Contato, março 2023: Mudanças

Page 1

CABINES TELEFÔNICAS ABANDONADAS

Não fique para trás

Tesouros no deserto

Você não está só

Um alegre reencontro

Bem-vindo ao outro lado

MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

3

Contato pessoal Um gosto adquirido

Todo ano, em 31 de dezembro, milhões de pessoas com as melhores intenções do mundo fazem resoluções relacionadas a mudanças que desejam que aconteçam em suas vidas no novo ano. Se você faz parte desse grupo e fica firme em fazer as mudanças desejadas, parabéns! Infelizmente, estudos mostram que a maioria desiste em fevereiro ou março.

Por quê? — muitos se perguntam. Psicólogos, gurus de autoajuda, coaches de vida e outros oferecem um sem-número de respostas. Muitos sugerem que as metas não foram abandonadas, mas não eram irrealistas e a realidade se impôs, ou faltaram mecanismos de prestação de contas.

São possibilidades plausíveis, mas acredito que, muitas vezes, simplesmente estamos satisfeitos com o status quo. É possível que nossa satisfação ou resignação à situação em 31 de dezembro seja maior que nosso desejo por mudanças. Como escreveu o dramaturgo Arnold Bennett: “Qualquer mudança, mesmo uma mudança para melhor, é sempre acompanhada de inconvenientes e desconfortos”.

Na maior parte do tempo, vivemos no piloto automático. É perfeitamente natural e normal desejar rotina, mas há muito a ser descoberto fora de nossas zonas de conforto. “Tendemos a criar entulhos e permanecer estagnados quando estamos fazendo as mesmas coisas de sempre. Quando começamos a ver as coisas de maneira diferente e a olhar ao nosso redor, abrimo-nos para novas possibilidades e oportunidades” — explica a coach Julie Coraccio.

A Palavra de Deus é sempre uma fonte segura de coragem para o crescimento. A Bíblia tem muito a dizer sobre os benefícios em mudar e que Deus nos acompanhará a cada passo do caminho. É possível sentir o entusiasmo de Deus enquanto Ele descreve as mudanças que Ele promove: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”1

Quaisquer que sejam as mudanças ou escolhas diante das quais você se encontra, lembre-se de que Deus ama você. Criou a cada um de nós com amor infinito e trabalha em sua vida para o seu bem. Se recorrermos à Sua Palavra, Ele nos oferecerá orientação em tempos incertos.

1. Isaías 43:19–NVI

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para obter informações sobre a Contato e outros produtos criados para a sua inspiração, visite nossa página na internet ou contate um dos distribuidores abaixo.

www.activated.org/pt

revistacontato.mail@gmail.com

Editor executivo: Ronan Keane

Editor: Mário Sant'Ana

Design: Gentian Suçi

© 2023 Activated. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Hebe Rondon.

A menos que indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada”–Tradução de João Ferreira de Almeida–Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Volume 24,
Número
2

RECONSTRUCAO

Os verdadeiros heróis são aqueles que reconstroem suas vidas usando a adversidade como degrau para a grandeza em meio ao caos que a vida lhes lançou. —Nikki Rowe

Seu potencial está à sua frente. Quer você tenha 8, 18, 48 ou 80 anos de idade, ainda tem espaço para melhorar. Pode se tornar melhor amanhã do que é hoje. —John C. Maxwell (n. 1947)

Quando a derrota vier, aceite-a como um sinal de que seus planos não são sólidos, refaça-os e parta mais uma vez em direção ao objetivo desejado. Napoleon Hill (1883–1970)

Na noite de 9 de dezembro de 1914, uma explosão deflagrou um incêndio em um grande laboratório em West Orange, no estado americano de Nova Jersey. Pelo menos dez prédios foram destruídos, transformando em cinzas anos de pesquisa e desenvolvimento. Somente as perdas de bens tangíveis foram estimadas em 148 milhões de dólares (em valores de hoje) — algo em torno de R$ 800 milhões. “Lá se foram todos os nossos erros” — declarou o fundador e CEO do laboratório, assistindo às chamas.

“Apesar de ter 67 anos de idade — disse a um jornalista do New York Times — recomeçarei amanhã.” Na primeira edição do dia seguinte, o jornal publicou a convocação para os 7 mil funcionários do laboratório se apresentarem imediatamente ao trabalho, para dar início à reconstrução. Qualquer um ficaria abalado com bem menos, mas os anos de tentativas e erros condicionaram Thomas Edison a ver tragédias como oportunidades.

