28 12 14 domingo

Page 1

SEM MEIAS PALAVRAS. NEM MEIAS VERDADES.

AZETA G D O

O E S T E

Ano 38 — Nº 9.854 — Mossoró-RN, DOMINGO, 28 de dezembro de 2014

EXPRESSÃO, 4 e 5

WILSON MORENO

Talento de Mário Costa através da reciclagem

NOS JARDINS

@gazetaoeste

www.gazetadooeste.com.br

EDNILTO NEVES

Luiz Carlos faz balanço da interinidade

gazetadooeste

EXPRESSÃO, Capa

EXPRESSÃO

Deputado convoca RN a rezar por um bom inverno

MARCELO BENTO

g

Prevendo muita dificuldade para o novo governo em razão da crise que o Rio Grande do Norte atravessa, o deputado Nélter Queiroz diz que somente um bom inverno atenua a situação. Página 3 CEDIDA

A TENDÊNCIA DE ROUPAS PARA O RÉVEILLON GANHA DETAQUE; SAIBA COMO USAR Página 6

Polícia divulga dados sobre mapa da violência MOSSORÓ, 9

RETROSPECTIVA

Momentos marcantes em várias áreas, positivos e negativos, são registrados durante uma breve retrospectiva de 2014, como a reviravolta na política local. MOSSORÓ Capa, 2 e 3

WILSON MORENO

Médica alerta sobre o perigo do hidrogel MOSSORÓ, 5

EDNILTO NEVES

Calendário 2015 de licenciamento é divulgado CIDADES, Capa

FALE COM A GENTE: 3314-1687 — redação@gazetadooeste.com.br; comercial@gazetadooeste.com.br — ESTA EDIÇÃO TEM 78 páginas — PREÇO DESTA EDIÇÃO R$ 2,00


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Opinião Circulando em OFF

Espaço Dorian Jorge Freire HERÓIS DA DELAÇÃO

Gilberto de Sousa

Paulo Afonso Linhares - Advogado

gilberto@gazetadooeste.com.br diretorderedacao@gazetadooeste.com.br gilberto-de-sousa@hotmail.com

O PERIGO DAS REDES SOCIAIS É grande a celeuma envolvendo dois homens em Natal e o tenente Styvenson Valentim, que vem comandando blitzen com foco na Lei Seca. O tenente tem se destacado pelo rigor na aplicação da lei. Daí engrossou o caldo depois de ver circular nas redes sociais vídeos lhe ameaçando. Os vídeos são carregados de ameaças pesadas, mas no bojo do caso, dá para notar que se trata muito mais de uma grande gozação do que de ameaça propriamente dita. Mas que não deixa de ter um conteúdo pesado. Quem quer espantar galinha não diz "xô", como reza o ditado popular. Os rapazes gravaram os vídeos sob o efeito de álcool e não mostram tanta indignação ou raiva do tenente. Mesmo assim, não deviam ter feito e é tanto que já circula um vídeo com um pedido de desculpas de um dos rapazes. E nesse contexto é onde entra o perigo das redes sociais. Às vezes se grava um vídeo inadvertidamente sem ter a ideia do estrago que aquilo pode causar. Já houve casos de fotografias de mulheres seminuas em praias de forma muito natural que foram cair em site de pornografias. E muitos outros casos de montagens que acabam gerando muita confusão. É preciso ter muito cuidado no que se posta para não cair numa malha de transtornos devido a má interpretação. A propósito, ainda sobre o caso das ameaças, o tenente acabou dando uma entrevista à imprensa em Natal onde, no bojo, garante represálias e em outro momento, por conta da sua exaltação terminou por provocar outros oficiais. Ele teria dito que prefere trabalhar em vez de ficar como outros oficiais, sem fazer nada. Essas declarações provocaram outra confusão, desta vez, interna. E pelo jeito, vem a judicialização do caso por aí, devendo render muito ainda. Tudo é por conta da danada da cachaça.

EDUCAÇÃO DE JOVENS Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira passada, a Portaria 103 de 2014 que estabelece orientações, critérios e procedimentos para transferência automática de recursos financeiros aos Estados, Municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). EM TEMPO Os novos alunos na modalidade EJA em que os entes executores cadastraram no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) e aderiram à Resolução/CD/ FNDE 48 de dezembro de 2013, estão aptos a receber os recursos financeiros no exercício de 2014. NOS JARDINS Quem está hoje na seção Nos jardins da Gazeta é o vice-prefeito Luiz Carlos Mendonça Martins (PT), que faz um ligeiro balanço dos dez dias que passou no comando da Prefeitura de Mossoró. SINTONIA Ele destaca a sintonia com o prefeito Francisco José da Silveira Júnior (PSD) ao afirmar que o gesto de Silveira para com o PT sinaliza o desejo de que perdure essa aliança vitoriosa. A propósito, Luiz Carlos cuidou para que a administração tivesse continuidade normalmente, dentro dos avanços naturais. É isso aí.

edição,trazendo matéria de capa sobre a governadora Rosalba Ciarlini e o retorno para Mossoró. VIADUTOS A Prefeitura de Mossoró vai intensificar as gestões junto às autoridades consideradas competentes a fim de concluir o bendito Complexo Viário da Abolição. O prazo de conclusão já passou do tempo e os transtornos continuam. É osso.

KÁTIA NA ARSEP Leio no blog de Thaísa Galvão que o Diário Oficial de 25 de dezembro publicou a exoneração de Kátia Pinto do cargo de secretária estadual de Infraestrutura e ao mesmo tempo a sua nomeação para o mandato de 4 anos como diretora-presidente da Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte). E também nomeada para diretoria autárquica da Arsep, Maria Clécia de Souza, exonerada da coordenadoria jurídica da Secretaria de Turismo.

GETÚLIO NA CDL EDNILTO NEVES

PARA REFLETIR "Sempre há outra chance, uma outra amizade,um outro amor.Para todo fim,um recomeço", já dizia Antoine de SaintExupéry.

RN NO AR A Revista RN no chega com mais uma

RELAX

to revolucionário, denominado Inconfidência ou Conjuração Mineira (ambas as denominações são fortemente pejorativas), ocorrido em 1789. E teve como consequência prisões, exílios e até a morte bárbara do revolucionário brasileiro, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes que, após a execução da sentença de morte por enforcamento, teve seu corpo esquartejado, cujas partes foram dispostas em vários locais entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, à guisa de exemplo. Endividado até o pescoço com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis teve perdoadas suas dívidas e ainda deve ter recebidos trinta moedas, isto para não destoar do modelo universal de delator premiado que foi Judas Iscariotes que entregou Jesus à sanha do Sinédrio hebreu e da longa mano do Imperador romano na Judeia, plasmada na pessoa do procurador-geral Pôncio Pilatos. Claro, não se pode negar que a delação incentivada é uma excelente ferramenta de investigação criminal, aliás, largamente utilizada nos sistemas penais de países desenvolvidos. Importante notar que ela não pode ser confundida com a "chamada de corréu", em que um acusado de crime imputa a outrem a sua prática, dela eximindo-se, embora em ambos os casos devam ser tomadas com muito cuidado pelo juiz. Essa parcimônia é mais do que necessária na busca da verdade real, porquanto não basta compor um elenco de acusados como mera formalidade processual; é imprescindível a delimitação verdadeira das responsabilidades de cada acusado que ingresse no âmbito da investigação em curso, em razão de delação premiada. Ademais, devem as autoridades envolvidas, sobretudo, o Ministério Público e o órgão competente do Poder Judiciário velar para quer não haja vazamento das informações objeto da delação que, por exigência legal, devem estar sob o pálio do sigilo até que sejam aceitas judicialmente, aliás, conduta que não tem sido observada com o devido rigor no caso do "Petrolão", em face do forte direcionamento político que parte da grande imprensa nacional tem impingido, tudo no afã de colocar no canto do ringue o governo Dilma Rousseff. Sem dúvida um uso perverso da delação premiada - quando notórios e confessos corruptos são elevados à condição de heróis, porque delatores, numa lastimável inversão de valores - o que em nada ajuda na apuração das responsabilidades e punição dos culpados, como deve ser, sem foguetórios e outras pirotecnias. Só o pulsar da sereníssima Justiça.

Charge

POR: LAÉRCIO EUGÊNIO

A QUEM INTERESSAR POSSA "A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."

NO AGUARDO Após o recesso do Judiciário,um dos pontos de pauta no TSE será logo de primeira, a situação do município de Baraúna. O que se fala por lá é em instabilidade administrativa. Não está descartada novas eleições.

DELATOR O artigo do nosso Paulo Linhares sobre delação premiada está supimpa, como diria o mestre Dorian Jorge Freire. Leia aqui ao lado.

- Papai, você me pergunta o que quero ser quando ficar adulto. Já escolhi: quero ser delator premiado! - Que é isso, filho? Por que um delator premiado? Ora, pai, o delator premiado está no melhor dos mundos: depois de meter as mãos, os pés e o próprio focinho nos dinheiros públicos, esses espertalhões entram em acordo com o Ministério Público, entregam deus e todo mundo, tenha ou não "culpa no cartório", prometem devolver um pouquinho do dinheiro surrupiado dos cofres públicos- quando algumas coisas devolvem! - e pegam uma pena pouco significativa, de três a cinco anos (o que significa apenas cerca de dez por cento das penas impostas aos delatados, inocentes ou não...), no máximo, restando-lhe um enorme tempo para desfrutar do que amealhou ilicitamente, no recebimento de propinas ou no desvio puro e simples dos dinheiros públicos. Obviamente que, a essa altura o pai-coruja já está em pânico, mormente se for membro do Ministério Público, do Poder Judiciário ou de alguma dessas polícias tantas. - Que diabo deu nesse menino? Querer logo ser um delator premiado? Coitadinho, nem sabe que pra ser delator premiado tem de ser criminoso, arrependido, mas, criminoso! Esse diálogo meio bizarro não destoa de episódios recentes da conjuntura política nacional, mormente em face do escândalo que envolve a Petrobras, o chamado "Petrolão", cujo desencadeamento temse dado a partir do largo uso do instituto da delação premiada. Por definição, a delação ocorre quando um réu, no seu interrogatório ou mediante documento à parte, não apenas admite a prática do fato criminoso, como igualmente imputa sua autoria a outra pessoa ou a outras pessoas. Destarte, o pressuposto da delação é a confissão do fato criminoso, pelo delator. E passa a ser tida como "premiada" quando a própria legislação estabelece benefícios processuais ou penais em favor do criminoso delator, de (fixação de regime prisional mais brando, isenção de processo, redução da pena e perdão judicial). A delação premiada foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro em 1990, quando da edição da Lei nº 8.072, a chamada "Lei dos Crimes Hediondos". Em primeiro lugar, por não constituir uma tradição do Direito brasileiro, embora haja na história deste país casos de delações cujas consequências foram enormes e que deram feições muito peculiares a esses episódios, a exemplo da famosa delação de Joaquim Silvério dos Reis, que permitiu à coroa portuguesa reprimir com grande ferocidade o movimen-

Artigo QUE NÃO SEJA UM OUTRO QUINZE Rubens Coelho - Jornalista Rachel de Queiroz estreou na literatura brasileira com a publicação do livro "O Quinze", seu primeiro romance, em 1930. Que retrata de maneira dramática a vida do sertanejo nordestino massacrado pelo flagelo da terrível seca que assolou o Nordeste no ano de 1915, da qual a escritora foi testemunha ocular da tragédia no sertão de Quixadá, sua terra natal. O quadro dantesco do retirante perambulando pelos caminhos e veredas ressequidas e sol escaldante do semiárido nordestino andando sem rumo e sem prumo famintos e sedentos a impressionou profundamente. Evidentemente que essa paisagem dantesca retratada na obra de Raquel de Queiroz, não é factível de acontecer nos tempos atuais. A política, a sociologia e até a antropologia mudaram daquela época para cá. No entanto, longa estiagem como a que está ocorrendo no agora, continua sendo causa de muitos sofrimentos para o nordestino do Polígono das Secas. Especialmente para o homem do campo, ao ver morrer seu rebanho, a impossibilidade de cultivar a terra estorricada. A seca que atualmente assola a região nordestina é

considerada a maior dos últimos cinquenta anos.Mesmo com toda a evolução da convivência com a seca, a situação se agrava a cada dia com a ausência de chuvas. Os reservatórios d'água nos estados do Rio Grande do norte, Paraíba e Ceará, estão com capacidade baixíssima. Mas um ano de seca, as consequências serão imprevisíveis. A transposição do Rio São Francisco, se concluída, amenizaria o problema enormemente, mas, infelizmente prometida para ser inaugurada ainda no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a obra ficou muito tempo paralisada e não se tem a certeza que será terminada em 2015, conforme as últimas promessas. Diante desse horizonte cinza que vislumbramos,nos resta orar para que Deus tenha misericórdia do nosso povo e nos mande um bom inverno, que é como sempre gostamos de repetir, não há melhor governo para o nordestino do que um bom inverno. Vale citar o profeta Zacarias que no capítulo 10 do seu livro no versículo um, diz: "Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia, é o Senhor que faz as nuvens de chuva. Ele dá chuvas copiosas aos homens". É nossa esperança!

www.gazetadooeste.com.br

O empresário Getúlio Vale já é o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Sucesso!

RELAX - "Ar, como eu precisava amar/E antes mesmo do galo cantar/Eu te neguei três vezes/Cais, ficou tão pequeno o cais/Te perdi de vista para nunca mais..." FRANCIS HIME

Gazeta do Oeste Um produto da C. Q. Organização Gráfica e Editorial Ltda. Fundada em 30 de abril de 1977 por Canindé Queiroz

Diretor CANINDÉ QUEIROZ

Diretor-adjunto PAULO LINHARES

Diretor de Redação GILBERTO DE SOUSA

Av. Cunha da Mota, 96/100 – Centro – Mossoró/RN – Fone: 3314-1687 Site: www.gazetadooeste.com.br – e-mail: gazeta@gazetadooeste.com.br AS MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES

Editora DANIELE SILVEIRA


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Política

Nélter convoca RN a rezar por chuvas ASCOM

Deputado do PMDB afirma que se não houver inverno no RN, gestor terá dificuldades de administrar

LUÍS JUETÊ Da Redação ais do que uma boa gestão para o Rio Grande do Norte, para o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) o que o Estado precisa é de um inverno que atenda a expectativa não só do homem do campo, mas também para o povo norte-riograndense. Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o parlamentar peemedebista que vai desempenhar o seu sétimo mandato consecutivo, afirmou que o mais importante para o Rio Grande do Norte é que Estado seja abençoado com boas chuvas. Nélter Queiroz chegou a dizer que está promovendo correntes de orações entre os familiares,correligionários e amigos para que o inverno corresponda as necessidades do Estado no próximo ano. "Primeiro, todo governante precisa,antes de qualquer fator, de sorte. E no caso do Rio Grande do Norte, mais sorte ainda. Eu estou rezando e fazendo correntes de orações para que em

M

Nélter Queiroz afirmou que tem feito corrente de orações em prol de um bom inverno no Estado

2015 Deus nos mande muita chuva", afirmou Nélter. O parlamentar ressaltou que, se a meteorologia apontar seca rigorosa para o Rio Grande do Norte, mesmo que o governador diplomado Robinson Faria consiga recursos para administrar o Estado, se o inverno não for rigoroso, o próximo chefe do Poder Executivo potiguar terá enormes dificuldades para gerir a máquina pública. "Se não chover,será muito difícil para o próximo governo

administrar o Estado. Por isso que eu estou rezando para que Deus abençoe o nosso Rio Grande do Norte com boas chuvas, contemplando todas as regiões do Estado", conclamou Queiroz. Com relação ao próximo governo do Rio Grande do Norte,o deputado estadual diplomado para o seu sétimo mandato manifestou otimismo, embora ressalte que, "mais do que qualquer aporte de recurso, se faz necessário um bom inverno". Nélter

Rafael Motta diz que seguirá a orientação da liderança do Pros

Queiroz destacou que a equipe,parcialmente apresentada pelo governador diplomado Robinson Faria levanta boa perspectiva.Segundo o parlamentar peemedebista, o próximo chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense está demonstrando muita vontade de trabalhar e mais do que isso, disposição em acertar. "O governador eleito Robinson Faria está bem-intencionado. Se nós formos analisar a formação de sua equipe, percebemos que ele

está com os pés no chão com muita vontade de acertar", destacou o deputado estadual Nélter Queiroz,frisando que em sua opinião, um ponto importante no perfil do governador diplomado Robinson Faria é o seu interesse em estabelecer áreas de conflitos com quem quer que seja.Segundo Nélter,ao evitar conflitos, Robinson Faria tende a ser gestor de espírito conciliador. De acordo com o deputado do Partido do Movimento Democrático Brasileiro,a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa justifica sua declaração quanto ao espírito conciliador do próximo gestor do Rio Grande do Norte. Nélter revela que hoje o atual presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (Pros) desponta como favorito para conduzir os trabalhos no Palácio José Augusto. De acordo com o parlamentar, as costuras visando à reeleição de Ricardo Motta estão sendo feitas por um dos mais influentes membros do Partido Social Democrático,legenda presidida no Estado por Robinson Faria, que é o deputado estadual José Dias. Para ele, essa articulação feita por um deputado do PSD para eleger um parlamentar do Partido da Reconstrução da Ordem Social demonstra que o próximo governador não será um gestor tendencioso a gerar conflitos com as demais esferas de Poder. "Eu acredito que Ricardo Motta conseguirá se eleger novamente presidente", prevê.

PMDB Questionado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, a respeito do futuro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro em nível de Rio Grande do Norte, depois da derrotada eleitoral do presidente regional da legenda,deputado federal Henrique Eduardo Alves, Nélter Queiroz fez questão de enaltecer a força do PMDB tanto em nível estadual quanto no plano nacional. O parlamentar não tem dúvidas que o partido manterá a sua força,independente do resultado do pleito deste ano. "O Partido do Movimento Democrático Brasileiro é muito forte, tanto no plano nacional quanto em nível de Rio Grande do Norte. Mas vamos aguardar o que acontecerá nacionalmente", ponderou Nélter Queiroz. Quanto à governadora Rosalba Ciarlini e o seu futuro político, o parlamentar peemedebista reconheceu que ela ainda mantém uma forte liderança política na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e, em sua opinião isso faz com que ela mantenha uma perspectiva de permanecer na vida pública, no entanto, fez questão de dizer que, na condição de chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte, a médica Rosalba Ciarlini teve virtudes e erros. "Ela (Rosalba Ciarlini) brigou com a Assembleia Legislativa, brigou com o Ministério Público e isso gerou muito desgaste, mas quanto ao seu futuro político, só Deus é quem sabe", acrescentou.

Sindicato elogia indicação do próximo titular da pasta de Tributação

ELPIDIO JÚNIOR

O vereador natalense e deputado federal diplomado do Partido da Reconstrução da Ordem Social (Pros), Rafael Motta concedeu entrevista ao jornalista Pinto Júnior (Potiguar Noticias), oportunidade em que falou a respeito de seu mandato na Câmara Municipal de Natal e também sobre a perspectiva no tocante ao seu primeiro mandato como deputado federal,avisando que seguirá a orientação da liderança do Pros. Confira: Qual avaliação de sua passagem pela Câmara Municipal de Natal? Rafael Motta - Muito positiva.Aprendi muito com os vereadores mais experientes. Cumpri minha obrigação com os eleitores que confiaram em nosso nome. Como deputado federal, quais suas bandeiras? Rafael Motta - Atuarei em defesa dos interesses do Rio Grande do Norte. Quando ao foco do mandato vou ouvir o meu partido.

Rafael Motta assumirá primeiro mandato como Federal

Como é sua relação com o ministro Cid Gomes? Rafael Motta - Muito

boa. Ele é muito simpático. Estive com ele e fiquei impressionado com sua inteligência.

CEDIDA

O governador eleito Robinson Faria honrou o compromisso firmado com os representantes do Fisco potiguar,indicando para assumir a Secretaria de Estado da Tributação,o auditor fiscal André Horta Melo. Horta ingressou no fisco em 1998. Trabalhou inicialmente na 7ª URT, Pau dos Ferros. Num concurso de remoção conquistado pelo Sindifern, em 2005 foi lotado a pedido na 2ª URT, Nova Cruz. Na sequência da sua carreira, foi indicado para o cargo de assessor de Gabinete do secretário da Tributação, sendo em seguida designado representante do RN na Comissão Técnica Permanente (COTEPE) do ICMS junto ao Confaz. Atualmente é o presidente do Conselho de Recursos Fiscais da Secretaria da Tributação. O sindicato, como representante dos Auditores Fiscais do RN, deseja total sucesso ao futuro secretário nesta valorosa missão, esperando que ele pos-

Robinson Faria foi elogiado pela indicação de técnico

sa continuar conduzindo com sabedoria, ética e dedicação à gestão da SET. "Agradecemos ao governador Robinson Faria a confiança depositada na categoria pela escolha de um perfil técnico para a SET. Sabemos das dificuldades que enfrentaremos no ano que se aproxima. No entanto, ao lado do novo secre-

tário, os auditores fiscais e servidores da SET trabalharão para continuar crescendo a arrecadação estadual, fazendo justiça fiscal e proporcionando melhores condições ao governo para realizar as políticas sociais necessárias ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte", concluiu Pedro Lopes, presidente da entidade.


4 Gazeta do Oeste

Mossor贸, domingo, 28 de dezembro de 2014

Publicidade


Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Gazeta do Oeste 5

Opinião Psiquiatra alerta para perigos do excesso de álcool nas festas de fim de ano REPRODUÇÃO

Tendência é aumentar o uso de álcool no Brasil, segundo o presidente da Abrad, psiquiatra Jorge Jaber Filho

questão de leitos hospitalares e,em relação à saúde mental, vigora a política da redução do dano. Ou seja, a pessoa pode usar (álcool, no caso), desde que não cometa atos que piorem a sua vida". Segundo ele,o Brasil está experimentando esse tipo de política, mas, aparentemente, não tem tido o sucesso esperado.Isso é constatado pela existência de cracolândias, áreas onde se reúnem centenas de pessoas drogadas, principalmente nas grandes metrópoles. Jaber lembrou que quase todas as pessoas que usam álcool começaram usando tabaco e daí passaram para a maconha. "Quase todos os que usam maconha começaram com tabaco ou álcool. Essas três drogas são fundamentais para levar ao uso da cocaína." De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD),feito pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de São Paulo, a proporção de bebedores frequentes (que bebem uma vez por semana ou mais) subiu 20% no país entre 2006 e 2012, passando de 45% para 54%.A expansão entre as mulheres (34,5%) foi maior do que entre os homens (14,2%), no período pesquisado. Em termos de concentração do consumo de álcool, o levantamento mostra que 20% dos adultos brasileiros que mais bebem ingerem

56% de todo o álcool consumido. A pesquisa revela ainda que quase dois de cada dez bebedores apresentaram critérios para abuso ou dependência de álcool e que 32% dos adultos que bebem relataram não terem sido capazes de parar depois que começaram a beber. O levantamento constatou também a relação entre abuso de álcool e depressão. Dos 5% de brasileiros que tentaram tirar a própria vida entre 2006 e 2012, em mais de dois de cada dez casos, o que equivale a 24%,a tentativa estava relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas. Para o presidente da Abrad, a tendência é aumentar o uso de álcool no Brasil. "O que nós temos visto é um aumento do custo na saúde pública da liberação do álcool para menores de 18 anos. E isso leva a um abuso cada vez mais cedo nos jovens, gerando alterações físicas e mentais muito importantes". Jaber criticou a falta de fiscalização na venda de bebidas para crianças e adolescentes, principalmente em postos de gasolina,onde os jovens compram suco ou refrigerante e tomam misturados a álcool. "Todos veem isso acontecer e não há um efetivo combate a essa prática." O psiquiatra ressaltou que não há distinção de classe social ou de nível socioeconômico entre os bebedores de álcool no país.(Fonte:Agência Brasil)

OMS confirma 7.693 mortes pelo vírus ebola na África Ocidental A epidemia de ebola na África Ocidental já causou 7.693 mortes, de um total de 19.695 casos identificados na Libéria,Guiné-Conacri e em Serra Leoa,os três países mais afetados. Os dados foram divulgados sexta-feira passada, 26, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o balanço da OMS,o vírus matou pelo menos 7.708 pessoas em todo o mundo. Serra Leoa, que tem o maior número de casos, registrou, até 24 de dezembro, 9.203 casos e 2.655 mortes. Na quarta-feira (24),o governo local anunciou o isolamen-

Canindé Queiroz

Rubens Coelho rubensfcoelho@hotmail.com

É

poca de emoções e também de excessos, principalmente de álcool, as festas de fim de ano acendem um alerta vermelho que deve ser levado em conta pelos cidadãos, recomendou o presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (ABRAD), psiquiatra Jorge Jaber Filho. Em entrevista sexta-feira, 26, à Agência Brasil, Jaber informou que, do ponto de vista fisiológico,o ser humano tem necessidade de algumas substâncias químicas no cérebro, que são os neurotransmissores, que se assemelham às moléculas das drogas, como o álcool, o tabaco,a cocaína,a maconha. "Há uma tendência na vida das pessoas, que se radicaliza nesse momento de datas festivas,de haver falta dessa substância no cérebro. Aí, a pessoa toma alguma substância, como o álcool, que é um estimulante em pequenas doses,mas que,se tomado em excesso, acaba produzindo o efeito inverso. Em vez de um estímulo ao sistema nervoso central, ela passa a ter uma inibição desse sistema, fazendo com que aumente ainda mais a depressão, decorrente muitas vezes da lembrança de pessoas queridas que não estão mais presentes", disse o psiquiatra. Segundo Jaber, há uma inversão de valores nas festas de fim de ano, com crescimento do aspecto mais materialista da data, e não dos valores espirituais. "Assim,as pessoas acabam abusando dessas substâncias, que adicionam no organismo, como adicionam comidas".Ele explicou que,a partir daí, há um abuso que pode ser o fator determinante de doenças como alcoolismo e dependência química. O psiquiatra salientou que, nessa época, costuma aumentar o número de internações tanto em hospitais de pronto-socorro como em clínicas psiquiátricas."A situação da saúde pública ainda não conseguiu resolver a

Penso, logo...

to da região Norte do país por cinco dias. O objetivo é tentar bloquear a propagação do vírus. Na Libéria, que durante vários meses foi o país mais atingido pela epidemia,a proliferação do vírus é menor. Até o dia 20 deste mês, os liberianos registraram 7.862 casos, dos quais 3.384 foram mortais. Na Guiné-Conacri, onde os primeiros sinais do atual surto surgiram em dezembro do ano passado, foram notificados, até quarta-feira, 1.654 mortes e 2.630 casos identificados.Fora desses paí-

ses, o quadro de óbitos manteve-se inalterado. São oito motes na Nigéria,seis no Mali e uma nos Estados Unidos. Sem registro de mortes, o Senegal e a Espanha, cada um com um caso, foram declarados livres do ebola. O atual surto, o mais grave e prolongado desde que o vírus foi descoberto,em 1976, também afetou os profissionais de saúde. Até 21 de dezembro, 666 profissionais tinham sido infectados e 366 deles morreram. Em 8 de agosto,a OMS decretou estado de emergência de saúde pública. (Da Agência Lusa)

SECRETÁRIOS ESCOLHIDOS Tudo é alegria para os ungidos que receberam suas indicações como um belo presente de Natal. O povo assiste com interesse, esperando deles a partir de janeiro, trabalho honestidade e eficiência para retirar o Rio Grande do Norte do marasmo, a que foi relegado, não só no governo de Rosalba, justiça se faça, mas também dos anteriores, que deixaram o Estado na companhia de Alagoas e o Maranhão, na trilogia do atraso, mesmo em nível de Nordeste. O governo que está se encerrando em 1º de janeiro é apenas o epílogo de uma triste novela de incompetência de gestões sem maiores compromissos com as necessidades básicas da população potiguar. Daí o flagelo na saúde, segurança entre os demais setores em crise aguda. Robinson Faria, o novo timoneiro desse barco avariado vai ter que ser firme no leme para conseguir em pouco tempo chegar a um porto seguro.Não haverá muita tolerância dos embarcados cansados de tantas tormentas sem perspectivas de calmaria. O início do governo de Robinson é a esperança de reverter essa situação desastrosa. Vamos aguardar. DA PARAÍBA Para o Rio Grande do Norte, Eurípedes Balsanufo vai ser o futuro secretário de Planejamento do governo Robinson. Eurípedes é empresário e foi presidente da Companhia Docas da Paraíba e responsável pelo Porto de Cabedelo. DONA DILMA, CUIDADO! Os abutres estão querendo agarrar à presa, livre-se deles antes de se aproximarem. O próximo ministro do Esporte, o deputado federal George Hilton (PRB-MG), flagrado pela Polícia Federal em 2005 transportando R$ 600 mil em dinheiro (R$ 972 mil em valores atualizados) em um avião fretado, não declarou à Justiça Eleitoral a propriedade de uma empresa de transportes em que é sócio da esposa. A Visão Locação e Transportes Ltda., criada em 2004, está registrada em Belo Horizonte e tem um processo de execução fiscal na Justiça Federal. Pela ação, Hilton, a esposa dele, Gorete Cecílio, e a firma são executados a pagarem R$ 29 mil.Após duas tentativa de penhora de bens para quitar a dívida, o juiz afirmou que eles estão em "local incerto e não sabido". PREFEITO ESCLARECE O prefeito de Triunfo Potiguar, Gildemar Fonseca (PSB), esclarece que a cidade nunca recebeu um centavo dos 4 milhões de reais que a deputada Sandra Rosado disse ter conseguido de emenda parlamentar de sua autoria destinados ao município.O prefeito faz esse esclarecimento por que vive sendo cobrado da população sobre o destino do dinheiro que nunca chegou. COMO SE DÁ O PROCESSO? O deputado apresenta uma emenda parlamentar defende sua aprovação, quando a consegue vai para o empenho para depois o dinheiro ser liberado para projetos específicos. Se o deputado não acompanhar o processo, a emenda não funciona, a verba não sai e fica o dito por não dito. Provavelmente foi o que aconteceu com a emenda anunciada em discursos na cidade de Triunfo Potiguar pela deputada Sandra,que o prefeito Gidelmar está se apressando em desfazer o equívoco para se livrar da cobrança dos seus munícipes a respeito do assunto.. AÇÕES DO DNOCS O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) continua responsável por ações que possibilitam o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades socioeconômicas, executando obras de grande relevância como as inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que totalizam mais de R$ 2 bilhões e com recursos para

2014 da ordem de R$ 318 milhões. EM TODO NORDESTE No momento, somente no Ceará foram instaladas 15.000 cisternas e 681 sistemas simplificados de abastecimento, sendo que 462 estão concluídos no CE, RN, AL, SE, BA e MG e 219 em andamento em PI, PB e PE. Foram, também, concluídas as construções de 142 barragens subterrâneas nos Estados do RN e PE e estão em andamento mais 51 nos Estados da PB e PE. A PROPÓSITO Pelas bandas do Oeste potiguar, o sinal de um bom inverno é muita chuva no sul do Ceará, precisamente no Cariri cearense. Domingo passado, estive com um amigo chegado de viagem pela região e as notícias não são nada animadoras, ele disse que geralmente o inverno começa no Cariri entre novembro e dezembro, mas até agora nada de chuva por lá. Será outro 15 como o descrito no famoso romance da escritora Rachel de Queiroz: "O Quinze" que trata do flagelo da terrível seca no sertão nordestino em 1915.Vamos orar para não acontecer. TURISMO A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados destinou para a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) um total de R$ 5 milhões para incrementar a divulgação do Brasil como destino turístico de Cultura durante o ano de 2015. FISCALIZAR COM RIGOR O veraneio já começou a movimentar as praias do nosso litoral. Especialmente na praias de Tibau. Esperamos que a chamada Operação Orla Segura funcione com o máximo rigor contra condutores de veículos imbecilizados que nesta época infernizam a vida dos banhistas, circulando com carrões e motos pela orla.O Detran deve fiscalizar e aplicar multas pesadas a quem transgredir as normas. PLANO APROVADO Depois de três anos de discussão, finalmente foi aprovado Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Agora chegou a hora de Estados e municípios elaborarem seus planos. O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), trabalha para apoiar os diferentes entes federativos no desafio de alinhar os planos ao PNE. APOIO DAS ENTIDADES A elaboração dos documentos contou com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). YURI TASSO Bem que tentou continuar presidindo a Caern, mas não deu, porém, sua esposa, a engenheira Kátia Pinto descolou uma boquinha que lhe garante quatro anos de bom salário. POIS É... Para a governadora Rosalba Ciarlini, a amizade não combina com política. A afirmação foi dada na entrevista da Rádio Rural AM, quando se referiu ao caso do senador José Agripino ter negado a legenda para ela disputar a reeleição no último pleito. "Eu não guardo mágoa e nem rancor na política, mas descobri da maneira mais dolorosa que as duas não combinam". É isso, Rosalba, quem com ferro fere com o ferro será ferido, você e seu marido Carlos Augusto ao longo da trajetória política deixaram muitos verdadeiros amigos pelo caminho sem dizerem adeus!


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Sociais Moda In

Amarelo é o poder! Com essa cor, as simpatias crescem a cada ano. Favorita entre as outras cores, o look amarelo traduz dinheiro e fortuna. A modelo apostou no tecido artesanal em crochê e minissaia. Uma boa opção para festas em praia ou litoral!

MÁRIO FILLHO mariosegundo1@gmail.com www.mariofillho.com.br

Feliz Ano-novo! O ano de 2014 chega ao

fim, e claro, não poderíamos deixar de fechar com chave de ouro

este ano que foi o ano da moda. Para estrelar a Moda In deste domingo, a tendência de looks para réveillon ganha destaque onde mostramos formas de usar e arrasar nesse fim de ano. Confira o editorial com a moda da Loja Marluce.

FICHA TÉCNICA Fotos: Marcello Bento Modelos: Vinicius Mello e Estela Gurgel

Beleza: Jailson Novinho e Diogo Oliver (Salão Jailson Novinho)

Agradecimento: Marluce Bezerra Edição gráfica: Diego Pinheiro

Com a chegada do verão, as cores ganham destaques nas estampas e fazem dos looks de fim de ano uma verdadeira alegria. Na foto, a modelo aposta na saia com estampa de flores e blusa em seda. Uma excelente opção para curtir festas em lugares externos

O brilho é presença marcante nos looks de réveillon. O top em pedraria ganha força total com saia em tecido leve e confortável

A cor nude é essencial para festas mais especiais, o vestido clássico é coringa e propício para qualquer ocasião

Os homens não ficam de fora e exigem bom gosto e estilo na hora de se vestir bem. Na foto, o modelo aposta na pega-surf e usa calção com estampas e camiseta

Assim como as mulheres, os homens também usam o amarelo como uma cor forte para entrar o ano bem na fita. A bermuda cargo fez o look ficar mais "confort" com a camisa polo, clássica no guarda-roupa masculino

O clássico Total White aparece para eles com bata em linho e bermuda cargo. Um arraso!


