Discípulos fazendo Discípulos: vol. 2 | A. R. Gusso

Page 1

Copyright©2009 por Antônio Renato Gusso

Todos os direitos reservados por: A. D. Santos Editora Al. Júlia da Costa, 215 80410-070

Curitiba – Paraná – Brasil +55(41)3207-8585 www.adsantos.com.br editora@adsantos.com.br

Capa: @_taisdesign

Diagramação: Manoel Menezes Revisão: João Muller

Coordenação Editorial: Jennyfer Calado Barcelos

10ª edição – dezembro de 2022.

Proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios a não ser em citações breves, com indicação da fonte.

Edição e Distribuição:

VÃO E FAÇAM DISCÍPULOS!

Pode parecer que não, mas títulos importam!

Alguns cristãos foram chamados de apóstolos, outros de profetas, doutores, pastores, mestres, irmãos, bispos, filhos, servos, amigos, escravos, soldados, e até prisioneiros.

Mas todos são chamados para ser e fazer discípulos, seguidores do Caminho, que é o próprio Senhor Jesus, nosso Deus e Salvador!

3

“Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”

(Atos 2.41,42)

4

Sumário

Introdução ...................................................................................... 7

Lição 1 – A BÍBLIA SAGRADA .............................................. 11

Lição 2 – O DEUS DO CRISTIANISMO

Lição 3 – JESUS CRISTO

23 Lição 4 – O ESPÍRITO SANTO

29 Lição 5 – A VIDA ETERNA

35 Lição 6 – O BATISMO .............................................................. 39 Lição 7 – A LUTA CONTRA O PECADO ........................... 43

Lição 8 – EM BUSCA DA SANTIFICAÇÃO ........................ 47 Lição 9 – A IGREJA .................................................................. 51 Lição 10 – A CEIA DO SENHOR .......................................... 57 Lição 11 – OS DÍZIMOS E AS OFERTAS

Lição 12 – O TESTEMUNHO CRISTÃO ............................. 69 Lição 13 – OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS ............... 75 Controle de Leitura da Bíblia

81 Respostas para Auxílio do Orientador

5
............................. 17
.........................................................
..............................................
.....................................................
............................ 63
......................................................
......................................... 83
6

Introdução

Alguém, referindo-se ao impacto causado no primeiro contato com outra pessoa, já afirmou: “A primeira impressão é a que fica!”. Mesmo não aceitando esta afirmação como a mais pura verdade, pois na primeira impressão podem, também, surgir enganos que, mais tarde, serão desfeitos, trazendo para a vida cristã, penso ser muito oportuno, na “primeira impressão”, no primeiro contato, criar uma base firme para aquilo que há de vir a seguir. Se, ao entrar para a Igreja, o novo convertido receber uma forte influência, por exemplo, da tradição denominacional ou da expe riência pessoal de algum líder, terá uma primeira impressão que poderá conduzi-lo por um caminho perigoso, pois bem sabemos o quanto as tradições e os seres humanos são falíveis. Contudo, se ele receber uma influência direta da Palavra de Deus, que é perfeita, estará com certeza preparando uma base firme para seu desenvolvimento sadio.

Pensando em ajudar nesta questão tão importante do primeiro contato com o cristianismo é que foi preparado este livro de estu dos chamado “Discípulos Fazendo Discípulos – Volume 2”. São treze lições simples, abordando temas que podem ser considerados bási cos para a vida cristã. Nelas o aluno, com a ajuda de um orientador, descobrirá na própria Bíblia, com o mínimo possível de intervenções, as verdades indispensáveis que deve conhecer e seguir na sua nova caminhada de fé.

