Os Segredos dos Aliados de Deus | Luciana Pinheiro

Page 1

CNPJ 19.893.722/0001-40

DECLARAÇÃO

Copyright©2023

por Luciana Pinheiro

Todos os direitos reservados por: AD Santos Editora Ltda.

CAPA: @_taisdesign

A eDOC BRASIL declaraparaos devidos fins que a ficha catalográfica constante nesse documento foi elaborada por profissional bibliotecário, devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia Certifica que a ficha está de acordo com as normas do Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2), as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com a Lei Federal n. 10.753/03.

DIAGRAMAÇÃO:

Manoel Menezes

COORDENAÇÃO EDITORIAL:

Jennyfer Calado Barcelos

REVISÃO:

É permitida a alteraçãoda tipografia, tamanho e cor da fonte da ficha catalográfica de modoacorrespondercom aobra em que ela será utilizada. Outras alteraçõesrelacionadascom a formataçãoda ficha catalográfica também são permitidas, desde que os parágrafos e pontuações sejam mantidos. O cabeçalho e o rodapé deverão ser mantidos inalterados. Alterações decunho técnico-documental não estão autorizadas. Para isto, entre em contato conosco.

Maria Regina Corrêa

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (eDOC BRASIL, Belo Horizonte/MG)

Pinheiro, Luciana

P654s Os segredos dos aliados de Deus: lições eficazes para uma vida de conquistas / Luciana Pinheiro – Curitiba, PR: A.D. Santos, 2023 136 p. : 14 x 21 cm

ISBN 978-65-89636-48-9

1. Inteligência emocional 2. Sucesso – Aspectos religiosos 3 Vida cristã I. Título.

CDD 248.4

Elaborado por Maurício Amormino Júnior – CRB6/2422

1ª edição: Junho de 2023

A. D. SANTOS EDITORA

Al. Júlia da Costa, 215 80410-070

Curitiba – Paraná – Brasil +55(41)3207-8585

www.adsantos.com.br

editora@adsantos.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios a não ser em citações breves, com indicação da fonte.

Rua Cel. Joaquim Tibúrcio,869 - Belo Horizonte/MG. CEP.: 31741-570

Contato: (31) 9 8837-8378 | contato@edocbrasil.com.br

www.edocbrasil.com.br

Prefácio

Eu acredito no sucesso desta obra porque tudo aqui foi pensado pela autora para mostrar como pode ser fácil viver melhor. Mesclar nossas vivências com palavras bíblicas, foi mesmo uma ideia divina, pois isso mostra o quanto podemos fazer transformações enormes ao sermos bons aliados de Deus. O mundo realmente não mudará se você não mudar.

Concordo quando a Luciana destaca que, a atitude ruim, é que deixa o mundo ruim. A partir desta leitura, desejo uma vida de possibilidades enquanto experimenta caminhos novos com passos transformadores. Concentrando no que realmente importa, eu percebi ter prefaciado uma obra que pode sim modificar esse país. Como empresário, percebo entraves que podem ser retirados, a fim de que, um empreendimento possa ser benéfico a muitas pessoas, não só ao empreendedor principal. Assim, realmente haverá prosperidade, com os passos necessários, a cada um de nós. Como conhecedor de técnicas de maquinários específicos, percebi o quanto há deficiência em relação a muitos profissionais aqui no Brasil. Se somos um país

3

enorme e com muitas pessoas, chega a ser triste e contraditório não sabermos o necessário para, literalmente, botarmos o país em funcionamento.

Eu me especializei em maquinário de produção de sapatos. Houve um tempo em que eu era praticamente o único em todo o Brasil. Com isso, já fui chamado para atuar na fabricação de sapatos para autoridades e artistas internacionais, porque eles valorizam o que o Brasil tem de superior. Couro e produções de qualidade são exemplos. Só destaquei isso para lembrar que não podemos continuar menosprezando essa benção em forma de nação. E meus exemplos são mínimos, perto do que você também tem como experiência com estrangeiro procurando o que é nosso. Com esses breves destaques, eu alerto o caro leitor sobre a necessidade de valorizarmos o que temos. Deus nos deu tudo de qualidade. Conforme o conteúdo desse livro, a nossa mentalidade ficará coerente com o que já possuímos. Assim, eu desejo caminhos melhores a todos com os passos ensinados aqui, pois a sua mentalidade é que levará os seus pés a pisarem a melhor terra do mundo: o nosso Brasil.

