FUNDADO EM 30/04/1977, POR CANINDÉ QUEIROZ
24H NO AR NA VERSÃO ON LINE GAZETADOOESTE.COM.BR
GAZETA Ano 39 — Nº 10.066 — Mossoró-RN, SEXTA-FEIRA, 11 de setembro de 2015
do OESTE
SEM MEIAS PALAVRAS. NEM MEIAS VERDADES.
@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE
PREÇO: R$ 2,00
EDNILTO NEVES
Igreja de São José será reinaugurada domingo
Agricultores pedem socorro à Emater SUFOCO•O atraso no pagamento do Seguro Safra, além de outras demandas ainda carentes
de ações do Governo no sentido de socorrer o homem do campo, motivou ontem a ocupação da
sede da Emater, por agricultores de comunidades rurais mossoroenses. •MOSSORÓ, Capa ALCIVAN COSTA
Ocupação foi ordeira e envolvida na busca de informações sobre as ações que deveriam chegar ao campo
Após cinco meses de reforma, Igreja de São José está mais ampla e acessível. Matriz será reinaugurada neste domingo, 13. •MOSSORÓ, 5
Crise hídrica afeta empresas no RN
•CIDADES, Capa
POLÍCIA 24HORASMOSSORÓ
WILSON MORENO
Polícia
Mossoró
Itep registra mais dois homicídios
Petroleiros podem iniciar greve
Mais dois homens foram assassinados em Mossoró, em menos de 10 horas, nos bairros Teimosos e Abolição. •Página 7
Categoria é contra a possibilidade de venda de campos maduros. Greve pode ter início a qualquer momento. •MOSSORÓ, 3
TCE dá 60 dias para retorno de agentes
SVO deve começar no final deste mês
•Página 7
O pintor Weverton Júlio da Silva, de 22 anos, foi uma das vítimas
•MOSSORÓ, 4
Produção no setor ficará limitada
DÊ SUA SUGESTÃO, FALE COM A GENTE: 3314-1687 — redacaogazetadooeste@gmail.com; comercial@gazetadooeste.com.br — ESTA EDIÇÃO TEM 32 páginas
C
M
A
P
OPINIÃO
2 Gazeta do Oeste
ESPAÇO DORIAN JORGE FREIRE
GILBERTO DE SOUSA
CIRCULANDO EM OFF
ENTRE A CRUZ E A ESPADA DO REAJUSTE DE PREÇOS
gilberto-de-sousa@hotmail.com
COMÉRCIO DE MOSSORÓ ABRE VAGAS DE EMPREGO Mesmo em tempos de crise nacional, o comércio de Mossoró vem abrindo vagas de trabalho em algumas áreas. Informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró publicada, através do setor de intermediação de emprego, confirma que foram geradas nas últimas semanas cerca de 100 vagas de trabalho. A informação bate de frente com a propagação de que o comércio está em queda em razão das medidas de regulamentação dos transportes intermunicipais. Segundo os dados, existem vagas disponíveis de operador de caixa, embalador, operador de loja, caixa, ASG, repositor, fiscal, executivo de vendas e consultor de vendas. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria, à Rua Rui Barbosa, 482, Alto da Conceição, portando curriculum com foto e documentos pessoais.
A PROPÓSITO Sobre essa questão dos transportes intermunicipais,e levando em conta que toda ação produz uma reação, tudo caminha para normalização, algo que se faria necessário pelo bem comum.
do hoje, às 10 horas, em sua sede no conjunto Abolição, tendo como convidados o presidente do Conselho Estadual de Previdência Social, Manuel Lima Duarte, e do consultor jurídico Nereu Batista Linhares.
REGULAMENTAR É tanto que municípios vizinhos também estão adotando idêntico procedimento no sentido de assegurar aos pais de famílias que vivem desse ramo a sequência do trabalho, de forma legal.
SAQUES Os saques têm sido realizados para complementar o pagamento dos servidores. No entanto, a situação está cada vez mais difícil, exigindo muito jogo de cintura do Governo para reverter. É aguardar.
COBERTURA TCM A Central TCM de Produções (CTP), sob direção de Freire Neto,produziu um documentário sobre a Igreja de São José, que aborda especialmente o processo de reforma. Apresentado por Daniele Silveira, o documentário será exibido no Canal 10 da TCM (TV Cabo Mossoró) nesta sexta-feira, 11, às 21h30. A missa de reinauguração da Igreja de São José, que acontecerá no domingo, 13, será transmitida ao vivo pela TCM, às 20h. Daniele Silveira também apresentará a transmissão. O documentário e a missa de inauguração poderão ser vistos ainda pelo portaltcm.com.br em tempo real. A QUEM INTERESSAR POSSA "Há aparências de dureza que ocultam tesouros de sensibilidade e de afeto". ITEP NA PAUTA O debate ontem, na Câmara Municipal,foi sobre a situação do Itep,durante audiência pública proposta pelo vereador Genivan Vale. Na oportunidade, ficaram claras as deficiências do órgão, principalmente quanto à carência de profissionais para atender mais de 60 municípios no entorno de Mossoró.
CRISE A crise que se alastra no país produziu mais um soco no estômago do Governo Federal, com a evidência da retirada do Brasil do grau de investimento através da Agência de classificação de risco Standad&Pool. Seria uma espécie de título de caloteiro. Por aí.
De um lado, aumentos generalizados, entre eles a escalada das tarifas de energia elétrica. Os indicadores econômicos deixam evidente a situação: a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 7,36% no ano e de 9,57% em 12 meses, atingindo o maior nível desde dezembro de 2003. Do outro lado, o desemprego chegou a 7,5% em julho, o sétimo avanço seguido e o mais elevado desde março de 2010, quando era de 7,6%. Entre a inflação e o desemprego está o empreendedor, pressionado para reajustar seus preços, mas tendo de enfrentar a perda de poder de compra dos consumidores, muitos sem trabalho e, consequentemente, sem renda. Se repassar os aumentos, corre o risco de ver clientes baterem em retirada.Se não remarcar, seu negócio pode ficar inviável.Nessa encruzilhada,o dono de uma micro ou pequena empresa quebra a cabeça em busca de uma solução. Uma providência a ser tomada se relaciona à formação do preço do produto ou serviço.O empreendedor deve analisar detalhadamente esse aspecto porque, a partir daí, pode ver se existe a possibi-
lidade de reduzir custos. Nessa checagem entram matéria-prima, mão de obra, transporte e lucro pretendido (cuja margem pode ser diminuída), etc. Em caso afirmativo, haverá condições de segurar os valores por mais algum tempo ou fazer um reajuste pequeno,mantendo a competitividade ou mesmo se diferenciando da concorrência. Rever processos operacionais (aqui entra a melhora da produtividade) também é útil para descobrir desperdícios e eliminá-los. Assim, as despesas diminuem, ajudando a contrabalançar o aumento de custos. Outra medida é negociar com fornecedores para reduzir os preços deles e obter melhores condições de pagamento. Quando o aumento for inevitável, partir para estratégias que ajudem a manter os clientes é fundamental. Promoções, brindes, ampliar as formas de pagamento,ter um atendimento de alta qualidade e diferenciado e utilizar ações de marketing são boas saídas. Esse momento em que o empreendedor fica entre a cruz e a espada não é fácil. Mas ter como objetivo minimizar o impacto no bolso do cliente é um bom norte para definir o reajuste de preços.
CHARGE - POR LAÉRCIO EUGÊNIO
ACREDITAR Já que estamos na mesma canoa,não custa nada torcer para que o Brasil amenize o pagamento de suas contas e retome os investimentos tão necessários.
A PENA QUE VALE A PENA Maria Augusta Machado Dib - Colaboradora
EXONERAÇÃO CEDIDA
EM TEMPO Fafá Rosado foi prefeita de Mossoró de 2005 a 2012. É enfermeira há mais de 20 anos e possui especialização em saúde da mulher. Atualmente, cumpre expediente no setor de enfermaria do Hospital da Mulher, como enfermeira concursada do Estado.
RELAX
Bruno Caetano - Diretor superintendente do Sebrae
RECUPERAÇÃO Mesmo assim,os mais otimistas acreditam na recuperação do Governo Dilma, como o próprio ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. Outros, como o aliado e ex-articulador político do Governo, Michel Temer, vê a situação com pessimismo.