Felizmente, os reveses que sofremos tipicamente não são nem de longe tão catastróficos, mas têm duas coisas em co-

mum com o que aconteceu ao grande inventor. A primeira é que, qualquer que seja a natureza do evento, temos de decidir como reagiremos. Então, dependendo dessa decisão, esses acontecimentos nos influenciarão para melhor ou para pior.

No primeiro plano, o pensamento positivo e a força de vontade são duas forças poderosas capazes de fazer com que as circunstâncias mais difíceis se tornem benéficas para os por elas afetados, mas quando evocamos a ajuda do Deus todo-poderoso, nossas chances de obter um resultado positivo aumentam exponencialmente. “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que Lhe dedicam totalmente o coração.”1

No segundo plano, se pedirmos a Deus para usar cada desafio que encontramos para nos ajudar a nos tornar pessoas melhores, Ele nos atenderá. Na verdade, uma de Suas orações preferidas é: “Faça de mim uma pessoa melhor”.

Keith Phillips foi editor-chefe da Contato por 14 anos, de 1999 a 2013. Atualmente, ele e sua esposa, Caryn, prestam assistência a moradores de rua nos EUA. ■

Por Keith Phillips
1. 2
16:9
Crônicas
Charles Edison, Thomas Edison, C. H. Wilson e um homem não identificado, diante dos escombros deixados pelo incêndio de 1914. Ao fundo, o Edifício 24.
3

APRENDER A PROMOVER MUDANCA

Nos tempos de mudança, muitas vezes sentimos e vemos Deus se movendo e trabalhando em nossas vidas, pois a transformação está à nossa volta! Quando é Ele quem nos mostra uma nova direção, estamos diante de uma boa mudança, mesmo que traga novos desafios, pois significa progresso, avanço e novos horizontes. Quando Deus nos pede para começarmos a trabalhar em algo ou a nos mover em uma determinada direção em nossos pensamentos e esforços, podemos estar certos de que será o que necessitamos e para onde devemos ir.

A mudança é uma coisa engraçada. Ao mesmo tempo em que mudar é maravilhoso por nos ajudar a alcançar nossos objetivos, nos deixa desconfortáveis e desestabilizados, pois exige que aprendamos ou adquiramos habilidades. É natural, portanto, que isso provoque insegurança e incertezas.

“Tudo tem seu preço.” O conhecido ditado com frequência se aplica às mudanças que fazemos. Queremos os resultados, mas, muitas vezes, preferiríamos não passar pelo processo de mudar, pelas fases de transição e ajuste. Buscamos atalhos para um estado de prosperidade e estabilidade que a mudança promete proporcionar. Entretanto, por mais maravilhoso que isso possa parecer, não é realista.

Precisamos ver o processo de mudança como parte da recompensa, porque é o que ajuda a fortalecer a fé, o caráter e a produzir crescimento em nossas vidas. A Palavra de Deus nos fala sobre os méritos e o valor dos tempos de provações e desafios.

Descobrir como Deus quer que mudemos e passemos a agir é positivo. Ele não nos pede para mudar simplesmente em nome do nosso autoaperfeiçoamento, mas porque conhece a Sua vontade e o Seu plano para cada um de nós e como podemos cumpri-los da melhor forma possível.

É natural sentir certa inquietação diante da possibilidade de mudanças, mas confie em Jesus e em Suas promessas infalíveis. Ele prometeu estar sempre com você, nunca o deixar nem o abandonar, aconteça o que acontecer. Também podemos consultá-lO sobre quaisquer mudanças futuras e qualquer coisa que se torne fonte de inquietação e insegurança. Ele tem as respostas!

As mudanças geralmente produzem uma dose de incerteza temporária, sensação de instabilidade, exigem paciência e perseverança nas fases de transição. Contudo, podemos confiar que todas as mudanças que Deus traz em nossas vidas são para o nosso bem. Ele está preocupado com tudo que nos afeta. As mudanças que

4
Por Maria Fontaine

promove contribuirão para o nosso bem e tornarão nossa vida melhor.

Dicas para aceitar mudanças

Não tente “se preparar” demais, imaginar cenários, ou ficar sempre indagando “e se?” para tentar entender tudo com antecedência. É comum e natural tentar antever eventualidades, mas o fato é que Deus nos dá a graça quando chega a hora, quando a mudança acontecer. Portanto, a melhor coisa que podemos fazer enquanto esperamos é colocar nossa confiança nEle, fortalecer nossa fé e tentar evitar nos preocupar com isso.