As lições podem ser feitas individualmente, é uma questão apenas de ler cuidadosamente as perguntas que foram formuladas e

7

respondê-las de acordo com o significado do texto bíblico indi cado, mas, preferencialmente, elas devem ser feitas em classes ou, no mínimo, em duplas, onde um cristão já experiente estará ser vindo como orientador de outro novo na fé. Normalmente o orien tador fará as perguntas, como se encontram nas lições, e o aluno as responderá depois de ler os textos bíblicos indicados. Quando este livro for utilizado para as classes de batismo o orientador poderá fazer uma seleção daquelas lições que julgue mais necessárias, não sendo, obrigatoriamente, preciso fazer todas elas antes de efetuar os batismos.

O ideal é que, durante os encontros, ninguém escreva nada em suas lições. Uma das tarefas indicadas para o aluno é refazer a lição, agora sim por escrito, sem a ajuda de outros, um dia após o encontro com o orientador. Isto ajudará a fixar a lição e mostrar a existência de alguma dúvida, a qual poderá ser sanada na próxima ocasião.

Os encontros com o orientador devem ser semanais e durar em torno de uma hora, no máximo uma hora e meia. Neles, após ter iniciado com oração, da segunda lição em diante, antes de entrar no estudo do dia, o orientador deve aplicar alguns minutos para verificar as tarefas que foram pedidas e tirar possíveis dúvidas que surgiram durante as leituras feitas na semana. Entre as tarefas está a de memorizar versículos. O orientador deve ser sensível ao cobrar a memorização. Este exercício é importante, mas nem todas as pes soas têm a mesma facilidade para decorar. Se o aluno conseguir gra var a lição transmitida pelo versículo já é o suficiente. Os desenhos que aparecem juntos aos versículos estão relacionados com suas mensagens, de forma figurada ou literal, e servem para auxiliar na memorização.

Os textos bíblicos citados diretamente, bem como os nomes de livros bíblicos que aparecem abreviados, são da Bíblia Sagrada: Nova Almeida Atualizada, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil em

8

2017. Não há nada que impeça o orientador ou o aluno de utiliza rem alguma outra versão no cumprimento de suas tarefas. Contudo, esta foi escolhida pela clareza e atualidade de seu texto, muito apro priado para um novo convertido que ainda não está acostumado com o linguajar bíblico tradicional.

Para encerrar esta palavra introdutória, quero lembrar que, ao final do livro encontra-se um quadro de Controle de Leitura da Bíblia, o qual será muito útil no acompanhamento dos textos lidos, e as respostas de todas as questões conforme julguei mais adequa das. Elas não devem, rigorosamente, substituir as possíveis respostas pessoais de cada aluno, desde que fundamentadas no significado dos textos indicados, mas servir de modelos e ajuda em algum caso onde as questões, porventura, não estão tão claras como pensamos.

Que o Espírito Santo de Deus esteja orientando a cada um que fizer estas lições. Que, pela sua graça, elas ajudem muitos novos convertidos a aprenderem, diretamente da Bíblia, os caminhos pelos quais devem trilhar. Que estas primeiras impressões sejam as melhores possíveis, verdadeiras e bíblicas, com resultados positivos para a vida eterna de cada um!

9
10

A Bíblia Sagrada

Temos a Bíblia na forma de um livro e não é difícil encontrarmos pessoas ainda não familiarizadas com ela pensando que se trata realmente de apenas um. Contudo, ela é muito mais do que isto! A Bíblia é uma verdadeira coleção de livros que foram escritos em um período de aproximadamente 1500 anos, que vai de 1400 a.C. até, mais ou menos, 100 d.C. por cerca de 40 autores diferentes. Ela é considerada, por nós evangélicos, como a Palavra de Deus para a humanidade e única regra de conduta e fé. Sendo assim, deve ser estudada com cuidado, respeito e carinho.

01. Antes de tudo vamos ver algumas questões técnicas, básicas, necessárias para uma melhor utilização da Bíblia Sagrada. Abra a sua versão da Bíblia no início, no índice dos livros, e responda às seguintes perguntas: a) Qual é o nome das duas grandes divisões dos Livros da Bíblia? e .

A primeira é anterior à vinda de Jesus e foi escrita em sua maior parte em hebraico, com algumas passagens em aramaico. A segunda escrita em grego e algumas frases em aramaico, surgiu depois da morte e ressurreição de Jesus.