Grande empresário do Sul do Brasil, especialista em máquinas e tecnologias para fabricação dos calçados brasileiros, conhecedor e produtor de um dos melhores couros do mundo, visionário, temente a Deus e incentivador de melhorias.

4
Sérgio SoareS da Silva
5 Prefácio 3 Introdução 7 1. O que é ser um aliado 9 2. Produza com prazo de eternidade 19 3. Inspiração 25 4. Um engano constante 31 5. O poder do agir 41 6. O perfil do vencedor 47 7. Preservando os valores 57 8. Aprimorando comportamentos 69 9. Técnica, rigidez ou flexibilidade? 83 10. Valorizando a presença 91 11. Como ser um verdadeiro aliado 103 12. Aliança familiar 113 Sumário

Introdução

Procuro conscientizar meus leitores sobre a importância de zelar pelo seu presente e pelo seu futuro com passos simples. Se usei de repetições é porque aprendi o quanto isso é um método eficaz para o aprendizado. E isto, com grandes mestres, entre leituras e observações criteriosas. Também destaco bastante, o quanto o óbvio é o que importa, pois se ninguém fala sobre isso, deixa de ser evidente.

Através de uma linguagem clássica pretendo atingir a todos. Pois grandes transformações só acontecem com cooperação, mas também me ocupo de atualizações, fazendo uso de linguagem moderna.

O objetivo de “Os Segredos dos Aliados de Deus” é facilitar. Penso ser importante esclarecer, para dar mais credibilidade ao conteúdo, que as orientações relativas aos dizeres bíblicos são indicativos.

Do início ao fim, pensei em orientar com palavras que eu amaria ter conhecido desde pequena. Se as crianças crescem

7

com a mesma mentalidade dos crescidos, por consequência, seremos igualmente desenvolvidos.

Com este livro, realmente antevejo um futuro magnífico para todos nós. Que Deus nos abençoe nessa caminhada rumo às mudanças divinas.

8

1

O QUE É SER UM ALIADO

Coisas e pessoas se unindo, por algum tratado, para defender a mesma causa, ou atacar o mesmo inimigo, pode ser uma definição ampla de aliança. Dependendo do enfoque, essa união é bem-vista e denominada concordância, amizade, avença, entendimento, liga ...

“[...] Tudo o que ligarem na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligarem na terra terá sido desligado nos céus. [...] se dois de vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que vierem a pedir, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 18.18-19)

A depender do enfoque, pode ser também, cúmplice, conluiado, conivente. A união vai muito além dos componentes, ela prioritariamente, considera o propósito.

Então, ser um aliado é convergir forças para um objetivo comum. Você pode montar uma lista de aliados, a fim de ter os melhores resultados, conforme os planos idealizados. Acontece que essa frase muito sonora tem mais lógica se permeada com precaução.

Primeiramente, deve-se montar um plano; com sua elaboração, alguns resultados serão alcançados. Isso mesmo, nem tudo o que se planeja na vida, acontece conforme o esperado; e devemos ter firmeza para isso. Os dias são tortuosos. E, aqueles que estiverem melhores em seus passos é que acabarão por conseguir mais do que procuram. No entanto, ninguém nesta vida tem tudo o que quer. Seja adulto para encarar isso! Acontece, também, que sem um projeto mais dificultoso fica; as pessoas

11

sem uma rota caminham mais em espaços indesejados, gastam mais de seus recursos e sofrem mais por erros repetidos.

