Cartilha - Papel para tudo

Page 1

Uma divertida viagem pelos usos do papel



Papel para tudo Papel para registrar, imprimir, informar, embalar, enfeitar, pagar, limpar, revestir parede, fazer arte, papel para fazer brinquedo. Desde sua criação pelos chineses, mais de 100 anos antes de Cristo, o papel transformou, pouco a pouco, a história da humanidade. Inicialmente – e principalmente – por ter se tornado um canal de comunicação acessível e eficiente, graças à mecanização do processo de impressão, a partir de 1450, o papel permitiu o registro das experiências, do conhecimento, das descobertas e, portanto, da própria evolução da inteligência humana. Mesmo o mais básico tipo de papel é, sem dúvida, fruto de uma grande revolução. Sim porque, antes dele, os registros, que evoluíram das inscrições nas cavernas, eram feitos em placas de argila, de barro, metal, couro de animais, pergaminho, papiro... Mais tarde, com o desenvolvimento da educação e cultura e das atividades econômicas e administrativas, houve um aumento crescente da necessidade de papel, e não apenas para escrever. Ele passou a ser usado de diversas maneiras, como veremos neste livro. Hoje, mesmo com a evolução da tecnologia, que vem permitindo especialmente à imprensa e aos setores burocráticos utilizarem recursos eletrônicos em vez do papel, este produto ainda é uma alternativa barata e sustentável para uma série de atividades e situações cotidianas. Vamos adiante?

3


Sustentabilidade do começo ao fim Especialmente no Brasil, o papel é obtido a partir de uma matéria prima sustentável: a madeira de árvores de eucalipto. Estas árvores são cultivadas para fins industriais e, desta maneira, ajudam a reduzir o impacto do atendimento às nossas necessidades de bens de consumo sobre o meio ambiente. Os eucaliptos são cultivados pelas empresas que fabricam papel, respeitando as áreas de mata nativa e até interagindo com elas, contribuindo para a preservação da fauna e flora silvestres. Mas não é apenas na origem de sua principal matéria prima que o papel é sustentável. Após sua utilização, ele pode ser reciclado e ser útil inúmeras outras vezes. E mesmo quando descartado nos aterros sanitários e devidamente tratado, o papel se decompõe facilmente no ambiente e pode ser reintegrado ao ambiente sem prejudicar a natureza.

4


Um papel muito importante O papel representa, muitas vezes, portas que se abrem para o conhecimento, para a descoberta e para vivermos momentos de fantasia e encantamento. E isso desde os primeiros momentos de nossas vidas. Hoje, muito provavelmente, o primeiro contato das pessoas com o papel acontece ainda na maternidade, quando o papel é usado para fazer pulseiras de identificação do bebê, ou para seu registro, ou para higiene. Começa, então, uma relação que irá se tornar mais forte a cada dia, à medida que crescemos e passamos a nos relacionar mais com outras pessoas, a estudar, a trabalhar, a viajar, a termos nossos momentos de lazer... É um sem fim de situações em que o papel facilita e torna nosso dia a dia mais simples e confortável. Vamos lembrar algumas aplicações e descobrir algumas novas?


Nas certidões de nascimento Este documento acompanha você por toda a vida. É o registro oficial do dia e data em que você nasceu, dos nomes de seus pais. Mais que um documento, a certidão é uma recordação pela qual todos temos um carinho especial. É um marco da nossa própria história.

6


Nos jogos e brinquedos Inúmeros são os jogos e brinquedos feitos com papel que conhecemos e com que nos divertimos. Jogos de cartas, de montar, de tabuleiro, para colorir e recortar, álbuns de figurinhas e outros tantos são feitos a partir de diferentes tipos de papel e papelão.

7


Nos cadernos, livros didáticos e pastas Impossível esquecer os momentos que vivemos na escola. O aprendizado da leitura é, com certeza, uma das etapas mais marcantes de nossas vidas. Etapa que vem acompanhada do aprendizado da matemática, ciências, geografia, história, física... Pois é: devemos muito deste crescimento aos professores e, claro, aos livros, cadernos e outros objetos feitos com papel.

8


Nos diplomas Receber um diploma por termos concluído uma etapa de nossa vida escolar é uma emoção enorme. Receber aquele canudo de papel tem um significado maravilhoso, de conquista e superação. E é ele que vai ser usado para comprovar nossa formação e capacitação para exercermos uma profissão.

9


Nas fotografias Mesmo com as tecnologias que permitem a visualização de fotos digitais nos computadores e outros meios eletrônicos, pense com você mesmo: é tão bom folhear um álbum de fotografias, ter impressa em papel uma foto de pessoas queridas guardada na carteira ou na bolsa!

10


Nos embrulhos de presentes Dar e receber presentes são experiências maravilhosas. O ritual de rasgar um papel colorido que embala um presente revela uma expectativa ou até a realização de um sonho que faz brilharem os olhos. São momentos de emoção que marcam para sempre a vida das pessoas.

11


Na imprensa O registro e a divulgação de fatos que marcaram e mudaram o rumo da história só foram possíveis graças à existência de jornais impressos e revistas. Graças a estes recursos, profissionais de imprensa puderam compartilhar suas percepções de acontecimentos decisivos que presenciaram.


Nas caixas e bulas de remédio Tão importante quanto somente tomar remédios prescritos pelo médico (geralmente em um receituário de papel), é ler a bula dos medicamentos antes de fazer uso deles. A bula é uma importante referência para o paciente, pois indica a forma correta de utilizar o medicamento.

