Contato, janeiro 2023: Ano Novo

Page 1

INCLUIR DEUS NO PROCESSO DE DECISÃO

Um plano de divisão de poderes em 7 etapas A misteriosa escada caracol Resposta à oração O chamado Passeio com uma amiga

MUDE SUA VIDA. MUDE O MUNDO.

Contato pessoal Olhos no amanhã

Ao longo da jornada que chamamos vida, passamos por altos e baixos muitas vezes sem ideia do que está por vir. Tentamos fazer as escolhas certas, ser bons e sinceros, mas nem sempre temos clareza dos possíveis desdobramentos das nossas decisões.

Decidir não é algo simples, mesmo quando as coisas estão bem. Por isso, tomar decisões nos dias de hoje se tornou extraordinariamente complicado. Com certeza para os que se dedicam aos estudos da Cultura e da História, esta é uma época de grande interesse. Para o ser humano típico, porém, cada ano parece nos colocar diante de um conjunto sem precedente de riscos e incertezas.

Contudo, podemos nos apegar ao amor e ao desvelo de Deus por nós, mesmo nos momentos mais sombrios e difíceis. “Ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”1

Em 1939, um jovem pregador e músico chamado Ira Stanphill casou-se com Zelma Lawson, filha de um pastor. Ela era pianista e tinha uma voz adorável. Nove anos depois, o casamento chegou ao fim, pouco tempo antes de Zelma morrer em um acidente de carro. Após a separação, Stanphill entrou em depressão e a morte da ex-esposa agravou o quadro.

Certa noite, enquanto dirigia, o homem começou a cantarolar sobre não saber o que o lhe sucederia e a importância de confiar em Deus diante de circunstâncias que não entendia. Ao chegar em casa, sentou-se ao piano e compôs “Nada sei sobre o futuro”, um hino que, desde então, tem servido de consolo e inspiração a muitos que se veem inseguros diante do porvir.

Deus não promete que andar com Ele será fácil, mas que todos os dias de nossas vidas estão em Suas mãos! Nesta época de incertezas é muito reconfortante perceber que Quem mais nos ama conhece o caminho e o percorrerá conosco.

Muitas coisas não compreendo

O amanhã, o que será? Mas um doce Amigo tenho Que minha mão sustentará

Contamos com uma grande variedade de livros, além de CDs, DVDs e outros recursos para alimentar sua alma, enlevar seu espírito, fortalecer seus laços familiares e proporcionar divertidos momentos de aprendizagem para os seus filhos.

Para obter informações sobre a Contato e outros produtos criados para a sua inspiração, visite nossa página na internet ou contate um dos distribuidores abaixo. www.activated.org/pt revistacontato.mail@gmail.com

Editor executivo: Ronan Keane Editor: Mário Sant'Ana Design: Gentian Suçi

© 2023 Activated. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil. Tradução: Mário Sant'Ana e Hebe Rondon.

A menos que indicado o contrário, todas as referências às Escrituras na Contato foram extraídas da “Bíblia Sagrada”–Tradução de João Ferreira de Almeida–Edição Contemporânea, Copyright © 1990, por Editora Vida.

Volume 24, Número 1
1. Hebreus 13:5
2

SENDO MIDA

Hoje fiquei pensando sobre o destemor. Fala-se muito sobre a importância de ser uma pessoa audaz, forte, tenaz, determinada e que nada teme, mas minha reflexão vai em outro sentido.

A única maneira de não temer é enfrentar o temor, não evitar ou ignorar o que provoca medo. É preciso encarar as coisas que tememos e abordá-las em oração, pedindo a Deus para lidar com todos os aspectos do que quer que esteja nos afetando.

Eu gostaria de ser destemida e, às vezes, penso que se eu simplesmente me recusar a pensar em algo não temerei. Isso pode funcionar com pequenos temores. Como temo que haja uma cobra na garagem, acender a luz para iluminar todo o ambiente afasta essa preocupação. Outros temores, porém, têm fontes externas, tais como o noticiário e a internet. É difícil não se deixar afetar pelo medo e não ter de lidar com ele ao longo do dia.

Esta semana, minha filha fez uma viagem de avião para o outo lado mundo. São tantas notícias sobre acidentes aéreos que foi difícil não ficar apreensiva durante a

viagem, mas me esforcei. Formulei uma oração muito completa, abrangendo todas as possibilidades assustadoras e implorando a proteção de Deus sobre ela. Acendi uma vela para me lembrar de continuar orando. Passei o dia pensando em minha filha, orando por ela e encarando minhas preocupações. Então, quando ela me disse que estava em segurança em seu destino com seus amigos, agradeci a Deus por protegê-la por ela a cada passo do caminho.