O plano escrito, bem desenvolvido, com avaliações de perdas e ganhos, somas e diminuições, multiplicações e divisões, é aquele que põe seu dono mais perto do almejado. É isso mesmo, o dono do plano, e não o idealizador. É necessário destacar que essas figuras podem se confundir sem problemas. Todavia, o dono é quem deve arranjar um bom executor de planos, e ele mesmo faz, entrega e já se prepara, a fim de, ajudar o próximo que lhe pedir auxílio.

Quando o sonhador é esperto, a ponto de saber que quer muito uma coisa, mas não sabe o caminho até lá, ele contrata quem sabe, a ele se alia, e surge uma parceria de sucesso. Quem não percebeu isso ainda, tende a ficar engatinhando quando deveria correr. Quem não o faz por falta de percepção, ao ser ensinado, ajeita-se e faz o que chamamos correr atrás do prejuízo; ele vai conquistando o que deve ser conquistado e evolui. O grande problema está em quem não aceita isso como realidade, e realidade antiga.

Projetos para consecuções maiores são seculares. Um exemplo, muito visível é a arquitetura. As culturas espalhadas pelo mundo são reconhecidas fortemente por suas obras arquitetônicas, as quais, às vezes, foram e vão mudando conforme os tempos. Não há descaracterização em mudar; mudança tende a ser evolução. Por esse mesmo exemplo, percebe-se que, quem despreza o profissional da arquitetura, tende a fazer obras erradas e passa a vida se lamentado. Lamentos e gastos viram

OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS 12

suas companhias mais presentes e caras. Gasta-se muito mais, para manter e consertar o erro, do que ao investir com objetividade. Especificamente quanto a obras, não vale dizer que isso é coisa de hoje em dia e que não tinha conhecimento na sua época. Desde sempre os profissionais desta área existiam.

Sobre época, e outros vários tipos de feitos, quem era visionário, já contratava ou usava de escravos, infelizmente. Como a história do mundo passa por muita escravidão, essas pessoas tão maltratadas merecem meu destaque e reconhecimento; eu as vejo como executoras primordiais de sonhos de outras pessoas. O mundo lhes deve muito! O cerne aqui é, perceber que na antiguidade já havia pessoas planejadoras e são elas que puseram seus nomes na história.

As guerras, são mais um exemplo de planejamento; não havendo, é uma entrega à morte.

Depois de tanta explanação a respeito de planos, é consequente abordar o resultado. Decida tê-los antes que alguém o faça por você! Não agir é permitir que arranquem pedacinhos de você com imposições. Não entregue suas oportunidades! Se isso lhe é muito novo, é porque não tem interagido com a matéria desenvolvimento pessoal.

Neste livro, deixo meus contatos e canais; assim, você poderá saber um pouco mais e começar a se amar, a ponto de fazer o tal loop em sua vida. Um termo estrangeiro será melhor entendido pela boa tradução. Loop ou looping significam sair de onde está, rumo ao resultado esperado, movimentar-se com eficácia, deixar de prostração e se movimentar para frente e sempre para o alvo.

1. O QUE É SER UM ALIADO 13

Foi exatamente pegando a fonética desses termos que fiz meu novo projeto. O meu Instagram é baseado exatamente no som da palavra tão usada no desenvolvimento humano hoje “dar um looping” ou “permitir um loop” “ou sair da inércia diretamente para um looping na vida” são termos utilizados e retratados com gestos e os meus nomes.

Sendo esse o nome que meus pais escolheram para mim, eu o peguei por aliado e o fiz antes que alguém tivesse a mesma ideia!!! A minha maior motivação foi me comparar aos desenvolvidos. Pois, se essa ideia viesse deles, seria tida como magnífica. Eu conheço o brasileiro a ponto de escrever isso!!! Eu tenho essa certeza! Como também tenho de ser filha do Deus altíssimo, eu me permiti fazer essas mesclas e elas serão magníficas também, só por tê-las consagradas a esse Pai celestial.

“Entregue as suas obras ao SENHOR, e o que você tem planejado se realizará.” (Provérbios 16.3)

Repetirei sempre: seja seu maior ajudador.