Gazeta do Oeste 7

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Gerais

ProUni tem maior oferta de bolsas REPRODUÇÃO

Dois processos seletivos realizados em 2014 somaram 306.726 bolsas ofertadas

P

róximo de completar dez anos, o Programa Universidade para Todos (ProUni) fecha 2014 com a maior oferta de bolsas,por ano, desde que foi institucionalizado em 13 de janeiro de 2005. Os dois processos seletivos de 2014 somaram 306.726 bolsas ofertadas,com predominância de bolsas integrais, 205.237, conforme dados do Sisprouni, sistema informatizado do programa. Sobre bolsas efetiva-

mente ocupadas por estu- ca, em instituições de ensidantes,os dados do Sisprou- no superior privadas. ni consolidados, no intervaO mapa da caminhada do lo de 2005 a 2013, mostram Programa Universidade paque o programa colocou na ra Todos, 2005-2013, consgraduação mais truído pelo de 1,2 milhão de Sisprouni, estudantes. Desdetalha Sobre bolsas se conjunto de beuma série efetivamente ocupadas neficiários do de inforpor estudantes, os dados ProUni, 873.648 mações do Sisprouni consolidaobtiveram bolsa dos bolsisdos, no intervalo de integral, o que tas quanto corresponde a ao gênero, 2005 a 2013, mostram 69%, e 400.017 que o programa colocou à raça,probolsa parcial,que fessores. na graduação mais de representa 31%. No quesito 1,2 milhão de Programa do gênero, as estudantes. Desse Governo Federal mulheres conjunto de dirigido a estuaparecem dantes egressos beneficiários do ProUni, com 52% do ensino médio 873.648 obtiveram bolsa da ocupadas redes públição das vaintegral, o que cas ou bolsistas gas; quancorresponde a 69%, e integrais de escoto à raça, a 400.017 bolsa parcial, las particulares,o branca reque representa 31%. ProUni concede presenta bolsas integrais e 46,6% dos parciais em curbolsistas, sos de graduação e sequen- seguida da parda (37,3%), ciais de formação específi- preta (12,5%), amarela

(1,8%),indígena (0,1%) e não informada (1,8%);os professores das redes públicas da educação básica somam 1% das bolsas ocupadas, um total de 10.664 educadores, no intervalo 2005-2013. O sistema também demonstra dados sobre turno, modalidade de ensino e ocupação de bolsas por região. O turno da noite predomina nos cursos presenciais,representando 74% dos bolsistas, seguido do matutino (19%), integral (4%) e vespertino (3%); quanto á modalidade, os cursos presenciais respondem por 86% e a educação a distância,14%; na divisão regional, destaca-se o Sudeste (51% das bolsas ocupadas), vindo em seguida o Sul (19%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%). AÇÕES - Para incentivar o bolsista a concluir os estudos, o Ministério da Educação desenvolve ações complementares de apoio.

Filmes financiados com recursos públicos terão de ter legenda descritiva e Libras Os filmes e demais produções audiovisuais financiados com recursos públicos deverão ser acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva.Para isso,deverão fornecer legenda descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A definição é parte de instrução normativa da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e vale para todos os projetos aprovados a partir da data da publicação, dia 18 de dezembro.

O documento passou por consulta pública entre abril e maio deste ano.A instrução normativa estabelece que projetos de produção audiovisual financiados com recursos da Ancine deverão contemplar esses serviços em seus orçamentos. Materiais entregues para fins de depósito legal em sistema digital devem conter os mesmos serviços em canais dedicados a dados, vídeo e áudio que permitam seu desligamento ou acionamento.

Segundo a Ancine, em Adicional de Renda (PAR2015 e 2016, será regula- Exibição), que contempla mentada a exibição em sa- complexos com até duas salas de cinema, que terão de las pelo volume e diversidase adequar para tornar pos- de de filmes brasileiros exibidos, condisível o acescionou o prêso à legenda mio oferecido descritiva, Segundo a Ancine, aos vencedores audiodesem 2015 e 2016, será deste ano à crição e Liaplicação em bras. regulamentada a projetos de diConforexibição em salas de gitalização ou me a agêncinema, que terão de de adaptação cia, a acessidas salas ao bilidade já é se adequar para acesso de pesadotada cotornar possível o soas com defimo critério acesso à legenda ciência. nas chamaDe acordo das públicas descritiva, com o censo do do Fundo audiodescrição e Instituto BrasiSetorial do Libras. leiros de GeoAudiovisual grafia e Estatís(FSA), destinado ao desenvolvimen- tica (IBGE),no Brasil há 6,5 to articulado da cadeia pro- milhões de pessoas com dedutiva da atividade audiovi- ficiência visual.Destas,500 sual no Brasil. O Programa mil são cegas. Os que têm Cinema Perto de Você de- grande dificuldade de ausonera de tributos a impor- dição somam 1,8 milhões, tação de equipamentos re- enquanto aqueles com algulacionados à promoção de ma dificuldade alcançam legendagem e audiodescri- 7,6 milhões. Os surdos são 344 mil. (Fonte: Agência ção. Além disso, o Prêmio Brasil)

ProUni concede bolsas integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas

A bolsa permanência, por exemplo, se destina ao custeio de despesas educacionais do estudante que obteve bolsa integral, que está matriculado em curso de graduação presencial com duração mínima de seis semestres e carga horária diária mínima de seis horas. Corresponde ao valor anual da bolsa de iniciação cien-

tífica. O ProUni também possui convênios de estágio para bolsistas na Caixa Econômica Federal e na Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra ação que possibilita ao bolsista parcial financiar o restante da mensalidade não coberta pelo programa.

Trabalhador pode simular rendimentos do FGTS em página da internet O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) criou uma página na internet (http://www.omeufgts.co m.br/) que permite ao trabalhador simular os rendimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O site faz parte da campanha do ministério #meufgts,lançada nas redes sociais para esclarecer a população sobre os recursos do fundo. A página tira dúvidas sobre o fundo e disponibiliza uma lista dos questiona-

mentos mais comuns,como direitos e condições para utilizar os recursos para aquisição da casa própria, por exemplo. O site reúne também informações para quem quer sacar o FGTS e como o trabalhador que não tem acesso à internet pode consultar o extrato do fundo.Além dessas dicas, dá informações sobre os demais canais de atendimento disponíveis e como sacar os recursos no exterior, além de vídeos. (Fonte: Agência Brasil) REPRODUÇÃO

Site http://www.omeufgts.com.br/ faz parte da campanha do ministério #meufgts lançada nas redes sociais


8 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Esporte

Vinicius e Tom salvos pelo batismo EBC

Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos do Rio 2016 foram alvos de críticas nas redes sociais

ondenada ao limbo pelo linchamento das redes sociais, a alma dos mascotes olímpicos foi salva pelo batismo. Mais do que a flora e a fauna brasileiras, Vinícius e Tom representam o encontro entre o homem e o divino,que dá sentido aos Jogos desde a origem grega. Ao usar da boemia para a elevação do espírito, a dupla está mais perto de Dioniso, único dos deuses olímpicos que era filho de uma mortal.Diante da eternidade da obra,no entanto, seus versos e harmonias se aproximam da perfeição e de Apolo, deus da juventude e dos esportes que Tom e Vinícius praticaram quando ainda eram aspirantes ao panteão da Bossa Nova. "Também adoraria que fosse o Saci, mas o Brasil

C

Mascotes foram apresentados ao público, representando a fauna e a flora

esquece do seu folclore não só em período de Olimpíadas. Fiquei feliz de o nome do Vinícius ter sido escolhido a partir de consulta aos alunos de até 12 anos da rede pública", disse Maria de Moraes, filha do poeta, que tinha 10 anos quando da sua morte, aos 66 anos, em 1980. "Como tinha idade para ser meu avô,

a imagem que fica dele é mais de um senhor só que também foi jovem,fez remo, judô e gostava de esporte". Filho de Tom e vascaíno por influência de um tio, Paulo Jobim, disse, à época da Copa, que a mistura entre futebol e Bossa Nova o fazia lembrar de Pelé e Garrincha. Antes da apoteose da seleção, o futebol

já era questão de identidade para Vinícius. Em poema para um americano que não entendia sua renuncia às mordomias da vida diplomática, em Los Angeles, em 1950, Vinícius citou as razões que o faziam voltar: "Me diga sinceramente uma coisa, Mr. Buster/O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha?/O

Surf passará por mudanças em 2015 O ano de 2014, que termina com o título inédito de Gabriel Medina, também marcará o fim da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP), que comandava o surfe desde 1976. Em 2015, o esporte será gerido pela Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês). Mais do que um novo nome, a mudança radicaliza os processos de profissionalização e popularização iniciados em março de 2013, quando Paul Speaker (ex-diretor executivo da NFL, liga de futebol americano), assumiu o comando da ASP. "Estamos fazendo esta mudança porque acreditamos que o novo nome é mais

fácil de entender e nos coloca em uma posição melhor para servir aos nossos fãs, atletas e parceiros, e para o crescimento do surfe profissional de forma global", explicou Speaker."Tudo isso foi feito com o objetivo de preservar a herança e cultura do surfe e,ao mesmo tempo,criar uma fundação ainda melhor para o crescimento de nosso esporte no futuro". Entre as mudanças mais significativas está o aumento da premiação nas etapas que decidem o título mundial - de US$ 500 mil (R$ 1,34 milhão) para US$ 525 mil (1,41 milhão) no masculino, e de US$ 250 mil (R$ 674 mil) para US$ 262 mil

(R$ 707 mil) no feminino. Embora não seja grande, o reajuste já é uma resposta à reivindicação dos atletas. "Nos últimos cinco anos, o surfe tem melhorado bastante,seja nas premiações,julgamento, eventos, estrutura. Nesse período, deu para perceber uma sensível melhoria. Não me importo com dinheiro, pois sou apaixonado pelo surfe, mas seria bom se a premiação fosse melhorada", disse Medina em sua chegada ao Brasil após o título mundial, na última terça-feira. Na divisão de acesso, os sete níveis de pontuação para o ranking virarão cinco, começando com o QS 1000 - que distribuirá US$ 10 mil

no masculino, US$ 5 mil no feminino, e 500 pontos - até chegar ao QS 10.000, com premiação de US$ 250 mil a U$ 400 mil no masculino, US$ 80 mil a U$ 150 mil no feminino, e 7.000 pontos. O objetivo é garantir que os melhores surfistas se classifiquem para o grupo de 34 que disputam a elite. Confirmadas as 11 etapas do calendário, Gabriel Medina já tem sua programação para 2015. As férias vão até 20 de janeiro;depois, ele inicia o treinamento para a estreia no Circuito, dia 28 de fevereiro, na Austrália.Aos 21 anos,o jovem surfista paulista buscará o bicampeonato mundial.

Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?/O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?". Se Garrincha ganhou o poema "Anjo das Pernas Tortas",Pelé foi o destinatário da carta em que Vinícius falava de seu orgulho de ser condecorado, ao lado do Rei, pelo governo francês "porque nela estamos jun-

tos: preto e branco (as cores do meu Botafogo!) e também as cores irmãs de nossa integração racial... Nós representamos o Brasil racialmente integrado, o Brasil sem ódio e sem complexos,o Brasil que olha para o futuro sem medo porque, apesar dos pesares, é bom de mulher,bom de música,bom de poesia,bom de pintura, bom de arquitetura e bom de bola". O otimismo não chegou a 2016. Diante da fusão dos elementos locais ao traço japonês,a rejeição das redes recebeu os mascotes como um presente de grego, salvo pelo batismo que aponta para olimpo da música e da poesia. Numa época em que os grandes eventos zelam por um ambiente cada vez mais asséptico para evitar a contaminação dos negócios, Vinícius e Tom trazem valores mais mundanos e generosos aos Jogos.Se não foram grandes campeões nos esportes, cansaram de erguer a taça para brindar a amizade, a mulher e as mais belas palavras do universo feminino.Braço de ferro, do mundo masculino,é antes de tudo um meio de juntar as pessoas, de dar as mãos e de fazer a festa. (Texto de Pedro Motta Gueiros/Agência O Globo) KIRSTIN SCHOLTZ/ASP

Campeão, Medina volta das férias no final de janeiro


Gazeta do Oeste 9

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Esporte Após 14 dias de pré-temporada, Potiguar Cantinho da recordação faz seu primeiro jogo-treino em Baraúna Olismar Lima

WILSON MORENO

epois de 14 dias em pré-temporada intensa, o elenco do Potiguar que se prepara para a disputa do Campeonato Estadual de futebol em 2015, tem o seu primeiro compromisso amistoso desde que foram iniciadas as atividades. Na tarde deste domingo, no Estádio Medeirão - casa do adversário, a equipe alvirrubra enfrenta a seleção da cidade de Baraúna a partir das 16h. Do compromisso de hoje, o técnico Wassil Mendes começa a analisar os jogadores que têm condições de servir o time titular na estreia do certame Norte-riograndense, marcado para 25 de janeiro. Como de costume em jogos-treino, Wassil deve fazer muitas alterações ao longo da partida de hoje, o que provavelmente confundirá o torcedor quanto à formação principal. O objetivo é mesmo o de testar cada um dos atletas que foi contratado pela diretoria e também aqueles do sub-20 convocados para servir o grupo principal de jogadores na próxima temporada. Apesar dessa intenção de analisar todos, o técnico Wassil começou a desenhar os onze escolhidos para começar o compromisso em Baraúna. Nos úl-

D

PAULO RENATO REPRODUÇÃO

Paulo Renato excelente goleiro que conquistou a Copa RN pelo Baraúnas, em 2007

Treinos estão acontecendo no CT Manoel Barreto Filho, desde 15 de dezembro

timos treinos, o comandante montou os titulares com Santos; Rafinha, Erivaldo Silva, Alexandre e Samuel; Ricardo Baiano, Lima, Pedro Ivo e Ciel; Cleiton Júnior e Adriano. "A intenção é usar essa formação", disse o técnico. Enquanto isso, os reservas foram montados com Roberto; Állefe, Jean, Dedé e Jean Santos; Jefferson, Yuri Neto, Gleison Paraíba e Anderson Oliveira; Marquinhos e Sávio. Ao longo da partida, esses atletas considerados reservas serão testados, independente do resultado que esteja sendo mostrado no placar,

já que o mais importante nesse momento da pré-temporada é ajustar o time e não exclusivamente alcançar bons resultados. Após o jogo deste domingo, Wassil espera que sejam agendados mais três amistosos durante o mês de janeiro, desta vez contra adversários de nível profissional. "A previsão são três (amistosos). Temos esse primeiro no domingo, mas é mais um treino coletivo para depois a gente tentar fazer mais uns três amistosos, com o objetivo de dar ritmo à equipe e tentar deixar o pessoal (jogadores)

mais solto um pouco, em virtude da pré-temporada, que está sendo muito puxada. Isso é importante para que o time possa estrear bem no dia 25", falou o treinador em reportagem da TV Cabo Mossoró. A tabela do Campeonato Estadual 2015, divulgada pela Federação Norterio-grandense de Futebol há algumas semanas, aponta a estreia do Potiguar contra o América de Natal, dia 25 de janeiro. O mandante do confronto é o time da capital, que ainda não definiu onde sediará a partida. O América é o atual campeão do certame.

Árbitros se preparam para Estadual 2015 A pré-temporada não é exclusividade dos times de futebol. Parte importante para o bom desempenho dos jogos, os árbitros também se preparam antes que seja iniciada a temporada. O quadro da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) que trabalhará no Campeonato Estadual do próximo ano está aproveitando as semanas que antecedem o início da competição para melhorar o condicionamento físico. "O nosso treinamento

é semelhante ao de um atleta de corrida. Começamos com um trabalho de base, de fortalecimento muscular e, depois, especificamente, nos treinos inclusos ao trabalho deles", afirmou ao site Globo Esporte RN, o professor de educação física Erivan Pereira, que auxilia na preparação de árbitros potiguares. Em muitos casos, o árbitro de futebol chega a correr mais do que determinados atletas durante uma partida. Apesar de o esforço

aparente ser maior para os árbitros principais, os assistentes também precisam ficar atentos ao condicionamento físico para não ter o seu trabalho prejudicado. "O treinamento do árbitro assistente é similar ao treinamento do árbitro porque nós devemos estar em cima do lance e acompanhar de perto as jogadas, acompanhando sempre a linha do penúltimo defensor. Temos que estar bem preparados fisicamente. Nós fazemos muito trabalho de reforço

muscular, de explosão, de potência", analisou o assistente Flávio Barroca. O condicionamento físico dos árbitros é necessário para a aprovação dos mesmos juntos a Comissão Estadual de Arbitragem da FNF. No último teste físico, realizado no fim de semana passado, 55 desses profissionais foram aprovados e apenas sete deles não poderão participar do Campeonato Estadual de 2015, com início marcado para 25 de janeiro. (Fonte: Globo Esporte RN)

Na nossa caminhada em busca de focalizar os grandes craques que passaram pelo futebol mossoroense, trouxemos um pouco da história de Paulo Renato, excelente goleiro que defendeu o Baraúnas no ano de 2007 e o Potiguar em 2009. Atuando pelo Leão do Oeste, a sua primeira participação aconteceu no dia 18 de março de 2007, aqui mesmo, no 'mundão' do Nova Betânia, jogo válido pelo trigésimo quarto certame estadual de futebol, oportunidade em que o mais querido recebeu a visita do Macau,conquistando uma vitória pelo placar de dois tentos a um. Observe a súmula técnica do referido jogo. Baraúnas: Paulo Renato; Cláudio Ribeiro, Pedrosa, Nildo e Daniel (Everaldo); Erivan, Jânio, Jozicley (Cícero Ramalho)eLino;MarceloSantos (Célio) e Herivelton. Já o Macau atuou com o futebol de Pacato; Assis,Alemão,Adriano e Yeyé (Dedé); Carlos Mota, Clécio, Célio e Emerson (Nenem); Henrique (Bruno Torres) e Nissinho. Os gols da partida foram assinalados através de Marcelo Santos e Jozicley, para o Leão do Oeste, cabendo a Nissinho descontar para a equipe macauense. Partida dirigida pelo árbitro Charles Eliont de França,assistidonasbandeiradas por Adeilma Luzia da Silva eValdomiroAntônio,renda

do encontro: R$ 11.705,00, para 1.518 pagantes e 481 não pagantes, perfazendo desta maneira um total de 1.999 torcedores presentes no Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira. Natemporadade2007,o Baraúnas tornou-se bicampeão da Copa Rio Grande do Norte,através da disputa dedoisjogos,diantedoAmérica de nossa capital.No primeiro, aqui no Nogueirão, derrotou o quadro rubro natalense, por três tentos a dois, e na partida final, disputada no Machadão, em Natal-RN, com nova vitória por três tentos a dois, conquistou o citado título. Conheça a súmula da conquista do bicampeonato da Copa RN,pelo Baraúnas, que atuou com o futebol de Érico; Cláudio Ribeiro, Índio, Pedrosa e Agnaldo; Nildo (Adeilson), Jozicley, Célio e Vander (Álvaro); Paulo Rangel e Robertinho (Everaldo). América (vicecampeão): Azul; Ney Santos (Wesley Brasília).Rogélio,Robson e Tony;Marquinhos Mossoró (Leandro Sena), Reinaldo, Berg e Souza;Geovane e Washington (Rogélio Ávila). Gols: Índio 13',42' e Jozicley 44',para o Baraúnas, Berg 18' e Washigton 20', para o América.Árbitro:João Alberto Gomes Duarte,assistido por Milton Otaviano dos Santos e Eduardo Lincoln.Renda:R$ 16.345,00, para 2.556 torcedores que pagaram ingresso.


10 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Gerais Advogado diz que Renner bebeu antes de dirigir, mas está arrependido

O

advogado do cantor Ivair dos Reis Gonçalves, o Renner da dupla sertaneja com Rick, disse que seu cliente admitiu ter consumido cerveja e vodca antes de dirigir, mas negou que o músico estivesse embriagado."Ele bebeu bebidas alcoólicas. Foi um acidente, uma fatalidade. Já foi tudo resolvido",defendeu Glécio Mariano no 27º Distrito Policial de São Paulo, no Campo Belo. Renner foi detido na manhã desta sexta-feira (26) após se envolver em um acidente perto do Aeroporto de Congonhas,na Zona Sul

REPRODUÇÃO

da capital. O carro de luxo que o cantor dirigia, modelo BMW X5, bateu na traseira de um Fiat Uno. Ninguém ficou ferido, mas o músico foi indiciado por embriaguez ao volante e fuga do local do acidente. Ele vai responder em liberdade porque pagou fiança de R$ 10 mil. O cantor admitiu à Polícia Militar ter consumido bebida alcoólica, "mais precisamente vodca", de acordo com o boletim de ocorrência. "Ele está arrependido, não esperava que fosse acontecer isso.As pessoas que foram lesadas vão ser reparadas. Ele pediu

Cantor Renner foi detido na sexta-feira por dirigir bêbado

desculpas e se retratou", afirmou o advogado após o cantor deixar a delegacia na tarde desta sexta-feira. Renner não falou com a im-

prensa na saída. Segundo Glécio Mariano, o músico tinha dado carona a um morador de rua antes do acidente,mas o ad-

vogado não soube dizer para onde seu cliente pretendia ir quando bateu em outro carro. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do cantor estava vencida desde 10 de maio de 2010. ACIDENTE A colisão dos dois veículos ocorreu na Avenida Pedro Bueno, na região do Campo Belo, por volta das 8h10.O cantor foi levado ao 27º Distrito Policial porque havia suspeita de embriaguez.Segundo o boletim de ocorrência, o cantor exalava odor de álcool e estava com a voz pastosa. Renner passou pelo teste do bafômetro, que constatou 1 grama de álcool por litro de ar nos pulmões, quantidade acima da permitida por lei, de acordo com o delegado Antônio

Augusto Rodrigues Silva. TENTATIVA DE FUGA Testemunhas contaram que o cantor bateu em um carro estacionado e tentou fugir.Com os pneus vazios, ele não conseguiu prosseguir e bateu no portão de uma casa durante a tentativa de fuga. Ainda segundo as testemunhas, foi necessário tirar a chave do contato para que Renner aguardasse a chegada da polícia. O cantor pagou uma fiança de R$ 10 mil e vai responder ao processo em liberdade. Uma pessoa que estava no carro com ele já foi ouvida e liberada, mas o delegado não revelou a identidade dela porque quis manter a privacidade.O advogado do músico confirmou que se tratava de um morador de rua que pegou carona com Renner.


Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Mossoró

ESPECIAL RETROSPECTIVA

Editora: Luciana Araújo mossorogazetadooeste@gmail.com

CAOS NA SAÚDE

Capa, 2 e 3

Paralisação na rede estadual de ensino, seca, entusiasmo dos mossoroenses com a Copa do Mundo e chegada de profissionais através do programa Mais Médicos também foram destaques

MARCA O ANO DE 2014 EM MOSSORÓ

ALCIVAN COSTA

E

m Mossoró, o ano foi marcado por paralisações na Educação e na Saúde, setor que enfrentou dificuldades tanto na baixa e média como na alta complexidade. Na data que estava marcada para o início do ano letivo, os professores da rede estadual de ensino deflagram greve por tempo indeterminado. A paralisação foi iniciada em 28 de janeiro em Natal e no dia 30 em Mossoró. No mês de março, o Governo do Estado cortou parte do salário de alguns grevistas. Os educadores receberam 60%, 70%, 80% a menos da remuneração normal descontos que equivalem a R$ 1.000,00, R$ 1.200,00 e até R$ 1.600,00. O Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) acionou a Justiça para reverter a situação. O movimento, deflagrado com objetivo de cobrar o cumprimento de pontos acordados durante a paralisação de 2013, teve 51 dias de duração, se estendeu até o dia 21 de março e aulas tiveram início no dia 24 do referido mês. Em 18 de janeiro anestesiologistas também decidem paralisar os atendimentos eletivos realizados no Hospital Wilson Rosado, na Casa de Saúde Dixsept Rosado (CSDR) e no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM), pagos através do Município. Categoria reivindicava o pagamento de todos os meses de serviços prestados em atraso e a garantia de que não haveria mais descumprimento da data de pagamento. Impasses se arrastam durante o ano, alternando períodos de atendimento e paralisação. Agora em dezembro completa quatro meses de nova paralisação dos anestesiologistas em relação aos atendimentos eletivos e oncológicos. Atraso no pagamento dos profissionais da anestesiologia,que prestam serviço no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, através do Governo do Estado, também levou à suspensão de cirurgias eletivas na unidade. O caos na saúde atinge vários setores. Em 1º de abril, profissionais do Centro de Radioterapia (Hospital da Solidariedade) pa-

Professores da rede estadual de ensino iniciam ano com greve; movimento se estende por 51 dias

Hospital da Mulher enfrenta superlotação devido à paralisação nos atendimentos da Casa de Saúde

ALCIVAN COSTA

Mossoró é contemplada com programa federal Mais Médicos e recebe 14 profissionais cubanos

ralisaram as atividades por 24 horas. Vestidos de preto em sinal de protesto, eles buscaram chamar a atenção da sociedade para as dificuldades enfrentadas, consequentes do atraso no repasse dos recursos, oriundos do Ministério da Saúde e administrados pelo Governo do Estado. Na obstetrícia, a crise se agrava a partir do dia 5 de agosto, quando o atendimento médico na Casa de Saúde Dix-sept Rosado é paralisado. Salários em atraso e falta de condições adequadas para o trabalho são as razões alegadas pelos médicos para suspensão dos atendimentos. A crise causou revolta e indignação da comunidade. A paralisação das atividades da Dix-sept Rosado levou o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia a enfrentar uma demanda de atendimentos maior do que suportava, causando transtornos e até a morte de bebês.A CSDR enfrentou uma paralisação das atividades de 57 dias. O atendimento médico na unidade foi retomado somente no dia 1º de outubro. A CSDR apresentou dificuldades para honrar com as obrigações trabalhistas dos 305 funcionários. O problema foi alvo de inqué-

WILSON MORENO

EDNILTO NEVES

Dix-sept Rosado é alvo de intervenção judicial e está sob administração de junta interventora WILSON MORENO

EDNILTO NEVES

Famílias ocupam mais de 350 casas do empreendimento Residencial Santa Júlia

ritos civis, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e ações judiciais cobrando os direitos dos trabalhadores, condições de trabalho e melhoria da estrutura. No dia 9 de setembro a CSDR sofreu uma intervenção judicial e com a decisão, a Associação de Assistência e Proteção à Maternidade (APAMIM) retirou toda a sua diretoria e a Junta Interventora obteve o prazo de três meses para fazer o diagnóstico de viabilidade econômica e construir um plano de trabalho que permita a transformação da CSDR em um hospital municipal. A Casa de Saúde também passou por uma ação cautelar de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público que resultou em 12 malotes contendo documentos e vários computadores apreendidos e levados após varredura. O hospital ainda está sob intervenção judicial e oferecendo o atendimento de baixa e média complexidade às pacientes gestantes de Mossoró e região. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município,enfermeiros,técnicos e auxiliares de Enfermagem, entre ou-

tros profissionais de Saúde, deflagraram greve por tempo indeterminado. A paralisação teve início no dia 15 de setembro e se estendeu por 38 dias. Ainda com relação à Saúde, mais um ano termina sem que a obra de reforma e ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, iniciada em 2012 e prevista para terminar em 2013 seja concluída. Com estrutura defasada, unidade que atende inúmeros municípios do Oeste do Rio Grande do Norte enfrenta problemas repetitivos que penalizam a população. Superlotação, apagões e falta de medicamentos foram notícia. Uma boa notícia para o setor da Saúde está relacionada ao programa Mais Médicos. Mossoró recebeu, no dia 22 de abril, 14 médicos cubanos que vieram participar do programa 'Mais Médicos', do Governo Federal. Os estrangeiros - sete homens e sete mulheres - foram distribuídos nas várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para atender os pacientes dentro do Programa Saúde da Família (PSF). A recepção calorosa da população facilitou

Mossoroenses reforçam a torcida pela Seleção Brasileira na Copa e até colecionam figurinhas

a adaptação dos profissionais da saúde na cidade. SANTA JÚLIA O Residencial Santa Júlia, empreendimento destinado ao programa 'Minha Casa Minha Vida', do Governo Federal, foi invadido por dois meses por várias famílias que alegavam não ter onde morar. Após ordem judicial, as 376 casas foram desocupadas, de forma pacífica, em uma operação que mobilizou policiais federais e militares. Parte das famílias, sem ter para onde ir, ocuparam a Escola Municipal Professora Margarida Maria de Sousa, no Abolição 3, que já estava fechada, sem aulas, há quase dois anos. SECA Agricultores de Mossoró vivem mais um ano de seca. Em janeiro, os trabalhadores se animaram com as primeiras chuvas, que não duraram muito. Na comunidade de Picada I, até mesmo o rio secou em algumas partes e agricultores tiveram que paralisar as atividades na lavoura. Em algumas comunidades rurais, a Defesa Civil e o Exército ajudam com a disponibilização de carros-pipas. Outras ainda

possuem os poços para sustentar o consumo da casa, animais e plantação. Quem teve sorte, conseguiu plantar e colher, mas muito pouco. O período chuvoso terminou em meados de maio e julho, deixando os agricultores esperançosos para que o próximo ano seja melhor. COPA No ano de Copa, os mossoroenses entraram no clima do Mundial, torceram, colecionaram figurinhas e, como o restante dos brasileiros, sofreram com o resultado do mundial. Entre os meses de junho e julho, as bancas de revistas e jornaleiros da cidade lucraram bastante com a venda de figurinhas do Álbum Oficial da Copa do Mundo. Dezenas de adultos voltaram a ser crianças e correram atrás das figuras, fazendo grupos de trocas dos itens repetidos e aumentando o movimento nas bancas,inclusive aos domingos. "Tem advogado, bancário, aposentado, mulher, criança e tem também aqueles que compram dizendo ser para os filhos,mas é para eles mesmos", revelou o jornaleiro Antônio Ademar de Freitas, que trabalha no ramo há 30 anos.


Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

2 Gazeta do Oeste

Especial retrospectiva

ESTIAGEM OCASIONA PREJUÍZOS AOS MUNICÍPIOS DO RN EDNILTO NEVES

A falta de chuvas reduziu o volume de água de reservatórios e afetou a economia do Estado

A

estiagem afetou o Rio Grande do Norte durante este ano, ocasionado muitos prejuízos. Em 30 de setembro, o Governo do Estado publicou o 7º decreto consecutivo estabelecendo "situação de emergência" nos municípios atingidos pela seca. Na referida data, o número de cidades abrangidas pelo decreto caiu de 159 para 145, o que corresponde a 86% dos municípios potiguares. O quadro começou a ser prorrogado desde abril de 2012, quando a governadora Rosalba Ciarlini assinou a primeira publi-

cação sobre o assunto. Durante o mês de agosto, o colapso no abastecimento de água na cidade de Rodolfo Fernandes retratou a realidade imposta pela seca. O açude Riachão, com capacidade de 45,5 milhões de m³ de água e principal fonte de captação da cidade, secou devido à falta de chuvas e impossibilitou que as famílias fossem assistidas normalmente pela Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Para amenizar os efeitos da estiagem, a população foi atendida por carros-pipa, que enchiam os reservatórios das residências. Em 16 de outubro, nossa reportagem esteve em Rodolfo Fernandes e observou que a esperada solução para a crise no abastecimento começava a chegar ao município. Isso porque, após a ativação da adutora do Alto-Oeste, a zona urbana voltou a receber água diretamente nas torneiras, reforçando a ex-

pectativa de ver o problema resolvido. PRODUÇÃO DE CASTANHA A estiagem também afetou a produção de castanha no município de Serra do Mel. Em 12 de outubro, a Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (COOPERCAJU), integrada por 83 famílias da cidade, afirmou que a expectativa,para este ano, era que a produção não chegasse a 10% do volume médio atingido em ano de bom inverno. RODÍZIO DE ABASTECIMENTO Com a situação de baixos níveis de água nos mananciais que abastecem as cidades de Currais Novos e Acari, no dia 30 de outubro, a Caern comunicou que estava alterando o sistema de rodízio no abastecimento que vinha sendo adotado. Na oportunidade, a empresa informou ainda que o açude Dourado, que em si-

Açude Riachão secou e comprometeu abastecimento de água em Rodolfo Fernandes

tuação normal abastece Currais Novos, havia secado, fazendo com que a cidade passasse a ser abastecida apenas pelo açude Gargalheiras, que já atende Acari. A Caern acrescentou

que, a partir de 1º de novembro, passaria a funcionar a nova escala de rodízio no fornecimento de água para Currais Novos e Acari. De acordo com a companhia, o abastecimento era feito por 24 horas, sendo inter-

rompido nas 24 horas seguintes. A nova escala previa o abastecimento por 24 horas e a interrupção por 48 horas, de forma a garantir um período mais prolongado de suprimento de água no manancial.