11 Lição
1

b) Quantos livros fazem parte do Antigo Testamento?

c) Quantos livros fazem parte do Novo Testamento?

Algumas versões apresentam mais de trinta e nove livros no Antigo Testamento, mas é bom lembrar que estes foram acrescen tados mais tarde, em 1573 d.C.1, e que não faziam parte do conjunto considerado como Palavra de Deus por Jesus e seus discípulos. O Antigo Testamento foi a Bíblia de Jesus!

02. Veja, agora, no índice dos livros, no início de sua versão da Bíblia, por exemplo, onde se encontra o Livro de Josué. Depois de encontrado no índice abra o Livro de Josué em sua primeira página. Você encontrará, antes do início do texto, o número um (1) em destaque. Isto significa que ali é o início do primeiro capítulo do Livro de Josué. Iniciando a leitura logo você notará a existência de números em formato menor (2, 3, 4, 5...), na seqüência numérica normal. São os versículos! Refazendo os mesmos passos encontre em sua Bíblia o versículo 21 do capítulo 1 do livro conhecido pelo nome de “2 Pedro” e escreva-o nas linha seguintes:

Nestes estudos você encontrará, por exemplo, a seguinte desig nação para o texto acima: 2 Pedro 1.21, onde 2 Pedro é o nome do Livro (Segunda Carta de Pedro), o número 1 é o capítulo e o número 21, que vem depois dos dois pontos, é o versículo. Alguns utilizam dois pontos e não um logo depois do capítulo, isto não faz diferença, ficando a indicação assim: 2 Pedro 1.21. Se desejássemos incluir mais um versículo na indicação acima utilizaríamos uma vírgula para separá-los, por exemplo: 2 Pedro 1.20,21. Ainda se queremos indicar um período mais longo que vai

1 Santos, A. D. Catolicismo: conhecendo as doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana. 2.ed. Curitiba : A. D. Santos Editora, 1997, p. 18.

12

de tal a tal versículo utilizamos um traço ligando-os, como o exem plo que segue: 2 Pedro 1.16-21.

03. A Bíblia possui muitas profecias. Lendo novamente o texto de 2 Pedro 1.21 complete a frase que segue: As profecias não foram produzidas pela vontade humana mas foram proferidas por pessoas movidas pelo .

04. Encontre na Bíblia o texto de 2 Timóteo 3.15-17 e complete as frases destacando o que ela, também chamada de Escritura, diz de si mesma.

a) A Escritura pode tornar o ser humano para a pela fé; b) Toda Escritura é por Deus; c) Toda Escritura é útil para ; d) Toda Escritura é útil para ; e) Toda Escritura é útil para ; f) Toda Escritura é útil para e tem o propósito de os cristãos, além de mostrar-lhes o caminho da salvação.

05. Outros textos ainda nos mostram que ela, a Bíblia Sagrada é: a) (Salmo 19.7): b) (Salmo 119.140): c) (Salmo 119.160): e dura ; d) (Romanos 1.2):

06. A maioria das pessoas sempre fez uma verdadeira confusão quanto à religião e à espiritualidade. Leia Mateus 22.29, pala vras de Jesus, e responda: Por que isto acontece?

13

Portanto, a leitura da Bíblia é de grande importância para nós.

07. Muitos encontram dificuldades para entender as mensagens da Bíblia. Segundo ela mesma, quem pode abrir o nosso entendi mento para que a entendamos? (Lucas 24.44,45)

08. Além de buscar a orientação em Jesus, por meio da oração, seguindo o exemplo do funcionário de Candace, rainha da Etiópia, qual atitude prática, entre outras, podemos tomar? (Atos 8.27-31)

09. Todo esforço para entendermos a Bíblia é válido. A leitura e prática de seus mandamentos só nos trazem vantagens. Leia os textos a seguir e relacione algumas delas. a) (Josué 1.8): b) (Salmo 119.11): c) (Salmo 119.50): d) (Salmo 119.98,99): e) (Salmo 119.105): f) (João 8.31): g) (João 8.32): h) (João 8.51):

10. Como foi visto até aqui, a Bíblia, como Palavra de Deus, não é apenas uma coleção de livros antigos e interessantes, ela é sem pre atual e deve fazer parte de nossa vida diária. Aquilo que ela afirma é verdade e acontece. Leia Isaías 40.8 e responda: Até quando dura a Palavra de Deus?

