Relatório de Atividades ABIGRAF Nacional

Page 1

RELATÓRIO

GESTÕES 2014:2017 2017:2021

1 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


2 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


Abertura

A

presentamos agora o relatório de atividades da ABIGRAF Nacional durante as duas últimas gestões, 2014/2017 e 2017/2021. Os objetivos da diretoria nesses dois períodos foram muito claros: defender os interesses da indústria gráfica nacional, resolver demandas tributárias dos gráficos brasileiros e reforçar a relevância de nossa indústria e dos gráficos no cenário econômico nacional. A ABIGRAF representa mais de 17 mil empresas, que empregam quase 180 mil trabalhadores em todo o país. Entre tanta pluralidade destaca-se a isonomia das duas gestões lideradas por Levi Ceregato no tratamento de micro e pequenas empresas (cerca de 96% do total) com empresas médias e grandes. Ressalta-se também, evidentemente, a atuação de nossa associação frente à pandemia de COVID-19, desde o primeiro momento em que governos estaduais e prefeituras decretaram as primeiras restrições, passando pela prorrogação do mandato da atual diretoria por ano, até o último dia de gestão. Foram centenas de “lives”, comunicados, cursos e palestras que buscaram ajudar os empresários de todo o país a superar o momento mais difícil da história da indústria gráfica brasileira. Uma parte do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos sete anos serão mostrados nas páginas a seguir.

3 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Mensagem do Presidente

Diretoria Executiva

O

brigado! Não há palavra mais adequada para iniciar essa mensagem de despedida. Pela confiança, pela parceria e pelo apoio que recebi dos integrantes das diretorias ao longo dessas duas gestões, só tenho gratidão. Foram sete anos intensos e de muito trabalho, em meio a um ambiente político instável com o impeachment de Dilma Roussef, de forte crise econômica e com a avassaladora pandemia da COVID- 19, que ceifou milhares vidas, fechou empresas, acabou por prolongar a gestão desta diretoria por mais um ano e mudou o mundo para sempre. Fizemos parte da história, mas posso dizer também que escrevemos algumas das páginas mais importantes da história de nossa entidade. Metas e sonhos caminharam paralelas durante os dois mandatos. Muitas vezes se confundiam, outras vezes se alinhavam. Procurei honrar o cargo de presidente em nome do coletivo, abdicando de questões e realizações pessoais. Com o apoio do aguerrido presidente do Conselho, Julião Flaves Gaúna, superamos adversidades e pudemos celebrar realizações e conquistas. Eventos magníficos, como as duas edições do CONGRAF, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, a comemoração dos 50 anos da ABIGRAF, no plenário da Câmara dos Deputados e a participação marcante nas principais feiras de negócios da indústria gráfica no Brasil e no mundo se intercalaram com conquistas importantes para o nosso setor.

4

Conseguimos pôr fim ao conflito tributário ISS x ICMS, que se arrastava há mais de trinta anos, levando insegurança jurídica às empresas gráficas brasileiras. Instalamos a Frente Parlamentar da Indústria Gráfica em Brasília, sob a coordenação do deputado Baleia Rossi e com a inauguração Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional

do nosso escritório político em Brasília, reforçamos a importância de nossa entidade nas três esferas de poder. A ABIGRAF é presença constante em gabinetes do Executivo, Legislativo ou Judiciário e deve continuar assim. Somos reconhecidos como uma entidade combativa e nossa voz forte causa grande repercussão. Na busca por horizontes mais amplos, trouxemos aos nossos associados as palavras e ideias de personalidades como Delfim Neto, João Dória, José Serra, Paulo Skaf, Milton Young, Mario Covas Neto, Fernando Capez, Marco Antônio Villa, Ciro Bottini, entre outros. Construímos sólida parceria com as duas mais importantes entidades empresariais do Brasil, CNI e FIESP. Fizemos uma gestão enxuta e eficiente, que durante a pandemia serviu de bússola e alento aos empresários gráficos. Por meio de centenas de comunicados e dezenas de “lives”, os associados da ABIGRAF foram municiados com informações fundamentais sobre medidas trabalhistas e tributárias e com alternativas e soluções apresentadas por grandes especialistas. Estreitamos laços de cooperação e amizade internacionais com gráficos de Portugal, Espanha, México e Estados Unidos. Fizemos a diferença apoiando causas importantes, como a campanha #SouMaisPapel, a defesa do livro e a importância de nossa indústria, que é essencial. Emocionei-me nas viagens pelo Brasil, conhecendo todas as nossas regionais da ABIGRAF e sentindo, de perto, a pujança da indústria gráfica brasileira. Encerro minha gestão manifestando meu apoio integral ao presidente Sidney Anversa Victor, que comandará a entidade no biênio 2021/2023. E agradeço de forma especial cada um dos colaboradores da ABIGRAF pelo comprometimento, dedicação e lealdade demonstrados ao longo dos sete anos em que estivemos juntos. Nossa entidade estará em boas mãos, tenho certeza. Saudações a todos os gráficos do Brasil. Juntos somos mais fortes!