Certas mudanças levam algum tempo para se completarem, o que põe à prova a paciência de muitos, especialmente de quem busca progressos e resultados imediatos! É natural. Entretanto, dentre as várias razões de Deus permitir que tantas coisas na vida demorem, existe o fato de isso produzir os melhores resultados. O tempo nos ajuda a crescer no processo da mudança, a entender mais sobre a Sua natureza, plano para nossas vidas e como como Ele age, tornando nossa experiência de vida mais completa. É o que nos ensina fé, confiança,

perseverança e paciência. Como o lemos na Bíblia: “Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.”1

E, enquanto você espera pelas mudanças que estão chegando, há muito ao que dedicar seu coração, mente e esforços agora, hoje, para preparar o caminho para o que Deus quer fazer em sua vida no futuro próximo ou distante. Aceitar as mudanças de hoje fortalecerá e preparará seu coração, mente e espírito para lidarem com as que estão por vir.

Nós, cristãos, não temos com o que nos preocuparmos e podemos esperar o melhor no tocante ao futuro, independentemente dos desafios e provações que virão. Deus está no controle. Podemos descansar na verdade de que qualquer mudança que Ele trouxer em nossas vidas será para o nosso bem e para o benefício daqueles a quem Ele nos chamou para amar e alcançar com o Seu amor.

Maria Fontaine e seu marido, Peter Amsterdam, são diretores da Família Internacional, uma comunidade cristã de fé. Adaptado do artigo original. ■

1:4 5
1. Tiago

TEMPO DE MUDANÇA

Um dos maiores desafios do mundo moderno é a quantidade das mudanças que afetam nossas vidas. Em um ciclo em constante turbilhão, as tendências nascem e morrem mais rápido do que nunca, as pessoas seguem e deixam de seguir dezenas de pessoas ao longo de um ano. Celebridades ou artistas surgem em um mês e caem no esquecimento no seguinte.

Sou uma das muitas pessoas que têm dificuldade com esse estado de coisas. A mudança é muitas vezes necessária e boa, mas nem tudo muda para melhor. E a distinção entre avanço e retrocesso nem sempre é óbvia.

Um alicerce para a vida ajuda a renunciar ao que não tem tanta importância. Para quem Deus é o ponto de referência, é mais fácil distinguir as coisas que devem permanecer —tais como a sinceridade, a bondade e integridade— daquelas que podem mudar, como o local de residência, o ambiente de trabalho ou como contribuímos com a comunidade.

Mudanças incríveis acontecem em sua vida quando você decide assumir o controle sobre o que você tem poder em vez de desejar controlar o que não lhe cabe. —Steve Maraboli (n. 1975)

Deus também pode orientar cada um com respeito às mudanças, tais como, que igreja frequentar, em qual escola matricular seu filho ou que carreira é melhor seguir. Prometeu nos guiar se depositarmos nossa confiança nEle e Lhe entregarmos nossos caminhos.1 Quem O buscar e atender à Sua voz mansa e delicada, terá paz em suas escolhas. Quem permanecer fiel à Palavra de Deus e em contato com Ele, contará com Sua ajuda para discernir as mudanças que mais contribuirão para seu progresso.

Deus muitas vezes trabalha em nossas vidas por meio de acontecimentos que violam limites e agitam as coisas. Portanto, não tenha medo de abraçar as mudanças que surgirem em seu caminho, quando estiverem de acordo com a Bíblia e Seu Espírito. Floresça, progrida, cresça e avance com Jesus, que é o mesmo hoje, ontem e o será para sempre.2

Amy Joy Mizrany nasceu e vive na África do Sul, onde é missionária em tempo integral na organização Helping Hand e membro da Família Internacional. Nas horas vagas, toca violino. ■

1. Ver
3:5–6. 2.
13:8.
Provérbios
Ver Hebreus
6

UM ALEGRE REENCONTRO

Não conheço ninguém que faça tantas piadas com a morte como meu pai. Aos 94 anos, diz que nunca sonhou viver tanto, superando minha mãe, que partiu há 30 anos. Ele brinca que talvez Deus tenha Se esquecido dele. Quando o visito, a pior parte para mim é a despedida, porque nunca há garantia de que o verei novamente. Papai, contudo, parece bastante tranquilo com sua situação. Às vezes, sinto que me comporto como uma acumuladora, tentando preservar meus momentos com ele.

