Você Pode, Precisa, Merece! | Fabio Lima

Page 1

Copyright©2022 por Fabio Lima

Todos os direitos reservados por: A. D. Santos Editora Al. Júlia da Costa, 215 80410-070

Curitiba – Paraná – Brasil +55(41)3207-8585 www.adsantos.com.br editora@adsantos.com.br

Capa: APS

Diagramação: Manoel Menezes

Revisão: Eliane C. do R. S. de Sousa João Henrique Muller

Coordenação editorial: Jennyfer Calado Barcelos

1ª edição – setembro de 2022.

Proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios a não ser em citações breves, com indicação da fonte.

Edição e Distribuição:

Apresentação

A ideia deste livro surgiu há alguns anos, pois atuo como ges tor comercial de equipes de vendas há quase duas décadas, e uma das minhas principais missões é manter minhas equipes motivadas. A motivação é algo muito poderoso e importante para o cumpri mento de qualquer objetivo na vida.

Sempre me preocupei em motivar as pessoas com os motivos cer tos, nunca com falsas promessas ou objetivos utópicos. Por isso, este tripé: você pode, precisa e merece, acabou se tornando um funda mento para treinar meus vendedores.

A questão é que enxergo estes mesmos fundamentos na Palavra de Deus, e em minhas mensagens e gabinetes, ao longo dos anos de ministério pastoral, comecei a aplicar este tríplice conceito.

A coisa é tão séria que essa expressão acabou se tornando numa identidade. E mais: se tornou uma missão de vida – ensinar às pessoas oPORQUÊ que elas podem, precisam e merecem e O QUE elas podem, precisam e merecem.

Não sou um homem milionário, mas me considero uma pessoa bem-sucedida, em todas as esferas. E foi por meio dessas três afirma ções que tudo aconteceu em minha vida.

Espero que esta leitura seja um instrumento de ativação em sua vida, para que conquiste seus objetivos e tenha uma vida plena.

3
4

Prefácio

Este livro faz declarações que são como fonte de força: Você Pode, Precisa e Merece. Embora seja comum questionarmos quando pode mos, precisamos ou merecemos algo, a resposta não vem fácil, porque nós, seres criados à imagem e semelhança do próprio Deus, somos maravilhosamente complexos. Transpassar as paredes de falsos con ceitos que temos em relação a nós mesmos, significa nos enxergarmos aos olhos do Criador. Mas, para que isso aconteça, precisamos nos entregar a uma jornada de autoconhecimento, que acontece enquanto descobrimos a respeito dos pensamentos e sonhos de Deus.

A Bíblia diz que os que estão conectados com Jesus Cristo são mais que vencedores:

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8.37)

Contudo, se é assim, por que nos sentimos fracassados quando uma porta se fecha, quando o inesperado interrompe um sonho ou quando fazemos escolhas erradas? De repente, poder, realizar ou ser, é algo tão distante quanto o azul do céu; precisar é algo que pode ser engavetado, e o merecimento é simplesmente inapropriado.

Fabio Lima fez este livro como quem constrói uma porta a fim de nos fazer entrar num mundo de esclarecimento que nos levará a conhecer quem de fato somos diante do Senhor e para nós mesmos, pessoas criadas para serem mais do que vencedoras, ou seja, aptas para avançarem os próprios limites, e isso significa caminhar sem medo de alçar os mais altos voos.

Entre por esta porta, pois cada página será uma caminhada de descobertas, cada capítulo um novo mistério que lhe será revelado.

5

Não apenas leia, absorva, medite. Pare entre um capítulo e outro para ver a si mesmo como quem de fato você é, alguém que pode, precisa e merece.

Pastor Valdir Brasil

Pastor do CENTRO EVANGELÍSTICO INTERNACIONAL DE ITAIPÚ e da TRINDADE

Coordenador, instrutor de Seminários e palestrante da Adhonep.

