Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

Page 64

baixo consumo alimentar, se comparado a outras espécies, possibilita sua criação em pequenas propriedades, gerando renda e alimento. No entanto, problemas sanitários, baixa capacidade de investimento do produtor, falta de padronização e direcionamento de cruzamentos, baixa oferta de bons produtos para atender a crescente demanda e a existência do abate clandestino, tem deixado os varejistas e consumidores apreensivos com relação à qualidade dos produtos para consumo, o que tem aumentado o risco e incerteza com relação ao mercado. Uma grande parte das criações se baseia em baixas tecnologias e investimentos, e, consequentemente, obtém-se carnes, leites, couro e outros derivados de menor qualidade, o que dificulta ao longo da cadeia, a comercialização e comunicação desejada entre os elos. No lado da comercialização, os produtos são encontrados normalmente em feiras livres, muitas vezes abates de origem clandestina, não apresentando os padrões de qualidade e higiene exigidos por lei. Todos estes fatores fazem com que os consumidores exigentes busquem outras fontes de alimentação, mais seguras e de melhor qualidade. Além disso, a precária infraestrutura de transporte de produtos e insumos e a falta de políticas públicas direcionadas para o setor, tem gerado baixa competitividade no mercado. 13.4 Tendências e Desafios

1. Pesquisas para melhoria da criação e modernização do setor produtivo, buscando aumento na produtividade, diminuição de custos da produção e a profissionalização do produtor rural; 2. Agregação de valor aos produtos derivados, no sentido de buscar novos canais de comercialização e garantia de compra e venda; 3. Organização dos produtores em cooperativas ou associações buscando qualidade e maior competitividade; 4. Integração dos elos da cadeia produtiva: passo importante para melhorar a qualidade do produto (acabamento de carcaça, padronização de cortes, diminuição da contaminação e perdas); 5. Conhecer o mercado e as preferências dos consumidores, incorporando novas técnicas e novas formas de oferta dos produtos; 6. Capacitação da mão de obra;

126

No ambiente que norteia os produtos agroalimentares, como carne e leite de caprinos e ovinos, devido a sua perecibilidade, as exigências de organização dos atores envolvidos no processo serão maiores, de modo a manter a qualidade e diminuir os custos da transação. No caso da carne, manter uma escala de produção para abastecer os mercados exigirá a padronização dos produtos e a regularidade na oferta, tanto das carcaças quanto dos produtos acabados. Assim, por se tratar de um produto que possui reduzida vida útil de prateleira, e, portanto, não poderá ser estocado a longo prazo, o equilíbrio entre a oferta e demanda, e as afinidades entre os atores da cadeia, mostram-se como fatores determinantes para a valorização do produto no mercado e a manutenção do seu preço ao longo do período. Com relação à cadeia produtiva do leite não é muito diferente. Manter a qualidade e escala de produção mostram-se determinantes para manutenção de canais de comercialização e a fidelização dos consumidores. O maior desafio talvez esteja no baixo consumo do leite que muitas vezes está associado a preconceitos e mitos, em especial, pelo odor característico que o leite traz, o chamado “cheiro do bode”. Porém, com uso de práticas de higiene e sanidade obrigatórias em qualquer atividade que manipule alimentos, e, mantendo-se os machos em distância e localização adequadas do criatório e pontos de ordenhas, este odor pode ser atenuado. O Nordeste brasileiro ainda apresenta um pequeno aproveitamento de seu potencial para produção de leite de cabra e derivados, havendo necessidade de mais programas e incentivos para se alcançar maior desenvolvimento do setor. Diante dessa realidade, vale a pena ressaltar a importância do leite de cabras e ovelhas como alimento, especialmente pelo seu valor nutritivo e qualidade dietética, especialmente para crianças e idosos. Além do consumo, o leite de cabra e seus derivados representam uma importante fonte de renda para as famílias, agregando valor principalmente na produção de queijos, doces e iogurtes. Outro importante mercado a ser explorado é a utilização do leite na fabricação de cosméticos, tornado mais uma alternativa para os produtores.

127

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos

O potencial produtivo da Região Nordeste é evidente. O agronegócio da carne e leite tem movimentado o mercado, apesar das dificuldades encontradas. Mas, ainda há alguns desafios a serem enfrentados:

7. Implantação de agroindústrias (curtumes, laticínios e frigoríficos fiscalizados); 8. Planejamento da produção visando diminuir a sazonalidade; 9. Gestão da propriedade rural.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.