7 A 1:A MANCHA NA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO RAMON NOBRE Da Redação Neste ano a Copa do Mundo, principal competição de seleções, voltou a ser disputada em território brasileiro após 64 anos. O fantasma de 1950, quando o Brasil foi derrotado para o Uruguai por 2 a 1, em pleno Maracanã enfim foi esquecido, mas para azar dos brasileiros,uma tragédia,maior do que aquela, com requintes de crueldade, surgiu. O poderoso time da Alemanha, que contagiou os moradores de Santa Cruz

Cabrália com a sua simpatia, não teve dó nem piedade da seleção pentacampeã do mundo. A goleada por 7 a 1 no Mineirão no dia 8 de julho de 2014 acabou de vez com o sonho do hexacampeonato brasileiro. De quebra,o alemão Klose marcou na vitória, chegou aos 16 gols e ultrapassou Ronaldo e é agora o maior artilheiro da história das Copas. A vexatória derrota serviu também para sujar a imagem de Luiz Felipe Scolari, pentacampeão mundial no ano de 2002 com a seleção brasileira. Felipão foi bas-

tante contestado pela imprensa pelo modo como o time foi treinado na Copa e por ele ter autointitulado a seleção brasileira como favorita para o título mundial. Para piorar ainda mais o quadro brasileiro, na disputa do terceiro lugar,outra goleada.O Brasil foi novamente goleado, dessa vez para a Holanda, por 3 a 0. Foram sofridos incríveis 10 gols em apenas dois jogos. A situação de Felipão ficou insustentável. A Confederação Brasileira de Futebol decidiu então optar pela volta de Dunga, que REPRODUÇÃO

Lahm, da Alemanha, consola Oscar após goleada sobre o Brasil, no Mineirão

comandou o Brasil na Copa de 2010. Apesar da decisão da CBF ter sido bastante contestada pela imprensa, o Brasil de Dunga venceu todos os seis amistosos que disputou após a Copa, com destaque para o 2 a 0 sobre a Argentina, no dia 11 de outubro. POTIGUAR Campeão estadual de 2013, o Potiguar iniciou o ano com boas expectativas. O alvirrubro disputou além do Campeonato Estadual, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Apesar de es-

tar participando de duas competições importantes, o time príncipe acabou fracassando na Copa do Nordeste ainda na primeira fase. No Campeonato Estadual, o clube também não teve sucesso. Na Copa do Brasil, chegou a eliminar a Portuguesa-SP na primeira fase, mas depois acabou sucumbindo diante do Santa Rita-AL. BARAÚNAS O Baraúnas iniciou o ano sendo comandado na presidência pela vereadora Izabel Montenegro.Na primei-

ra fase do Estadual, chegou a disputar a final com o Globo,mas acabou ficando com o vice-campeonato após ser derrotado para o time de Ceará Mirim nos pênaltis. Com o vice-campeonato, o técnico Joel Cornelli acabou pedindo demissão do clube, que passou a ser comandado por Isaías Rodrigues. Sem sucesso no Estadual (América foi campeão e o Globo vice), o Tricolor montou um time com um orçamento baixo para a Série D, onde acabou sendo eliminado ainda na primeira fase. REPRODUÇÃO

Com 16 gols, Klose ultrapassou Ronaldo e é o maior artilheiro da história das Copas


Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Gazeta do Oeste 3

Especial retrospectiva ASCOM

Robinson Faria: do isolamento político à consagração como próximo governador do RN

CÉLIO DUARTE

CÉLIO DUARTE

Rosalba Ciarlini: da ascensão política meteórica à derrocada no Rio Grande do Norte

Francisco José da Silveira Júnior: um homem no lugar certo e na hora certa

2014: um ano de reviravoltas políticas Em um dos anos mais agitados politicamente, RN vislumbrou mudanças profundas no panorama local

O

ano de 2014, sob o aspecto político,foi atípico em Mossoró. Além de ter experimentado a sua primeira eleição suplementar da história,a cidade também vislumbrou o enfraquecimento substancial da família Rosado,uma das mais tradicionais oligarquias políticas do Nordeste. Logo em janeiro, o PT sinalizou interesse em promover uma composição com o prefeito interino à época, Francisco José Júnior. Em nível de Estado, a governadora Rosalba Ciarlini iniciou o ano confirmando substituições em sua equipe de auxiliares. O suplente de deputado federal Rogério Marinho deixou a secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico. No dia 3 de janeiro, o prefeito interino Francisco José Júnior empossou duas novas auxiliares,em solenidade ocorrida no Palácio da Resistência. Leodise Cruz assumiu a Secretaria da Saúde e Zuleica Carvalho, a Secretaria de Planejamento. No Estado, o PMDB vive dilema quanto ao nome para disputar o governo. O ex-senador Fernando Bezerra chegou a sinalizar desejo de disputar à chefia do Executivo. No dia 10 de janeiro, o PT oficializou o seu desembarque no governo provisório do prefeito em exercício de Mossoró, Francisco José Junior (PSD).Em ato político ocorrido na residência do chefe interino do Executivo mossoroense,representantes do PT e do Partido Social Democrático reiteraram a parceria política e administrativa.

No dia 20 de janeiro, o presidente do PMDB,deputado federal Henrique Eduardo Alves admitiu pela primeira vez que, se houver uma coalizão de forças em torno do seu nome, poderia disputar o Governo do Estado. O presidente da Câmara dos Deputado esteve em Tibau, onde participou de um almoço oferecido à ele pela ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (PMDB) e pelo deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM). Três dias depois, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino não garantiu a legenda para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) concorra à reeleição no embate eleitoral deste ano. Em visita à residência de praia da exprefeita de Mossoró, Fafá Rosado (PMDB) e do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM),o dirigente democrata foi reticente quanto ao apoio,nas instancias partidárias, à reeleição da governadora. O Tribunal Superior Eleitoral, no dia 24, por intermédio de seu presidente, o ministro Marco Aurélio Mello, se posicionou favoravelmente ao Mandado de Segurança encaminhado pela assessoria jurídica da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), concedendo liminar, anulando os efeitos da decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que a afastava do cargo por suspeitas de corrupção eleitoral no pleito de 2012. Fevereiro começou com a ampliação na base de sustentação da administração Francisco José Júnior na Câmara Municipal. De um total de 21 vereadores, 18 fazem parte do bloco situacionista no parlamento. Em Natal, expoentes do PT e do PSD se reuniram onde foi tratada a possibilidade de uma aliança política envolvendo as duas agremiações para o pleito deste ano no Rio Grande do Norte. Paralelamente,o PR indica que caberá à sigla indicar o candidato a vice na chapa encabeçada pelo PMDB.

O único representante as dificuldades enfrentadas do Partido dos Trabalhado- pelo seu agrupamento políres na Câmara Municipal de tico no sentido de apresenMossoró, o vereador Luiz tar um nome que a represenCarlos (PT) defendeu a for- te no pleito de 4 de maio. O mação de uma chapa majo- Partido Social Liberal (PSL) ritária envolvendo os petis- declarou apoio ao projeto tas e o PSD para as eleições. político do prefeito em exerA governadora Rosalba cício de Mossoró, FrancisCiarlini sinalizou que deve- co José Júnior (PSD). "A minha pré-candiria mesmo concorrer à reeleição no pleito de outubro. datura representa a resistên"Desistir? Jamais. Não faz cia". A afirmação foi feita pelo viceparte do meu governador e vocabulário", A campanha presidente do afirmou a goPartido Sovernadora. A suplementar foi líder do PSB diferente das demais. cial Democrático no na Assembleia Em todas as Rio Grande L e g i s l a t iva , pesquisas, o prefeito do Norte, deputada estaFrancisco José Júnior R o b i n s o n dual Márcia Faria manMaia confiraparecia como mou avanços favorito e prevaleceu tendo seu nome na dispunas conversas o cenário indicado ta. Já o depuentre os sociapor pesquisas; ele tado federal listas e os venceu com 68 mil Henrique membros do Eduardo AlPMDB. Já a votos. Ainda em ves deveria deputada Fátimaio, o vereador ser o nome ma Bezerra fa- Francisco Carlos (PV) do Partido do lou sobre a foi eleito presidente Movimento evolução no da CMM. Democrátidiálogo entre co Brasileiro PSD e PT. ao governo. No final de fevereiro, o TRE anunciou Em Mossoró, O diretório o calendário para a eleição municipal do PV deliberou suplementar de Mossoró.O pelo apoio ao prefeito intepleito foi marcado para 4 de rino de Mossoró, Francismaio. No dia 28 o prefeito co José Júnior (PSD),que foi Francisco José inaugurou a recebido em São Paulo pelo presidente nacional do UPA do Belo Horizonte. Março iniciou com a as PSD, ex-prefeito da capital articulações com o foco no paulista Gilberto Kassab e pleito suplementar e PMDB pelo ex-presidente da Repúe PSB, adversários em Mos- blica, Luiz Inácio Lula da soró, ensaiam aliança polí- Silva. O deputado estadual tica e com isso, A corrente Ricardo Motta confirmou do PMDB liderada pela ex- os entendimentos envolvenprefeita Fafá Rosado de- do o Pros e o PMDB no Esmonstrou tendência de tado. Abril iniciou e contanapoio ao prefeito interino de Mossoró,Francisco José Jú- do com o PSD, doze agrenior. Depois dos vereado- miações estavam fechadas res Manoel Bezerra de Ma- com o prefeito interino ria e Flávio Tácito, ambos Francisco José Silveira Júdo DEM,o prefeito interino nior, que despontou como Francisco José Silveira Jú- favorito que também recenior (PSD) recebeu apoio do beu apoios da ex-prefeita Faex-vereador Chico da Pre- fá Rosado, deputado Leofeitura (DEM), bem como o nardo Nogueira como tamseu irmão, Dão Dantas da bém do PMN e do PTB. A chapa é formada por FranRocha (DEM). Ao silenciar quanto à cisco José Jr. e Luiz Carlos participação do seu partido, (PT). A deputada Larissa o Democratas no processo Rosado (PSB) tem como visucessório suplementar em ce, Alex Moacir (PMDB). Mossoró, a governadora Também registraram candiRosalba Ciarlini evidenciou datura Gutemberg Dias (PC

do B), Josué Moreira (PSDC) e Raimundo Nonato (PSOL). O DEM escolheu o contabilista e advogado Canindé Maia como companheiro de chapa da prefeita afastada Cláudia Regina. Ambos tiveram registros de candidaturas negados pela Justiça. A campanha suplementar foi diferente das demais. Em todas as pesquisas,o prefeito Francisco José Júnior aparecia como favorito e prevaleceu o cenário indicado por pesquisas ele venceu com 68 mil votos. Ainda em maio, o vereador Francisco Carlos (PV) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Logo no início de junho, o DEM decidiu não dá legenda para a governadora Rosalba Ciarlini disputar a reeleição. O DEM optou por celebrar aliança com o PMDB. Com isso, o DEM mossoroense optou por apoiar a candidatura de Robinson Faria ao governo. O peemedebista Henrique Alves, mesmo com uma forte estrutura política, é visto como um candidato de risco, de acordo com a revista Veja. Robinson Faria, Henrique Alves, Robério Paulino, Simone Dutra e Araken Faria disputam o governo. Enquanto Fátima Bezerra, Wilma de Faria, Ana Célia, Roberto Ronconi e professor Lailson disputam o Senado da República. No dia 11 de julho, o candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) cumpriu agenda no RN. No dia 18 de julho, o vice-governador Robinson Faria (PSD) apresentou aos mossoroenses a sua postulação à chefia do Poder Executivo. O deputado Henrique Eduardo Alves afirmou que a coalizão política que está dando suporte à sua candidatura ao Governo, vai ajudá-lo a recuperar o RN. Agosto iniciou, indicando claramente a bipolarização na disputa pelo Governo do Estado (Robinson X Henrique) e também ao Senado da República (Wilma X Fátima). No dia 13 de agosto, morre em desastre aéreo o presidenciável

Eduardo Campos. Dez dias depois,ele foi substituído pela ex-ministra Marina Silva. Com a saída do enfermeiro Francisco José da disputa, o prefeito de Mossoró,Francisco José Júnior anunciou apoio a Galeno Torquato para deputado estadual.No dia 19 de agosto é iniciado o programa eleitoral gratuito de rádio e televisão. No dia 23, uma pesquisa apontou vantagem de 10 pontos para Henrique na cidade. Em setembro,a Prefeitura de Mossoró divulgou o resultado da auditoria na folha de pessoal. A iniciativa promoveu redução nos custos da Prefeitura. O candidato Robinson Faria empatou com Henrique em Mossoró, segundo pesquisa divulgada no dia 14 de setembro. No dia 15, morre em Natal, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza. No último dia de setembro, uma pesquisa mostrou virada de Robinson em Mossoró. No dia 5 de outubro, Henrique e Robinson disputam o segundo turno. Fátima Bezerra é eleita senadora. No âmbito proporcional, Mossoró perdeu todos os espaços políticos que tinha com as derrotadas das deputadas Sandra Rosado, Larissa Rosado e do deputado Leonardo Nogueira. Recebendo adesões de prefeitos que apoiaram Henrique, Robinson Faria começou uma arrancada, resultando em sua vitória. A presidente Dilma Rousseff é reeleita para mais um mandato. O mês de novembro foi de muitas especulações no campo político quanto ao secretariado do governador eleito. Ainda no mês de novembro, o vereador Jório Nogueira (PSD) é eleito presidente da Câmara. Em dezembro,no dia 18, Robinson Faria e os demais eleitos em outubro foram diplomados.O deputado federal Paulo Vagner teve a sua aposentadoria por invalidez confirmada. Ele foi substituído pela suplente, Rosy de Souza. No dia 23 de dezembro, o governador diplomado Robinson Faria anuncia nomes de sua equipe.


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Mossoró

“ ”

Fé & Vida

"Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade." (Fil 4,5)

Joscelito Marques joscelitomarques@hotmail.com site: www.jocelitomarques.blogspot.com

Refletindo o evangelho "APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO." Lucas 2,22-40 "Levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor." (Lc 2, 22b) A cena da apresentação do menino Jesus no templo e o rito de purificação de Maria são ricos em detalhes que evidenciam a identidade do Salvador. Revestem-se de um conjunto de elementos proféticos, pelos quais a existência de Jesus se pautará. Ele foi apresentado como pobre. Seus pais ofereceram um casal de rolinhas ou dois pombinhos, como era previsto para as famílias mais pobres. Aliás, toda a vida de Jesus transcorrerá na pobreza. Com o rito de oferta, o Messias tornava-se uma pessoa consagrada ao Pai. Esta será uma marca característica de sua existência. Não se pertencerá a si mesmo; todo seu ser estará posto nas mãos do Pai, por cuja vontade se deixará guiar. O velho Simeão definiu a missão do Messias Jesus: ser luz para iluminar as nações e manifestar a glória de Israel para todos os povos. Por meio de Jesus, a humanidade caminharia segura, sem tropeçar no pecado e na injustiça, e, assim, chegar ao Pai. Por outro lado, o Messias, Jesus estava destinado a ser sinal de contradição. Quem tivesse a coragem de acolhê-lo, seria libertado de seus pecados. Mas para quem se recusasse aderir a ele, seria motivo de queda. Portanto,Jesus seria escândalo para uns,e ressurreição para outros. Esta cena evangélica retrata, assim, o que Jesus encontraria pela frente. O evangelho de hoje, portanto, nos ensina que devemos acolher a missão que o senhor nos oferta, apesar dos desafios e provações inerentes a todos que aceitam viver a Palavra de Deus.

GENTE DE FÉ

Registro neste espaço os 11 anos de vida sacerdotal do padre Carlos César, celebrados no dia 22/12. O vigário da Paróquia São Paulo Apóstolo é um posso de sabedoria e acolhimento. Um servo que não mede esforços para fazer o bem, e distribuir solidariedade através de seus gestos de amor; especialmente aos enfermos, nos hospitais. Que Deus continue dando ao "padim" perseverança em seu fecundo ministério sacerdotal. Parabéns! CEDIDA

FELIZ ANO-NOVO Aos nossos leitores e leitoras! Que 2015 seja repleto de saúde,paz e grandes realizações. E que Jesus esteja à frente de todas as nossas atitudes e projetos. Shalom! DISCURSO O tradicional discurso de Natal do papa Francisco à Cúria Romana,proferido no dia 22,é um verdadeiro exame de consciência oferecido ao mundo. O discurso foi pautado em 15 "doenças e tentações" que enfraquecem o nosso serviço ao senhor. Vale a pena ler esta bela exortação do Sumo Pontífice no endereço:http://papa.cancaonova.com/discurso-do-papafrancisco-a-curia-romana-221214/ RECUPERAÇÃO Mossoró continua rezando nesta grande corrente de oração pelo pleno restabelecimento da saúde do padre Sátiro Cavalcante Dantas. Não abrigo a menor dúvida de que o nosso amigo vencerá mais este desafio. Força, mestre! APROVADOS Parabéns aos aprovados no vestibular de Teologia da Faculdade Diocesana de Mossoró. Que perseverem na busca da graça e do conhecimento do Senhor. As matrículas ocorrerão nos dias 29 e 30,às 19h,na Faculdade Diocesana. A lista completa está no endereço: Avante, amigos! MISSA Dom Mariano preside missa de fim de ano no dia 31 de dezembro, às 19h, na Catedral de Santa Luzia. E no dia 1º de janeiro, o padre Walter Colinni preside as missas de, 9h e 19h,na Catedral.Estaremos lá! SHALOM NO AR A Comunidade Católica Shalom iniciará em janeiro um programa na Rádio Rural de Mossoró. O amigo Marcos Antônio Ferreira fará a produção do programa "Shalom no Ar" que será apresentado por Luana Freitas, missioná-

Padre Carlos César

ria da Comunidade. Aos amigos desejo sucesso nesta nova missão. CRISTO REI De 6 a 16 de janeiro, ocorrerá em Tibau, na Praia das Emanuelas, a Festa a Cristo Rei 2015. O tema escolhido para nortear as reflexões será: "No serviço e na solidariedade seguimos a Cristo na Igreja." O destaque será o show mensagem com o cantor católico Zé Vicente, no dia 15, às 19h30. Imperdível! FESTA De 8 a 18 de janeiro, a Paróquia do Menino Jesus realiza a Festa a São Sebastião no Conjunto Promorar. O tema central da festa será: "Eu vim para servir." E o lema:"São Sebastião,fiel servidor de Deus!" Na dimensão social as barracas e apresentações musicais ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 16 e 17, onde acontecerá o jantar de confraternização. E no dia 18, o padre João Alfredo e os fiéis devotos do "Soldado de Cristo" participarão, às 17h, da tradicional procissão, seguida de missa solene de encerramento. Maravilha! X RALLY Os membros do Terço da Mãe da Divina Providência realizarão seu X Rally evangelizador Familiar no dia 11 de janeiro. Esta edição saíra, às 6h, da Catedral de Santa Luzia e percorrerá as cidades do litoral como Grossos, Córrego, Valencia, Areias Alvas, Gado Bravo, Emanuelas, Tibau, Peixe Gordo, Melancias e Tremembé. Muito bom! PARA REFLETIR "Devemos procurar a cura para a "doença" da "cara fúnebre", de pessoas carrancudas que pensam que para serem sérias é preciso pintar a face de melancolia, de severidade e tratar os outros com rigidez, dureza e arrogância.O apóstolo deve esforçar-se por ser uma pessoa cortês,serena,entusiasta e que transmite alegria…" (Papa Francisco)

Apam é mantida com ajuda da sociedade FOTOS: WILSON MORENO

Animais atropelados, abandonados e doentes vão parar na Apam, que depende de ajuda para continuar serviços

iante da falta de políticas públicas voltadas aos animais de rua da cidade de Mossoró, o trabalho de resgates desses bichos é feito por pessoas e entidades solidárias, que tentam ajudar de alguma forma. A Associação de Protetores de Animais de Mossoró (APAM), que funciona no Lar da Criança Pobre, ambas iniciativas coordenadas pela Irmã Ellen Scherzinger, tenta minimizar o sofrimento animal no município. O lar ajuda famílias carentes, doentes, presidiários, deficientes, moradores de rua e ainda acolhe os animais de rua, esses últimos através da Apam. Irmã Ellen conta que a iniciativa sobrevive graças à solidariedade do povo mossoroense que contribui sempre com doações. Ela conta que

D

Irmã Ellen Scherzinger ajuda animais de rua com a cooperação da sociedade

todos os dias chegam animais doentes, atropelados, abandonados e também bichos doentes de pessoas pobres, que não têm condições de arcar com tratamentos. Os animais são acolhidos e recebem cuidados e alimentação. "Hoje mesmo [terça-feira], antes de vocês chegarem, veio uma mulher quase chorando deixar uma gata. A mulher está doente, mora sozinha, não tem condições

de cuidar. Então, a gente recebe", disse. Irmã Ellen conta com que o trabalho é mantido através da ajuda de voluntários que cuidam da limpeza e também médicos veterinários que ajudam ao abrigo. "A gente faz o possível. Não temos condições, mas damos o mínimo necessário para atender a todos que estão precisando. Gato, cachorro, jumento atropelado", conta. A alimentação dos ani-

Maioria dos animais chega doente à Associação de Protetores de Animais

mais é mantida com a ajuda de pessoas que doam ração e também outros alimentos. "O que é melhor a gente serve para as pessoas, mas se não for uma comida tão boa para as pessoas, a gente serve aos animais. O que não vai para os cães, gatos, vai para os porcos. Tudo o que aparece de alimento é consumido", explica. Na Apam, os machos são separados das fêmeas para que não haja repro-

dução e consequentemente o aumento da população animal. Irmã Ellen fala que falta o trabalho do governo para controle da população dos animais de rua, como uma esterilização e critica também o fato das pessoas abandonarem seus animais quando eles estão doentes e velhos. "As pessoas querem bichos bonitos, limpos, sadios. Nós ficamos com os doentes. Falta o governo realizar um trabalho para

esterilizar, um controle de nascimento. Nós separamos machos e fêmeas, não prejudica o corpo e evita a superpopulação", fala. Quem quiser ajudar a Apam com doações de ração, medicamentos para os animais, ou até mesmo com trabalho voluntário, pode entrar em contato através do telefone (84) 3318-4971 ou ir até o Lar da Criança Pobre, localizada na Rua Maria Salem Duarte, 131, no bairro Abolição II.


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Mossoró REPRODUÇÃO

Déjà Vu Milton Marques de Medeiros milton@tcm10.com.br

HISTORINHAS DE FIM DE ANO 31 de dezembro é uma data especial no sentido de diferente, indecifrável, inexplicável e encantada. As últimas horas do ano sempre são envoltas por certa magia. Excelente para contadores de historias,algumas verídicas,outras imaginárias. Vanessa Urach foi internada em decorrência de infecção causada pelo uso inadequado do hidrogel

Médica alerta sobre perigo do hidrogel em locais inapropriados

A

pós a polêmica que levou a modelo e apresentadora Andressa Urach à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste mês, médicos alertam para o perigo da utilização da substância hidrogel, uma espécie de 'truque' que algumas mulheres utilizam para ter coxas grossas sem malhação. Esse método, que também é usado por quem deseja levantar o bumbum,na verdade é um tipo de preenchimento para corrigir rugas no rosto e consiste na aplicação de um gel, constituído de poliamida sintética e solução fisiológica, por meio de uma injeção. Esse procedimento promete ser melhor do que outras formas de preenchimento, como o famoso e mais popular silicone. A médica esteticista Mariana Ferreira explica que a substância não é absolvida pelo organismo e que pode causar complicações. "O produto preenche as rugas finas da face, foi criado para isso, mas tem sido utilizado para aumentar coxas, glúteos, de for-

ma errônea", explica. Mariana Ferreira destaca que o hidrogel é um produto importado da Ucrânia. "O que existia no Brasil teve o registro vencido em março e já está em desuso pelas complicações que causava e porque há produtos melhores", continua. Ela afirma ainda que no seu consultório o procedimento nas coxas e glúteos não é procurado. "As pessoas procuram o preenchimento para o rosto, mas também chegam pessoas aqui que querem ficar "saradas" sem esforços e nós alertamos sobre o perigo", diz. Outro fato para o qual a médica chama a atenção é com relação a procedimentos feitos por profissionais que não são capacitados para tanto. "Uma coisa como o manuseio do hidrogel,parece simples,mas tem riscos, e só um profissional sabe identificá-los. As pessoas encontram preenchimentos por valores muito baixos, mas às vezes não é um profissional capacitado para realizar o procedimento, tem que ter

cuidado", alerta a médica. Segundo ela, para coxas, glúteos, o mais indicado para preenchimento é o silicone, com a prótese propriamente dita. "O procedimento deve ser feito por cirurgião plástico ou médico experiente no assunto. A aplicação do silicone pode ser realizada em qualquer pessoa acima de 18 anos". Quanto ao hidrogel, ela afirma que a substância tem sido crucificada, mas que a sociedade médica de cirurgia plástica recomenda até 5 ml na aplicação. "Na Andressa Urach foram aplicados 500 ml em cada coxa. Ele não é um produto com esse fim, e como é líquido, quando dá reação, não dá para retirar o produto", complementou. Segundo ela, essa polêmica trouxe a tona duas recomendações. "O médico tem que conhecer e ser especialista no procedimento. O preço do hidrogel é mais barato do que a cirurgia plástica e é mais rápido, mas as consequências surgem, as pessoas devem ficar atentas a isso", conclui. WILSON MORENO

1ª HISTORINHA Quem viaja pela Argentina,principalmente no fim de ano, geralmente é convidado a conhecer uma possessão que fica na região centro-leste do país, chamada Santa Fé. Dizem seus moradores, e juram ser verdade, que a cidade foi fundada no dia 31 de dezembro. Corria o ano de 1573. O capitão-general Juan de Garay chegou à margem do rio Paraná, lá se apeou e começou a construir uma espécie de paredão de madeira, modelo de forte, para defender-se dos índios chamados timbués, qualificados como muito bravos e violentos, quando de imediato ouviu um grito que parte da mata vizinha e o enche de preocupação. Sai acompanhado de alguns homens armados e,em lugar de encontrar um temido ataque dos índios, o que vê é um grupo de homens de sua própria guarnição trazendo, de forma jubilosa e com grande veneração, um objeto encontrado inesperadamente no mato. - Milagre! Milagre! - exclamaram. - Capitão, encontramos algo muito valioso. É um verdadeiro milagre. - De que se trata, perguntou o capitão. - De uma cruz, capitão. De uma cruz primorosamente trabalhada, perfeita, muito bonita. Ao derrubarmos uma arvore secular para atender as vossas ordens, encontramos esta cruz escondida entre as folhas do chão. A partir de então, todos veneraram a cruz. Fincaram no forte e pouco tempo depois foi construída no local uma capela com o nome de Santa Fé de La Vera Cruz. Surgiu a colonização conhecida por apenas Santa Fé. Hoje, com 850.000 habitantes é uma referência como polo turístico religioso, impulsionada pela singela historinha milagrosa que embala a cidade desde o século XVI. 2ª HISTORINHA Registrada na obra "Gesta Romanorum", livro escrito na Idade Média, pelo autor ou autores desconhecidos,por aqui traduzido como "Feitos dos Romanos". São mais de duzentas historinhas que misturam verdades com lendas e fábulas. Uma delas aconteceu em 31 de dezembro, no tempo do imperador Alexandre Magno por volta do ano 386 d.C. Conta-se em Aves de Bela Plumagem, que "Alexandre Magno quis oferecer uma festa de fim de ano a todos os seus súditos. Com esse fim, enviaram mensageiros a todas as cidades e aldeias com a missão de convidar os habitantes, prometendo-lhes não somente uma mesa farta, mas também dinheiro. Em uma dessas cidades vivia um homem conhecido por Diomedes que era completamente cego. Ao saber do que acontecia,começou a lamentar-se em altas vozes da infelicidade que o impedia de aceitar o convite real. E como lhe disseram que na cidade vizinha havia um coxo dos membros inferiores, que também se queixava por não poder ir à festa, teve uma ideia. Diomedes, muito forte e sadio, falou com o paralítico e ambos entraram num acordo,segundo o qual Diomedes conduziria o hemiplégico, que tinha pequena estatura, às costas e este guiaria o cego pelas estradas e calçadas estreitas da cidade imperial.Ambos participaram dos festejos daquele 31 de dezembro, oferecidos pelo monarca". 3ª HISTORINHA 31 de dezembro também é dia de São Silvestre. O menino Silvestre nasceu em Ro-

Mariana Ferreira fala sobre utilização do hidrogel

ma, tornou-se sacerdote, bispo e posteriormente Papa. Foi o pontífice que no menor espaço de tempo conseguiu a maior vitória para a igreja. Silvestre governou de 314 a 353 d.C. Foi o sucessor de Melquiades. Naquele tempo ainda havia o reinado Romano e o imperador era Constantino. Os cristãos continuavam sendo muito perseguidos. Por três séculos seguidos, desde a crucificação de Jesus, que os cristãos estavam sendo cada vez mais torturados. A igreja de Deus estava exposta aos mais dolorosos castigos: o sangue corria em torrentes. HUMILDE E DETERMINADO Com a morte do Papa Melquiades, o nome apontado pelos bispos para substituí-lo foi o de Silvestre. Para os analistas, não parecia o mais indicado para aquele momento,pois entendiam que a igreja precisava de um papa mais enérgico, colérico, sanguíneo para conter o ímpeto de tão violento império. Silvestre, ao contrário, possuía um temperamento brando,moderado,calmo.Era um homem humilde, simples e em situações difíceis optava sempre pela paz. PLANO DE DEUS Como os planos de Deus nem sempre são fáceis de ser entendidos por nós mortais, eis que o Papa Silvestre surpreendeu. Primeiro, soube abrandar a virulência do monarca ao ponto de presenciar, logo no início do seu prelado, o suplicio da cruz ser abolido em Roma. Depois, conquistou a liberdade dos cristãos poderem professar sua fé em público.Mais tarde, houve a conversão do próprio imperador ao catolicismo.Sempre pela habilidade do Papa Silvestre. Daí em diante surgiram grandes construções: no túmulo de São Pedro, por exemplo, foi erigida a Basílica Vaticana, com suas 80 colunas de mármore, cuja obra no ano 1.100 d.C. recebeu bonita ampliação, hoje, Basílica de São Pedro. Nasceram obras em homenagens a São João Batista (latão) e a São João Evangelista - atual Catedral Episcopal de Roma e muitas outras obras fundamentais. POR SER DIA DO SANTO Há uma versão, sem documentos comprobatórios, de que o Papa Silvestre curou o monarca Constantino da temível lepra. Outra informação, o Papa Silvestre foi o primeiro Santo canonizado pela igreja, sem ter sido martirizado. São Silvestre hoje é nome de cidade, templos, bibliotecas, bairros, ruas, universidades e até "corrida de rua" (Rio de Janeiro). LEMBRO-ME TAMBÉM Faz tempo, no dia 31 de dezembro, eu e Zilene fomos passar o Ano-novo, como se diz na gíria, em um clube social de Fortaleza. O casal que nos convidou, deu-nos, antecipadamente, duas senhas para a entrada. Ao chegarmos à portaria,não sei como,as senhas não estavam conosco. Nossos anfitriões já haviam entrado. Não existia celular. Olhando o relógio, faltava pouco tempo para a meia-noite. Um instante de indecisão, finalmente: - Fomos convidados,mas não estamos com as autorizações de entrada - falei para o porteiro. Ele me olhou demoradamente e perguntou: - E como saberei que isso é verdade? - Estou lhe dando a minha palavra. O homem ficou me olhando por alguns instantes. Deu-me uma palmadinha no ombro e a seguir abriu um carinhoso sorriso, convidando-nos a entrar. Todos os dias 31 de dezembro lembro-me daquele rosto franco e que nunca mais vi. Boas lembranças, ano de 1988.


Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

6 Gazeta do Oeste

Mossoró

Falta estrutura no Mercado do Bom Jardim FOTOS: EDNILTO NEVES

Comerciantes reclamam das condições em que o prédio se encontra e relatam os problemas

m dos mais tradicionais mercados públicos da cidade, o do Bom Jardim (Mossoró possui ainda o Mercado Público Central e o Mercado Público do Alto da Conceição) apresenta vários problemas estruturais. Apenas um deles recebe, quase que anualmente, alguma reforma: o Central. Nas demais unidades,os problemas com a falta de estrutura são notórios. No Mercado do Bom Jardim,a realidade não é diferente. De acordo com o comerciante Francisco de Assis, o local se encontra, de certa forma, abandonado, apesar dos esforços dos próprios comerciantes, em contratar segurança e fazer a limpeza, algumas ve-

U

Falta de estrutura prejudica comerciantes e clientes

Proprietários de boxes reclamam do sucateamento do Mercado

zes. "A gente paga um vigia aqui para pastorar o prédio, porque a Prefeitura não manda ninguém para fazer esse serviço e isso é um fator muito preocupante. Se tiver uma briga aqui, como vai ser? Morre gente e ninguém pode fazer nada!", protesta o comerciante. Segundo ele,são frequentes, também, os problemas referentes a caixas de esgoto entupidas e falta de higienização em banheiros. "Até ratos você pode encontrar aqui, circulando pelo mercado livremente", diz.

tos e ratos se espalham nas redondezas do prédio e dentro dele,prejudicando quem reside nas proximidades daquele lugar. "Barata aqui tem demais. Sem falar na peste de ratos. Ratazanas mesmo!", diz, não escondendo a revolta em ter de pagar,depois de uma ordem judicial, o valor de R$ 200,00 mensais à Prefeitura Municipal. "Fiz diversas melhorias aqui no meu box e nada foi debatido.Pelo contrário, eles me acionaram na Justiça e todos os meses, agora, eu tiro R$ 200,00 do

Para a comerciante Antônia Soares, que possui um box no lugar há mais de 30 anos, a última limpeza realmente "decente" feita no Mercado do Bom Jardim, ainda foi "na época de Rosalba" e, de lá para cá, "nada mais foi feito e estamos assim", complementa."O Mercado do Bom Jardim se encontra sucateado e cheio de box abandonados pelos antigos donos. Alguns não ligam para os seus estabelecimentos, o que é uma pena", destaca. Com isso,pragas de inse-

meu benefício para honrar isso. Mas todos os meses eu pago!", comenta, mostrando os papéis e o boleto com data de 30 de dezembro... GERENTE FALA SOBRE CASO De acordo com o gerente do Mercado do Bom Jardim, Antônio Eufrázio,os problemas no lugar não são de agora. "São problemas antigos, que estamos tentando resolver aos poucos.Estou há quatro meses aqui e temos tentado fazer um trabalho não apenas de limpeza, pois to-

da semana limpamos e temos uma pessoa para isso, mas também um trabalho de conscientização entre os comerciantes.É uma pena que 20 boxes estejam abandonados e que esses comerciantes, mesmo notificados, não venham para regularizar a situação dos mesmos", fala Eufrázio, destacando que, em conversa com o prefeito Francisco José Júnior,ele salientou que "ano que vem, haverá reforma aqui", diz. Eufrázio também destaca que esses boxes abandonados são um dos principais problemas do lugar. "Além de outros fatores. Nós não podemos entrar em box de terceiros e fazermos a limpeza, porque se faltar algo dentro desses estabelecimentos, a culpa será nossa. É preciso colaboração de todos, uma vez que não temos uma boa estrutura. Creio que no próximo ano, muita coisa vai mudar", finaliza, lamentando que não possa fazer mais benefícios. "Nós trabalhamos com o que temos e creio que muitas coisas serão resolvidas. Pelo menos, a parte de tubulação já resolvemos e novas caixas foram instaladas".