Enfrentar temores é um ato de fé. Requer acreditar que Deus realmente está no controle de todos os aspectos de nossas vidas e que Ele é maior que todas as nossas preocupações. E quando as enfrentamos em confiança, elas se tornam menos assustadoras. Confiar em Deus nos torna destemidos!

Joyce Suttin é professora e escritora aposentada e mora em San Antonio, EUA. Confira o blog dela https:// joy4dailydevotionals.blogspot.com/

3

INCLUIR DEUS NO PROCESSO

Uma sábia abordagem para tomar decisões consiste em três passos:

Primeiro, reconheça que você não sabe todas as respostas e consulte Quem sabe e, por isso, pode ajudá-lo a tomar a decisão certa: Deus.

Segundo, determine-se a decidir segundo a Sua vontade. Costuma ser a parte mais difícil, porque significa deixar suas opiniões e planos e fazer o que Ele deseja acima de tudo.

Terceiro, receba Sua resposta, que pode se revelar de diferentes maneiras. Relaciono aqui as mais prováveis, em ordem de importância e confiabilidade.

1. A Palavra de Deus. O primeiro lugar no qual devemos buscar a vontade de Deus é na Bíblia e em outros escritos por Ele inspirados. É onde estão Seus princípios que nos ajudarão a tomar decisões e encontrar respostas para praticamente toda pergunta ou problema que venhamos a ter. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho”1.

2. A voz da Palavra de Deus. Já lhe aconteceu alguma vez de estar pensando ou orando sobre algo e o Senhor trazer à sua memória um versículo ou passagem das

1. Salmo 119:105

2. Hebreus 4:12

Escrituras indicando como Ele via a questão? Já lhe sucedeu de estar lendo a Bíblia quando, de repente, um versículo ou passagem ganha um significado muito pessoal para você? A impressão é que fora escrito para você, a respeito da situação que você estava enfrentando. Deus aplica a Sua Palavra a você, à sua situação e você recebe a resposta que procura. “A Palavra de Deus é viva e eficaz”2

3. Revelação direta. Deus também nos orienta por meio de sonhos e mensagens que recebemos diretamente dEle, quando fala aos nossos corações. É o que a Bíblia chama de profecia. “Nos últimos dias, diz Deus, do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne. Os vossos filhos e as vossas

1
2 3 4

filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.”3.

4. Conselheiros divinos. Para encontrar a vontade de Deus em uma dada situação, peça a ajuda de pessoas fortes na fé, que tenham uma relação estável com Jesus e entendam como Deus age. “Onde não há conselho, frustram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem.”4

5. Circunstâncias e condições. Às vezes, é óbvia a direção na qual Deus está guiando. Se algo for a vontade de Deus, Ele normalmente abrirá uma porta de oportunidade para que isso se concretize. “Diante de ti pus uma porta aberta, que ninguém pode fechar.”5

6. Pressentimentos e preferências pessoais. É o que no mundo cristão alguns chamam de “testemunho do Espírito”. Os sentimentos podem ser traiçoeiros, mas se Deus quiser que você tome um determinado curso de ação, às vezes lhe dará um forte desejo ou uma convicção interior de que aquilo é o melhor. “Deleita-te no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração”6.

7. Sinais específicos predefinidos, também chamados de “sinais” ou “prova da lã”. É possível confirmar a decisão tomada pedindo a Deus uma manifestação específica.

Acima de tudo, acredite que Deus ama você e o ajudará a tomar a decisão certa — aquela que Ele sabe que, em última análise, será a melhor para você e para os outros. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”.7 Isso é uma promessa! ■

3. Atos 2:17

4. Provérbios 15:22

5. Apocalipse 3:8

6. Salmo 37:4

7. Mateus 7:7

Para pensar CONFIE NO PLANO DE DEUS

Este mundo é a oficina de Deus para formar homens. Henry Ward Beecher (1813–1887)

Caminhe com ousadia e sabedoria. Acima de você, há uma mão que o ajudará. Philip James Bailey (1816–1902)

A vida é uma tapeçaria: somos o urdume; anjos, a trama; Deus, o tecelão. Apenas o Tecelão vê todo o desenho. — Citado em Anjos – Pequeno Manual de Instruções, por Eileen Elias Freeman, 1994

O conhecimento máximo é saber que estamos cercados de mistério. Nem o conhecimento, nem a esperança para o futuro podem ser o pivô de nossa vida ou determinar sua direção. Devemos apenas nos permitir ser conduzidos pelo Deus ético, que Se revela em nós, e submetermos nossa vontade à Sua vontade. Albert Schweitzer (1875–1965)

Esperar indefinidamente é uma atitude extrema. Assim também é renunciar ao controle sobre nosso futuro e deixar que Deus defina nossa vida. Essa, de fato, é uma postura muito radical em relação à vida em um mundo preocupado com o controle.