14

11. Complete! Para encerrar, não podemos esquecer que a Palavra de Deus é para ser (Tiago 1.22) __________________ e não apenas ouvida (ou lida). Se a conhecemos e não a praticamos estamos __________________ a nós mesmos e demonstramos, por esta atitude, que não conhecemos a Deus. A confusão religiosa na atualidade é notória. Devemos então estar atentos àquilo que a Bíblia nos diz, pois ela é a verdade. Façamos como alguns ouvintes do apóstolo Paulo que aparecem em Atos 17.10,11. Examinemos as Escrituras, todos os dias, com avidez, procurando conferir tudo pelos seus ensinamentos e assim estaremos aptos a trilhar pelo caminho correto!

Tarefas para a primeira semana:

01. Inicie e encerre todas as tarefas com orações de agradecimento e pedido de orientação;

02. Escreva as respostas da lição, no dia seguinte ao do estudo, sem auxílio de outros;

03. Leia cinco capítulos do Evangelho de João, a partir do primeiro, em sua seqüência natural, um a cada dia, iniciando dois dias após o estudo em grupo;

04. Procure decorar a sequência dos quatorze primeiros livros do Novo Testamento para o próximo encontro, será de grande ajuda ao manusear a Bíblia;

05. Leia todos os dias, procurando memorizar, o texto de Tiago 1.22: “Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.”

15

06. Anote, no espaço reservado abaixo, as dúvidas e curiosidades encontradas durante a leitura para serem tratadas no próximo encontro.

16

Lição 2

O Deus do Cristianismo

Os seres humanos de todas as épocas sempre tiveram a tendên cia de crer em algum tipo de deus. As religiões, por sua vez, no decorrer dos séculos, criaram milhares de deuses, o que vem a causar uma enorme confusão na mente das pessoas em relação ao assunto. Nesta lição aprenderemos um pouco mais a respeito do Deus do Cristianismo. De fato, Ele é o único Deus verdadeiro, cria dor de tudo e de todos, os demais não passam de engano. Como a vida do cristão deve ser de íntima e constante comunhão com seu Deus, existe a necessidade de o conhecermos cada vez mais e, sem dúvida, a melhor maneira para obtermos este conhecimento é por meio de sua Palavra, a Bíblia Sagrada! Vamos, então, recorrer a ela e ver, ainda que parcialmente, pois o assunto é vastíssimo, como que Ele mesmo se nos apresenta.

01. Leia os textos abaixo e complete, com base neles, aquilo que a Bíblia afirma que Deus é. Logo em seguida, a cada texto lido, daremos uma breve explicação sobre a característica divina neles destacadas.

a) (João 4.24): Deus é ________________________________; Ainda que a Bíblia, em algumas de suas passagens, descreva Deus, como se tivesse um corpo semelhante ao nosso, na realidade,

17

Ele não o tem, pois é de natureza espiritual. Estas descrições são figuras de linguagem para que possamos compreender melhor a mensagem que nos tem sido transmitida. Contudo, não devemos imaginá-lo como sendo apenas uma força. Deus, mesmo não tendo corpo, pode pensar, sentir, querer, ter consciência e direção própria, que são características de uma pessoa.

b) (Gênesis 1.1): Deus é ;

Tudo o que existe, seja no plano visível ou invisível, procede de Deus. Ele fez aquilo que não existia passar a existir, como é o caso do céu e da terra, e fez com que algumas das coisas existentes pas sassem a produzir, criar a partir de si. Para Ele não há dificuldade, tanto pode criar do inexistente como a partir daquilo que por Ele mesmo foi criado.