Levi Ceregato Presidente Executivo Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Mensagem do Presidente Conselho Diretivo

C

aros associados, conselheiros, diretores, colaboradores e amigos da ABIGRAF, começo essa mensagem agradecendo a cada um de vocês pelo apoio durante estes sete anos. Foi um período difícil, com crise econômica e pandemia, com muito trabalho e, sobretudo, muito aprendizado. Quero fazer também um agradecimento especial ao presidente Levi Ceregato, líder inspirador que soube conduzir nossa entidade com competência e dedicação e foi o responsável por grandes conquistas para a indústria gráfica brasileira. Foi um orgulho servir ao lado dele. Como presidente do Conselho Diretivo da ABIGRAF, posso dizer que essa gestão foi responsável por manter a entidade ativa, forte, vibrante e competente, mesmo com orçamentos cada vez mais enxutos. Por isso, também cabe aqui meu reconhecimento à grandeza de nossos colaboradores, que souberam como ninguém respeitar e fortalecer o espírito de união, cooperativismo e coordenação, mostrando dedicação e afinco em prol da indústria gráfica, conceitos tão importantes que estão impressos em uma placa de alusão ao cargo que ocupei com tanto orgulho desde o início dessa gestão, em 2014. Para encerrar, deixo aqui meu desejo sincero de sucesso ao presidente Sidney Anversa Victor, que conduzirá nossa entidade pelos próximos dois anos. E registro também meu compromisso de continuar defendendo e trabalhando pela indústria gráfica ao lado dele e da nova diretoria, da qual serei mais uma vez um soldado, desta vez na função de vice-presidente. Obrigado a todos!

Julião Flaves Gaúna Presidente do Conselho Diretivo Gestões 2014:2017 | 2017:2021 5 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Institucional MISSÃO A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) lidera, integra e representa o setor gráfico, valorizando a comunicação impressa e promovendo o desenvolvimento de seus associados e demais partes interessadas. VISÃO Unir, fortalecer e expandir o setor gráfico brasileiro, interagindo de forma sustentável com outros setores da cadeia produtiva. OBJETIVOS - Contribuir para o progresso econômico e tecnológico do setor; - Identificar e defender os interesses gerais da indústria gráfica brasileira; - Manter parcerias com centros de pesquisa e ensino na área gráfica; - Promover o intercâmbio com entidades nacionais e estrangeiras, visando à elevação dos padrões técnicos e gerenciais; - Disseminar informações de interesse para o desenvolvimento profissional de seus associados; - Representar a indústria gráfica perante o poder público Federal, Estadual ou Municipal, sociedades autárquicas, de economia mista e demais entidades de interesse; - Apoiar o desenvolvimento e a integração das regionais da ABIGRAF estabelecidas no País.