Henri J. M. Nouwen (1932–1996)

Geralmente nos concentramos no que estamos fazendo ou para onde estamos indo, mas a principal preocupação de Deus é quem estamos nos tornando no processo. —Mark Batterson (n. 1969) ■

5

Um comeco incomum de um novo ano

Comecei o ano novo perdendo minha mala durante uma viagem. Não foi o melhor começo, mas, aprendi muito com essa experiência.

Estava voltando para casa, depois de visitar meus netos nos EUA no Natal, e aproveitei a oportunidade para comprar vitaminas para o ano todo e equipamentos difíceis de encontrar ou muito caros na Indonésia, onde moro. Como o conteúdo da minha mala era especialmente importante para mim, ao me ver diante da agonizante possibilidade de perder tudo aquilo, apegueime com fervor à esperança de que Deus resolveria as coisas e me ajudaria a recuperar minha mala.

Em retrospectiva, vejo que havia algumas coisas que eu poderia ter feito melhor. Quando fiz o check-in, o pessoal da companhia aérea me garantiu que minha mala iria até o meu destino. Na minha escala, no entanto, havia uma grande placa dizendo: “Passageiros em trânsito internacional, por favor, pegue sua bagagem antes do check-in para seu próximo voo”. Sem pestanejar, ignorei as instruções, pensando que minha mala era especial, por causa do que me disseram antes do embarque.

Muito provavelmente, porém, Deus estava tentando chamar minha atenção para aquela placa, mas a ignorei e, por isso, minha bagagem ficou na esteira no Canadá, enquanto segui caminho toda feliz!

No meu destino, percebi que minha mala não viera e entrei em pânico. Felizmente, o gerente do setor me garantiu que tentariam localizar minha bagagem e que, uma vez localizada, a enviariam para minha casa a 150 km do aeroporto!

Os três dias depois disso foram longos e repletos de sentimentos de frustração e desamparo. Eu não me perdoava por ignorar aquela placa do aeroporto dizendo o que eu deveria fazer. Como posso seguir a Deus se não consigo nem seguir as instruções de uma placa? Então alguém me enviou uma nota via rede social com o versículo “Aquietaivos, e sabei que eu sou Deus.”1 — Era exatamente o que eu precisava. Não havia nada que eu pudesse fazer a não ser me aquietar e depender de Deus para resolver as coisas.

Felizmente, recuperei meus pertences, que foram despachados do Canadá até minha casa, na zona rural da Indonésia. E tudo estava intacto.

Essa foi a melhor maneira de entrar no novo ano — totalmente dependente de Deus. Também percebi que preciso prestar mais atenção à “voz mansa e delicada” de Deus. Eu poderia ter me poupado de tanta preocupação e estresse se tivesse prestado atenção. Não é assim que quero passar os próximos 364 dias!

G.L. Ellens foi missionária e professora no Sudeste Asiático por mais de 25 anos. Embora aposentada, continua ativa no trabalho voluntário, além de perseguir seu interesse pela escrita. ■

1. Salmo 46:10 6

O CHAMADO

“Charley! Cadê você?”

No início, não estávamos preocupados. Nossa labradora preta adorava correr pela trilha poeirenta na mata. Enquanto caminhávamos, ela farejava rastros de coelho e desfrutava a vida ao máximo. Mas onde ela estava?

Chamamos, mas não houve resposta. Nem mesmo uma corrida distante que mexesse os arbustos e a espessa vegetação rasteira. Além do canto de um cuco e das árvores balançando suavemente, nada mais se ouvia.

Algo estava errado. Nossa amiga peluda nunca se comportara assim.

Saí da trilha e abri caminho através de samambaias enormes, arbustos espinhosos e raízes de árvores deformadas e retorcidas, gritando o nome dela no máximo volume.

“Charley!”

Um grito desconhecido à distância chamou minha atenção.

Poderia ser nossa cadela? Meu coração disparou, continuei até que cheguei a um tipo de açude. Não era um lago, ou um lugar onde você se senta na margem e observa os gansos voando e você se lembra das águas eternas da Palavra de Deus.

