16 09 2015

Page 1

CODERN

CEDIDA

Cidades

Escola

O movimento de cargas no Porto de Natal cresceu 25% neste ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Já são 287 mil toneladas.

Estudantes de escola municipal compreenderam a importância da amamentação e como fazer um cartaz para conscientizar as pessoas.

•CIDADES, 3

FUNDADO EM 30/04/1977, POR CANINDÉ QUEIROZ

24H NO AR NA VERSÃO ON LINE

•ESCOLA, 7

GAZETA

GAZETADOOESTE.COM.BR

Ano 39 — Nº 10.070 — Mossoró-RN, QUARTA-FEIRA, 16 de setembro de 2015

do OESTE

SEM MEIAS PALAVRAS. NEM MEIAS VERDADES.

@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE

PREÇO: R$ 2,00

Pesquisa aponta desânimo no RN em relação à crise INDICADORES•Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, encomendada pela Federação das

Indústrias do Rio Grande do Norte, revela que os potiguares estão insatisfeitos e pessimistas. Serviço co-

O CÂMERA

mo saúde não agrada e o descrédito com a classe política está cada vez mais evidente. •CIDADES, Capa Jailson foi morto a tiros WILSON MORENO

Janduís

Assassinato de mecânico pode ter sido execução Alvejado com tiros de escopeta, o mecânico Jailson Gomes de Brito,28,o “Paraíba”, pode ter sido executado, segundo primeiros levantamentos policiais. •Página 7

Mossoró

Paralisação Com salário atrasado, motoristas de ônibus de Mossoró paralisaram atividades ontem e empresa fala em aumento de tarifa para cobrir custos. •MOSSORÓ, Capa

Presidente do TJRN pede fim dos saques ao fundo previdenciário •Página 3

Funcionários dos Correios decidem não entrar em greve •MOSSORÓ, 4

Chá Beneficente da AAPCMR acontece hoje Será realizada hoje, a partir das 19h30, no Requinte Buffet, a 15ª edição do Chá Beneficente. Renda será revertida para a farmácia de manipulação da instituição.

DÊ SUA SUGESTÃO, FALE COM A GENTE: 3314-1687 — redacaogazetadooeste@gmail.com; comercial@gazetadooeste.com.br — ESTA EDIÇÃO TEM 42 páginas

C

M

A

P


OPINIÃO

2 Gazeta do Oeste

ESPAÇO DORIAN JORGE FREIRE

GILBERTO DE SOUSA

CIRCULANDO EM OFF

AS CIÊNCIAS E OS CANTOS DE SEREIAS

gilberto-de-sousa@hotmail.com

A GREVE DOS ÔNIBUS A Prefeitura de Mossoró liberou uma nota ontem, mostrando-se surpresa com a greve dos motoristas dos ônibus que servem ao setor de transportes públicos. A Prefeitura também se mostra surpresa com a greve e faz esclarecimentos sobre a situação. Veja: "A Prefeitura de Mossoró esclarece que o transporte coletivo municipal é uma concessão pública e está funcionando em caráter emergencial. O período de contrato da Prefeitura com a empresa BR Buss é de 180 dias. Paralelamente, o município já realiza processo licitatório a fim de regularizar definitivamente o transporte público na cidade. A prefeitura, assim como a população, foi pega de surpresa pela não circulação dos ônibus e, devido ao não cumprimento pela empresa do estabelecido em contrato, a BR Buss será notificada. No que diz respeito às responsabilidades da Prefeitura, todos os esforços estão sendo feitos para regularizar a mobilidade urbana no município. Informamos ainda que o contrato emergencial entre Prefeitura e BR Buss não estabelece nenhum acordo para que a Prefeitura repasse algum subsídio ou custeio à empresa". EM TEMPO Da forma que está tratando seus empregados e em meio a outros compromissos assumidos e não cumpridos com o município, acho muito difícil que esta empresa sequer reúna condições para participar do processo licitatório. É osso. NO PÁREO No município de Encanto, é muito provável que uma mulher entre no páreo para disputar a Prefeitura. Por sinal,um grande nome.É aguardar os desdobramentos. PRESENÇA E o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), retorna ao Estado no dia 2º deste mês para compromissos partidários. FEMINISTAS Em Mossoró, o Centro Feminista 8 de Março iniciou ontem a programação do seminário de enfrentamento à violência sexista, atos públicos, Caravana Agroecológica e 24h ininterruptas de cultura protagonizada por mulheres compõem a Virada Feminista Agroecológica e Cultural. O evento vai até amanhã, como encerramento da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. GREVE DA UERN O novo presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), professor Lemuel Rodrigues, assim como o anterior Valdomiro Morais, se mexe no sentido de tentar uma solução para acabar com o impasse em torno da greve dos docentes. Retorna a Natal com representantes dos três segmentos da instituição.

CORTES E AVANÇOS Muitas empresas se adequando aos tempos de crise e fazendo recuos através de cortes de despesas. Outras, porém, apostam em crescer com a crise. Tudo depende de visão. E coragem. BARES E RESTAURANTES Falar nisso, nos últimos meses muitos bares novos e restaurantes passaram a fazer parte das opções dos mossoroenses. E cada um com seus atrativos. Público para todos os gostos. EMERGINDO Quem esteve por essas bandas no final de semana que passou foi o presidente estadual do PR e ex-deputado João Maia. Passou em Upanema para prestigiar a inauguração de obras da administração do prefeito Luiz Jairo, dentro da programação de emancipação política do município, que chegou aos 62 anos.

EMPRESAS ATIVAS Todas as empresas optantes pelo lucro real, as de lucro presumido e as entidades sem fins de lucro que pagam PIS sobre a folha de pagamento devem fazer a declaração, cujo primeiro ano de obrigatoriedade será o de 2015. Esse grupo de empresas significa praticamente todas as empresas ativas.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA ALCIVAN COSTA

CODERN Por indicação do deputado Beto Rosado, o novo diretor da Companhia Docas do Rio Grande do Norte será o engenheiro Emiliano Rosado.

RELAX

Tomislav R. Femenick - Contador, mestre em Economia Há algumas ciências que, embora não aparentem, têm um grande dinamismo. Tomemos o exemplo da astronomia. Desde os gregos até Copérnico, Galileu e Kepler, ficou com os mesmos fundamentos e de lá para esta nova era - o tempo dos grandes telescópios e das sondas espaciais - tudo mudou novamente. Isso acontece com todas as ciências, sem exceções. Ora o andamento é rápido, em staccato, ora é lento, piano, piano. A contabilidade, a economia e a administração são ciências que não chamam muito a atenção do público leigo a elas. A contabilidade deve o seu grande salto ao monge franciscano Luca Pacioli, que no século XV desenvolveu os princípios da partida dobrada (a cada débito corresponde um crédito do mesmo valor e vice versa). Desde então, todas as inovações contábeis giram em torno desse mesmo princípio, com alguns novos agregados. A economia é mais dinâmica e registrou uma enxurrada de novas teorias desde os séculos XVIII e XIX, com Adam Smith e Karl Marx no centro das novas ideias. A ciência da administração, que anda pari passu com a economia e com da contabilidade, vez por outra também adota processos inovadores. Todavia há uma diferença: os novos métodos da administração povoam o mundo dos executivos e dos empreendedores e passam a nortear seu comportamento como um modismo. Tomemos alguns exemplos do século passado e deste século XXI: o fordismo, O&M, o toyotismo (e suas variáveis justin-time, kanban, qualidade total etc.), ISO 9000, a reengenharia e, ultimamente, o coaching. Nesse universo desponta a sigla EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization); em português LAJIDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Refere-se a um índice que representa o quanto uma empresa pode gerar de recursos através de suas atividades operacionais, sem considerar seus compromissos com impostos e despesas financeiras e, também, os valores das depreciações, exaustões e amortizações. É uma medida aproximada do poten-

cial de caixa do negócio e, ao mesmo tempo, da capacidade da organização em agregar valor ao seu produto. Em síntese é a rentabilidade operacional de uma empresa, um método de se mensurar a capacidade que uma empresa tem em gerar receitas, sem levar em conta os custos financeiros, os abatimentos concedidos e os impostos de qualquer natureza. No Brasil, a CVM - Comissão de Valores Imobiliários uniformizou os procedimentos para as empresas de capital aberto evidenciar sua Ebitda, estabelecendo uma fórmula que, simplificada, é a seguinte: Lucro operacional líquido menos depreciações e amortizações. A Ebitda pode variar de um número negativo até um número positivo - mas tende a ser positivo - e tem sido considerada um importante indicador para se analisar o desempenho das organizações, sem computar influências externas (impostos e custos financeiros, não custa repetir) e, também, para identificar a capacidade da sociedade como ente gerador de fluxo de caixa. Esse entendimento simplista a transformou em um "padrão popular para se medir o desempenho dos negócios". Porém não se deve entender que a Ebitda seja um indicador da possibilidade de lucros verdadeiros. É apenas uma boa métrica para indicar a rentabilidade operacional e não o fluxo de caixa real, pois não leva em conta os valores necessários para financiar o capital de giro e para substituir máquinas e equipamentos obsoletos, o que transforma o sistema em um processo de esconder fatos relevantes no quesito custo. Entre as principais críticas feitas a esse método está o fato de superestimar o potencial de caixa da empresa e na minimização da necessidade de recursos de terceiros de curto e longo prazo, na forma displicente como trata a carga fiscal e os dividendos e de esconder a carência de investimentos para renovação operacional e tecnológica. Isso tudo criaria um falso indicador de liquidez. A lição que se tira é que em ciência há que se tomar cuidado com os cantos de sereias.

CHARGE - POR LAÉRCIO EUGÊNIO

LEMBRETE O Conselho Regional de Contabilidade lembra que termina no próximo dia 30 de setembro o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), equivalente, para a pessoa jurídica, ao Imposto de Renda Pessoa Física.

CANSAÇO "A categoria já está cansada de audiências com a equipe técnica do Governo, que não apresenta uma saída definitiva para nossa paralisação.Queremos uma reunião com o líder do Executivo estadual e queremos que seja apresentada uma proposta concreta, que encerre a greve", afirmou o presidente da Aduern, Lemuel Rodrigues.

A QUEM INTERESSAR POSSA "Reflexões calmas, inclusive as mais calmas,ainda são melhores do que as decisões desesperadas".

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O advogado Christiano Ângelo adota preparativos para mais um fórum sobre sistema prisional em Mossoró, que este ano traz como tema a audiência de custódia

"Começaria tudo outra vez/Se preciso fosse, meu amor/A chama em meu peito/Ainda queima, saiba!/Nada foi em vão..." GONZAGUINHA

A MORTE NÃO É O FIM José de Paiva Netto - Jornalista, radialista e escritor A vida continua sempre e lutar por ela vale a pena. De vez em quando, surge alguém a falar sobre o suicídio, como se ele fosse uma glória, a do desaparecimento das dores e das perturbações da vida. No entanto, isso é um grande engano, no qual ninguém deve precipitar-se, porquanto todo aquele que procurar no fim da existência humana o esquecimento de tudo encontrará o supremo despertar da inteligência flagrada em delito, porque, buscando o fim, achará vida e suas cobranças a respeito do que o suicida terá feito com ela. A morte não é o término da existência humana. Como dizia o saudoso Proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, Alziro Zarur (1914-1979), "ela não existe em nenhum ponto do Universo". Realmente, porque nem o cadáver está morto. Ao desfazer-se, libera bilhões de formas minúsculas que vão gerar outras maneiras de existir. Você não acredita? Tem todo o direito. Mas se for verídico?! Premie-se, minha amiga, meu amigo, com o direito à dúvida, base do discurso científico, que, na perquirição incessante, continua rasgando estradas novas para a humanidade. Pense no fato de que, se o que afirmamos aqui for realidade, você encontrar-se-á, após um pseudoato libertário (o suicídio),terrivelmente agrilhoa-

do (ou agrilhoada). Achar-se-á em uma situação para a qual, de jeito algum, estava preparado, ou preparada. Para quem apelar se, de início, afastou de si todos os entes queridos e alegrias que teimava em não ver?! Naquele momento, tardiamente, gostaria de voltar a enxergá-los. E, somente à custa de muitas orações, que você, talvez, jamais, ou raras vezes,tenha proferido na Terra, perceberá,num gesto de humildade, uma luz que se lhe acendam nas trevas.Apenas desse modo poderá reencetar,depois de muitas dores, cobradas por seu próprio Espírito, uma caminhada que se terá tornado mais áspera. Como se diz aqui, na Religião Divina, "o suicídio não resolve as angústias de ninguém"; portanto, nem as suas. Meu irmão, minha irmã, a vida continua sempre, e lutar por ela vale a pena. Por pior que seja a escuridão da noite, o Sol nascerá, trazendo claridade aos corações. Ainda mais, se passarmos os olhos pelo redor do nosso dia a dia, veremos que existem aqueles seres humanos e até mesmo animais,em situação mais dolorosa, precisando que lhes seja estendida mão amiga. Não devemos perder a oportunidade de ajudar. Àquele que auxilia não faltará nunca o amparo bendito que lhe possa curar as feridas. Viver é melhor.

Um produto da C. Q. Organização Gráfica e Editorial Ltda. Fundada em 30 de abril de 1977 por Canindé Queiroz

Diretor CANINDÉ QUEIROZ

Diretor-adjunto PAULO LINHARES

Diretor de Redação GILBERTO DE SOUSA

Av. Cunha da Mota, 96/100 – Centro – Mossoró/RN – Fone: 3314-1687 Site: www.gazetadooeste.com.br – e-mail: gazeta@gazetadooeste.com.br AS MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES

Editora DANIELE SILVEIRA


Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

POLÍTICA

Gazeta do Oeste 3

APELO

TJ pede fim dos saques ao Fundo Previdenciário Desembargador Cláudio Santos publicou artigo no jornal Tribuna do Norte, onde sugere ao Governo do Estado que contenha gastos desnecessários CEDIDA

presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Claudio Santos fez um prognóstico sombrio em torno das finanças e da administração pública no Estado. Em artigo publicado no jornal Tribuna do Norte, Santos mencionou a situação econômica em nível nacional e, em uma comparação com o que está acontecendo atualmente no Rio Grande do Norte, o Desembargador prevê momentos de dificuldades para o Estado e faz criticas diretas ao chefe do Poder Executivo norte-riograndense,Robinson Faria (PSD) em razão dos saques sistemáticos no Fundo Previdenciário do Rio Grande do Norte que, segundo o presidente do Tribunal de Justiça,poderá comprometer a economia no futuro. "Se a atual situação econômico-financeira e social do Brasil é grave, a do Rio Grande do Norte é gravíssima, com forte possibilidade de se tornar caótica nos próximos meses. O déficit nas contas públicas estaduais é crescente, corroendo-se o Fundo Previdenciário mês a mês, como a juntar-se o lixo embaixo do tapete, que encobre não uma montanha de detritos,mas profundo sumidouro, por onde se esvai a poupança pública para pagamento dos aposentados e inativos, de hoje e de amanhã", detalhou. Para o Desembargador, a situação de apresenta ainda mais dramática,na medida em que a estiagem afeta um número cada dia mais abrangente de norte-riograndenses.De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, um número elevado de pessoas que não têm acesso à água. "Junte-se, ainda, a tudo isto,a maior estiagem de todos os tempos, que alcança cerca de 1/3 da população do Estado, que já não tem água para beber

O

Desembargador Cláudio Santos afirmou que a situação no Rio Grande do Norte é gravíssima

nem dinheiro para comprar", lamentou o Desembargador. Claudio Santos questiona do governador Robinson Faria,o que foi feito até o presente momento no sentido de conter o que classifica como sangria nos cofres do Rio Grande do Norte. O presidente do Tribunal de Justiça chegou a dizer que o Estado prioriza despesas que não se apresentam como prioritárias. "Não se sabe o que se fez até agora pelo menos para estancar a sangria dos cofres (?) públicos, com despesas desnecessárias aos objetivos maiores da administração estadual",questionou o presidente do TJ/RN. Ele recomendou ao chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte que, definitivamente, estabeleça prioridades financeiras, como forma de equilibrar as finanças publicas. "É imprescindível que se estabeleçam prioridades dentro de um perfil de gastos mensais, ab-

solutamente irracional,que aguardam a ação enérgica do gestor, independente de ser ou não simpática a série de medidas de austeridade, que devem contemplar todos os órgãos estaduais, e que deveriam ter sido tomadas desde janeiro", frisou. Além de problemas loca-

lizados, explica o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Desembargador Cláudio Santos destaca que as transferências por parte da União apresentaram queda vestiginosa estimada em R$ 50 milhões apenas no mês passado.O Desembargador Cláu-

dio Santos ressaltou ainda que o déficit previdenciário foi de R$ 35 milhões.Segundo ele, a receita total foi menor em R$ 75 milhões. "Os investimentos com utilização de recursos próprios do Estado são quase inexistentes.Minguados R$ 3 milhões e mais R$ 12 milhões para a Arena das Dunas",raciocinou o presidente do Tribunal de Justiça. Ele fez um apelo para que o Governo do Estado não descumpra compromisso com o funcionalismo público do Rio Grande do Norte. O Desembargador entende que o não repasse de recursos aos servidores afetará as futuras gerações de potiguares, principalmente aqueles que estão inseridos em uma faixa de baixa renda que não possuem capacidade de sonhar com a realização de uma poupança pessoal. "O que não pode acontecer é faltar o vencimento do final do mês para os servidores de setores prioritários, proventos para os inativos, e é inevitável que falte logo que se exaurir o Fundo Previdenciário - fato que afetará gravemente gerações -, notadamente daqueles que ganham menos e,por isto,são impossibilitados de realizar poupança pessoal", analisou. Ele assinala que, embora se tenha perdido muito tempo para se tomar às medidas

amargas que, segundo ele, a situação atual da economia inevitavelmente requer e, já não basta a reiterada demonstração de boa vontade na retórica -, ainda é imprescindível se tentar barrar a descida da pedra que rola desgovernada de ladeira abaixo,diminuindo a força da descaída e dando um rumo menos fatal ao inevitável caos. "Propõe-se urgente esforço conjunto de todas as autoridades públicas não apenas quanto ao presente, mas notadamente voltado para o futuro de médio e longo prazos, capaz de manter o básico e restabelecer a governança financeira, já que nesta seara de administração de recursos públicos os milagres não mais existem. Se não, aonde vamos parar?",questionou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O déficit nas contas públicas estaduais é crescente, corroendo-se o Fundo Previdenciário mês a mês". Cláudio Santos

Kelps leva assunto ao plenário da Assembleia Legislativa O deputado estadual Kelps Lima (SDD) repercutiu a opinião do presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos. A publicação, intitulada de "Caos à vista", traz o ponto de vista do chefe do Poder Judiciário sobre a situação financeira do Estado e foi classificada pelo parlamentar como um "chamado para assumir um pacto para salvar o Rio Grande do Norte". "O RN está marchando para a falência da máqui-

DEBATE

na pública. O governo do RN está fazendo movimentos perigosos, tanto para o Governo quanto para o Estado. Está usando o dinheiro dos aposentados, sem perspectiva de reembolso. O saque do Fundo Previdenciário vai fulminar as perspectivas daqueles que buscam nas medidas judiciais a solução dos problemas quando precisam de uma medida urgente para resolver pendências da saúde", exemplificou o parla-

mentar do Solidariedade. O deputado Tomba Farias (PSB) classificou o momento como "diferente de todos os que eu já vi e vivi". E ainda usou o tempo do aparte concedido para comentar os cortes anunciados pelo Governo Federal e consequências para os municípios. "Fiz pronunciamento ano passado alertando que o maior problema que a gente ia ter, se não chovesse, era o da seca.Hoje a população vive no interior, na inseguran-

ça profunda, sem saber como vai ser o dia de amanhã", disse o deputado do PSB. Os deputados Ricardo Motta (PROS) e George Soares (PR) também se manifestaram em acordo com o pronunciamento feito por Kelps Lima. "É preciso questionarmos que país é esse que nós queremos", disse George Soares.Encerrando os apartes, o deputado Getúlio Rego (DEM) concordou que é preciso tomar medidas.

