboradores e este material é direcionado. “Ancom os seus clientes. “O que nos tes de dormir, ao acordar e dudiferencia das demais compa- rante todo o dia, qual tela é mais nhias aéreas o estímulo e valoacessada atualmente? A TV? Veículo: Jornalé do Comércio | Editoria: Economia rização da paixão que os nossos Não, é o mobile”, afirmou.

útil. “Precisa-se formular o conteúdo para o Youtube, por exemplo, com base nos cinco segundos que SEM FRONTEIRAS 24 temos para engajar oEXPORTAÇÃO: usuário CRESCIMENTO a assistir todo o material”. Responsável pelas campanhas Eduardo e Mônica, que atingiu 1,4 milhão de compartilhamentos no Facebook, e Metamorfose Ambulante, que conquistou o prêmio do Youtube de Campanha Digital do Ano de 2014, Bell citou as características fundamentais para materiais como estes darem certo: “É Painel reuniu Beting, Bell preciso mesclar o vídeo com uma música interessante, traçar um mente aos estudantes p tema e um personagem, inserir a “Estamos inseridos em causa da marca e definir uma es- cado cruel com quem en tratégia de divulgação inteligen- não vemos muitos avó tes. O mundo, atualment te”, aconselhou. Fábio Bernardi, sócio da to mais do que vender p Agência Morya, contextualizou Consumidores querem s o mercado publicitário e alguns pessoas e estar em torno conceitos importantes em seu dis- ca”, disse. Segundo Bern curso, direcionando-o especial- publicitários que produz

Prêmio Exportação anuncia destaques de comércio exterior O conselho do 43º Prêmio Exportação RS, formado por 19 instituições que representam o segmento no País, anunciou o nome das 37 empresas que se destacaram no comércio exterior em nove categorias. Nesta edição, o colegiado escolheu para receber o título Personalidade Competitividade Internacional 2015 o empresário Renato Kunst, presidente do conselho de administração das Empresas Artecola e lançou duas novas distinções Exportador Diamante Ô Braskem Ô Epcos do Brasil Ô Exicon Trading Ô Fras-Le Ô Marcopolo Ô Souza Cruz

Exportador Ouro Ô Artecola Química Ô Bia Brazil Ô Calçados Wirth Ô Conservas Oderich Ô Móveis Kappesberg Ô Overland Trading Ô Paquetá The Shoe Company Ô Piccadilly Ô Stihl Ferramentas Ô Vipal Borrachas

especiais: o Exportador Diamante, conferido a empresas que foram premiadas em 10 edições, e o Exportador Ouro, para companhias vencedoras nos últimos cinco anos. A cerimônia de premiação acontece na próxima segunda-feira, às 19h30min, no Teatro do Bourbon Country, com a presença do presidente da Apex-Brasil, David Barioni. “A premiação dá visibilidade a empresas competitivas, que crescem independentemente do momento econômico e da conjuntura internacional, abrindo novos mercados para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, destaca Renato Malcon, presidente do conselho do Prêmio Exportação RS. Já o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann, disse que “ter um viés exportador é importante para garantir a sobrevivência das marcas”. Ele avalia que, neste contexto, o evento serve como estímulo à percepção de outras companhias de que o caminho do relacionamento com o mercado externo permite estabilidade dos negócios. Segundo o titular da Fiergs no conselho, César Müller, o prêmio é um alento para as empresas que enfrentam a crise atual. “São companhias que estão avançando com seus produtos, principalmente em novos mer-

MARCO QUINTANA/JC

Para Biedermann, viés exportador garante sobrevivência das marcas

cados e fazendo valer sua força de trabalho para a manutençãode sua pauta de exportação dentro deste cenário de dificuldade”, diz. Já o conselheiro Paulo Roberto da Silva, gerente de Estratégia de Negócios da Apex-Brasil, destaca que o tema desta edição — Inovação como Caminho para Exportar Marca e Alavancar a Competitividade no Mercado Internacional — resume bem o desafio no segmento. Veja a relação completa das empresas premiadas no endereço: www.jornaldocomercio.com/ exportacao.