FAFÁ A ex-prefeita Fafá Rosado ministrou palestra durante a abertura da VI Semana de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), no campus de Mossoró/RN, na noite de quarta-feira. Ela falou aos alunos de Nutrição da Universidade sobre a importância da amamentação. Na ocasião, ela abordou temas dentro da questão do aleitamento materno e,principalmente,sobre as suas experiências como mãe e enfermeira.
FUNDO PREVIDENCIÁRIO Os saques que o Governo do Estado vem fazendo no Fundo Previdenciário será o foco de uma entrevista coletiva que o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN) estará promoven-
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
A professora Socorro Batista diz acreditar que sua exoneração da Secretaria-adjunta do Governo se deu em razão de ter cobrado uma solução para o fim da greve na Uern
"Até a lua se arrisca num palpite/Que o nosso amor existe/Forte ou fraco alegre ou triste..." IVAN LINS
Felicidade! Viva o Brasil! Começo hoje neste artigo desta coluna dominical cumprimentando e agradecendo às brasileiras e aos brasileiros que contribuem na conquista de nossa independência e democracia. Todas e todos representados pela excelentíssima presidente sra. Dilma Rousseff! Digna mulher de coragem! Dia 7 de setembro, segundo a História Dia da Proclamação da Independência do Brasil dos domínios portugueses e ingleses, fica a pergunta... será que já conquistamos mesmo nossa independência total,se historicamente sofremos interferência dos Estados Unidos, e se agora vivemos sob a globalização? Assim como individualmente somos seres interdependentes, os países também se interdependem. No Universo como um sistema e na vida em sociedade todos dependem de todos. O importante e necessário é que nesta relação de interdependência não haja dominação, e sim que seja uma relação de cooperação entre as partes.
Dia 7 de setembro aqui no Brasil, a atenção se volta para O Dia do Grito dos Excluídos! Muitos são os indivíduos, grupos, povos e países, que ficam à margem do desenvolvimento global e nacional. Papa Francisco tem insistido no alerta - "vivemos numa sociedade e sistema econômico que promovem a exclusão, o descarte das pessoas". Os Excluídos gritam pela necessidade de serem olhados, considerados, cuidados,incluídos no processo histórico de vida com saúde,trabalho,realização pessoal. Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff,e assim teria sido João Goulart, são nomes de nossa história dedicados à Inclusão do povo brasileiro! Reconhecimento, respeito, admiração, gratidão! Bem como ao nobre jornalista brasileiro, sr. Paulo Henrique Amorim, que presta um serviço de utilidade pública à democracia brasileira através de seu livro O Quarto Poder: uma outra história! Ed. Hedra, 2015. A Bênção N. S. Aparecida!
Um produto da C. Q. Organização Gráfica e Editorial Ltda. Fundada em 30 de abril de 1977 por Canindé Queiroz
Diretor CANINDÉ QUEIROZ
Diretor-adjunto PAULO LINHARES
Diretor de Redação GILBERTO DE SOUSA
Av. Cunha da Mota, 96/100 – Centro – Mossoró/RN – Fone: 3314-1687 Site: www.gazetadooeste.com.br – e-mail: gazeta@gazetadooeste.com.br AS MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES
Editora DANIELE SILVEIRA
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
POLÍTICA
Gazeta do Oeste 3
CRISE POLÍTICA
Ato marca criação de movimento pró-impeachment Evento ainda reuniu parlamentares do DEM, PPS, PSC, SDD e até mesmo membros da bancada governistas que estão insatisfeitos com a gestão
U
m ato suprapartidário realizado no Congresso Nacional marcou ontem o lançamento do movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O evento contou com a presença maciça da bancada do PSDB na Câmara, inclusive com o deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra da legenda no Rio Grande do Norte. O evento ainda reuniu parlamentares do DEM, PPS, PSC, SDD e até mesmo membros da bancada governista que estão insatisfeitos com a realidade política e econômica do país. Os parlamentares vão pleitear a abertura de um processo de afastamento, ou impeachment, da presidente Dilma Rousseff junto à Presidência da Câmara e contam com a adesão da sociedade para convencer outros congressistas a aderirem à ação.
Rogério Marinho, deputado federal, integrou grupo de parlamentares que participou do ato ontem
Para o deputado federal Rogério Marinho, o movimento é um reflexo das manifestações de uma sociedade que não aguenta mais a atual situação do Brasil. "Chegou o momento. O que foi feito nas ruas tem ressonância no Congresso Nacional e brevemente nós teremos boas notícias para o país, que é a saída de Dilma e a volta da normalidade", raciocinou o tucano. Uma pesquisa Datafolha divulgada em agosto mostrou que 66% dos bra-
sileiros defendem a abertura do processo de impeachment contra a petista, que amarga a maior impopularidade entre todos os presidentes avaliados pelo instituto. Pouco antes do ato de lançamento, o movimento colocou no ar um site ( w w w. p r o i m p e a c h ment.com.br) no qual estão sendo coletadas assinaturas em defesa do afastamento da chefe da Nação. O vice-líder do PT, o deputado Pedro Uczai (SC), avaliou que o movimento da oposição faz parte da de-
mocracia, mas que deve respeitar os brasileiros que votaram em Dilma. Ele disse ainda que a impopularidade de um governo não é crime. "Temos dificuldade econômica, que tem de ser superada e enfrentada por quem está governando o país, como o governador está governando o seu Estado; como o prefeito o seu município. Portanto, não ao golpe à democracia", afirmou o petista. Para Uczai, o impeachment não é solução para os problemas econô-
micos do país. Representando o PMDB no movimento, o deputado Jarbas Vasconcelos (PE) disse que a saída de Dilma do Governo é inevitável. Segundo ele, ou Dilma renuncia ou o processo de impeachment será aberto. "É importante que o meu partido, o PMDB, tome consciência disso e suas bancadas, aqui na Câmara e no Senado da República assumam isso. É importante para dar o exemplo aos outros partidos." Os diversos parlamentares que participaram do lançamento do movimento, no Salão Verde da Câmara, acusaram o PT de ter trabalhado sempre em prol de um projeto de poder. "Hoje, dia 10 de setembro, é o dia que nós vamos começar a libertar o Brasil desse desgoverno corrupto, que infelizmente ainda está comandando os destinos do nosso país", afirmou o líder do PSC, deputado André Moura (SE).
As razões apontadas para o impeachment são as chamadas "pedaladas" nas contas públicas, o abuso de poder econômico pelo governo de Dilma, a suspeita de uso de dinheiro ilícito na campanha presidencial de 2014 e a crise de governabilidade.Segundo o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP),Dilma Rousseff não tem condições de conduzir o Brasil pelos próximos três anos e meio. Ele afirmou que os parlamentares também têm o dever de ouvir a população insatisfeita com o governo. "Como é que a gente traz para dentro do Congresso esse sentimento de indignação da sociedade brasileira? Iniciando o processo de impeachment, porque o afastamento dela é desejável por mais de 70% da sociedade brasileira", afirmou Sampaio em nome do PSDB, do PSC, do DEM, do PPS e do Solidariedade (SDD) e de deputados de outras siglas, entre esses alguns do PMDB.
CIDADANIA
ECONOMIA
Zenaide Maia vota a favor de legenda em Libras nos programas eleitorais deTV
Governo sanciona lei que regulamenta a carcinicultura
Parlamentar reafirma seu compromisso de na Câmara Federal defender os interesses das pessoas com deficiência WILSON MORENO
A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) votou a favor do Projeto de Lei que torna obrigatório uso simultâneo da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da legenda em programas eleitorais, debates e quaisquer outras informações a propósito das candidaturas veiculadas na televisão no período eleitoral gratuita. A votação e aprovação do PL aconteceram durante sessão da Comissão e Seguridade Social e Família. A parlamentar rea-
firma seu compromisso de na Câmara Federal defender os interesses das pessoas com deficiência. "É obrigação do legislador proporcionar o acesso das pessoas com deficiência à cidadania e uma vida com dignidade. Se é bom para as pessoas com deficiência, votamos a favor", garantiu a deputada. Após aprovação na comissão, o Projeto de Lei será encaminhado Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - CJJ e logo após para o Plenário da Câmara.
Deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) é titular da Comissão de Seguridade Social
FALTA DE ÁGUA
Ministro receberá a bancada potiguar Bancada vai mostrar necessidade de agilizar a liberação dos recursos para execução da adutora de engate rápido A senadora Fátima Bezerra reagendou com o ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, audiência para a próxima terça-feira para tratar do colapso no abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari, no Seridó. A senadora so-
licitou a reunião após ser anunciada pela Caern a total incapacidade de captação de água no Açude Gargalheiras, manancial que abastece as duas cidades. O governador Robinson Faria, a bancada federal e os prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos) e
Izaías Cabral (Acari) serão convidados para a reunião, que deverá ocorrer em Brasília. Ao solicitar a audiência, a senadora enfatizou a necessidade de agilizar a liberação dos recursos para execução da adutora de engate rápido - estrutura
que captará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e abastecerá Currais Novos e Acari - e a possibilidade de a Defesa Civil ajudar no fornecimento de infra-estrutura hídrica de curto prazo, como captação de poços e carros-pipa.
O governador Robinson Faria (PSD) sancionou a lei que dispõe sobre o desenvolvimento sustentável da carcinicultura no Rio Grande do Norte.Denominada de "Lei Cortez Pereira",em homenagem ao exgovernador que criou o programa que fez surgir a atividade no Estado,a proposta apresentada pelo deputado Gustavo Carvalho e aprovada pela Assembleia Legislativa dispõe sobre fomento, proteção e regulamentação da atividade no RN e reconhece a carcinicultura como uma atividade agrossilvipastoril. "Estou feliz pelo Rio Grande do Norte, que vai poder recuperar o terreno perdido na produção nacionaldopescado.Acarcinicultura é uma atividade que vai daraonossoEstadoumcrescimento econômico e social invejável.A lei está adequada ao novo Código Florestal e garante segurança jurídica ao órgão regulador, à sociedade e aos investidores",diz Gustavo Carvalho. Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), que subscreveu a proposta, "o projeto faz justiça a um setor que precisa de apoio para voltar a ser referência no RN e no país". "A carcinicultura potiguar está de parabéns e o
governador Robinson Faria teve a oportunidade e a grandeza de sancionar um projeto que há exatos 10 anos a Assembleia Legislativa, sob sua presidência, havia aprovado com uma votação histórica de 23 a 1, mas foi vetado pela então governadora.Desta feita, graças ao competente deputado Gustavo Carvalho e o imprescindível apoio do presidente Ezequiel Ferreira e de praticamente todos os demais deputados, a Assembleia Legislativa aprovou um novo projeto da carcinicultura, já atualizado pelo novo Código Florestal e que,sem dúvida, será um divisor de águas para regulamentar e nortear o desenvolvimento do cultivo de camarão marinho no nosso Estado",comemora o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão,Itamar Rocha. O Rio Grande do Norte hoje ocupa a 2ª posição nacional na criação de camarão e responde por 25% da produção brasileira, com 350 produtores explorando uma área de 7.000 hectares de viveiros,gerando 20.000 empregos,cuja produção em 2014 (25.000 toneladas) contribuiu para a obtenção de uma receita total derivada de sua cadeia produtiva da ordem de R$ 500.000,00.
GERAIS
4 Gazeta do Oeste netoqueiroz@uol.com.br
NETO QUEIROZ
“
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.
@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE
Maquiavel
NOTAS GERAIS
SEPULTANDO DISCURSO POLÍTICO
PLUGADO
CONCLUÍDA VOTAÇÃO DA REFORMA Rapidinho o Congresso concluiu a votação da primeira etapa da reforma política. Ontem mesmo o texto aprovado na Câmara, no Senado, e refeito depois pela Câmara seguiu para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem 15 dias para fazê-lo.
Por várias vezes defendi neste espaço a regulamentação que a Prefeitura de Mossoró tem procurado fazer no transporte intermunicipal. É uma prerrogativa do município disciplinar o uso do espaço urbano pelos táxis e alternativos vindo de outros municípios. Tenho minha opinião sobre isso, mas não quero fazer desse debate uma pendenga política. Achei o discurso dos empresários que se postaram contra a medida carente de razoabilidade, principalmente pelo exagero que foi ao divulgar que o comércio havia entrado em colapso por causa da medida.Agora vejo as notícias das Prefeituras de São Gonçalo do Amarante/RN,Garanhuns/PE e Campina Grande/PB fazendo a mesma coisa,adotando a mesma disciplina que Mossoró adotou. Leio no site da Prefeitura a oferta de 100 vagas disponíveis no comércio de Mossoró. Isso põe por terra o discurso alarmista. Comércio que está em crise demite. Não contrata. Entendo que essa notícia de existência de 100 vagas no comércio enterra a celeuma. As medidas adotadas pela Prefeitura não são e não serão a causa da crise no comércio local. Os empresários podem até não gostar das medidas, têm todo o direito,mas não podem usar um falso discurso querendo que a população acredite num papo fabricado para atender este ou aquele interesse.
O Tribunal de Contas do Estado determinou o retorno às suas funções de 170 agentes de segurança que estão claramente com desvio de função. O prazo de retorno é de 60 dias.
PRAZO PARA FILIAÇÕES Vamos entender o que ficou valendo para as eleições do ano que vem. Não é necessário mais estar filiado a um partido um ano antes da eleição. O prazo foi reduzido para seis meses apenas. Ninguém precisa mais correr em busca de um partido. JANELA FOI CRIADA Outra mudança aprovada e que deverá ser sancionada pela presidente é a que abriu uma janela de troca-troca de partidos sem perda de mandato. Essa janela existirá sempre nos 30 dias que antecede ao prazo de seis meses para a eleição.
Segundo dados da Federação dos Municípios do RN, um total de 49 cidades do RN recebeu a primeira parcela do FPM zeradas. A parcela foi depositada ontem. O FPM zerado significa que foram feitos descontos automáticos na parcela, tipo parcelamento de INSS, FGTS, outras dívidas e na soma final não sobrou nada. Atenção, senhores vereadores. O valor máximo que vocês podem gastar na campanha eleitoral do ano que vem é de 70% do maior valor gasto por um candidato a vereador da cidade na eleição passada.
CEDIDA
Esses tetos fixados pela nova legislação eleitoral são fáceis de serem transpostos. Enquanto a Justiça Eleitoral não encontrar meios de evitar o caixa 2 de campanha.
SOBRE TESTEMUNHO EM JUÍZO Os congressistas também mudaram algumas coisas na conduta da Justiça Eleitoral. Agora o depoimento de uma só testemunha, sem demais provas, não serve para tirar o mandato de ninguém. Tem que ter mais provas adicionais.
RÁPIDAS
PLENÁRIO CHEIO PARA CASSAR MANDATO Ficou decidido também que as sessões de julgamento para cassar mandato, cassar registro ou anular eleições só terão validade se na referida sessão estiverem presentes todos os juízes membros daquela corte. DOAÇÕES FORAM LIBERADAS Quanto às doações para campanha ficou definido que empresas podem doar para partidos 2% do seu faturamento até o teto de 20 milhões de reais. E pessoas físicas podem doar para candidatos até 10% dos seus rendimentos.
O governador Robinson Faria fez ontem a entrega dos kits aos alunos da rede estadual de ensino. Mais de 115 mil alunos foram contemplados. Cada kit contém material escolar diverso.
Após ter passado pela cirurgia para retirada de cálculos renais e a angioplastia e o cateterismo, Garibaldi Filho permanece em repouso e somente na semana que vem recomeça suas atividades. Mas, depois do susto, o senador vai modificar seu ritmo de trabalho. Agora será mais descanso.
• O Senado quer votar com urgência uma mudança na Constituição para impedir que empresas façam doações a partidos. • O Diário Eletrônico da Justiça eleitoral publicou ontem resposta a consulta feita pelo deputado Rodrigo Maia, DEM-RJ. • A consulta era sobre a possibilidade de presidente da Câmara que assumiu mandato tampão disputar a reeleição. • A consulta foi respondida positivamente assegurando que o primeiro mandato foi tampão e a eleição suplementar complemento do primeiro mandato. • Essa situação esclarece o caso do prefeito Francisco José Júnior, que está mais do que autorizado a disputar a reeleição.