6
7 Sumário Apresentação ...............................................................................................3 Prefácio........................................................................................................5 Se amar........................................................................................................9 Ser amado .................................................................................................13 Ser feliz .....................................................................................................17 Ser bem-sucedido......................................................................................19 Ser saudável ...............................................................................................21 Ser corajoso ...............................................................................................25 Ser organizado ..........................................................................................29 Ser organizado financeiramente ................................................................35 Ser reconhecido .........................................................................................39 Ser um exemplo a ser seguido ...................................................................43 Ser grato ....................................................................................................45 Ser generoso ..............................................................................................51 Ter esperança ............................................................................................55 Ter amigos .................................................................................................59 Ter um casamento bem-sucedido .............................................................61 Ter fé .........................................................................................................69 Sonhar ......................................................................................................73 Perdoar ......................................................................................................77 Se perdoar .................................................................................................81

Vencer

Vencer

Vencer

Recomeçar

Admitir

Trabalhar

Enriquecer

Ter

Vencer

Ter

Obter

Bibliografia

8
o medo ..........................................................................................85
a ansiedade ....................................................................................93
a depressão ....................................................................................99
...............................................................................................107
e aprender com os seus erros .....................................................115
com o que gosta ......................................................................119
...............................................................................................125
mais de uma fonte de renda ..............................................................129
a procrastinação ...........................................................................135
objetivos ............................................................................................141
salvação .........................................................................................147
..............................................................................................151

Se Amar Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.

Avida nem sempre é fácil e, nos momentos mais difí ceis, talvez você acabe sendo duro demais consigo mesmo. Porém, independentemente dos obstáculos no meio do caminho, uma pessoa jamais deveria deixar de se amar. Aprenda a amar a si mesmo usando estratégias para desen volver mais autocompaixão, esquecer as coisas que o incomo dam, e desenvolver admiração e amor-próprio.

Um pontapé inicial para a prática da autocompaixão é pensar em como você reagiria se um amigo estivesse no seu lugar — pense em como se comportaria e em quais pala vras usaria para consolar uma pessoa querida que estivesse enfrentando o mesmo problema que o seu, e coloque suas conclusões no papel. Algumas perguntas para incluir neste exercício:

• O que você diria a um amigo que estivesse com o mesmo problema que o seu? Como o trataria?

• Como um amigo reagiria se recebesse o mesmo trata mento que você reserva a si mesmo?

9

• Como você se sentiria se começasse a se tratar da mesma forma como trata seus amigos?

Nos momentos difíceis, esse exercício poderá ajudá-lo a manter as autocríticas sob controle, permitindo que você reconheça os próprios sentimentos e seja mais gentil consigo mesmo.

Um bom exemplo de autocompaixão seria pensar algo como: “As coisas estão muito difíceis neste momento, mas o sofrimento é parte da experiência humana. O que sinto agora é temporário”.

Reformule a frase usando as próprias palavras ou repita este conceito sempre que sentir vontade de se criticar. Escreva uma carta bondosa para si mesmo.

Essa é outra forma de desenvolver mais autocompaixão — escreva uma carta colocando-se no lugar de uma pessoa que o ame incondicionalmente, não importa se ela realmente existe ou se é alguém ima ginário.

A forma como alguém se sente em relação a si mesmo não necessariamente corresponde à realidade, portanto, não acredite em tudo o que você pensa.

Tente começar com algo como “Que rido (seu nome), fiquei sabendo da (sua situação). Sinto muito. Quero que saiba que gosto muito de você...” — continue a partir desse ponto e lembre-se de man ter um tom bondoso e compreensivo ao longo do texto.

As autocríticas poderão transformar-se em algo automático depois de um certo tempo, logo, serão mais difíceis de mudar. A meditação vai torná-lo mais consciente, permitindo que você reconheça os pensamentos críticos a tempo de reverter a situação, ao invés de deixar que as ideias negativas tomem conta da sua mente.

10 Você Pode, Precisa, Merece

Para mudar padrões negativos de pensamento, use esta técnica cognitiva-comportamental: perceba, verifique, modi fique. Quando perceber que está pensando algo negativo sobre si mesmo, verifique se a informação é verdadeira e modifique o pensamento para algo mais positivo.

Você não pode mudar o clima, por exemplo, então por que se deixar chatear por ele? Quando o assunto são carac terísticas ou comportamentos pessoais, algumas coisas, como decisões passadas, simplesmente fogem do nosso controle. Concentre-se naquilo que pode controlar.

Os sentimentos de inadequação são muito comuns, mas precisamos aceitar que não seremos incríveis em toda e qualquer área da vida — a imperfeição faz parte da condição humana, logo, admita isso para conseguir amar quem você é e as coisas que faz.