PROPOSTA

Fernando Mineiro sugere discussões Deputado estadual Nélter Queiroz quer sobre o Orçamento Geral do Estado 2016 selo fiscal para setor de água mineral O deputado estadual Fernando Mineiro (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, propôs a realização de um debate para discutir o Orçamento Geral do Estado para 2016, documento encaminhado pelo Governo do Estado ao Legislativo potiguar. O parlamentar entende que a discussão orçamentária deve ser feita em conjunto pelos poderes estaduais. "É o momento oportuno para iniciarmos um de-

bate sobre a real situação do Estado,congregando o Executivo, Legislativo, Judiciário,Ministério Público e Tribunal de Contas em busca de uma solução coletiva para enfrentar a crise econômica do Rio Grande do Norte",defende Mineiro.Segundo o deputado, o Orçamento Geral do Estado é o documento que traduz a utilização dos recursos anuais. Durante o seu pronunciamento, o parlamentar solicitou à Comissão de Fi-

nanças e Fiscalização da Casa para que tão logo o documento seja encaminhado à comissão, seja promovido um debate para discutir assuntos como "o percentual de recursos destinados aos órgãos estaduais, sua finalidade, aplicação, questões centrais, suplementação, terçonamento na Assembleia para aumento ou diminuição de rubricas, dentre outras questões", disse o deputado estadual Fernando Mineiro.

A fim de facilitar o controle do comércio de água mineral no Estado, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) está propondo a criação de um selo fiscal para o setor. A medida, anunciada pelo paramentar em pronunciamento na Assembleia Legislativa, já existe com sucesso em outros estados e está sendo reivindicada pelo Sindicato da Indústria de Cervejas,Refrigerantes,Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do

Norte (SINCRAMIRN). "O nosso Estado é um dos poucos que ainda não conta com esse selo, que é muito importante para o setor", afirmou Nélter. O parlamentar também está defendendo a proposta do SINCRAMIRN,de que o garrafão retornável de 20 litros de água mineral seja incluído entre os produtos da cesta básica. Nélter disse que o sindicato,por meio dos seus associados e prestadores de serviço desenvolve uma ati-

vidade fundamental para a saúde da população.

O nosso Estado é um dos poucos que ainda não conta com esse selo, que é muito importante para o setor’’. Nélter Queiroz


GERAIS

4 Gazeta do Oeste netoqueiroz@uol.com.br

NETO QUEIROZ

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.

@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE

Maquiavel

NOTAS GERAIS

FILIAR AGORA OU NÃO?

PLUGADO

PERSEGUIÇÃO AO PREFEITO Com todo respeito ao vereador Genivan Vale, mas a nova bandeira que ele levantou para não perder os holofotes da mídia seria até sustentável para analisar as dificuldades financeiras que o município atravessa, mas ultrapassa o bom senso com a histeria de pedir o afastamento do prefeito.

Para o deputado estadual Kelps Lima (SDD), o Governo do Estado tem informado de forma incorreta sobre as finanças e a crise financeira no RN. Kelps faz alguns questionamentos para esclarecer as contas. Sobre o fato do Governo justificar que recebeu o RN com uma dívida de 1 bilhão de reais, Kelps argumenta que a queixa só faria sentido se o Estado estivesse usando os recursos atuais para pagar a dívida, mas como não está fazendo isso, então o único fato relevante é que a dívida permanece. Ele pergunta qual o serviço ou obra no RN que está suspenso devido a dívida? Um segundo questionamento do deputado é sobre a perda de receitas alegada pela área econômica do Estado. A perda em 2015 seria em torno de 350 milhões de reais. Mas Kelps alega que neste mesmo período o Estado já foi buscar 400 milhões de reais do Fundo Previdenciário e pegou mais 90 milhões de reais da venda da conta do Estado para o Banco do Brasil. Ou seja, se perdeu 350 milhões de receita, já pegou 490 milhões de receitas extras, compensando em muito o que perdeu. E, por fim, Kelps Lima rebate o discurso do Governo de que cortou 30 milhões de suas despesas, alegando que o corte foi nos investimentos, ou seja, o Governo não reduziu nada, apenas deixou de investir. O parlamentar disse que para receber apoio e solidariedade o Governo precisa ser claro e transparente sobre suas contas e não fazer discursos com meias verdades sobre a realidade financeira do RN.

Muito oportuno o artigo do desembargador Cláudio Santos, presidente do TJ, sobre o atual momento que o RN está vivendo. Confira abaixo alguns trechos do artigo.

ISSO NÃO É MOTIVO O título da nova "novela" é que o prefeito está atrasando o repasse dos valores da Previdência e por isso deveria ser afastado do cargo.Ora,se atrasar repasse das obrigações constitucionais dos poderes afastasse governante não ficaria um no cargo. UM DEBATE MAIS SÉRIO A discussão tem que ser mais séria do que essa pilhéria de tentar "laçar" o prefeito de todo jeito. Ao rigor da lei, milhares de prefeitos pelo Brasil e governadores seriam afastados de suas funções imediatamente face ao descumprimento de compromissos obrigatórios.

GUSTAVO LIMA / AGÊNCIA CÂMARA

CONHECER AS DIFICULDADES O bom senso requer um debate mais equilibrado, para encontrar as razões do atraso no repasse da Previ, a proposta que a Prefeitura tem para atualização, os cortes que precisam ser feitos. Mas o que se vê é novamente um "jogo" para a mídia.

O jovem deputado federal Beto Rosado (PP) teve uma chance de mostrar a "diferença" entre a forma tradicional de fazer política e seu novo perfil. Coube-lhe a indicação do diretor administrativo e financeiro da Codern. Na hora de fazer a indicação foi procurar apenas dentro de casa, indicou Emiliano Rosado para a função.

ACUSAÇÕES

Ex-ministro José Dirceu e outros 14 se tornam réus na Operação Lava Jato FABIO RODRIGUES POZZEBOM

O

juiz federal Sérgio Moro aceitou ontem, 15, denúncia contra o ex-ministro José Dirceu e outras 14 pessoas. A acusação foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) no início do mês. Com a aceitação, todos os envolvidos passam a ser réus e começam a responder pelos crimes sobre os quais são acusados. A denúncia tinha por alvo 17 pessoas, mas Moro não recebeu a acusação contra a filha de José Dirceu, Camila Ramos, e contra a arquiteta Daniela Leopoldo e Silva Facchini. Segundo Moro,não há provas de que ambas tinham ciência de que receberam benefícios de um esquema de corrupção. Conforme o despacho, metade das propinas acertadas pela Engevix Engenharia com a Diretoria de Serviços da Petrobras no esquema de corrupção era a destinada a agentes da estatal,e a outra metade era destinada ao Partido dos Trabalhadores. O dinheiro, segundo a denúncia,era recolhido pelo então tesoureiro da legenda João Vaccari Neto,por solicitação do então diretor Renato Duque.

O déficit nas contas públicas estaduais é crescente, corroendo-se o Fundo Previdenciário mês a mês, como a juntar-se o lixo embaixo do tapete; Não se sabe o que se fez até agora pelo menos para estancar a sangria dos cofres (?) públicos, com despesas desnecessárias aos objetivos maiores da administração estadual. É imprescindível que se estabeleçam prioridades dentro de um perfil de gastos mensais absolutamente irracional, que aguardam a ação enérgica do gestor. Embora se tenha perdido muito tempo (precioso) para se proceder às medidas amargas que a situação inevitavelmente requer - e já não basta a reiterada demonstração de boa vontade na retórica -, ainda é imprescindível se tentar barrar a descida da pedra que rola desgovernada de ladeira abaixo.

RÁPIDAS

ATRASOS NÃO SÃO DE HOJE Genivan e todos sabem que o prefeito Francisco José Júnior já encontrou os atrasos no repasse para a Previ. Não foi cria sua. E não devemos esquecer que aqui em Mossoró pelo menos só deixou de repassar em dia, pior é o Governo do Estado que está passando a mão no dinheiro que já estava lá depositado na Previdência. TODOS PRECISAM AJUDAR Mais uma vez preciso chamar a atenção para a responsabilidade que todos os agentes públicos têm nesse momento, de discutir saídas e união de forças para superar a crise, e deixarmos que interesses menores não prejudiquem o verdadeiro debate que a cidade necessita neste momento.

Se a atual situação econômico-financeira e social do Brasil é grave, a do Rio Grande do Norte é gravíssima, com forte possibilidade de se tornar caótica nos próximos meses.

Ex-ministro José Dirceu está preso desde o início de agosto

"Ainda segundo a denúncia, parte das propinas acertadas (...) era destinada ao acusado José Dirceu de Oliveira e Silva e a Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura,por serem responsáveis pela indicação e manutenção de Renato Duque no referido posto", escreveu Moro. A parte que cabia aos dois vinha da parcela do partido, de acordo com a acusação. O juiz ainda ressalta que

foram deixados de fora da denúncia os possíveis pagamentos de vantagens indevidas a autoridades com foro privilegiado. "Não obstante, quanto a estes fatos, tanto o crime de corrupção ativa,quanto o crime de corrupção passiva, são da competência do Supremo Tribunal Federal. Já tramitam por aquela Suprema Corte os processos pertinentes", observou. (Por Fernando Castro e José ViannaDo G1 PR e da RPC)

• Uma coisa os réus do escândalo da Lava Jato devem colocar desde já na cabeça: só escaparão da prisão por um milagre. • Há um clamor popular pela punição dos que roubaram o País na Lava-Jato e a Justiça está sob forte pressão das ruas. • Não há como passar a mão na cabeça, ou fazer de conta que não nada aconteceu, o País exige punições severas. • Assim como no Mensalão, onde poucos escaparam da prisão, da mesma forma agora irão para a prisão todos os envolvidos. • E nem os políticos se safarão, é sobre eles que a pressão de punição é maior. Tudo será apenas uma questão de tempo.


OPINIÃO

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

NÍVEL NACIONAL

Servidores do INSS aguardam resposta de negociação e seguem em greve EDNILTO NEVES

A

questão do reajuste dos servidores federais foi pauta de mais uma rodada de negociações realizada ontem à noite, em Brasília. Diante disso, os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) aguardam a resposta das negociações e seguem em uma greve que já dura 72 dias, de acordo com o Sindicato dos Servidores da Previdência Social (SINDPREVS). De acordo com Márcio Freitas, membro da diretoria do Sindicato, na segunda-feira passada foi iniciada uma rodada de negociação em Brasília, que não foi concluída, por isso ficou para ontem a conclusão. "Foi para discutir sobre a questão do reajuste ser apenas para 2016, como propôs o Governo Federal. Estamos tentando uma proposta para chegarmos ao fim da greve", destacou.

Serviços estão acontecendo com 30% dos funcionários

Márcio Freitas lembrou ainda que os servidores federais em greve pedem um reajuste de 27,3%. "O Governo Federal apresentou uma proposta de 21%, dividido em quatro anos, depois outra de 10,8% dividido em dois anos, sendo a partir de janeiro de 2016,

aí depois recuou e passou para agosto. Se já ficava ruim para janeiro, imagine para agosto", continuou. Os servidores querem ainda a discussão para uma carga horária de 30 horas semanais, além da realização de concurso público para a contratação de servidores.

RECEITA

Proposta de retorno da CPMF será enviada ao Congresso em 15 dias A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), para reduzir o déficit da Previdência Social, será enviada ao Congresso Nacional nos próximos 15 dias, informou ontem, 15, o coordenador-geral de Tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli. Segundo Mombelli,diferentemente das medidas provisórias relativas ao Imposto de Renda, que precisam ser aprovadas pelo Congresso e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff até o fim do ano para entrarem em vigor em 2016, a recriação da CPMF pode entrar em vigor no mesmo ano

da aprovação. Pela Constituição, contribuições federais começam a ser cobradas 90 dias após a sanção da lei. No entanto, a data de início da cobrança pode ser antecipada, dependendo da votação no Congresso. "Como se trata de uma proposta de emenda à Constituição, o intervalo pode ser determinado pelo texto aprovado pelos parlamentares", explicou Mombelli. Medida que responde pela metade do ajuste de R$ 64,9 bilhões no OrçamentoGeral da União em 2016, a recriação da CPMF com alíquota de 0,20% vai reforçar o caixa do governo em R$ 32 bilhões no próximo ano, caso a proposta seja aprovada até o início de 2016.

Caso a proposta apresentada por diversos governadores de restabelecer a contribuição em 0,38% e repartir 0,18 ponto percentual com os estados seja aprovada, o tributo arrecadará R$ 60,8 bilhões, segundo o Fisco. Mombelli reiterou que os recursos da CPMF arrecadados pelo Governo Federal terão como objetivo custear o déficit do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estimado em R$ 124,9 bilhões para o próximo ano. Caso a proposta de emenda à Constituição seja aprovada, o rombo da Previdência Social em 2016 cairia para R$ 92,9 bilhões, de acordo com o coordenador da Receita. (Fonte: Agência Brasil)

REAÇÃO

Para Força Sindical,Governo vira as costas ao trabalhador e se curva aos bancos A Força Sindical criticou ontem, 15, as medidas econômicas anunciadas segunda-feira, 14, pelo Governo para reduzir despesas e aumentar receitas. De acordo com a central sindical, o pacote é uma clara demonstração de que o Governo "continua se curvando aos bancos e aos especuladores e virando as costas para os trabalhadores". "Não podemos nos calar diante deste pacote que, de forma nefasta, transfere os erros econô-

micos cometidos pelo atual Governo para que sejam pagos pela classe trabalhadora. O Governo fez a opção errada de política econômica e nós, trabalhadores, não estamos dispostos a pagar esta conta", disse a entidade em nota. A Força Sindical classifica como "um verdadeiro absurdo" a medida de congelamento do aumento salarial dos servidores públicos. "A atitude da equipe econômica visa esvaziar e precarizar o serviço público". A entidade sindical

também criticou a proposta de reativação da CPMF e pediu mais diálogo do Governo com a sociedade para enfrentar a crise. "Entendemos que, ressuscitar a CPMF de uma forma tão atabalhoada é mais um deslize deste Governo. Acreditamos que uma reforma fiscal se faz necessária, mas com diálogo e com compromissos que resultem no fortalecimento da economia e no desenvolvimento do país", ressaltou a entidade. (Fonte: Agência Brasil)

Gazeta do Oeste 5

PENSO, LOGO...