c) (1 João 4.8): Deus é ;

Esta é uma das características de Deus que mais se destaca na Bíblia. A vinda de Jesus ao mundo, por exemplo, é um ato de per feito amor. O fato de Deus se revelar por meio das Escrituras tam bém. A possibilidade de termos comunhão com Ele nem se fala, só é possível pelo seu grande amor. Só devemos tomar cuidado, neste ponto, para não confundirmos a qualidade com o sujeito, ou seja, Deus, como a Bíblia bem mostra, é amor, mas o amor, como alguns podem pensar, não é Deus. O amor é uma característica da moral de Deus.

d) (Salmo 90.2): Deus é ;

A palavra eternidade pode ter pelo menos dois sentido bási cos. O primeiro, aplicado ao ser humano, significa que não tem fim. Após a morte física todos continuam a viver no céu ou no inferno, uma vida que nunca acabará. Este tipo de eternidade os anjos tam bém possuem. São seres que foram criados por Deus, tiveram um início, mas não terão fim. O segundo sentido podemos chamar de

18

eternidade plena. Este só se aplica a Deus. Ele não teve princípio nem terá fim, sempre existiu e sempre existirá.

e)(Tiago 1.17): Deus é ;

Em Deus não existe nem sombra de variação. Ele é completo e perfeito, não tem necessidade de progredir, por ser infinita a capacidade que possui e não pode regredir devido à sua própria natureza perfeita.

f)(Isaías 6.3): Deus é ;

Santo tem o significado de separado e de moral excelente. Isto é o resultado da soma de todas as qualidades morais divinas. E a vontade dele para o ser humano é que também busque a perfeição moral. Ele em sua plena santidade se coloca como a meta que deve ser buscada por nós: “Sede vós, pois, perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.48).

g)(Lucas 18.18,19): Deus é ;

Jesus está falando de algo impossível de ser encontrado, de forma completa, no ser humano. Nós possuímos alguma bondade e, em algumas ocasiões, a colocamos em prática. Deus, porém, é per feitamente bom. Nele não há nenhum resquício de maldade.

h)(Lamentações 1.18a): – Deus é ; É bom lembrar que a justiça de Deus se manifesta tanto no castigo ao pecador como no prêmio a quem merece.

i)(Mateus 19.26 e Lucas 1.37): Deus é ;

Nada é impossível para Deus. Ele pode fazer tudo aquilo que desejar. Isto não implica que Ele possa fazer algo contrário à sua própria natureza. Por exemplo: Deus não pode cometer uma mal dade, pois Ele é perfeitamente bom. Ele não pode morrer, por ser a própria fonte da vida. Falando de forma positiva, Deus tem poder para não praticar o mal e para não ser vencido pela morte.

19

j) (Salmo 139.7-10 e Mateus 18.20): Deus é ; Deus pode estar presente em qualquer lugar. Por isso, onde estivermos, podemos sempre contar com a companhia divina.

k) (Salmo 139.4): Deus é ; O conhecimento que Deus possui é ilimitado. Ele criou tudo e tudo conhece. Também sabe quais são os nossos pensamentos e intenções. Podemos esconder das outras pessoas aquilo que somos e fazemos, mas, diante de Deus nossas vidas então descobertas.

l) (Deuteronômio 4.39 e 1 Coríntios 8.4): Deus é ; Este ensino foi bastante enfatizado no Antigo Testamento, devido à grande quantidade de deuses que eram adorados pelos povos vizinhos do povo de Deus. Como bem sabemos, também em nossos dias existem muitos deuses, todos inventados pelos seres humanos e utilizados por satanás. É nossa obrigação, como conhecedores do único Deus verdadeiro, alertarmos os outros a respeito do perigo do politeísmo.