Escreva uma lista. Comece listando tudo o que gosta em si mesmo, tanto características físicas quanto psicológicas, já que tal estratégia vai ajudá-lo a manter o foco no objetivo de cultivar amor-próprio. Comece com coisas pequenas para ganhar mais motivação, incluindo itens como:

Gosto da cor dos meus olhos;

Gosto da minha risada;

Gosto do meu emprego;

Gosto da minha forte ética profissional.

11 30 segredos para vencer os desafios da vida
12

Ser Amado

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizerte é que te amo?

— Fernando Pessoa —

Deixe-se ser amado, porque o amor que é bonito e autêntico não machuca nem trai, nem tampouco sabe o que são lágrimas. O amor que nos dá a alegria é aquele que se oferece com os olhos abertos e o coração entusiasmado, é uma relação madura e consciente onde não se preenchem vazios nem se aliviam solidões egoístas.

Se pensarmos nisso por um momento, iremos perceber que está enraizada na nossa cultura popular a clássica ideia do “quem te quer bem te fará sofrer”. Isso é algo errado. A dor e o amor são duas coisas bastante distintas. Porque a relação sincera baseada na reciprocidade jamais terá na sua composi ção um aditivo tóxico ou venenoso.

Deixe-se ser amado de uma forma bonita, permita-se ser amado como você merece, porque o amor não machuca, e o amor que é real sempre traz felicidade, nunca tristeza.

John Gottman é um dos melhores especialistas no que concerne a relações amorosas. Em um dos seus livros, ele nos explica que o segredo para que uma relação seja duradoura e feliz está em saber agradar. Com isso, o professor emérito de

13

Deixe-se ser amado de uma forma bonita, permita-se ser amado como você merece, porque o amor não machuca, e oamor que é real sempre traz felicidade, nunca tristeza.

psicologia da Universidade de Washing ton realça a necessidade de o casal se aju dar mutuamente, de demonstrar interesse sincero um pelo outro e, acima de tudo, de criar significados e valores compartilha dos. Portanto, a dor não tem espaço nem sentido nas relações.

Uma das características mais notáveis dessas pessoas que conseguem estabele cer uma relação amorosa baseada no res peito, na alegria e no crescimento, é que são capazes de amar como se nunca tivessem sofrido antes, sem nunca transferir para a nova relação a dor dos relacio namentos anteriores. Não há desconfiança nem manifestam amargura.

Mas a verdade é que também encontramos pessoas con vencidas de que o amor realmente faz sofrer, e isso acontece porque as experiências passadas delas lhes ensinaram isso. Falamos da falta de amor. De fato, segundo um estudo publi cado na revista “Journal of Neurophysiology”, diante do fim de uma relação ou de uma desilusão amorosa, o nosso cérebro reage da mesma forma como reage à dor física.

Para fazer frente a essas situações tão delicadas, está a surgir atualmente um enfoque interessante baseado na neuro biologia relacional. Esta teoria tem como principal ponto de partida a ideia de que o nosso cérebro, graças à neuroplasticidade1, é capaz de curar estas feridas, estas marcas de dor.

Se fôssemos capazes de reconstruir tecidos e fortale cer mais ainda essas ligações neuronais afetadas pela dor do 1 A neuroplasticidade (plasticidade cerebral ou plasticidade neural) é a notá vel capacidade que o cérebro tem de mudar ou de se adaptar por meio de alte rações fisiológicas resultantes da interação com o ambiente. Esse é um processo dinâmico, que permite uma adaptação a diferentes experiências e que contribui para a aprendizagem ou o ‘reaprender’.

14 Você Pode, Precisa, Merece

30 segredos para vencer os desafios da vida

trauma emocional, conseguiríamos, sem dúvida, atingir um equilíbrio interno mais saudável.

O que machuca é a falta de amor e nunca o AMOR com letras maiúsculas. O que nos deixa tristes e nos desconsola é a batalha perdida, o cansaço de um coração vazio, sem espe ranças. Isso acontece quando já não se confia no “prometo que vou mudar” ou “tenho certeza de que as coisas vão ser diferentes a partir de agora”.