CANINDÉ QUEIROZ

POR RUBENS COELHO rubensfcoelho@hotmail.com COM QUEM FICARÃO? Se Rosalba conseguir se sair das amarras da inelegibilidade que ainda a prenden no STF, candidatando-se a prefeito de Mossoró, em 2016, não há nenhuma novidade nisso, por diversas vezes dissemos sobre o assunto na coluna, que Fafá Rosado a acompanhará, também não é novidade. A dúvida é para onde irão os vereadores: Manoel Bezerra, Flavinho, Claudionor dos Santos, Alex Moacir e Isabel Montenegro, que hoje fazem parte da base do governo de Francisco José, mas têm ligações de amizade ou partidária com o rosalbismo? A indagação está na boca do povo, mais cedo ou mais tarde a realidade virá à tona e não vai ter essa de eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina. EM MAIS UMA IDA A Brasília, dia 14, o governador levou os pleitos do Estado às autoridades federais, notadamente os relacionados à questão da seca e ao colapso hídrico por que passam diversos municípios potiguares. O governador Robinson Faria apresentou o plano estadual de enfrentamento aos efeitos da seca, em Brasília. Foi apresentado ao Ministério da Integração Nacional. O plano é pensado para os próximos 180 dias e atenderá aos 153 municípios potiguares em pior situação com ampliação do abastecimento por carros pipa. GOVERNO ARROCHA Os R$ 26 bilhões de contenção de despesas do governo previsto para 2016, aumentará o arrocho,entre as medidas a serem tomadas estão a redução de custeio com gastos administrativos, a utilização do FGTS para pagamento de parte das despesas do Minha Casa Minha Vida, a eliminação do abono de permanência para servidores que já têm condições de se aposentar, mas continuam trabalhando,e a diminuição de valores previstos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo também propôs o adiamento do reajuste a servidores e a suspensão de concursos públicos. O funcionário público, como sempre, é o saco de pancada em momentos de crise. QUER AUMENTO DE IMPOSTOS A pergunta é, e pode-se combater a inflação e recessão aumentando impostos? O governo diz que sim: "Para aumentar a arrecadação, estabelecer duas medidas de arrecadação,a saber:a CPMF,provisória por até 4 anos, com alíquota de 0,2%, também a ser utilizada para cobrir os gastos da Previdência, e imposto de renda sobre venda de bens acima de R$ 1 milhão. Tudo muito lindo, só que o antigo CPMF era um imposto também provisório, e as alíquotas do referido tributo eram pequenas no começo e foram aumentando com o tempo, e o que era para ser provisório, terminou como permanente. Para ser extinto, foi uma luta. Agora é a mesma conversa, alíquota reduzida, permanência determinada, alguém acredita nesse papo? A CIDE EM AÇÃO A famigerada Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), tributo cobrado na gasolina e no óleo diesel, cuja alíquota é de 0,10 real por litro vai aumentar. A previsão do impacto é de 14% no aumento dos combustíveis.Como mais de 80% das mercadorias no país é transportada por veículos rodoviários, inevitavelmente haverá aumento nos preços dos fretes das mercadorias, com inexorável repasse para o consumidor. E tome inflação...Não precisa ser economista nem vidente para saber o que vai acontecer. CUT, CONTRA O pacote de medidas fiscais divulgado segunda-feira, 14, pelo Governo Federal, com o objetivo de supostamente reequilibrar as contas públicas, vai na contramão das necessidades do país e dos trabalhadores, pois onera a atividade econômica e reduz gastos sociais em um momento em que a recessão já atinge a todos. Nenhuma das medidas aponta para a retomada do crescimento e geração de empregos, que são os problemas mais urgentes e graves que enfrentamos atualmente.Quem assim falou não foi ninguém da oposição, mas Vagner Freitas, presidente nacional da CUT, entidade ligada ao PT e ao governo. IMAGINE O CONGRESSO A maior parte das medidas depende de aprovação do Congresso. Com a base do governo em frangalhos, a presidente Dilma, mal avaliada, espera que os parlamentares votem medidas impopulares como aumento de impostos? É difícil passar no Legislativo. Ainda

mais com essa onda de impeachment da presidente Dilma, o barco está naufragando e os ratos estão pulando fora. A SENHA JÁ FOI DADA Por Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados,disse ele,que achava pouco provável a Casa aprovar, por exemplo, a recriação da CPMF. MAS... Líderes partidários e dirigentes do PT, PMDB, PCdoB, PP, PSD e PROS assinaram, nessa terça-feira 15, um manifesto em defesa do mandato da presidenta Dilma Rousseff. O documento foi entregue pessoalmente à presidenta, no Palácio do Planalto, antes de iniciar a reunião da chefe do Executivo com líderes da base aliada. Vamos ver. O deputado federal Rafael Mota (PROS) já disse que votará contra a volta da CPMF, ele não é da base aliada? IMPOSTO DE RENDA Empresas têm até dia 30 para entregar Declaração do Imposto de Renda. Termina no próximo dia 30 de setembro o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), equivalente, para a pessoa jurídica, ao Imposto de Renda Pessoa Física. Todas as empresas optantes pelo lucro real, as de lucro presumido e as entidades sem fins de lucro que pagam PIS sobre a folha de pagamento devem fazer a declaração, cujo primeiro ano de obrigatoriedade será o de 2015. Esse grupo de empresas significa praticamente todas as empresas ativas. Levantamento de dados preliminar é importante para que empresários não paguem mais do que o necessário TURISMO Ruy Pereira Gaspar, secretário de Estado do Turismo (SETUR), vai à Itália participar do lançamento do vôo Milão/Natal/Fortaleza/Milão, da Companhia Aérea Meridiana e da Feira TTG em Rimini/Itália, uma das maiores feiras de turismo do mundo que se realizará no período de 6 a 12 de outubro de 2015. VI E GOSTEI Da estreia, segunda-feira passada, 14, do programa da competente jornalista Luziária Machado: "Legislação", que entrevistou o vereador Jório Nogueira, presidente do Legislativo municipal.O programa,comandado por Luziária, vai ao ar às 8h na TV Câmara Mossoró - Canal 16 da TCM. Vamos ficar antenados, vale a pena assistir. COLETA AMPLIADA A partir desta semana, em algumas áreas haverá calendário de coleta domiciliar ampliado. O acréscimo de um dia no serviço acontecerá no bairro Itapetinga e conjuntos Cidade Oeste e Tropical Ville, que agora terão o recolhimento nas segundas,quartas e sextas-feiras. O Conjunto Nova Mossoró, assim como a comunidade da Maísa, contará com recolhimento nas terças, quintas e sábados. O carro da coleta passará sempre entre às 6h40 e às15h. Atenção, moradores desses setores. POIS É... No último encontro do Conselho do Polo Turístico Costa Branca, ocorrido em 9 de julho passado, em Tibau, reunindo prefeitos e diversos segmentos ligados ou interessados no desenvolvimento turístico da região,aconteceu o inusitado. Foram muitos discursos e propostas, mas o que mais chamou a atenção foi a sugestão feita pelo vereador Genivan Vale. De repente ele pede a palavra, e com a empáfia que lhe é peculiar, propôs que se promovesse o" turismo da seca". Turismo da seca? Os participantes do encontro ficaram atônitos. Ora, turismo se faz com belas e agradáveis passagens, onde prevaleçam fartura e bem-estar. A seca só proporciona desolação; vegetação morta; carcaças de animais vítimas da seca, na beira da estrada, fome; sede, filas de pessoas aflitas para pegar um pouco d'água em caminhõespipa. Esse é o quadro trágico apresentado pela estiagem prolongada. Pois bem, o nobre e falastrão vereador Genivan Vale queria que se aproveitasse o panorama dantesco para promover o turismo, só um masoquista em alto grau poderia sentir prazer numa paisagem tão funesta. E quando pessoalmente, não de público para respeitá-lo, tentei argumentar a insanidade da proposta, ele comparou a seca com a nevada, dizendo que tinha gente que não gostava de neve. A diferença de uma coisa para outra é a mesma da água para o vinho,do fel para o mel. Inacreditável, agora venha dizer que não foi assim, vereador. Genivan, lhe aconselho a ler Vidas Secas, de Graciliano Ramos.


ESPORTE

6 Gazeta do Oeste

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015 JAMAL NASRALLAH/EPA

BRASILEIRÃO

Fluminense e Palmeiras abrem a 26ª rodada Tricolor das Laranjeiras não vence há seis rodadas e está em queda livre na classificação, enquanto paulistas buscam o G-4 Fluminense vem em queda brusca no Campeonato Brasileiro e enfrenta o Palmeiras numa ascensão recente. A partida entre os dois times que correm para lados opostos acontece hoje, às 19h30, no Maracanã, abrindo a 26ª rodada da competição.Enquanto o tricolor ocupa a 11ª posição, tem 34 pontos e vem de seis rodadas sem vitória, o alviverde está em sexto, a três pontos do G-4. O Tricolor das Laranjeiras não terá o zagueiro Gum. Ele recebeu cartão amarelo contra o Sport,seu terceiro no Campeonato Brasileiro, por isso não estará em campo. Marlon será mantido entre titulares, e Antonio Carlos, Victor Oliveira e Henrique con-

O

correm para jogar ao seu lado. A novidade pode ser Ronaldinho Gaúcho, que estava afastado dos jogos para recuperação física e também de uma virose que contraiu nos últimos dias. No Palmeiras, Marcelo Oliveira resolveu mexer em apenas duas posições.O técnico trocou o suspenso Vitor Hugo por Victor Ramos e promoveu a volta de Arouca, tirando Rafael Marques do time. Assim, os titulares no Maracanã devem ser Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Jackson e Egídio; Thiago Santos e Arouca; Gabriel Jesus,Robinho e Zé Roberto; Alecsandro. Arouca retorna após ser desfalque dos dois últimos jogos por problema muscular ereforçaamarcaçãonomeiode-campo.O treinador apos-

ta também na capacidade de recomposição de Robinho e Zé Roberto para pôr fim à sequência de quatro derrotas nos jogos como visitante. A maior preocupação no alviverde é em não dar espaço para Fred e Ronaldinho

Gaúcho."Precisamos estar ligados o jogo todo.Vamos entrar para anular esses jogadores e não dar nenhuma brecha porque,na única bola que sobrar para, podem fazer o gol", disse Jackson, escolhido para dar entrevista coleti-

va antes de a delegação embarcar para o Rio de Janeiro. @GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE 99894-0989 BRUNO HADDAD/FLUMINENSE

X

NA MIRA Marco Polo Del Nero é o próximo alvo das investigações do FBI referente aos escândalos de corrupção no futebol. O departamento de investigações está coletando provas para denunciar o presidente da CBF.

X INTERNACIONAL X CORINTHIANS Horário: 22h Local: Beira-Rio

Maradona criticou em um programa de TV italiano a atuação do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e do presidente da UEFA, Michel Platini, nas duas instituições. Para ele, um é "ladrão" e o outro é "mentiroso". MOWA PRESS

PRINCIPAIS JOGOS DE HOJE

SANTOS X ATLÉTICO-MG Horário: 22h Local: Vila Belmiro

CRÍTICAS

/GAZETADOOESTE

Ronaldinho volta ao Fluminense após tempo de recuperação física

NO SUFOCO

SATIRO SODRE/SSPRESS

Vasco tenta deixar a lanterna no Mineirão PAULO FERNANDES/VASCO

Após duas vitórias seguidas nas últimas rodadas, o Vasco tem um desafio difícil pela frente para sair da lanterna do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino encara o Cruzeiro hoje, às 22h, no Mineirão. Com 22 pontos, a equipe carioca pode deixar a última colocação, mas para isso precisa vencer fora de casa e torcer para que o Joinville seja derrotado pelo Sport. O Vasco não terá dois de seus titulares nesta missão. O atacante Jorge Henrique, que deixou o campo com dores musculares no duelo

com o Atlético-PR, sofreu um estiramento grau 1 na coxa direita e virou desfalque para enfrentar a Raposa em Belo Horizonte. O técnico Jorginho ainda tem outra dor de cabeça, mais grave. O goleiro Martín Silva sofreu uma lesão grau 2 na coxa direita, também foi vetado pelo departamento médico e só deve retornar em pelos menos duas semanas. Outro que pode ficar de fora é o atacante Leandrão, que realiza tratamento médico e ainda vai ser avaliado pela comissão técnica.

No Cruzeiro,o lateral direito Ceará era dúvida para o técnico Mano Menezes, mas deve entrar em campo diante da torcida celeste. A equipe mineira vem de um empate no clássico contra o rival Atlético-MG no fim de semana, mas ainda precisa de mais para afastar o risco de rebaixamento. Atualmente, é 14º colocado com 29 pontos.

MARCA Décimo jogador que mais vestiu a camisa do Botafogo, o goleiro Jefferson completou ontem 400 jogos vestindo a camisa do clube. Sem pensar em deixar o alvinegro, ele estipulou a meta de 500 partidas defendendo Glorioso.

LEIA MAIS NA VERSÃO ON LINE GAZETADOOESTE.COM.BR

Jorginho tem problemas para escalar o Vasco em BH


POLÍCIA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Gazeta do Oeste 7 JOSIVAN DANTAS/GUAMARÉ EM DIA

FLAGRANTE

Polícia Federal apreende cearense com dois quilos de pasta base de cocaína Flagrante foi feito ontem, por patrulheiros da PRF, em Mossoró, em um ônibus que seguia de Natal para Belém PFRN

A

Polícia Federal prendeu em flagrante, na madrugada de ontem, 15, em Mossoró-RN, um cearense, de 27 anos, suspeito de tráfico de drogas. O homem estava de posse de dois quilos de pasta base de cocaína escondidos dentro de sua bagagem em um ônibus que seguia da cidade de Natal-RN para Belém do Pará. A prisão aconteceu por volta das 2h30 e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estava realizando uma fiscalização de rotina no Posto da PRF situado na BR-304, sentido Aracati-CE. Durante o trabalho, os patrulheiros resolveram revistar os passageiros e durante a

Droga Suspeito de tráfico foi preso e encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró

Corpos das vítimas foram localizados ontem soterrados

TRAGÉDIA

Queda de barranco deixa dois menores mortos em Guamaré

Droga estava escondida dentro da mala do suspeito, que demonstrou nervosismo

abordagem perceberam que um dos passageiros aparentou muito nervosismo e entrou em contradição algumas vezes. Quando os agentes revistaram a bagagem do suspeito foram encontrados os dois tabletes da droga enrolados em roupas. O suspeito recebeu voz de prisão e foi de imediato encaminhado para a sede da Delegacia da Polícia Federal de Mossoró, onde foi autuado em fla-

grante por tráfico de drogas. Durante o interrogatório feito na sede da PF, o suspeito se limitou a dizer que foi contratado por uma "pessoa desconhecida" na cidade de Fortaleza-CE para pegar uma "encomenda" em Natal, mas afirmou não saber o que conduzia na bagagem. O suspeito revelou ainda que receberia R$ 500,00 caso a mala tivesse sido entregue no destino. Indiciado na Lei de En-

torpecentes, o homem, que possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, Lei Maria da Penha e por tentativa de furto, foi transferido para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, em Mossoró, onde permanecerá à disposição da Justiça. Com mais esta ocorrência, o total de drogas apreendidas pela Polícia Federal somente neste ano no RN já ultrapassa 2,5 toneladas.

Uma tragédia mobilizou a população de Guamaré no dia de ontem, 15. Um adolescente de 14 e uma criança de 10 anos morreram soterrados por uma barreira de areia na comunidade conhecida como Morro do Judas, área afastada da zona urbana do município. O acidente só foi descoberto quando os familiares dos jovens perceberam a falta deles, que saíram de casa desde a segunda-feira, 14. As vítimas foram identificados como: Maicon Anderson, 14 anos, e Jaciel Oliveira da Silva, 10 anos. Segundo informações fornecidas pela Guarda Civil Municipal, os dois menores estavam brincando no local quando uma

barreira de areia caiu sobre eles, que ficaram soterrados. Após várias buscas, os dois menores foram encontrados soterrados e sem vida. A tragédia mobilizou os moradores. As vítimas foram encontradas por um de seus irmãos, que já o procurava desde a segunda-feira, 14, quando a ausência dos dois foi sentida pela família. As mães das vítimas foram identificadas por Maria Dalva e Maria Célia de Oliveira. Elas não conseguiram ver os corpos no local e foram auxiliadas pelo Conselho Tutelar do município. Os corpos foram removidos por uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró.

CASO F. GOMES

HOMICÍDIO

TJ nega recurso a envolvido no assassinato

Mecânico é executado com tiros de escopeta em Janduís

A Câmara Criminal negou provimento ao recurso, que pedia a absolvição e o réu ficará em liberdade até o júri TJRN

O caso do assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, executado a tiros na noite de 18 outubro de 2010, na cidade de Caicó,região Seridó do Rio Grande do Norte, voltou a ser apreciado pela Câmara Criminal do TJRN, na sessão de ontem, 15. Desta vez, os desembargadores julgaram o recurso, movido por um dos envolvidos, segundo a denúncia do Ministério Público. O próprio acusado, Rivaldo Dantas de Farias, foi quem fez sua própria defesa, já que atua como advogado no RN.A Câmara Criminal negou provimento ao recurso, que pedia a absolvição. O réu responderá o processo em liberdade até a realização de júri popular. Em sustentação oral no plenário da Câmara Criminal, o advogado e réu no caso da morte do radialista ale-

Negado Réu solicitou absolvição à denúncia de ser mandante do crime

Câmara Criminal durante sessão que analisou pedido de réu

gou que está sendo apontado como mandante do crime por meio apenas de uma carta anônima."Um mesmo coréu foi ouvido como testemunha e como delator", acrescenta Rivaldo Dantas, ao se referir a Laílson Lo-

pes, que deverá ser submetido a novo júri popular, após decisão do Pleno do TJRN, no último dia 9 de junho. Rivaldo foi apontado como envolvido e depois como suposto mandante do crime do radialista, o qual

ficou mais conhecido como Caso F. Gomes. O advogado ficou preso por oito meses no Quartel da Polícia Militar em Caicó e requereu no recurso atual a reforma da sentença de pronúncia, com a consequente absolvição dos fatos que lhes são imputados. Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 18 de outubro de 2010, Rivaldo Dantas e mais dois acusados e com a participação de João Francisco dos Santos e Lailson Lopes, já pronunciados em processo diverso acerca do mesmo evento, teriam sido os autores da morte de Francisco Gomes de Medeiros.F.Gomes veio a óbito em razão de disparos de arma de fogo que produziram as lesões letais descritas no laudo de exame necroscópico dos autos da ação penal. A sentença, seguindo o Código de Processo Penal, pronunciou Rivaldo Dantas de Farias, como incursos nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, I, II e IV, combinado ao artigo 29, ambos do Código Penal,sujeitando-o ao oportuno julgamento perante o Tribunal do Júri da Comarca de Caicó. (TJRN).

