Debate de dois cearenses sobre dr salviano e o seu estilo político

Page 1


ESTE FOLHETO É PARTE INTEGRANTE DO ACERVO DO BEHETÇOHO EM FORMATO DIGITAL, SUA UTILIZAÇÃO É LIMITADA. DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS.


INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO O Acervo Eletrônico de Cordéis do Behetçoho é uma iniciativa que pretende dar consequências ao conceito de (com)partilhamento dos artefatos artísticos do universo da oralidade, com o qual Behetçoho e Netlli estão profundamente comprometidos.

INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE A equipe de trabalho que promoveu este primeiro momento de preparação e disponibilização do Acervo foi coordenada por Bilar Gregório e Ruan Kelvin Santos, sob supervisão de Edson Martins.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Isabelle S. Parente, Fernanda Lima, Poliana Leandro, Joserlândio Costa, Luís André Araújo, Ayanny P. Costa, Manoel Sebastião Filho, Darlan Andrade e Felipe Xenofonte


ABRAÃO BATISTA

DEBATE DE DOIS CEARENSES SOBRE DR. SALVIANO E O SEU ESTILO POLÍTICO

2009



O criador dá ao homem juízo e imaginação pra falar sobre as cousas com boa interpretação os fatos, analisando dessa forma, informando mas sem fugir da razão. O leitor não me ignore por aqui assim falar mas quero nesse começo minha mente justificar sobre a realidade no Estado, na cidade meu desejo é comentar. Na rua o comentário sobre administrador é Manoel Salviano, o prefeito anterior por esta situação resolvi dar atenção para falar ao leitor.


Desse jeito comecei este verso a escrever imaginei seu caminho para o leitor entender agora peço licença, a verdade é que incença toda a obra do saber.

Um dia desses eu fui visitar a capital bem na praça do Ferreira tinha um grande festival lá, parei para escutar no desejo de anotar fiquei naquele local.

De estudantes eu contei um grupo de mais de cem empresários, uns setenta que na capital, deles, tem era aquele reboliço parecia até feitiço ou coisas vindas do além.


Lá eu vi dois cearenses discutindo em voz alta enquanto que a multidão como que numa ribalta participava com atenção daquele mesma discussão sem cair numa só falta. Um cearense, lá, dizia: Salviano foi o melhor mais de quinhentas obras aquele prefeito doutor construiu no Juazeiro e hoje, no mundo inteiro é dos prefeitos, o maior.

- Maior, por que? Disse o outro com uma certa rebeldia - Maior porque foi honesto e tudo que ele fazia foi com dinheiro da cidade se você quer a verdade vá no Juazeiro, outro dia.


- Oitenta por cento das obras que no Juazeiro ele fez foi com dinheiro da cidade e inda estou sendo cortês; mostre prefeito da terra que se trabalho enterra pelo menos, uma só vez?!

O outro: não exagere, deve haver outro do bom; o cearense: pois diga mas não saia aqui do tom igual a Dr. Salviano pense até o fim do ano que não dá nem pro batom. Salviano representa a nova mentalidade governou no Juazeiro dando exemplo de verdade e na sua administração não houve um só cristão que sofresse falsidade.


Mias de cento e cinqüenta desapropriações ele fez não usou, dele, a força porque tinha sensatez, tudo dentro da amizade e pra contar a verdade ele foi muito cortês.

- Nenhum dono de terreno ficou lá sem receber o pagamento foi à vista antes de se proceder o assentamento dos papéis pois os próprios coronéis deram a ele o merecer.

Quem não se lembra dum posto de gasolina que tinha lá na praça Padre Cícero que há muito tempo ele vinha provocando confusão mas me preste atenção como foi a sua linha:


Os donos daquele posto doutor Salviano chamou para entrar num acordo e no cart贸rio assentou: o prefeito indenizava mas o posto s贸 ficava onde ele demarcou. O posto foi retirado para um certo local que o pr贸prio dono dele depois, achou ideal com novo faturamento o dono disse: sustento aumentou meu capital. Resultado: Salviano arranjou novo amigo o apurado do posto foi melhor que o antigo e o dono disse: papai dessa vez a coisa vai o passado eu n茫o ligo.


O cearense falava pois assim observei o povo o escutava admirado, eu bem sei e o outro discutia mas, também, eu sentia o que já anunciei.

O cearense: me diga pois, não estou bem certo - como ele fez um mercado onde era um deserto? O outro disse: pois bem no mercado, hoje, tem todas as cidades de perto. O mercado que construiu foi no bairro Pirajá ele tem onze mil metros quadrados, vá até lá e para a população foi a maior construção de mercado, no Ceará.


Tem lugar pra caminhão tem pra carro e carroça tem onde botar legumes que o matuto traz da roça dentro dele tem até banco farmácia, tudo, não manco confecções, ferro e louca. Naquilo, certo estudante fez uma pergunta assim: o ginásio Poliesportivo? Fala dele pra mim! O cearense disse: pois não aqui vai a descrição daquele obra de marfim.

Um cara disse: marfim? Não está exagerando?! Foi feio de pedra e cal você está é inventando... - É de marfim pela beleza mostre aqui em Fortaleza uma obra o imitando?


- O ginásio Poliesportivo está dentro do atual com cinco quadras de esportes mais outra oficial quatro mil é a lotação de cadeiras, no salão daquele centro ideal. Dá gosto a gente ver a imensa garotada utilizando o esporte como cousa bem montada graças a administração do prefeito de então que assim ficou lembrada. Na zona Sul da cidade sua entrada alargou construiu uma avenida que a todos admirou resolveu todo o problema de entrada e do sistema que nunca se colocou.