Quanto aos aliados, esses devem ser bons conhecedores dos caminhos daquilo que você deseja. Ter referências é um excelente indicativo. Aqui, neste capítulo, me atenho a profissionais por dois motivos. O primeiro, é porque ninguém pode, nem precisa, ser bom em tudo; contratações devem ser vantajosas, diligentes e eficazes.

O segundo será explicado no capítulo “Como ser um verdadeiro aliado”, pois ele está reservado a exemplos, de como

OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS 14

sermos os nossos melhores aliados, além dos muitos espalhados desde o início do livro.

Deixo, também, o que não é aliado; isso porque eliminação pode ser muito boa se bem utilizada. Explico! Há quem diga, que somente devemos falar do que queremos e jamais sobre o que não queremos. Sendo que, eliminar abre espaço, clareia. Pense melhor no que sempre repetiram por aí e você anda repetindo também. Por isso, não concordo e explico. Você se lembra de na juventude ter que escolher uma profissão? Quando você respondia o que não queria ser, muitos criticavam sua resposta. Mas acontece que, eliminar algumas possibilidades já era uma escolha; e boa. Já era um autoconhecimento porque deixava de lado o que não agradava, e isso é decisivo. Eliminar opções é trazer oportunidade. E só enxerga assim quem aceita moldar seus pensamentos. O arraigado permanece com uma só visão e não avança.

Pense melhor no que sempre repetiram por aí e você anda repetindo também.

Outro exemplo, é desejar uma roupa especial para um evento. Se você abre seu armário e percebe desorganização e começa a eliminar as roupas que não usa mais, é um clarear com toda certeza. Assim, poderá escolher com mais nitidez ou partir para uma aquisição. Se não fosse a eliminação, você não teria uma outra visão.

1. O QUE É SER UM ALIADO 15

Dadas essas duas analogias e a explicação de que o “não” nem sempre é negativo, eu indico o que não é ser um aliado. Repetir frases motivacionais descabidas como “eu posso, eu consigo” é para ser reavaliado. É danoso interagir em conversinhas iniciadas e terminadas com “ihh, já sei onde isso vai dar”, “bobeira esses negócios de projetos, menina... vai fazendo que dá”, “devagar é que se vai longe”.

Quem tem realizado coisas, sabe que rapidez despropositada não auxilia, mas a vagarosidade impossibilita, emperra, e é gente parada na vida que insiste em repetir isso. As prejudicialidades continuam em forma de: “pra quê pagar, vou fazer em casa”, “por que você não faz o que todo mundo tá fazendo?” Então, quando você faz: “Por que você não inventa uma coisa nova? disso todo mundo já está cheio”. Quando inova: “Cê é doido gastar tanto com essas coisas”; E, quando empreende: “Por que não larga isso para ir arrumar um emprego normal?”

OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS 16
Se você abre seu armário e percebe desorganização e começa a eliminar as roupas que não usa mais, é um clarear com toda certeza.
Assim, poderá escolher com mais nitidez ou partir para uma aquisição. Se não fosse a eliminação, você não teria uma outra visão.

Minhas colocações não envolvem dinheiro. Destaco, essa latente indagação porque o brasileiro assumiu uma desculpa de que tudo é falta de dinheiro, o que não é verdade. Não é, e eu mostro alguns porquês. É um povo, e não há ofensa nesse termo; odireito o classifica com respeito, de gastar com bobeiras. Veja se conhece algo assim: quando vem copa do mundo e similares, compra fita de amarrar na testa, tinta para usar uma vez só e ressecar o restante no armário; compra ingressos caríssimos e quando tem demonstração daquela modalidade em outros tempos, não vai nem gratuitamente. Tudo isso é gasto supérfluo. Acessórios de moda, mesmo sendo incondizentes com sua personalidade: adesão! Daí gasta sem razoabilidade e insiste em dizer que está sem dinheiro. Veio a época da repetição da palavra ‘gratidão’; as lojas se entupiram de roupas, materiais e quadros com essa escrita. Depois, a moda da ‘cozinha terapia’, do mesmo modo, os empreendedores ofertaram quadros para cozinha, faltavam nos estoques esses objetos para encher de gordura e dar mais trabalho. Mais demonstração que somos um povo nada colaborador conosco mesmo. Discutimos politicagem em vez de saber o que os políticos realmente estão fazendo ou deixando de fazer. Através da internet, há meios para se saber disso licitamente e nas fontes pertinentes. Ah, por falar em internet, o brasileiro ganhou, nos últimos anos, o título de ficar em média 6 horas por dia nesse ambiente. A análise “Tendências de Social