O mecânico Antônio Jailson Gomes de Brito, 28 anos, mais conhecido pelo apelido de "Paraíba", foi assassinado com tiros de escopeta calibre 12 em via pública na cidade de Janduís-RN. O crime foi registrado pela Polícia Militar local na noite de segunda-feira, 14, quando a vítima estava sentada em uma cadeira próxima a um circo. Ainda segundo informações registradas pela PM de Janduís, o crime aconteceu no bairro São Bento. Testemunhas relataram para a polícia que Jailson foi sur-

preendido por quatro homens que chegaram em um carro não identificado, chamaram pelo nome dele, ordenaram que ele não se mexesse que era a polícia. De acordo com os relatos repassados para a polícia, os tiros que mataram o mecânico foram disparados quase à queima-roupa. Após efetuar os disparos, o grupo fugiu sem ser identificado e Jailson teve morte imediata no local. O corpo da vítima foi removido por uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) de Mossoró para ser necropsiado. O CÂMERA

Jailson foi assassinado com características de execução


GERAIS

8 Gazeta do Oeste

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MANDATO

Presidente Dilma diz que fará ‘tudo’para impedir processos não democráticos Ela afirmou que o governo está ‘atento’ a tentativas de instabilidade; governistas divulgaram carta de apoio ao mandato ABR

NATHALIA PASSARINHO DO G1, EM BRASÍLIA

A

presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (15),em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que fará "tudo" para impedir que movimentos não democráticos "cresçam e se fortaleçam" no país. Segundo ela, o governo está “atento” a todas as tentativas de produzir “instabilidade” no Brasil. Na semana passada, partidos da oposição e até da base governista – entre os quais PSDB, PPS, DEM, PSC, PMDB, PTB e SD –, lançaram, na Câmara dos Deputados,um "movimento" a favor da abertura de um processo de impeachment da presidente da República. O grupo criou um site para coletar assinaturas de eleitores e parlamentares que de-

Dilma Rousseff enfatizou que o país vai “seguir em frente” após os ajustes na economia

fendem o afastamento da chefe do Executivo. O objetivo é reforçar os pedidos de abertura de processo de impeachment que aguardam decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Obviamente, o governo

está atento a todas as tentativas de produzir uma espécie de instabilidade profunda nesse país, o pessoal do quanto pior, melhor. Esse pessoal, só eles ganham. O Brasil, a duras penas, conquistou uma democracia. Sei quantas penas duras foi.

Nós não vamos, em momento algum, concordar. Faremos de tudo para impedir que processos não democráticos cresçam e se fortaleçam”, ressaltou Dilma a repórteres ao final da cerimônia de premiação da 28ª edição do Prêmio Jovem

Cientista. Mais cedo, durante seu discurso na solenidade do Prêmio Jovem Cientista, a presidente mandou um recado aos adversários políticos, dizendo que o Brasil é “mais forte” que a crise econômica e do que os "pessimistas de plantão" (assista ao vídeo acima). Ela enfatizou que o país vai “seguir em frente” após os ajustes na economia porque acumulou um "grande arsenal para reagir". “Acredito que o Brasil tem todas as condições na superação das dificuldades. Nesses últimos anos acumulamos um grande arsenal para reagir. O Brasil está passando por alguns problemas, é verdade, mas ele é mais forte e maior do que esses problemas. Temos uma agricultura avançada. Temos uma agricultura familiar em crescimento e não em retração”, discursou a chefe do Executivo. "O Brasil é muito maior do que os pessimistas de plantão querem fazer crer", complementou. MANIFESTO DE APOIO Na manhã de ontem, um grupo de 21 deputados,senadores, ministros e dirigentes de seis partidos da base aliada (PC do B,PT,PSD,PROS, PP e PMDB) divulgou uma carta aberta para manifestar apoio ao mandato da presidente da República. No manifesto de três páginas, os governistas repudiaram a articulação de oposicionistas para abrir processo de impeachment para afastar a presidente do comando do Palácio do Planalto e acusaram a oposição de alimentar artificialmente a crise política e econômica do país. Assinaram o documento, entre outros, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o presidente do PT, Rui Falcão, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), os líderes do PMDB e do PC do B na Câmara, Leonardo Picciani (RJ) e Jandira Feghali (RJ), respectivamente. Na visão dos governistas que assinaram o manifesto de apoio a Dilma, as movimentações dos oposicionistas são uma "clara e nova forma de golpismo". "Embora não se utilize mais dos métodos do passado, [tal processo] abusa dos mecanismos solertes das mentiras, dos factóides e das tentativas canhestras de manobras pseudo-jurídicas para afrontar o voto popular e a democracia", destaca a carta. CPMF Em meio à entrevista coletiva, Dilma também con-

C

M

A

P

firmou que o governo enviará ao Congresso uma proposta de recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) com alíquota de 0,2%, a exemplo do que foi anunciado nesta segunda (14) pelos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Na manhã de ontem, antes da solenidade do Prêmio Jovem Cientista, a petista recebeu líderes da base governista na Câmara para discutir a possibilidade de elevação da alíquota, a fim de contemplar estados e municípios com parte dos recursos da CPMF, cujo percentual poderia chegar a até 0,38%. Nessa hipótese, as receitas que excederem 0,2% iriam para o caixa dos governos estaduais e municipais. A proposta já foi adiantada aos governadores em jantar na noite desta segunda Mesmo assim, lideranças da base aliada consideram “difícil” a aprovação da proposta no Congresso Nacional. A recriação da CPMF é uma das medidas divulgadas pelo governo para reduzir o déficit de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016. O pacote anunciado prevê aumento de impostos e redução de gastos num total de R$ 64,9 bilhões. A intenção é cortar R$ 26 bilhões em despesas. Indagada sobre a possibilidade de elevação da alíquota da CPMF previamente anunciada, Dilma respondeu: "A proposta do governo e que vamos enviar ao Congresso é 0,20% de uma CPPrev [CPMF destinada à Previdência Social]", disse. Segundo ela, não é o governo que aprova a CPMF. “Quem aprova é o Congresso. A proposta que queremos é para a Previdência, e ela é provisória. Sabemos que nesse período tem uma depressão cíclica da Previdência. Então, a nossa proposta vai assim [com alíquota de 0,2%]. A nossa proposta é carimbada. Agora, como será feito no Congresso é outra discussão", declarou a presidente.

DADOS •A recriação da CPMF é uma das medidas divulgadas pelo governo para reduzir o déficit de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016


Gazeta do Oeste

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015 ALCIVAN COSTA

CHÁ BENEFICENTE

Editora: Luciana Araúno - mossorogazetadooeste@gmail.com TEMPO HOJE MÍN.: 22o - MAX.: 32o

@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE

O

s motoristas dos ônibus que fazem o transporte coletivo municipal paralisaram suas atividades ontem, 15, em protesto por falta de pagamento. Os funcionários chegaram cedo ao local onde os veículos ficam estacionados,mas permaneceram do lado de fora da garagem e não entraram para trabalhar. A intenção dos profissionais é retomar as atividades apenas quando o pagamento fosse realizado. Até a tarde de ontem o serviço ainda não havia sido retomado e, de acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Mossoró, Francisco de Assis de Medeiros, hoje os motoristas devem manter a paralisação. "Nós não vamos sair não, só vamos sair com dinheiro", avisa. Segundo ele, a parada não se trata de uma greve, apenas de uma paralisação até que o pagamento seja realizado. Ele informa que o pagamento deveria ter sido realizado na sexta-feira, 11, mas ficou para a segunda-feira, 14, e, mesmo com a prorrogação, não foi realizado.Os trabalhadores foram informados de que o pagamento seria feito na próxima segunda-feira, 21, então os motoristas resolveram parar. Segundo o sindicato, no mês passado o pagamento atrasou, mas foi pago. Este mês voltou a atrasar. Francisco de Assis ressalta que se fosse greve, a paralisação deveria ter sido comunicada com 72h de antecedência e 30% dos motoristas deveriam permanecer trabalhando. "A gente só avisou ontem. Era para ter sido pago desde sexta-feira, ficou para segunda e agora para outra segunda. Não é greve. Estamos parados esperando o pagamento", ressalta Francisco de Assis. "São três quinzenas atrasadas. A convenção manda pagar por quinzena. eles atrasaram mês passado, a gente aguentou", acrescenta. Atraso no pagamento dos motoristas, prejuízos para os usuários, que têm que buscar alternativas, muitas vezes menos viáveis economicamente,para chegarem aos seus destinos. Ontem à tarde, as paradas de ônibus estavam menos movimentadas, os passageiros que ainda estavam nos pontos aguardavam pelos taxistas que fazem lotação. Foi o caso da estudante Jarline de Oliveira, que utiliza, diariamente, o transporte coletivo para se deslocar entre os bairros Nova Vida e Abolição. "Hoje [ontem] de manhã eu fui no carro de linha, porque não teve transporte", disse. Jarline conta que, ao

MOSSORÓ

Voluntárias da Associação de Apoio realizam evento hoje Página 5

Sem ônibus!

Motoristas param e empresa fala em aumento de tarifa para conseguir cobrir custos WILSON MORENO

invés de pagar R$ 1,00 pela passagem teve que desembolsar R$ 4,00 para chegar ao seu destino. O apontador de campo Thiago Solifranklin foi pego de surpresa. Ele costuma se deslocar para o trabalho de moto, mas recentemente está utilizando o transporte coletivo porque está com a mão machucada. Ontem também teve que recorrer a um táxilotação, "Hoje [ontem] de manhã eu precisei e quando cheguei na parada, soube da notícia", contou o jovem,que passou R$ 3,00 pela passagem. Com relação aos motoristas dos ônibus, Francisco de Assis de Medeiros conta também que os profissionais que trabalharam pela Sideral ainda não receberam o pagamento do último mês. Sindicato e motoristas dizem ainda que nas últimas semanas cerca de cinco ônibus foram retirados de circulação, a linha do Santo Antônio foi cortada e dez motoristas foram demitidos. Um dos profissionais informa que havia 21 veículos circulando nos últimos dias. "São os estudantes que sustentam o transporte público de Mossoró", acrescenta Francisco de Assis. Um dos motoristas diz que foi despedido há mais de 20 dias e até agora não sabe quando receberá o pagamento. Outro profissional, também demitido recentemente pela empresa não tem certeza se sua car-

Ônibus permaneceram na garagem ontem e usuários tiveram que buscar alternativas para chegar a seus destinos

teira e as dos seus colegas foram assinadas. "Todos os dias estou aqui e não me dão nem valor", diz. O proprietário da em-

presa Ocimar Transportes, José Lenildo de Lima, diz que está tendo prejuízo e que precisará aumentar a tarifa da passagem para, pe-

lo menos, conseguir manter salários dos funcionários e custos operacionais do serviço. Sobre a retirada de ônibus e linhas, Li-

WILSON MORENO

Francisco de Assis: 'Estamos parados esperando o pagamento'

ma nega que isso tenha ocorrido e diz que o número da frota é a mesma e que houve mudanças em algumas linhas e itinerários. ALCIVAN COSTA

Nos pontos de ônibus, usuários esperavam por táxis-lotação

Sindicato teme possibilidade de aumento no valor da passagem Os motoristas dos ônibus que fazem o transporte coletivo são contra o aumento de passagem, por acreditar que isso afastará ainda mais os passageiros, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em

Transporte Rodoviário de Mossoró, Francisco de Assis de Medeiros. No entanto, o proprietário da empresa, José Lenildo de Lima,afirma que a demanda informada no contrato é de nove mil passageiros

por dia. Porém, a realidade é que a quantidade não chega a sete mil. "Não vem ofertando nem 7 mil. Não cobre o custo operacional", avisa. Segundo Lima, o custo para manter o serviço é de R$ 600 mil, mas a receita

tem sido de R$ 240 mil, um déficit de mais de R$ 300 mil.Dessa forma,o proprietário da empresa afirma que não tem como pagar os motoristas em dia. Ele ressalta que pretende normalizar o serviço o mais breve possí-

vel, porém, isso também vai depender do aumento de tarifa. Para isso, deve ser feito um acordo entre empresa, Prefeitura e Secretaria de Mobilidade Urbana."O ideal seria R$ 3,50 para empatar,não é para ter lucro",diz.

Prefeitura emite nota sobre paralisação dos motoristas de ônibus De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), na manhã de ontem, o responsável pela pasta, Charlejandro Rustayne, foi ao local conversar com os motoristas. À

tarde, a Prefeitura emitiu uma nota sobre o assunto. "A Prefeitura de Mossoró esclarece que o transporte coletivo municipal é uma concessão pública e está funcionando em caráter emergencial. O período de contrato da Prefeitura com

a empresa BR Buss é de 180 dias. Paralelamente, o Município já realiza processo licitatório a fim de regularizar definitivamente o transporte público na cidade. A prefeitura, assim como a população, foi pega de surpresa pela não-cir-

culação dos ônibus e, devido ao não cumprimento pela empresa do estabelecido em contrato, a BR Buss será notificada. No que diz respeito às responsabilidades da Prefeitura, todos os esforços estão sendo feitos para regularizar

a mobilidade urbana no Município. Informamos ainda que o contrato emergencial entre Prefeitura e BR Buss não estabelece nenhum acordo para que a Prefeitura repasse algum subsídio para custeio à empresa", diz o texto.


SOCIAL/MOSSORÓ

2 Gazeta do Oeste

KARENINE FERNANDES

karenine_f@hotmail.com

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nem a gente vai ser pra sempre. Tudo é impermanente e muda rápido demais entre o céu e a terra". Anônimo

@KARENINEFERNAND @KARENINEFERNANDES /KARENINE.FERNANDES

FOTOS: CEDIDAS

RAPIDINHAS... *O período de 28 a 31 de outubro será marcado pela Casa Mix - IV Feirão Imobiliário Sinduscom, que acontecerá na Praça de Eventos. O evento se constitui como uma feira de imóveis, arquitetura, móveis, construção, paisagismo e serviços. *O ambiente ideal para estreitar relações comerciais, realizar negócios, conhecer diversas linhas de créditos e novas tecnologias da área. *No lugar do Partage Shopping trazer Flávia Pipolo para falar sobre moda, a meu ver, deveria ter chamado alguém daqui da terrinha que tenho certeza que daria até uma aula para ela de moda, estilo e simpatia também.

Ela é querida, badalada, elétrica e festejada de hoje, Flaviana, da Biofit Academia. Adoro!

O multi Ruy aparece na cena com a amiga Jilva Rezende, que passa a semana em festa pela vida

EM CENA... •A habilitação profissional de novos bacharéis da Enfermagem 2015.1 UnP Noturno marcam a semana de eventos na Master Produções. •Um corte e hidratação com Lánza,no Camarim,com todos os mimos da minha amada Selma Gomes Gurgel é tudo na vida! •Todos os vivas para esse povo querido do meu coração: dr. Lima Evangelista, dra. Fátima Souza, Maria José Pereira e Claudinha Vieira. •É tão fino e educado quando publicamos alguém receber um simples oi, eu vi, gostei e guardei o jornal. Carinhoso demais! •Sábado tem celebração da 1a Eucaristia de Jerônimo Bernardo com direito a doces de Fábia Soares e o violino de Samuel Jales. Adoro!

*Hoje, nos salões do Requinte Buffet, acontecerá o 15o Chá Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região AAPCMR. O Chá contará com atrações de DJ Balinha, Anderson Lima e banda Rádio AM. Toda renda do Chá será revertida para a compra de insumos para a fabricação de medicamentos, tais como: morfina, codeína, entre outros. *Será neste sábado quando o sol raiar... a celebração em ação de graças pelos 90 anos da querida Maria do Vale com direito as bênçãos do Pe. Carlinhos, cerimonial de Fausto Maia e um café da manhã para familiares e amigos que será fotografado e eternizado por Eduardo Kenedy.

Dra. Sheylla Milena, aniversariante linda e querida desta quarta-feira. Aqui todas as luzes e vivas!

*No Partage Shopping tem uma nova fornecedora de delícias para cidade de Mossoró. Com produtos exclusivos Empório Brownie, fabricante renomada de brownies do Estado do Ceará. Os brownies são o carro-chefe da empresa em suas diversas formas de apresentação e acompanhamentos, além de outras delícias exclusivas ofertadas ao público mossoroense. Vale a pena experimentar esses novos sabores.

3321- 4884

SOPÃO COMUNITÁRIO

Ação leva alimento e evangelização a moradores Iniciativa será realizada sexta-feira, 18, no Tranquilim e doações de ingredientes podem ser feitas na Comunidade Obra de Maria, no Santuário de Santa Clara ou na FM 105

A

C o mu n i d a d e Obra de Maria e a Pastoral da Grutta realizam nessa sexta-feira, 18, às 16h, mais uma Tarde de Evangelização Solidária na Comunidade do Tranquilim, no bairro Dom Jaime Câmara. Na ocasião, será

oferecido o sopão para os moradores carentes da comunidade, atividade do Projeto Sopão Comunitário, realizado há mais de quatro anos. Segundo Wellington Costa, missionário e coordenador da Obra de Maria, a atividade é realizada to-

das as terceiras sextasfeiras de cada mês. Durante esta semana, os voluntários estão recebendo contribuições e doações dos ingredientes necessários para a sopa, como: costela/carne, macarrão, pão, cebola, tomate, batatinha, cenoura, chuchu, alho, pi-

menta, coentro, óleo e sal. "A sopa é preparada no Santuário Santa Clara e distribuída à tarde no Tranquilim para cerca de 150 pessoas", informa. Wellington explica que na quinta-feira é realizado um trabalho porta a porta informando da Tarde de

Evangelização na sextafeira. "É o momento de levar a palavra de conforto, agradecimento, oração, mas também tem o lado social, mesmo sendo o objetivo principal a evangelização", frisa. As doações podem ser entregues no Santuário de

Santa Clara, de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rádio FM 105, horário comercial, ou na Comunidade Obra de Maria, na Rua Duodécimo Rosado, 421, vizinho a Caern. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (84) 3314-5033.


Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MOSSORÓ

Gazeta do Oeste 3

SEGURO

Agricultores esperam repasse do Garantia Safra Famílias aptas a receber o seguro dizem que não ficarão de braços cruzados e prometem fechar estradas caso pagamento não seja garantido para o mês de outubro

O

s 2.473 agricultores aptos a receberem o Seguro Safra em Mossoró ainda esperam pelo benefício. Devido ao atraso, na semana passada eles ocuparam a sede do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e prometeram fazer outras manifestações caso o repasse não fosse feito nos próximos dias. O presidente do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Mossoró ( S I N D L AV O U R A ) , Francisco Gomes, informa que a cota de responsabilidade da Prefeitura de Mossoró foi repassada na quinta-feira passada, no entanto ainda aguarda o repasse da cota do Governo do Estado para só então o recurso ser pago aos agricultores. "Se o Governo repassar até amanhã [hoje] é garantido que o benefício seja pago em outubro, já que as cotas devem ser pagas no mês anterior, no entanto se esse pagamento não for feito pelo Estado aí não rece-

ALCIVAN COSTA

beremos em outubro e a situação ficará ainda pior. A ansiedade é grande porque todas essas famílias enfrentam dificuldades financeiras", comenta o presidente do Sindilavoura, Francisco Gomes, conhecido também como Chico do Sindicato. As famílias que participaram do protesto de quinta-feira passada garantiram que não ficarão de braços cruzados e prometeram entornar o movimento, e caso o pagamento do Seguro Safra não seja garantido para outubro, uma manifestação maior será organizada por eles. Chico do Sindicato disse também que as famílias estão aguardando a entrega de cestas básicas e auxílio na alimentação dos animais. Também estão cobrando a ajuda no abastecimento de água das comunidades através da Operação Carro-pipa. "Prometeram enviar mais dez carros, mas até agora não recebemos nada. As cestas básicas também não têm previsão para se-

Trabalhadores rurais realizaram manifestação na semana passada ocupando o escritório da Emater em Mossoró

rem entregues, assim como a ração para os animais", informa. O Fundo Garantia Safra

está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e institui o benefício Garantia Safra

com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municí-

pios sistematicamente sujeitos à perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico. CEDIDA

TRANSPORTE ESCOLAR

Estudantes da zona rural continuam enfrentando prejuízos devido paralisação Parte dos motoristas terceirizados continua com atividades suspensas; Prefeitura deve liberar pagamento até amanhã Oito dos 23 motoristas terceirizados que fazem o transporte de estudantes e educadores na zona rural de Mossoró estão com as atividades paralisadas devido ao atraso da empresa contratada no pagamento de seus vencimentos,que já somam três meses. "Estamos enfrentando muitas dificuldades nesse

sentido e só recebemos a resposta de que a empresa contratada não tem dinheiro em caixa, passado agora esses três meses", diz apreensivo o motorista Isac Gomes, reforçando que outros parceiros também aderiram à paralisação,mas que estão voltando,aos poucos,com mais receio de que sejam prejudicados com a situação que so-

mente se agrava a cada dia. O movimento de paralisação, segundo ele, está perdendo força porque é preciso que todos se unam e não "aceitem isso" como algo estabelecido. "Somos trabalhadores como quaisquer outros", destaca. Há dez dias, reforça o motorista, os estudantes da área rural estão sendo preju-

dicados."Estivemos conversando com o pessoal da Secretaria de Educação e eles até nos recebem,mas não definem nada", destaca Isac. Procurada pela reportagem para comentar sobre o problema, a assessoria da Secretaria de Educação frisou:"Em todas as vezes que a secretária é questionada sobre esse fato ela fica sen-

Transporte de alunos na zona rural sofre com paralisação

sibilizada, mas em relação a pagamento quem sabe informar são os secretários de planejamento ou de administração,que são as secretarias que tratam de pagamentos. A secretária entrou em contato com o planejamen-

to e administração e foi confirmado o depósito para o dia de hoje. Ela ressaltou que o dinheiro não chegará as mãos dos motoristas hoje, possivelmente amanhã, decidirão os trâmites bancários", destacou a assessoria.


MOSSORÓ

4 Gazeta do Oeste

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CORREIOS

Maioria dos funcionários de agências da cidade decide manter as atividades

SÓ CRISTO SALVA MICHELE FONSECA mic.fonseca@hotmail.com — @MicheleFonseca DIVULGAÇÃO

Decisão foi tomada em assembleia na noite de ontem; trabalhadores aceitaram proposta do TST ALCIVAN COSTA

F

uncionários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em Mossoró decidiram não aderir à greve, colocada em pauta em diversas assembleias sindicais realizadas na noite de ontem, 15, em vários Estados do País. Em Mossoró, a assembleia aconteceu na subsede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio Grande o Norte (SINTECT/RN) e a decisão de manter os serviços foi tomada por maioria, segundo informou o vice-presidente do Sintect/RN no município, Luiz Granjeiro da Costa Neto. Ele explica que os funcionários aceitaram a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que consiste em oferecer R$ 200,00 linear para todos os funcionários, sem incorporação ao salário, sendo R$ 150,00 pagos a partir de agosto e R$ 50,00 a partir de janeiro. A proposta prevê ainda pagamento de R$ 150,00 incorporados ao salário, sendo R$ 100,00 para entrar em janeiro e R$ 50,00 em maio. A proposta de mediação das negociações entre empresa e trabalhadores pelo TST havia sido apresenta-

Contagem regressiva para o I Congresso Só Cristo Salva. Faltam 10 dias para o evento, que será aberto pelo cantor Chagas Sobrinho, às 8h30, no Vitória Palace Hotel

Luiz Granjeiro informa decisão da categoria, mas não vê aumento real em proposta

da pela ETC. Para Luiz Granjeiro, a proposta apresentada não traz ganhos reais com relação ao salário."Não tem aumentou real", comenta o sindicalista. Segundo ele, hoje o salário base dos funcionários dos Correios gira em torno de R$ 1.200,00, sem incluir benefícios como ticket alimentação. Em várias partes do país, a categoria se reuniu para deliberar sobre início ou não de uma greve nos Correios. A

3o OFÍCIO DE NOTAS Rua Santos Dumont, 92 – Centro – Mossoró-RN Fone/Fax (84) 3321-4367 - 3321-2266 EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente, ficam intimados os devedores abaixo relacionados para virem pagar títulos de suas responsabilidades ou darem as razões porque não o fazem, até o dia 18/09/2015. NOMES Argegildo Alves de Lima Condomínio Alto da Bela Vista Eco Reside Francisco Francuar Félix Júnior Kátia Raflézia de Moura Soares Nic do Brasil Serviços e Loc de Máquinas Potiguar Comércio de Couros LT Ramsom da Silva Barbalho T C F da Silva Panificadora Ramanesce Triedro Constr e Serv Ltda. ME Vicência Maria Costa de Araújo

CGC/CPF 813.640.594-87 19.178.891/0001-07 022.007.994-38 14.246.202/0001-22 09.507.777/0001-11 12.594.114/0001-96 034.120.844-25 18.716.620/0001-97 23.563.919/0001-99 904.024.644-00

Mossoró, 15 de setembro de 2015 FRANCISCO ARAÚJO FERNANDES Oficial Titular

assembleia de Mossoró foi concluída antes da de Natal e,até o horário do fechamento desta edição, o resultado do encontro realizado na capital do Estado ainda não havia sido divulgado. Durante os trabalhos de mobilização da categoria em torno da assembleia de ontem, o Sintect/RN apresentou como preocupações da categoria a questão da segurança nas agências, reivindicação de manter o plano de saúde com base nos

moldes anteriores,já que antes os trabalhadores da ECT pagavam pelos serviços médicos e odontológicos quando precisavam do atendimento, mas, segundo nova regra, quem ingressou na empresa a partir de 1º de setembro deste ano teria que pagar um percentual mensal, como um plano de saúde convencional. Outro ponto de pauta da categoria era relação à realização de concurso público. O último foi realizado em 2011.

2o OFÍCIO DE NOTAS 1ª Zona de Registro Civil Rua: Santos Dumont, 10 – Centro – Mossoró-RN Fones (084) 3321:3312 - (084) 3317-4278 EDITAL DE PROCLAMAS FAZ SABER que pode este Juízo e Cartório de 2° Ofício estão se habilitando para casar os nubentes. Se alguém souber de algum impedimento legal, oponha o no prazo legal. Antônio Garcia Vieira e Deysiane Leandro de Melo Elton Roberto da Silva e Maria Crislândia da Silva Charles Mikael da Silva Lunas e Carla Emanuely Zuza de Morais Erivanildo Lourenço de Araújo e Wigna Guibergnamorias Mota Manuel Bezerra de Moura e Angélica Eufrauzino de Medeiros Antônio Lindenberg Lucas de Souza e Poliany Gonzaga Siqueira da Silva João Paulo de Sousa Praxedes e Maria de Lourdes Simone dos Santos Adriano Marcílio Santos Martim e Cristiane Samara Araújo Duarte Jean Carlos Nogueira de Carvalho e Yuna Maria Feitosa Francisco Fábio de Lima e Maria Erilane Carneiro Gomes Antunes Dantas Custódio e Jailza Caline da Silva

NOMES C A G Vieira Comércio Imp Exp Maq Insumo C S Construções Ltda. Carlos Roberto da Silva Célia Fernandes de Medeiros João Martins do Nascimento Neto M C F Mendes ME Maria Nilda da Silva Peixoto Marlus Lidynardi Amorim Cavalcante Miqueas Bessa de Lima-Paozão Quality Consult Proj e Consult Ltda. ME Servloc Terraplenagem Serv. e Loc.

CGC/CPF 00.085.236/0001-78 08.751.527/0001-60 626.098.744-72 465.157.204-91 328.913.854-20 03.649.844/0001-56 15.692.534/0001-01 09.291.056/0001-17 625.845.704-59 15.822.714/0001-52 15.234.210/0001-11

Mossoró, 15 de setembro de 2015 MARIA LUCIENE GOMES FONTES Oficial Titular

ANTENADO A "Caravana dos 3" comanda viagem para o Festival Promessas Canta Natal. Um ônibus saíra de Mossoró (em frente ao Teatro Dix-huit Rosado,às 11h),com destino a Natal, sábado, dia 19. Contatos: 98742-2545 ou 98701-2413. KARLA VIEGAS

Mossoró, 15.09.2015 Luzinete Bezerra de Mendonça Fernandes Oficial do Reg. Civil da 1ª Zona

CONVITE MISSA DE 30º DIA 7o OFÍCIO DE NOTAS Praça Getúlio Vargas, 66 – Centro – Mossoró-RN CEP 59.600-680 – Fone (84) 3316-3693; Fax (84) 3317-3498 EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo Presente, ficam intimados os devedores abaixo relacionados, para virem pagar títulos de suas responsabilidades ou darem as razões porque não o fazem, até 17/09/2015.

"LEVEM AS CRIANÇAS ATÉ JESUS!". "Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus". Foi o que declarou Jesus Cristo (Mateus 19:14), certa vez, depois de sair da Galileia e dirigir-se aos confins da Judeia, além do Jordão (Mateus 19:1), quando realizava uma série de milagres e passou a ser questionado por um grupo de fariseus que tentavam-no. Ao trazerem-lhe algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse, eis que seus discípulos os repreendiam (Mateus 19:13). Aqui, o Senhor leganos algumas lições que continuam mais do que atual no mundo moderno. Inicialmente, note que foram os próprios discípulos que tentaram impedir o acesso das crianças ao Senhor Jesus. Talvez, já haviam esquecido do recado que o Mestre lhes dera, quando chamara até Ele, uma criança, para avisar que quem não se convertesse em pequenino, não entraria no Reino dos Céus (Mateus 18:4-6). Eis aqui, uma casta de pessoas reprovadas por Cristo: a dos que tentam impedir as crianças a se chegarem a Ele. Como pai, mãe, avó, avô, professor (a), tio (a), amigo, etc., qual tem sido sua atitude para com sua (s) criança (s)? Em casa, na escola, no hospital, no orfanato, na rua, você tem agido de forma a impedir que as crianças se cheguem ao Deus Criador? Aqui, cabe o ensinamento de William Ralph Inge, segundo o qual "a época exata para se influenciar o caráter de uma criança é cem anos antes de ela ter nascido". É muito provável que a grande maioria dos nossos adolescentes e jovens, que hoje vivem no mundo das drogas e do crime, não foram apresentados a Cristo quando crianças. Portanto, não sejamos como os discípulos, que queriam impedir as crianças de serem levadas à presença de Jesus, pois Só Cristo Salva!

JOSÉ RODRIGUES DA COSTA

Também participarão do Congresso Só Cristo Salva, Companhias de Dança e Teatro da cidade de Mossoró. Na foto, a Cia. de Teatro Atos 2 LUCAS PORTO

Os familiares de JOSÉ RODRIGUES DA COSTA convidam parentes e amigos para a missa de 30º dia que será celebrada dia 17/09/2015, às 17 horas, na Catedral de Santa Luzia. Aos que comparecerem a família desde já agradecem.

A Companhia de Dança Tribo Sou é outra atração que estará conosco no Congresso Só Cristo Salva. Não esqueça, dia 26, no Vitória Palace Hotel, com entrada franca NO AR - Programa Só Cristo Salva, na Rádio Difusora Mossoró (1170khz), de segunda a sexta, das 20h às 21h; e aos domingos das 13h às 15h.


Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MOSSORÓ

Gazeta do Oeste 5

SOLIDARIEDADE

Chá Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer acontece hoje Renda será revertida para a farmácia de manipulação da instituição e para manutenção das casas de apoio ALCIVAN COSTA

S

erá realizada hoje, a partir das 19h30,no Requinte Buffet, mais uma edição do Chá Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR). Essa é a 15ª edição do evento, e por esse motivo está sendo preparada uma programação especial. A administradora da Associação, Ana Clébea Nogueira, destaca que as pacientes terão momentos especiais durante o chá. "Estamos comemorando os 15 anos do evento,estamos debutando. Por isso teremos momentos especiais, as pacientes vão contar seus testemunhos,falar sobre os caminhos percorridos, as lutas, as vitórias", destaca. A programação ainda contará com a animação de Anderson Lima e Banda Rádio AM e DJ Balinha. "Teremos também o bazar com objetos feitos pelas pacientes, pelas voluntárias, ou doados à instituição,que serão vendidos no local", continua Ana Clébea. As senhas para o evento devem ser vendidas no valor de R$ 40,00 durante todo o dia de hoje pelas voluntárias, no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró e no Requinte Buffet na hora. Ao todo 600 tickets fo-

Voluntárias prestavam contas das senhas vendidas na tarde de ontem

A farmácia está precisando de recursos para comprar os insumos e as casas de apoio de pagamentos de água, luz, telefone, alimentação”.

com os resultados", disse a voluntária Josefa Alves. Ana Clébea explica que toda a renda do Chá Beneficente será revertida para a aquisição de insumos para a farmácia de manipulação que funciona no Hospital da Solidariedade e que fornece medicamentos aos pacientes, além da manutenção das Ca-

sas de Apoio, infantil e adulto."Queremos convocar a sociedade de Mossoró e Região para que participe, que ajude. A farmácia está precisando de recursos para comprar os insumos,e as casas de apoio de pagamentos de água, luz, telefone, alimentação. É importante a participação de todos", conclui. ALCIVAN COSTA

Ana Clébea Nogueira

ram disponibilizados para a venda. "As vendas estão bombando. Estamos aqui na prestação de contas e estamos bastante satisfeitas

SOBRE O CHÁ Onde: Requinte Buffet Quando: Hoje Horário: 19h30 Senha: R$ 40,00 Ana Clébea fala sobre importância da participação da sociedade


SOCIAL/MOSSORÓ

6 Gazeta do Oeste rafaellarcosta@gmail.com

RAFAELLA COSTA CEDIDA

FAZER O BEM Hoje é dia de se confraternizar no XV Chá Solidário, evento que tem sua renda revertida em prol da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região AAPCMR. DJ Balinha, Anderson Lima e a Banda Rádio AM animam os presentes, que poderão conferir também o bazar de produtos confeccionados por pacientes e voluntárias e provenientes de doações. Às 19h, no Requinte Buffet. PASSARELA FASHION Com organização da Master Eventos, delicinhas do Requinte Buffet e trilha sonora do DJ Balinha, será lançada hoje, às 19h30, na Marq Design, a 19ª edição da Revista Glam, dos irmãos Azevedo, George e Georgiano. Durante o auê, haverá desfile da Maison Tráfego apresentando a coleção verão 2016 da marca mineira Artsy Brasil e Victor Dzenk, além dos arrasos da Prisma com a coleção Cia.Marítima, Schalk e A Graciosa.

Maria Tereza comanda o coro de feliz aniversário para a mamá Tanilda Gonçalves. Felicidades, sempre!

