Z Magazine edição 89

Page 21

Por Dra. Daniela Leal•

BELEZA

Não é praia, mas tem sol! Volte à rotina sem abandonar os métodos de proteção solar

C

om o fim das férias escolares, mas ainda no verão, com altas temperaturas e muito sol, a cultura da pele bronzeada faz muita gente cometer loucuras em nome da beleza jambo. Mas, o que fazer para amenizar os estragos e recuperar a saúde da pele?

TOP DICAS

1 - Antes de qualquer medida drástica, a primeira delas é a

hidratação. Beber muito líquido é fundamental para manter a pele hidratada. Deve-se ater à aplicação diária, após o banho, dos cremes hidratantes corporais e faciais (direcionados ao seu tipo de pele!), fundamentais para manter o aspecto bonito da pele.

2 - Troque o seu sabonete de banho por um de pH neutro e

com termos como “gel de limpeza”, “Syndet”, “sem sabão”. Esses termos garantem que o produto limpe sem alterar a fisiologia da pele, ou ressecar (como os sabonetes habituais fazem). E fica um alerta: não espere desses produtos muita espuma! É falsa a ideia de que espuma limpa. Com muita espuma, o produto será mais agressivo para a pele.

3 - Banhos curtos, sem bucha, e com a água extremamente

fria. Mesmo a bucha vegetal é dispensável. Quanto mais bucha, mais fina fica a pele e, consequentemente, mais desidratada.

4-

Para o público que toma dois banhos ao dia, sendo grande parte do público masculino, lavar o corpo apenas com água no segundo banho e reservar o sabonete apenas para as áreas de maior suor como axilas, virilha e pés.

5-

Durante a exposição ao sol, opte por filtros solares com capacidade hidratante, por conterem os dois benefícios. Essa informação deve estar descrita no rótulo.

Dra. Daniela é medica, diretora da Clínica Leal Med e Bem estar e autora do livro Pequeno Livro da Beleza.

6-

Não abra mão de chapéu e óculos! Os olhos são altamente sensíveis à radiação solar, que em longo prazo pode levar a doenças como a catarata. O chapéu, além de proteger o couro cabeludo, age como um escudo para orelhas, nuca e boa parte do rosto. Lembrem-se que, quanto maior a aba, melhor!

7 - Não insista, se sua pele é clara, daquelas rosadas, ou ruiva, o bronzeado não faz parte da sua resposta natural ao sol. E o escurecimento não vai ocorrer mesmo com horas de exposição solar! Esse fator é genético e imutável... Muita proteção para evitar a vermelhidão e o desconforto da ardência, que certamente ocorrerão.

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.