Tive um sonho que mudou minha perspectiva. Estava pensando no meu relacionamento com meu pai enquanto adormecia no sofá da sala dele e, de repente, eu estava do outro lado. Reconheci alguns dos meus entes queridos que já haviam ido para o céu, sentados em uma sala cheia de luz, observando os recém-chegados. A cada poucos minutos, um elevador de vidro subia trazendo alguém que era recebido com abraços e uma alegre celebração. Aqueles meus conhecidos estavam esperando por aqueles que deixavam esta vida. Todas as lágrimas e tristezas aqui foram compensadas com alegria lá.

A melhor parte do sonho foi ver como aquele comitê de recepção esperava. Ninguém ali estava impaciente ou

1. Nota de Joyce: Meu pai morreu tranquilamente nos braços de um querido amigo pouco tempo depois de este artigo ser escrito.

irritado, como costumo ficar em aeroportos ou estações de ônibus. Era uma espera linda e tranquila, pois sabiam que tudo ia acontecer no tempo perfeito de Deus. Percebi que papai está vivenciando esse mesmo tipo de paz. Depois desse sonho, passei a ver meu pai de outra forma. Considero uma bênção cada vez que falo com ele ou o vejo, mas parei de me preocupar. Seu tempo está nas mãos de Deus e sua passagem se dará no Seu tempo, quando será recebido por pessoas amadas em seu lar eterno.1

Joyce Suttin é professora e escritora e mora em San Antonio, EUA. ■

Jesus preparou no Céu um lugar para cada crente.2 Se quiser a certeza de que irá para o céu, onde se encontrará com aqueles que foram antes de você e estão à sua espera, tudo que precisa fazer é receber Jesus como seu Salvador, por meio de uma simples oração, como esta: Querido Jesus, obrigado por dar a vida por mim, para que eu possa viver para sempre no céu. Por favor, entre no meu coração. Peço que me perdoe pelas coisas erradas que fiz, encha-me com o Seu Espírito Santo e me conceda a dádiva da vida eterna. Obrigado. Amém.

Por Joyce Suttin 2. Ver João 14:3.
7

ENVELHECENDO E MUDANDO

Muitas vezes há um equívoco de que quanto mais velhos ficamos, menos maleáveis e dispostos a mudar nos tornamos. Tenho visto que muitas vezes é bem o contrário! À medida que envelhecemos, nossos corpos, mentes e espíritos experimentam inúmeras mudanças. Tantos novos fatores entram em nossas vidas que somos levados a mudar hábitos anteriores e aceitar novos cenários. Estudos mostraram que mesmo pessoas mais velhas podem produzir células cerebrais.1

Para o crente, isso não é apenas possível, mas bastante provável. “Por isso não desfalecemos. Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.”2 O declínio físico não o significa fim de nossa utilidade para Deus!

No meu caso, envelhecer me impôs algumas mudanças na forma como faço as coisas. Certas atividades não me são mais possíveis devido à redução da minha capacidade física. Meus músculos, tendões e ossos não aguentam mais o estresse e a tensão com os quais estavam acostumados. Como não consigo manter o

ritmo acelerado de antes, tenho de adotar rotinas mais adequadas para a minha idade.

Até recentemente, eu jogava em um time de basquete. Os rapazes foram muito acolhedores e me fizeram sentir bem-vindo e senti que contribuía para o grupo, até que comecei a mancar e correr a quadra inteira se tornou cada vez mais – e visivelmente – difícil. Durante um jogo, o público nas arquibancadas me aplaudiu quando fui substituído pelo técnico. Apreciei o apoio, mas, na verdade, foi bastante humilhante e percebi que precisava lidar com minha condição. Depois de alguns testes, ficou claro que eu precisava de uma cirurgia no quadril antes de poder jogar bola novamente. Enquanto isso, passei a

8
1. Amy Norton, "Older adults can still grow new brain cells," [Idosos ainda podem produzir células cerebrais] Healthday, 6/4/ 2018 2. 2 Coríntios 4:16

praticar ciclismo, que é muito menos agressivo à minha condição.

A Bíblia tem muito a dizer sobre mudanças, mas não diz em nenhum lugar que elas são reservadas para os jovens ou para os de meia-idade. Quer estejamos começando a subir ou chegando ao topo da colina, temos de continuar crescendo para ficar perto de Deus e seguir em frente. Embora Deus seja chamado de Ancião de Dias,3 Sua criação passa por constantes ciclos de mudança e fases da vida — um pensamento animador para nós, idosos.

Não finjo ser jovem. Aceito minha idade e a vejo como uma oportunidade de aprender, adotar novas perspectivas e fluir o máximo possível com as mudanças e desafios. Permaneço jovem de espírito, sim, mas admito que não sou jovem de corpo e espero que tenha crescido em entendimento e sabedoria.