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo." Mahatma Gandhi

GABRIEL ANDRENS

Stella Maris e Zilene Marques mimam a aniversariante querida de hoje: a mamãe de Luigi, Talliana Medeiros. Vivas! CEDIDA

CEDIDA

Renata ganha sessão delícias da mammy Lizete Andrade, pela passagem do seu aniversário. É hoje, e nós desejamos tudo de bom!

O amigo Valcides Nobre foi surpreendido pela sua amada Joseilma, que reuniu os amigos para comemorar mais um de vida do esposo. Parabéns e muitos vivas! CEDIDA

CEDIDA

Uma quarta-feira de muita festa para a bela Sheyla Milena, que faz aniversário hoje e comemora a data ao lado do mui amado Luiz Henrique

Comemoração antecipada de aniversário, Herval Sampaio com as suas amadas Cheina Gomes e a princesa Ceci em city tour por Foz do Iguaçu

@RAFAELLARCOSTA @SENHORITARAFA /RAFAELLA.COSTA.169

LUMINOSIDADES... Começou segunda-feira passada e segue até o dia 23 deste mês, no ginásio O Carecão, a XIV Taça Padre Sátiro de Futsal, organizada pelo Departamento de Educação Física do Diocesano (DEFID),incentivando a prática de esporte. Além de tudo, a Taça Padre Sátiro de Futsal proporciona intercâmbio social e desportivo,contando com a participação de atletas de várias escolas, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e Juvenil. Fabiana Sá e Porcino Neto estão na contagem regressiva para subirem ao altar da Capela de São Vicente próxima sexta-feira, às 20h30, e receberem as bênçãos de Deus, consagrando a união matrimonial do casal. Após a cerimônia religiosa, os jovens Porcino Neto e Fabiana recebem convidados em uma belíssima festa no Requinte Buffet, com direito a superprodução da Master Eventos e música de Radiola Club, Waldonys e Socorro Lima. Dorgival Dantas, Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Brasas do Forró, Cesar Menotti e Fabiano são algumas das atrações que agitam a Villa do Vaqueiro durante a vaquejada do Porcino Park Center, de 1º a 4 de outubro.

SINDIPETRO

Entidade promoverá Seminário de Greve hoje A atividade faz parte da campanha reivindicatória dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobras e foi definida durante reunião realizada esta semana

O

Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO-RN) realizará nesta quarta-feira, 16, na sub-sede de Mossoró,o Seminário de Preparação de Greve. O encontro será realizado a partir das 18h e contarácomaparticipaçãodetrabalhadores de todos os setores de serviços da Petrobras. A atividade faz parte da Campanha Reivindicatória dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobras e foi definida durante reunião ocorrida na manhã de segunda-feira passada,

WILSON MORENO

14, pela Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN, ocasião em que foi feita mais uma avaliação do andamento da campanha e definidos novos encaminhamentos. De acordo com a assessoria do Sindicato, o objetivo do encontro,que também ocorrerá em Natal amanhã, é o de reunir o maior número possível de petroleiros para discutir a organização e a deflagração do movimento nas principais bases da Petrobras no Estado, considerando as especificidades de cada área. Os interessados devem se dirigir aos locais das reuniões, nos horários

determinados. O petroleiro não sindicalizado que quiser participar poderá se filiar no próprio evento. ESTADO DE GREVE Os petroleiros de todo o país podem iniciar uma greve a qualquer momento.Segundo o diretor do setor privado e terceirizado do Sindipetro/Mossoró, Manoel Assunção da Silva, a atividade principal da greve será limitar a produção de petróleo, por tempo indeterminado.Manoel Assunção explicou em matéria recente publicada pela GAZETA que desde o dia 7 de julho

que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) entregou a pauta de reivindicação à Petrobras. No documento, a categoria exige a manutenção da estatal como empresa integrada de energia. Para fortalecer o movimento, em todo o Brasil estão sendo realizadas assembleias para conscientizar os trabalhadores. "Essa greve já tem 80% de aprovação do RN e pode ser deflagrada a qualquer momento. A greve vai ser pelo controle de produção do petróleo. Quando entrar, os petroleiros só saem quando tiverem resultado", diz o diretor.

Controle da produção do petróleo é preocupação da categoria


Gazeta do Oeste

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015 WILSON MORENO

BARAÚNA MÍN.: 23o - MAX.: 32 o

Grossos GROSSOS MÍN.: 23o - MAX.: 32o

Grossos GOVERNADOR MÍN.: 23o - MAX.: 34o

potiguar está pessimista e insatisfeito com a realidade brasileira, segundo indicadores da Pesquisa Consult/Fiern (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte). A maioria da população do Rio Grande do Norte tem uma percepção de que o poder de compara da família piorou nos últimos meses, teme perder o emprego, não acredita que o Brasil vai superar a crise em um prazo de um ano, considera os partidos políticos como instituições menos confiáveis, as religiões como as que têm mais credibilidade e, na avaliação dos serviços públicos, atribui a pior nota à saúde pública e a melhor à coleta de lixo. Essas são algumas das principais constatações da pesquisa de opinião pública feita pela Consult para a federação, com uma "análise dos serviços públicos no Rio Grande do Norte". No levantamento, 78,4% dos entrevistados apontaram uma piora,nos últimos meses do poder de compra da família, enquanto 8,1% afirmaram que houve uma melhora e 13,5% afirmaram que não teve alteração na capacidade de consumo. Na segmentação dos dados regionalmente, essa avaliação de queda de renda é maior em Mossoró,onde 91,3% apontaram uma redução do poder de compra,ante 6,7% afirmam não houve mudança.Em Natal, 78,8% consideram que houve redução da capacidade de consumo e 13,8% não identificou variação. O temor de perder o emprego atinge 50,7% dos norte-rio-grandenses, segundo a pesquisa Consult. Entre os entrevistados, 46,1% não temem o desemprego e 3,3% não têm opinião formada sobre o assunto. Na região do Seridó, há um medo maior com possível demissão: 65%, enquanto 30,6% dos que foram ouvidos nos municípios nessa área não se preocupam com o tema. A pesquisa Consult também perguntou sobre a expectativa com relação

O

AVALIAÇÃO

cidadesgazetadooeste@gmail.com

CIDADES

Uern fica em 143o lugar no ranking da Folha Página 3

Saúde:

o pior serviço público Essa é a avaliação dos norte-rio-grandenses, que atribuíram nota 3,1 ao serviço, numa escala que vai de 0 a 10, em pesquisa da Fiern SESAP

à possibilidade de o país sair da crise. Para 74,4% dos que responderam, o Brasil não superará a atual situação no prazo de um ano. Acreditam que há possibilidade de uma solução para a crise em doze meses 16,7% e 7,2% afirmaram não saber dizer. O maior percentual dos céticos no que diz respeito às chances de uma solução para a crise está na região Central /Potengi (83,3%). E apenas no Seridó o índice dos que acreditam em uma solução em um prazo de até um ano está ligeiramente inferior a 60 pontos (59%). A sondagem da Consult aplicou alguns questionários a partir dos quais é possível identificar como a população classifica a atuação de algumas instituições. O trabalho da Polícia Militar é avaliado como regular por 38,4%. Há ainda os que avaliam o trabalho da PM como bom (19,9%), ruim (19,3%), péssimo (14,8%) e ótimo (1,5%). Responderam "não sabe" 6,1%. O percentual mais expressivo dos que classificam como péssimo o trabalho da PM está na região Litoral Norte/Mato Grande, onde essa avaliação foi feita por 28,2%. Na região do Seridó, a atuação dos policiais militares teve 34% de bom, o índice mais expressivo do Estado. Alguns serviços públicos

também foram avaliados com notas de satisfação que variaram de 0 a 10. A coleta de lixo foi o serviço com a média mais alta, atingindo 7,1 pontos. Em seguida, ficaram iluminação de ruas e praças, com nota média 5,8; limpeza de ruas e calçadas, média de 5,7; e serviço d´água, com 5,3. Alguns serviços tiveram notas abaixo de cinco pontos: escolas públicas (4,7), transporte público (4,5), serviço de esgoto (4,2), gestão de trânsito na cidade (3,8). Os dois serviços públicos que tiveram piores avaliações foram: segurança pública, com 3,4 pontos de média; e saúde, a mais baixa avaliação, com 3,1.

Precariedade do sistema público de saúde ocasiona insatisfação na população do RN, revela pesquisa

Mais de 80% dos potiguares não confiam na Câmara e no Senado Com relação ao grau de confiança de algumas instituições, as religiões ficaram em primeiro lugar. Dos entrevistados 73,8% afirmaram que confiam nas religiões, enquanto 23,5% não confiam e 2,7% não sabem. Os partidos políticos têm o mais baixo percentual de credibilidade,uma vez que apenas 5,5% dos entrevistados afirmaram que confiam nessas instituições e 92,1% confiam (2,4% não sabem). O Congresso Nacional tem a confiança de 11,8% dos norte-rio-grandenses, enquanto 83,6% afirmam que

não confiam na Câmara dos Deputados e no Senado. Neste item, 4,6% não responderam. As Forças Armadas têm um expressivo percentual de credibilidade (60,9% confiam, 32,9% não confiam e 6,3% não sabem). Com relação ao Ministério Público, 41,9% dos entrevistados confiam e 48,2% não confiam (9,9% não sabem). Na resposta sobre as entidades empresariais,afirmam que confiam 33,4% e que não confiam 54,6%, enquanto 12% não sabem. Ao responderem sobre os sindicatos dos

CEDIDA

trabalhadores, 53,5% disseram que não confiam e 38,5 confiam nessas entidades (8,1% não sabem). Os movimentos como MST não têm credibilidade para 73,9% e para 16,5% são confiáveis. As ONGs também foram avaliadas (47,8% não confiam, 35,4% confiam e 15,8 não sabem), e o Poder Judiciário (44,2% não confiam, 47,2% confiam e 8,4% não sabem). Os meios de comunicação têm a credibilidade da maioria da população do Rio Grande do Norte:62,9% confiam e 30,2% não confiam. O trabalho da imprensa tam-

bém é considerado importante por 57,2%, muito importante por 37,1%, pouco importante por 4,5% e não tem opinião formada 1,1%. A pesquisa da Consult foi feita para a Fiern com o objetivo de orientar ações estratégicas de atuação e mercado para a instituição. A área de abrangência foi formada pela população adulta do Rio Grande do Norte,distribuída em toda a área geográfica do Estado, representada por 50 municípios em dez regiões. Foram aplicados 1.500 questionários entre os dias 2 e 3 de setembro de 2015.

ALCIVAN COSTA

Festa

Cota

De 16 a 26 deste mês, o município de Viçosa apresentará várias atrações musicais, dentro da programação da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2015. Entre as atrações estão Fabiano Show e Anjos de Deus.

Quarenta e nove municípios do RN ficaram zerados com relação ao Fundo de Participação dos Municípios na primeira cota de setembro/2015. Entre essas cidades estão Mossoró, Baraúna e Areia Branca.


SOCIAL/CIDADES

2 Gazeta do Oeste MARCOS ALMEIDA

gazetamarcos@gmail.com

ALEXANDRIA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Homens superficiais acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito”. Ralph Waldo Emerson

@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE

FOTOS: CEDIDAS

CONVITE Fabiana Pereira nos convida para festa de aniversário da sua filha, Ana Luiza, que ocorrerá sábado, 19, às 19 horas, na AABB de Alexandria/RN. Na ocasião, Aninha festejará em grande estilo com príncipes, princesas e todo o reino os seus 10 anos de vida. Já nos antecipamos nos desejos de muitas felicidades. Obrigado pelo convite. Confirmamos presença! CONVITE II Chegando convite do empresário Lucas Pietro,para inauguração das novas instalações da marmoraria Vitrine Decor, que ocorrerá dia 24 de setembro, em Alexandria. Na ocasião ocorrerá, às 17 horas, missa em ação de graças na referida empresa. Confirmo presença.

Um clique no advogado Disraely Antunes. O amigo curtiu recentemente agitos e badalações em Pau dos Ferros. Em dezembro retorna ao Alto-Oeste para prestigiar evento fitness

Em Pau dos Ferros quem fica de nova idade hoje é a querida Nauman Azevedo, figura do bem que tive o prazer de conhecer período em que trabalhei na saúde. Nauman é uma das diretoras técnicas do Hospital Regional de Pau dos Ferros, secretária de Saúde em José da Penha e grande articuladora da saúde no Alto-Oeste. Parabéns, Nauman. Saúde e toda felicidade do mundo. Parabéns!

Ainda é tempo de desejar votos de muitas felicidades à professora Salete Ribeiro. Ela que ficou de nova idade segunda-feira, 14, e hoje registramos com muito carinho a chegada da sua nova idade. Salete é uma das conselheiras que sempre costumo ouvir em meus projetos e um puxão de orelhas quando preciso for sempre será bem-vindo. Abração, Sá, te gosto muito. Parabéns!

VAQUEJADA Por aqui já ficamos sabendo que a vaquejada do Porcino Park Center ocorrerá de 1o a 4 de outubro. A Gondim & Garcia Produções, que é a nova administradora do parque, já colocou à venda o segundo lote de ingressos para o evento. Esta edição trará atrações de renome nacional, como Aviões do Forró, César Menotti & Fabiano, Mastruz com Leite, Sirano & Sirino, Dorgival Dantas, Solteirões do Forró, Mano Walter e Brasas do Forró, além de várias atrações da nossa região como André Luví e Brilhantes do Forró.

Sexta-feira, 18, em Rafael Fernandes, quem ficará de nova idade é o empresário e médico Jacob Mozaniel. Gentil, atencioso e prestativo com o seu povo, dr. Biel é uma das melhores crias da pequena cidade, Rafael Fernandes. Parabéns, doutor!

UERN

LEVANTAMENTO

Grevistas estarão hoje, na Governadoria, em busca de uma proposta concreta

Estado contabiliza 5.222 casos confirmados de dengue este ano

Comando de greve também deliberou em reunião que a categoria participará da Marcha Nacional dos Trabalhadores ALCIVAN COSTA

D

iante da greve dos professores, que completa nesta quarta-feira, 115 dias, representantes dos três segmentos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estarão hoje,16,na Governadoria,em Natal,para buscar uma proposta concreta que possa encerrar a paralisação das categorias.Os grevistas ressaltam que, caso o governo ainda não tenha uma proposição oficial que possa ser avaliada, será solicitada uma audiência com a presença do governador Robinson Faria, de preferência em Mossoró, para tratar do impasse. "A categoria já está cansada de audiências com a equipe técnica do Governo, que não apresenta uma saída definitiva para nossa paralisação. Queremos uma reunião com o líder do executivo estadual e queremos que seja apresentada uma proposta concreta, que encerre a greve", afirmou o presidente da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), Lemuel Ro-

Presidente da Aduern, Lemuel Rodrigues, quer reunião com o governador Robinson Faria

drigues. O comando de greve também deliberou em reunião que a categoria participará da Marcha Nacional dos Trabalhadores, que será realizada em Mossoró na próxima sexta-feira, 18. A atividade contará com a presença de diversas categorias em greve e de militantes dos movimentos sociais. De acordo com a Aduern, o evento busca denunciar a falta de compro-

misso dos governos com a classe trabalhadora, maior penalizada pela crise econômica. Observando também que a Assembleia Legislativa do RN (AL/RN) estará na cidade de Areia Branca nesta semana, o comando de greve irá à cidade para dialogar com os deputados acerca da situação da universidade, buscando apoio para a aprovação das pautas reivindicadas pelas

categorias. Ainda foi aprovada uma reunião unificada, na próxima terça-feira,22,com os comandos de greve dos estudantes e técnicos da universidade, buscando uma atividade unificada entre as três categorias que possa pressionar o governo a se movimentar, assumindo responsabilidade com a pauta de reivindicações e encerrando a paralisação na Uern.

O Rio Grande do Norte notificou, até 5 de setembro, 25.833 casos de dengue em todo o Estado, dos quais 5.222 foram confirmados este ano. Os dados atualizados pela doença foram divulgados ontem, 15, pelo Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP). O Estado se encontra livre da epidemia desde o mês de junho passado, devido à considerável diminuição no número de notificações da doença nas últimas semanas epidemiológicas. Embora a epidemia tenha acabado, a população precisa continuar vigilante e coparticipa-

tiva, tomando os cuidados básicos de prevenção. "Temos que manter os reservatórios de água tampados, não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, não deixando água acumulada sobre a laje ou calhas, entre outros", explica a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho.

DADOS •Até o dia 5 deste mês, foram notificados 25.833 casos de dengue em todo o Estado REPRODUÇÃO

Vigilância salienta necessidade de se prevenir contra o mosquito


SOCIAL/CIDADES

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015 www.sorayavieira.com.br - sorayavieiraf@gmail.com

SORAYA VIEIRA

Gazeta do Oeste 3

Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas". Chico Xavier

@SORAYAVIEIRAF @SORAYAVIEIRA /WWW.SORAYAVIEIRA.COM.BR

FOTOS: WWW.SORAYAVIEIRA.COM.BR

FEIJOADA A chef Lizete Andrade prepara o "Feijão, Festa e Liberdade", que acontece no próximo dia 30 de setembro. O evento promovido pelo trio de colunistas sociais, Sérgio Chaves, Marilene Paiva e Rafaella Costa, tem início às 12h30, no Garbos Recepções, com a animação de Dayane Nunes, Kacau Monteiro e banda Koisa Nossa. LANÇAMENTO O professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação Estudos da Mídia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, Sebastião Guilherme Albano, estará lançando o livro: "Continente e Conteúdo - Mídia e sociedade na América Latina", em novembro, na livraria Saraiva, do Shopping Midway Mall, em Natal. A obra já está disponível para venda nas livrarias e na Cooperativa do Centro de Convivência da UFRN.