Gazeta do Oeste 7

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Mossoró

Teste da linguinha passa a ser obrigatório REPRODUÇÃO

Especialista fala sobre os problemas decorrentes da língua presa, desde o nascimento até a fase adulta

JUCILENE MENDES Da Redação teste da linguinha em recém-nascidos passou ser obrigatório em hospitais e maternidades da rede pública e privada de todo o país desde a semana passada. O exame realizado por um fonoaudiólogo verifica se o freio que liga a língua do bebê à boca apresenta alguma deformação. O teste é feito basicamente por verificação e obediência a um protocolo obrigatório. A fonoaudióloga Tatiana Cantídio explica que o problema de língua presa, caso não seja resolvido, prejudica a pessoa até a idade adulta.Quando bebê,preju-

O

Exame que avalia se a língua do bebê está presa é feito, basicamente, por verificação, obedecendo a um protocolo obrigatório

dica a amamentação. Sem conseguir mamar devido ao problema na língua, o bebê WILSON MORENO

Tatiana Cantídio, fonoaudióloga, ressalta importância do exame

não dorme bem,chora de hora em hora,cansa ao mamar, não se alimenta bem e perde peso."O bebê quer mamar de hora em hora, quando o normal é mamar a cada três horas; não deixa a mãe descansar, adormece no peito, chora, fica irritado e tem problema de refluxo", fala. Quando não detectado o problema com a língua do bebê, a mãe não consegue alimentá-lo como deve, ele perde peso e por isso, geralmente é introduzido o leite artificial. Tatiana explica que foi por isso que o Ministério da Saúde tornou o teste obrigatório, para que as mães não deixem de amamentarseusfilhossomente com leite materno,pelo menos até os seis meses de idade. Mas não é somente a

amamentação que é atrapalhada pelo problema.Quando a criança chega à fase de introduzir alimentos pastosos, como papinhas e frutas, ele terá refluxo. E na fase de introdução dos alimentos sólidos a dificuldade aumentará. "Porque é a língua que movimenta os alimentos para deglutir",esclarece.Crianças com a língua presa também podem apresentar cáries,porque é a língua que faz a limpeza dos dentes. Depois, quando a criança começa a falar, o problema é acentuado por ele não conseguir pronunciar alguns fonemas como /t/, /d/, /n/ /l/ e o /r/ vibrante, que requerem a língua solta. "Até dois, três anos os pais acham bonitinho,

Pátios de oficinas mecânicas lotam durante o período de fim de ano Ajustes no carro,parte elétrica, freios, suspensão, alinhamento, troca de óleo, revisão geral...Esses são alguns dos serviços mais procurados, no fim do ano em oficinas mecânicas da cidade. Neste período, de acordo com o mecânico e gerente de uma dessas oficinas, Alyson Sérgio, os proprietários procuram mais os serviços de mecânica em automóveis, pois aproveitam o momento de férias e o décimo terceiro para, enfim, revisar o carro, trocar peças, fazer melhorias. "Vale ressaltar que a revisão do carro deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos e que o proprietário deve ficar atento com esses prazos, bem como a

troca de óleo e verificação de suspensão, alinhamento e freios", destaca. De acordo com ele, nesse período do ano a maior parte das oficinas - principalmente as que oferecem serviços diferenciados e são competentes, estão com todo o pátio lotado. "Aqui, por exemplo, nós trabalhamos diferente de todas as demais, porque não temos orçamentos fechados. O cliente vem, deixa o veículo e fazemos uma vistoria geral, em todos os mecanismos do carro. A partir de então, damos a ele um orçamento - que não cobramos - e identificamos os reais problemas. Trabalhar com honestidade, nesse ramo, é difícil, mas mui-

to necessário para fidelizar o cliente. Ou seja, se o filtro precisa ser trocado, trocamos. Se ele está em bom estado, não acrescentamos no orçamento, porque ele ainda funciona perfeitamente. O que podemos notar é que algumas pessoas agem de má-fé. O que é péssimo", fala o gerente. CUIDADOS De acordo com Alyson Sérgio, a manutenção preventiva do veículo ainda é a melhor maneira de pegar a estrada sem ter de enfrentar situações difíceis. "O proprietário que executa essa manutenção preventiva, além de estender a vida útil de seu carro, evita muitos problemas", destaca.

Vale ressaltar que a revisão do carro deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos e que o proprietário deve ficar atento com esses prazos, bem como a troca de óleo e verificação de suspensão, alinhamento e freios". Alyson Sérgio

mas quando chega à escola, a fase escrita da criança, ela escreve como pronuncia, por volta dos anos, quando deve estar com a fala normal, sofre bullying na escola por causa da fala de bebê", explica a fonoaudióloga. Na fase adulta, prejudica porque a pessoa com língua presa terá dificuldades em exercer determinadas funções, como ser ator, locutor, entre outras que requer o uso da voz."No lado afetivo também prejudica porque quem tem o problema beija muito mal", fala Tatiana. TRATAMENTO A língua presa acontece quando a pequena membrana que fica abaixo da língua (conhecida popularmente

como "freio") é menor do que o normal, impedindo o órgão de se movimentar livremente. Segundo a fonoaudióloga, o problema é hereditário e pode atingir até a quinta geração. Se descoberto e tratado no primeiro ano de vida da criança, não afetará seu desenvolvimento. O procedimento é simples, resolvido através de uma Frenotomia, ou pic da linguinha, que é o corte sem ponto da frênulo (o freio).Tatiana explica que é uma cirurgia simples, feita na própria maternidade ou hospital por um fonoaudiólogo ou no consultório do otorrinolaringologista. "Não sangra,não dói,e o bebê já sai mamando", diz. Já quando a cirurgia é feita na fase infantil ou adulta, o procedimento exige anestesia geral e ponto na base da língua. Além disso, a criança ou o adulto terá que fazer fonoterapia."É um problema que pode ser amenizado ao nascer. E o sofrimento da mãe e da criança pode ser evitado", ressalta a fonoaudióloga. Segundo Tatiana Cantídio, o problema é muito frequente.Dos 17 bebês que avaliou este ano, o procedimento de Frenotomia foi realizado em 12 deles."Mas não é feito em toda a criança que apresente ter língua presa. É seguido um protocolo, que é obrigatório, para saber se o pic da linguinha é necessário", diz. O protocolo consiste na verificação da parte debaixo da língua, caso a criança apresente o problema, a profissional realiza uma entrevista com a mãe. Todas as respostas são marcadas no protocolo. As afirmativas valem um ponto. O pic é feito quando atinge acima de 13 pontos. Abaixo disso o procedimento não é necessário. FOTOS: EDNILTO NEVES

Tudo em família: Os mecânicos Alyson Sérgio, Flávio Faustino e Mário Sérgio mantêm negócio em ritmo acelerado

Alyson Sérgio destaca importância da revisão preventiva


8 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Espaço Wilson Rosado

Espaço Wilson Rosado

Feliz

2015 Hospital Wilson Rosado agradece a todos os pacientes e colaboradores por todas as vitórias em 2014

Em um ano é possível perceber uma série de mudanças que transformam totalmente o nosso cotidiano e até as nossas vidas. O Ano de 2014 foi um ano de superação de obstáculos e evolução quando se trata de saúde. O Hospital Wilson Rosado e toda a sua equipe se empenharam para evoluir cada vez mais a cada ano, só em 2014 foi possível investir em novos equipamentos, ampliar do centro oncológico com atendimentos realizados pelo SUS, implantação de novos tratamentos, novas especialidades e profissionais competentes e atualizados, tudo isso levando ao cidadão de nossa cidade e região um serviço equivalente aos grandes centros. Todos esses investimentos não seriam possíveis se não fosse o esforço de uma equipe dedicada, que preocupa-se com o bem-estar do paciente e realiza trabalhos de altíssima qualidade, transformando o hospital em referência de atendimento e estrutura em toda região Oeste. Isso tudo porque quando se trata de saúde, todo assunto é delicado e merece uma dedicação diferenciada, todo paciente tem a sua particularidade e deve ser atendido da forma mais humanizada possível, para que possa ter um tratamento eficaz, rápido e seguro. Foi partindo dessa premissa, que o Hospital Wilson Rosado e toda a sua equipe dedicaram-se mais um ano aos cuidados dos necessitados. O clima de Natal, de agradecimento, de confraternização aconteceu durante todo o ano, durante todos os dias, em nossos leitos, laboratórios, corredores e salas de espera. Toda nossa equipe sentiu as dores, mas também compartilhou as alegrias dos obstáculos superados, todos emocionantes e compensadores, pois nos mostrou exatamente que estamos no caminho certo, que é levar alegria e saúde a nossa população. Em 2015, assumiremos o compromisso de que continuaremos evoluindo, especializando nossos profissionais, investindo mais em tecnologia e em estrutura, garantindo, dessa forma, toda a qualidade que o paciente merece, seja ele particular, conveniado ou atendido pelo SUS. A nossa equipe agradece por ter vivido todos esses momentos e a confiança que nos foi dada, principalmente, por esse bem tão valioso, que é a vida.

Boas festas e um 2015 cheio de saúde! São os votos do Hospital Wilson Rosado.


Gazeta do Oeste 9

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Polícia

2 BPM o

mostra estatísticas operacionais das Bics EDNILTO NEVES

O

2° Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) emitiu nos últimos dias um mapa estatístico da violência em Mossoró após a instalação das Bases Integradas Cidadãs (BICs). O Mapa Estatístico do visa criar um ambiente de produção de conhecimento, demonstrado através do conjunto de intervenções de sucesso obtidos em cima de fatos delituosos, nas áreas onde se encontram instaladas as bases. Com a instalação das Bics, segundo informações divulgadas pelo 2° BPM, houve um aumento em torno de 65% de efetividade na apreensão de armas de fogo, drogas e de pessoas que praticam crimes, contribuindo para o aumento da sensação de segurança da população local. "A população passa a confiar mais na segurança, já que tem aonde recorrer", destacou o coronel Alvibar Gomes, comandante do 2° BPM. As apreensões e detenções realizadas pela PM nas áreas cobertas pela BIC corresponderam em média a 30% da totalidade do que foi apreendido pela Polícia Militar na cidade de Mossoró, no período contabilizado entre janeiro e novembro do corrente, como é o caso da recuperação de veículos produtos de furto ou roubo, com 27% das apreensões; armas de fogo, com 28% do total. 29% das pessoas encaminhadas a DP por prática de delitos diversos também tiveram origem nas áreas da BIC; 28% da apreensão de pedras crack e por fim, 87% de toda maconha apreendida na cidade teve origem as áreas das BICs Santo Antônio e Abolição. São utilizados em média 250 policiais militares/mês na BIC, através do emprego diário dos PMS que se encontram em seus horários ou dias de folgas regulamentares da atividade policial, permitindo ao policial além de contribuir ainda mais para a segurança pública do município, uma renda extra. "Essas ações são possíveis através de uma parceria entre a polícia, o poder público e a comunidade", continuou Alvibar Gomes. Segundo ele, foi realizada uma pesquisa qualitativa (ainda em fase de conclusão),entre os meses de agosto e setembro de 2014, na área da BIC Abolição e BIC Santo Antônio, com mais de 100 moradores em que 95% das pessoas declararam que perceberam um aumento significativo da ati-

Coronel Alvibar falou sobre os números EDNILTO NEVES

Bic do Santo Antônio foi implantada em 2013 AAA

Bic do Abolição tem reforço policial para o bairro

vidade policial na área, e como respostas ao reforço no policiamento notaram que houve um reflexo no comércio local, que atualmente consegue fechar suas portas mais tarde, com a redução de 70% dos roubos a comércio na área da BIC Santo Antônio e 90% na área da BIC Abolição. Também chamou a atenção o fato de que 80% dos entrevistados afirmaram que circulam mais a vontade pelas ruas dos bairros após a implantação da Bic. Outro fato importante revelado pelas estatísticas foi a redução de mais de 90% nos casos de violência escolar, com a intensi-

ficação do combate aos traficantes e consumidores de drogas. "A resposta positiva e receptividade da população atendida pelo Projeto BIC só reforça o quanto importante é esse projeto para a redução da criminalidade, que comprovadamente provocou a redução do crime e a diminuição do medo social a tal ponto que esse projeto tornou-se um modelo seguido por vários municípios do Estado", concluiu. No próximo dia 30, segundo o coronel Alvibar Gomes, serão divulgados mais números relacionados às ocorrências em Mossoró.


10 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Impressionando Impressionando

Desejo de um feliz Anonovo todos nós temos, mas fazer o Ano-novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.

Carlos Augusto impressionandonagazeta@gmail.com

Estamos quase em 2015. Muita coisa aconteceu em 2014, muita água passou por debaixo da ponte… Para todos nós! Para mim, este ano, especificamente, também foi bem agitado. Aliás, os meus últimos três ou quatro anos vêm sendo bem corridos: muito trabalho, muitas exigências, muitas alegrias e também claro algumas decepções. Paralelamente a esses fatos, a vida permanece acontecendo. Pa r t i c u l a r mente, agora em 2014, tive um “despertar”para algumas coisas que andam acontecendo no nosso país. Esse despertar partiu de algumas observações que fiz no decorrer do ano. Mais uma vez, antes de expor meus pensamentos, gostaria de afirmar que são minhas opiniões e que não sou o dono da verdade. Tudo sempre tem dois lados, duas verdades. Neste caso, estou aqui para que possamos, como sempre, fazer o exercício de refletir e questionar, e não só baixar a cabeça. Me refiro aqui especificamente a nossa sempre caótica política. Este ano de eleição e de propagando eleitoral gratuíta, me irritei em vários momentos, pois pude constatar o quanto a nossa política, em si, está chata, desinteressante e desacreditada ! Entram e saem novos candidatos e o show de promessas que não se cumprem é sempre o mesmo, no mesmo volume, na mesma intensidade, todos falando as mesmas coisas, do mesmo jeito, cansativo e enfadonho! Pensei comigo: “será que existe a mínima possibilidade dessa nossa política realmente conseguir melhorar?” Dentro de mim, como ser humano que sou, pela minha formação e educação, sempre busquei o melhor para mim e para o meu próximo. Sempre botei a cara para bater quando acredito numa causa. Claro que, por muitas vezes, nem sempre acertei, mas fiz muito bem feito e, em alguns momentos, consegui fazer não exata-

João Luís Mastrângelo

mente o novo, mas o inesperado. E porque os resp o n s á ve i s por governar nosso país ,aqueles que só chegaram lá porque nós escolhemos e os elegemos, não buscam esse “novo”, que seria um basta na corrupção, na roubalheira? Porque essas criaturas não param de governar para “si” e governam para o povo. Chega de tanto sofrimento, de só ser lembrado e abraçado na época da captação de votos. Hoje, sem sombra de dúvida, a nação busca o “novo”, porque quando nos deparamos com o “velho”, com o traiçoeiro, descomprometido, de certa forma enlouquecemos por dentro. Estamos vivendo, na nossa politica, um período de repetições, que se agravam ainda mais pela falta de sutileza. Sim, porque até para ser desonestos temos que se inteligentes. E alguns estão longe de ser. Cadê a nova geração de políticos que se mostrava criativa e desbravadora, que pediam votos no horário político em nome da mudança? Onde estão as novidades de qualidade, que prometiam esses novos aspirantes a políticos? Temos hoje inúmeros representantes no governo que não têm a menor ideia do que estão fazendo ali. Será que vale a pena fazer um trabalho de qualquer forma, de qualquer jeito? Isto é governar mesmo? Chega de imitadores.Chega da mesmice.Chega de pensar em causa própria. Se é para subir no palanque e jurar trabalhar em nome do povo, que pelo menos tenham vergonha na cara de começar a fazer o melhor, porque para um país castigado como o nosso, temos de fazer sempre mais. E não o pouco, o errado, o pequeno e malfeito. Está faltando sim o novo, o bem feito, a personalidade, o organizado, o pensado, o criativo. Estamos estagnados, parados como um trem velho em uma estação abandonada. O Brasil precisa de jovens de personalidade, de opinião, de jovens e pessoas que se esforçem, políticos organizados, desbravadores e honestos. E não os famosos imitadores “Maria vai com as outras”. Moramos no Brasil, país tropical, de população e cultura diversificada,ritmos maravilhosos! E é por esse Brasil que precisamos virar a mesa… Está mais do que na hora!

Se contagie...

2015 já chegou !!! Eu particularmente curto muito a atmosfera de otimismo que se apresenta nas festas de fim de ano, com perspectiva de esperança renovada, mas acredito no ditado popular que diz "se continuarmos fazendo o que sempre fizemos, continuaremos obtendo o que sempre obtivemos". Quem inventou essa história de Ano-novo foi um gênio. Nos deu a oportunidade de começar tudo de novo, de tentar fazer melhor do que fizemos no ano anterior. Nós seres humanos temos a opção de fazer escolhas, por isso, precisamos aproveitar esse momento de planejar o novo ano fazendo as melhores escolhas, aquelas que podem trazer os mais saborosos frutos para nossa vida. É sabido que o que colhemos é resultado do que plantamos, por isso, é preferível amar a odiar, perdoar a ofender, compreender a discordar, sorrir a chorar. Assim, provavelmente, colheremos amor, perdão, compreensão e sorrisos.

Muitas pessoas ficam esperando as oportunidades chegarem, mas para ser um verdadeiro vencedor é preciso também assumir riscos, realizar. Claro que com cautela, sem precipitações. Assim, no próximo fim de ano comemoraremos os resultados obtidos, não nos justificaremos como os perdedores fazem. Precisamos ver a passagem do tempo como uma conquista. Também é preciso não se arrepender das coisas que deixamos de fazer. Contudo, tome a iniciativa, não espere muito, assuma. Não se omita. Faça, mesmo errando. Domine o comodismo, aprenda com os insucessos. Arrisque, para conseguir algo novo. Seja entusiasmado com a vida, acredite na sua capacidade de transformar a realidade. Não espere saber tudo para agir. A própria ação desenvolve o saber. Passe do plano das lamentações para o plano da ação. Boas festas e um Ano-novo de 2015 repleto de saúde amor, prosperidade e muitas realizações!

Estirão 7 ANOS EM GRANDE ESTILO Agradecer é preciso,sempre. E a gente reverencia o profissionalismo com que a "personal marketing" diagramou nossa coluna de 7 anos, publicada aqui nessa GAZETA no domingo passado,21.Pelo segundo ano consecutivo entregamos nossa coluna de aniversário para ser desenhada por esse criativo pessoal comandado pelo mago Jozeildo Rodrigues.O resultado? Bom,sem comentários não é? Ficou excelente. Parabéns, personal! Valeu Denyse! MOISÉS, JESUS E O VELHINHO… Moisés, Jesus e um velhinho jogavam golfe. Moisés colocou a bola no pino e deu a primeira tacada; a bola caiu num lago. Moisés chegou à beira do lago e, levantando o taco, as águas se abriram.Ele entrou,deu a segunda tacada e a bola foi diretamente para o buraco. Na vez de Jesus jogar, a bola também foi parar no lago, mas caiu sobre a folha de uma vitória-régia. Então, Jesus caminhou sobre as águas, foi até a planta e deu a segunda tacada, mandando a bola para o buraco. Aí foi a vez do velhinho. Ele, todo trêmulo, preparou-se para dar a tacada inicial. A bola voou para fora do clube e começou a cair na direção de um riacho. Nesse instante, um sapo a engoliu. Pouco depois, uma cobra engoliu o sapo e foi agarrada por um gavião; a ave apertou demais a cobra que regurgitou o sapo ao sobrevoar o campo de golfe; ao cair, o sapo bateu com o peito no chão e cuspiu a bola diretamente para o buraco. Ao acompanhar toda aquela cena, Moisés olha para Jesus e diz: - Cara, é muito chato jogar golfe com o teu Pai… HOMENAGEM JUSTA... Aldo Coutinho, valoroso obreiro da loja Maçônica Jacques Demolay número 21, foi agraciado com uma importante homenagem da sua potência maçônica, a Grande Loja. Aldo recebeu o título de grão-mestre honorário... Perfeito ! MÃOS AO ALTO... Chegamos no fim do ano com mais um triste histórico de violência na nossa cidade e no nosso Estado. Entra ano e sai ano e o cenário é o mesmo. Vivemos órfão de segurança pública , essa inclusive que é paga com o nosso dinheiro. E o pior é ter que se acostumar com isso como se fosse uma coisa absolutamente normal viver refém do perigo e do medo da violência. Perspectiva de melhoras para 2015 ? Não, pelo que se observa, nenhuma. E podem apostar, daqui há um ano estaremos aqui batendo mais uma vez na mesma tecla, enquanto as vítimas dessa violência cruel sofrem com as sequelas deixadas por ela. DEPOIS DO VEXAME DO 7 A 1, UM ACALANTO Na lista do jornal The Guardian, um dos mais lidos de Londres, dos 100 melhores do futebol em 2014, há sete brasileiros. O numero 1 da lista é Cristiano Ronaldo, seguido de Messi. O primeiro brasileiro a aparecer é Neymar,em sétimo,depois seguem-se:Diego Costa (12), que jogou a Copa pela Espanha,Thiago Silva (31), Oscar (46), Daniel Alves (81), David Luiz (95) e Rogério Ceni (98).Depois da vergonha dos 7 a 1 ficou melhor que a encomenda.


Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Cidades

cidadesgazetadooeste@gmail.com

RECEITA FEDERAL

MODERNIZAÇÃO

Empreendedores do RN devem declarar faturamento 4

Prefeitura do Natal firma parceria com a UFRN 5

Obra do aeródromo de Caicó é finalizada FOTOS: DEMIS ROUSSOS

De acordo com o governo, Aeródromo Ruy Mariz é uma das portas de entrada para voos regionais

ma das obras mais aguardadas da região Seridó do Rio Grande do Norte foi entregue, em Caicó, pela governadora Rosalba Ciarlini e a diretora-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (ARSEP), Kátia Pinto. O Aeródromo Ruy Mariz é uma das portas de entrada para voos regionais e importante equipamento para o desenvolvimento econômico da região que tem como vocação a extração mineral. O valor global da obra: R$ 1.990.468,47. O aeródromo possui uma pista com 980 metros apta para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte. A entrega das obras de reparo e ampliação, inclusive, já recebeu a renovação por um período de 10 anos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conforme portaria publicada em 18 de novembro de 2014. Foram realizados na estrutura serviços de pavi-

U

Foram realizados, na estrutura, serviços de pavimentação asfáltica da pista

mentação asfáltica da pista; sinalização horizontal e luminosa; instalação de biruta e revisão geral do farol; gerador de limpeza final. Ainda foram reformados o terminal de passageiros com substituição de esquadrias de madeira por alumínio e vidro; substituição de piso; substituição total das instalações elétricas e hidrossanitárias; pintura e isolamento da pista de pouso com aplicação de grade de ferro e cerca de arame farpado. Outras ações foram a construção do acesso principal e implantação do estacionamento. O deputado estadual Vivaldo Costa, que no ato, ao lado do também deputado,

Álvaro Dias, representou a Assembleia Legislativa potiguar, reforçou a importância da estrutura não apenas para Caicó, como para o Seridó."Estou muito feliz com esse presente que recebemos, aliás, uma das muitas obras que a Governadora Rosalba Ciarlini realizou aqui na cidade. Quero agradecer a Governadora em nome de todos os seridoenses". Dentre as obras citadas pelo deputado estão a construção de dois ginásios nas escolas Antônio Aladin e Calpúrnia Caldas, as reformas da Central do Cidadão, penitenciária e Teatro Adjuto Dias, do Centro Educacional José Augusto e da Escola Senador Guerra, a

O aeródromo possui uma pista com 980 metros apta para pouso e decolagem

regularização do fornecimento de água nas comunidades de Palma, Barra da Espingarda e Lajinhas, a nova adutora e Caicó, regulação de leitos pelo Samu, entre outras. O prefeito de Caicó, Roberto Germano, lembrou das ações desenvolvidas pelo Governo do RN na cidade e também agradeceu o empenho da governadora. "Esse momento é muito importante. Há muito tempo vínhamos sofrendo,perdendo negócios porque o aeroporto não tinha condições de uso. O aeródromo é importantíssimo para nós porque nos dará condições de receber investimentos através da visita de grupos em-

Detran divulga calendário 2015 das taxas de licenciamento de veículos

presariais", adiantou. A governadora Rosalba Ciarlini destacou a entrega do aeródromo como um dos grandes fomentadores econômicos para o Seridó. "Um dos nossos objetivos quando reformamos o aeródromo foi garantir que, assim como Mossoró, ele se tornasse uma das portas de entrada dos voos regionais. Deixamos tudo pronto para o próximo governo, que terá que abrir o diálogo com as companhias aéreas e tornar pousos e decolagens de pequenas aeronaves uma realidade", encerrou a governadora enfatizando o turismo religioso como um dos grandes atrativos para a região.

O aeródromo é importantíssimo para nós porque nos dará condições de receber investimentos através da visita de grupos empresariais” Roberto Germano

Seleção do Curso de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde tem inscrições prorrogadas

EDNILTO NEVES

O Detran/RN divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), o calendário 2015 das taxas de licenciamento de veículos. O valor do imposto não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60,00, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte. A medida foi disciplinada através da Portaria 2.836/14GADIR e separa os períodos de pagamento pelo final da placa. A tabela indica que o primeiro grupo será o dos veículos com finais de placa 1 e 2, que deverão realizar a quitação da taxa até os dias 19 e 20 de fevereiro, respectivamente. O calendário tem seu término no mês de julho, no caso dos carros com final de placa zero. A Coordenadoria de Registro do Detran/RN enfatiza que a validade dos documentos 2014 começa a se vencer no mês de setembro.

Taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran/RN

CALENDÁRIO LICENCIAMENTO 2015 ALGARISMO FINAL DA PLACA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

RENOVAÇÃO DO LICENCIAMENTO ANUAL DE VEÍCULOS

VENCIMENTO DA TAXA DE LICENCIAMENTO

VALIDADE DO CRLV 2014

19/FEV 20/FEV 10/MAR 11/MAR 13/ABR 14/ABR 06/MAI 07/MAI 12/JUN 10/JUL

Até setembro Até setembro Até outubro Até outubro Até outubro Até novembro Até novembro Até novembro Até dezembro Até dezembro

Os contribuintes começam a receber no mês de janeiro, através de uma única correspondência, os boletos relativos ao licenciamento, IPVA e seguro obrigatório. Os boletos também vão estar disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran e informe a placa e o número do Renavan do veículo. Já os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, sem precisar do boleto bancário. A taxa de licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran/RN, e os valores arrecadados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão e nas ações empreendidas pela Instituição. Atualmente há 1.038.887 veículos registrados no Estado.

Foram prorrogadas até o dia 11 de janeiro de 2015, as inscrições para o processo seletivo de candidatos a alunos do Programa de Pós-Graduação lato sensu, para o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O curso é uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ministério da Saúde (MS), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). Com carga horária total de 464 horas e duração de um ano, o objetivo do curso é apoiar as equipes gestoras da política de gestão do trabalho e da educação na saúde para um melhor desempenho das suas responsabilidades, oportunizando a aquisição de no-

vos conhecimentos teóricos e práticos e o fortalecimento de iniciativas estruturantes no processo de trabalho desenvolvido. Serão selecionados 30 candidatos. A documentação dos candidatos será analisada por uma banca de seleção designada pela coordenação do curso, com base nas normas do edital do processo seletivo. O período de seleção será de 12 a 16/01 de 2015 e o resultado parcial será disponibilizado no site da Uern (www.uern.br) e da Sesap (www.saude.rn.gov.br), a partir do dia 19/01. O período de recursos de 20 a 21/01 e a publicação do resultado final será feita no dia 23/01. As atividades acadêmicas do curso terão início a partir da aula inaugural, em 26 de janeiro. Entretanto, o calendário de desenvolvimento das unidades de aprendizagem do curso iniciará em dois de fevereiro de 2015.


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Sociais

Alto-Oeste

AGENDA CIDADÃ Pau dos Ferros Réveillon Gilson Mania Forró do Bole-Bole Os Dourados

Soraya Vieira sorayavieiraf@gmail.com twitter: @sorayavieiraf site: www.sorayavieira.com.br

FOTOS: WWW.SORAYAVIEIRA.COM.BR

Casal de empresários Parcifal e Marilac na confraternização de final de ano

O desejo de sucesso deve ser o ano inteiro

O prazer de receber amigos

Eles são gentis o ano inteiro

Natal em família

O abraço a amizade

Os amigos são familiares que ganhamos na idade adulta

Arquiteto Lucivam com nossa paparazzi Verlaide

A VIDA CONTA... SENSAÇÃO DE NATAL "Este ambiente renovado e muito agradável de fim de ano, saturado de mais alegria e entusiasmo, motivando confraternizações, troca de presentes, providências de última hora e mesmo o engajamento em campanhas de arrecadação para instituições, formação de cestas, doações para crianças e famílias, tem uma razão muito especial. Apesar do aniversariante muitas vezes esquecido e substituído pelo Papai Noel, pelos exageros na alimentação e pelos fortes apelos comerciais, na verdade e na essência é a presença Dele, o Mestre da Humanidade, que inspira a fraternidade nos corações e motiva os desdobramentos próprios. Ainda que nos percamos nos apelos do comércio, na mera troca de presentes, nos enfeites luminosos e coloridos, o Natal significa vida, nascimento. Todos nós gostamos de comemorar o aniversário, data realmente especial. Todavia, no Natal, o aniversariante maior, o condutor de nossas vidas, vem fazer morada mais próxima... Que bom! Jesus é a fonte de inspiração do amor. Ele ensinou a amar, semeou nos corações humanos a importância da docilidade, da bondade, do desprendimento, da renúncia, da humildade. Em todos os tempos enviou representantes que falassem e nos recordasse os imperativos do amor e da concórdia. Mesmo assim, veio pessoalmente, modificou a história e revolucionou o pensamento. Na verdade, nos fez enxergar a importância do perdão e da solidariedade. Ainda que resistamos a seus amorosos apelos, mesmo assim permanece conosco, sem violentar nossa liberdade de escolha. Mesmo esquecido, tendo seu nome usado e explorado, mesmo assim não desiste de nós, seus irmãos em aprendizado. Aprendamos a buscá-lo mais intensamente. Convidemos para que faça morada em nosso coração e, por extensão, em nossa família, em nossa casa. Ele atende, está sempre presente. Os desajustes da vida humana se devem ao desprezo ou ao desconhecimento do que Ele ensinou. Agora que as alegrias do Natal se renovam, pensemos nele com carinho e gratidão. Quanto não tem lutado para que estejamos bem? Quanto não tem se dedicado para que a humanidade desperte do materialismo? Pelo menos por gratidão a essa incomparável presença, que nos conhece individualmente pelo nome, ergamos o coração na confiança em Deus e transformemo-nos para melhor, dia a dia. Estampemos alegria e esperança, tornemo-nos semeadores do bom ânimo, da coragem, do bom humor, para que sua presença faça morada em nosso coração. Isso, claro, a partir de nossa família, na intimidade de nós mesmos, para que essa energia renovadora se estenda pelo quarteirão, pela cidade, pelo país, pelo planeta. Tudo pelo simples fato de sabermos de sua grandeza, bondade e presença! Obrigado Mestre Amado! Supre nossas deficiências morais, ajuda-nos a vencer nossas tendências egoísticas e muitas vezes agressivas e coloca nossos passos no caminho o bem. Somente assim seremos mais felizes e equilibrados".