OPINIÃO
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
CULTURA
Edição 2015 da Festa da Liberdade terá programação entre os dias 14 e 30 deste mês ALCIVAN COSTA
Secretaria Municipal de Cultura divulgou nesta quinta-feira, 10, a programação da Festa da Liberdade 2015. Os eventos que envolvem comemorações a vários momentos históricos de Mossoró têm início já na próxima segunda-feira, 14 de setembro, encerrando no dia 30. O Auto da Liberdade, um dos pontos mais esperados da festa, será encenado pelos artistas locais entre os dias 23 e 25 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A direção este ano é de Nonato Santos,que foi escolhido através de chamamento público, assim como a Cia. Bagana de Teatro, selecionada para coordenar a realização do espetáculo. "A seleção foi feita através de uma comissão formada por Etevaldo Almeida, Joana D'arc,Genildo Costa e Viviana Mesquita,que avaliou uma série de documentos.Os selecionados são responsáveis pela montagem do Auto da Liberdade neste ano", informou a secretária de Cultura, Isolda Dantas. A encenação reconta quatro momentos que marcaram a história de Mossoró,como o primeiro voto feminino da América Latina, abolição dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea, Motim das Mulheres e a resistência da cidade à invasão do bando de Lampião. Já entre os dias 14 a 19 de setembro, a Festa da Liberdade recebe os Painéis Funarte de Regência Coral, curso intensivo para regentes e coralistas, ministrado por professores que atuam nas áreas de regência, prática vocal e atividades correlatas. As aulas acontecerão no Auditório do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A programação da Festa da Liberdade 2015 conta ainda com outros eventos
A
Auto da Liberdade será encenado entre os dias 23 e 25
tradicionais, como a Prova Ciclística Governador Dixsept Rosado,que chega a sua 66ª edição, o Baile da Liberdade,A Caminhada Histórica e o Cortejo da Liberdade como encerramento,
que acontece no dia 30 de setembro, feriado municipal pela Abolição da Escravatura, com desfile cívico-militar-cultural realizado na Avenida Alberto Maranhão, a partir das 19h.
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA LIBERDADE 2015: - Painéis Funarte de Regência Coral Data: 14 a 19 de setembro de 2015 Local: Escola de Artes - Apresentação - Painéis Funarte de Regência Coral Data: 19 de setembro de 2015 Hora: 19h Local: Estação das Artes - Auto da Liberdade Data: 23 a 25 de setembro de 2015 Hora: 19h30 Local: Teatro Municipal Dix-huit Rosado - Noite da Cultura Data: 25 de setembro de 2015 Hora: 19h Local: Loja Maçônica Jerônimo Rosado - Show da Liberdade Data: 26 de setembro de 2015 Hora: 20h30 Local: Teatro Municipal Dix-huit Rosado - 66ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado Data: 26 de setembro de 2015 Hora: 13h Data: 27 de setembro de 2015 Hora: 6h30 Saída: Memorial da Resistência - Caminhada Histórica da Liberdade 2015 Data: 27 de setembro de 2015 Hora: 15h Concentração: Praça Vigário Antônio Joaquim (Praça da Catedral) - Câmara Cultural - Cantando a Liberdade Data: 29 de setembro de 2015 Hora: 19h Local: Praça Cícero Dias (em frente ao Teatro Municipal) - Baile da Liberdade Data: 29 de setembro de 2015 Hora: 21h Local: Hotel Thermas - Alvorecer no Museu Lauro da Escóssia Data: 30 de setembro de 2015 Hora: A partir das 6h Local: Museu Lauro da Escóssia - Cortejo da Liberdade Data: 30 de setembro de 2015 Hora: 19h Local: Av. Alberto Maranhão
MOBILIZAÇÃO
Oposição lança campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff e cria petição virtual Quatro partidos de oposição - PSDB, PPS, DEM e Solidariedade - lançaram ontem, 10, um movimento para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e criaram um site onde qualquer pessoa favorável à saída da petista pode assinar uma petição virtual. As legendas se basearam em um pedido de abertura de processo de impeachment apresentado pelo jurista e um dos fundadores do PT,Hélio Bicudo,e elencam como motivações "as pedaladas nas contas públicas, o abuso do poder econômico, dinheiro ilíci-
to na campanha e crise de governabilidade". Os parlamentares também citam a pesquisa Datafolha,divulgada em agosto, que aponta que mais de 60% dos brasileiros defendem a saída de Dilma. Segundo o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o movimento foi criado para reforçar os pedidos de abertura de processo de impeachment que aguardam decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).Cunha ainda não se pronunciou se vai instaurar o processo. Atualmente 12 pedi-
dos,incluindo o de Hélio Bicudo, estão em análise. Parlamentares da base aliada têm reiterado que não há fatos para que o impedimento seja analisado pelo Legislativo e o PT Nacional reforça a negativa em relação às denúncias, reafirmando que toda a campanha de reeleição seguiu limites da lei. O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PTCE), também reforça, diariamente, que o Executivo tem buscado soluções para a situação econômica do país, em diálogo com todos os segmentos da sociedade. (Fonte: Agência Brasil)
Gazeta do Oeste 5
PENSO, LOGO...
CANINDÉ QUEIROZ
POR RUBENS COELHO rubensfcoelho@hotmail.com
FM 7 HORAS O amigo comunicador Edmundo Torres avisa que o gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), João Maria Sousa, será o entrevistado de hoje do programa FM 7 Horas (93 FM). O ouvinte que tiver perguntas e questionamentos relacionados com o assunto Caern, terá uma grande oportunidade fazê-lo. ESFORÇO Mesmo com os problemas acumulados durante anos na Caern, temos de reconhecer o esforço do gerente João Maria Sousa em responder às demandas da população que, na verdade, são enormes. PROJETO MODELO A secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) apresenta hoje o projeto do SUS Mediado para representantes da Secretaria de Saúde da Bahia. Acompanham a comitiva baiana o procurador geral daquele Estado, Paulo Moreno, e o defensor geral da Bahia, Cleriston Macedo. ALTA RESOLUTIVIDADE A visita acontece na sede da Defensoria Pública Estadual, no bairro da Ribeira, a partir das 10h. O SUS Mediado também já recebeu visitas de representantes dos Estados do Ceará, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Tocantins. Em 2014, realizou 1.239 atendimentos, com 416 acordos e índice de resolutividade de 33,58%. De janeiro a maio de 2015 já foram 651 atendimentos, com 231 acordos e índice de resolutividade de 35,48%. DEFENSORIA O atendimento ao cidadão é realizado na sede da Defensoria, às terças-feiras. Nos demais dias da semana, a Defensoria também realiza atendimento para tirar dúvidas, esclarecendo a documentação necessária para participar da mediação ou atuando em ações judiciais urgentes. SENSATEZ Alguns agentes políticos precisam agir com sensatez quando o assunto é o interesse público. Interesses partidários ou pessoais causam conflito em relação ao que representa o desejo da maioria. Analisando votações na Câmara dos Deputados principalmente, observam-se com mais clareza os conflitos entre interesses e parlamentares que, muitas vezes, querem colocar o interesse coletivo em primeiro plano, mas são retaliados pelos seus partidos. Por isso que para muitos, um partido é uma ditadura. VOLTA ÀS RUAS O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou ontem o retorno de 170 agentes de segurança, que atualmente estão em comprovado
desvio de função, às atividades inerentes aos seus cargos num prazo de 60 dias. DECISÃO UNÂNIME A decisão foi tomada à unanimidade pela Corte de Contas em consonância com o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves. O processo é resultado de representação enviada pelo Ministério Público de Contas, a partir do procurador Geral de Contas, Luciano Ramos. SUBSTITUIÇÃO Além disso, a decisão obriga a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social a substituir 80 agentes de segurança no trabalho de teleatendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) por servidores oriundos de outros setores da administração, "que não necessariamente da segurança pública", "diante da imperiosa necessidade da presença física na rua de agentes na segurança pública estadual". O prazo para cumprir a decisão é de 120 dias, tendo em vista que implica em treinamento de novos servidores. COMO É? Os rosalbistas ortodoxos estão acusando o governador Robinson Faria (PSD) de ser manipulado pela primeira-dama, secretária Julianne Faria. Não entendi se isso era apenas uma brincadeira daqueles que idolatram a ex-governadora do Rio Grande do Norte ou eles esqueceram definitivamente quem é e quem foi o ex-deputado Carlos Augusto. MAL DAS PERNAS Para o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Carlos Sampaio (SP), a perda do grau de investimento do Brasil é mais uma comprovação da incompetência da presidente Dilma e da sua absoluta falta de condições de conduzir o país em meio a uma crise econômica pela qual ela é a maior responsável. Segundo o tucano, o rebaixamento da nota do Brasil é uma tragédia anunciada, considerando as condições de deterioração fiscal, dos indicadores econômicos e da incapacidade do governo em apontar saídas para a crise. Não há como pensar diferente do parlamentar tucano. TAPA-BURACOS O deputado estadual Gustavo Carvalho solicitou na Assembleia Legislativa que o Governo do Estado, através do DER, realize uma operação tapa-buracos na RN 203,localizada na região Potengi. A recuperação da RN 203, além dos benefícios diretos à população de Cajazeiras, São Pedro, São Paulo do Potengi,Lagoa de Velhos,Barcelona, Ruy Barbosa e São Tomé, que juntas somam mais 123 mil habitantes, garante também o desenvolvimento da economia e do turismo da região.