Aqui estão algumas das mudanças que vivenciei nos anos recentes. Se você for mais velho, pode tentar elaborar sua própria lista.

— Adquiri uma maior consciência de saúde e bemestar. Minha esposa e eu prestamos mais atenção à nossa alimentação, exercícios, sono etc., e tentamos levar uma vida mais saudável e equilibrada.

— Valorizo mais os amigos e a família, pois percebo que possivelmente alguns deixarão essa vida antes de mim. Agora tento ficar mais em contato com os entes

queridos, envolver-me positivamente em suas vidas e estar presente quando eles precisam de ajuda.

— A Palavra de Deus tornou-se mais real para mim. Eu me aprofundo nela e regularmente descubro novas verdades ou desenterro antigas.

— Por ter menos força física, tenho que organizar meu trabalho e meus dias para usar melhor meu tempo. Estou me esforçando para ser mais eficiente. Tento manter uma lista de tarefas em andamento, defino um alarme para compromissos, anoto detalhes importantes do trabalho e transações comerciais.

— Há muitas coisas das quais precisaremos renunciar na velhice, mas Deus prometeu nos ajudar a substituílas por outras, mais adequadas para esse momento da vida.

— A velhice também pode ser uma época de tirar a poeira de sonhos antigos, arquivados e realizálos. Que sonho você tem que agora pode tentar concretizar?

— De muitas maneiras, minha fé é submetida a testes maiores, mas que me fortalecem espiritualmente.

Não quero pintar um quadro cor-de-rosa da velhice, porque há muitas dificuldades que lhe são inerentes, mas mesmo estas servem para nos aproximar de Deus. Ele começou uma boa obra em nós e a fará até o fim. 4

O apóstolo Paulo expressou isso claramente quando disse: “Irmãos, não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço, e é que, esquecendome das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” 5

Gabriel García V. é editor da Contato em espanhol e membro da Família Internacional no Chile. ■ 3. Ver Daniel 7:13. 4. Ver Filipenses 1:6.
9
5. Filipenses 3:13–14

Tesouros no deserto

A vida me ensinou que caminhar com Deus é tudo menos previsível. O terreno que percorremos com Ele pode variar ao longo dos dias. Ele realmente nos conduz por muitos “pastos verdejantes”, onde é impossível duvidar de Sua presença, Suas bênçãos são derramadas em abundância, não há fome, a sede inexiste e nada nos falta.

Há também desertos e regiões ermas que fazem a vida parecer uma grande estiagem, uma caminhada sem fim. A aridez e desolação se estendem por quilômetros. Implacável, o Sol nos castiga com seu calor, sua claridade nos impede de ver a presença de nosso Criador e companheiro constante. Então nos perguntarmos: Será que vale a pena continuar?

Já passei pela mudança repentina de um pasto verde para um deserto. No entanto, apesar da cansativa jornada, posso dizer confiante que os tempos de peregrinação no deserto serviram para enriquecer minha vida mais do que praticamente qualquer outro período.

Ao experimentar uma dessas mudanças abruptas, minha primeira reação foi me perguntar: Como isso aconteceu? Como acabei neste estado? Mas ao conversar e ler os escritos de outros companheiros de viagem na estrada da fé, percebi, para meu alívio, que períodos de estiagem espiritual não é ocorrência incomum. Os sintomas desta secura variam de pessoa para pessoa. No meu caso, o fogo

e a paixão com que fazia meu trabalho foi consideravelmente atenuado. Em parte, por conta de um aparente declínio nos progressos visíveis realizados. Senti como se trabalhasse em vão. Deus parecia distante e silencioso. O mero esforço de colocar um pé na frente do outro para avançar parecia cansativo.

Para afastar o coração e a mente da autopiedade à qual quase sucumbi, comecei a pensar em minha vida e em todas as maneiras pelas quais Jesus maravilhosamente me ajudou. Pensei nas muitas lições que aprendi ao longo dos anos, que estavam servindo como salvavidas para mim.

Lembrei-me então do meu amor pela escrita, algo que eu queria perseguir há anos, mas protelara. Pus-me a escrever e quanto mais escrevia, mais realizado me sentia. O efeito foi surpreendentemente terapêutico para minha vida espiritual. Reconecteime com Jesus e Ele me inspirava com mais sobre o que escrever. Quanto mais eu escrevia, mais perto dEle eu ficava. Sem o sofrimento da jornada pelo deserto, nunca teria redescoberto, muito menos perseguido, o chamado que o Senhor me deu como escritor, que se tornou meu tesouro no deserto.

