Z Magazine edição 81

Page 23

A realidade da gravidez após os

40 anos SONHO POSSÍVEL

Especialistas falam sobre o que levam as mulheres optarem por ter filhos mais tardiamente. Como é possível, quais as dificuldades, riscos e vantagens de uma gestação depois dos quarenta anos?

A

atriz norte-americana Halle Berry anunciou recentemente que está grávida, aos 46 anos. No Brasil, outras famosas também experimentaram a maternidade mais tarde que o convencional. O que têm em comum Glória Pires, que deu a luz à Bento, aos 42 anos, Cláudia Abreu (mãe aos 41), Sílvia Popovic (aos 45) e, Solange Couto, que instigou ainda mais a curiosidade sobre gestação após os 40 anos, ao conceber Benjamin, com 54 anos? Histórias de mulheres que superaram as fronteiras sociais e, antes, físicas, impostas pela idade e, que sonharam com o improvável. Para elas, ser mãe está além do tempo. Como entre as celebridades, o número de mulheres que buscam a maternidade depois dos 40 anos cresce continuamente com a participação feminina no mercado de trabalho. Muitas priorizam a carreira em prol da realização profissional, com uma marcante consequência em relação ao planejamento familiar: querem engravidar mais tarde. Considerando que a mulher moderna chega saudável e disposta fisicamente a essa idade, algumas iniciam relacionamentos, o que torna natural o desejo de vivenciar pela primeira vez (ou novamente) a maternidade. Apesar dos receios de pessoas mais conservadoras – ou que temem que não seja o melhor período para ser mãe existem vantagens nesta fase da vida. Geralmente, os casais já atingiram estabilidade financeira, têm maior maturidade e estão convictos do que querem. Isso permite viverem a gestação de forma plena e que estejam mais presentes durante o desenvolvimento na infância.

SAÚDE

SONHO POSSÍVEL SONHO POSSÍVEL sonho da paternidade. Hoje é possível a avaliação genética dos embriões para descartar o risco de alteração cromossômica. Entretanto, é preciso saber que ainda existem limitações. A chance de sucesso dos tratamentos de fertilização in vitro após os ‘40’ diminuem consideravelmente. Enquanto abaixo dos 35 anos a taxa de gravidez com a fertilização in vitro é de cerca de 50%, depois dos 40 anos, cai para menos de 20%. Assim, muitas mulheres se submetem a vários ciclos de tratamento para que consigam gestar - como a cantora Celine Dion que deu à luz aos gêmeos com 42 anos, após seis tentativas de fertilização. O envelhecimento ovariano pode prejudicar ou até impedir a resposta ao tratamento. Há estudos em desenvolvimento com células tronco na tentativa de rejuvenescer os ovários e produzir óvulos fertilizáveis, mas, ainda é experimental e não aplicável à prática clínica. Em casos em que não é possível uma gestação com óvulos próprios, existe outra opção: a ovodoação - quando óvulos de uma doadora com até 35 anos, são fertilizados em laboratório com o sêmen do marido da receptora e, os embriões formados, transferidos ao seu útero. Neste caso, as taxas de gravidez são altas, semelhantes às de pacientes jovens. As mulheres devem estar cientes das dificuldades em se obter uma gestação após os 40 anos. Neste contexto, é importante que avalie se está bem para uma gestação segura, se conscientize das muitas opções de tratamento para auxiliá-la e que procure ajuda o mais rápido possível; pois, embora o relógio não dê um ponto final à realidade, é um grande inimigo que pode despertá-la do sonho.

Nem tudo são flores

Mulheres acima de 40 anos estão sujeitas a mais riscos durante a gestação, têm possibilidade de desenvolver hipertensão, diabetes e alterações cardiovasculares. Portanto, a avaliação clínica prévia é imprescindível para saber se está apta à gestação saudável. Além disso, a fertilidade feminina decresce progressivamente ao longo da vida, acentuando-se depois dos 35 e, ainda mais, ao transpor os 40 anos. Este fator ocorre devido ao número finito de óvulos que possui. Quando inicia seus ciclos menstruais, as meninas têm cerca de 300 mil óvulos disponíveis. A cada mês, geralmente só um óvulo chega à maturidade (ovulação) - cerca de mil são perdidos, reduzindo a reserva ovariana. Além da diminuição, com o passar dos anos, os óvulos envelhecem e há queda em sua qualidade, atenuando a chance de serem fertilizados; o que inversamente aumenta são os riscos de abortamentos e alterações cromossômicas, como Síndrome de Down.

duvidas.reproducao@gmail.com

O auxílio da reprodução assistida

Um dos motivos que as levam a postergarem uma gestação é a crença em técnicas de reprodução assistida, capazes de permitir que engravidem com qualquer idade. De fato a medicina evoluiu nessa área, permitindo que casais que não conseguiam gerar espontaneamente realizassem o

Dra. Fabiana Nakano CRM: 107869 23

Dr. Rogério Leão

CRM: 104152


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.