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Natal Rodrigo Loureiro rodrigo_sloureiro@hotmail.com twitter: @loureirorn site: www.rodrigoloureiro.com.br

Sociais ALMOÇO NATALINO Já é tradição. Seguindo os passos dos avós, o português Aníbal e Maria Correia, Hilneth Correia oferece um almoço de Natal para amigos e familiares, servindo o divino bacalhau à espanhola e uma mesa repleta de iguarias natalinas. A coluna esteve presente e participou desses maravilhosos momentos compartilhados. Aproveitando o momento foram comemorados os aniversários de Getúlio Soares e Jussara Cansanção. O almoço, sempre servido às 17h, estava dos deuses. O aconchego teve direito a bolo de Tereza do Vale, delícias da chef Ana e entradinhas feitas por Adriana Rocha. FOTOS: CEDIDAS

Este colunista com a anfitriã e amiga Hilneth Correia

Fátima Serejo e Márcio prestigiaram o tradicional bacalhau de Dona Maria

Cláudio Porpino em pose com Hilneth, durante a tarde super agradável

Auxiliadora Praxedes e sua filha Manu com uma amiga também estiveram no almoço

Hilneth é recheio para a nora Simone e o filhote Raphael Correia

Também aproveitaram das iguarias, Ana Lídia e Aninha

Cássio Paiva, Aldemar Almeida Filho e Simone Silva marcaram presença no lar de Hilneth

Alcina Holanda, os aniversariantes Getúlio Soares e Jussara prestigiando o almoço

Rinaldo Barros e Gorete saborearam o tradicional e mais aguardado bacalhau

Graça Queiroz também chegou para o abraço na Hilneth

Bebeto Torres também chegou para o Natal de Hilneth

Os Correia, Raphael e Hilneth com Bento Herculano


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Cidades

Faturamento deve ser declarado à Receita REPRODUÇÃO/SITE VISÃO

mo ou o piso da categoria. O empresário formalizado como MEI fica obrigado a gerar na internet a guia de pagamento no valor máximo R$ 42,20 mensais. Esse valor é relativo à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Por estar enquadrado no Simples Nacional, o MEI fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Em todo o Rio Grande do Norte, 62,2 mil negócios precisam declarar faturamento à Receita Federal Microempreendedor Individual (MEI) deve estar atento ao prazo para a Declaração Anual do Imposto de Renda (DASN-Simei). Já está aberto o período para que este público apresente o faturamento do negócio durante o ano de 2014 à Receita Federal. A data final é 31 de maio, mas a recomendação é que o empreendedor apresente a declaração antecipadamente para não deixar para última hora. O sistema pode congestionar nos últimos dias e comprometer o registro do MEI. A declaração é importante porque, somente com a entrega, é possível gerar os boletos de pagamentos e evitar multas. Em todo o Rio Grande do Norte,62,2 mil negócios estão enquadrados nessa

O

O empresário que deixar de Já está aberto o período para que este público apresente o faturamento do negócio durante o ano de 2014 à Receita Federal

categoria jurídica e precisam declarar, incluindo aqueles recém-cadastrados. Quem precisar de ajuda pode procurar a sede do Sebrae, em Natal, ou os escritórios regionais nas cidades de Assu,Caicó,Currais Novos, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz, que atendem as cidades polos e regiões. É possível fazer a declaração pela internet, através do site da www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/. Basta clicar na op-

ção DASN SIMEI e preencher o campo com o número do CNPJ. O modelo da declaração também está no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Na declaração, o empreendedor deve apresentar um relatório com o valor do faturamento da empresa (para vendas com ou sem nota fiscal), a receita bruta até dezembro deste ano e informar se teve funcionário registrado. O empresário que deixar de efetuar os pagamentos

pode perder direitos previdenciários como auxílioacidente, salário-família, pensão por morte e aposentadoria por idade. A maior parte da tributação paga pelo MEI é INSS, ou seja, a previdência do empreendedor. Trata-se de um seguro pessoal do empresário que ele pode utilizar em caso de acidente ou doença. O atraso dos pagamentos não contabiliza o tempo para a aposentadoria. A categoria de Microempreendedores Indivi-

duais representa um grande avanço, que colocou muitos autônomos no mercado de trabalho formal. Para ser enquadrado nessa categoria jurídica, o empresário precisa ter um faturamento de até R$ 60 mil por ano em atividades, como costureira, pintor, cabeleireira, manicure, pipoqueiro, entre outras. Além disso, não pode ser sócio nem titular de outra empresa, no entanto, pode ter apenas um empregado contratado que receba o salário míni-

efetuar os pagamentos pode perder direitos previdenciários como auxílio-acidente, salário-família, pensão por morte e aposentadoria por idade


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Cidades Rede GigaNatal aumentará capacida de dos sistemas de TI da Prefeitura

Turismo, Cultura e Lazer

MARCO POLO

A administração municipal dá um grande passo para a modernização dos seus processos com a assinatura desse contrato",foi com essas palavras que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, celebrou, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a disponibilização do acesso para o município a rede GigaNatal que aumentará a capacidade dos sistemas de tecnologia de informação da Prefeitura, melhorando significativamente o acesso às informações da gestão para os servidores e principalmente para o cidadão. A reitora da UFRN, Ângela Paiva,participou da solenidade. Atualmente, a administração municipal paga a uma operadora para usar a sua rede e o custo desses serviços irá diminuir em dois terços quando todas as secretarias municipais estiverem integradas à rede GigaNatal. Além disso, a capacidade máxima dos sistemas municipais aumentará em trinta vezes. A rede GigaNatal foi desen-

Liszt Madruga

Atualmente, a administração municipal paga a uma operadora para usar a sua rede e o custo desses serviços irá diminuir em dois terços quando todas as secretarias municipais estiverem integradas à rede GigaNatal

lisztmadruga@hotmail.com

LORENA ANTUNES

Prefeito Carlos Eduardo assina contrato com a UFRN

volvida por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e já funciona com uma rede de fibra ótica com 40 quilômetros de extensão. A adesão da Prefeitura a esse sistema permitirá a melhoria dos serviços do poder público municipal como um todo. As principais áreas que ganharão com a adoção da rede GigaNatal estão relacionadas à arrecadação de tributos, segurança, transporte público e saúde. Carlos Eduardo foi taxativo ao afirmar que a assinatura do contrato com a UFRN significou muito para a Prefeitura, já que o novo sistema é mais ágil, moderno e funcional. O chefe do Executivo municipal disse ainda que essa gestão tem um compromisso claro e concreto de facilitar a vida do cidadão e a rede GigaNatal vai simplificar o acesso do natalense aos serviços oferecidos pelo governo municipal."Estamos dando um passo muito importante, pois com essa tecnologia iremos ganhar em competitividade e rapidez", apontou. O prefeito complementou a sua fala dizendo que em 2015, a parceria tecnológica com a UFRN irá avançar ainda mais, já que está em fase de elaboração o Plano de Integrado da Região Metropolitana. O contrato assinado nesta sexta também prevê a prestação de serviços de operação e manutenção da rede Metropolitana da Prefeitura do Natal, denominada rede

MetroNatal. Para Carlos Eduardo,as dez cidades que formam a região metropolitana não podem mais se desenvolver de forma improvisada e circunstancial e esse projeto promete integrar todas essas políticas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação. Ângela Paiva louvou a atitude e a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo em determinar a adesão da gestão a rede GigaNatal, vez que essa proposta já havia sido apresentada pela Universidade outras vezes,mas não houve retorno por parte da antiga gestora da cidade.Para a reitora,a assinatura desse contrato estabelece cada vez mais a importância da UFRN para o desenvolvimento social e econômico da capital potiguar com a otimização e aperfeiçoamento das gestões públicas. "Nós somos construtores do conhecimento e o nosso maior desafio é levar para fora dos muros da Universidade às soluções desenvolvidas aqui, por isso, quando firmamos uma parceria dessa natureza nos sentimos honrados em contribuir para termos uma cidade melhor para todos". O sistema já está sendo operado normalmente pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) e Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV) e até o final de 2015, toda a estrutura administrativa da Prefeitura estará integrada a rede GigaNatal.

Esquerda: Eliane Gibson (gerente geral do Yak Hotel Natal), a mossoroense Thásia Souza, nutricionista do Yak e este colunista, no café da manhã do Natal Convention Bureaux, no Magestic Hotel em Ponta Negra

YAK HOTEL NATAL A bela pernambucana Eliane Gibson assumiu a gerência geral do Yak Hotel Natal localizado na Avenida Presidente Café Filho, 690, Praia do Meio, em Natal. E a outra bela é a mossoroense Thásia Souza responsável pela Área de Nutrição do Yak, uma das melhores unidades hoteleiras do Estado.São 78 confortáveis apartamentos, todos equipados com TV a cabo e outros atrativos do agrado do turista padrão internacional. O Yak faz parte da poderosa rede GJP Hotels & Resorts.

de turismo, setor empresarial e instituições envolvidas no desenvolvimento do turismo, com a missão de encantar o brasileiro com as experiências de viagem pelo Brasil.

FELIZ 2015 Este colunista deseja aos seus leitores e leitoras um Feliz 2015 com conquistas justas e perfeitas e se colocando ao dispor para quaisquer outras eventualidades.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO VI O Plano de Marketing é fruto de um extenso processo participativo. Envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, com contribuição dos órgãos oficiais de turismo de todas as unidades da federação, entidades empresariais e instituições de ensino.

NATAL CONVENTION A hoteleira Emanuelle Barreto, presidente do Natal Convention & Visitors Bureaux (CVB), recepcionou jornalistas e o trade turístico com café matinal no Magestic Hotel, em Ponta Negra. Em nome do NCVB, o diretor executivo Max Fonseca registrou que o Natal Convention chega ao fim de 2014 com 110 associados, e inicia 2015, sem dívidas. Presenças, entre tantas de: Sylvia Serejo, Neiwaldo Guedes, Ruy Gaspar, Ronaldo Ribeiro de Melo. PLANEJAMENTO TURÍSTICO O ministro do Turismo,Vinícius Lages, apresentou segunda-feira , 22, durante coletiva de imprensa virtual,o Plano de Marketing Turístico - Experiências do Brasil (2014-2018).Três objetivos principais norteiam o planejamento: ampliar e diversificar o consumo turístico no mercado nacional, incrementar a qualidade e a competitividade dos produtos e destinos, e a implementação dos mecanismos efetivos para a cooperação público-privada. Este colunista acompanhou a entrevista.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO V O ministro também ressaltou que, agregados ao plano, estão outros produtos que devem ser lançados em breve. Um deles é o novo portal do ministério,que será uma plataforma colaborativa para que os turistas possam interagir durante todo o ciclo de viagem. O outro é o calendário turístico nacional.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO VII Luciana Fernandes, diretora de Marketing do MTur, explicou que a formulação do plano contou com a realização de pesquisas com 3.200 turistas atuais e potenciais, entrevistas com 40 operadores e agentes de viagens,bem como contato com grupos focais,em nove cidades brasileiras. "O turista brasileiro busca, cada vez mais, vivenciar novas experiências durante a viagem,seja através da cultura,gastronomia, moda e outros aspectos regionais.Este plano vai fazer com que ele conheça mais e melhor o produto brasileiro", disse. PLANEJAMENTO TURÍSTICO VII O plano está dividido em 12 tópicos: apresentação, etapas, análise da situação atual da demanda e da oferta, objetivos, resultados esperados, missão, princípios, posicionamento de imagem e identidade corporativa, focos estratégicos, metas e indicadores, plano operacional e gestão e implementação.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO II Segundo o ministro Vinícius Lages, o planejamento é voltado para o mercado interno e sua principal contribuição será desenvolver uma cultura de viagem para novos turistas e para as pessoas que já viajam,incluindo novas experiências,produtos e destinos na prateleira do turismo.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO VIII Luciana Fernandes destacou também que os quatro focos estratégicos para o próximo período são:gestão da demanda e atuação em mercados prioritários; efetividade da promoção e comunicação;fortalecimento da cooperação público-privada; e competitividade e inovação da oferta turística.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO III "O Brasil possui uma oferta de roteiros bastante qualificada. O desafio é ajustar produtos, inovar nos serviços e desenvolver a infraestrutura necessária para que continue ocorrendo o crescimento das viagens pelo país", disse. A demanda turística doméstica cresceu 54% entre 1998 e 2011.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO IX A coletiva virtual contou com a participação de internautas e jornalistas, que acompanharam a transmissão via Hangout, uma ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Os internautas podem interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais ou deixando mensagens nos perfis do MTur no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

PLANEJAMENTO TURÍSTICO IV O plano deve servir como orientador para o MTur, órgãos estaduais e municipais


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Cidades Cidade Interativa

CÉLIO DUARTE

Célio Duarte www.celioduarte.com celioduarte1@hotmail.com

DESTAQUE

CÉLIO DUARTE

TRADIÇÃO Há 52 anos, o mercado mossoroense conta com a Lucas Pires Produtos Químicos. Fundada em 26 de dezembro de 1962 por Nelson Lucas Pires, a tradição vem passando de pai para filho e já está em sua terceira geração, sendo dirigida hoje por Nelson Lucas Pires Júnior. A loja fica localizada na Rua Pedro Velho e é especializada em produtos de limpeza em geral,tratamento de água e produtos químicos, além de também dispor de insumos para a agricultura e para empresas de petróleo e gás.

Família Pires reunida comemorando mais um ano de vitória das empresas T&T e Lucas Pires: Nelsinho, Tereza Laura e os filhos Leonardo Pires, Luiz Eduardo Lucas Pires e Nelson Lucas Pires CÉLIO DUARTE

Funcionários das empresas T&T (empresa de produtos de limpeza) e Lucas Pires ganham brindes da Phyto, empresa parceira de Nelsinho e Tereza

T&T EMPREENDIMENTOS No mesmo ramo da loja acima, a T&T Empreendimentos está há dez anos no mercado mossoroense dirigidas pelos sócios Tereza Laura e Lucas Victor.As lojas oferecem as opções de compras no varejo ou atacado. A T&T fica localizada na Rua Chico Linhares, no Alto de São Manoel. O telefone para contato é o 3317-2555. As empresas oferecem produtos de diversas marcas e tamanhos para atender a solicitação do cliente.

EDNILTO NEVES

Nelsinho e Tereza Laura com os funcionários da empresa Lucas Pires CÉLIO DUARTE CÉLIO DUARTE

CÉLIO DUARTE

Casal empresário da T&T e Lucas Pires, Nelson Lucas Pires e Tereza Laura reúne seus funcionários em confraternização natalina. Sucesso!! Funcionários da T&T com Tereza Laura e Nelson Lucas Pires Júnior. A T&T Empreendimentos é uma empresa especializada em produtos químicos Os empresários Márcio Oliveira, da MN Imóveis, e Porcino Júnior, do Grupo Porcino, fecham parceria e lançam o primeiro Shopping Popular de Mossoró, e em Tibau lançam o Loteamento Tibau Village, em Areias Alvas. Sucesso! CEDIDA

CEDIDA

CEDIDA

Ela é só charme, Alícia Eduarda faz 14 anos nesta segunda, filha do casal Francisco e Janete Oliveira. Parabéns e desejo muitos vivas!!

Isabelle Mendes mudou de idade, recebeu todos os mimos de seu esposo Márcio Mendes. Parabéns querida, na foto curtindo o niver em Natal na praia de Ponta Negra

José Morais Noronha e Irlanda Carlos reuniram a família para a ceia natalina. Parabéns amigos, desejo tudo de bom para toda família!


Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Expressão

Editor: Mário Gerson mariogerson26@gmail.com

ANÁLISE LITERÁRIA

CINEMA

Corações Sujos, de Fernando Morais, em resenha 3

O amor aos 80 anos entre Elsa & Fred

7

ARTE INESPERADA

O MATERIAL QUE MÁRIO DA COSTA TRANSFORMA EM ARTE VEM DAQUILO QUE MUITA GENTE DESCARTA TODOS OS DIAS FOTOS: WILSON MORENO

A

bodega de Seu Mário é uma das mais conhecidas da cidade.Sempre que algum taxista de linha - desses que levam e trazem pessoas do interior - vem à cidade, perguntam: "É perto da Cibrazem ou da Bodega de Seu Mário?" O questionamento,conhecido dos mais antigos do Santo Antônio, ainda não caiu em desuso e permanece até os dias de hoje. A bodega também está de pé. A família mantém o antigo comércio, porém, hoje, o que traz mais renda não são propriamente os produtos vendidos aos clientes antigos, que ainda compram "na confiança", na "caderneta". Hoje, os produtos mais negociados no pequeno comércio familiar são obras de arte. Sim,obras de arte na calçada,sobre o balcão,na parte de cima do prédio, nas prateleiras. Tudo começou de forma simples, quando Mário Júnior "inventou" de produzir alguns brinquedos para os filhos. "Mas isso vem com a gente desde criança mesmo. Eu acredito que trazemos essas coisas no sangue e às vezes descobrimos pouco tempo depois", fala o artesão, mostrando as peças ainda por terminar e que já tem um destino certo: a praia de Melancias, onde o pequeno empresário e artista possui uma casa de fim de semana. Inusitada, a história de como uma simples brincadeira familiar terminou por aumentar a renda de todos, é conhecida,porque o artista faz questão de frisá-la sempre."Eu estava com um problema quase em frente à casa de praia. Os carros que vinham de um lado não respeitavam uma espécie de cruzamento que existe lá. Então, um dia eu fiz um cata-vento simples e coloquei lá, junto com um cone de sinalização de trânsito, para identificar que alguém tinha de parar para dar vez. Então, uma pessoa parou, olhou o catavento, achou bacana e acabou comprando. Foi meio inusitado,meio inesperado. A partir de então, eu fiz outros cata-ventos e outros e outros", fala o artista e todos foram vendidos. Hoje, a frente de sua casa, na praia de Melancias, praticamente se transformou, depois da calçada da bodega, o seu segundo maior ponto de venda de arte. "Arte feita com carinho, arte que reúne a família em torno do artesanato", frisa.

Cata-ventos são os que mais vendem no comércio de calçada e na praia

Segundo ele,além da casa de praia e de sua calçada, onde começou a expor seu trabalho feito nas horas vagas de um ano para cá, há várias pessoas que recebem as peças para revenda e isso tem ajudado na divulgação de seus trabalhos."Pego peças de motos,peças internas que iriam acabar no lixo mesmo e transformo em cavaleiros, em Dom Quixotes, em motos também. Essa perspectiva de transformar o lixo em arte, aquele material que acabaria sendo entulho em algum lugar,ajuda o meio ambiente e potencializa a união da família. Quando terminamos o expediente comum do comércio, aquele de todos os dias, de vender esses produtos que todo mundo precisa, aí subimos ao primeiro andar e começamos a criar.Criar é a melhor parte. A família participa, um corta um pedaço de madeira, outro cola e as peças vão surgindo!",diz,empolgado, mostrando uma de suas peças mais vendidas: o barco na garrafa. Os valores das peças variam. Vão de R$ 30,00 até o preço da barganha. "Os gringos, na praia, não barganham tanto.Se Deus quiser, só vamos progredir", complementa.

Uma pessoa parou, olhou o cata-vento e acabou comprando. Foi meio inusitado, meio inesperado” Mário da Costa

Mário Costa mostra as obras já prontas e outras por fazer

'Encomendas não faltam', fala artesão

‘Pego o material que muita gente descarta e transformo em arte’ Garrafas de uísque Jack Daniel's,de Black Stone,de variadas formas e cores ganham um ar diferente nas mãos do artista. "Essas garrafas de uísque eu uso para fazer as artes dois barcos dentro da garrafa. É uma arte complexa, que muita gente ainda hoje não sabe como fazer. Aqui, você pode até sorrir com o que vou falar, mas ganho muito mais dinheiro apostando que coloco o barco dentro da garrafa sem violá-la do que vendendo algumas peças dessas", diz, sorrindo. A técnica, realmente, não é fácil. Com alguns palitos já trabalhados e pe-

quenas lascas de madeira - e duas hastes de ferro - o artesão vai colocando, peça por peça, dentro de uma garrafa.Depois,o barco vai tomando forma, cores, outros detalhes são inseridos, tudo com uma calma franciscana. "A gente se isola um pouco para produzir", destaca, enquanto mostra como se inicia o processo. Além dos barcos e cataventos, a segunda paixão do artesão está nas motos. Durante os eventos que reúnem motoqueiros de toda a região, as pequenas motos de metal - cromadas ou pintadas de preto são um sucesso à parte.

"Para o último Motoshow, levei 30 motos e vendemos em uma noite", salienta, mostrando as peças que estão em construção, entre elas uma pequena e bela Harley-Davidson. "Acredito que a arte resida justamente onde a gente não espere que ela more. Ela surgiu aqui de um momento entre a família. A gente foi se reunindo, trabalhando e hoje temos um comércio à parte. A bodega é mantida em homenagem ao trabalho de meu pai. Há produtos aqui ainda da época dele. Ele não quis mais tocar o empreendimento, então, assumi-

mos. Seu Mário é uma lenda aqui", brinca, entre um sorriso e outro. Realmente. Quem não conhece a bodega de Seu Mário não conhece nada do Santo Antônio. "Essa bodega aqui é uma história à parte. Temos cachaças antiquíssimas e ainda produtos do início do comércio, como essa cartilha do ABC,produto que não vendemos, pois é parte da história do lugar. Meu pai também guardou a primeira garrafa do Tempero Regina, quando o proprietário dessa marca ainda vendia os temperos de bicicleta", finaliza.


2 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Expressão Questão de Prosa

Colaborador

CAMBONO (PARTE XX)

AS FESTAS DE SANTA LUZIA

Clauder Arcanjo - Professor - clauderarcanjo@gmail.com

Francisco Obery Rodrigues - colaborador

HABEMUS P.V.A.L. Para o ufólogo Deodato Souza No capítulo anterior, com a eleição declarada cancelada, você bem se lembra disso, esquecido e apático leitor, o pau comeu no sertão de Licânia. Como bem usei da apropriada metáfora: "E o inferno se instalou nas ribeiras de Licânia. Não sob a forma de labaredas de fogo, mas, sim, sob a concreta e terrestre forma de tapas, agressões e hiperbólicos tabefes assentados no pé do ouvido". Se me gabo?! Claro que sim; e, por que não? Se não me elogio, não tenho a menor das dúvidas, ninguém ocupará a sua pena para cometer o sacrilégio literário de louvar ou incensar este pretenso novelista folhetinesco. Sete dias e sete noites depois da hetacombe eleitoral, onde, entre mortos e feridos, lascaram-se (mas não morreram) todos. A comunidade mergulhou num silêncio sideral. - Silêncio sideral?! Não me venha com mais exageros, ou com a tal da literatura fantástica. Ouviu, seu Clauder Arcanjo?! Calado, metido leitor! Não atrapalhe a minha engenhosa fabulação. Tenha modos! A coisa já me surge com dificuldade, o parto se me anuncia com muito sofrimento, suor e dor, e você a atrapalhar-me na construção desses parágrafos!?... Tenha paciência! Xô, xô, xô!... Vá ver se eu estou na esquina dos best-sellers, e me deixe mentir e criar a vontade. Ao sabor da pena. Celerada, louca, simbolista, agônica, barroca, romântica, realista, sideral, fantástica, simbolista, detetivesca... Isto, cá comigo, pouco, muito pouco, me importa. Salvando o capítulo e cumprindo o meu compromisso com esta Gazeta, em tão agitada semana natalina, dou-me por tranquilo, feliz e satisfeito. Você sabia que o editor enviou-me, ainda ontem, bem cedo, um recado? Nele, cobrava-me - contundente e zeloso - celeridade e cumprimento de prazo, pois o jornal mergulhará na ceia natalina, antecipadamente. Salvemos o peru dos gazeteiros! Salvemos o peru dos gazeteiros!

Deixemos de divagações e voltemos ao ponto. Onde eu me encontrava? Não sabe! Nem eu; então, minha Nossa Senhora dos Aflitos Literatos, perdi-me. Ô, meu Deus! Só me faltava esta, perder-me por entre os meus próprios rabiscos. Já sei. Um minuto. Terei que voltar, lerei tudo num embalo só e verei se esta prosa pega no tranco. Aguarde-me. ... "Sete dias e sete noites depois da hecatombe eleitoral, onde, entre mortos e feridos, lascaram-se (mas não morreram) todos. A comunidade mergulhou num silêncio sideral." ... Nada. Mil vezes nada. Vamos fazer o seguinte: como nada me acode, proponho-lhe uma pausa. Tempo discricionário. Abra, então, uma janela (se é que você tem janela) no seu aposento. Encoste este capítulo, e vá ver o sol. "Here comes the sun". Sim, o título desta música dos Beatles acorreu-me à memória, e, depressa, voltei no tempo. Para a já longínqua década de 70, do século passado. Minha primeira aula de inglês. Nossa professora, que até o ano anterior era versada no francês no Ginásio Santanense, teve que se adaptar, mais do que depressa, aos novos tempos, trocando o "Bonjour" pelo "Good morning", sem falar na permuta do "Je t'aime" pelo "I love you". Nossa meninice não compreendia nada, nem em francês, muito menos no inglês. E o pior: nem sabia para que aquilo tudo lhe serviria. Alguns protestavam contra aquela língua esquisita e cheia de engrolados na pronúncia. Só serenei os ânimos de revolucionário linguístico, quando ouvi "Here comes the sun". Sim, leitor, abra esta janela! Lá vem o sol. - Não há sol no meu domingo!?... Então, sabe de uma coisa, seu f.d.p.? Vá à merda!... Isto, à merda! Não só você. Leve, também, o seu pai, a sua mãe, a sua mulher e os seus filhos. Ops! Desculpe, perdi o autocontrole. Minhas mais sinceras desculpas. É porque esta novela-folhetim me põe irritado como um quê. E, quando o leitor não viaja comigo,

optando por ficar preso ao caminhão da tosca realidade, ou atado ao pestilento atoleiro dos dias, eu enlouqueço. Sinceramente, eu enlouqueço! - Calma, calma. Muita hora nesta calma! Você ainda tripudia e zombeteia do meu carma? Deste meu difícil e ingrato ofício? Tudo bem, a vida tem dessas coisas. Visto o sol, arme a rede e deite-se. Leia algumas páginas de Pílulas para o silêncio. Depois, entregue-se à modorra. Modorra que antecede à benfazeja soneca. Se possível, sonhe com um novo capítulo para Cambono. "Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz zzzzz...." Silêncio, o meu leitor dorme. Um anjo de leitor! Registre-se aqui. Como não tenho nada a realizar, entrarei no cocuruto dele e verei o que, de bom (ou de mal), lá acontece. *** Quando a eleição foi cancelada. A cidade caiu em luta livre. Não havia pai, nem mãe nem menino que escapassem da louca e desenfreada pancadaria. Exército dos pimbaspretas contra a legião mais mansa dos pimbas-brancas. Uma espécie de Batalha de Stalingrado sob o céu azul e, até então, castiço de Licânia. Em vez da neve, o palco do espinhoso semiárido nordestino. O sangue corria nas sarjetas das ruas, ruas calçadas por esmerados paralelepípedos. Quando turvou, de vermelho escuro, as águas do rio Acaraú, deu-se algo esquisito. Esquisito, porque não conheço um vocábulo melhor. As estrelas se apagaram, e enormes discos voadores, como grandes bolas de fogo (com luzes a piscarem, fortes), cobriram o firmamento. Todos ficaram como se estátuas, paralisados. Melhor, congelados. As naves ziguezagueavam nos céus, como se enormes pirilampos malucos. De repente, pararam, a uns cem metros de altura, cobrindo, de brilho e fogo, as nuvens acima do Alcine Clube, no exato momento em que o sangue chegava às águas plácidas do Acaraú. Em seguida, despejaram um jato luminoso

sobre todos os presentes. Os que estavam mais longe, ao verem a cena, cagaramse, todos. Literalmente, de grosso e catingoso medo. Exatos sete minutos transcorridos, as naves recolheram os seus halos de intensa luminosidade; subiram e desceram por entre as nuvens e, velozmente, sumiram, na direção do Serrote da Rola. Mais sete minutos, os homens e mulheres, estáticos até então, abriram os olhos, mexeram braços e pernas e começaram a andar, no rumo dos seus lares. Não sem antes se abraçarem, de forma lenta e com olhares perdidos, desejando, entre si, um feliz novo ano. Um grito rascante ecoou na Praça do Poeta, quebrando a paz sideral que se estabelecera: - O juiz sumiu! Desconfio que ele foi abduzido pelas P.V.A.L.s! - era Donato, o único que acreditava em naves espaciais e em seres extraterrestres naqueles rincões licanienses. Se eu vou explicar o que significa P.V.A.L.?! Claro, seu apressadinho! Porra Voadora nos Ares de Licânia (P.V.A.L.). Quanto ao restante desta saga sideral, só na semana que entra. Preciso de me recolher para o Natal. O novelista folhetinesco também ceia. Não sei por que uma estrofe, em espanhol, me acorre à memória: Finas perlas le bordan el pecho, quedando más rico con la contrición: cada pena, le alcanza una glória; cada lágrima, impetra un perdón. De quem seriam esses versos? Não sei agora. Fique com eles e descubra a sua autoria, leitor. Deixo aqui, no fechamento deste velho ano, o meu protesto, ao estilo machadiano: "Já não se lê novela como antigamente. Mudamos nós ou mudaram as novelas?" - Não cabe este protesto!... Você ainda nem terminou de escrever o capítulo e já vem com... Ora, ora, seu leitor de uma figa. Vá à m...!

Reminiscências

JUSTA HOMENAGEM Wilson Bezerra de Moura - Professor emérito da Uern As pessoas quando em vida são convocadas a participar do engrandecimento da comunidade em que vive, de uma forma ou de outra não deixa de contribuir para o progresso, nos diferentes segmentos da sociedade, qualquer que seja o grupo, social, político, econômico. Então a participação efetiva constrói forte relações de amizades que somadas à vida familiar cria raízes afetuosas. Folheando as páginas amareladas pelo tempo da fonte pesquisada, jornais da cidade, nela encontramos na edição de

29 de setembro de 1978 uma reportagem na qual homenageava três figuras da vida social e política de Mossoró, uma delas era o jornalista Jorge Freire, pai do então correspondente Dorian Jorge Freire, que durante décadas militou na imprensa nacional e região do Rio Grande do Norte, em especial Mossoró. Sobre Jorge Freire, seu pai, disse Dorian, ao comentar, em qual aspecto de sua vida, era se envolver na mais nítida lembrança, era como sentir desdobrado diante do filho o pró-

prio mistério do pai que ama o perfilho e orienta-o para a virtude. Ao se reportar sobre o papel do seu genitor, nada mais disse se tratar de um ser humano possuidor da virtude que cobria de gloria não só a família como o povo mossoroense que com ele conviveu. Homem discreto nas ações empreendidas, mais que construiu um espaço confiável quando no exercício da atividade jornalista digna de ser lembrada pela dignidade com que exerceu a profissão. A terceira homenagem cou-

be ao major Francisco Romão Filgueira, responsável por uma página eloquente da história da abolição em Mossoró, figura respeitável na sociedade que se tornou imortal pela efetiva participação na finura social. O major Romão Filgueira foi nome admirável em Mossoró, onde nasceu aos 9 dias de agosto de 1860, até falecer em 7 de outubro de 1958, depois de uma jornada de meritório trabalho em favor de seu povo. A história, afinal, tem compromisso com todo aquele que dela fez parte.

Completou, neste mês de dezembro, quase dez anos que não vou a Mossoró, consequentemente às festas de Santa Luzia, a padroeira querida da minha saudosa terra. Mesmo depois que fui transferido da gerência da agência do Banco do Brasil de Mossoró para a de Caruaru, Pernambuco, em fevereiro de 1974 e, depois, aposentado em julho de 1976, vindo residir em Natal, sempre encontrava um meio de ir a Mossoró em dezembro, principalmente pelas festas que, nesse mês, se celebram em homenagem à Virgem de Siracusa. Hoje, vejo pela televisão as imagens da procissão que sempre encerra o solene novenário, com roteiro mudado, mas ainda acompanhada de uma multidão calculada em mais de cem mil fiéis,inclusive os procedentes de outras cidades, muitos pagando promessas, até de pés descalços, de vários modos, algumas vestidas com as cores de Santa Luzia. Lendo a crônica de César Santos que me foi retransmitida por José Edilson de Albuquerque, recordando como eram as festas do seu tempo, ocorreu-me narrar como eu as via na minha época, que era mais distante, de menino/adolescente. Quando eu era menino, as novenas eram celebradas pelo padre Cunha da Mota, que foi Vigário desde 31.01.1926 a 27.08.1966. No mês de novembro, eu já ficava ansioso para que chegasse dezembro e o dia do hasteamento da bandeira de Santa Luzia, com banda de música municipal e rojões de foguetões fabricados por Cazuzinha. Na noite do dia 4, começavam as novenas. O antigo altar, mais artístico, tinha três degraus. No primeiro sentavam-se os meninos, inclusive eu. Antes da ladainha, um sacerdote, às vezes de fora, convidado, subia ao púlpito que existia para proferir o sermão. Findo este, começava a ladainha, depois era rezada a bênção do Santíssimo. Finda a bênção, o povo se voltava para a Praça Vigário Antônio Joaquim, para ver a queima de um artefato de fogo colorido que, aceso, ia de um canto a outro da praça, retornando ao ponto de partida em frente à Catedral, quando, então, aparecia um pano com a efígie de Santa Luzia. Era a apoteose, os sinos repicando, a banda tocando o hino oficial, os fogos estrugindo e o povo batendo palmas. Todas as famílias católicas preparavam roupas novas para vestirem no festivo dia l3, para a missa conventual das nove e a procissão da tarde que, naquele tempo, tinha um percurso curto, passando pela minha rua,retornando pela dr.Almeida Castro,entrando na Santos Dumont e voltando pela Vicente Sabóia. Abria a procissão a banda de música municipal. Depois, vinha o andor com a imagem de Santa Luzia e, logo depois, debaixo de um pálio, o padre conduzia o Santíssimo.O pálio era sustentado por quatro pessoas vestindo opas vermelhas. A multidão de devotos que acompanhava a procissão era calculada em mais de 80 mil pessoas, crescendo a cada ano; atualmente é estimada em cerca de 300.000. Naquele tempo, dezenas de barracas eram armadas ao lado do Mercado Público. Tinha bancas com jogos de toda espécie, jogos os mais variados, bancas vendendo bolos, etc. Tinha bancas com um tablado no chão, com uns pinos sobre os quais eram jogadas as argolas compradas, mas nunca fui premiado. Existiam bancas com roleta e os números do jogo do bicho, desde o 1, da avestruz, ao 25 da vaca. Nessa roleta eram intercalados espaços sem direito a prêmio. Vendidos todos os bilhetes, o banqueiro acionava a roleta. Quando ela começava a parar, iniciava-se a torcida que, quase sempre, terminava em decepção. Havia outros jogos, como o bacará, que era proibido para menores. Ainda naquele tempo, em que o mercado era menor, armava-se um parque de diversões com carrosséis de cavalinhos e outros. Eu nunca fui porque tinha medo de ficar tonto. Havia mais gente fora da igreja do que dentro e quando a novena terminava eram difíceis as pessoas se locomoverem. Rapazes vendiam pirulitos, doces feitos de goma e açúcar em forma de animais que muitas crianças adoravam, eram infalíveis os famosos róiróis e outros brinquedos, como o João Teimoso (mamulengos de madeira) para divertimento das crianças, às quais tudo parecia um paraíso.Uma comissão arrecadava donativos,inclusive galinhas,"bacurins", carneiros, toda espécie de bens e havia pessoas que os davam espontaneamente para o leilão, que nos acontecia duas últimas noites da novena, em beneficio da igreja. Eram habituais e infalíveis os frequentadores a oferecerem seus lances, entre eles Pedro Leão, Zé Cruz e, anos mais tarde, também Salvador Marinho. Com a posse de Dom Jaime de Barros Câmara em 1936, como primeiro bispo de Mossoró, morando na casa onde hoje funciona a Rádio Rural, pouca coisa mudou no ritual das novenas. Nas procissões, a condução do Santíssimo era feita por ele no mesmo percurso, que só mudou quando o padre Huberto Bruening sucedeu ao pe. Mota, como vigário, de 1966 até 1980. O novo vigário acabou com as barracas que já se estendiam pela Rua Pe. João Urbano. Dizia que as novenas de Santa Luzia eram uma festa religiosa e não profana. Foi o pe. Huberto que iniciou a reforma da Catedral, transformando-a na que é hoje,a maior e mais bonita de todo o Estado.Houve um período em que ele iniciou, com um mês de antecedência, umas visitas, sempre acompanhadas de devotos, às casas das famílias que se inscrevessem, a fim de arrecadar donativos para a igreja. Algumas vezes esteve em minha casa. Para percorrer as ruas mais distantes e mal iluminadas, ele, com sua altura aproximada de uns dois metros, conduzia sobre a cabeça uma lâmpada Collemann acesa. As novenas, no seu tempo, não tinham as mesmas exterioridades festivas que tinham no tempo do pe. Mota. Em 1980, assumiu o vicariato o pe. Américo, com todo o entusiasmo. Ele, em acordo com o prefeito, liberou as barracas, que passaram a se estender por toda a então Av. Dix-sept Rosado. Pe. Américo aumentou o percurso da procissão, conduzindo-a pela 13 de Maio até a Av. Alberto Maranhão, retornando pela rua Felipe Camarão, descendo pela Cel. Gurgel, finalizando-a na Praça com a celebração da Santa Missa. Durante os anos de 1928, 1929 e 1930 circulou, em cada ano, durante os dez dias das festas de Santa Luzia, um jornalzinho humorístico, preparado por rapazes e moças. Nele, havia concursos dos marmanjos mais feios e das misses mais elegantes. Foram o "Festeiro", "O Correio Festivo". Em 1951, outro grupo fez circular, por dois ou três anos, "O Espião"; num destes, saía uma pequena colaboração minha, abrindo na primeira página, intitulada "O Scheik". Estas recordações mexem muito com a minh'alma, invadindo-a de saudades de um tempo que não volta mais. Foram dias, meses, anos que vivi e que se foram, perdendo-se na voragem do tempo.