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: Zero Hora | Editoria: Social

25


ComérCio ExtErior

Coutinho admite atraso no crédito à expo EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

26

Em meio ao processo de ajuste fiscal do governo, desde outubro do ano passado, há interrupção na libera

Veículo: O Sul | Editoria: Atividades Empresariais ABR/DIVULGAÇÃO/JC O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), Luciano Coutinho, reconheceu que existem atrasos no pagamento, pelo governo, dos recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), sobretudo na linha Proex Equalização, mas eles estariam sendo sanados. O problema foi levantado pelo economista Roberto Gianetti da Fonseca, da Kaduna Consultoria, no evento Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços, realizado ontem em São Paulo. O Proex Equalização é um programa por meio do qual o governo federal assume parte dos encargos financeiros de exportação, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional. Entretanto, em meio ao ajuste fiscal promovido pela equipe econômica capitaneada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, os gastos com o programa têm sido Monteiro acha impossível lançar o Plano Nacional de Exportações sem Proex Equalização colocados em xeque. Gianetti disse que, em meio ao proces- ções”, comentou o economista. ro, afirmou que é impossível lançar o Plaso de ajuste fiscal, desde outubro do ano Coutinho reconheceu que existem atra- no Nacional de Exportações sem o Proex passado, há interrupção do pagamento dos sos, mas afirmou que eles estão sendo sana- Equalização. Ele disse ainda que conta com recursos do Proex Equalização. Para o eco- dos e disse esperar que sejam equacionados o apoio da presidente Dilma Rousseff para nomista, o programa precisa ter a confiança rapidamente. “São problemas transitórios, isso. “O Proex Equalização é um instrumenpor parte dos agentes econômicos e deveria que não têm impedido novas operações. to fundamental, não podemos lançar o plaser imediatamente recuperado pelo gover- Eu espero que possam vir a ser superados no sem oferecer claramente uma perspecno. “A Fazenda não pode usar o ajuste fiscal em breve”, comentou. No mesmo evento, o tiva de fortalecermos esse instrumento”, de forma perversa e perder esse importante ministro do Desenvolvimento, Indústria e disse Monteiro. Veículo: Jornal do Comércio Editoria:Comércio Economia mecanismo de financiamento das |exportaExterior (Mdic), Armando MonteiO chefe do Mdic argumentou que, sem

instrumentos ade zação e no Proex uma maior expos tia à Exportação ampliar a presen privado no financ Os comentários fo Uma Agenda para de Serviços, realiz em São Paulo. A Confederaç (CNI) cobrou do go nal de Exportaçõe mês, tenha como u apoio às vendas e reforço das opçõe para este tipo de o CNI, Robson Braga pou do seminário, pelo diretor de de da entidade, Carlo O texto diz qu portações de serv mas ainda há mu sário agir urgen a inserção do Bra agenda que conten comerciais, melho vendas externas, ções de serviços e empresas brasilei Andrade no discu

Empresas recebem Prêmio Exportação RS em cerimônia no Bourbon Country Foram entregues ontem, em cerimônia no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, as premiações da 43ª edição do Prêmio Exportação RS. Promovido pela seccional gaúcha da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), a distinção reconheceu, em nove categorias, 37 empresas gaúchas que são exemplos no comércio exterior. A principal homenagem — o título Personalidade Competitividade Internacional 2015 — foi entregue ao empresário Renato Kunst, presidente do Conselho de Administração das Empresas Artecola. Filho do fundador da Artecola, com sede em Campo Bom, Kunst relembrou a sua participação, nos anos 1970, de uma missão à Europa em busca de novos mercados junto a outros empresários do Vale do Sinos. “O contato com o mercado europeu foi um choque cultural, pois vimos que era preciso mudar. Percebemos que o mundo era muito diferente do que víamos em nossas empresas”, declarou Kunst, cuja companhia está entre as 10 principais multinacionais brasileiras segundo estudo da Fundação Dom Cabral. Presente ao evento, o presidente da Apex-Brasil, David Ba-

rioni, disse que o País enfrenta grandes desafios, mas segue desenvolvendo esforços para melhorar a balança comercial e promover a competividade das empresas brasileiras, “sem abatimento pelo cenário econômico que se apresenta menos favorável”. “O Rio Grande do Sul terá o nosso apoio, pois a produção de qualidade da indústria gaúcha se reverte em preço e valor para a balança comercial”, afirmou Barioni. Os agraciados com a premiação foram escolhidos por um colegiado formado por 19 entidades do