02. Antes de encerrarmos esta lição a respeito de Deus, pensando em esclarecer o último ponto da primeira parte, a qual mostra que Deus é um, precisamos dar ainda uma palavra sobre uma doutrina que é um dos mistérios de Deus, a Doutrina da Trindade. Leia os textos indicados e responda:

a) A Bíblia, em João 6.27, afirma que o Pai é b) A Bíblia, em João 1.1, afirma que Jesus Cristo é c) A Bíblia, em Atos 5.3,4, afirma que O Espírito Santo é

20

Estaria a Bíblia em contradição consigo mesma? É claro que não! Mas então como Deus pode ser um se o Novo Testamento chama de Deus três pessoas diferentes? Ainda que não possamos entender na totalidade, ajuda se não pensarmos em termos de 1+1+1=1, que matematicamente não funciona,2 e sim em termos de essência. Ou seja, o que esta doutrina realmente afirma, com lógica, é “que há um único Deus em essência, existente eternamente em três ‘pessoas’ distintas e coiguais, manifestas no Pai, no Filho e no Espírito Santo.”3 Na verdade, Deus, infinito que é, está acima de nossa capacidade de entendimento. Mas, não devemos nos preocu par tanto com esta nossa limitação e sim nos alegrar com esse Deus maravilhoso que, mesmo sendo tão grandioso, tem tido misericór dia de pobres pecadores como nós!

Tarefas para a segunda semana:

01. Inicie e encerre todas as tarefas com orações de agradecimento e pedido de orientação.

02. Escreva as respostas da lição, no dia seguinte ao do estudo, sem auxílio de outros.

03. Leia cinco capítulos do Evangelho de João, a partir do sexto, em sua sequência natural, um a cada dia, iniciando dois dias após o estudo em grupo.

04. Procure decorar a sequência dos treze livros finais do Novo Tes tamento.

05. Leia todos os dias, procurando memorizar, o texto de Mateus 22.37,38: “...‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de

2 DUSILEK, D. A Nova Vida em Cristo. 12 ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1986. p. 46.

3 SEVERA, Z. de Aguiar. Manual de Teologia Sistemática. Curitiba: A.D. San tos Editora, 1999. p. 85.

21

toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o grande e primeiro mandamento.”

06. Anote, no espaço reservado abaixo, as dúvidas e curiosidades encontradas durante a leitura para serem tratadas no próximo encontro.

22

Jesus Cristo

Vimos na lição anterior que Jesus é Deus, mas também é de conhecimento da grande maioria das pessoas civilizadas que Jesus esteve aqui na terra em forma humana. Ele é um caso único, pois mesmo sendo 100% Deus, a Bíblia mostra que viveu entre nós em uma forma 100% humana. Sem dúvida, Ele é demais para a nossa compreensão total. Ainda assim, como seus discípulos, não devemos nos contentar com pouco, é importante procurarmos conhecê-lo cada vez mais, e aqui observaremos mais um pouco daquilo que a Bíblia afirma a respeito desta pessoa tão maravilhosa que não apenas dividiu a História Humana em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C) mas, mais do que isto, tem transformado a vida daqueles que o conhecem.

01. Leia Mateus 1.18 e complete: O nascimento de Jesus foi, em parte, diferente do nascimento de outras pessoas. Sua mãe se chamava ____________________ a qual se tornou esposa de __________ mas, ainda virgem, antes de se casar ficou grávida por intervenção direta do ___________________________. Também é bom lembrar que Jesus, ainda que tenha nascido de uma mulher, como Deus que é, existia mesmo antes dela.

23
Lição 3

02. Não é de admirar que as pessoas ficassem confusas a respeito de quem seria Jesus. Leia Mateus 16.13-17 com destaque no versículo 16 e responda: Quem é Jesus? __________________ __________ o _______________________.