Esse trio promove a feijoada tradicional do dia 30 de setembro, em Mossoró. Marilene, Rafaella e Sérgio Chaves, sucesso garantido!

Buquê de flores com cheirinho de felicidades para Anne Juliane e seu presente é sua família

Buquê de flores com cheirinho de felicidades para advogada Aline Guimarães

MAIOR CAJUEIRO Por mais um ano consecutivo a diretoria da AMOPIN (Associação de Moradores de Pirangi do Norte), que administra o Complexo Turístico do Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, estará presente na Feira da Abav, que acontece de 24 a 26 deste mês no Anhembi, em São Paulo. A finalidade é incentivar o turismo em Natal.

De Saboya nos últimos preparativos da festa do ano em Natal e por lá a liberdade de viver. Dia 19 de setembro, agendadíssimo

Buquê de flores com cheirinho de felicidades para Laine Aquino

CIRCUITO DAS SERRAS O Grupo Circuito das Serras (grupo alternativo, sem fins lucrativos e apartidário), que tem a finalidade de divulgar as serras potiguares e entorno, vai se reunir em Natal, no Empório Goumet, em Ponta Negra, na quintafeira, às 18h. Volto com detalhes.

RUF

ASCENSÃO

UFRN é a 25a melhor universidade do país; Uern aparece no 143o lugar em ranking

Apesar da crise, movimento cresce 25% no Porto de Natal

Jornal Folha de São Paulo apresentou ranking com avaliação de 192 universidades, entre públicas e privadas WILSON MORENO

A

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a melhor do Estado, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF),divulgado pelo jornal Folha de São Paulo. A universidade aparece na 25ª posição,no país. No RN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) figura na 91ª posição;Universidade Potiguar (UnP), no 121º lugar; e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ocupa a 143ª posição no ranking geral. De acordo com a Folha de São Paulo, o RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo grupo desde 2012. Na edição de 2015 há dois produtos principais: o ranking

DADOS •Universidade Federal Rural do Semi-Árido figura na 91a posição

Melhor desempenho da Universidade do Estado do RN foi no indicador inovação

de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa,internacionalização, inovação, ensino e mercado. O melhor desempenho da UFRN foi no quesito "inovação" - leva em con-

ta o número de pedidos de patentes (direito de exclusividade para explorar comercialmente novas ideias) pela universidade ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de 2004 a 2013. Nesse indicador, a instituição figura no 20º lugar. O melhor desempenho da Uern também está relacionado ao indicador "inova-

O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Emerson Fernandes, comemora a intensa movimentação no Porto de Natal, principalmente em meio ao período de crise que atinge vários setores da economia brasileira. "O Porto de Natal cresce sua movimentação em meio a uma grave crise econômica,mostrando sua importância e contribuição para o desenvolvimento", declarou. Mais um navio de grande porte atracou no Porto de Natal na manhã de segunda-feira, 14. Foi o Aliança Energia, em operação, descarregando transformadores de energia elétrica. A embarcação se soma ao Navio Cayen-

ne, que chegou no último sábado, 12. Em 2015, já foram movimentadas 287 mil toneladas de cargas no Porto de Natal, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2014, quando o movimento foi de 228 mil toneladas.

O Porto de Natal cresce sua movimentação em meio a uma grave crise econômica". Emerson Fernandes CODERN

ção" - a universidade aparece na 92ª posição. No quesito "ensino", a UFRN sobe no ranking e fica na 23ª posição no país. Uern e Ufersa aparecem na 127ª e 77ª posição, respectivamente. LEIA TAMBÉM NA VERSÃO ON LINE GAZETADOOESTE.COM.BR

Navio Aliança Energia atracou no Porto de Natal na segunda, 14


SOCIAL/CIDADES

2 Gazeta do Oeste EVANDSON BERNARDO

destaquesocial@outlook.com

COSTA BRANCA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

@EVANDSONBERNARDO /EVANDERSON.BERNARDO DESTAQUESOCIAL.COM.BR

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte." desconhecido

FOTOS: CEDIDAS

Miriam Monteiro reuniu familiares e amigos num dos aniversários mais comentados da sociedade com festa chique no Corujão Clube, no sábado que passou

Estevão Luiz, filho do casal Luizinho e Kyria Costa, celebrará idade nova em grande estilo neste final de semana, na praia de Upanema, em Areia Branca. A festa inicia no sábado e segue até altas horas do domingo

O radialista João de Castro abraça o casal Raniery e Poliana, do provedor Hiperlink, durante a Festa do Branco, realizada no último dia 12, no Caravelas Clube

O Rio de Janeiro continua lindo. Essa é a afirmação da minha amiga Rejanne Moura, que curtiu bons momentos na cidade maravilhosa

FIQUE LIGADO! AÇÕES DA CÂMARA DE AREIA BRANCA A Câmara de Areia Branca encerrou, ontem, o calendário ordinário das sessões referente ao mês de setembro. Somente neste período, vários temas importantes foram discutidos pelos vereadores e projetos foram aprovados. O vereador Netinho Cunha (PSB) segue pautando a casa com assuntos relevantes. Neste mês, a casa também reinaugurou o Telecentro José Jaime Rolim, que oferece capacitação em informática para a população carente. ASSEMBLEIA CIDADÃ A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se instala a partir de hoje, 16, no município de Areia Branca. Além dos deputados que se reunirão em sessão ordinária, a vinda da ALRN traz para a cidade uma série de ações e benefícios para a população como a emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e outras ações de cidadania. ASSEMBLEIA CULTURAL Além disso, o programa valoriza a cultura local através da Assembleia Cultural, que em Areia Branca terá a Banda Onda Mix e a cantora Fernanda Azevedo como atrações na Praça da Conceição nesta quarta-feira, 16.

O vereador Tonho da Cohab segue sua luta em favor do areiabranquense. Nesta semana, o parlamentar visitou o povoado de Morro Pintado para ouvir a população

Sábado, 19, é dia de baile de formatura no Requinte Buffet da nova enfermeira Ruana Daniele, filha do casal Rubem Pereira e Navegantes Cassiano

Karol Oliveira reuniu amigos para brindar a vida em seu natalício. A coluna traz um selfie com a turma completa

FINANÇAS

SAÚDE

Governo do RN encaminha LOA 2016 com redução de 11,94% na comparação com 2015

Missão do Banco Mundial avalia investimentos no Estado

Executivo protocolou nesta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa, o projeto da Lei Orçamentária Anual REPRODUÇÃO

O

Governo do Estado protocolou nessa terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016. De acordo com a Secretaria do Planejamento e das Finanças, a proposta para o próximo ano sugere uma redução real no orçamento de 11,94%. Em números absolutos, o Governo propõe um orçamento para 2016 no valor de R$ 11.999.840.000,00. Deduzidas as transferências obrigatórias para os municípios, no valor de R$ 1.415.033.000,00,a proposta orçamentária para o exercício do próximo ano fica em R$ 10.584.807.000,00. A LOA 2016 prevê ainda R$ 8.751.700.000,00 de Receita Corrente Líquida, uma redução real de 8,42% em relação à peça orçamentária de 2015. A secretaria informou que, dado o cenário de crise no país, os investimentos foram ajustados à realidade das fontes de recursos disponíveis no montante de R$ 1.139.029.000.Outro aspec-

Secretário Gustavo Nogueira disse que o projeto é mais realista

to do ponto de vista de rigor fiscal trata da redução em termos reais de quase 10% nos valores destinados ao custeio da máquina administrativa. Em números absolutos, a LOA 2016 prevê um custeio de R$ 1,34 bilhão. De acordo com a secretaria,a redução do custeio não afetará o cumprimento das obrigações constitucionais com Segurança Pública, Saúde e Educação. Ainda

segundo a pasta, a Secretaria de Segurança receberá toda a atenção do Estado. Para os investimentos no setor, está projetada aplicação de 13,89% sobre as receitas de impostos e transferências. Na saúde, o percentual será 15,46%, e na educação, outro setor prioritário para o Governo, a previsão é de 26,43% sobre as receitas de impostos e transferências. As projeções para o Ser-

viço da Dívida e saldo da Dívida contratada colocam o Rio Grande do Norte numa situação fiscal confortável diante de novas contratações de operações de créditos. As projeções para a Despesa de pessoal e encargos sociais do Estado, incluindo todos os Poderes e sem as deduções admitidas pelo Tribunal de Contas, alcançam 62,2% da Receita da Corrente Líquida, o que impõe um desafio ao Governo em ampliar sua base de arrecadação para fazer frente a despesas com pessoal anterior e legalmente autorizadas. Já em relação ao déficit do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Estaduais, foi projetado um déficit de R$ 1,136 bilhão. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças,Gustavo Nogueira, o projeto da Lei Orçamentária Anual 2016 é mais realista."Todas as previsões da LOA 2016 levam em consideração o cenário macroeconômico do país e seus reflexos na economia do Rio Grande do Norte", afirmou.

A equipe do Projeto RN Sustentável (Unidade Executora Setorial da Secretaria de Estado da Saúde Pública - UES/SESAP) recebeu, na manhã de ontem, 15, mais uma Missão de Supervisão do Banco Mundial, para avaliação das atividades e investimentos executados. No âmbito da Unidade Executora Setorial/Sesap, a missão é coordenada pelo especialista sênior em saúde do Banco Mundial, David Oliveira de Sousa. Na oportunidade foram apresentados à equipe da Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) da Sesap os projetos estruturais preliminares do Hospital Materno-Infantil de Mossoró,Laboratório Histopatológico do RN, em Natal,

e dos bancos de leite humano de Pau dos Ferros e Mossoró.A apresentação foi feita pela dra.Maria Lúcia,da empresa Vasserman, responsável pelos projetos. "A Missão acontece até o dia 18 e durante esta semana será feita avaliação e acompanhamento dos projetos das obras das maternidades, das capacitações, regularizações fundiárias e medição de indicadores", explica a gerente do Projeto RN Sustentável na Sesap, Ana Beatriz Petta. GESTÃO Na oportunidade, também será feito o monitoramento e supervisão das ações relativas ao fortalecimento da gestão da Sesap, executadas através do fundo de apoio ao desenvolvimento institucional (IDF-TF). SESAP

Apresentação do projeto do Hospital Materno-Infantil


CADERNO

Escola

Mossoró-RN, QUARTA-FEIRA, 16 de setembro de 2015

LERPARASABERMAIS@HOTMAIL.COM CEDIDA

AMAMENTAÇÃO

Tema da aula • ajudou os alunos a compreenderem o gênero textual cartaz e orientou sobre importância da amamentação • Página 7

Reportagem

Para onde vai o lixo de sua casa é tema de aula Página 11

MAYARA BORGES

Nossa língua

Estados Unidos relembrou ou relembraram? Página 8


2 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Ao leitor

Gazeta do Oeste

FOLHINHA SETEMBRO 2015

Destaque 7 DE SETEMBRO

Independência

É preciso

acessibilidade

Ainda não valorizamos o deficiente como deve ser. A escola continua sendo exclusiva, e não inclusiva, como afirmam

N

o próximo dia 21 se comemora o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência. Avançamos com relação ao acompanhamento e participação dos deficientes na escola? Sim, claro. Houve um avanço. Antigamente, eles nem figuravam entre os alunos das escolas regulares. Ficavam afastados, isolados em casa ou em uma escola que diziam ser própria para eles. Embora tenhamos tido um avanço, isso não lhes deu garantia de que isso vai realmente trazer melhorias para os deficientes. Continuamos com escolas que improvisam a acessibilidade, que não têm espaço pa-

ra que eles se acomodem de cadeira de rodas em uma sala de aula ou que compreendam muito bem os conteúdos escolares porque nem todo professor está preparado para isso. Nem todo professor sabe braile,libras ou outra forma de lidar com o deficiente. Existem salas especializadas nas escolas, chamadas de Atendimento Educacional Especializado, que contribuem com a inclusão das centenas de estudantes nas salas de aula. Mas os profissionais são poucos, não dão conta. Os professores não conseguem dar conta da diversidade de deficiências presentes na escola, que acaba excluindo quem não se enquadra no padrão. E vai pas-

COORDENADOR PEDAGÓGICO: Marcos Antônio ILUSTRAÇÕES: Laércio Eugênio EDIÇÃO: 639

sando o aluno para a frente, pois se torna mais fácil. No entanto, é preciso incluir. Incluir não apenas inserindo o aluno em uma sala de aula, mas também dandolhe condições de acompanhar o processo educativo e consolidar sua aprendizagem. Caso contrário,será apenas mais um que vai ser empurrado sem que ele aprenda nada. É preciso que as políticas públicas para os deficientes se tornem realmente presentes nas escolas,com acessibilidade e com professores capacitados para lidar com todo tipo de deficiência.

GAZETA ESCOLA www.gazetadooeste.com.br lerparasabermais@hotmail.com SUPLEMENTO DO JORNALGAZETA DO OESTE NÁO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE

do Brasil

1º · Início da Semana da pátria 1º · Dia do Profissional de Educação Física 2 · Dia do Repórter Fotográfico 3 · Dia do Guarda Civil 3 · Dia do Biólogo 5 · Dia Oficial da Farmácia 5 · Dia da Amazônia 6 · Dia do Alfaiate 6 · Oficialização da letra do Hino Nacional 7 · Independência do Brasil 8 · Dia Internacional da Alfabetização 9 · Dia do Administrador 9 · Dia do Médico Veterinário 9 · Dia da Velocidade 10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil 12 . Dia do operador de rastreamento 14 · Dia da Cruz 14 · Dia do Frevo 15 . Dia do Cliente 15 . Dia Nacional do Musicoterapeuta 16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio 17 · Dia da Compreensão Mundial 18 · Dia dos Símbolos Nacionais 19 · Dia de São Geraldo 19 · Dia do Teatro 20 · Dia do Funcionário Municipal 20 · Dia do Gaúcho 21 · Dia da Árvore 21 · Dia do Fazendeiro 21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências 22 · Data da Juventude do Brasil 22. Dia do Contador 23. Início da Primavera 23 · Início da primavera 23 · Dia do Soldador 23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações 23 . Dia do sorvete 25 · Dia Nacional do Trânsito 26 · Dia Interamericano das Relações Públicas 26. Dia Nacional do Surdo 27 · Dia de Cosme e Damião 27 · Dia do Encanador 27 · Dia Mundial de Turismo 28 · Dia da Lei do Ventre Livre 29 · Dia do Anunciante 29 · Dia do Petróleo 30 · Dia da Secretária 30 · Dia da Navegação 30 · Dia Mundial do Tradutor 30 · Dia Nacional do Jornaleiro


ESCOLA 3

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Vivendo e aprendendo

Gazeta do Oeste

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MARTHA CRISTINA E. MAIA PROFESSORA

N

o dia 21 de setembro comemoramos o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências. Muitas associações lutam pelas causas sociais e pedem "que o seu respeito faz toda a diferença"! Como professora com deficiência não poderia deixar de contar uma história para reflexão: Certa vez três deficientes foram pedir emprego numa fazenda. Um usava muleta; o outro teve um derrame e tinha as mãos trêmulas; o terceiro levou um coice de uma égua e ficou com uma perna dura e andava puxando um pé. Ao chegarem na fazenda deram de frente com um capataz que olhou para os três e ficou imaginando como iria arranjar emprego para três deficientes, porém disse: VÃO EMBORA! Aqui não tem trabalho pra vocês... Mas da janela observava o patrão que, indignado com a cena que acabou de ver, mandou que fizesse o contrato dos três. - Patrão, ELES SÃO TODOS INVÁLIDOS! O patrão respondeu que estava na época do plantio e disse: "O que usa uma muleta vai na frente furando buracos, fazendo covas com a muleta; o segundo com as mãos trêmulas vai semeando. O terceiro arrasta o pé e vai fechando as covas". Enfim somos merecedores de amor, respeito e aceitação. As lutas continuam, acessibilidade em todos os sentidos, querida Mossoró-Rn. Encontrei também um lindo cordel da CDPD, recitada pelo esquilo Alvin em áudio para uma leitura deleite. São os artigos que vão de 1 a 50, a cartilha feita em versos e mais uma ferramenta que estimula a leitura e ao mesmo tempo orienta. O mundo se reinventa em uma rápida manhã, da mesma forma e ritmo a campanha que é adaptada para todos e

todo mundo que ganha. Ver o texto no papel e a versalidade do poeta menestrel que transforma pela integra a conversão em cordel. Com rima inédita em cordel, 50 artigos serão transformados em estrofes, em uma linda versão feita de maneira lúdica de fácil compreensão. O cordel chama atenção para que não haja incidência de barreiras ou preconceitos ou qualquer outra violência contra a vida das pessoas que tenham deficiências. O mesmo faz referências a carta que a ONU traz: liberdade e justiça para todos e direitos iguais. Dentre seus direitos fundamentais, visibilidade para todos na sua diversidade, que não venha sofrer tanto, mês a mês, ano a ano no desenvolvimento humano. Porque todo ser humano possui o mesmo direito: preto, branco, rico ou pobre, cada pessoa. Seu jeito em todos os ambientes necessita de respeito. Ninguém nasce com defeito, o defeito é do

Estado! O Estado que se ajuste, para depois não ser cobrado, pelo erro cometido de não ter se adaptado. O Brasil tem se esforçado anos, pra ter políticas públicas que possam as pessoas proteger, fato que antigamente não se via acontecer. Não é no físico do ser que possa o defeito estar, e sim no espaço físico. O entrave que no Brasil está querendo acabar. O Brasil se faz mudar com o reconhecimento de igualdades para todos com o melhor tratamento e na sociedade um novo comportamento. O terceiro ano "A" do Colégio Evangélico, fazendo parte do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) e dentro do programa Ler para Saber Mais, as crianças estão fabricando bonecos com algum tipo de deficiência e contando lindas histórias de um mundo que, segundo eles, pode e deve ser diferente. Igualdade na diferença é o meu desejo nesse lindo amanhecer!