1. O QUE É SER UM ALIADO 17
Rapidez despropositada não auxilia, mas a vagarosidade impossibilita, emperra.

Media 2023” realizada pela empresa americana Comscore1, demonstrou um aumento de 31% comparado a janeiro de 2020. Esse tempo é com ociosidade. Porque o total é por volta 11 horas. Assim, ele passa metade desse tempo não sendo seu aliado.

Já sei que essa aferição envolve o Instagram, no qual as pessoas trabalham. Sei da possibilidade de surgir uma voz revoltada com esse argumento; pronto, ressalva feita. E parabéns a quem está trabalhando com essa ferramenta que vem sendo modificada desde a sua criação justamente por pessoas empenhadas, merecedoras dessa ressalva. Até onde sei, o Instagram fora criado para ser um aplicativo de visualização de fotos; pessoas começaram mostrar seus trabalhos, vendas ou compras, e a matriz foi percebendo isso. Hoje ele vem se adaptando a essa realidade e, realmente, sentimos interação de pessoas para alavancar negócios variados. Eu acho excelentes essas percepções e possibilidades.

Contudo, voltando, essa comparação é em relação aos outros países do globo, ou seja, estamos gastando muito tempo na internet. Eu não tenho visto muitos outros resultados benéficos quanto a essa questão.

Com isso, eu mostrei o mínimo de como o brasileiro não se ajuda; como usa mal seu dinheiro; e é só uma questão de você relembrar como realmente a falta de dinheiro é mais desculpa do que verdade por aqui.

Por tudo isso, ouso compartilhar o que venho observando, há tempos, como sendo atitudes de pessoas que se ajudam, ou não.

1 Tendências de Social Media 2023 - Comscore, Inc.

OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS 18

2 PRODUZA COM PRAZO DE ETERNIDADE

Pessoas sem direcionamento gastam mais pelo mesmo motivo e para o mesmo destino. As nações mais desenvolvidas da Terra têm a cultura de buscar o que há de melhor em recursos antes de iniciarem atividades. E conseguem, tanto que estão no topo do mundo. E por que os brasileiros são atrasados em muitos assuntos, se topicalizamos a lista como uma das maiores nações, em extensão, de toda a Terra e com quantidades de recursos naturais incomparáveis? Uma possível resposta seria, porque sempre fomos ensinados que pedir ajuda é sinal de fraqueza. E ensinados por quem? Essa é difícil! E, por isso mesmo me pergunto desde criancinha se é um problemão tipicamente brasileiro ou algo introduzido de nações visionárias aqui. Penso assim, porque o potencial do Brasil é tamanho, que um inimigo atento, no mínimo, espanta-se diante de tanta potência. E assim, ele praticamente só tem um jeito de nos destruir: atacando nossas mentes.

Digo isso pela história, desde o nosso dito descobrimento; e pelo presente, com as investidas atuais. Ao olharmos para nossas incontáveis riquezas e para a miséria vivida ao mesmo

21
O potencial do Brasil é tamanho, que um inimigo atento, no mínimo, espanta-se diante de tanta potência.
E assim, ele praticamente só tem um jeito de nos destruir: atacando nossas mentes.

tempo e no mesmo espaço, as explicações terrenas, palpáveis, não são suficientes.

Há vários momentos em que a Bíblia fala sobre fortificar a mente, em não se conformar com esse mundo. Também sobre a renovação da nossa mente, pois só assim viveremos a boa, perfeita e agradável vontade daquele que criou este fantástico mundo.