ESPORTE
6 Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015 HEULER ANDREY/MOWA PRESS
SÉRIE B
Botafogo defende liderança contra o Mogi Com 45 pontos na classificação, Glorioso precisa vencer para não correr risco de perder primeira colocação para o Paysandu Botafogo visita o Mogi Mirim hoje, às 21h30, no estádio Kléber Andrade, em Vitória-ES, pela 25ª rodada do Brasileiro Série B. Líder da competição com 45 pontos,a equipe carioca precisa da vitória para não correr risco de perder a primeira colocação.O fato aconteceria em caso de derrota combinada com uma vitória do Paysandu diante do Paraná, confronto que também está agendado para esta sexta-feira. Já o Sapão é o 19º colocado, com 22 pontos. A boa notícia é o retorno do goleiro Jefferson, que serviu a Seleção Brasileira nas vitórias amistosas sobre Costa Rica e Estados Unidos. Aclamado pelo técnico Ricardo Go-
O
mes, Jefferson retoma a vaga ocupada por Helton Leite nas últimas rodadas. "É um jogador de seleção, ídolo do clube e importantíssimo. Ele tem liderança e isso é importante para nós nessa reta final. O Jefferson está fazendo história no Botafogo", enalteceu o comandante. O técnico Ricardo Gomes não definiu a escalação que entra em campo, mas sabe que não poderá contar com Carleto e Neilton, lesionados, e Élvis, suspenso. Por outro lado, terá à disposição, além de Jefferson, também Fernandes, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Paraná e está liberado. O atacante uruguaio Navarro, incomodado com uma lesão na panturrilha, ain-
da é dúvida e pode dar lugar a Sassá. Gomes reiterou que ainda é cedo para pensar em título, e admitiu que não terá vida fácil diante dos paulistas. "Não dá para fazer contas para is-
so. Dois ou três pontos é uma diferença muito pouca. Vamos buscar mais três pontos importantes. O jogo com o Mogi é diferente, mas não é mais fácil ou mais difícil. Estão tentando sair do Z-
4, um time muito aguerrido. É um jogo diferente do que fizemos contra o Vitória e o Paysandu. Muda um pouco. É um time bem organizado e não estou falando para agradar", completou. VITOR SILVA/SSPRESS
X
DESFALQUE A Internazionale irá perder uma peça importante para o dérbi contra o Milan, domingo. Miranda, que chegou ao clube na última janela de transferências, sentiu lesão no joelho e tem ausência confirmada no clássico.
X PARANÁ X PAYSANDU Horário: 20h30 Local: Durival de Britto
Ao passar pelo portão de desembarque, Dunga lançou um sorriso irônico e soltou a reclamação. "Quando [a Seleção] ganha não vem ninguém", disse, referindo-se à ausência de jornalistas para recebê-lo no Brasil. GETTY IMAGES
PRINCIPAIS JOGOS DE HOJE
BAHIA X BRAGANTINO Horário: 19h Local:Fonte Nova
BRONCA
Jefferson é o grande reforço, depois de servir a seleção brasileira em amistosos
GOV. DIX-SEPT ROSADO
GILBERTO JÚNIOR
Prova ciclística abre inscrições na segunda WESKLEY AQUINO
Começa na próxima segunda-feira,14 de setembro, o período de inscrições para atletas interessados em participar da 66ª edição da Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, uma das mais tradicionais competições desta modalidade no país.A disputa está agendada para ser realizada nos dias 26 e 27 deste mês, percorrendo as ruas de Mossoró com atletas de diversos Estados do Brasil divididos em categorias variadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 25, na Secretaria Municipal de
Esporte e Lazer, que é sediada no Ginásio Engenheiro Pedro Ciarlini. Os horários de recebimento dos cadastros serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 14h às 17h. A taxa cobrada é de R$ 5,00 e mais duas latas de leite em pó, que serão posteriormente doadas a uma entidade filantrópica da cidade. No ato da inscrição serão exigidas do participante cópias de alguns documentos, como RG, CPF, número do PIS/PASEP, Título de Eleitor e número da conta bancária - Corrente ou Poupan-
ça (Pessoa Física) em nome do atleta. As categorias da 66ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado serão Elite Masculino e Feminino, Júnior, Master A, Master B e Master C, contando pontos para o Ranking Nacional sob a supervisão da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo (FNC).
INVESTIGADO Campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira, o ex-jogador Edilson Capetinha é suspeito de participar de esquema criminoso de fraudes no pagamento de prêmios para falsos bilhetes da loteria.
@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE 99894-0989
Este ano, a tradicional prova ciclística chega a sua 66ª edição
POLÍCIA
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Gazeta do Oeste 7
OPORTUNIDADE
INVESTIGAÇÃO
Apenados de Mossoró terão chance de redução de pena através da leitura
Policial civil é preso suspeito de formação de milícia no interior
A iniciativa vai atender aos presidiários dos regimes fechado e semiaberto do Presídio Estadual Mário Negócio EDNILTO NEVES
A
Vara de Execuções Penais de Mossoró irá lançar, no dia 17 de setembro, o projeto "Releitura - Remição pela Leitura e Produção de Texto na Execução Penal", que vai permitir ao apenado a diminuição da pena por meio da leitura. O evento acontece às 9h, na Sala do Tribunal do Júri do Fórum Dr. Silveira Martins,na Alameda das Carnaubeiras, 355, bairro Costa e Silva. A iniciativa pioneira vai atender a apenados dos regimes fechado e semiaberto,recolhidos no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN). Segundo o juiz designado para atuar na Vara de Execuções da segunda maior cidade potiguar, Cláudio Mendes Júnior, a participação dos reeducandos será feita de forma voluntária,sendo oferecido ao participante um exemplar de obra literária,clássica,filosófica,didática,religiosa, entre outros estilos. A lista será previamente encaminhada pela Biblioteca Municipal de Mossoró, adqui-
atestado pela direção da unidade prisional. A Portaria 09/2015, da Vara de Execuções Penais de Mossoró, traz o disciplinamento sobre o "Releitura",inclusive com as orientações e normas para a avaliação dos participantes, a ser feita pela equipe pedagógica do Complexo Penal Mário Negócio.Cópias da portaria foram enviadas para órgãos, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Presidência e Corregedoria Geral do TJRN, OAB/RN, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e mais nove órgãos ligados aos segmentos jurídico e penitenciário.