Enquanto seres humanos, desejamos um amor de olhares cúmplices, de palavras verdadeiras, de coração humilde e caminhos compartilhados.

Devemos rejeitar completamente quem nos vende um amor com sabor de lágrimas, quem nos tenta convencer que a autêntica aprendizagem da vida chega com o sofrimento e que todos, de algum modo, temos que experimentá-lo para, dessa forma, podermos nascer de novo, nascer de verdade.

O que é certo é que a felicidade também ensina, e muito.

Porque no amor com letra maiúscula não existem acentos ofensivos, nem letras minúsculas carregadas de egos, medos e desconfianças. O carinho que é bonito não dói nem procura ferir, e se em algum momento aparecem o sorriso apagado e oolhar baixo, a outra pessoa irá procurar a razão dessa nuvem passageira e a afugentará para sempre.

Tal como nos recordava Erich Fromm, o amor é, acima de tudo, um ato de fé. Também poderíamos encarar isso como um salto para o vazio onde, apesar de ninguém nos assegurar de que tudo vai correr bem, não temos dúvidas em arriscar, em oferecer sempre o melhor de nós para agradar e permitir que nos agradem.

15
16

Ser feliz

Todos procuramos a felicidade, mas onde a poderemos encontrar? Será que a felicidade vem de uma boa car reira, muito dinheiro, fama, romance e comida? Todas essas coisas podem ser boas, mas não garantem felicidade. A Bíblia nos mostra como ser realmente feliz.

Ninguém consegue ser feliz carregando a culpa de seus erros. A culpa é sinal de que você merece castigo, mas Jesus veio para lhe dar uma segunda oportunidade. Quando você reconhece seus erros e se arrepende, crendo que Jesus é seu salvador, Ele lhe perdoa!

A vida com Jesus é uma vida de arrependimento e perdão. Você não precisa mais viver com o peso da culpa. Em Jesus você encontra a felicidade de viver livre da condenação.

Deleitar-se no Senhor significa encontrar satisfação nEle. Quando você busca satisfação em outras pessoas e coisas, elas falham. Mas Deus nunca falha.

Se o seu desejo é ficar mais próximo de Deus e da vontade dEle, Deus vai atender seu desejo. Quando Deus é a fonte de sua felicidade, você é feliz!

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.
— Bíblia Sagrada João 13.17 —
17

Deleitar-se no Senhor significa encontrar satisfação nEle. Quando você busca satisfação em outras pessoas e coisas, elas falham. Mas Deus nunca falha.

Viver livre de condenação não sig nifica que pode continuar pecando. O pecado traz sofrimento. Se você quer ser feliz, precisa abandonar o pecado.

Fazer o bem traz felicidade. Nem sempre é fácil, mas a recompensa é muito grande. O bem pode lhe dar verdadeira felicidade.

Atenção! Você ainda vai pecar ao longo da vida. Quando se tornar cons ciente de seu pecado, repita o ponto 1. Deus sempre perdoa quem se arrepende.

A felicidade é uma coisa que se multiplica quando você a divide. Se você nunca pensa nos outros, nunca vai sentir a alegria mais profunda de ajudar o próximo.

Fazer outra pessoa feliz traz uma grande felicidade. Para ser feliz, decida ser generoso com seu tempo, seus bens e seu amor. A melhor felicidade é a felicidade partilhada.

18

— Sigmund Freud —

Quem não quer ser bem-sucedido? O sucesso nos ale gra e motiva. Muitas vezes medimos o sucesso em dinheiro, fama ou poder. Mas sucesso na Bíblia significa con seguir fazer algo bom, que agrada a Deus. A Bíblia nos mos tra como ter verdadeiro sucesso em nossos planos.

Se seus planos não forem da vontade de Deus, você não vai ter sucesso. Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Deus seja feita. Antes de começar um projeto, procure ouvir a voz de Deus para descobrir se é da vontade dEle ou se Ele tem outros planos para você. Obedeça a Deus!

O ser humano pode fazer muitos planos; contudo, quem decide é Deus, o Senhor! (Provérbios 19.21)

Mesmo tendo planos bons, que vêm de Deus, muitas pessoas não têm sucesso porque não se organizam. Antes de começar um projeto você precisa se informar, entender melhor o ambiente e as pessoas com quem você vai trabalhar e pedir conselhos a pessoas sábias. Um plano bem pensado vai enfrentar menos problemas.

bem-sucedido
O homem enérgico e que é bem-sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo.
19
Ser

Não basta ter um bom plano que vem de Deus. Você precisa viver sempre para agradar a Deus!