Precisamos ser ensinados que não há problema em pedir ou aceitar ajuda. Os subdesenvolvidos se isolam e só se prejudicam. Os desenvolvidos ajudam, pedem ajuda e só se expandem, viram referência e enriquecem cada vez mais. É assim que eles se convertem em especialistas aos quais recorremos. Uso o termo converter pois somos humanos iguais, mas eles arranjaram o jeito de serem os destaques da Terra. Pense nisso. Convertem pensamentos ruins em bons. Convertem pontos de vistas tortuosos em maravilhosos. Convertem lixo em objetos caros. Vale a pena refletir sobre isso.

Precisamos ser ensinados que não há problema em pedir ou aceitar ajuda. Os subdesenvolvidos se isolam e só se prejudicam. Os desenvolvidos ajudam, pedem ajuda e só se expandem, viram referência e enriquecem cada vez mais.

22 OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS

Eles não precisam nos procurar pois são os especialistas; eles não costumam pedir socorro, eles o são. O Brasil é, e bem sabemos, muito procurado para o lazer, pois temos belezas inigualáveis em toda a extensão de nosso território. Outra procura se dá para exploração de matéria prima, pois isso temos em grandes quantidades.

Como lembretes, assim é, que percebemos algumas explicações para o enorme sofrimento em terra muito próspera.

Eu realmente sempre quis saber o porquê, de a maioria dos brasileiros sentirem pavor de orientação, sendo que os bons só se tornam bons, e melhores, se tiverem as orientações certas. Um exemplo são os livros. Eles são revisados, criticados por conhecedores do assunto, é evidente, moldados para então serem vendidos e alcançarem sucesso. Se não fosse assim, dificilmente uma obra seria comercializada. Orientadores, também muito preparados e aparatados, de muitos segmentos são contratados para a orientação do escritor.

Quanto melhor a sua obra, mais ela perdurará. Quando uso o termo ‘obra’ é para quaisquer elaborações, na construção de

2. PRODUZA COM PRAZO DE ETERNIDADE 23
É preciso lembrar que, na Bíblia Sagrada, há muitas orientações sobre conhecimentos libertadores e comparativos. Ela é um grande e excelente material na busca de ensinamento.

imóveis, escritos, artesanatos, discursos, para qualquer coisa que você possa produzir.

Penso que devemos ser muito práticos ao fazer nossas atividades; mas, quando as circunstâncias permitirem agilidade, pois, quando não, a dedicação de tempo e esforço deve ser bem elaborada e aplicada. Cada situação exige um tratamento. Também percebo que podemos realizar nossos feitos como se fossem ficar para a eternidade.

Eu decidi fazer uma obra mesclada com palavras bíblicas exatamente por serem muito antigas e produzirem maravilhas com seus ditos até hoje, e como cremos, produzirão benesses para a eternidade.

24 OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS
Penso que devemos ser muito práticos ao fazer nossas atividades; mas, quando as circunstâncias permitirem agilidade, pois, quando não, a dedicação de tempo e esforço deve ser bem elaborada e aplicada.
o

3 INSPIRAÇÃO

Para produzir é necessário inspiração?

Inspiração depende de base; e se ela for ruinosa ninguém se atém ao que é bom. Dentre ruínas é só tempo de se salvar ou de correr, pois, inspiração vem de lembranças.

Todos somos inspirados por professores, artistas, amigos, frases e músicas. O problema reside na fonte que está embasando nossas vidas. Inspiração, também pode ser sinônimo de iluminação, estímulo, e por isso mesmo devemos ter os melhores em nosso viver. A depender da fonte, é problema.

Nos últimos anos, o brasileiro foi detectado como um dos povos mais utilizadores de redes sociais. Passa por volta de 6 horas de seu dia vendo inutilidades. Com isso, estamos sendo mais coisificados. O mal maior habita nos aplausos emitidos para isso, ou seja, somos permissivos.

A ciência vem confirmando, os escritos bíblicos sobre felicidade ser bom remédio, e a alegria embelezar a face. Do mesmo modo, os estudos corroboram sobre a tristeza fazer adoecer, e a preocupação roubar alegria.