Presos da Mário Negócio podem ser beneficiados pela leitura
ridas ou doadas ao estabelecimento prisional. O custodiado terá o prazo máximo de 30 dias para a leitura de uma obra literária, apresentando ao final deste período uma resenha ou resumo a respeito do assunto. Isto irá possibilitar ao apenado, conforme critério legal de avaliação,
a remição de quatro dias de sua pena e ao final de até 12 obras lidas e avaliadas, terá a possibilidade de diminuir 48 dias, no prazo de 12 meses, de acordo com a capacidade gerencial da unidade prisional. Para participar do projeto, o apenado deve ter bom comportamento carcerário,
AMPARO LEGAL O projeto Releitura está em conformidade com o disposto no artigo 126 da Lei nº 7.210, de 1984, alterado pela Lei nº 12.433, de 2011, concomitante com a Súmula 341 do Superior Tribunal de Justiça; com o art. 3º, III, da Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação; e ainda, com o art. 3º, IV da Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
No dia da operação, foram presos os primos Paulo Júnior Gomes, 30 anos, e Rafael Gomes da Silva, 25 anos.Eles foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por serem apontados como autores de uma tentativa de homicídio e participantes da milícia privada. "A investigação feita por nós revelou que o policial civil exercia o papel de 'dono da empresa'. Ele coordenava os trabalhos do grupo,fornecia armamentos e gerenciava toda a logística. Paulo Júnior figurava como testa de ferro e Rafael Gomes era o braço direito do primo.No dia da operação,nós apreendemos na casa de Paulo Júnior um colete balístico de propriedade da Polícia Civil, além de dois revólveres calibre .38 e munições de diversos calibres, inclusive munições de uso exclusivo da polícia.Descobrimos que o policial civil tinha repassado o colete para o Paulo Júnior. Para tentar despistar a origem do colete, Rossini Pinheiro havia cortado todas as identificações relativas à Polícia Civil",detalhou a delegada Jamille Alvarenga.
HOMICÍDIOS
Dois são assassinados em menos de dez horas em Mossoró
MEDIDA
TCE determina retorno de 170 agentes de segurança que estão em desvio de função A decisão foi tomada à unanimidade pela Corte de Contas, em consonância com o voto do relator Paulo Roberto TRIBUNA DO NORTE
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) determinou, em sessão realizada ontem, 10, o retorno de 170 agentes de segurança, que atualmente estão em comprovado desvio de função, às atividades inerentes aos seus cargos num prazo de 60 dias. A decisão foi tomada à unanimidade pela Corte de Contas em consonância com o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves. O processo é resultado de representação enviada pelo Ministério Público de Contas, a partir do procurador-geral de Contas, Luciano Ramos. Além disso, a decisão obriga a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social a substituir 80 agentes de segurança no trabalho de teleatendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) por servidores oriundos de outros setores da administração,"que não necessariamente da segurança pública", "diante da imperiosa necessidade da presença física na rua de agentes na segurança pública estadual". O prazo para
A Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim prendeu o agente de Polícia Civil do Rio Grande do Norte,Rossini Pinheiro dos Santos, 50 anos, na tarde de quarta-feira, 9, em Natal. Ele foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Ceará-Mirim por ser suspeito pela prática dos crimes de peculato, formação de milícia privada e tentativa de homicídio. O pedido de prisão foi feito pela delegada titular da DP de CearáMirim, Jamille Alvarenga. A prisão do policial é desdobramento da "Operação Tártaro", deflagrada em 7 de agosto, que visava desarticular e prender integrantes de uma empresa ilegal que realizava segurança privada para moradores de Muriú. "Tal grupo realizava disparos com armas de fogo e ameaçava moradores que não contratassem os serviços.Além disto,como forma de retaliação, o grupo realizava arrombamentos nas casas, constituindo desta forma a prática de milícia privada", relatou a delegada Jamille Alvarenga.
Policiais devem retomar ações de segurança nas ruas
cumprir a decisão é de 120 dias, tendo em vista que implica em treinamento de novos servidores. "A obrigação de convocar os referidos servidores, em ambos os casos, será da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), uma vez que todas as cessões foram autorizadas pela referida pasta", definiu o relator,referindo-se tanto aos servidores em desvio de função quanto aos que trabalham no Ciosp.
O Pleno da Corte de Contas tomou como base relatório de auditoria produzido pela Diretoria de Despesa com Pessoal, realizada a partir de pedido cautelar do Ministério Público de Contas, que identificou a existência de "desvio de função" nas cessões de servidores lotados originalmente em órgãos vinculados à Sesed. No âmbito do Poder Executivo, foram encontrados 170 agentes em compro-
vado desvio de função. Os servidores atuam como assistentes sociais, auxiliares administrativos, recepcionistas, faxineiros, vistoriadores, mecânicos, protocolo, entre outros. O relator considerou que, "sem nenhum demérito das funções ora desempenhadas", há um "total descompasso com as atribuições específicas e inerentes ao cargo primitivo, que é de zelar pela segurança pública". A representação do Ministério Público de Contas considerou que o volume de servidores cedidos está "em descompasso com o déficit de pessoal enfrentado pela própria Segurança Pública no âmbito de sua competência e atuação", ao mesmo tempo em que o Estado está acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode contratar novos servidores. A Diretoria de Despesa com Pessoal fará, no seguimento do processo, uma auditoria nas cessões de servidores da área de segurança pública para o Tribunal de Justiça do RN,Assembleia Legislativa do RN e Ministério Público Estadual. (TCE/RN).
Mais dois crimes de homicídio são registrados em Mossoró pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) em menos de dez horas. O primeiro crime aconteceu na noite de quarta-feira, 9, e o segundo na madrugada de ontem,10.Na noite de quarta-feira, o pintor Weverton Júlio da Silva, 22 anos, mais conhecido pelo apelido de "Corujinha", foi morto com vários tiros na via de acesso ao conjunto Monsenhor Américo Simonetti,mais conhecido como Abolição V. O crime foi registrado pela Polícia Militar por volta das 20h30, quando a vítima trafegava em uma motocicleta Honda Pop de cor amarela. Weverton foi surpreendido e morto em via pública.A polícia ainda não tem informações sobre a autoria e motivação do crime, que será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios de Mossoró (DEHOM). Segundo a perícia feita no local pela equipe do Ins-
tituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), os tiros que mataram a vítima partiram de uma pistola calibre 380. Familiares do pintor revelaram para a polícia que Weverton já havia sofrido dois atentados a tiros. NA MADRUGADA Por volta das 4h20 de ontem, 10, mais um crime de homicídio foi registrado pela polícia local. A vítima foi assassinada a tiros enquanto dormia dentro de um veículo que estava estacionado em uma oficina mecânica. O crime aconteceu na Rua Raimundo Cantídio, no bairro Teimosos, e a vítima foi o ex-presidiário e morador de rua Márcio Mikael Barbosa Silva, 26 anos. A Polícia Militar foi acionada, mas no local a polícia não conseguiu informações que pudessem levar a autoria ou motivação para o crime. De acordo com relato de moradores, Márcio era usuário de drogas e já cumpriu pena por furto. POLÍCIA 24 HORAS MOSSORÓ
Weverton (detalhe) foi morto a tiros na noite de quarta-feira
GERAIS
8 Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
EM REUNIÃO
Dilma pede corte dos gastos após rebaixamento Ao lado de ministros e do vice-presidente Michel Temer, Dilma levantou os dois principais pontos criticados pela agência para o rebaixamento
N
a longa reunião de ontem com a coordenação política, a presidente Dilma Rousseff priorizou dar uma resposta à agência de classificação de risco Standard & Poor´s, que tirou o grau de investimento do país Ao lado de ministros e do vice-presidente Michel Temer, Dilma levantou os dois principais pontos criticados pela agência para o rebaixamento. Ela, primeiro, pediu agilidade e urgência nos cortes do governo. Em segundo lugar, ressaltou a necessidade de unidade e coesão da equipe. Um dos principais pontos sublinhados pela S&P foi a falta de coesão da equipe de Dilma no enfrentamento da crise econômica.A crítica era uma avaliação clara de que o titular da Fazenda, Joaquim Levy, estava sendo boicotado por outros integrantes do governo. Segundo um dos participantes da reunião, só depois de anunciados cortes expressivos de gastos,que devem ser feitos em breve, é que o governo deverá negociar com o Congresso novas propostas para aumentar a arrecadação. Nas palavras desse participante da equipe, existem várias propostas do setor financeiro,do setor produtivo e do próprio Congresso para aumentar contribuições e tributos. Uma das prioridades nesse primeiro momento é ressaltar como reação à crise o projeto de lei sobre repatriação de recursos brasileiros não declarados no exterior, enviado hoje ao Congresso, que para o governo vai criar condições para a reforma do ICMS. A estratégia do Planalto é enfatizar que o projeto foi construído em acordo com a Câmara e com o Senado. É uma tentativa de mostrar que ainda há diálogo político