6 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


AÇÕES ESTRATÉGICAS - Assumir obrigações e assinar convênios ou protocolos, inclusive com o Poder Público; - Participar, como membro atuante, de atividades organizadas por entidades congêneres, nacionais ou internacionais; - Promover, coordenar e incentivar a edição de material técnico e bibliográfico, anuários, revistas e periódicos que digam respeito às atividades gráficas; - Incentivar, coordenar, promover e administrar formas de organização econômica do setor; - Formar centrais, cooperativas ou consórcios, a fim de proporcionar aos associados facilidades em operações de crédito ou compra e venda de matérias-primas, insumos, equipamentos e produtos gráficos; - Organizar, coordenar, patrocinar ou promover eventos dirigidos à indústria gráfica como congressos, feiras, simpósios, seminários, cursos, concursos e prêmios. PRESENÇA EM OUTROS ESTADOS - REGIONAIS DA ABIGRAF A ABIGRAF está presente em 21 estados e no Distrito Federal e conta com sedes regionais em 16 estados. Inaugurado em 2014, o escritório de representação política em Brasília foi um marco da gestão no sentido de aproximar a indústria gráfica e seus anseios do centro das discussões políticas, econômicas e tributárias do país, o que facilitou muito a obtenção de conquistas como a redução na carga tributária na importação de máquinas e equipamentos gráficos sem similar nacional e o fim da majoração do imposto de importação de seis tipos de papel para impressão, entre outras. O escritório também é base de apoio para empresários gráficos que estejam na capital federal.

Diretoria nos demais Estados: Acre | Amapá | Mato Grosso | Pernambuco | Rondônia | Roraima

7 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Ações Desenvolvidas

8 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


D

urante a realização de dezenas de assembleias ao longo dos últimos sete anos, a diretoria da ABIGRAF aprovou a adesão da entidade a importantes movimentos em defesa da indústria e dos produtos gráficos, assim como lançou ações internas que sempre buscaram melhorar a relação das empresas com o mercado, ou buscar soluções conjuntas para problemas pontuais.

Assembleias

9 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


L

ançado em 19 de setembro de 2014 com a presença de dirigentes das principais indústrias de máquinas, equipamentos, insumos e impressão gráfica do país.

Grupo de Líderes

10 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional

O primeiro encontro aconteceu em São Paulo e inaugurou uma nova era de sinergia entre esses segmentos para o desenvolvimento de estratégias mercadológicas conjuntas que aumentem a competitividade do setor. A criação de um ambiente de negócios que alicerce o desenvolvimento necessário a esse crescimento será foi uma das pautas do então recém-criado Grupo de Líderes. O então candidato a senador por São Paulo, José Serra, participou do encontro.


11 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Selo Papel Legal

L

ançado em novembro de 2019 pela ABIGRAF em conjunto com a Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset (ABRO), o “SELO PAPEL LEGAL” tem como objetivo combater o uso indevido do papel imune. O evento de lançamento aconteceu durante o Print Summit, onde foram anunciadas as regras para concessão do selo para as empresas gráficas, como passar por auditorias periódicas e promover ações em concordância com diretrizes e conformidades pré estipuladas. A iniciativa também envolve um comitê de desenvolvimento com participação de gráficas de vários portes e membros de entidades ligadas ao setor papeleiro, como ANDIPA (Associação Nacional de Distribuidores de Papel) e IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores).

12 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


A Indústria Gráfica é essencial

L

ançado no início da pandemia de COVID-19, o primeiro vídeo institucional da entidade reforçou a ideia de que a indústria gráfica é essencial. Em meio a uma das maiores tragédias enfrentadas pelo povo brasileiro, foi importante fortalecer a ideia de que a indústria gráfica é essencial e continuava trabalhando firme para que não faltasse nada na casa das pessoas.

Disponível no canal do YouTube da Abigraf.

13 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


A Campanha #SouMaisPapel

ABIGRAF foi a primeira entidade de peso a aderir à campanha #SouMaisPapel, idealizada para colocar em ação uma campanha em conjunto para reforçar que o papel é a melhor alternativa para diversos segmentos da indústria, por ser 100% reciclável e ambientalmente sustentável, não causar desmatamento, gerar baixíssimo consumo de água e poder ser aplicado em múltiplas formas, servindo inclusive para embalagens de alta resistência. O objetivo da campanha foi impulsionar os benefícios socioambientais do setor e de seus produtos. Capitaneada pelo Instituto Brasileiro de Árvore (Ibá) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), a campanha com o mote #SouMaisPapel contou com materiais para Facebook, Instagram (feed e stories) e Whatsapp, em 12 diferentes temáticas como clima, água, energia, sustentabilidade, biodiversidade, entre outros. Utilizando comunicação provocativa, #SouMaisPapel fisgou a atenção do público por meio do inusitado, lançando mão de recursos surreais e altamente tecnológicos.