segmento exportador. Neste ano, duas novas distinções especiais foram lançadas. Seis empresas receberam o Exportador Diamante, entregue às companhias que já receberam a honraria por 10 vezes, e outras 10 receberam o Exportador Ouro, dedicado àquelas premiadas nos últimos cinco anos. “Somos uma economia com vocação exportadora e já enfrentamos muitas crises no curso da história. O prêmio exportação busca reconhecer os resultados da luta meritória dos nossos empreendedores, que acreditaram sempre e, a FABIANO PANIZZI/ADVB/DIVULGAÇÃO/JC

despeito dos percalços, abriram espaços e aprimoraram a sua produção”, afirmou o presidente do conselho do prêmio, Renato Malcon. “Este prêmio tem o papel de incentivar novos negócios e destacar o potencial das nossas organizações para competir com gigantes mundiais”, acrescentou o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann. Exportador Diamante Ô Braskem Ô Epcos do Brasil Ô Exicon Trading Ô Fras-Le Ô Marcopolo Ô Souza Cruz

Exportador Ouro Ô Artecola Química Ô Bia Brazil Ô Calçados Wirth Ô Conservas Oderich Ô Móveis Kappesberg Ô Overland Trading Ô Paquetá The Shoe Company Ô Piccadilly Ô Stihl Ferramentas

ADVB reconheceu 37 empresas exportadoras em nove categorias

Ô Vipal Borrachas

Saldo está US$

A ba ra registr 2,654 bil semanas úteis, as US$ 9,24 tações, U isso, o d até maio do positi No ano, US$ 83,9 ções, US Cont tado me pelo Mi mento, I terior (M mais um ploração verdade, tanto, é e a expa nas de su válvulas alumínio culos de estes pr A média US$ 1,02 em relaç


EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS

Veículo: Grupo Sinos | Editoria: Negócios

27


Impresso

http://digital.jornalvs.com.br/flip/jornal/jsp/printPreview.jsp?imagem=f... EXPORTAÇÃO: CRESCIMENTO SEM FRONTEIRAS 28 Veículo: Jornal VS | Editoria: Negócios

ECONOMIA

11 FOLHA DE CAXIAS

Sexta, sábado e domingo, 12, 13 e 14 de junho de 2015

Livre Iniciativa ROBERTO HUNOFF roberto.hunoff@folhadecaxias.com.br

E

Veículo: Folha de Caxias | Editoria: Economia

A

Destaques na exportação

Fras-le e sua controlada Controil, Marcopolo, Vipal Borrachas, Treboll Móveis e Reflorestadores Unidos são as empresas, com matriz na Serra Gaúcha, vencedoras do 43º Prêmio Exportação RS, que distingue organizações que se destacaram no mercado internacional em 2014. No total serão premiadas 37 marcas em solenidade marcada para segunda-feira (15), a partir das 19h30, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A indicação dos vencedores foi feita por conselho formado por 19 instituições que representam o segmento no país. Nesta edição foram concedidas novas distinções especiais: Exportador Diamante para empresas premiadas em 10

AÇÃO DE VENDA

DIVULGAÇÃO

DISTINÇÕES DAQUI  Diversificação de mercados Fras-le (Caxias do Sul)  Destaque mercadológico Vipal Borrachas (Nova Prata) Destaques setoriais  Autopeças: Freios Controil (São Leopoldo)  Madeira e derivados: Reflorestadores Unidos (Cambará do Sul)  Metalúrgico: Marcopolo (Caxias do Sul) Móveis: Treboll Móveis (Flores da Cunha)

edições e Exportador Ouro para companhias vencedoras nos últimos cinco anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12).

Distinções especiais  Exportador ouro Vipal Borrachas  Exportador diamante Fras-le e Marcopolo

ESTRATÉGIAS PARA VENCER

 Snowland, primeir de neve indoor das A montou lounge temátic tação de Inverno do Caxias. Quem passar p ção preencherá um cup direito a ingresso gratui que, localizado em Gra dia do seu aniversário, d acompanhado por dois A expectativa é recebe pessoas no espaço que shopping até 18 de agos

Secretária munici Cultura, Rubia Frizz palestrante da reunião-a segunda-feira (15) da C Indústria, Comércio e


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.