com o Congresso e com a base aliada, mesmo diante da gravidade da crise de governabilidade. Dilma ressaltou mais uma vez o compromisso de chegar aos cerca de R$ 65 bilhões para alcançar a meta de 0,7% de superávit primário em 2016, proposta por Levy. Ao Blog, um outro ministro que participou da reunião avaliou de forma reservada que hoje ficou claro para o governo que foi um erro ter enviado um déficit orçamentário de R$ 30 bilhões ao Congresso. Para o governo, isso acabou antecipando a perda de grau de investimento pela agência S&P. Há uma força-tarefa dos integrantes da equipe econômica para apresentar as medidas o mais rápido possível, inclusive cobrados pela presidente Dilma Rousseff. "O governo não vai negar nenhuma das dificuldades e também não nega o balizamento feito pela agência de classificação de risco. O cenário já não era positivo,o governo sabia que iria enfrentar esses problemas", disse um ministro que participou da reunião. "Agora o governo vai tomar medidas para buscar o superávit primário", concluiu. As medidas passam por uma reforma da máquina administrativa,a necessidade de melhorar a qualidade dos gastos e também a busca por um aumento transitório da receita,que seria mexer em alíquotas e contribuições. "A prioridade agora é reduzir o custeio", observou um ministro. Na reunião, o ministro Nelson Barbosa (Planejamento) apresentou um gráfico que mostra que a nota do Brasil pela S&P voltou ao mesmo patamar que era em 2007. Já o vice Michel Temer ressaltou a unidade da equipe em busca de uma solução para a crise atual. "O governo vai ter que cortar na própria carne", refor-
Dilma ressaltou a necessidade de unidade e coesão da equipe
C
M
A
P
çou um ministro. Enquanto isso, Levy es-
tá preparando uma entrevista coletiva para o início
da tarde, para analisar o que foi apresentado pela agên-
cia S&P. Por Gerson Camarotti
Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015 EDNILTO NEVES
PETROLEIROS
Editora: Luciana Araúno - mossorogazetadooeste@gmail.com TEMPO HOJE MÍN.: 22o - MAX.: 33o
@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE
A
gricultores de várias comunidades rurais de Mossoró ocuparam na manhã de ontem, 10, o escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER),em Mossoró.A ação teve como objetivo a busca por informações acerca da assistência que as famílias deveriam receber por enfrentarem dificuldades em virtude do período de estiagem prolongada no Estado. Além disso, eles cobraram o pagamento das parcelas do Seguro Safra que estão em atraso. A ajuda que os agricultores deveriam receber diz respeito ao suporte da alimentação para os animais com a entrega de ração, a distribuição de cestas básicas para as famílias que não recebem o Seguro Safra,a perfuração e manutenção de poços e ainda o fornecimento de água por meio da Operação Carro Pipa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mossoró (SINDILAVOURA), Francisco Gomes,mediou a ocupação e a conversa entre os agricultores e a gerência do escritório regional da Emater. O gestor regional da Emater, Alberto Hudson, recebeu os manifestantes e relatou que fez contato com a direção do instituto em Natal na busca por respostas para as reivindicações das famílias.Segundo ele,a ordem de pagamento para o Seguro Safra já foi feita e agora aguarda apenas entraves burocráticos. Aos presentes ele informou que o dinheiro deverá ser liberado nos próximos dias. Quanto às demais solicitações, as respostas ficaram por conta do coordenador da Defesa Civil em Mossoró, Carlos Paiva. Quanto ao drama vivenciado pelas famílias que sobrevivem da produção agrícola, Paiva informou que todos os esforços estão sendo empenhados para tentar diminuir os problemas. Ele informou que já entregou ao Governo do Estado um Plano de Contingência no qual mostra detalhadamente a situação do homem do campo na zona rural de Mossoró. Documento, inclusive que pede recursos na ordem de R$ 7 milhões para dar assistência apenas para a área de Mossoró, mas que
PRESSÃO • Caso pagamento do Seguro Safra não seja efetivado, ações dos agricultores serão intensificadas
Categoria pode iniciar greve a qualquer momento
MOSSORÓ
Protesto
Página 3
REPRODUÇÃO
Objetivo é a busca por informações acerca da assistência que as famílias deveriam receber por enfrentar dificuldades em virtude do período de estiagem prolongada
Agricultores ocupam prédio da Emater
Famílias de agricultores permaneceram durante toda a manhã no escritório da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural para apresentar reivindicações ALCIVAN COSTA
até agora tem garantido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário apenas R$ 4 milhões para serem gastos em todo o Estado. "Essa quantia é infinitamente menor do que precisamos e não podemos ficar parados esperando o pior acontecer. Vamos pressionar e buscar ajuda até a última instância. Precisamos como nunca de unir esforços, do apoio das autoridades políticas e empenho do Estado em conseguir aumentar o valor desse recurso. Já entregamos o primeiro plano que não foi atendido e agora estamos finalizando o segundo documento, no qual pedimos e mostramos por que precisamos da ampliação dos recursos", disse o coordenador. As famílias que participaram do protesto de ontem garantiram que não ficarão de braços cruzados e prometeram entornar o movimento e, caso o pagamento do Seguro Safra não seja efetuado nos próximos dias, uma manifestação maior será organizada por eles. "A gente está cansado dessa conversa mole de falta de recurso. Só conversa não enche o bucho de ninguém. Se em uma semana esse pagamento não for feito, a gente vai fechar BR, ocupar prédios, enfim, faremos algo muito maior e de onde só sairemos com o dinheiro pago", informou a agricultora Kaliana Lucena, moradora da área do Jucuri.
Agricultora Kaliana Lucena diz que movimento poderá ser intensificado caso pagamento do Seguro Safra não seja feito
ALCIVAN COSTA
Coordenação da Defesa Civil falou às famílias presentes sobre tentativas que estão sendo realizadas junto ao Governo WILSON MORENO
Cenário em muitas comunidades rurais é desanimador e vem se agravando ao longo dos quatro anos de estiagem
SOCIAL/MOSSORÓ
2 Gazeta do Oeste
KARENINE FERNANDES
karenine_f@hotmail.com
“
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Nem a gente vai ser pra sempre. Tudo é impermanente e muda rápido demais entre o céu e a terra". Anônimo
@KARENINEFERNAND @KARENINEFERNANDES /KARENINE.FERNANDES
FOTOS: CÉLIO DUARTE
BELEZA EM ALTA O Hotel VillaOeste sediará a 7a Edição do Feira da Beleza de Mossoró e Região, que acontece nos dia 27 e 28 de setembro. O evento, promovido pela Associação da Beleza - APAB-RN -, contará com a participação de profissionais de renome nacional, que ministrarão cursos e palestras sobre cabelos, estética, manicure e maquiagem. DESCONTRAÇÃO EM ÁGUAS TERMAIS Na noite desta sexta-feira, 11, quem vai animar o público no Planeta Água do Hotel Thermas é a banda Forró Sem Nó, com o seu tradicional forró pé de serra. Amanhã, 12, será a vez de Gabriel Lima cantar no palco do Planeta Água. BAILANDO Neste sábado, 12, será marcado pelo baile de formatura da turma de Administração 2015.1 noturno UnP. O evento, que acontece às 22h, no Requinte Buffet, conta com a produção e planejamento da Master. A animação da noite ficará por conta da banda Radiola Club, do cantor André Luví e do DJ Balinha.
O economista e empresário Elviro Rebouças, relembrando os seus tempos de aluno e presidente do Centro Estudantil Mossoroense, abraçando Pe. Charles Lamartine, vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, por ocasião da celebração do aniversário natalício do sacerdote
Três queridos, três abençoados e iluminados que sou fã: meu padrinho Pe. Sátiro, Pe. Charles, o festejado da semana; e Pe. Flávio Augusto
VIVA A SÃO JOSÉ A Paróquia de São José vive uma nova fase em sua história. Prestes a comemorar o quinquagésimo aniversário,a comunidade paroquial recebe uma nova igreja matriz,com infraestrutura ampliada e modernizada para acolher seus fiéis e devotos. O novo projeto oferece uma estrutura modernizada para a realização das atividades religiosas com a preservação da fachada original, marca registrada da igreja. E viva São José!