Não, aquele reservatório foi feito pelo homem. Escuro, profundo, com uma elevação peculiar e não natural. E lá, tentando desesperadamente escalar a borda de borracha, estava nosso animal exausto. Parecia que ela estava prestes a desistir. Mas então, quando ela me viu chegando, seus

uivos angustiados se transformaram em latidos de alegria canina. Consegui puxá-la para um lugar seguro e ambos voltamos felizes para o lugar onde havíamos nos separado.

“Charley, cadê você?”

Lembrei-me de quando Deus estava chamando Seu amigo no Jardim do Éden.

“Adão! Onde está você?”

Adão não caíra em um açude, mas comera o fruto da árvore proibida e isso trouxe a maldição do pecado sobre o mundo. Então, Deus, andando no frescor do dia, procurava companhia, mas não encontrou, porque Seus amigos não estavam lá.

Ao contrário de mim com meu cachorro, Deus sabia onde Adão e Eva estavam escondidos. Ainda assim, a dor que Ele sentiu deve ter sido muito maior do que a minha. Seus amados amigos estavam se escondendo dEle.

Deus ainda está chamando hoje. Ainda está proferindo as mesmas palavras. Está chamando cada um de nós diariamente.

Quando li essas palavras, coloquei meu próprio nome nelas. Isso as torna pessoal. Não estou tentando me esconder de Deus, mas, às vezes, fico aquém, não sou o que deveria ser. Contudo, a boa notícia é que Deus me perdoa e ainda deseja falar comigo no frescor do dia, assim como fez com Adão.

Koos Stenger é um escritor freelance na Holanda. ■

Por Koos Stenger
7

Com frequência é difícil entender por que Deus permite a dor, o sofrimento, a tragédia e assim por diante. Contudo, estou certo que Ele pode fazer com que todas as coisas cooperem para o bem enquanto fazemos o melhor ao nosso alcance para segui-lO.

Há alguns anos, comecei a fazer apresentações musicais em asilos. Minha música era bem recebida e a notícia se espalhou por várias casas de repouso na minha cidade, dando origem a mais oportunidades. Era algo que eu gostava de fazer. Todos os dias, ensaiava meu repertório e aprendia músicas, o que me ajudava a desenvolver minhas habilidades de violonista e cantor.

Infelizmente, por causa das restrições resultantes da pandemia do coronavírus, não pude continuar essa atividade. Não me preocupei muito no início, pois pensei que as coisas logo voltariam ao normal. Mas os dias se transformaram em semanas e as semanas em meses. Então tive de enfrentar a dolorosa verdade de que, até que as coisas mudassem, essa atividade estava fora de cogitação.

Além da falta que sentia desse trabalho, eu não sabia o que fazer com o tempo disponível e fiquei desanimado e até mesmo chateado.

No entanto, sabia que Deus queria que eu superasse tudo aquilo e que eu não devia alimentar sentimentos e emoções negativas. Então comecei a agradecer a Deus pelas primeiras coisas que me vieram à mente. Agradeci por Ele me dar uma moradia, pela minha saúde e a de

Um novo COMEÇO

meus entes queridos. Agradeci pelos meus conhecimentos em tecnologia. Apesar de ser cego, consigo usar computadores e smartphones com tecnologia assistiva de leitura de tela. Quanto mais eu Lhe agradecia, mais tranquilo e feliz me sentia. Isso também me permitiu me identificar com aqueles que ficaram desempregados ou desestabilizados devido à situação mundial. Movido de compaixão passei a orar mais pelos outros também.

Nessa época comecei a participar de reuniões online de comunhão e estudos bíblicos via Zoom. Isso me inspirou

8

muito e me deixou mais animado. Comecei a mergulhar na Bíblia e a meditar mais nas promessas de Deus que ela contém.

Um dia, alguém de um dos grupos online nos quais eu participava entrou em contato comigo e sugeriu que eu iniciasse meu próprio grupo de estudo bíblico online usando o Zoom. “Você tem muito a compartilhar”, disse ela, “e as pessoas precisam muito, especialmente em

tempos como estes”. Quanto mais eu pensava no assunto maior se tornava meu desejo de seguir aquela sugestão.

Sempre amei a Palavra de Deus e tinha vontade de ensiná-la, mas não me considerava um professor muito capaz. Por isso me dedicava a coisas com as quais me sentia mais confortável, como a música. Ao orar sobre essa nova ideia, senti a voz de Deus dizendo que Ele me ajudaria. Ele até me mostrou maneiras práticas de fazer isso. Como posso ler e escrever usando um computador, preparar as aulas se mostrou bastante factível. Algumas vezes, lia em voz alta, repetindo o que ouvia o áudio do leitor de tela. Fazer isso também no Zoom não seria difícil.