14 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


Conceito da campanha divulgada nas redes sociais.

Entidades apoiadoras.

15 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Presença Internacional

Conlatingraf Graphics of the America (GOA) World Printing & Communication Forum (WPCF)

16 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


N

as duas gestões comandadas por Levi Ceregato a ABIGRAF intensificou a presença em eventos no exterior e estreitou laços com as indústrias gráficas europeia e norte-americana. Conlatingraf: A ABIGRAF participou de todos os congressos realizados até hoje, com destaque para o ano de 2015, quando simultaneamente ao 16º Congraf e à 22ª edição do prêmio Theobaldo De Nigris., a ABIGRAF organizou e promoveu também o 28º Conlatingraf. Os eventos foram realizados no Rio de Janeiro. Também marcamos presença em dois grandes eventos internacionais , o Graphics of the America (GOA) e o World Printing & Communication Forum, ambos realizados em 2015.

17 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Protagonismo Lives nacionais e internacionais

18 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


D

urante a pandemia, a ABIGRAF tornou-se referência nacional na prestação de serviços aos seus associados. Foi uma das primeiras entidades do país a promover lives para ajudar os associados a entenderem as medidas trabalhistas e tributárias de emergência anunciadas e implementadas pelo governo. Também promoveu cursos e palestras, além de emitir mais de 100 comunicados para auxiliar os empresários no enfrentamento da pandemia. Porém, mesmo no meio dessa tragédia, a diretoria da ABIGRAF nunca deixou de pensar no futuro e, mais do que isso, de buscar estreitar laços com entidades gráficas de outros países. Foram três eventos internacionais. Live Brasil e Portugal “Perspectivas do Mercado Gráfico Pós Pandemia”, “Juntos Causamos Boa Impressão”, live realizada simultaneamente com entidades e empresários de Espanha, Portugal e Brasil, e o Encontro Virtual com a PUA (Printing United Alliance) dos Estados Unidos e a Alphagraphics. Somados, os eventos realizados pela ABIGRAF durante a pandemia tivemos mais de 5 mil participantes.

19 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Conquistas

A

representação parlamentar em Brasília, aliada à atuação da Frente Parlamentar do Setor Gráfico e da Mídia Impressa, duas das principais ações estratégicas dessa gestão, foram responsáveis por algumas das principais conquistas da indústria gráfica no último ano:

20 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


- Redução na carga tributária na importação de máquinas e equipamentos gráficos sem similar nacional; - Fim da majoração do imposto de importação de seis tipos de papel para impressão; - Desoneração da Folha de Pagamento da Indústria Gráfica; - Rotulagem do Papel Imune; - Cartão BNDES; - Inclusão do item embalagens e correlatos entre os produtos financiáveis; - Papéis especiais e tissue também passaram a ser itens financiáveis; - Aprovação do uso do cartão para aquisição de diversos insumos utilizados na indústria gráfica, desde que sejam fabricados no país e também de papéis de imprimir e escrever: - Fim do conflito tributário ISS x ICMS. ATUAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONAL – PLEITOS E CAUSAS DEFENDIDAS A defesa dos interesses da indústria gráfica nacional passa, necessariamente, pelo esforço da ABIGRAF em estar presente, em ser ouvida em todas as esferas relacionadas ao poder, seja por meio da imprensa, pela ação direta com parlamentares, por ações institucionais ou pela defesa de causas que estejam diretamente ligadas à nossa atividade. - Escritório em Brasília - Frente Parlamentar do Setor Gráfico e Mídia Impressa. - Abigraf em Defesa do Livro (a favor da imunidade do livro contra a CBS). - Posicionamento contra o fim do papel imune. - Carta dos Gráficos aos Governos e ao Mercado. - Agenda Positiva: propostas e pleitos da Indústria Gráfica frente à crise provocada pela COVID-19.