Lembro-me de João Batista, que também passou algum tempo no deserto antes de sua missão de preparar o caminho para a

10

deserto

vinda do Messias, Jesus.1 Certamente houve um momento em que se cansou de vagar pelo deserto. Imagine viver com uma dieta de “gafanhotos e mel silvestre”.2 O tempo passado no deserto, porém, foi o que o preparou para cumprir o chamado de Deus tinha para ele.

Embora minha travessia pelo deserto não tenha terminado, sigo em frente, confortandome no fato de que não estou só. Meu Criador e melhor amigo anda comigo e mostra o caminho. Estou muito encorajado pela promessa: “Porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”3

Se você se encontrar em um lugar desértico, não desanime. Persista na fé e descanse no conhecimento de que “o homem que anda com Deus sempre chega ao seu destino”. Além disso, sua jornada no deserto pode levá-lo a tesouros que não seriam encontrados em nenhum outro lugar.

Steve Hearts é cego desde o nascimento. É escritor, músico e membro da Família Internacional na América do Norte. ■

Às vezes, ando ao Seu lado

E sinto Sua doce presença, Como uma fragrância que permeia o ambiente. Lindas flores parecem brotar

Ao toque dos Seus pés,

E ouço Sua voz como águas correntes.

Às vezes, porém, tateio à Sua procura

E não vejo nenhum sinal terreno

Enquanto por um vasto deserto estou a vaguear. Meus clamores são atendidos com silêncio

Por parte do céu implacável, Não encontro evidência de que Você ali está.

Às vezes, por pastagens verdejantes, Ao lado de sonoros riachos borbulhantes; Outras por cânions imensos e profundos no escuro; Às vezes, em terras áridas e desoladas

Onde o calor dissolve meus sonhos, E, fraco, Sua mão que me guia com cuidado, eu seguro. Ainda assim meus pés continuarão a trilhar

O caminho por onde Você me guiar, E este coração confiará até o fim, E mais profundamente o conhecerá, Quando todos os meus sentimentos se dispersarem.

Embora eu não Te veja, meu mais Fiel Amigo, Você ali está.4

MEU MAIS FIEL AMIGO 1. Ver Lucas 1:80. 2. Ver Mateus 3:4. 3. Isaías 43:19
11
4. Treasures in the Snow, copyright © 2000 por TFI.

Se acha que cometeu erros, pegou estradas que não devia e até fracassou de alguma maneira, está em boa companhia. Muitos dos heróis de Deus sobre os quais lemos na Bíblia passaram pelo mesmo e aprenderam com seus erros. Deus veio a eles, em meio aos seus sonhos fracassados, esperanças desapontadas e lhes deu nova razão para viver. É o que Ele pode fazer quando renunciamos aos nossos próprios planos e projetos, para tentar os dEle. Dá-nos metas para nos ajuda a crescer, nos mover na direção certa e depois nos ajudar a alcançá-las. Dê-Lhe uma chance. Deixe-O lhe dar as boas coisas que reserva para você.

— Nana Williams

Aprenda com o passado, viva o presente e tenha esperança para o futuro.

— Albert Einstein (1879–1955)

Nunca abandone a esperança. Um dia, verá que tudo se ajeitará. O que você sempre desejou finalmente se concretizará. Você olhará para trás e rirá do que passou e se perguntará: “Como consegui passar por tudo isso?”

— Anônimo

Faça aquilo que acha que não consegue fazer. Falhe. Tente de novo. Melhore na segunda tentativa. As pessoas que jamais tropeçam são as que nunca correm risco. Este é o seu momento. Vá com tudo.

— Oprah Winfrey (n. 1954)

Levante-se e siga em frente

Já tentou? Já falhou? Não importa. Tente de novo. Falhe de novo. Falhe para melhor.

— Samuel Beckett (1906–1989)

Não desperdice energia tentando esconder o fracasso. Aprenda com seus erros e parta para o próximo desafio. Falhar é normal. Se não estiver falhando, não está crescendo.

Não sou julgado pelo número de vezes que falhei, mas por quantos sucessos alcancei. O número de êxitos que obtive é diretamente proporcional ao das vezes em que falhei e continuei tentando.

A adversidade desafia os limites do desempenho aceito. Até que uma pessoa aprenda com a experiência que é capaz de superar a adversidade, hesita em se desafiar a superar os próprios limites. O fracasso nos leva a repensar o status quo.

(n. 1947)

Dedique-se a um sonho. Ninguém que tente fazer algo grandioso e falha é um fracasso total. Por quê? Ele pode viver para sempre na certeza de ter vencido na mais importante batalha da vida, ao derrotar o medo de tentar.

