Assis Brito: um enigma a descoberto

Page 1


ESTE FOLHETO É PARTE INTEGRANTE DO ACERVO DO BEHETÇOHO EM FORMATO DIGITAL, SUA UTILIZAÇÃO É LIMITADA. DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS.


INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO O Acervo Eletrônico de Cordéis do Behetçoho é uma iniciativa que pretende dar consequências ao conceito de (com)partilhamento dos artefatos artísticos do universo da oralidade, com o qual Behetçoho e Netlli estão profundamente comprometidos.

INFORMAÇÕES SOBRE A EQUIPE A equipe de trabalho que promoveu este primeiro momento de preparação e disponibilização do Acervo foi coordenada por Bilar Gregório e Ruan Kelvin Santos, sob supervisão de Edson Martins.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Isabelle S. Parente, Fernanda Lima, Poliana Leandro, Joserlândio Costa, Luís André Araújo, Ayanny P. Costa, Manoel Sebastião Filho, Darlan Andrade e Felipe Xenofonte


JOSÉ ALEXANDRE DA COSTA

ASSIS BRITO: UM ENIGMA A DESCOBERTO



Lanço mãos da minha caneta para numa grande empreitada satisfazer um pedido da quinta turma de letras que tem relações estreitas com um mestre bem querido.

Não é de admirar menos de impressionar que isto venha acontecer, pois quando o mestre conquista os discípulos o têm em vista para nunca mais esquecer. O mestre protagonista desta história tão bonita é Francisco de Assis Brito, homem sério e calteloso, do saber muito zeloso, bom carácter e bom espírito.


Nasceu na zona rural, viveu a infância, afinal, como criança da roça. Cedo pegou na enxada, enfrentou luta pesada, teve a pele da mão grossa. Aos sete anos de idade se deslocou para cidade para poder estudar. Veio morar com uma tia que bondosa o acolhia pensando em lhe ajudar.

Vivendo tranquilamente, estudou intensamente dos sete aos dezoito anos. Pensando sempre o melhor, ir para um centro maior fazia parte dos planos.


Porém, antes de ir embora, numa triste e dura hora seu genitor faleceu. Em lugar do pai ficou zelando o que ele deixou, mas, de estudar não esqueceu. Assim é que todo dia a caminhada fazia do sítio para a cidade. Mantinha perseverança chegar à universidade.

Concluído o secundário, logo um novo itinerário deveria começar. Sem perder dia, nem hora inscreveu-se sem demora para o seu vestibular.


Capaciadde comprova com seu sucesso na prova passando com galhardia. Começa o superior, faz com destaque e louvor letras na filosofia.

Tendo o curso concluído por haver-se distinguido como um alunio exemplar, recebe do diretor que lhe conhece o valor convite para ensinar.

Nas lides do Magistério, sem fazer qualquer mistério jogou-se de corpo e alma. É um mestre competente que conquista a toda gente pela experiência e calma.


Logo se tornou famoso por ser deveras zeloso da causa da educação. Ensina com segurança, inspira sempre esperança na sua orientação.

É um professor respeitado, por todos admirado nos colégios da cidade. Onde ele leciona a turma se impressiona por sua facilidade. Lingüistica e literatura leva com desenvoltura a quem deseja aprender. Apresenta com clareza da língua toda a beleza a quem quiser conhecer.


Aos livros dedica tempo, para juventude é exemplo de amor pela leitura. Por isso posso afirmar sem ter medo de errar: é um aramazém de cultura.

Honra a sua profissão e faz dela uma missão frente ao jovem educando. Não exerce preferências, jeitinhos ou deferências e a todos vai libertando.

Mas não é só como mestre que este vulto inconteste por nós deve ser olhado. Vamos ver outros aspectos para sermos mais honestos com nosso homenageado.


Segundo informes colhidos com seus entes mais queridos temos muito o que aprender. Se ele é mestre ensinado, é mais ainda mostrando como se deve viver. Face à vida social mantém sempre uma moral digna de todo respeito. Seja na escola ou na praça, o que quer que ele faça procura fazer direito. Na vida familiar tem lições para nos dar, coisas que devemos ver. A experiência diz que o homem só é feliz se no lar souber viver.


Disso nos falou quem priva de uma experiência efetiva que já dura quinze anos. Ele é uma pessoa cordata, tranquila, calma e sensata, sem malícias ou enganos. É sereno e paciente, compreensivo com a gente, nos presta muita atenção. É extremamente amoroso, com os filhos carinhoso, cheio de dedicação.

Assim, sem titubear, sem nada querer negar nos falou dele quem pode. Resta apender a lição, guardá-la no coração, tê-la na vida por molde.


Partindo para outras linhas sem atitudes mesquinhas outras lições vamos ver. Se a formação integral é o que busca-se, afinal, nele poderemos ter. É amante da Verdade, proclama com a seriedade a existência de Deus. Condena toda injustiça, é defensor da justiça e ela está nos planos seus.

Conhece a Filosofia, também a Teologia, vai fundo em religião. Se conversando a respeito é pregador sem defeito no anúncio da conversão.


Se alguém o procurar para qualquer dúvida tirar, não será decepcionado. Fala com convicção, não o faz por suposição e da fé dá o recado. Procura ser coerente, sincero e conveniente diante do que conhece. Faz de todo o dia-a-dia uma caminhada que cria lição que nos enriquece.

Assis é um professor a quem nós damos valor porque realmente ensina. Boas lições levaremos, jamias nos esqueceremos de inteligência tão fina.


Quisera que a educação para cumprir sua missão tivesse mestres assim. De ninguém falamos mal, só queremos, afinal, elogiá-lo, isto sim.

Pelas lições recebidas, pelas mensagens ouvidas, nosso reconheciomento. Vamos ficar com saudade do mestre que de verdade nos dava conhecimento. FIM



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.