Z Magazine edição 82

Page 23

Congelamento de óvulos:

E

m 2008, a atriz norte-americana Jennifer Aniston causou polêmica ao anunciar que tinha congelado seus óvulos. De lá para cá, essa prática vem se tornando cada vez mais frequente entre as mulheres preocupadas com o envelhecimento de seus ovários. É possível mesmo para a mulher preservar sua fertilidade? O congelamento dos óvulos garante uma gestação futura? O primeiro nascimento proveniente de um óvulo congelado foi em 1986 e, desde então, houve grande progresso desta técnica. Com os métodos de congelamento antigos, somente uma pequena porcentagem dos óvulos congelados sobreviviam ao processo de descongelamento. Atualmente, a técnica utilizada é a chamada vitrificação, que consiste em um congelamento muito rápido. Esse processo é mais eficaz que o congelamento lento (utilizado no passado), pois a rapidez com que se atinge a baixa temperatura impede a formação de cristais de gelo e consequentes danos celulares. Enquanto no congelamento lento, a temperatura baixa 0,3oC por minuto, na vitrificação cai 23oC por minuto, ou seja, 70 vezes mais rápido.

Quem deve pensar em congelar seus óvulos? O congelamento de óvulos é indicado nos seguintes casos: 1) Mulheres que serão submetidas a tratamentos oncológicos que possam afetar seus ovários;

2) Mulheres que por motivos pessoais não terão possibilidade de

engravidar num futuro próximo e desejam preservar a chance de uma gravidez futura; 3) Mulheres com histórico familiar ou fatores de risco para menopausa precoce; 4) Mulheres que obtiveram óvulos excedentes após tratamento de fertilização in vitro. Atualmente cada vez mais mulheres vêm optando pelo congelamento de óvulos e os avanços da técnica são realmente encorajadores. Cerca de 90% dos óvulos resistem ao descongelamento, proporcionando uma chance de gravidez em torno de 40%. Apesar de não ser garantia de gravidez, o congelamento de óvulos já é uma alternativa viável para manter a esperança da maternidade.

Como funciona o congelamento de óvulos?

duvidas.reproducao@gmail.com

Dra. Fabiana Nakano CRM: 107869

Apesar de não ser garantia de gravidez, o congelamento de óvulos já é uma alternativa viável para manter a esperança da maternidade.

Dr. Rogério Leão

CRM: 104152 23

SAÚDE

Congelando o tempo, preservando o sonho!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.