Para pensar
12

Abalado pelas mudancas da vida?

Respostas às suas perguntas

P: Prefiro a estabilidade e rotina às mudanças dramáticas. Entretanto, ultimamente, elas têm sido inevitáveis. Isso é inquietante. Como posso aprender a lidar com circunstâncias dinâmicas sem ficar tão abalado?

R: Você tem razão: mudanças são inevitáveis. Na verdade, a vida é uma sequência interminável de curvas e voltas. Tornar-se um adulto demora cerca de 20 anos. Para chegar a ser a pessoa que Deus deseja é preciso a vida inteira. Ajudar nossos filhos a lidar com as dores de crescimento causa em nós mudanças tão significativas quanto as que eles vivenciam. Quando as pessoas que nos são mais próximas passam por mudanças muito profundas, também somos afetados. Transformações macro como as que ocorrem na economia, na política ou no ambiente também têm seu impacto em nós. Não podemos fugir das mudanças, mas podemos nos beneficiar ao máximo delas. Veja como:

Identifique as condições. Separe os aspectos sobre os quais você exerce algum controle dos demais e entregue todos a Deus que, em última análise, controla todas as coisas.

Entenda as condições. Faça a diferença entre os aspectos práticos e os emocionais, e lide com cada um segundo seus respectivos méritos. Juntos, podem ser difíceis de enfrentar, mas, individualmente, tornam-se, de um modo geral, administráveis.

Mantenha a mente aberta. O que você tem feito ou como tem agido pode ter produzido bons resultados até agora, mas pode haver alternativas melhores.

Evoque a ajuda de Deus. As circunstâncias podem ser demais para você, mas não para Ele. “Para os homens isto é impossível, mas para Deus tudo é possível.”1 Esse é o fator Deus.

Permaneça positivo. Concentre-se nas oportunidades, não nos obstáculos.

Dê e receba apoio. É muito provável que você não seja a única pessoa envolvida na questão. Comunique-se com os demais e encontre formas que gerem benefícios que possam ser compartilhados por todos.

Tenha paciência. O progresso é, muitas vezes, um processo de três passos: um passo para trás e dois para frente.

Pense no longo prazo. “Aquele [Deus] que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.”2 ■

UMA ORAÇÃO PARA OS TEMPOS DE MUDANÇA

Pai celeste, Sua criação está em constante transformação —estações e ciclos em perpétuo movimento. Ajude-me a fluir assim, sem medo de renunciar a meus hábitos e rotinas para fazer descobertas. Em vez de me esconder na segurança do que me é familiar, ajude-me a me aventurar em territórios desconhecidos, a não estagnar, mas progredir e continuar a crescer. Acima de tudo, ajude-me a mudar nas maneiras que Você quer que eu mude, para me tornar tudo que Você sabe que posso ser.

1. Mateus 19:26
13
2. Filipenses 1:6

Cabines abandonadastelefônicas

Eu morava em uma cidade lotada de cabines telefônicas abandonadas. Obsoletas e desprezadas, são lembranças lúgubres, silenciosas e vazias da utilidade que tiveram outrora. Hoje apenas ocupam espaço nas calçadas. São inúteis —exceto para algumas aranhas, sempre rápidas para tecer suas teias nos cantos mais afastados. Vinte ou trinta anos atrás, esses cubículos eram vitais para a comunicação, mas foram substituídos pelos telefones celulares, tornando-se relíquias que não recebem manutenção nem são removidas.

As velhas cabines não me dão um sentimento bom. Lembram-me pessoas presas ao passado porque não conseguiram ou não quiseram se adaptar ao novo. Qualquer um está sujeito a isso. Se nos concentrarmos no passado em vez de no presente e no futuro, perderemos o contato com o mundo que nos rodeia e seremos deixados para trás. O contexto está sempre mudando, precisamos estar prontos para mudar com ele, para aprendermos habilidades e nos empenharmos continuamente rumo ao progresso. Isso é válido para nossa vida física ou espiritual. Para mim, o ano passado foi de muita aprendizagem. Mudei-me do Oriente Médio para a Índia, onde assumi

um novo trabalho. Isso foi certamente um desafio. Mudar é muitas vezes terrivelmente difícil, mas descobri que, geralmente, é benéfico para mim. Precisei me adaptar à nova situação e tenho aprendido muito no processo.