“O coração alegre embeleza o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Provérbios 15.13)

A sabedoria sagrada é muito repetida, e de maneiras variadas, com palavras diversificadas sobre essa dinâmica do corpo. Atente a isso. INSPIRE-SE nas palavras de vida e tudo mudará, para muito melhor.

A Bíblia também ensina que, se seus olhos são bons tudo será visto como bom (Mateus 6.22). Mas para isso devemos estar num

27

ambiente igualmente bom. E é um pouco dessa atmosfera de transformação que pretendo levar a cada um que ler este livro, porque ele é inspirado no melhor livro de todos.

Esse ciclo eficaz de melhoria, pelo bom aprendizado, parece cansativo; todavia se o cansaço leva a bons resultados, o esforço foi proveitoso. Lembrando que não fazer nada também cansa. Vale se cansar, com razão, e para bons feitos. Um dos grandes problemas de nossa nação é um cansaço frequente pelas conversas nefastas. Elas arrancam nossas forças, as quais deveriam ser usadas para muitas e realizáveis melhorias. Outro problema agudo, são as discussões tolas. As pessoas saem desgastadas, irritadas com elas mesmas e com os outros por conta de temas como:

• Políticos os quais só fazem piorar a vida do povo em largas proporções;

• Times e esportistas que só lucram, e são amigos e parceiros lá bem longe dos contendedores;

• Poses de fotos;

• Intolerância totalmente distorcida;

• Economia, segundo uns, sempre em decadência;

• Midiáticos volúveis;

• Músicas perniciosas.

Este livro é seu, e o(a) convido a completar as linhas propostas, a fim de ser atuante, uma vez que, um dos temas centrais dessa obra é atuação.

28 OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS

Complete com mais três temas que, ao escutar, sabe que são desperdícios de energia, assim observará quanto do nosso tempo desperdiçamos.

A Bíblia fala sobre tolice muitas vezes, sempre mostrando como somos destruídos, no caso de usarmos demais desse infeliz artifício. Lá existem algumas frases como “sabedoria faz desviar do mal; o tolo se enche de si e pensa estar seguro; os lábios do tolo entram em discussões e pedem açoites; os sábios colecionam sabedoria, mas a boca do tolo se aproxima da ruína” (Provérbios 14.16, 10.14, 18.6-8).

Com um pouco de conhecimento começamos a ter outra percepção do que é inspiração. Ela não é, e não pode ser, algo somente inato. Preencha-se de tudo o que há de melhor e começará a ter mais que inspiração.

Nem sempre começamos certo, e por isso mesmo, ajeite as coisas ao máximo para ficarem cada vez melhor.

3. INSPIRAÇÃO 29
• • •
Saiba: discutir não é só brigar; é falar sobre. Discutir pode ser, então, muito benéfico desde que não se dedique a tolices.

Você tem direito de escolher como prefere viver; da mesma forma, tem o direito de se presentear com palavras inspiradoras e transformadoras, e já deve ter percebido como há pessoas com histórias de vida ruins que usaram suas experiências para nos trazer inspiração. Disso saíram palestras, livros e filmes. E a base frequentemente foi: “ninguém faria melhor do que eu diante dessas circunstâncias”.

Se mostrarmos a uma geração caos e desordem ela se enterra nisso, porque fica rude e hostil e pode terminar de destruir o pouco restante.

Se mostrarmos paz, livros, matérias e referências para tempos melhores, ela edifica tudo por onde passa e faz crescer obom avanço.

No Salmo 145.4 diz: “Uma geração louvará à outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos”. Como o homem tem o costume de copiar, se fizermos nossa parte direitinho, deixaremos mais melhorias e assim haverá mais possibilidades de cópias boas e de atos bons.

Eu me inspiro num Brasil repleto de recurso e potenciais.

Com esta obra, pretendo inspirar!

30 OS SEGREDOS DOS ALIADOS DE DEUS
Começar certo é estratégia de quem se abastece de instrução.
o
Continua... Adquira a obra completa na livraria da sua cidade ou em www.adsantos.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.