4 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reportagem

Gazeta do Oeste

Africanidade

é apresentada na escola

Estudantes da escola municipal mostraram para a comunidade a cara da África

O

s professores da Escola Municipal Dinarte Mariz apresentaram para a comunidade a África. O projeto intitulado Africanidade no Brasil foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa Elí Melo Costa Marinheiro,que mobilizou os alunos do 1º ao 9º ano para explorar a riqueza cultural do continente africano. O objetivo foi conhecer e valorizar as influências da cultura africana no Brasil. África e Brasil tem tudo a ver, já que muitas comidas, hábitos e vocábulos portugueses têm origem nesse país. Os alunos pesquisaram sobre a cultura africana, danças, comidas e costumes. Cada professor ficou responsável por uma turma para que orientasse como deveria ser feito o trabalho,que seria apre-

CEDIDA

sentado em seguida. As turmas apresentaram danças,comocongado;acoreografia Vida de Negro,com a música de Dorival Caymmi;a dança do coco Menina do laço de fita;Sambalelê,entre outros elementos referentes à cultura afrobrasileira. Foi um espetáculo muito bonito, em que os alunos mostraram a cara da África e sua influência no Brasil. "No decorrer das atividades do projeto pudemos observar o interesse e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas,e no dia da culminância do projeto houve várias apresentações, nas quais os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a influência da cultura africana no Brasil e com isso valorizar a multiplicidade de nossa cultura", disse a professora Elí. Os estudantes, empolgados, apresentaram direitinho

Dança africana foi apresentada para a comunidade

as danças africanas,mostrando um gingado que acabou influenciando o gingado do samba brasileiro. "Um projeto como esse é de grande importância para engrandecer nossos conhecimentos, pois

podemos perceber a influência da cultura africana na nossa vida",disse a estudante Letícia Lamonielly, do 9º ano.


ESCOLA 5

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Interação

Gazeta do Oeste

HORA DA VISITA

Quem nos visitou foi a Escola Estadual Manoel Justiniano de Melo. A turma conheceu a diagramação e a Redação do jornal, conhecendo também o processo de produção do jornal. Que bom que vieram! EDNILTO NEVES

Eu vejo minha escola muito boa. Gosto dos professores e da diretora também. Minha escola é um lugar de ótima aprendizagem. Gosto muito da quadra, é ótima para brincar, mas precisa ser coberta e lá fora na hora da

COMO EU VEJO MINHA

ESCOLA

saída, precisamos de mais segurança, pois tem assaltos. A minha escola é muito legal. ALUNO: ANTONIO VINÍCIUS DA SILVA 6º ano B Escola Municipal Dinarte Mariz Professora: Elí Melo Costa Marinheiro


6 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reportagem

Gazeta do Oeste CÉLIO DUARTE

Melhor merenda escolar tem premiação em dinheiro e uma viagem internacional

Concurso

Premiação dará R$ 5 mil e um uma viagem internacional para a melhor receita

premia as melhores receitas escolares M

erenda escolar ganha destaque cada vez mais. Nos últimos anos, a qualidade da alimentação dos estudantes vem melhorando. Para marcar os 60 anos das primeiras iniciativas do Governo Federal na área de alimentação escolar, o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram, quinta-feira, 10, em Brasília, o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar.Serão selecionadas, premiadas e divulgadas receitas de profissionais que preparam a merenda nas escolas públicas do país. As inscrições foram abertas sexta-feira, 11, e se estenderão até 25 de outubro próximo. Realizado em quatro etapas, o concurso elegerá, ao final, as cinco melhores receitas, uma de cada região.

Os vencedores receberão prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional, além de conjunto de manipuladores de alimentos,com touca e avental personalizados, e certificado de participação. Também terão a oportunidade de participar de curso de elaboração de receitas e boas práticas na alimentação escolar."O objetivo do concurso é valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional", afirma o presidente do FNDE, Idilvan Alencar. A primeira etapa será eliminatória.Podem participar redes de ensino que alcancem pontuação mínima em relação a critérios relevantes na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae),como contar com nutricionista,responsável técnico, cadastrado no FNDE e usar 30% dos alimentos oriundos da agricultura fa-

miliar, entre outros aspectos. Após a fase eliminatória, serão realizadas as etapas estaduais, nas quais serão selecionadas cinco receitas em cada estado e no Distrito Federal. Em seguida, a disputa se dará em nível regional. Cada região do país escolherá três receitas para a fase final, em Brasília, em 17 e 18 de dezembro próximo. Seleção - A escolha das melhores receitas,nas fases estadual e regional, contará com a participação de nutricionistas cadastrados e de presidentes de conselhos de alimentação escolar (CAE). Os votos, dados pela internet, na página do concurso, devem se basear na criatividade,na valorização de hábitos locais e na viabilidade da receita no Pnae - possibilidade de replicação no contexto da alimentação escolar. Para participação na etapa regional, os responsáveis

pelas receitas devem ainda inserir,na página do concurso na internet, a descrição de atividade de educação alimentar e nutricional, desenvolvida na escola, relacionada à receita classificada. Na etapa final, as 15 receitas classificadas serão avaliadas por comissão formada por um estudante da rede pública de educação básica, um chefe de cozinha, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar e um representante de entidades públicas parceiras do Pnae. As receitas serão preparadas durante a fase final, em Brasília. A comissão julgadora apontará a melhor de cada região. As inscrições devem ser feitas na página do concurso na internet (http://melhoresreceitas.mec.gov.br/).


ESCOLA 7

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reportagem

Gazeta do Oeste

Incentivo

ALCIVAN COSTA

à amamentação

Estudantes compreenderam a importância da amamentação e como fazer um cartaz para conscientizar as pessoas

O

aleitamento materno é muito importante. Muitas vezes, quando a mãe não tem leite suficiente para amamentar a criança, é preciso recorrer a um banco de leite. A professora de língua portuguesa e ciências Márcia Kaline Paula de Azevedo, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças,utilizou a reportagem do jornal GAZETA DO OESTE do dia 7 de agosto para que seus alunos do 5º ano A compreendessem a importância do aleitamento materno. Utilizando o gênero textual cartaz,a professora tinha como objetivos refletir sobre a linguagem utilizada no gênero textual cartaz (texto verbal e imagem); produzir um cartaz de incentivo ao aleitamento materno,considerando-se o destinatário, a

sua finalidade e as características desse gênero. Ela iniciou a aula relembrando o assunto da aula anterior de ciências com o tema:"Nasce um novo ser", chegando ao ponto em que o texto do livro cita "o aleitamento materno como primeiro alimento do recém-nascido". "Pelo fato de o referido texto não se estender no assunto sobre o aleitamento,nem sequer listar a sua importância, os alunos foram convidados e motivados a descobrir através da leitura do jornal a importância do aleitamento materno para a criança", disse Márcia. Durante a leitura do jornal a professora orientou os alunos a grifarem e depois escreverem no caderno as frases que esclareciam sobre a importância da amamentação. Como o gênero em questão era o cartaz, a professora utilizou um outro cartaz, so-

Cartazes foram produzidos para orientar as pessoas

bre vacinação para questionar aos alunos: Qual o assunto desse cartaz? O que vocês veem nele? Apenas letras? Tem imagens? Para quem foi feito esse cartaz? Qual o seu objetivo? A vacinação é importante? Por quê? O que ela previne? Em seguida foi explicado que o cartaz tem a função de di-

vulgar uma ideia ou ação de interesse coletivo e convencer o público-alvo da importância dessa ideia, que para isso, são utilizados dois elementos:a imagem e o texto e que ele é colocado em lugares públicos como ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais,em cinemas e teatros.

Alunos aprendem as características do gênero cartaz Depois disso, a professora questionou os alunos novamente: "E o aleitamento materno é importante? O que vocês descobriram sobre o aleitamento materno depois que leram o texto do jornal? Será que com essas informações poderíamos fazer um cartaz sobre o aleitamento? Para quem seria feito esse cartaz? O que ele informaria aos pais? O que poderíamos colocar nesse cartaz pa-

ra convencer as mães a amamentarem seus filhos? O que teria nesse cartaz além do texto? Será que poderíamos aproveitar as imagens do jornal? Podemos desenhar também? Onde iremos colocar nossos cartazes? A turma foi dividida em grupos e foram distribuídos os materiais: cartolinas, colas, tesoura, lápis hidrocor e jornais. Os grupos foram orientados a escolherem um

título para o seu cartaz e observarem a sua organização estética. "Os alunos demonstraram uma ótima compreensão sobre o gênero textual cartaz", disse a professora. Para o estudante João Victor, do 5º ano A, ele aprendeu muito com isso. "A atividade foi muito proveitosa, pois pude aprender mais sobre a amamentação, da sua importância para saúde do

bebê, como a prevenção de doenças", disse. Não só isso, ele também compreendeu que é preciso que o cartaz chame a atenção, senão não cumpre seu papel. "É preciso muita criatividade, pois se o cartaz não tiver cores, imagens e um texto criativo não poderá chamar atenção do público", observou.


8 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nossa língua

Relembrou

Gazeta do Oeste

LÍNGUA AFIADA

ou relembraram? Semana passada, dia 11, relembrou-se o ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos pelo grupo terrorista Al Qaeda. Durante toda a semana, jornais relembraram o fato triste e cruel. Iniciei falando sobre isso para que pudéssemos analisar títulos de notícias sobre a concordância verbal com Estados Unidos. Dizemos: Estados Unidos relembrou ou relembraram os atentados? De acordo com a gramática da língua portuguesa, com nomes que só existem no plural a concordância é feita da seguinte forma: caso

QUANDO ALGUÉM SE PREPARA PARA UM FOTO, ELA FAZ:

esse nome venha com algum determinante, como um artigo, o verbo vai para o plural (Os Estados Unidos relembraram os atentados). Caso venha sem determinante, fica no singular (Estados Unidos relembrou os atentados). Isso serve para qualquer nome que só exista no plural.

a) Pouse b) Poze c) Pose A resposta do desafio da edição passada é a letra B. O termo correto é

Herdeira.


ESCOLA 9

Mossor贸, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mural divertido

Gazeta do Oeste

Encontre os sete erros


10 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Dentro da escola

Gazeta do Oeste

MARCOS

ANTONIO lerparasabermais@hotmail.com

TEMOS QUE FAZER ALGO CÉLIO DUARTE

PROJETO LEITORADO Para o professor que tem intenção de viajar a outro país para lecionar, surgiu uma oportunidade: o programa Leitorado seleciona professores para atuar em instituições estrangeiras de educação superior. O programa promove a língua portuguesa por meio da cultura e da literatura. Os interessados em participar têm até 8 de outubro para se candidatar. O início das atividades está previsto para fevereiro de 2016. DESTAQUE DO SERIDÓ O professor Ivanês Alexandrino, de Currais Novos, foi destaque no programa Esquenta, da Rede Globo. Temos muitos professores anônimos que têm ótimos projetos, mas não são divulgados. E se a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte fizesse uma compilação dos projetos interessantes que os professores do Estado têm? Seria muito legal. O mesmo vale para a rede municipal de ensino. REMIÇÃO DE PENA No próximo dia 17, será lançado o projeto "Releitura - Remição pela Leitura e Produção de Texto na Execução Penal", que vai permitir a apenados dos regimes fechado e semi-aberto recolhidos no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, reduzirem suas penas. De acordo com o projeto, será oferecido ao participante um exemplar de obra literária, clássica, filosófica, didática ou religiosa, entre outros estilos.

Temos visto nos últimos meses os jornais insistentemente falaram sobre a situação crítica em que se encontra o Rio Grande do Norte com relação à seca. O que as escolas estão fazendo? O que as prefeituras estão fazendo para alertar a população? Que projetos estão sendo pensados para que as pessoas possam conviver com a situação caso ela fique mais extrema? É hora de as escolas também pensarem em soluções. Não se pode esperar somente pelo poder público.

ENSINO MÉDIO NAS PRISÕES A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na última quarta-feira, 9, a Lei nº 13.163, que institui o ensino médio naqueles estabelecimentos. Pessoas privadas de liberdade em todo o Brasil terão a opção de estudar nos estabelecimentos prisionais do país. O texto prevê a implantação do ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional de nível médio nos presídios. Caberá aos sistemas de ensino a oferta de cursos supletivos de educação de jovens e adultos.

REMIÇÃO DE PENA 2 O custodiado terá o prazo máximo de 30 dias para a leitura de uma obra literária, apresentando ao final deste período uma resenha ou resumo a respeito do assunto. Isto irá possibilitar ao apenado, conforme critério legal de avaliação, a remição de quatro dias de sua pena e ao final de até 12 obras lidas e avaliadas, terá a a possibilidade de diminuir 48 dias, no prazo de 12 meses, de acordo com a capacidade gerencial da unidade prisional. Muito boa a ideia. NÃO É SÓ UM PROJETO Alguém pode pensar que esse projeto Remição é apenas uma forma de soltar o apenado para sobrar mais vaga nas prisões. A leitura é tão importante para o ser humano que pode transformá-lo para sempre. Daí a importância de um projeto como esse. Quantas pessoas já não mudaram de vida a partir da leitura frequente? O mesmo pode acontecer com os apenados. Temos que tentar todas as possibilidades. ÉTICA NAS ESCOLAS Uma boa notícia: o Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para incluir a ética na formação educativa das escolas do país. A informação é do ministro Renato Janine, que fez a conferência magna "A ética é o que nos faz falta" no Encontro Internacional Educação 360. Com todos esses desmandos dos nossos políticos, é preciso formar cidadãos que pensem o país de uma forma diferente.


ESCOLA 11

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Reportagem

Gazeta do Oeste

Para onde

vai o lixo de sua casa?

Atividade buscou conscientizar o aluno sobre a importância de não jogar lixo na rua

MAYARA BORGES

O

lixo é sempre um problema, a não ser quando se tem um destino adequado a ele. Por isso a importância da conscientização a respeito da coleta do lixo. A professora Mayara Borges de Meneses Silva, da Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, realizou uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Artes com a sua turma do 4º ano I. A atividade "Para onde vai o lixo de minha casa?" foi desenvolvida com base na reportagem do jornal GAZETA DO OESTE do dia 27 de agosto, publicada na página 3 do caderno Mossoró, cujo título era "Lixo prejudica moradores do bairro Planalto". Segundo a professora,os objetivos eram compreender a importância da coleta do lixo; valorizar e preservar o meio ambiente, mantendo as ruas sempre limpas e perceber os males que o lixo pode causar ao ser

jogado nas ruas. Para que os alunos pudessem compreender a mensagem,inicialmente foi entregue um exemplar do jornal a cada aluno. Depois, a professora solicitou que eles fizessem uma leitura geral e identificassem a manchete relacionada ao meio ambiente, que é o tema da mostra cultural da escola e que será realizada em outubro. Após a identificação, foi lida a matéria e abriu-se uma discussão sobre o assunto em questão. "Perguntamos a eles como era feita a coleta de lixo em suas residências, o que se podia melhorar, o que estaria certo ou errado. Os alunos foram bastante participativos. Após a discussão as crianças fizeram uma produção de texto ilustrado com o seguinte título: O que devemos fazer com o lixo produzido em nossas casas? Em seguida cada um apresentou sua produção à turma em forma de um pequeno seminário", relatou a professora.

Estudantes leem, atentos, reportagem sobre o lixo

Para ela, houve, sim uma conscientização sobre a importância da coleta seletiva e os cuidados que devemos ter com o lixo produzido em nossa casa, já que os alunos conseguiram produzir material sobre isso. "Essa aula foi muito boa porque a gente aprendeu a importância de não jo-

gar lixo nas ruas, rios e nem nas calçadas porque provoca doenças nas pessoas que moram perto prejudicando a saúde. Devemos cuidar do meio ambiente", disse a estudante Sofia Stefany Fernandes de Souza.

CEDIDA

Produção dos alunos mostrou que eles compreenderam a mensagem


12 ESCOLA

Mossoró, quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Por Dentro do ENEM

Gazeta do Oeste

CIÊNCIAS DA NATUREZA

E SUAS LINGUAGENS 1 - (ENEM/2011) Em um manual de um chuveiro elétrico são encontradas informações sobre algumas características técnicas, ilustradas no quadro, como a tensão de alimentação, a potência dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusível, e a área da seção transversal dos condutores utilizados.

das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado. b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas. c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e um recém-sintetizada. d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental. e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora. QUESTÃO 3 - (ENEM/2011)

Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual, verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor.

A eutrofização é um processo em que rios, lagos e mares adquirem níveis altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Os nutrientessãoassimiladospelosprodutoresprimárioseocrescimentodessesécontroladopelonutrientelimítrofe,queéoelementomenosdisponível em relação à abundância necessária à sobrevivência dos organismos vivos. O ciclo representado na figura seguinte reflete a dinâmica dos nutrientes em um lago.

Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4 400 W, a razão entre as suas respectivas resistências elétricas, RA e RB que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de: a) b) c) d) e)

0,3. 0,6. 0,8. 1,7. 3,0.

QUESTÃO 2 - (ENEM/2011)

A análise da água de um lago que recebe a descarga de águas residuais provenientes de lavouras adubadas revelou as concentrações dos elementos carbono (21,2 mol/L),nitrogênio (1,2 mol/L) e fósforo (0,2 mol/L). Nessas condições, o nutriente limítrofe é o a) b) c) d) e)

C N P CO2 PO43-

GABARITO

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado).

1 - A; 2 - C; 3 - B

Nos dias de hoje,podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.