Gazeta do Oeste 3

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Expressão REPRODUÇÃO

Mário Gerson mariogerson26@gmail.com

As inscrições para a 8ª edição do Festival de Música do Beco da Lama (MPBeco) já estão abertas. O prazo se encerra às 13h do dia 3 de janeiro de 2015. Como concorrentes, podem participar compositores, músicos e intérpretes nascidos no Rio Grande do Norte ou que tenham residência no Estado,há pelo menos dois anos.São aceitas canções em qualquer gênero musical, desde que inéditas e com letras em português. Cada compositor pode inscrever um máximo de três trabalhos de criação individual ou em parceria.O Festival terá duas etapas eliminatórias, que reunirão 24 canções selecionadas dentre as inscritas, e uma final com as dez músicas classificadas. Os três primeiros lugares, o melhor intérprete, o melhor arranjo musical e a melhor música escolhida pelo voto popular dividirão uma premiação de R$ 18 mil. O evento é aberto ao público e será realizado nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, no período das 18 às 22h, na Praça Sete de Setembro. O regulamento pode ser obtido nos postos de inscrição ou no sítio do evento na internet (www.festivalmpbeco.com.br), que também está apto a recepcionar inscrições.

Corações sujos, de Fernando Morais, já foi transformado em filme

Corações sujos Corações sujos é um livro-reportagem. Com ele, Fernando Morais recebeu o Prêmio Jabuti REPRODUÇÃO

LUANA LAISE Escritora Especial para o Expressão

C

orações sujos ou derrotistas eram todos aqueles que propagavam ou acreditavam na derrota do Japão em 1946. No Brasil pós-guerra, após os países do eixo (Alemanha e Japão) terem perdido a guerra para os aliados, os japoneses imigrantes do Brasil não acreditavam que o Japão tinha sido derrotado, pois "o Japão está nessa guerra por ordem divina", era o que diziam, também afirmavam que toda e qualquer informação que dissesse o contrário, seria mera propaganda dos americanos, mesmo que o imperador do Japão Hiroíto, tido como uma divindade para os japoneses tenha declarado a derrota, os japoneses nacionalistas não acreditavam. Segunda guerra mundial, com o Brasil do lado dos aliados (americanos), os imigrantes que aqui residiam,aqueles pertencentes aos países do eixo,sofreram graves perdas e danos apenas por pertencerem aos países que lutavam contra

os aliados.Nos anos que seguiram a guerra e o pósguerra, os japoneses foram os que mais sofreram aqui, e é essa parte deste mundo que o livro relata. São Paulo de 1946 a 1947 foi palco de um grande massacre, japoneses contra japoneses e brasileiros contra japoneses. Nunca se tinha ouvido falar em tamanha cena de violência no em meio aos sentimentos de guerra no Brasil, mas foi aqui em 1946, após a segunda guerra mundial ter chegado ao fim que surge o grupo terrorista ShindoRenmei. A ShindoRenmei era composta por japoneses tomados de grandes sentimentos nacionalistas, sua missão era eliminar qualquer japonês que acreditasse que o Japão havia perdido a guerra e propagasse isso. E foi sob essas concepções que o Brasil presenciou o tamanho cenário de horror que o país viveu em plena segunda guerra mundial e nos anos que se seguiram. "Corações sujos" foi publicado pela Companhia das Letras, é fruto de mais de cinco anos de pesquisa. Uma obra de grande impac-

Fernando Morais: entre o jornalismo e a literatura

to, pois nela contém informações jamais publicadas sobre o período de guerra no Brasil, nunca se imaginou tamanho cenário sangrento num país que sempre se disse tão permissivo, antes dessa obra, muitos acreditavam que no Brasil durante a guerra, houve uma neutralidade, que mesmo entrando na guerra do lado dos americanos, nunca se houve tamanhas cenas de horror no país, grande engano. Não só durante a segunda guerra mundial, mas no pós-guerra continuou os massacres, cenas terríveis de serem vistas. Corações sujos é um

livro-reportagem.Com ele, Fernando Morais recebeu o Prêmio Jabuti de livro do ano de não ficção em 2001, escrevendo uma brilhante obra, de personagens reais que morreram, mataram em nome do grande amor que sentiam por sua pátria. O livro te apresenta a cenas da Segunda Guerra Mundial, jamais relatadas num livro de história brasileira, informações que te deixam de boca aberta. Com um tema que além de ser extremamente importante, impactante, esclarecedor, é também bastante atraente,como um imã que atrai o aço, corações sujos atrai seu leitor.

Rodapé O PAI GORIOT A Casa Vauquer é uma pensão parisiense de gosto duvidoso habitada pelos mais variados tipos de pessoas.Entre jovens ambiciosos, criminosos fugitivos e outros tipos que circulavam pela capital francesa no início do século XIX, nos deparamos com pai Goriot, um ex-comerciante que enriqueceu vendendo trigo durante a Revolução Francesa, mas perdeu sua fortuna. De acordo com Paulo Rónai, que organizou a edição da "A comédia humana" publicada pela Biblioteca Azul, este romance está entre as obras mais poderosas de Balzac. Goriot abriu mão de sua fortuna para que suas filhas pudessem ascender socialmente, mas elas, com vergonha da origem da riqueza do pai, apenas o vistam em segredo. Adoentado, infeliz com a ingratidão das filhas, o velho é ridicularizado por seus vizinhos de pensão, que se recusam a crer em sua história. O pai Goriot aborda a ingratidão e conflito entre o pai e as filhas, evocando o drama de "O rei Lear" sob a perspectiva do século XIX. No entanto, o autor usa a pensão burguesa como cenário para intrigas e adultérios, traçan-

do perfis psicológicos das personagens e usando histórias reais como base para sua ficção. Balzac apresenta ao leitor outros personagens marcantes como Rastignac, um jovem que passa por uma iniciação na alta sociedade parisiense e se desencanta com os jogos e vaidades que presencia nos salões da capital. O romance, considerado uma obra-prima por escritores como Henry James, foi escrito em 1834 e publicado em quatro partes na Revue de Paris entre 1835/35, antes de ser lançado em livro.A nova edição pela Globo de Bolso traz este clássico com texto integral e tradução de Gomes da Silveira. Editora: Globo Autor: Honoré de Balzac

EDITORAS Este foi um ano bom para as editoras alternativas. De Natal, a CJA tem se destacado, publicando não apenas autores já conhecidos, mas também novos poetas,como é o caso da ótima poetisa Nassary Lee,ganhadora de vários prêmios e também um dos nomes da poesia feminina no Estado. Nassary tem muito a contribuir com nossa literatura. LERMAIS Também de Natal surpreendeu muito, este ano, o trabalho da LerMais, editora de João Maria, Kermanny Silva e companhia. A casa tem feito excelentes publicações,de um bom gosto excepcional,tanto em termos literários - a escolha dos livros passa por um critério especial - quanto em termos de qualidade gráfica. Isso justifica as edições quase esgotadas de várias obras e a entrada em um nicho que, até pouco tempo, não era percebido pelas editoras do Estado: o infantil. A LerMais incentiva os novos autores e forma os leitores do futuro. UM BOM ANO Foi um bom ano também para a editora QueimaBucha. Continuou publicando cordéis. Aliás, o cordel tem sido um forte da editora de Gustavo Luz, que em 2015 completa 30 anos de existência. Além dela, a Sarau das Letras publicou diversas obras,em vários gêneros. A Coleção Mossoroense,que passa por uma situação delicada,quase nada publicou,mas resistiu. Foi um ano, em Mossoró, se seca, em termos de publicações. CAMPUS DE APODI Apodi terá um Campus da Uern. A solenidade aconteceu segunda-feira, 22.Agora,o sonho dos apodienses será transformado em realidade e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte prestará mais um importante serviço à educação do RN. EXPANSÃO Em informe da Agecom, o reitor Pedro Fernandes destacou que essa expansão

da Uern será feita de forma diferenciada. O novo campus será temático, ou seja, os cursos ofertados que passarão pela apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), serão direcionados à vocação da região. Entre as possíveis opções estão Engenharia de Alimentos e cursos voltados para as áreas de exploração de petróleo e fruticultura, além de gestão de recursos hídricos e outras potencialidades da região. VALORES O valor da obra está orçado em R$ 4,3 milhões para a construção de instalações com 4.763 metros quadrados,que abrigarão 30 salas de aula, espaço para biblioteca, laboratórios, área de convivência e setor administrativo. O prazo de execução da obra é de um ano. SINDJORN Recebo,acredito que pela primeira vez, em quase dez anos de GAZETA, um e-mail do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJORN). Avisa sobre sindicalizar-se. Enviam contatos para que os demais jornalistas possam efetuar a sindicalização. Ei-los: (84) 9686-0808 e (84) 3201-9183, sindjorn@yahoo.com.br. COLEÇÃO A editora Coleção Mossoroense termina o ano com o projeto Rota Batida, mas a sua situação da casa ainda não é das melhores. Apesar de tudo, a parceria com a Petrobras possibilitará a publicação de mais de 10 livros e um oxigênio para a casa, principalmente em termos editoriais, pois o cenário se movimenta. Afora isso, a Coleção está caminhando, graças ao esforço de todos, principalmente de Dix-sept Sobrinho. NATAL Agradeço os votos de feliz Natal de todos os amigos, seja pela internet ou no envio de cartões à Redação. Que Deus ilumine a cada um de vocês, abençoando suas vidas.


4 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Nos Jardins

LUIZ CARLOS MENDONÇA O vice-prefeito de Mossoró, Luiz Carlos Mendonça, que ficou 10 dias na interinidade do comando municipal, faz um breve balanço sobre as ações durante esse período, ressaltando a confiança do prefeito Francisco José Júnior e afirmando que cuidou para manter a continuidade administrativa sem percalços. Ele também fala do PT e de projeções da gestão para o próximo ano, entre outros assuntos. Confira: ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNALISTA GILBERTO DE SOUSA

GAZETA DO OESTE - Luiz Carlos, foi pouco tempo na interinidade, mas eu estava acompanhando a sua agenda, e as ações foram muito boas. Um balanço do que o senhor conseguiu implementar nesses dias e que vem implementando ainda? LUIZ CARLOS MENDONÇA - É. Realmente eu acho que o mais importante desses 10 dias foram a atual gestão que tem como titular o prefeito Francisco José Júnior, não sofrer nenhuma solução de continuidade. E uma outra coisa que também merece registro, é que realmente esse ato simbólico do prefeito Francisco José Júnior para com o vice-prefeito do PT, também tem uma certa simbologia. Pois nós entendemos que esse ato serve ara consolidar cada vez mais essa parceria que está dando certo, desde a eleição suplementar. Houve o primeiro turno e o segundo turno e que essa coligação, essa aliança, deu certo, elegendo na eleição suplementar a chapa Francisco José Júnior e Luiz Carlos; no primeiro turno elegendo a senadora Fátima Bezerra,dentro dessa aliança PT/PSD e mais 10 partidos; e no segundo turno nós conseguimos dar uma contribuição significativa, Mossoró foi realmente um município que deu uma contribuição significativa à eleição do governador Robinson Faria e também à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. GO - Na verdade, não havia a necessidade da licença,de passar o cargo.Foi como se fosse assim um prestígio. Ele prestigiando um aliado, no caso? LCM - Exatamente. E lá, no momento da solenidade, fizemos questão de registrar isso, na nossa fala, ao recebermos os destinos do município de Mossoró durante essa interinidade. Dissemos para o senhor prefeito, e reiteramos aqui, que foi um ato que realmente tem uma cer-

também todos nós que fazemos o Executivo. Nós temos convicção de que realmente o prefeito Francisco José, se ele estivesse aqui, claro que cada um tem seu estilo, mas nós entendemos que essa interinidade nossa fez com que as ações do Executivo não sofressem nenhuma solução de continuidade. E estamos aqui para avaliar o que foi esse período.

ta simbologia, no sentido de consolidar essa aliança entre PSD e PT, que vem dando certo, e que isso, esperamos que seja duradoura. E faremos, envidaremos e estamos envidando todos os esforços para consolidar. GO - Mas o senhor conseguiu dar alguns nós, não é? Por exemplo, na Cultura, que estava havendo alguns entraves e o senhor convocou os artistas? LCM - É. Com relação ao projeto da Cultura, é dizer que nada se faz sozinho. E registrar com relação a esse projeto de lei da Cultura, dizer que houve todo o esforço do nosso secretariado e aí eu gostaria de ressaltar a participação da secretária Isolda Dantas que é a titular da Cultura e é uma companheira do PT, do secretário da transparência, o doutor Luiz Antônio e também a doutora Fernanda, que também é assessora jurídica e quando houve aqueles vetos, que toda Mossoró sabe, pela ilegalidade e pela inconstitucionalidade do legislativo, do parlamentar, do presidente da Câmara. Porque se fosse o presidente da Câmara, o parlamentar não pode, por exemplo, criar despesas. Então houve algumas imperfeições no projeto de lei e por isso houve aquela, vários vetos que inclusive a própria Câmara confirmou. E em seguida, a Secretaria de Cultura, juntamente com a Secretaria de Transparência e também a Ouvidoria, que representam o Executivo municipal, realmente fizeram, prepararam uma nova lei considerando que quem tem condições, quem tem a prerrogativa exclusiva, privativa, de criar conselhos é o Executivo. E então, o projeto do presidente da Câmara tinha essa imperfeição, essa ilegalidade ... GO - ... houve um choque... LCM - ... é, houve um choque. E enviamos à secretária de Cultura, junta-

mente com o secretário da transparência e também da assessora jurídica, formataram uma espécie de projeto substitutivo, e que foi enviado à Câmara e também por questão de um ato isolado do presidente da Câmara, devolveu para nós. Por isso que nós, enquanto prefeito interino, mandamos a matéria, e foi enviada à Câmara em regime de urgência, mas tem toda aquela legislação que vocês da imprensa, leitores sabem, que agora quando a matéria chega do Executivo, mesmo que seja em regime de urgência, tem oito dias úteis para que todos os parlamentares da Câmara Municipal de Mossoró possam se debruçar sobre o seu conteúdo, e realmente ter condições de votar, tendo clareza daquilo que estão votando. GO - Então houve con-

senso, o senhor conversou com os artistas, chegou a um ... LCM - … realmente isso foi todo um processo, e pelo fato de ter havido essa questão da devolução do projeto que foi formatado através de uma consulta pública, então, se o projeto voltou ao Executivo e caiu no nosso colo, como prefeito interino a gente achou que seria salutar fazer essa conversa, não no sentido de rediscutir o projeto, mas acima de tudo dar ciência do que realmente havia acontecido e também dar ciência à parte dos segmentos da Cultura, realmente, o que foi que o prefeito interino fez com relação a esses episódios. Portanto achamos que foi salutar e eu acho que estão de parabéns a secretária de Cultura, o secretário da transparência, a própria assessora jurídica e

GO - Prefeito, a requalificação da Avenida Rio Branco também foi um dos passos durante esse período. Como foi formatado? LCM - É, realmente, durante essa interinidade, realizamos no Palácio da Resistência um ato para a assinatura de um contrato. O contrato da requalificação da Avenida Rio Branco, e um projeto que é orçado em R$ 41 milhões. É importante dizer que isso é fruto de um trabalho coletivo, e o prefeito Francisco José Júnior recentemente esteve em Brasília, acompanhado da deputada e senadora eleita Fátima Bezerra, contou também com a participação do deputado Betinho Rosado e então é fruto de todo um trabalho coletivo. Esse ato da assinatura do contrato de R$ 41 milhões, de requalificação da Avenida Rio Branco, vai trazer grandes benefícios... GO - … vai contemplar o outro lado da cidade... LCM - … exatamente. A duplicação, a acessibilidade, a mobilidade urbana e então é uma reivindicação histórica daquelas populações periféricas daqui de Mossoró e notadamente é coroamento, de dizer que na assinatura dessa requalificação da Avenida Rio Branco, também registrar aqui a importância da Caixa Econômica Federal (CEF) como órgão financiador e considerando que esses recursos foram oriundos do Ministério das Cidades. E parabenizar aqui também a participação de Roberto

Serra, que é o gerente regional da Caixa para o Rio Grande do Norte, também Aldemir que o gerente local da Caixa Econômica pela parceria com o município. A Caixa que é um banco social e nós queremos em nome do Executivo municipal manifestar essa gratidão a todos esses parceiros. GO - Também quanto aos servidores houve a antecipação do pagamento do 13º. Foi também um avanço nesse aspecto que em relação ao Estado está tudo bem. Porque no Estado houve uma ... LCM - ... é, exatamente. Houve algumas dificuldades que são notórias e o prefeito Francisco José Júnior ao assumir, toda Mossoró sabe disso, que assumiu a municipalidade com dívidas na ordem de R$ 47 milhões. E hoje essa dívida está reduzida a cerca de R$ 10 milhões.E mesmo assim,este ano, estamos terminando a gestão Francisco José Júnior e Luiz Carlos está concluindo, graças a Deus, com o pagamento,com o calendário em dia, dos servidores. Foi pago no dia 24 e no dia 26. Dentro do calendário normal houve até uma antecipação desse calendário, e então eu acho que estão de parabéns todos os servidores. Não é o prefeito e nem o vice.Mas eu acho que enfatizar também o esforço da Secretaria da Fazenda no sentido de ter envidado todos os esforços para que esse calendário, e também o empenho do senhor prefeito para eu esse calendário de pagamento dos servidores fosse assegurado juntamente com o 13º. GO - O senhor falou em solução de continuidade. Também houve avanço com relação ao Nogueirão. Essa polêmica, as dificuldades que o estádio passa e ... LCM - ... é. Dentre os segmentos da sociedade que recebemos em audiência, durante esses 10 dias, vale ressaltar que o prefei-


Gazeta do Oeste 5

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

ns da Gazeta to interino esteve reunido com os clubes de Mossoró e, notadamente, o Potiguar e o Baraúnas estavam. E também a Câmara Municipal de Mossoró, tanto a bancada de oposição quanto a de situação estiveram presentes. As lideranças, o líder da bancada, e dizer que houve um congraçamento. E é importante também ressaltar que realmente essa questão do Nogueirão não é nada mais ou nada menos do que, vamos dizer assim, seria a municipalização do Nogueirão. As outras questões são para um outro momento. Tecnicamente falando, os nossos juristas nos orientaram que o termo técnico não é nem "municipalização".É reversão, porque o Nogueirão foi há algum tempo, num sei se na década de 60,foi,vamos dizer assim, doado à LDM ... GO - ... a LDM é uma sociedade ... LCM - ... é uma sociedade, a Liga Desportiva Mossoroense. E a própria liga, vamos dizer assim, oficiou junto ao Executivo que estava incapacitada de continuar gerindo os destinos do Nogueirão. Então isso foi oficializado pela presidência da própria LDM e o Executivo, nada mais do que cumprir o seu papel de gestor, de chefe do Executivo, ao mandar essa matéria para o Legislativo porque o gestor não pode tudo, tem uma legislação, que a gente tem que realmente obedecer e eu quero registrar o seguinte, que o nosso prefeito titular, Francisco José é um desportista a exemplo da minha pessoa também e muita gente gosta de futebol ... GO - ... e o esporte é uma forma de ocupar a juventude ... LCM - ... exatamente, sem dúvida. E eu quero também registrar aqui a questão da maturidade de todos os segmentos que nós mantivemos essas audiências, essas reuniões. Houve a unanimidade ... GO - … por que viram bem comum … LCM - … é. Então eu acho que, e outra coisa, no momento lá, por exemplo, vocês sabem que faz parte do jogo democrático, as atitudes, gestos e ações do Executivo e devem ser, vamos dizer assim, fiscalizadas pelo Legislativo. Mas, nós sentimos lá na reunião com os clubes de Mossoró, com a Câmara Municipal, o Legislativo, onde o prefeito titular e o viceprefeito nós somos oriundos de lá e então nós temos todo um olhar de respeito e de carinho. E respeitando acima de tudo a autonomia do Legislativo mossoroense. Logo, acho que com essa ação que foi feita nesse sentido, com esse consenso que foi criado com essa questão do projeto de reversão do Nogueirão, estão de para-

béns a Câmara Municipal de Mossoró, os clubes, a LDM e também o Executivo, que nós representamos. GO - Professor, nestes dias também houve muitas ações, além da requalificação da Rio Branco e a questão do Nogueirão. O programa "Crack, é possível vencer", o senhor também participou. Como foi? LCM Isso. Exatamente. Nós estivemos na solenidade de implantação, de criação do campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde o magnífico reitor foi quem presidiu, a senhora governadora Rosalba Ciarlini também estava, e a senadora Fátima Bezerra. E lá, na oportunidade, ao término da solenidade, com a presença da senadora diplomada Fátima Bezerra e atual deputada, fez gestões junto ao Ministério da Justiça, quando inclusive a nossa secretária de Segurança Pública, Socorro Batista esteve recentemente em Brasília. E acompanhada da deputada Fátima Bezerra, fez gestões junto ao Ministério da Justiça para que Mossoró pudesse participar desse projeto "Crack, é possível vencer". E desses equipamentos desse projeto, foram doados pelo Ministério da Justiça ao Governo do Estado. E, devido a esse diálogo entre a senadora Fátima, a nossa secretária municipal, professora Socorro Batista e o prefeito interino, conseguimos fazer um expediente com a senhora governadora, solicitando esses equipamentos, que o Estado pudesse fazer a doação desses equipamentos à nossa Guarda Municipal. Esperamos que, a senhora governadora, que ficou sensibilizada com o nosso pleito... GO - ...e o problema do crack é muito grande. Não só em Mossoró, mas ... LCM - ... é um projeto do Governo Federal que merece vir aqui para a nossa cidade e que realmente a Secretaria Municipal mais competente para gerir esse projeto "Crack, é possível vencer", é a Secretaria de Segurança e Defesa Civil.

a Secretaria de Segurança Pública Municipal e Defesa Civil. Entretanto, isso foi fruto de debates coletivos do nosso partido e que esse é o espaço que nós estamos ocupando e que temos merecido por parte do prefeito Francisco José,muita correção, no sentido de que essa parceria possa se consolidar e ser duradoura, que é o que nós estamos trabalhando para que possa se materializar cada vez mais, não só agora, mas no futuro.

sa cidade e do campo. GO - E também exige uma sintonia entre as outras secretarias ... LCM - ... sem dúvidas ... GO - ... é um problema muito grave. A gente vê que Mossoró passa por uma dificuldade grande. E outras gestões, professor? Nesse sentido aí, ainda tem projeções nesses últimos dias? LCM Não. Naturalmente nós recebemos durante estes 10 dias, várias demandas das comunidades, inclusive tivemos também uma reunião com o Movimento Comunitário de Mossoró, que inclusive passaram às nossas mãos um documento reivindicatório para o Executivo e que nós vamos passar à mão do prefeito titular Francisco José para que ele possa. Têm reivindicações imediatas, a médio e a longo prazo e naturalmente tenho certeza que o nosso prefeito vai tratar essas demandas do movimento comunitário com muito carinho,considerando que ele, a exemplo de nós, tem todo um apreço pelos movimentos comunitários e pelos movimentos sociais e populares da nos-

GO - Como está sendo assim, estar do outro lado do balcão? O PT sempre foi oposição aqui em Mossoró e hoje chegou ao poder. De qualquer maneira está no poder... LCM - ... mas eu poderia dizer que o PT também já é poder há mais de 13 anos no Brasil ... GO - ... em Mossoró, no caso, que era conhecida como a Cidadela do DEM? LCM - Exato. Então, nós estamos tratando isso com muita humildade, entendemos que essa ocupação do PT, essa aliança não é um projeto pessoal, um projeto coletivo, considerando que o Partido dos Trabalhadores tem uma aliança, repito, com o PSD, do prefeito Francisco José Júnior, participou desses três pleitos, atípicos, notadamente a eleição municipal, mas o primeiro e segundo turno não porque faz parte da legislação eleitoral, e dizer que o PT hoje ocupa, em termos de Governo municipal, é Governo, somos Governo e ocupa a vice-Prefeitura e a Secretaria de Cultura e

GO - Luiz, vamos falar sobre política. Como você avalia esse momento que Mossoró está vivendo politicamente. Que viveu essa reviravolta com perdas de mandatos de deputados federais como aconteceu, de deputados estaduais. E esse novo momento de Francisco José Júnior e Luiz Carlos? LCM - Olhe, não compete a mim julgar,vamos dizer, perda de mandatos. É muito importante Mossoró ter representação na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal. Isso é importante.Avaliar,vamos dizer, famílias tradicionais deixaram de ter esses espaços tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, pois não compete a minha pessoa fazer esse tipo de análise. Compete ao eleitorado. E com relação a esse novo momento, eu sempre converso com o prefeito Francisco José no sentido de que as urnas falaram, e colocaram sobre os nossos ombros uma grande responsabilidade.Assumimos num momento assim, de grandes dificuldades, de grandes turbulências, mas se Deus quiser, 2015 será melhor do 2014. Estamos trabalhando nesse sentido, acho que esse resultado eleitoral é favorável a Mossoró no sentido de que, pela primeira vez temos uma gestão municipal, um prefeito e um vice-prefeito, onde tem parlamentares na Assembleia Legislativa que representam a nossa cidade, e também o Governo do Estado, o governador Robinson que assume agora no dia 1º, também um amigo da cidade e também um parceiro do Partido dos Trabalhadores e do PSD. Que é o partido do qual o governador perFOTOS: EDNILTO NEVES

tence. Uma senadora que é do Partido dos Trabalhadores ... GO - ... e que foi muito bem votada em Mossoró... LCM - ... é o reconhecimento do trabalho dela. A senadora da Educação, sem nenhum favor, mas a grande maioria da população reconhece isso. E dizer também que a reeleição da presidente Dilma é um alento para a gestão de Mossoró porque vai ter uma presidenta amiga, uma senadora amiga, um governador amigo, no sentido de que a gente possa implementar aqui, fazer parcerias com o Governo do Estado, fazer parcerias ... GO - ... a expectativa é superpositiva... LCM - ... é superpositiva. Então, temos de continuar a trabalhar. Nessa tarefa, nessa missão, reconhecemos, enquanto prefeito interino, a gente quer ressaltar aqui o trabalho da Câmara Municipal de Mossoró, independentemente até de bancada, mas dizer que ... GO - ... há uma sintonia... LCM - … há uma sintonia. Aqueles projetos que realmente vêm trazer benefícios e aprimorar a qualidade de vida dos mossoroenses têm sido aprovados pela Câmara, e então estão de parabéns a Câmara Municipal de Mossoró,que representa o Poder Legislativo e, estão de parabéns também o Executivo,não só representado pelo prefeito e o vice, mas todo o nosso secretariado, os nosso defensores, no sentido de que, de tentar trabalhar acima de tudo em defesa de uma melhor qualidade de vida para os mossoroenses e notadamente, é público e notório que quem precisa mais do poder público são aquelas camadas mais necessitadas da população. GO - O PT em Mossoró está mais fortalecido. Quais são as projeções do partido pra Mossoró? LCM - Ah, o PT em Mossoró, realmente hoje é Governo, tem o espaço da vice-prefeitura e tem dois secretarias, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Segurança, e nós estamos na institucionalidade, mas o nosso partido continua funcionando, continua discutindo as questões e oportunamente essa questão de 2016, os futuros embates, naturalmente vai ter o tempo certo pra gente fazer essas discussões. E essas questões que são muito mais atinentes ao presidente Gilberto Diógenes do que a minha pessoa. Eu, simplesmente, sou um membro militante do Partido dos Trabalhadores que se encontra atualmente exercendo um mandato de vice-prefeito e prefeito interino por esses 10 dias.


6 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Expressão

Amigos do livro REPRODUÇÃO

Os 50 trabalhos selecionados pela comissão julgadora serão publicados em antologia

João Scortecci: editor lança mais um concurso nacional REPRODUÇÃO

A publicação será em ordem alfabética, por nome de autor, com Ficha Catalográfica, número de ISBN e selo editorial da Scortecci Editora. Edição e Impressão de

trezentos e cinquenta exemplares, formato 14 x 20,7 cm, miolo PB, capa 4 cores, em papel 250 gramas, sendo: 250 (duzentos e cinquenta) exemplares grátis para os autores sele-

cionados e 100 (cem) exemplares para o lançamento no Espaço Scortecci, em São Paulo e, comercialização na Livraria Asabeça ao preço de R$ 35,00 cada. Autores vencedores do V Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro 2015 poderão adquirir exemplares extras (não obrigatório) diretamente com a editora com 40% de desconto sobre o preço de capa. CRONOGRAMA Inscrições: até 31 de maio de 2015,pela internet, através do formulário de inscrição,no site Concursos e Prêmios Literários. Divulgação do resultado: até 31 de agosto de 2015. Lançamento:dezembro de 2015, no Espaço Scortecci, São Paulo, Capital.

UM PRÉ - MAS EU QUE FAÇO Argumentar a trincheira rústica de um rouco garganta seca petrificada por flocos de fel Fazer de palavras versos - pretexto (?). O tudo é isso o erro gorjetado Voar, voar - ser passarinho se não cantar não é se não ladrar de onde és? NOTA Não quero, nem estou - nesse FAÇO - buscando exatidão, moda. - é agrado ou morte. O meu cinismo é espontâneo - pra quem não sabe O canto esbraveja A cálida é coisa estremecida - o caço O fluvio do espaço amplo Devaneios de fins pálidos -buscar talvez Esse depredamento

Ney Lopes nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

2015: NOVO ANO VELHO!

E

stão abertas as inscrições para o Prêmio de Poesia Amigos do Livro, que reúne todos os anos, nomes da nova poesia brasileira,principalmente jovens escritores em ascensão e outros poetas. O concurso tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Na edição de 2015, contemplará o gênero poesia. O tema é livre e a inscrição grátis. Poderão participar autores brasileiros, residentes ou não no país, maiores de 16 anos. Segundo o edital deste ano,cada autor poderá participar com uma poesia inédita,em língua portuguesa, contendo obrigatoriamente um título.Não serão aceitas poesias coletivas, com mais de um autor. Os cinquenta trabalhos selecionados pela comissão julgadora serão publicados em antologia em parceria com a Scortecci Editora,no formato 14 x 20,7 cm, sem custo,taxa ou qualquer despesa para o autor. A título de direito autoral, cada autor receberá como premiação, além da publicação da obra na antologia, cinco exemplares da obra, durante o evento de lançamento (Espaço Scortecci) ou pelos Correio (encomenda normal).

Opinião

de entre aconchegos mereça cuspe na barba na barba rala - já que não somos o fruto da exatidão! Perder-se em poemas rimas sílabas - o tempo pouco a saia curta e o verso: Que asas brotou! Agora busco um duplo significado SE SOU Chegas em voos bestificados fazes ordenanças desconhece o cotidiano sabes do grosso da massa assustada que glorifica a TV Trazes abecedários ordenando sua canção seu texto incompreensivo e uns toques roks Poderia buscar o catar identifico-o um tatu um cavador absoluto um persistente

um pensador um nascido que se faz mim Não subnutrido não um vasto devaneio uma caça idolatrada de gestos. A certeza não carrega o medo na fronte na fonte eu diria - tenho a água os azulejos azuis e versos Adiantaria em nada palavras por falar o mais longo e mais longo dos tombos está na ida longa f u n d a Serei claro como fluorescentes terei patas de caranguejo e mesmo com a cabeça na mão me virarei como um gato enterrando nossa bosta. Gustavo Luz - Poeta

Termina o ano de 2014. A democracia brasileira continua como um carrossel enferrujado, que gira em torno de eleições sucessivas. Os carrinhos e marionetes são substituídos por certos personagens carcomidos da política nacional, que criam toda sorte de obstáculo para uma reforma política, eleitoral e partidária. Adiam sempre. Poucos assumem posição de considerá-la urgente, fundamental, suporte para a democracia e a governabilidade. Quando começa alguma discussão no Congresso Nacional sobre esse tema erguem-se as "vozes empoeiradas" de sempre. Uns, em nome do falso equilíbrio e da "prudência préfabricada" argumentam que não se pode fazer nada "em cima da perna". Outros, proprietários privados de "legendas", fazem a defesa deslavada dos seus privilégios e instrumentos de "chantagem e enriquecimento ilícito". Preservam, sem descaramento, os "partidos de aluguel Como nada foi mudado - nem será, por vedação constitucional - a conversa política em 2015 continuará a mesma. Imagino o diálogo de um político preocupado com a ética e as mudanças, ao visitar as suas bases eleitorais, em preparação às eleições municipais de 2016. A conversa seria mais ou menos assim: Político - Então, amigo, vim hoje visitá-lo. Estou às suas ordens. Ficarei ao lado dos meus amigos. Correligionário - Isso é muito pouco. Precisamos de dinheiro e ajudas para eleição municipal.Eleição se gasta muito. Aqui o adversário está "danado" dando remédios, cesta básica, médico, remédio, tudo. A gente faz a mesma coisa, ou será melhor nem ter candidato. Político - É. Mas o amigo sabe que os escândalos estão aí. Justiça Eleitoral e MP estão de "olho aberto". Temos que fazer eleição de outra forma Correligionário - Coisa nenhuma. Continuará tudo como era. Quem foi punido no passado? Um gato pingado aqui, outro acolá. A grande maioria usou o "vale tudo" e está no poder. Político - Não é bem assim... As coisas estão mudando. Correligionário - Infelizmente é assim. Feio é perder, amigo. Político - A gente tem de reagir com ética e transparência. Correligionário - Como reagir, se permanece uma lei velha e o governo oferecendo bolsa família, vale gás, vale moradia? Político - Proponho que você me dê fatos e nomes de pessoas que fazem tanta corrupção. Vou entregar à Justiça e ao Ministério Público para aplicar a lei e punir. Correligionário - Deus me livre de lhe dá isto. Não sou "dedo duro". O pior é que o povo fica contra a gente. Dirá que estou impedindo ajudas para os pobres. O governo tem tudo e dá a quem quer, em nome da prioridade social. E quem não arrumar dinheiro perderá a eleição. Político - Lembre-se que o nosso partido tem uma proposta e projeto para o futuro do Brasil. Mais empregos, saúde, oportunidades, educação. Vamos discutir isto. Correligionário - Proposta não enche barriga de ninguém. O povo quer proposta que coloque dinheiro no bolso e cesta básica no estômago. Político - Essa história de cesta básica, sem promoção humana, é paternalismo, engodo, demagogia, assistencialismo. Quem propõe cesta básica e dinheiro está querendo se aproveitar da miséria do povo. A gente não tem que dá o peixe. Tem que ensinar a pescar. Preparar o cidadão para o futuro. Correligionário - É não deputado! O povo não pensa assim. Ou se dá remédio, assistência, favores de todo o tipo ou não se tem voto. Aqui no município tem um médico que dá tudo o ano todo. Ele faz isso de graça? Alguém está pagando por trás. Se a gente não fizer o mesmo "dança". Infelizmente é este o quadro realístico para o ano préeleitoral de 2015, que desde já se antecipa como um novo ano velho. Só resta a esperança de que o povo - em momento de lucidez coletiva - faça através do voto livre a grande reforma que os políticos - em defesa própria - deixaram de fazer, ano após ano. E quando alguém propõe mudar a lei e a Constituição ainda há "pseudos" juristas que ficam atrás do "sexo dos anjos", a serviço daqueles que nada querem mudar. É difícil ser otimista nesse cenário. Mas eu sou. Continuarei acreditando no sonho de uma democracia verdadeira no Brasil. Será difícil? Sim. Mas, não é impossível! Feliz Ano novo, caro leitor.