21 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


D Pandemia Atuação junto ao governo federal

urante a pandemia a diretoria da ABIGRAF trabalhou incansavelmente para manter os empresários muito bem informados sobre as ações do governo e as normas e regras sanitárias que passaram a fazer parte do cotidiano de todos nós. A necessidade de marcar a posição do setor como sendo uma atividade essencial e a busca incessante sobre alternativas possíveis para minimizar os impactos da crise eram as principais missões da entidade. Foram cumpridas à risca com as seguintes ações: - Manifestação a respeito da relevância e importância de se manter as atividades de produção da indústria gráfica, evitando assim o desabastecimento de produtos essenciais à população. - Atuação forte junto aos agentes financeiros do país para disponibilização de linhas de financiamento para folha de pagamento. - Pleito para que o Banco Central atuasse fortemente junto aos agentes financeiros do país para disponbibilização imediata das linhas de crédito para capital de giro nas condições amplamente anunciadas pelo governo, bem como também a possibilidade de suspensão por prazo de até 6 (seis) meses das amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES.

22 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional

- Solicitação para que as empresas do setor elétrico avaliassem a possibilidade de prorrogação dos prazos de pagamento das contas de energia elétrica vencidas e a vencer, bem como já considerassem a concessão de vencimentos mais dilatados para as próximas faturas.


Governos Municipais do Estado de São Paulo atividades de produção, visando evitar os graves (Prefeitos e diversas cidades, incluindo São Paulo) riscos de desabastecimento dos itens de primeira necessidade essenciais à população. - Solicitada a suspensão por pelo menos 4 (quatro) meses do pagamento dos impostos munici- FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos: pais, em especial do Imposto Sobre Serviços de Presidente Murilo Portugal Filho Qualquer Natureza - ISSQN, referentes às com- - Solicitado que oriente os bancos a colaborarem petências de abril a julho/2020. com o mercado através da imediata possibilida- Pleiteada a prorrogação do prazo de pagamen- de de prorrogação dos financiamentos bancários to do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU destinados às indústrias gráficas, bem como já por, pelo menos, 180 (cento e oitenta) dias. considere realizar renegociações visando à redução das respectivas taxas de juros. Outras Entidades - Demandada a imediata implantação e operaCNI - Confederação Nacional da Indústria: cionalização das Linhas de Crédito Presidente Robson Braga - Solicitação de apoio a respeito da relevância e FORNECEDORES importância das indústrias gráficas do país que Principais executivos das seguintes empresas: tenham condições de fabricar Embalagens, Ró- Suzano, International Paper, Klabin, Ibema, Patulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os pirus, MD Papéis e BO Paper demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que - Solicitada a imediata prorrogação dos prazos não sofram qualquer restrição quanto às suas de pagamento das duplicatas vencidas, e a venatividades de produção, visando evitar os graves cer, bem como já considerarem a concessão de riscos de desabastecimento dos itens de primei- vencimentos mais dilatados para as futuras cora necessidade essenciais à população. mercializações de papéis / cartões. FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo: Presidente Paulo Skaf - Solicitação de apoio a respeito da relevância e importância das indústrias gráficas do Estado que tenham condições de fabricar Embalagens, Rótulos, Etiquetas, Bulas, entre outros, como os demais elos desta cadeia produtiva, a fim de que não sofram qualquer restrição quanto às suas

23 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Eventos

Congraf (Rio de Janeiro e Porto Alegre) Programa Enfrentar Webinar Medidas Trabalhistas Emergenciais Tradicional Almoço de Confraternização

24 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


25 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Drupa Future Print Fespa Escolar Office Brasil

Ponto de encontro em feiras

26 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


Fernando Pini Theobaldo De Nigris

Premiações

27 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


Publicações

Abigraf em Ação Boletim Econômico Guia de Utilização do Papel Imune Norma NR-12: Guia Orientativo da Indústria Gráfica Identificação de Riscos e Medidas de Segurança para Máquinas e Equipamentos Cartilha Reforma Trabalhista Pesquisas sobre o Impacto da Pandemia COVID-19 no setor Vote no Impresso Cartilha Coronavírus COVID-19: Orientações para Indústria Gráfica

28 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


29 Gestões 2014:2017 | 2017:2021


30 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional



Associação Brasileira da Indústria Gráfica Rua do Paraíso, 529 - Paraíso - São Paulo - SP

www.abigraf.org.br

32 Relatório de Atividades | ABIGRAF Nacional


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.