Os projetos bem elaborados do homem trabalhador redundam em fartura; o desesperado acaba sempre na miséria. (Provérbios 21.5)

Não basta ter um bom plano que vem de Deus. Você precisa viver sempre para agradar a Deus!

Quando você faz planos, quando você trabalha, quando você descansa, quando você se relaciona com outras pessoas, lembre-se de Deus.

Uma vida dedicada a Deus será uma vida de sucesso.

Consagre ao Senhor todas as tuas obras e os teus planos serão bem-sucedidos. (Provérbios 16.3)

Tenha sucesso em Deus!

Você Pode, Precisa,
20
Merece

Ser Saudável

Nosso corpo é templo de Deus! Uma das maiores bênçãos que recebemos quando viemos à Terra foi a de receber um corpo físico. Necessitamos desse corpo para nos tornar como o Pai Celestial. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver 1 Coríntios 3.16–17; 6.19–20). Nosso corpo é sagrado.

Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuide mos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, se formos saudáveis. O Espírito Santo pode ficar conosco, se nosso corpo e nossa mente forem puros. O Pai Celestial sabe que somos tentados a tratar o corpo de maneira imprópria ou a ingerir substâncias prejudiciais. Por essa razão, Ele nos disse quais coisas são boas para a saúde e quais são ruins.

Devemos abster-nos de tudo que sabemos ser prejudicial para o corpo. Não devemos usar qualquer substância que nos cause dependência. Também não deve mos alimentar-nos em excesso. A Escri-

Devemos abster-nos de tudo que sabemos ser prejudicial para o corpo.

O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior.
— François La Rochefoucauld —
21

tura Sagrada não nos diz tudo o que precisamos evitar, mas dá-nos diretrizes. É uma valiosa lei secular, mas também uma grande lei espiritual. Cumprindo a Palavra de Sabedoria, tornamo-nos espiritualmente mais fortes.

As Escrituras nos dizem como manter-nos saudáveis. Elas admoestam em várias partes orientações como: não ser mos ociosos; não sermos impuros; não dormir mais do que onecessário; recolhermo-nos cedo, para que não nos esta femos; levantarmo-nos cedo, para que nosso corpo e nossa mente sejam fortalecidos. Também nos ensinam: “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra”, Êxodo 20.9. O Senhor aconselha-nos a não trabalharmos mais do que as nossas for ças o permitam.

O Pai Celestial deu-nos leis de saúde para nos ensinar como cuidar do corpo. As Escrituras dizem o seguinte sobre as leis de Deus: “Mas nenhum mandamento terreno lhe dei, porque meus mandamentos são espirituais”, Romanos 7.14 (não é uma transliteração literal, mas adaptada, segundo a interpretação do autor). Isso significa que os mandamentos a respeito de nossa condição física são para o nosso bem espi ritual também.

Quando cumprimos a lei de saúde do Senhor e obedecemos aos outros mandamentos, Ele promete abençoar-nos física e espiritualmente.

Quando cumprimos a lei de saúde do Senhor e obedecemos aos outros mandamentos, Ele promete abençoar-nos física e espiritualmente.

Fisicamente, recebemos a promessa de ter boa saúde. Graças a essa boa saúde, seremos capazes de “[correr] e não [nos cansar], e [caminhar] e não [desfalecer]”, como vemos em Isaías 40.31. Essa é uma grande bênção, mas as bênçãos espirituais que Ele nos prometeu são ainda maiores do que as físicas.

22 Você Pode, Precisa, Merece

30 segredos para vencer os desafios da vida

Alguém disse, certa vez, que devemos manter o corpo saudável. Ele aconselhou: “Refeições nutritivas, exercícios regulares e sono adequado são coisas necessárias para um corpo forte, assim como o estudo constante das Escrituras e a oração fortalecem a mente e o espírito.”

23

Continua...

Adquira a obra completa em www.aevangelica.com.br e nas melhores livrarias do Brasil.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.