Gazeta do Oeste 7

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Expressão FOTOS: DIVULGAÇÃO

Cinema Iuska Freire iuskafreire@gmail.com twitter: @Iuska

MELHORES FILMES DE 2014 Com o fim do ano, nada mais justo do que fazer um balanço dos filmes que marcaram 2014. Não irei fugir da tradição das listas. Vimos excelentes produções na telona, com destaque ao fim de uma saga e filmes de ficção científica que deram o que falar, sobretudo por provocar grandes reflexões. Já o cinema nacional, não teve grandes destaques. As séries de TV que mais gostei este ano foram "House of Cards", "Downton Abbey" e "Orange is the new Black". Segue a lista de filmes:

ELSA & FRED

ALINE DINIZ Crítica de cinema Do Omelete.com.br

N

ão acredito que o amor morra na velhice. Idosos não deixam de querer se divertir, namorar,passear,fazer e ter companhia.Elsa & Fred vai a fundo na ideia de que pessoas mais velhas não estão mortas,que não necessariamente precisam da atenção e ajuda de enfermeiras ou dos filhos, mas que podem ajudar uns aos outros. Shirley MacLaine é Elsa Hayes, uma senhora bem apessoada e cheia de vida, que cria contos e vive cada momento dos últimos anos de sua existência; enquanto Christopher Plummer é Fred Barcroft, um senhor carrancudo que está convencido de que tudo já acabou e parece querer definhar em seu novo e pequeno apartamento. Adaptação estadunidense do filme homônimo argentino, Elsa & Fred tem todos os elementos para ser um belo filme: um excelente elenco com ótima química entre si, lindas locações em Nova Orleans e na Itália e a proposta de uma cativante história de amor na terceira

idade. No entanto, as peças não se encaixam tão bem quanto deveriam e o roteiro truncado transforma a história em um confuso drama familiar existencial. Com pouco mais de uma hora e meia de duração, o filme se propõe a apresentar mais tramas do que dará conta de finalizar, encerrando assuntos importantes com pressa e superficialidade. Os filhos de Fred e Elsa,respectivamente interpretados por Scott Bakula e Marcia Gay Harden, ficam subaproveitados, com funções na trama que variam que levar Elsa ao médico e bradar com Fred sobre o parque na rua a frente. Elsa & Fred mais parece uma colagem de momentos ao longo de uma vida inteira do que duas semanas condensadas em menos de duas horas. Ao mesmo tempo, passa a sensação de que tudo aconteceu em dois dias. A confusão é causada principalmente pela rápida passagem de tempo e familiaridade do casal, que se tornam muito próximos muito depressa. Fica também à margem Max (James Brolin), que aparece momentaneamente para aconselhar Fred das loucuras de Elsa - explicando também

FROZEN Vocês podem até não lembrar, mas "Frozen - Uma aventura congelante", da Disney, entrou em cartaz no Brasil na primeira semana de janeiro de 2014 e se consagrou como um sucesso absoluto, sobretudo pelas canções. COMO TREINAR SEU DRAGÃO 2 Continuando no gênero animação, eu não poderia deixar de mencionar a continuação de "Como treinar seu dragão", que mostrou a adolescência de Soluço e as aventuras com o companheiro Banguela. O filme foi produzido pela DreamWorks e manteve o nível do primeiro filme. INTERESTELAR Um dos filmes que me marcou este ano foi "Interestelar", dirigido por Christopher Nolan. A ficção científica me levou para além de saturno e provocou reflexões apocalípticas. O filme é simplesmente impressionante e tem cenas incríveis. Amei! LUCY Roteiro questionador e repleto de metalinguagem, "Lucy", dirigido por Luc Besson gerou muita polêmica. Muitos odiaram, outros amaram. Fiquei com a segunda turma. O filme me surpreendeu.

o arrependimento de tê-la deixado para trás. Não deixa de ser divertido (e gracioso) ver os dois atores octogenários agindo como adolescentes apaixonados. Enfim, nada fica muito claro na confusão de sentimentos de Elsa e Fred, que se transformam após a transição de uma cena. Em um

EM DESTAQUE

momento, o ranzinza Fred não quer nada com Elsa no momento seguinte, já é seu confidente e melhor amigo. Faltou consistência de roteiro para que Elsa & Fred se tornasse uma verdadeira comédia romântica em vez de ser mais uma fofa história de velhinhos apaixonados. Marcelo Hessel Crítico de cinema Do Omelete.com.br

AS DUAS FACES DE JANEIRO Quem conhece a obra da romancista Patricia Highsmith por O Talentoso Ripley vai logo reconhecer seus traços em As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January, 2014).Estão lá mais uma vez a ambientação no Mediterrâneo, personagens da alta sociedade decadente e um jovem que não tem muito a perder - fatores de uma tragédia anunciada. Publicado originalmente em 1964, o romance ganhou uma edição brasileira em 2004 pela editora A Girafa.Na trama do filme, o americano Rydal (Oscar Isaac),guia turístico na Grécia, se aproxima de um casal de viajantes (Viggo Mortensen e Kirsten Dunst) e acaba testemunhando um crime. Unidos pela cumplicidade, eles fogem de Atenas e um triângulo amoroso se estabelece. Hossein Amini, roteirista de Drive e de Branca de Neve e o Caçador, es-

treia aqui como diretor, e a experiência do trio de protagonistas garante que a transição de Amini seja suave. O texto de Highsmith, de qualquer forma, é quem dá o tom, cheio de simbolismo e de contraposições entre o velho e o novo e, especialmente, entre o velho e o muito velho. O que As Duas Faces de Janeiro frisa desde os primeiros planos é que velhice e decadência são duas coisas diferentes. Pelas ruínas do Parthenon de Atenas o personagem de Mortensen caminha altivo, como se dominasse a história e fosse alheio a ela, ao lado da sua esposa um par de décadas mais jovem. Em boa medida, é por ignorar o tempo que ele terminará castigado;seus golpes,revelados,e sua decadência moral, exposta. O roteiro não se contenta em remeter à Grécia Antiga, berço cultural do Ocidente, para falar de civili-

BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE Dirigido por Richard Linklater (trilogia "Antes do amanhecer", "Antes do pôr-do-sol", "Antes da meianoite"). Filmado durante 12 anos, esse filme é incrível, transmite a sensação plena de ver a passagem natural do tempo, uma vida crescer na tela, os conflitos familiares e a transição da infância à adolescência. O HOBBIT - BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS Adeus Terra Média! Em 2014 nos despedimos da saga "O Hobbit". O diretor Peter Jackson assumiu a tarefa de transpor o universo de Tolkien para o cinema e fechou a trilogia com muita ação e efeitos impressionantes. O GRANDE HOTEL BUDAPESTE Dirigido por Wes Anderson (mesmo diretor de "Moonrise Kingdom"),esse filme merece estar nessa lista porque conta com uma direção de arte impecável. O filme explora detalhes excêntricos dos personagens e é muito bom. GUARDIÕES DA GALÁXIA Também não poderia deixar de mencionar um filme de super-heróis. O mundo e o cinema precisam deles! Produzido pela Marvel, "Guardiões da galáxia" é despretensioso, divertido e inteligente. Destaques para a trilha sonora. UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA Drigido por Jean-Pierre Jeunet ("O Fabuloso destino de Amelie Poulain") esse filme mostra o ponto de vista da criança, mas não de uma forma infantil. É simplesmente encantador

dade. Pinturas rupestres e referências ininterruptas ao fogo - cigarros seguidos, o fogo do isqueiro na escuridão, o fogo dos ferreiros no clímax - vão mais longe, até os primórdios do homem e seus instintos mais básicos e antigos, como a própria luta pela sobrevivência.

GAROTA EXEMPLAR Suspense policial com atuação arrebatadora de Rosamund Pike, esse filme de David Fincher ("O Clube da Luta") mostra uma trama misteriosa em torno do desaparecimento de uma mulher no dia do seu aniversário de casamento. TIM MAIA O filme dirigido por Mauro Lima (Meu nome não é Johnny) é engraçado, forte e cativante. Prende em cheio a atenção do espectador. Meu destaque nacional deste ano.


8 Gazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Sociais Now!

CEDIDA

Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira”.

Diego Pinheiro diegobradok@hotmail.com twitter e instagram: @diegolpinheiro www.colunistadiegopinheiro.blogspot.com

(Johann Goethe) CEDIDA

QUE VENHA 2015! Fim de ano é assim, perto de quem a gente gosta, feliz por somar tanta coisa, em crescer, em amadurecer... São os detalhes que fazem cada ano que vai, nele colocamos uma estaca, cravamos nosso espaço em diversas situações, sofremos e sorrimos, afinal de contas, é este o mundo que a gente vive: onde as coisas não são tão simples assim. Quando chegam estas datas eu lembro muito do que se foi e do que chegou em minha vida, do que realmente está valendo a pena, pois, acreditem meus amigos, o que deve ficar na mente é, e sempre será, as coisas que nos valorizam, que nos elevam como ser humano. Vamos refletir sobre as pessoas que estiveram sempre por perto e fazê-las entender o quão grande é todo este amor. Um Feliz 2015 a todos. Sejam felizes!

Um abraço na amiga Marcela Brasil, que festeja idade nova no dia 2 de janeiro. Felicidades, querida! Tudo de bom!!! CEDIDA

ÚLTIMA DO ANO

Ela começa o ano aniversariando e o colunista envia votos de felicidade para o ano todo. Tudo de bom, Luana Moura

VIRADA DO ANO O Hotel Thermas vai realizar o seu tradicional réveillon com a animação de André Luví e Samvibe. Ainda a música eletrônica do DJ Segundo. O cardápio foi montado pela equipe do Restaurante Pinga Fogo. As reservas estão sendo feitas....

E vamos chegando à última coluna do ano.Já agradeço a todos que fizeram parte deste espaço e renovo a mesma estima para o ano vindouro. Estou entrando de férias deste periódico no dia 2 de janeiro,mas continuarei trazendo as melhores informações a respeito do que ocorre durante este veraneio. Em principal as notícias de Tibau e região...

NÍVER(ES) HOJE Adryanno Sousa João Araújo Neto Erismar Cunha

Estive visitando o Capsi direcionado pela competente Jamili Aguiar, ao lado do enfermeiro João Peixoto. Lugar de gente feliz CEDIDA

MUITO OBRIGADO!

FINAL DO TL

Obrigado a San Lorenzo, Doces & Salgados, Pádua Campos, Hotel VillaOeste pelos carinhos natalinos. Contem comigo para 2015. As portas estão sempre abertas para gente de bem. DIEGO PINHEIRO

Lisieux (terceira), Gersiana (campeã) e Beatriz (segunda)

Gersiana Nogueira e Johnnatan, vencedores do Tráfego Look PABLO JEFFERSON

E MAIS... *Não esqueça: começam dia 5 as inscrições para a II Maratona de Revezamento Mossoró-Tibau, que ocorre dia 24 de janeiro. *Parabéns ao Ceamo pelo primeiro lugar geral no Enem de Mossoró. *O prefeito Francisco José Júnior prometeu e vai cumprindo. Primeiro, a BIC do bairro Sumaré, agora a retomada da municipalização do Nogueirão. E as coisas vão se ajeitando... *E só se fala no Carnaval de Tibau. Atrações como Aviões do Forró já estão confirmadas. *Quer garantir a roupa de fim de ano: passe na Diogo Grifes. Antes, você já pode escolher uma peça pela rede social @diogogrifes no Instagram. *A Avenida Rio Branco será requalificada em um convênio de mais de R$ 40 milhões. Avante, prefeito!

Foi realizada a grande final do Tráfego Look, na quinta-feira, 18. O evento aconteceu no Hotel Pirâmide, em Natal, numa forma inusitada,onde os candidatos desfilaram descalços dentro da água usando moda-praia da marca Matersol e t-shirts da Estrela Viva. Saiu vencedora a caraubense Gersiana Nogueira, de 18 anos. A mossoroense Beatriz Brito,20 anos,foi a segunda colocada, seguida de Lisieux Araújo, 14 anos, de Caicó. No masculino, foram consagrados Johnnata Miranda, de 17 anos, de São José de Mipibu. O mossoroense Filipe Ribeiro, de 20 anos, ficou em segundo lugar, e em terceiro,Matheus Azevedo,de 18 anos, de Jardim do Seridó. Como premiação, os vencedores assinaram contrato com a Joy Model,uma das maiores agências do mundo.

VERANEIO

Diogo Grifes dá a dica: camisa Blubarry superdescolada

Garota Safada, Gabriel Diniz, Solteirões do Forró, Dorgival Dantas e Lagosta Bronzeada são algumas das atrações da Arena Show, que reabre em janeiro para a temporada em Tibau.

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido”. A FRASE DA SEMANA - MARXWELL MALTZ

AMANHÃ Amélia Resende Ricardo Fernandes Vilani Torres Larissa Arrais Flávia Soares Distéfano Pinto TERÇA-FEIRA Aclecivam Soares QUARTA-FEIRA Viviane Pereira Antônio Nogueira Fábia Soares Nerivan Fernandes Marcus Lucena Maria Maura QUINTA-FEIRA Vanessa Silva Francisco Assis Francisca Alencar Jucy Silva George Costa Luana Moura Priscilla Maia SEXTA-FEIRA Marcela Brasil

THE END “Tenho andado distraído/Impaciente e indeciso/E ainda estou confuso/Só que agora é diferente/Estou tão tranquilo e tão contente/Quantas chances desperdicei/Quando o que eu mais queria/Era provar pra todo o mundo/Que eu não precisava/Provar nada pra ninguém/Me fiz em mil pedaços/Pra você juntar/E queria sempre achar/Explicação pro que eu sentia/Como um anjo caído/Fiz questão de esquecer/Que mentir pra si mesmo/É sempre a pior mentira/Mas não sou mais/Tão criança a ponto de saber tudo/Já não me preocupo se eu não sei por que/Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê/E eu sei que você sabe, quase sem querer/Que eu vejo o mesmo que você/Tão correto e tão bonito/O infinito é realmente/Um dos deuses mais lindos/Sei que às vezes uso/Palavras repetidas/Mas quais são as palavras/Que nunca são ditas?/Me disseram que você/Estava chorando/E foi então que eu percebi/Como lhe quero tanto”, Renato Russo. Bye! (DP).


PIOR

12

Narrador Galvão Bueno foi escolhido o pior de 2014, por conta dos comentários sem noção

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

MELHORES & PIORES CONFIRA A VOTAÇÃO DOS MELHORES E PIORES DA TV, EM 2014

MELHOR ATOR 6-7

ALEXANDRE NERO, O JOSÉ ALFREDO DE IMPÉRIO, FOI ESCOLHIDO COMO O MELHOR ATOR DE NOVELA


2 TVGazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Zapping

Editor do suplemento: Diego Pinheiro - diegobradok@hotmail.com Fotos: Jorge Rodrigues Jorge, Luiza Dantas e Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

NADA PERUA

TEMPO DE ACRÉSCIMO

Maria Clara Gueiros grava suas primeiras cenas como a divertida Karen de "Babilônia" no início de janeiro, mas já trabalha em sua nova personagem desde novembro. Na história de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga,a atriz irá trafegar pelo humor, gênero muito comum em sua carreira. Mas, ao contrário da dondoca Bibi, que interpretou em "Insensato Coração", Karen é uma mulher rica, mas "pé no chão".

Renato Aragão renovou seu contrato com a Globo por mais um ano. O humorista chegou a ser dúvida no "casting" da emissora pela falta de espaço para o público infantil na grade do canal. O intérprete do icônico Didi continuará encabeçando o "Criança Esperança", participará da programação especial pelo 50 anos da Globo e gravará um telefilme para as crianças em datas especiais.

RISO DIFERENTE

Marcelo Tas irá deixar a Band após o final da atual temporada do "CQC". O apresentador optou por não renovar seu contrato com a emissora. A decisão frustrou alguns executivos do canal que planejavam contar com Tas no comando de uma nova produção em 2015.

A reformulação do "Zorra Total" causou uma série de fofocas e ''troca de farpas'' nos bastidores da produção.O programa agora passa para o núcleo de Maurício Farias e tem roteiro final assinado por Marcius Melhem. Os atores que não aceitaram as novas diretrizes do programa ficaram livres para sair. Mas quem ficou garante que a produção surgirá totalmente diferente, com um humor mais atual e sem tanto uso de bordões. É o caso de Mariana Santos, que, além do humorístico,também está cada vez mais envolvida com a equipe do "Amor & Sexo".

HORA DO ADEUS

PASSAPORTE CARIMBADO Rayana Carvalho se desapega da vaidade quanto o assunto é trabalho.Escalada para viver a Dira de "Os Dez Mandamentos", a atriz se encantou com a estética naturalista do folhetim épico de Vivian de Oliveira. Após tramas contemporâneas como "Rebelde" e "Dona Xepa'', a pernambucana passará menos tempo na caracterização e aparecerá no vídeo de ''cara limpa''. "Tudo vai ser muito mais rápido. Menos maquiagem e embelezamento. No dia a dia, isso conta muito. Isso é bom para se preparar e ganhar um pouco de paz antes de entrar em cena", explica. Em seu segundo trabalho bíblico, a atriz acredita que irá encarar com mais tranquilidade o contexto histórico em que sua personagem está inserida."Na primeira vez, fiquei muito apreensiva com a linguagem. Agora, já tenho uma vaga ideia do que vem pela frente", afirma.

TRÊS É DEMAIS A satisfação de Flávio Galvão em voltar à Globo é evidente. Depois de alguns anos trabalhando em outras emissoras e atuando até em Portugal, o intérprete do ''mulherengo'' Reginaldo, de "Império", se orgulha em retornar aos estúdios da emissora a convite de Aguinaldo Silva, autor de outras tantas tramas das quais participou. "Aguinaldo sabe dosar exatamente cada personagem. Ele não cria de forma maniqueísta, dá vários tons. Isso é ótimo para o ator, exercita nossa versatilidade e imaginação", valoriza. Mesmo acostumado ao assédio do público nas ruas, o ator se mostra surpreso com a popularidade de seu personagem. Para Flávio, muitas das pessoas que interagem com ele nas ruas estão realmente encantadas com o fato do personagem ter várias mulheres. "As coisas que eu mais escuto de homens são: 'ah, eu também tenho três mulheres', 'queria ser você' ou 'como você dá conta?'", diverte-se. Contratado por obra pela Globo, o ator torce para que apareçam outras oportunidades para continuar na emissora. Atualmente, mesmo focado em seu trabalho em "Império", ele já começa estudar convites de peças para atuar em 2015. "Adoro teatro e é uma maneira de fazer coisas diferentes. Me mandaram um texto da Leilah Assunção e eu fiquei muito interessado. Trabalhar em coisas boas é sempre a minha preferência", entrega.

EMBATE NAS MANHÃS A RedeTV! ainda estuda as possibilidades de horário para o novo "talk show" de Mariana Godoy. A ideia é que a jornalista comande uma produção nas manhãs da emissora para concorrer diretamente com o "Mais Você", de Ana Maria Braga. O programa tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2015.

FIRME E FORTE Mesmo sendo alvo de críticas, Zeca Camargo irá seguir no "Vídeo Show" em 2015. O retorno do diretor de núcleo Boninho ao vespertino não significará a saída do jornalista. Zeca irá dividir o comando do programa com os novos apresentadores: Cissa Guimarães e Miguel Falabella. Otaviano Costa e Marcela Monteiro irão permanecer no novo formato.


Sobre a mídia

Aline Linhares alineolinhares@hotmail.com twitter: @alinelinhares site: www.alinelinhares.com.br

TVGazeta do Oeste 3

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros - é a única”. Albert Schweitzer

REGISTROS

DESTAQUES 2014 Esse ano alguns nomes da Comunicação local se sobressaíram, durante o ano inteiro. Aqui a primeira listagem da nossa coluna,baseada em pesquisas feitas no site alinelinhares.com.br. Pessoas que foram notícia ao longo de 2014, são destaque aqui no caderno TV Gazeta. Aproveito e desejo à você e sua família um doce e transformador natal!

@ A jornalista Geórgia Nery – TV Ponta Negra/TV Assembleia – é a nova secretária de Comunicação do RN no governo de Robinson Faria. Durante a gestão de Robinson à frente do Poder Legislativo, Geórgia dirigiu a TV Assembleia. O anúncio saiu nesta terça-feira, 23 de dezembro. Geórgia atualmente apresentava o Jornal do Dia, na TV Ponta Negra e sempre se destacou na área da política. Boa sorte! @ A Revista Acontece, junto com o grupo Acontece Comunicação, lançaram mais uma edição. Educação “um novo rumo” conta histórias de como a educação influenciou na vida das pessoas, e agentes transformadores que tornam essas mudanças possíveis. @ O jornalista Carlos Adams, que hoje é funcionário público federal, e saiu da TCM há 7 anos, retorna as telas de forma especial. A partir da próxima segunda, 29, Adams começa a gravar algumas reportagens para a TV Cabo Mossoró. Será uma semana de trabalho, apenas o tempo do recesso de fim ano na Ufersa. Será sucesso, com certeza! @ Maior levantamento sobre os hábitos de informação, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 confirma que nós passamos mais tempo navegando na internet do que assistindo TV. No entanto, os dados mostram a televisão ainda como meio de comunicação predominante; o rádio é o segundo mais utilizado pelos brasileiros e os jornais são os veículos mais confiáveis.


4 TVGazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Melhores & Piores

FORA DA CURVA O

ano de 2014 foi atípico. Para começar, o Carnaval aconteceu só em março.Depois,vieram Copa do Mundo no Brasil e eleições para presidente. Diante de tantos acontecimentos importantes, as emissoras precisaram adequar sua programação a esta agenda. Até mesmo as que não detinham o direito de exibição dos jogos se movimentaram para não ficar totalmente de fora do assunto "futebol". E, durante a campanha política,foram os debates com os candidatos em diferentes canais que ganharam mais destaque. Por isso mesmo, o jornalismo, a linha de shows e a dramaturgia sofreram as consequências desse calendário. Com as atenções voltadas para os grandes eventos do Brasil, o espaço para inovações na televisão ficou reduzido no canal aberto. Já os canais fechados souberam tirar proveito da situação e apostaram em várias produções de teledramaturgia, como, por exemplo, "Questão de Família", do GNT, "A Segunda Vez" e "Trair e Coçar É Só Começar", as duas últimas do Multishow.Muito por conta da Lei da TV Paga, mas também por ser um mercado em plena expansão. Quem ganhou com isso foi o público, que pôde se divertir com as maluquices de "Lili,A Ex", eleita como a Melhor Série de Humor de Canal Fechado no "Melhores & Piores de TV Press 2014". Apesar da pouca ousadia em termos gerais, a teledramaturgia no canal aberto também deu um salto com as exibições de "Meu Pedacinho de Chão", escolhida a Melhor Novela e Melhor Direção, e "Império", que faturou outras quatro categorias: Ator, Atriz Coadjuvante,Atriz Revelação

e Autor. O formato de série também ganhou força com "Dupla Identidade". Nos três casos, personagens bem desenvolvidos por seus autores e igualmente bem executados por seus intérpretes foram o grande trunfo das produções. A linha de shows contou com algumas novidades,mas nada que surpreenda.A Band optou pelo caminho seguro de usar um formato pronto com o "MasterChef". Mas a versão nacional ganhou visibilidade e foi bem produzida, conquistando o posto de Melhor Programa de Competição ou Reality Show. Já o telejornalismo teve bons

momentos com a cobertura da Copa do Mundo e das eleições. Fora desses grandes eventos, pouco se destacou. Entre as opções atualmente no ar, o "Jornal da Band" foi eleito na categoria Melhor Telejornal por conta da postura livre de seus âncoras, Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas, e por seu conteúdo menos tendencioso, algo que não se vê com frequência em outras produções do gênero. Mas nem tudo se saiu tão bem ao longo do ano. Na linha de shows, o "Divertics" estreou no início de 2014 e não demorou para que uma segunda temporada se tornas-

se fora de cogitação. A teledramaturgia contou com a trama sem graça das gêmeas que trocam de lugar em "Segunda Dama", que levou a categoria Pior Série. O telejornalismo, por sua vez, passou por momentos desastrosos com os comentários reacionários de Rachel Sheherazade,âncora do "SBT Brasil" que foi eleita como Pior Apresentadora de Telejornal.


TVGazeta do Oeste 5

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Melhores & Piores

OUSADIA NECESSÁRIA

A

teledramaturgia em 2014 se equilibrou entre experimentos e tradição. Ironicamente, foi um "remake" que soube apresentar o "novo" ao público. Escolhida como Melhor Novela de "Melhores & Piores de TV Press 2014", "Meu Pedacinho de Chão", de Benedito Ruy Barbosa, soube integrar texto limpo e direto e apuro estético como nenhuma outra novela no ano. Além disso, a trama dirigida por Luiz Fernando Carvalho, escolhido como Melhor Diretor, trouxe novos atores e tirou da mesmice intérpretes como Juliana Paes e Rodrigo Lombardi. A audiência, que não é medida de qualidade, não foi lá das melhores. Apenas acompanhou o processo de perda de público das novelas em geral. O ano já começou com os números fracos de "Em Família", trama ambientada no tempo da delicadeza e que transformou a última novela de Manoel Carlos na trama de menor audiência da história do horário das nove. Pelo mesmo caminho foi a incensada "O Rebu", a aposta "Geração Brasil" e "Vitória", a interminável atual novela da Record, escolhida pela equipe e editores de "TV Press" como

a Pior Novela de 2014. No segundo semestre, "Boogie Oogie" e "Império", cada uma a seu modo, mostraram que as telenovelas ainda têm fôlego e apelo com o público. No entanto, enquanto a trama do estreante Rui Vilhena apenas recicla velhos clichês folhetinescos, Aguinaldo Silva se reinventa no horário das nove, com uma de suas novelas mais complexas, instigantes e diferentes. Isso se reflete na escolha de Aguinaldo como o Melhor Autor do ano. O talento de Aguinaldo para a criação de personagens acaba ajudando seu elenco. Na área de atuação, por exemplo, o único quesito unânime foi o de Melhor Ator, o desempenho forte de Alexandre Nero como protagonista de "Império" não deixa dúvidas. Mas Marina Ruy Barbosa e Viviane Araújo também foram destaques e sagraram-se Melhor Atriz Coadjuvante e Atriz Revelação, respectivamente. Outros intérpretes tiveram atuações premiadas, como Cássia Kis Magro e Jesuíta Barbosa, de "O Rebu", e Marco Ricca, de "Boogie Oogie". O ano não foi só de bons desempenhos, o público teve duas oportunidades de ver as limitações de

MELHOR NOVELA "MEU PEDACINHO DE CHÃO", DA GLOBO TRABALHO ARTESANAL A parceria entre o autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho já rendeu novelas do quilate de "Renascer" e o "Rei do Gado".Sem trabalhar juntos desde 2002, ano da controversa "Esperança", a dupla se mostrou afinada com "Meu Pedacinho de Chão". Com estética arrojada, texto inspirado e atuações acima da média, a novela pode não ter sido um sucesso de audiência, mas deixa marcas profundas na tevê. Há muito não se via uma trama como "Meu Pedacinho de Chão". Benedito fez a sua parte e não fugiu de suas origens. Como sempre, abordou o problema agrário e outras tantas mazelas sociais. Mas agora de forma pueril e lúdica. Fato destacado pela direção precisa de Carvalho, que, além de criar um universo novo e de referências plurais, deu atenção especial aos atores. Nomes "batidos" da teledramaturgia, como Antonio Fagundes, Rodrigo Lombardi e, especialmente, Juliana Paes, conseguiram se renovar. Projeto de caráter experimental, "Meu Pedacinho de Chão" é uma espécie de ruído necessário. Uma ousadia que oxigena e mostra que é possível fazer arte mesmo no esquema industrial da tevê aberta.

Isis Valverde: em "Amores Roubados" e na atual novela das seis. O que justifica sua escolha como Pior Atriz. Assim como a atuação preguiçosa de Gabriel Braga Nunes como o Laerte de "Em Família". A produção de séries segue frutífera. E o telespectador pôde ver Glória Perez fugindo de tramas étnicas e flertando com o gênero policial na ótima "Dupla Identidade", da Globo. Assim como não deu tanta atenção para "Segunda Dama", série protagonizada por Heloísa Périssé. Na tevê paga, o Multishow vive a dor e a delícia de ser um canal sem muita identidade. É capaz de exibir uma produção de qualidade como "A Segunda Vez", mas não tem vergonha de levar ao ar a equivocada versão televisiva de "Trair e Coçar É Só Começar". Em um ano de audiência baixa e autores que se reciclam, o público mostra o quão tradicional é, mas que boas ousadias conduzem a teledramaturgia para o futuro.

PIOR NOVELA "VITÓRIA", DA RECORD TIRO NO PÉ No ano em que comemoraria uma década do renascimento de sua teledramaturgia, a Record mais uma vez se mostra perdida com "Vitória". Não é de hoje que o setor de novelas da emissora vai mal e "Vitória" repete os mesmos erros de suas antecessoras recentes: em vez de fazer um produto que dê uma cara para a emissora, prefere tentar copiar mal as produções da Globo. Responsável por êxitos como "Chamas da Vida" e "Vidas em Jogo", Cristianne Fridman apresenta um trabalho razoável, mas sem habilidades para conquistar o público. O texto não ajuda, mas o principal problema de "Vitória" reside na direção geral de Edgar Miranda. Com escolhas técnicas equivocadas, tudo parece exagerado ou fora de lugar, dos detalhes da direção de arte ao desempenho da maioria dos atores. Com audiência média de 6 pontos, "Vitória" é mais um exemplo da falta de organização do setor de dramaturgia da emissora, que, por conta de atrasos na trama seguinte, vai fazer com que a novela de Fridman fique no ar por quase um ano.


6 TVGazeta do Oeste

Melhores & Piores

MELHOR ATRIZ

PIOR ATRIZ

FORÇA CÊNICA Em 2014, o público teve a oportunidade de ver dois desempenhos brilhantes de Cássia Kis Magro.Primeiro,em "Amores Roubados", depois, em "O Rebu". Atriz versátil e competente, Cássia é acostumada a "roubar a cena" nas tramas em que participa. No caso de "O Rebu", engoliu o desempenho apenas regular de Patrícia Pillar,fazendo de sua personagem,Gilda, o principal destaque feminino da produção. Na pele de uma vilã forte e hedonista, ela interpretou Gilda de forma intensa, mas sem nunca cair na caricatura da advogada poderosa bemresolvida.

LINHA DE PRODUÇÃO A beleza e o carisma de Isis Valverde são evidentes. Talvez por isso ela tenha subido ao posto de protagonista de forma tão rápida. No entanto, o que se vê a cada nova personagem são as sérias limitações artísticas da atriz. De papel em papel, Isis apenas se repete em choros, sorrisos, caras e bocas. Pode trocar a ambientação da trama e as nuances das personagens, mas sua atuação sempre resvala pelos mesmos métodos e caminhos.

MELHOR ATOR DONO DO JOGO A tática de Aguinaldo Silva de desenvolver toda a trama de "Império" em torno de apenas um personagem seria muito arriscada sem um ator à altura do papel. No entanto, com Alexandre Nero nessa função, o autor pôde ficar tranquilo. Errante e herói ao mesmo tempo, José Alfredo mostra a versatilidade e o talento de Nero para a construção de tipos complexos. E o ator ainda empresta seu carisma ao papel, o que justifica o forte apelo popular do Comendador.Com uma atuação precisa e nada óbvia, Nero estreia no posto de protagonista mostrando que tem força para segurar uma trama.

PIOR ATOR DE DAR SONO O tom extremamente naturalista do texto de Manoel Carlos pode complicar a vida de alguns atores,sem a chance de se apoiar em exageros ou composições muito marcadas. Gabriel Braga Nunes sucumbiu ao viver o Laerte de "Em Família". Em uma atuação preguiçosa, a impressão que se tem é que ele confundiu naturalismo com falta de força. Em muitos momentos, era possível enxergar a inadequação e desânimo do ator com seu protagonista anti-herói, que acabou sendo engolido por outros personagens da novela.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE VOLTA POR CIMA Em 2013, Marina Ruy Barbosa se recusou a raspar os cabelos para viver os dramas de Nicole, doente terminal em "Amor à Vida". Além da atuação fraca e da perda de rumo da personagem, a falta de profissionalismo rendeu à atriz uma menção como "Destaque Negativo do Ano" em "Melhores & Piores de TV Press". Um ano depois, Marina virou o jogo. Na pele da ninfeta Maria Isis, ela mostra que, agora sim, cresceu como atriz. Com uma personagem difícil e que poderia cair na figura da "periguete", Marina escolheu o caminho mais difícil, apostando em uma sensualidade sutil e altas doses de drama.

MELHOR ATOR COADJUVANTE DIRETO AO PONTO Marco Ricca respeita muito seu contrato com a Globo. Só isso justifica a quantidade de papéis sem grande relevância que ele aceita interpretar em tramas como "Ti-Ti-Ti" e "Sangue Bom". No entanto, o Fernando de "Boogie Oogie" recoloca a carreira do ator no lugar. Na pele do galã setentista, Ricca aproveita os dilemas e as muitas paixões de Fernando para se destacar em cena,experimentando um tom mais cômico,mas sem abrir mão do "jeitão" bruto do personagem. Bom ator que é, Ricca soube tirar proveito quando teve a chance de ir além do óbvio.


Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

TVGazeta do Oeste 7

ATRIZ REVELAÇÃO

ATOR REVELAÇÃO

ESTRELA PRÓPRIA A história de Viviane Araújo na televisão é curiosa. Começou como modelo "gostosona" que namora pagodeiro, passou pela figura poderosa de vencedora de "reality show" e agora colhe os frutos de uma boa atuação em "Império", no horário mais nobre da programação da Globo. Viviane sempre se mostrou incansável na arte de aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece. E logo que foi convidada pelo autor para integrar a novela, tratou de estudar e se preparar. Como resultado, a atriz faz de sua Naná um dos melhores alívios cômicos da densa trama de Aguinaldo, principalmente, por conta das sequências ao lado de Aílton Graça. Mais conhecida pelos detalhes de sua vida pessoal e corpo curvilíneo, Viviane conquistou a chance de ser vista como uma atriz de grande potencial.

SANGUE NOVO Alguns atores conseguem construir suas carreiras longe dos estúdios de tevê. Assim estava acontecendo com Jesuíta Barbosa. Ator inspirado e protagonista de filmes como "Tatuagem" e "Praia do Futuro", ele estreou na tevê no início do ano, em "Amores Roubados". Seu destaque na minissérie rendeu convite para viver o "penetra" Alain,em "O Rebu".Dois bons desempenhos que demonstram o trabalho diversificado do intérprete e ainda promovem um necessário frescor na escalação para a teledramaturgia.

MELHOR AUTOR

MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA OUTROS CAMINHOS Todo mundo pensava já saber o que esperar de Glória Perez. Autora de assinatura forte e tramas étnicas controversas, há muito ela não entregava um trabalho tão bem acabado como a recém-terminada "Dupla Identidade". Depois da mesmice de "Salve Jorge", Glória flertou com as séries policiais americanas e, mesmo com alguns furos de roteiro, se deu muito bem e de fato se renovou. Vale ressaltar que boa parte do êxito do projeto está na direção precisa de Mauro Mendonça Filho e na atuação forte e iluminada de Bruno Gagliasso, na pele do "serial killer" Edu.

PODER DE TRANSFORMAÇÃO Aguinaldo Silva poderia ficar para sempre fazendo tramas interioranas de sucesso. Mas o autor de clássicos como "Tieta" e "Fera Ferida" preferiu se reinventar. O processo de mudança começou com a urbana "Suave Veneno", ganhou doses de densidade em "Senhora do Destino" e "Duas Caras" e chegou ao ápice com a atual "Império". Mesmo diferente de tudo o que Aguinaldo já fez,"Império" carrega sua forte assinatura e maestria para construir tipos fortes como José Alfredo, Cristina e Cora. Nem mesmo o contratempo com a substituição de Drica Moraes por Marjorie Estiano no papel da vilã tira o brilho do texto afiado do autor. "Império", desde já, é uma de suas melhores novelas.

MELHOR DIRETOR TRABALHO MANUAL Luiz Fernando Carvalho é um artesão. As novelas e séries dirigidas por ele entregam que seus trabalhos têm uma velocidade própria.Sempre aglutinando referências,Carvalho tem por meta subverter estética, texto e linguagem. Por conta disso, as produções de seu núcleo sempre resultam em primorosas ou estranhas, mas nunca apenas funcionais. Com fama de gastar muito e sempre estourar orçamentos, Luiz voltou às novelas depois de 12 anos e surpreendeu. Em "Meu Pedacinho de Chão", ele mais uma vez provou seu talento para o "novo", fazendo da produção uma espécie de desfile de alto padrão e de onde sairão as referências para os produtos mais simples e usuais da grade da Globo.

MELHOR SÉRIE DE HUMOR MANUTENÇÃO CÔMICA "Tapas & Beijos" soube se fixar na programação da Globo de maneira inteligente. Sem medo de ousar, o texto de Cláudio Paiva muda sempre para continuar inspirado. Ciente da equipe e dos atores que tem em mãos, Paiva consegue fazer uma série divertida, leve, coerente e que não engessa suas tramas. Como resultado, o eixo dramático sem mantém forte e todos os atores têm seus momentos de destaque. Até os mais secundários, como o Tavares e outro tipos interpretados pelo ótimo Kiko Mascarenhas.


8 TVGazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Melhores & Piores FIGURINO NOS MÍNIMOS DETALHES "Meu Pedacinho de Chão" foi um deleite visual. Muito por conta dos figurinos inventivos criados por Thanara Schönardie e sua equipe. Sem se apegar a modismos, tudo servia para vestir os personagens de Benedito Ruy Barbosa. Capas de lona,casacos feitos de garrafa pet,alfaiataria e muitas cores foram utilizadas para dar o toque de fantasia da novela. O resultado é arte pura.

MELHOR PRODUÇÃO INFANTIL NO ALVO O SBT descobriu seu apelo infantil e passou a investir certo na área de dramaturgia. No ar desde 2013, o "remake" de "Chiquititas" segue por uma linha totalmente própria e antenada com o cotidiano de seu público. Bem produzida e dirigida por Reynaldo Boury, a produção chama a atenção pelo bom gosto e padrão de qualidade técnica, coisas que sempre deixam a desejar em produções voltadas para o público infantil. O destaque ainda fica por conta da atuação cheia de sutilezas de Manuela do Monte, na pele da protagonista Carol.

TRILHA SONORA TOCA DE TUDO Em toda festa que se preze, a música precisa ser boa. E no evento que ambienta as ações de "O Rebu" não foi diferente. Eduardo Queiroz e Mariozinho Rocha capricharam na seleção de canções clássicas e que variavam de acordo com os acontecimentos da celebração. O destaque fica por conta da cena inicial, com Patrícia Pillar andando e falando com os convidados ao som de "Don't Let Me Be Misunderstood", a festiva canção setentista do grupo Santa Esmeralda. Ainda na eclética lista, New Order, Jay-Jay Johanson, Time Impala, Gal Costa, Milton Nascimento e Luiz Melodia.

CENOGRAFIA CIDADE FANTÁSTICA O conceito de imagem criado por Luiz Fernando Carvalho para "Meu Pedacinho de Chão" foi extremamente ousado. E teve seu ponto de maior cuidado na criação da pequena Vila de Santa Fé. Como se o mundo fosse de brinquedo, a cidade contou com cerca de 28 construções e foi erguida em um terreno de 8 mil m². Feita de forma artesanal, o local abusava de cores e referências de casas e comércios dos Séculos XIX e XX. Um trabalho preciso e cheio de detalhes, como as árvores revestidas de crochê e telhados feitos de lata.


TVGazeta do Oeste 9

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Melhores & Piores

GRANDES EVENTOS

E

m um ano de Copa do Mundo e eleições,o telejornalismo teve um 2014 repleto de pautas e informações sem precisar se esforçar muito. Antes de junho, a preocupação eram se as obras para o Mundial iam ficar prontas a tempo e se as manifestações de 2013 iam estragar o "evento do ano". Depois, o espaço na mídia foi preenchido pelo bom andamento dos jogos e pela expectativa eleitoral. Com informações precisas e uma imparcialidade que não soa "blasé" e descompromissada, o "Jornal da Band" se destacou e foi o vencedor na categoria telejornal do "Melhores & Piores de TV Press 2014". A descontração e o bom senso de Chico Pinheiro tam-

bém foram premiados.À frente do "Bom Dia Brasil",o apresentador quase anima quem está em casa com seus "bordões" e sua naturalidade. Na contramão, ficaram as opiniões raivosas e perversas de Rachel Sheherazade, do "SBT Brasil", e o sanguinário "Fala Brasil",da Record, que foram eleitos os piores na categoria Apresentadora de Telejornal e Telejornal. Até 2016, nas Olimpíadas, os telejornais esportivos tiveram grande destaque. Com toda visibilidade, fica fácil ver quais produções sabem ter uma mistura consistente, informativa e agradável de ver. O "Redação SporTV", pelo terceiro ano consecutivo, foi vence-

MELHOR TELEJORNAL EFICIÊNCIA BÁSICA Informativo, leve e direto, o "Jornal da Band" reúne elementos simples, algo esquecido por telejornais de emissoras abertas. Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas conseguem, com facilidade, usar uma linguagem direta para atingir a todas as classes e públicos. Por isso, a produção se torna universal e sem "firulas". Na bancada, a credibilidade dos âncoras mescla sutileza, estilo, bom humor, dinâmica e opinião. Principalmente devido à boa desenvoltura de Boechat, que, sem "papas na língua", dá bons panoramas sobre as pautas. Os repórteres também têm bom entrosamento com a dupla de apresentadores, o que torna a exposição de matérias um processo fluido. Vale lembrar que os âncoras contam com a ilustre substituição de figuras como Bóris Casoy em edições esporádicas.

PIOR TELEJORNAL MISTURA LETAL Há muitos anos, a Record luta para achar uma direção para o "Fala Brasil". As constantes mudanças de apresentadores e de cenário, no entanto, não jogam a favor da produção. Pelo contrário. Sem uma linha editorial clara e sem nomes de peso na bancada, o telejornal perde o elemento básico e imprescindível: a credibilidade. A dupla de apresentadores sai do lugar-comum do "casal" da bancada. No entanto, Carla Cecato e Roberta Piza não mostram confiança necessária para ancorar o programa. Além de tudo, as pautas variam entre "sangrentas" e fúteis. Sem conteúdos interessantes ou nomes de peso, o telejornal fica muito aquém de seus concorrentes.

dor na categoria Programa de Esporte. Sem muito apelo durante os jogos da Copa, a produção do canal a cabo comandada por André Risek se destacou na repercussão das notícias do dia. A gritaria e o excesso de clubismo no "Jogo Aberto" acabou rendendo à produção da Band o "status" de Pior Programa de Esporte do ano. Sem grandes surpresas, o ano do telejornalismo colheu os frutos de uma boa direção somada a bons nomes. Quem não uniu pelo menos os dois ingredientes acabou ficando muito aquém da concorrência.

MELHOR PRODUÇÃO TELEJORNALÍSTICA DEVARIEDADES NA MEDIDA Com informação e entretenimento, o "Estúdio I" se destaca por sua versatilidade. Comandada por Maria Beltrão desde 2008, a produção da Globo News consegue dosar seriedade,temas de comportamento e as já tradicionais "canjas" musicais. Os repórteres, sempre ao vivo, têm bom entrosamento com a apresentadora e chegam com informações complementares com as já debatidas no programa. Sempre que possível, as pautas ao vivo, como aconteceu muito neste ano de Copa do Mundo e eleições, são bem aproveitadas pela equipe. O baixo orçamento, evidenciado pelo cenário simples, é compensado com bons debatedores. Dez comentaristas fixos tornam o "Estúdio I" a melhor produção telejornalística de variedades.

PIOR PRODUÇÃO TELEJORNALÍSTICA DEVARIEDADES ALÉM DA CONTA O problema da Record parece ser achar o tom. Da teledramaturgia ao jornalismo, passando pela linha de shows, a emissora não consegue acertar o ponteiro de sua programação. Com telejornais fracos, a balança pesa contra as produções de variedade. O "Domingo Espetacular" se destaca por ser o pior entre eles. O formato, já conhecido do público, é mal explorado. O excesso de pautas irrelevantes e um sensacionalismo que dá preguiça esvaziam o programa apresentado por Paulo Henrique Amorim, Thalita Oliveira e Janine Borba. Muito "over", o dominical peca pelos exageros.


10 TVGazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Resumo

ALTO ASTRAL

MALHAÇÃO

BOOGIE OOGIE

GLOBO - 17H:50

GLOBO - 18H:15

GLOBO - 19H:10

Segunda (29/12) - Karina fica frustrada com Pedro, que tenta se explicar para a namorada. Duca se despede de Alan. Nat pede para entrar no esquema de Lobão e Heideguer. Joaquina encontra a luva com o pendrive de Alan na mata. Henrique e Duca fazem fotos com Bianca. Sol diz a Bete que Dalva a protegeu e expulsou Simplício de sua casa. Bianca se despede de Henrique. Cobra pede que Jade assuma o namoro para Lucrécia. Nando sugere que Vicky e Sol promovam uma batalha musical. Marcelo comenta com Gael sua intenção de deixar Delma penalizada com o seu estado. Karina conta para Bianca o que aconteceu com Pedro, e a menina incentiva a irmã a conversar com o namorado. Delma aconselha Lincoln a se desculpar com Jeff. Karina descobre que Vicky integrará a banda. Jeff destrata Lincoln. Vicky enfrenta Karina.

Segunda (29/12) - Susana conta para Sandra o que sabe sobre o segredo de Carlota. Rafael descobre que Sandra está investigando Carlota.Artur ouve Cristina agradecendo Curi e conta para Célia. Mário decide aceitar os planos de negócios de Susana para a Star Trip.Rodrigo leva Sandra para conversar com Daniele. Rafael decide cancelar seu casamento. Beatriz faz um jantar especial para Elísio.Vitória estimula Sandra a procurar uma pista sobre Ivan e ela pede ajuda a Gilson.Leonor convida Elísio para jantar.Elísio avisa Beatriz que jantará com Leonor. Vitória se surpreende ao saber que Rafael cancelou seu casamento.Rafael discute com Sandra.

Segunda (29/12) - Marcos e Gustavo culpam Caíque pelo acidente. Heitor acusa Suzana pela morte de Oscar. Marcos informa a Vicente que Caíque é doente e pede que convença Laura a deixar seu irmão. Laura diz a Fernando que se sente pressionada por sua família para se afastar de Caíque. Israel comenta com Itália que Manuel ficará furioso quando souber que César pretende pedila em casamento. Débora manda uma mensagem do celular de César para toda a família de Itália, divulgando o vídeo da noite que eles passaram juntos. Caíque pede perdão a Laura e confessa não saber o que aconteceu no acidente com Gustavo.

Terça (30/12) - Sandra desconfia de Wilson.Rafael afirma que só se reaproximará de Sandra depois que ela deixar a mansão. Vitória convence Beatriz a fazer uma festa de Réveillon para impressionar Elísio. Leonor beija Elísio. Carlota se encontra com Corvo e descobre que Wilson foi procurado em seu trabalho. Rafael informa a Sandra que não passará o Ano Novo com ela. Cristina conta para Diana sobre sua viagem. Mário afirma que vai descobrir se Fernando é amante de Cristina. Elísio avisa a Beatriz que ficará com Leonor no Réveillon.Diana confirma que Vitória falsificou o atestado de doença.

Terça (30/12) - Laura evita falar com Caíque. César tenta explicar que não foi ele quem enviou o vídeo, mas é repudiado pela família de Itália. Marcos tenta convencer Maria Inês a internar Caíque. Laura reage à ordem de Vicente e diz ao avô que não abandonará Caíque. Úrsula e Liz folheiam edições antigas de uma revista e encontram fotos de Scarlett Máximo, sobrinha de Adriana e ex-namorada de Ricardo. Adriana manda Scarlett voltar a Nova Iorque para cuidar do pai. Vicente procura Caíque e pede ao rapaz para terminar seu romance com Laura.

Quarta (31/12) - Vitória exige que Paulo mantenha segredo sobre sua falsa doença. Daniele aconselha Vitória a reconquistar Rafael. Leonor diz para Carlota se preocupar com Sandra. Sandra pede para Elísio passar o Ano Novo com Beatriz.Sandra e Rafael se despedem. Carlota afirma a Beto que ficará com a Vip Turismo. Beto se surpreende ao ver Inês e Tadeu juntos. Beatriz chora depois que Elísio sai de casa. Mário afirma a Gilda que vai tirar Cristina de sua casa. Carlota fica presa no elevador.Rafael chega de viagem e Vitória o leva para a Boogie Oogie. Leonor e Elísio se beijam.

Quarta (31/12) - Vicente exige que Caíque se afaste de Laura. Maria Inês pede desculpas a Caíque, por ter pensado em interná-lo e afirma acreditar no filho. Laura não gosta de saber que seu avô procurou Caíque. Suzana combina com Emerson que lhe dará o título de sócio-atleta do clube se Ricardo concordar em treiná-lo. Laura vai ao encontro de Caíque, mas Escobar avisa que ele viajou com a mãe. César pede ajuda a Gustavo para conseguir convencer Itália de que ele não está envolvido na gravação do vídeo. .

Terça (30/12) - Vicky provoca Karina e Cobra tenta conter a lutadora. Pedro pede conselhos para Nando. Cobra consola Karina. Henrique espera pelo pai no escritório de advocacia. Heideguer sugere que Lobão indique o nome de Wallace para lutar no Warriors. Pedro procura Karina. Heideguer pede para Henrique morar com ele ao saber de seu envolvimento com Bianca. Lincoln e Jeff fazem as pazes. Marcelo leva um fora de Delma e Roberta tenta ajudá-lo. Pedro pensa em fazer Vicky se interessar por João. Jeff se preocupa com Mari. Simplício aparece na festa de Lincoln e Bete se irrita. Duca e Nat se beijam. Quarta (31/12) - Duca tira Nat de sua casa. Wallace e Lincoln expulsam Simplício e não o deixam falar com Bete. Cobra tenta ajudar Nat. Dalva percebe a tristeza de Duca. Wallace protege Sol de Simplício. Joaquina pede para treinar na academia de Gael. Vicky provoca Karina. Zé e Marcão pedem para promover uma festa na Ribalta. Pedro tem uma ideia para afastar Vicky. Marcelo chega para trabalhar no Perfeitão e discute com Delma. Pedro pede para Bianca ajudá-lo a arrumar João para conquistar Vicky. Dandara leva Delma para fazer compras. Delma muda de visual e provoca ciúme em Marcelo. Quinta (01/01) - Nando convida Delma e Tomtom para ir à festa na Ribalta. Bianca treina João, que tenta beijá-la. Bianca fala para Karina que Vicky está interessada em outro menino. Pedro não gosta de ver Nando se aproximar de Delma. Lucrécia desiste de ir à festa com Jade. Dandara e René se surpreendem com o novo visual do filho. Pedro repreende Rominho e Luiz Cláudio por elogiarem Delma. Fabi, Pri e Joaquina aceitam ajudar Bianca e enganar Vicky. Pedro explica seu plano para Sol. Delma e Tomtom elogiam Karina. Sol, Pri, Fabi e Joaquina fazem falsas declarações para João e Vicky passa a prestar atenção no menino. Lucrécia decide ir à festa na Ribalta. Jade dança para Cobra no QG. Sexta (02/01) - Pri e Fabi impedem Vicky de se aproximar de João. Vicky conversa com Bianca sobre João. Jade e Cobra falam sobre seus sonhos. Lucrécia procura pela filha ao chegar à festa. Pedro se incomoda ao ver Delma se divertir com Nando. Jade consegue enganar Lucrécia e Edgard a repreende. Dalva obriga Duca a ir à festa. Gael chega à Ribalta e fica arrasado ao ver Dandara e René juntos. Pedro e Sol anunciam uma música feita para Gael e deixam o mestre furioso. Joaquina se interessa por Gael. Vicky tenta provocar Karina. Duca pede para dançar com Bianca.

Quinta (01/01) - Beto, Pedro, Inês e Tadeu vêem Rafael e Vitória se beijando.Rafael repreende Vitória. Os bombeiros resgatam Carlota do elevador. Elísio vê Beatriz dormindo e se entristece. Leonor comemora o beijo que trocou com Elísio. Beto conta para Sandra sobre o beijo entre Rafael e Vitória. Inês aconselha Rafael a conversar com Sandra. Carlota garante que descobrirá quem procurou Wilson. Sandra discute com Rafael. Sandra pede para Paulo conseguir informações sobre a Boate Vogue. Vitória alerta Sandra. Sexta (02/01) - Sandra enfrenta Carlota. Pedro e Vitória comemoram a briga de Rafael e Sandra. Gustavo, um inspetor de polícia, procura Susana na casa de Inês. Carlota conta a Homero que foi Sandra quem procurou Wilson.Cristina volta de viagem furiosa com Fernando e Susana vai atrás dela. Rafael fala para Mário que precisa da casa da Urca. Mário exige que Fernando convença Cristina a sair de sua casa. Carlota sabota os brigadeiros de Augusta. Daniele reclama da falta de atenção de Rodrigo. Carlota afirma a Homero que convencerá Susana a ficar do seu lado. Sábado (03/01) - Sandra lê o artigo do jornal e conta para Luisa o que descobriu. Homero encontra com Susana. Beatriz sente ciúmes de Elísio. Otávio escuta Célia e Artur conversando e descobre que Cristina é a nova amante de Fernando. Otavio conta para Beatriz sobre Cristina e Fernando. Vitória conversa com Madalena sobre Elísio e Paulo. Mário e Gilda chegam na agência e encontram tudo destruído. Susana pede dinheiro para Rafael e Inês. Serginho chega e conta o que aconteceu na Star Trip para Inês, Rafael e Susana. Sandra vai à delegacia e tenta obter informações sobre a Boate Vogue.

Quinta (01/01) - Caíque explica a Maria Inês que precisa descobrir o que ele tem. Úrsula não gosta quando Liz oferece carona para Emerson. César implora para que Itália acredite que não foi ele quem gravou o vídeo. Fernando estranha o interesse de Adriana em saber sobre a distribuição das ações do hospital. Marcos conta a Laura que Caíque se internou por vontade própria e pediu para que ninguém contasse a ela. Suzana entrega a Emerson o título de sócio do clube. Sexta (02/01) - Gaby tenta seduzir Gustavo no vestiário do clube. Caíque finge que está tendo uma crise para não falar com Laura, e acaba sendo sedado por Ivani. Sueli pede ajuda a Serginho para conseguir a senha do computador de Marcos. Caíque diz a Bella que teve que fingir que estava surtando, para não atrapalhar a vida de Laura. Ivani observa Caíque conversando com Bella e conclui que ele está doente. Gustavo destrata Emerson, que é defendido por Ricardo. Samantha ordena que Marcos tire Caíque da clínica e ameaça contar seu plano para Laura. Caíque pede ajuda a Maria Inês. Sábado (03/01) - Ivani diz a Maria Inês que Caíque teve uma crise. Maria Inês conta a Marcos que a diretora da clínica acha que Caíque sofre de uma doença mental. Fernando tranquiliza Laura e promete que vai visitar Caíque. Débora jura para Bélgica que não sabia da aposta envolvendo Itália, e promete que irá ajudá-la a dar uma lição em Gaby e Gustavo. Caíque avisa que quer deixar a clínica, mas Ivani pede que ele seja sedado novamente. Marcos pede a Ivani que proíba a visita de Maria Inês a Caíque. Sergio consegue a senha de Marcos e entrega a Sueli. Samantha volta a ouvir a voz, que sugere que ela assista ao jogo de tênis em que ocorrerá uma explosão.


TVGazeta do Oeste 11

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Resumo IMPÉRIO

VITÓRIA

GLOBO - 21 H

RECORD - 21H20

Segunda (29/12) - Maria Marta discute com Cora e reconhece o anel de José Alfredo. Du amamenta seus filhos gêmeos. José Alfredo exige que Josué o leve para ver Maria Isis. Maria Marta comenta com Maria Ísis que acredita que José Alfredo esteja vivo. Maria Marta avisa que quer exumar o corpo do ex-marido, e Cristina se recusa a aceitar. Maria Marta deduz que Cristina sabe que José Alfredo está vivo e pede para falar com ele. Cora briga com Sirlene. Cristina pensa em Vicente. Leonardo faz um teste na escola de samba para interpretar José Alfredo no carnaval. José Alfredo vê Maria Marta chegar com Maurílio ao restaurante de Vicente e se esconde. Maria Ísis desmaia ao ver José Alfredo e Maria Clara observa a cena.

Segunda (29/12) - Diana aguarda aflita por notícias da chegada de Vitória ao hospital. Katia confessa para Ramiro que a morte de Vitória foi forjada para enganar Iago. William tenta conseguir alguma informação, mas Sabrina mantém a farsa. Laíza se surpreende e fica sem graça ao receber uma declaração de amor de Jorge. Clarice entrega um cheque para Dante, que agradece o empréstimo emocionado com a gentileza. Iago se irrita ao saber que a equipe de detetives ainda não localizou o caminhão que está com Vitória. Diana conta para Luciene e Nelito que, apesar de terem conseguido passar pelas barreiras sem dificuldade, Vitória está bastante debilitada. Os professores brindam felizes pela conquista do dinheiro para comprar a casa e tirá-la de Priscila. Iago fica surpreso ao receber a visita de Clarice.

Terça (30/12) - Josué vê Maria Clara se aproximando com seu carro. José Alfredo leva Maria Ísis para seu esconderijo. Maria Clara conta para Maria Marta o que aconteceu com Maria Ísis. Cristina procura José Alfredo e conta sobre a ameaça de Maria Marta. Salvador muda sua pintura por causa de Helena. Maria Marta pensa na morte de José Alfredo. José Alfredo e Maria Ísis fazem as pazes. Érika pede que Téo não publique a declaração que Danielle fez para Maurílio. Leonardo enfrenta Enrico e Amanda comemora. Cora pensa em descobrir o esconderijo de José Alfredo. Maria Ísis se despede de José Alfredo. Maria Marta exige que Maria Ísis conte onde o Comendador está escondido. Quarta (31/12) - Maria Ísis enfrenta Marta e afirma que José Alfredo está morto. Cristina convoca uma nova reunião na joalheria Império. José Alfredo avisa a Cristina que Josué irá à sua casa para recuperar o anel que Cora roubou. Robertão recebe uma proposta de trabalho para deixar o país. Cristina tem uma ideia para tentar salvar a Império, mas Maria Clara se recusa a ajudá-la. Cora vai até o cemitério. Téo sugere que Magnólia e Severo peçam para Cláudio organizar sua festa. Orville sente ciúmes de Juliane com Arnoldão. Josué encontra a caixa de segredos de Cora. Cristina pergunta se Patrício pode criar uma coleção mais popular para a joalheria Império. Josué entrega o anel para José Alfredo. Quinta (01/01) - Manoel se preocupa ao notar que Enrico vê Josué saindo de seu bar. Cláudio aceita organizar a festa de Magnólia e Severo, mas impõe algumas condições. Cristina acerta com Patrício de fazer a nova coleção da joalheria Império. Maria Clara ouve a voz de seu pai no telefone de Josué e fica intrigada. Mário Borriello e Antoninho aprovam os desenhos de Orville para o Carnaval. Arnoldão e Juliane confirmam o namoro para Xana e Naná. Enrico se lembra do último Ano Novo que passou com a família. Cora descobre que o anel de José Alfredo sumiu. Salvador e Helena ficam juntos. Cora vê José Alfredo. Sexta (02/01) - José Alfredo finge ser uma assombração para confundir Cora. Vicente cumprimenta sua equipe e presenteia a todos. Xana se irrita quando Naná recebe um telefonema de Antônio. Maria Marta dispensa Maurílio e fica no quarto de José Alfredo. Vicente e Cristina se beijam. Maria Clara se declara para Vicente. Salvador observa Helena dormir e Carmem se preocupa com a moça. Maria Ísis e José Alfredo passam o dia juntos. Téo escreve a bibliografia não autorizada de José Alfredo. Cláudio liga para Leonardo. Cora aparece na casa de Maria Marta e anuncia que viu José Alfredo. Sábado (03/01) - Maria Marta faz um acordo com Cora para descobrir o esconderijo de José Alfredo. Xana aconselha Vicente a escolher entre Cristina e Maria Clara. Xana ouve Naná falando com Antônio. Josué chega para falar com Maria Marta. Bruna fala para José Pedro que sua mãe está com Maurílio. Maria Marta manda Josué da um recado para José Alfredo. Silviano avisa a Danielle que Bruna está na mansão. José Alfredo explica seu novo plano para Josué e manda que ele o execute o quanto antes. Orville fica encantado com o quadro que Salvador pinta de Helena. Maria Marta questiona Danielle sobre seu envolvimento com Maurílio. José Alfredo manda Cristina permitir que seu falso corpo seja exumado.

Terça (30/12) - Mossoró aceita conversar com Quim sobre a invasão à casa de Iago. Paulão contraria Priscila e resolve dar uma lição em Quim. Três neonazistas entram na casa de chá e agridem o neto de Zuzu. Iago diz que vai se vingar de Diana. Edu diz que Vitória passa bem e Artur agradece a ajuda dos amigos no resgate da égua. A polícia chega à casa de chá, mas dois neonazistas conseguem escapar. Priscila consegue fazer cópia da chave do quarto onde está Enzo e Pedro. Iago conversa com Priscila, Paulão, Enzo e Pedro enquanto mostra uma planta da estrada que liga Rio a Petrópolis. O vilão planeja derrubar uma barreira da rodovia sobre Diana. Artur questiona a decisão de Clarice de ter encontrado Iago e diz que o vilão ameaçou matar Diana. Quarta (31/12) - Zuzu fica em choque ao ouvir Manel dizendo para Renata que ela está com Alzheimer. Diana explode de alegria ao ouvir Bernardo dizer que Vitória passa bem. A joqueta agradece tudo que o treinador tem feito por ela. Dante telefona para Priscila e conta que os professores estão com o dinheiro para comprar a casa. Renata se abre com Jorge e Ricardinho. Ela conta que sua mãe está com Alzheimer. Edu conversa com Artur e pede uns dias de folga para ficar ao lado da ex-esposa. Quim desconfia que Edu, Renata e Manel estão escondendo algo. Dante fica chocado ao ouvir Priscila dizer que a casa dos professores já foi vendida. Zuzu se abre com Manel e diz já saber que está com Alzheimer. Quinta (01/01) - Dante conta para Virgulino que Priscila vendeu a casa dos professores para Maria Zilda e pede segredo. Bernardo discute com Iago, e Clarice passa mal. Ciça reconhece as vozes de Pedro e Enzo e descobre onde eles estão escondidos. Edu diz que Quim irá morar fora do Brasil. Priscila consegue entrar no quarto onde está Enzo e Pedro. Sem que a vilã perceba, Ciça a observa. Artur pede para Clarice abandonar a ideia de assumir parte da escola, mas é firme e se impõe. Beatriz incentiva Quim a ir morar com a mãe em Londres. Edu encontra Diana e diz que Vitória não vai poder mais correr. Artur liga para Priscila e propõe parceria para derrubar Iago. Sexta (02/01) - Javier insiste para Artur não se unir a ela. Diana ouve a conversa e recrimina Artur por tentar firmar parceria com a neonazista. Decidido, Artur separa uma boa quantia em dinheiro para oferecer para Priscila. Artur conta que precisa agir o quanto antes, já que Iago pode atacar a qualquer momento. Paulão critica a decisão de Priscila aceitar ser parceira de Artur, mas ela conta que receberá bastante dinheiro em troca. Artur aguarda Priscila na casa de Bernardo. Quim se emociona ao se despedir de todos e lamenta ter que deixar a cidade porque corre risco de vida. Priscila avisa Paulão que pode matar o maior inimigo de Iago e ser recompensada por isso. Priscila pega uma pistola e pede que Paulão espere do lado de fora. Priscila revela para Artur que Iago poderia lhe pagar uma fortuna caso o matasse.


12 TVGazeta do Oeste

Mossoró, domingo, 28 de dezembro de 2014

Melhores & Piores MELHOR NARRADOR

MELHOR PROGRAMA DE ESPORTE

DONO DA BOLA Um jogo de futebol envolve paixão, tensão e até certas doses de descontrole. Quem está na cabine de imprensa precisa saber exatamente disso para dialogar com quem está em casa, ansioso. Luiz Roberto parece entender exatamente o que se passa com o telespectador durante as partidas. Além de levar bem o clima do pré-jogo, ele segue com emoção durante os 90 minutos. O torcedor sabe quando a partida está ruim - especialmente para o seu time - e Luiz Roberto também deve saber. Por isso, "não deixa a peteca cair". Quem está assistindo acaba sendo levado pelas suas palavras. Sem um tom clubista, ele é imparcial, seguro e procura sempre manter a ética na hora de criticar juízes, técnicos e jogadores.

BOA MARÉ Sem ficar preso aos gols da rodada, contratações e polêmicas do mundo do futebol,o tom analítico do "Redação SporTV" faz com que o programa se sobressaia entre seus concorrentes. Comandada por André Risek, a produção traça um panorama do esporte brasileiro e mundial, mostrando e debatendo os principais lances. As crônicas esportivas também são um ponto positivo. Em um ano de Copa do Mundo, o "Redação" conseguiu abraçar de forma coerente e concisa os 64 jogos do Mundial e, ao longo do ano, continuou consistente.

PIOR NARRADOR MUITA "FIRULA" Criticar a forma como Galvão Bueno narra os jogos já passou a ser praxe dos brasileiros. Seja em casa ou nos estádios, é clara a reprovação que ele sofre. Entender os motivos não é difícil. Além de não inovar, Galvão irrita com sua visão sobre a Seleção Brasileira. O tom paternalista vai de encontro a todos os outros narradores,que se limitam a, de fato, narrar o jogo.O excesso de comentários "sem noção" e as interrupções dos seus companheiros da cabine também acabam prejudicando o andamento do jogo, que se torna coadjuvante. A impressão que dá é que Galvão quer aparecer mais do que quem está em campo.

MELHOR COMENTARISTA CONHECIMENTO DE CAUSA Comentar futebol é uma tarefa difícil. Para não colocar paixão, preferências ou nada além da técnica ao vivo, é preciso calma e paciência. E Caio Ribeiro parece ter as duas características. Além do carisma, claro. Com jeito delicado, ele consegue explicar futebol de forma didática, sem ser chato, e descomplicada, sem ficar no "beábá". Com informações pertinentes e boas colocações, tem tido cada vez mais espaço dentro da grade da Globo. Durante a Copa do Mundo, fez bom trabalho ao lado de Tiago Leifert no "Central da Copa",ganhando quadros e maior repercussão. Seja em jogos internacionais ou estaduais, o ex-jogador mostra uma visão ampla das quatro linhas e conhecimento de causa na hora de elogiar ou criticar.

PIOR PROGRAMA DE ESPORTE GRITARIA E POUCA INFORMAÇÃO Assistir ao "Jogo Aberto" é como ouvir um jogo de futebol no rádio. Com tantos gritos, intervenções e barulhos externos, quem está querendo torcer não sabe se a bola está nas mãos do seu goleiro ou na defesa. O programa apresentado por Renata Fan segue a mesma linha. O telespectador não consegue entender o que está acontecendo. Os comentaristas, formados essencialmente por "entendidos" e ex-jogadores de futebol, também não informam ou divertem. Pelo contrário, estimulam o que há de mais chato e pedante do clubismo.

MELHOR APRES. DE TELEJORNAL DEVIDA APROPRIAÇÃO No "Bom Dia Brasil", Chico Pinheiro consegue a façanha de ser carismático, simpático e crível. Com muita credibilidade, o jornalista rouba a cena independentemente de sua parceira na bancada.Antes com Renata Vasconcellos e agora com Ana Paula Araújo, ele, cada vez mais opinativo, é um diferencial no programa. Suas tradicionais "frases de efeito" e gestos casuais dão ao jeito "mineiro" de Chico um tom informal que torna o telejornal leve e fluido para as manhãs de segunda a sexta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.