13


Nas artes Diversos artistas plásticos utilizam papel como matéria prima em suas criações. Muitas ilustrações técnicas e artísticas foram feitas sobre papel. Técnicas de dobrar papel – como é o caso dos origamis – ou de sobrepor recortes – como a arte francesa - mostram o quanto ele pode ser transformado em obra de arte.

14


Nos restaurantes Um momento muito agradável nos bares, restaurantes e pizzarias é o da escolha do que vamos comer. E quem é nosso principal guia neste momento? O cardápio. Ali são apresentados, muitas vezes com fotos e preços, todos os pratos oferecidos pelo estabelecimento.


Nos convites de casamento O entusiasmo com a aproximação do casamento motiva casais em todo o mundo a produzirem convites impressos para enviá-los a familiares e amigos. A busca por soluções criativas e originais desvenda um universo de possibilidades e, em todas elas, o papel tem posição de destaque.

16


Nas cédulas O papel é a principal matéria prima usada na fabricação de cédulas de dinheiro. Estas são confeccionadas em papéis especiais, que aumentam a segurança contra falsificações. Outra forma de pagamento muito comum e que também se vale do papel é o cheque.

17


Nas embalagens de alimentos Uma grande variedade de doces e salgados pode ser embalada em sacos de papel, que lhes då aspecto atraente. Veja o caso das caixas de bombons e biscoitos, caixas de leite e derivados e as caixas de molhos e caldos. Em todas, o papel ajuda ainda na conservação dos alimentos.

18


Nas capas e encartes de CDs e DVDs Tanta curiosidade quanto despertam as músicas ou vídeos de nossos artistas favoritos despertam também os encartes destes discos. Muitos deles são verdadeiras obras de arte às quais os artistas dedicam especial atenção à produção, para deleite dos fãs.

19


Nos cartazes de cinema A divulgação do cartaz de um filme prestes a estrear nos cinemas é sempre motivo de celebração para os cinéfilos – pessoas que admiram a chamada sétima arte. Geralmente muito bem produzidos, os cartazes ajudam a encantar e a atrair o público.

20


Na higiene pessoal Papel toalha, lenço umedecido, papel higiênico. Indispensável no cuidado com o corpo, o papel também está presente em situações nas quais contribui para nosso conforto, bem-estar e qualidade de vida.

21


Nas composições Quantos compositores não se sentem inspirados nos momentos mais inesperados? Nesta hora, o papel costuma ser fundamental para que ele escreva os versos de sua nova canção. E o que seria da música clássica, dos músicos que nos séculos anteriores tinham apenas o papel para escrever as partituras (pautas melódicas) de suas composições? Foi graças ao registro em papel, já que não havia recursos para se gravar as antigas composições, que a música clássica chegou aos nossos dias fiel ao que era no passado.

22


Nas festas infantis Dá para imaginar uma festa infantil sem uso de papel? Além dos guardanapos, tem a ornamentação e os adornos e formas para doces e bombons que dão colorido e volume às mesas de guloseimas. Muitos arranjos, chapéus de festa, copos, adesivos e caixas de lembrancinhas são produzidos com papel.

23


Na literatura Já falamos sobre a importância e utilização do papel nos livros didáticos, aqueles usados nas escolas por estudantes em todas as fases do aprendizado. Mas é preciso destacar aqui a literatura, tão fundamental para a cultura e o autoconhecimento dos povos.

24


Nas compras Sacolas de papel são bonitas e, algumas, verdadeiras obras de arte. Especialmente as grandes marcas de roupas aproveitam este recurso de propaganda para reforçar sua presença entre o público e atrair mais clientes.

25


No papel modelismo Uma modalidade artística que encanta pessoas de todas as idades é o papel modelismo. Com tipos apropriados de papel é possível reproduzir réplicas de carros, aviões, caminhões e trens que podem ser usados como ornamentos no lar e no escritório e como um presente original para pessoas queridas.

26


Os principais tipos de papel e suas aplicações Existem inúmeros tipos de papel e o que determina qual deve ser usado é o produto em que será aplicado. Então, o papel mais adequado à nossa necessidade depende para o que vamos utilizá-lo. Que tal conhecer alguns dos principais tipos de papel e sua aplicação? Papel off-set: usado na impressão de folhetos e das páginas internas de livros e revistas em geral. Papel couchê: adequado para a impressão de imagens a meio-tom, e em especial de retículas finas. Cartolina: é um intermediário entre papel e o papelão. A distinção entre cartolina e papelão costuma-se fazer pela grossura; é papelão quando supera o meio milímetro. Suas aplicações são em pastas, fichas, cartões, copos e em material escolar. Cartão triplex: Muito aplicado em capas de livros, embalagens de produtos alimentícios, cosméticos, impressos publicitários e produtos que exijam envase automáticos e pastas. Cartão duplex: também usados em capas de livros, são ainda empregados na fabricação de cartuchos para produtos farmacêuticos, alimentícios e higiênicos, em embalagens de eletroeletrônicos, brinquedos, vestuários e displays. Papel jornal: Como o próprio nome indica, suas aplicações são em tiragens de jornais, folhetos, livros, revistas, material promocional, blocos e talões em geral. Papel kraft: Muito resistente, em geral de cor parda-escura, ele é usado para embrulho, sacos e sacolas. Papel canson: colorido e muito usado em colagens, recorte e decorações.

27


Apoio institucional

Direitos reservados dos autores. Informações (71) 8860-2517 | 3489-8128 Projeto gráfico e ilustrações: Nilton Rezende


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.