03. Jesus utilizava para si, em algumas ocasiões, o título de “Filho do Homem”, o que era uma referência à sua posição de represen tante do povo de Deus. Segundo Jesus mesmo, qual era a missão dele, do Filho do Homem, neste mundo? (Lucas 19.10)

04. Por que Ele recebeu o nome de Jesus e não outro qualquer? (Mateus 1.21)

O nome Jesus é composto pelo nome de Deus e pelo verbo sal var. Ele significa Yavé Salva (Deus Salva) e está intimamente ligado à missão de Jesus.

05. Ele veio para salvar, mas não fez isto com rapidez e foi embora, viveu aqui na terra por aproximadamente trinta e três anos. Leia Mateus 9.35 e complete as frases a seguir. Jesus quando na terra investiu tempo de seu ministério: a) __________________________________ nas sinagogas; b) ____________________________ o evangelho do reino; c) _______________ toda sorte de doenças e enfermidades.

06. Qual foi a reação do povo diante do ministério de ensino, pre gação e operação de milagres de Jesus aqui na terra?

a) (Marcos 7.37): Todos ficavam _____________________. b) (João 2.23): Muitos______________________________.

24

c) (Mateus 27.17,18): Outros tinham__________________. Está muito claro pela Bíblia que Jesus não foi recebido da mesma forma por todos. Em nossos dias isto ainda acontece. Nem todos o recebem bem, mas aqueles que o recebem tornam-se verdadeiros filhos de Deus (João 1.12)!

07. Alguns resolveram até condená-lo à morte (Mateus 27.1,2). Leia Lucas 23.33 e responda: Como Jesus foi morto?

08. Havia algum crime, pecado, ou outro motivo real para que Jesus fosse condenado como foi? (1 Pedro 2.22,23)

09. Responda completando: Por quem Cristo morreu? (Romanos 5.6-8) Ele morreu __________________________ para pagar pelos nossos pecados (1 Coríntios 15.3).

10. Depois de morto o que fizeram com o seu corpo? (João 19.41,42)

11. Leia Lucas 24.1-7 e responda:

a) O corpo de Jesus permaneceu no túmulo por muito tempo?

b) O que foi que aconteceu?

25

12. Leia 1 Coríntios 15.3-8 e responda:

a) Foram poucas as pessoas que viram Jesus depois de ressuscitado?

b) Segundo o texto, qual o maior número de irmãos que, de uma só vez, puderam ver Jesus ressuscitado?

13. Para onde foi Jesus depois de morrer ressuscitar e passar certo tempo aqui na terra aparecendo para várias pessoas? (Lucas 24.51)

14. O que faz Jesus por nós agora no céu? (João 14.2)

15. Qual é a promessa que temos em Atos 1.11?

Esta lição é apenas uma amostra do que foi a vida de Jesus aqui na terra. Resumidamente foi visto que Ele, mesmo sendo Deus, se tornou um ser humano como nós, viveu ajudando aos outros, foi morto em nosso lugar, ressuscitou, foi para o céu e prometeu que um dia voltará. Chegando ao final dela podemos dizer o mesmo que disse João ao concluir o seu Evangelho: “Há, porém, ainda mui tas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” (João 21.25). Continue lendo a Bíblia e conheça cada vez mais a respeito deste Deus maravilhoso que tanto nos ama!

26

Tarefas para a terceira semana:

01. Inicie e encerre todas as tarefas com orações de agradecimento e pedido de orientação.

02.Escreva as respostas da lição, no dia seguinte ao do estudo, sem auxílio de outros.

03. Leia cinco capítulos do Evangelho de João, a partir do décimo primeiro, em sua sequência natural, um a cada dia, iniciando dois dias após o estudo em grupo.

04. Relembre a sequência dos vinte e sete livros do Novo Testamento até poder citá-los, na ordem, com facilidade.

05.Leia todos os dias, procurando memorizar, o texto de Lucas 19.10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”

06.Anote, no espaço reservado abaixo, as dúvidas e curiosidades encontradas durante a leitura para serem tratadas no próximo encontro.

27
28

Continua...

Adquira a obra completa na livraria da sua cidade ou em www.adsantos.com.br

88
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.