A natureza humana parece querer que as coisas permaneçam estáticas, mas a maneira como agimos ontem muitas vezes não é a melhor opção para as necessidades de hoje. Quer mudemos, quer não, muitas inovações de ontem são antiquadas hoje. Basta dar uma olhada no mundo da informática e suas engenhocas em constante mutação. Recentemente, folheei uma edição relativamente recente de uma revista especializada em equipamentos eletrônicos e tive de rir das grandes inovações de então que hoje já estão desatualizadas.

Como diz o ditado: “O tempo não espera ninguém”. O melhor é acompanhar a evolução.

Curtis Peter van Gorder é roteirista e mímico. 1 Passou 47 anos realizando atividades missionárias em dez países. Atualmente vive com sua esposa, Pauline, na Alemanha. ■

1. http://elixirmime.com 14

CONTAR

O Salmo 90 é uma bela oração em que Moisés pede: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio.”1

Interpreto que ele quer que diminuamos o zoom, para ver toda a cena, do começo ao fim da vida breve e finita, para assim discernirmos com mais propriedade o que é de fato importante.

Ao longo dos últimos anos, meu pequeno mundo passou por muitas mudanças. Algumas eram previsíveis, como o crescimento de nossos filhos, que, adultos, se mudaram para viverem com mais autonomia. Outras foram inesperadas, como a morte de pessoas próximas e grandes mudanças nas carreiras. Já vivenciei muitas mudanças e sempre parti do princípio de que as coisas mudariam. Viver em um novo lugar, fazer algo inédito para mim ou estar perto de desconhecidos são coisas pelas quais já passei várias vezes. Na maioria das vezes, contudo, eu esperava que o mundo em geral fosse uma plataforma mais segura para todas as minhas mudanças pessoais.

Os últimos anos mostraram o contrário. Todos aprendemos que o mundo pode mudar radicalmente. A sensação de estar totalmente fora de controle e não saber mais quais são os parâmetros me abalou. Muito pode mudar! Muito pode ser tirado! Minha alma não estava em paz. Não foi o que muitos sentiram?

Reconhecer que não estamos no controle pode ser muito perturbador. Fiquei entre o medo e o pânico, até ver que precisava ajustar a mentalidade. Incapaz de viver nessa tensão, senti o desespero de saber no que me concentrar e como ver as coisas. Não orei inicialmente nas palavras do Salmo citado anteriormente, mas meu clamor foi o mesmo.

Não é a única maneira para lidar bem com a mudança, mas, para mim, tem sido fundamental reformular as coisas que estão mudando na minha vida e no mundo em geral. A perspectiva da eternidade traz clareza ao cotidiano.

Marie Alvero foi missionária na África e no México. Ela atualmente vive uma vida feliz e ocupada com seu marido e filhos no centro do Texas, EUA. ■

As folhas no outono não mudam de cor pelo toque de uma geada, mas pelo processo de decomposição natural. — Caem quando seu trabalho está feito. — E sua coloração esplêndida é apenas sua graciosa e bela entrega de vida após terminarem sua oferta de serviço a Deus e ao homem. E uma das grandes lições que a queda da folha ensina é esta: Faça bem o seu trabalho, e então esteja pronto para partir quando Deus chamar.

(1809–1894)

1. Salmo 90:12
15

Com amor, Jesus

O LIVRO DA SUA VIDA

Quando criei o livro de sua vida, não o tornei uma obra-prima encadernada, mas um fichário, que permite que folhas sejam acrescentadas e retiradas. Por isso, você pode escolher livremente acrescentar uma página ou suplemento, ou uma seção totalmente nova, se necessário.

Se mantiver seu livro aberto para Mim, deixar-Me folheá-lo e fazer ajustes, posso continuar a trabalhar para transformar sua vida de modo a cumprir Meu propósito para você. Talvez goste das folhas como são e esteja confortável com o layout e a espessura de seu fichário, mas, se confiar que posso trabalhar em sua vida, Eu o ajudarei a fazer os ajustes necessários.

Seja flexível, esteja disposto a se expandir e se adaptar a novas circunstâncias e tempos de mudança que lhe apresento; pronto para atender à necessidade, capaz de mudar e disposto a experimentar novas coisas ou métodos. Tenha fé e confie que o ajudarei.

Adoro transformar sua vida de um grau de glória para outro.1 Confie que com Minha ajuda poderá aprender e crescer em qualquer dimensão que precise. Pode mudar e expandir seus horizontes conforme a necessidade. Pode continuar a ser transformado para crescer na plenitude da Minha imagem enquanto continua buscando e dando atenção à Minha Palavra.

1. 2 Coríntios 3:18 AMPC.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.