abolsamia89

Page 12

Empresas Fabricantes aliam-se nos tratores de baixa potência Claas e SDF A Claas e o Grupo SDF (Same Deutz-Fahr) anunciaram que estão a avaliar uma potencial cooperação ao nível dos tratores convencionais de baixa potência. Desde que passou a incluir tratores na sua gama de produtos, após ter adquirido a Renault Agriculture, a Claas tem investido sobretudo no desenvolvimento de modelos de alta potência por ser este o tipo de trator mais usado pelos seus clientes de debulhadoras. No entanto, a marca pretende agora reforçar a sua oferta no segmento dos convencionais entre os 70 e os 110 cv. Como tal, está atualmente a trabalhar com o Grupo SDF numa solução para virem a desenvolver, a produzir, e a comercializar em conjunto, tratores de baixa potência. No comunicado emitido por ambas as empresas foi ainda dito que não irão revelar mais detalhes acerca deste projeto antes da próxima primavera.

Visita à fábrica da AEBI na Suíça AEBI A revista abolsamia esteve na fábrica da AEBI, em Burgdorf, Suíça, por ocasião do teste em campo ao especializado da marca que foi nomeado para Trator do Ano. Ao longo da sua história a esta companhia especializou-se no ramo dos implementos agrícolas para trabalhar nas montanhas, e ainda hoje continua a ser este o tipo de máquinas que desenvolve. Marco Studer, Diretor de Operações da Fábrica, recebeu-nos na chegada a Burgdforf e explicounos: “A Aebi foi fundada há 130 anos e em 2010 transferimo-nos para esta nova fábrica”. As novas instalações obrigaram a um investimento na ordem dos 23 milhões de euros e empregam 200 funcionários. Considerando a totalidade do recinto, ocupam uma área de 27.000 m². Philipp Hohl, diretor de produto da AEBI foi quem nos guiou ao longo das três linhas de montagem, que correspondem aos três segmentos de produto que a marca comercializa: as moto-gadanheiras, os multi-usos Terratrac, e os Viatrac, mais

orientados para tarefas de transporte. No decorrer da visita, observámos a laboração nas diferentes secções onde são montados os componentes que formam os AEBI, desde a complexa cablagem elétrica até aos eixos e aos motores, e foi-nos explicado o processo de desenvolvimento da transmissão hidrostática que equipa o Viatrac. Em Burgdorf existe um banco de ensaio dedicado às transmissões, onde estas são submetidas a esforço. A intenção é simular condições severas de trabalho, para que se analise o comportamento deste componente e se definam pontos a aperfeiçoar. A AEBI pertence à holding AEBI Schmidt, que além de equipamentos agrícolas também comercializa veículos para aeroportos e manutenção de vias. As marcas austríacas Reform e Lindner são as suas concorrentes mais diretas, já que alguns dos seus equipamentos se dirigem ao mesmo nicho de mercado.

AGCO celebra joint venture com empresa russa AGCO O Grupo AGCO celebrou uma joint venture com uma companhia controlada por Olega Deripaska, um empresário que sozinho é responsável por 1% da riqueza produzida na Rússia. Entre outros negócios, Deripaska detém a empresa Kuban agroholding, que cultiva 84.000 ha de terras agrícolas em território russo. No âmbito do acordo, está prevista a construção de uma fábrica nos arredores de Moscovo, na qual serão produzidas máquinas sob a marca AGCO. O projeto prevê um investimento na ordem dos 100 milhões de dólares, vai arrancar no início de 2014 e deverá ficar finalizado dentro de três anos. O governo russo pretende que o crescimento do mercado se baseie na produção doméstica e não em máquinas importadas, e por isso está a apoiar os agricultores que compram equipamentos produzidos internamente. Os modelos produzidos no estrangeiro não são financiados, mesmo que pertençam a marcas instaladas no país. Sendo um mercado tido como promissor, o objetivo do Grupo AGCO é seguir os passos de companhias suas concorrentes, como a John Deere e o Grupo CNH, que já atuam naquele país e se adaptam a um contexto que beneficia quem produz em território russo.

10

novembro / dezembro 2013 · ABOLSAMIA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.