Avenida Padre Cícero tal nome o seu povo deu ligando Juazeiro ao Crato até Crato reconheceu na grande administração teve nova revelação que a todos surpreendeu. Vinte metros de largura aquela avenida tem quatro pistas asfaltadas inda mais, por cima, vem bem no canteiro central iluminação ideal como coisas do além.

No momento, uma risada aquele espaço tomou, um transeunte passava naquele instante parou e ao cara que falava ali mesmo perguntava - Foi mesmo assim que falou?


- Disseram, quando prefeito chamavam de praciano por construir muitas praças apelidaram Salviano com este nome pomposo ficou ele, então famoso que crescia a cada ano. Dezessete praças novas Salviano construiu outras doze ele ajeitou porque o tempo destruiu; a sua mentalidade era outra, na verdade toda a cidade aplaudiu.

Foram os adversários que não tinha o que fazer inventaram tal apelido porque não podiam ver enquanto a administração aumentava a construção em escolas e em lazer.


Vinte e duas escolas Salviano construiu reformou quarenta e seis no espaço que assumiu e carteiras escolares adquiriu aos milhares foi o que nunca se viu.

Alargou mais duas ruas São Francisco e Conceição prolongou a de São Pedro botou luz no Gavião, no Pau Seco, sítio Popô onde tinha certo avô de alegre, caiu no chão. Iluminou o Logradouro lugar do próprio rival botou água no Taquari Espinho e Pelo Sinal Palmeirinha, São Gonçalo os sítios, dum só estalo deixou feliz por igual.


Botou água em Três Marias e no sítio Gavião São José e nas Pedrinhas Carité, com muita ação na rede da periferia botou água pra alegria daquele seu grande povão.

A água que Salviano em tantos cantos botou foi trabalho dum prefeito que ao povo nunca faltou; de poços artesianos na verdade, em muitos anos ninguém, tantos, então cavou A lagoa do Salesiano era local condenado no seu bairro só morava pobreza e desprezado assim, seu povo sofria naquela triste agonia de viver só sufocado.


Na lagoa tinha água de curtume industrial ácido, sabão, imundíce e couro de animal por causa daquele cheiro aquele bairro inteiro estava passando mal.

Eu mesmo fui olhar aquela situação não dava pra acreditar era uma decepção - Ninguém tinha resolvido Salviano, bem sabido deu pra eles a solução. Toda a água da lagoa Salviano retirou no seu lugar fez esgotos o que era baixo aterrou retirando do sofrimento o povo, por juramento novo prefeito encontrou.


E no caminho do Horto ele fez uma avenida onde era lama podre ele deu uma nova vida com a sua mentalidade transformou toda cidade em capital aplaudida.

- O meu amigo parece com papagaio falador... Será que isso é verdade que falas sobre o doutor? - Ou é pura imaginação por causa da eleição? Me diga logo, senhor!

- Olhe aqui, estou falando é pelo bem da verdade; Juazeiro é agora uma outra cidade quem antes a conheceu hoje, estabeleceu ter nova mentalidade.


São Gonçalo, Palmeirinha tem nova comunicação com telefone moderno que fala até pro Japão igualmente, Vila Umari e Sabiá, tudo aqui fez sua administração.

Noventa e seis famílias numa horta assentou com cinquënta hectares todo o sistema irrigou dando nova demonstração quis mostrar na irrigação a luta que ele travou.

A avenida Ailton Gomes e a baixa do Carão rua Delmiro Gouveia todas elas, com atenção foram, enfim, bem drenadas pois estavam inundadas com as águas por todo o chão.


Deu dois ambulatórios pra Assistência Munipal mais doze caminhões pra limpeza, fez igual ao que nunca se esperava pois a cidade estava em situação muito mal. Um trator, um Opala uma motoniveladora comprou três camionetas e uma retroescavadora vinte uma bicicletas das prefeituras atletas ela foi mais produtora.

O total de calçamentos, são números aproximados: dois milhões, soma ao todo de metros, no chão, quadrados; reconstruiu outros tantos na cidade, até barrancos foram por ele calçados.


Seis barragens vertedoras botou no rio Carás mais duas lavanderias aumentaram o seu cartaz e no bairro Romeirão desde a praça da Estação foi dos prefeitos, um Ás.

Na rede elétrica, ele fez doze quilômetros de extensão levando luz para as casas do populoso Romeirão construiu mais quinze pontes e remédio, deu aos montes a todo pobre e cristão.

Enquanto outros prefeitos o patrimônio doava Salviano, ao contrário mais patrimônio comprava só de áreas adquiridas mais de milhão, requeridas nos cartórios anotava.


Doze mil metros quadrados por doação, recebeu e um Centro de Cultura à cidade ele deu para o artesanato deu grande apoio, de fato o que nunca aconteceu. No bairro do Socorro construiu o Memorial que lembra o Padre Cícero e seus romeiros, igual além de certo e bonito guarda do povo, seu grito no seu templo cultural.

Como obra social começou a construção dum grande Centro de Apoio para os romeiros e povão que vêm em romaria para maior alegria do Padre Cícero Romão.


Embora, não terminado ficou ele pra concluir por ser trabalho de peso o prefeito vai assumir resolvendo o problema do comércio, e sistema da romaria que existir.

Por isso, caro leitor escute com atenção Salviano é candidato nesta próxima eleição e quer, como deputado trabalhar sempre do lado do povo da região.

Deseja ser deputado pra o povo representar de Norte a Sul do Estado por todos que trabalhar com nova mentalidade quer defender, na verdade todo bem que apresentar.


Quer trazer para região a nova tecnologia lutar como deputado para o bem e alegria da população cearense portanto, o leitor, pense que há pouco dizia. Doutor Salviano se põe para vossa disposição, à classe trabalhadora dar inteira atenção como prefeito, ele fez como deputado, é a vez do Ceará e do sertão.

FIM



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.