Compartilhar a Palavra de Deus com os outros dessa maneira me ajudou a continuar a crescer em espírito e me deu uma sensação de realização sem precedentes para mim. Apesar dos desafios que a pandemia trouxe, agradeço a Deus por usar seus desdobramentos em minha vida e fazê-los contribuir para o meu bem. Se eu continuasse com meu trabalho anterior com música, dificilmente teria encontrado minha nova paixão e vocação de ensinar a Palavra de Deus aos outros.

Você tem a sensação de que está chegando ao fim de um capítulo de sua vida? Em vez de ceder ao desânimo e à desesperança, olhe para cima, conte suas bênçãos e voltese para Jesus. Para tudo que termina, Ele tem algum tipo de recomeço. Tudo o que Deus permite em nossas vidas Ele faz com que contribua para o nosso bem. “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”1

Steve Hearts é cego desde o nascimento. Ele é escritor, músico e membro da Família Internacional na América do Norte. ■

1. Romanos 8:28
9

Oração pelas relações com os outros:

12 ORAÇÕES PARA O ANO NOVO

Oração por novos começos:

Querido Deus, obrigado por um novo ano e por Seu cuidado e bênçãos ao longo do que passou. Trago a Você minhas esperanças e planos, meus projetos incompletos e até minhas decepções. Ajude-me a não limitar Sua obra em minha vida enquanto planejo o próximo ano. Dá-me fé para confiar em Você e determinação para perseverar, conforme a Sua vontade.

Querido Deus, muitas vezes não trato os outros como deveria. Ajude-me a ser mais compreensivo, a perdoar e a pedir perdão. Envie Seu Espírito para curar as feridas de nossos relacionamentos, para que eu possa amar os demaiscom o mesmo amor que Você tem por mim.1 Ajude-me a desconsiderar as falhas alheias, a menos que eu tenha uma maneira para ajudar a outra pessoa,2 lembrando que o amor é sempre o melhor caminho a seguir.

Oração pelos cansados:

Querido Deus, estes últimos anos foram marcados por doenças, mortes, isolamento, temores, ansiedades, perdas de empregos, problemas econômicos e divisão dentro de nossa sociedade. Clamo pela renovação do meu espírito. Sei que nunca permite uma situação com a qual não consigamos lidar, pois temos Você e, a cada desafio, Você nos dá a força que precisamos.3 Você prometeu que Seu o jugo seria suave e Seu fardo leve.4

Oração pelos hábitos:

Querido Deus, confesso que criei hábitos que não são os melhores. Peço que Você me lembre quando eu cair em rotinas prejudiciais que me fazem desperdiçar tempo, energia física, mental, recursos ou minha saúde. Ajude-me a identificar os bons hábitos que podem ser reforçados, aqueles que preciso abandonar e quais preciso cultivar.

1. Ver 1 João 3:16.

2. Ver 1 Pedro 4:8.

3. Ver 1 Coríntios 10:13.

4. Ver Mateus 11:30.

5. Ver Salmos 68:5–6.

Oração pelos solitários: Querido Deus, Você é um Pai para os órfãos e coloca os solitários em famílias.5 Ajude-me a trabalhar ao Seu lado este ano para aliviar a solidão daqueles que vivem isolados. Mostre-me como mitigar o sofrimento daqueles que estão sozinhos. Ensine-me a aliviar a dor de uma criança de um lar desfeito, de um imigrante longe de sua família, de um pai ou mãe solteira, de alguém encarcerado, sem-teto, doente ou de um idoso. Ajude-me a estar disponível e disposto a alcançar aqueles que precisam de um sentimento de pertencimento.

Oração por quem sofre:

Querido Deus, ajude-me a estar atento ao clamor daqueles que estão sofrendo e angustiados. Ajude-nos a estar sempre

Por Gabriel García Valdivieso
1 2 3 4 5 6 10

orando por suas necessidades e a servir da maneira que for possível. Dê a Seus servos forças para serem Suas mãos e pés no atendimento daqueles que sofrem com violência, fome, famílias desfeitas ou ambientes perigosos. Que eles possam saber “por obras e por verdades”6 que Você Se lembra deles quando parece que o mundo os esqueceu. Que percebam que a dor deles chegou ao Seu coração; que Você passou pelos mesmos sofrimentos, que compreende e sempre responderá às orações daqueles que O buscam.

Oração pelos vizinhos: Querido Deus, ajude-me a alcançar mais as pessoas do meu bairro. Quero aprender os nomes dos que moram perto de mim, dos que me atendem nos restaurantes, que abastecem o tanque de gasolina do meu carro ou ensinam meus filhos. Ajude-me a ser uma bênção para aqueles ao meu redor e um canal do Seu amor.7

Oração para o trabalho: Querido Deus, Você tem crentes espalhados por todas as cidades e em todos os setores de negócios. Ajude-me a ser diligente em meu trabalho, uma influência positiva, unificadora e um constante exemplo de Seus valores de integridade, justiça, bondade, humildade e diligência. Dê-me motivação não apenas para ganhar a vida, mas para ajudar outros a também terem uma vida melhor.

Oração pela união dos cristãos:

Querido Deus, ajude-me a traçar um círculo de amor que inclua todos os meus irmãos na fé, sem distinção.8 Ajude-me a não estar tão ocupado que não reserve tempo para a comunhão.9 Sei que onde quer que estejam dois ou três reunidos em Seu nome, Você estará conosco em espírito.10 Ajude-me a não cair na armadilha de críticas e fofocas, mas respeitar cada um de Seus filhos amados.

Oração por proteção e orientação:

Querido Deus, guie meus caminhos este ano e me ajude a seguir Seu exemplo e me esforçar para fazer o que Você faria em cada situação. Ilumine meu caminho com a lâmpada de Sua Palavra e me guarde do mal, cercando a mim e aqueles que amo com Seus anjos.11 Por favor, guarde-me de doenças e enfermidades. Se eu adoecer, por favor, cure-me e proteja-me de sequelas.

Oração de serviço: Como Você nos ensinou, querido Deus, ajude-me a servir com alegria em qualquer trabalho que eu tenha12. Quero ser um servo para os outros,13 e preferir as pessoas ao ganho material. Por favor, ajude meu trabalho a ser frutífero, mas também me ajude a nunca colocá-lo acima do meu amor por Você e do relacionamento especial que compartilhamos.

10 11 12

Oração pelo relacionamento com Deus:

Querido Deus, ajude-me a ficar perto de Você neste ano. Quero buscá-lO para me renovar quando me sentir sobrecarregado. Preciso ler, absorver, a meditar na Sua Palavra, a todos os dias passar tempo na Sua companhia.14

Gabriel García V. é editor da edição em espanhol da Contato e membro da Família Internacional no Chile. ■

6. Ver 1 João 3:18 7. Ver João 17:23. 8. Ver Atos 10:34–35. 9. Ver Hebreus 10:35. 10. Ver Mateus 18:20.

11. Ver Salmo 91:4,11.

12. Ver Colossenses 3:23.

13. Ver Marcos 9:35.

14. Ver Salmo 27:8.

9
7 8
11

A misteriosa escada caracol

Por volta de 1880, um internato para meninas administrado pelas Irmãs de Loreto perto de Santa Fé, no estado americano do Novo México, precisava de uma escada para conectar o térreo ao mezanino onde ficava o coral, a 6 metros de altura. Vários construtores foram chamados, mas nenhum quis aceitar porque não havia espaço suficiente no térreo para acomodar uma escada comum.

Então as irmãs rezaram uma novena a São José por nove dias pedindo uma escada. A tradição da novena se origina nos nove dias que os primeiros discípulos dedicaram à oração enquanto esperavam a vinda do Espírito Santo no Pentecostes,1 e é praticada também pelas tradições luteranas, anglicanas e ortodoxas.

No nono dia, um carpinteiro apareceu na porta pronto para trabalhar. Ele estava montado em um burro e tinha apenas três ferramentas básicas de carpintaria. Trabalhou por seis meses sozinho, pacientemente construindo a escada de madeira, mas desapareceu antes da festa que as religiosas queriam fazer em sua homenagem, quando também seria pago pelo serviço. As irmãs perguntaram à madeireira local e às pessoas da cidade, mas ninguém tinha visto o homem.

A escada caracol é incomum e singular. Em primeiro lugar, não tem uma coluna central de sustentação e foi feita sem o uso de pregos ou parafusos – apenas cola e cavilhas de madeira. Tem 33 degraus, remetendo aos 33 anos que Jesus Cristo viveu na Terra. A madeira

1. Ver Atos
12
1:12–2:5.

é extraordinariamente densa e a árvore que lhe deu origem não foi identificada, embora uma análise de um laboratório da Marinha sugira que pareça ser um tipo de abeto que cresce no Alasca.

Um carpinteiro comentou: “É uma obra de arte magnífica que humilha mestres carpinteiros como eu. Construir uma escada como essa usando ferramentas modernas seria uma façanha, mas ninguém sequer pensaria construir tal maravilha com ferramentas manuais rudimentares, sem eletricidade e recursos sofisticados”.

Nos últimos tempos, cerca 250 mil visitantes vêm todos os anos admirar a escada e aprender sobre as teorias que tentam dar conta da identidade do misterioso carpinteiro visitante. Pessoalmente, acho que um dos pontos principais da história é que as orações das irmãs foram atendidas. Isso me lembra as histórias que Jesus contou sobre o valor da oração importuna – uma mulher continuamente pleiteando seu caso a um juiz teimoso até seu pedido ser atendido, e de um homem que repetidamente incomoda seu amigo à meia-noite pedindo pão para seu visitante.2 Essas parábolas nos ensinam sobre a necessidade de orar o tempo todo e não desanimar, mas confiar em Deus para nos ajudar.3

Talvez você tenha sua própria “escada” que precisa ser construída, mas não tem ideia de como fazer a obra. Como as irmãs, você pode orar e continuar orando, até que o Mestre Carpinteiro faça o milagre que só Ele pode.

Curtis Peter van Gorder é roteirista e mímico que passou 47 anos realizando atividades missionárias em 10 países diferentes. Ele e sua esposa Pauline atualmente vivem na Alemanha. ■

2. Ver Lucas 18:1–8.

3. Ver Lucas 18:1.

4. Robert Browning, “Rabbi Ben Ezra,” 1864

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR Por Keith Phillips

Não é estranho como nossas percepções mudam com o tempo? Quando pequeno, para mim a definição de “grande” era meu irmão, 18 meses mais velho que eu. No meu primeiro ano na escola, eu achava que os alunos da 4ª série eram uma forma de vida superior. Quando cheguei à 6ª, já tinha idade suficiente para perceber que os novos alunos da 4ª série não passavam de crianças pequenas.

Eu tinha certeza que meus pais sabiam tudo, até quando me tornei adolescente e percebi como ficaram sem noção praticamente da noite para o dia. Eu nunca poderia imaginá-los como crianças, mas agora é difícil acreditar que meus próprios filhos são pais. Meus avós sempre pareciam velhos, mas agora eu também sou avô. Estou descobrindo que a idade pode ser tanto uma questão de atitude quanto de tempo.

Robert Browning revelou o segredo para envelhecer graciosamente quando escreveu: Envelheça comigo!

O melhor ainda está por vir.

É a última fase da vida, para a qual a primeira foi criada.4

Há 30, 20 ou mesmo 10 anos, eu não teria visto nenhum nessa pérola de sabedoria. Hoje, porém, ao pensar nas novas experiências e nas perspectivas de uma idade mais madura, envelhecer me fascina. Os que se lamentam pela chegada de seus aniversários ou se queixam das rugas devem ganhar ânimo com os versos seguintes do poema de Browning: Nossos dias estão em Suas mãos

Ele diz: “Planejei um todo, Do qual a juventude mostra metade”. Confie em Deus e não tema!

A fé em Deus e no Seu plano para nossas vidas muda tudo. Quanto mais tempo vivo e mais me empenho para realizar Seu plano, mais seguro me sinto de que “o melhor ainda está por vir”.

Keith Phillips foi editor-chefe da Contato por 14 anos, de 1999 a 2013. Ele e sua esposa Caryn agora trabalham com moradores de rua nos EUA. ■

13

Um amigo me contou sobre um incidente que ocorreu com ele, a caminho de casa, depois de um estudo bíblico. Enquanto ele estava parado em um semáforo, um entregador numa moto bateu na traseira de seu carro. Meu amigo costuma ser um pouco agressivo, então seu primeiro impulso foi confrontar o entregador e exigir uma compensação pelo dano causado. Mas, lembrando-se de que acabara de ler e estudar na Bíblia sobre perdão e deixar as coisas passarem, decidiu perdoar o pobre rapaz e deixá-lo ir.

Ele me disse que, em um primeiro momento, teve um conflito interno por fazer algo que não seria sua reação automática. Depois, porém, sentiu paz, pois percebera que agira corretamente.

Muitas vezes, Deus nos permite passar por circunstâncias difíceis, onde nossa fé é testada e somos confrontados com a escolha de reagir de maneira piedosa ou ceder aos nossos impulsos. Geralmente é mais fácil reagir da última maneira, mas é a primeira que desenvolve nosso caráter e nos ajuda a nos tornarmos mais semelhantes a Cristo.

Hoje em dia, somos constantemente bombardeados com os valores seculares ao nosso redor. A sociedade e a mídia nos fornecem informações e entretenimento, ao mesmo

1. Ver 2 Timóteo 3:12. 2. Ver 2 Timóteo 2:12. 3. Ver 1 João 1:17. 4. Ver João 15:8.

O CAMINHO CERTO

tempo, em que nos condicionam a pensar e ver o mundo por determinado prisma. Manter nossas convicções e defender o que é certo muitas vezes significa ir contra a maré, colocar-nos em desacordo com a sociedade e até resultar em hostilidade e intolerância contra nós. A Bíblia diz que todos aqueles que vivem de maneira piedosa sofrerão perseguição.1 Isso não se refere apenas ao tipo de perseguição generalizada que os primeiros cristãos sofreram sob o Império Romano. Pode se aplicar também às adversidades pessoais, dificuldades e oposição que podemos enfrentar na vida diária ao defendermos a nossa fé. Jesus também promete que aqueles que suportarem dificuldades e sofrimentos nesta vida, governarão com Ele por toda a eternidade.2 Tudo o que este mundo tem a oferecer é passageiro, logo passará, mas o que Deus nos oferece é eterno.3

Escolher o caminho certo às vezes pode nos fazer sentir como se estivéssemos sendo forçados em um molde, como para nos tornarmos em algo diferente da nossa natureza. Também pode significar um golpe mortal para o nosso ego. Mas resulta em uma caminhada mais próxima com Deus e nos ajuda a dar frutos para o Seu reino.4

Uday Paul mora em Bangalore, Índia, onde ensina inglês e cursos de desenvolvimento de personalidade.

14

O LIVRO DE RUTE

pela sobrevivência.

O Livro de Rute é uma pequena pepita escondida na parte histórica bíblica. A narrativa conta com apenas quatro capítulos. Uma das coisas interessantes sobre essa parte da Bíblia é que enquanto os personagens da história mencionam Deus, o livro não inclui nada profético, nem informa o que Deus diz ou pensa.

A história conta como Deus teceu Seu propósito e Seu plano em pessoas comuns fazendo coisas comuns. Rute é a nora de Noemi, judia cuja família migrou para Moabe durante uma estiagem em Israel. Quando perdeu o marido e seus dois filhos, Noemi viu-se sozinha no mundo e decidiu voltar para Israel.

Rute então decidiu acompanhá-la, prometendo se tornar parte do povo de Noemi e se converter a Deus. Em Israel, a principal preocupação das duas viúvas é a sobrevivência. A mais jovem vai para os campos para catar os grãos de cevada que os ceifeiros deixaram pelo caminho. Boaz, o dono do campo, fica impressionado por a moabita não ter abandonado a sogra. Boaz e Rute se casam e se tornam os bisavós do rei Davi e ancestrais de Jesus.

Não há relato de milagres ou outros eventos sobrenaturais no livro, mas percebe-se claramente a mão de Deus em cada parte da história. Noemi e Rute mantêm seus princípios e devoção a Deus mesmo na luta

Penso que é o que acontece conosco. A vontade de Deus geralmente não é algo que cai sobre nós com grande alarde. Costuma ser um propósito realizado na medida que nos empenhamos para viver em conformidade com a verdade de Deus, no nosso dia-a-dia de gente comum. Algumas vidas, como a do grande reformador espiritual Martinho Lutero, são transformadas por um súbito chamado ou missão específica. Para a maioria, porém, a mão de Deus Se move de forma mais sutil, no nosso cotidiano, conforme entregamos cada dia aos Seus cuidados.

Marie Alvero foi missionária na África e no México. Ela atualmente vive uma vida feliz e ocupada com seu marido e filhos no Texas, EUA. ■

Comece a descobrir o plano de Deus para você, convidando Seu Filho, Jesus, para sua vida hoje. Para isso, faça esta simples oração:

Jesus, acredito que Você é o Filho de Deus e que morreu por mim. Peço-Lhe que, por favor, entre em meu coração, perdoe meus pecados e me conceda a dádiva da vida eterna! Encha-me com o Seu Espírito Santo, ajude-me a amá-lO e os outros. Amém.

Por Marie Alvero
15

Meus planos ou os seus?

Quero que você conheça a Minha alegria e presença na sua vida. Tenho respostas para suas perguntas, soluções para seus problemas e entendo as situações complexas que você enfrenta.

Quando pedir a Minha orientação, Eu a darei. “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.”1 Quando buscar a Minha ajuda para tomar uma decisão, peça-Me para ajudá-lo a deixar de lado suas próprias ideias e planos.

Conheço seu passado, presente e futuro. Entendo suas necessidades e desejos, suas aspirações e medos. Sei tudo sobre você. Quanto mais você aprender a buscar e seguir o Meu plano para sua vida, mais aprenderá a permanecer na Minha alegria e encontrar satisfação duradoura.

1. Jeremias29:13. Veja também Mateus 7:7; Tiago 1:5.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.