Dr. Élder Heronildes em celebração por sua vida ao lado da sua amada Zélia Macêdo e do querido Pe. Guimarães Neto, celebrante da missa em ação de graças
SOFRÊNCIA A produtora cultural e cantora Katharina Gurgel realiza um show daqueles de encantar o público. O 'Músicas para Roer' traz um repertório riquíssimo e apaixonadíssimo. É hoje, dia 11, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. As senhas estão disponíveis na bilheteria do teatro.
Marilene ladeada por dois queridos, Edgard Benavides e Guia, casal doce como as laranjas do Acari, atencioso e do nosso coração
3321- 4884
SOLIDARIEDADE
Ciclistas se unem em pedaladas filantrópicas Eventos reúnem amantes das bicicletas da cidade em prol de causas nobres e ajuda ao próximo; edição deste sábado será realizada em benefício da Matriz de São José
O
s praticantes de ciclismo costumam unir a paixão pelas pedaladas e a satisfação em ajudar causas nobres.Amanhã, sábado, 12, mais uma vez a turma se reunirá, dessa vez, em prol da reforma da Matriz de São José para a Pedalada da Solidariedade. A largada está marcada para as 16h, em frente à Ma-
triz, e a contribuição para participar pode ser feita a partir de R$ 10,00. O encontro contará ainda com o sorteio de vários brindes para os ciclistas participantes. A Pedalada é mais uma oportunidade para os amantes da prática se reunirem e se confraternizarem com toda a comunidade, além de ajudar a causa. Ações como essa costumam reunir um
bom número de participantes, visto que o grupo que costuma praticar o exercício junto faz questão de estar presente e também de convidar o maior número de pessoas possível. Outro evento similar será realizado pelo Rotary Clube. O Passeio Ciclístico do Rotary de Mossoró será realizado no dia 30 deste mês. A ação não tem fins lucrati-
vos e busca angariar doações para o Pólio Plus, programa do Rotary Internacional que visa à erradicação da poliomielite no mundo. O oftalmologista Igor Álamo, praticante do ciclismo em Mossoró, é também um dos coordenadores do passeio e informa que as inscrições para o evento já estão ocorrendo na sede da Unimed e nas lojas Pedal Peças
e Bici Sport. Valor é R$ 30,00,o qual Igor reforça que será revertido para a campanha contra a poliomielite. "Será um passeio muito gratificante tanto no sentido esportivo como também no de que estaremos contribuindo para uma campanha tão importante para a saúde mundial", afirma. O Passeio está programado para ocorrer no feriado do
dia 30 de setembro, a partir das 7h, com saída da Praça do Rotary, com um percurso de 15 quilômetros e os participantes retornando para o lugar da largada. Cada participante recebe um kit contendo uma camiseta, um boné e uma garrafinha. Ao final da pedalada haverá o sorteio de duas bicicletas aro 26 para os participantes presentes.
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
MOSSORÓ
Gazeta do Oeste 3
PETROLEIROS
APÓS 92 DIAS
Categoria teme perda de postos de trabalho e pode iniciar greve a qualquer momento
Paralisação dos servidores estaduais da Saúde chega ao fim
Caso os campos maduros sejam vendidos, Mossoró será a cidade mais afetada no Rio Grande do Norte EDNILTO NEVES
O
s petroleiros de todo o país podem iniciar uma greve a qualquer momento. Segundo o diretor do setor privado e terceirizado do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (SINDIPETRO/Mossoró), Manoel Assunção da Silva, a atividade principal da greve será limitar a produção de petróleo, por tempo indeterminado. Manoel Assunção explica que desde o dia 7 de julho que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) entregou a pauta de reivindicação à Petrobras. No documento, a categoria exige a manutenção da estatal como empresa integrada de energia. O diretor explica que a estatal pretende vender 40% da empresa, dividindo os ativos para vender individualmente,como BR Distribuidora e Transpetro, e ainda os campos maduros e termelétricas. Caso ocorra a venda de campos maduros, Manoel destaca que Mossoró será a cidade mais afetada em solo potiguar,com perda de milhares de postos de tra-
“
A greve vai acontecer, não tenho dúvida. Essa não é uma luta só dos petroleiros, mas de toda a sociedade".
Manoel Assunção da Silva
balho e poderá se tornar uma cidade 'fantasma', como aconteceu com Macaé/RJ. "Se chegar a vender, só das terceirizadas, passará de 5 mil demissões diretas", afirma. Para fortalecer o movimento, em todo o Brasil estão sendo realizadas assembleias para conscientizar os trabalhadores. "Essa greve já tem 80% de aprovação do RN e pode ser deflagrada a qualquer momento. A greve vai ser pelo controle de produção do petróleo. Quando entrar, os petroleiros só saem quando tiverem resultado", diz o diretor. Os petroleiros lutam pela revisão do Plano de Gestão e Negócio da Petrobras, cobrando a suspensão imediata da venda de ativos e dos desinvestimentos anunciados pela empresa. As principais reivindicações estão expostas no documento Pauta pelo Brasil,aprovado pelos trabalhadores durante a 5ª Plenária Nacional da FUP, realizada entre 1º e 5 de julho, em Guararema (SP), e protocolada na Petrobras no dia 7 de julho. Os principais itens são: uma política de segurança que garanta o direito à vida e rompa com o atual modelo de gestão, só este ano já morreram 16 trabalhadores; fortalecimento da Petrobras como empresa integrada de energia,através da manutenção da BR Distribuidora e da incorporação da Transpetro; garantia de que as riquezas do pré-sal sejam exploradas da Petrobras, em benefício do povo brasileiro; suspensão da venda de ativos e conclusão
Manoel Assunção da Silva, diretor do setor privado e terceirizado do Sindipetro, ressalta luta da categoria
das obras do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), da Refinaria Abreu e Lima (PE) e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Mato Grosso do Sul (FAFEN-MS) e ainda a preservação da política de conteúdo nacional, com construção de navios e plataformas no Brasil. Assunção destaca que
com as lutas do Sindipetro, os avanços dos direitos dos trabalhadores foram muitos, e agora a Petrobras quer, através do desinvestimento e da segregação das subsidiadas, retirar esses direitos conquistados."Quer dividir para retirar direitos. A greve vai acontecer, não tenho dúvida. Essa não é uma luta só dos petroleiros, mas de toda a sociedade", ressalta. REPRODUÇÃO
Construção de navios e plataformas no Brasil é uma das reivindicações presentes na pauta entregue à Petrobras
WILSON MORENO
A greve dos servidores públicos estaduais chegou ao fim ontem, após 92 dias de paralisação. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, 10, em Natal, pela categoria. O diretor regional do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE), João Morais, participou da assembleia e falou sobre as conquistas da categoria. A assembleia ocorreu após a assinatura de um documento de comprometimento por parte do Estado, através da chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes, e do secretário de Saúde,Ricardo Lagreca. Segundo João Morais, foi garantido, ainda em setembro, o pagamento das mudanças de nível elementar para o nível médio, referente a 2013, o que representa um reajuste de 3% no salário-base. "Para o nível superior, a mudança de nível ficou para o mês de outubro, também com 3% de reajuste", disse. Eles conquistaram ainda a correção do nível dos servidores que estavam em níveis errados, a revisão da lei da produtividade, a suspensão da cartilha de enfermagem. "A cartilha impedia a troca de plantões entre os enfermeiros, mas o Governo se comprometeu em suspender",continuou. O Governo do Estado também se comprometeu em sentar com a comissão dos servidores em outubro deste ano, para discutir a realização de um concurso público para ser realizado no primeiro semestre de 2016. Com isso será revogado o decreto que proibia os servidores de tirar a licença premium, o que deve ser
Diretor sindical, João Morais, falou sobre pontos alcançados
feito até o dia 30 deste mês. Os servidores também conseguiram a garantia do pagamento de salários de insalubridade atrasados dos novos concursados e a implementação dos servidores que estão municipalizados,além da reformulação do Plano de Cargos e Carreiras. "O governo se propôs a lançar uma lei estadual de combate ao assédio moral, isso também é uma grande conquista",comentou João Morais. Para o diretor regional do sindicato,alguns pontos foram positivos,outros deixaram a desejar. "Ficou muito a desejar a questão do reajuste dos 27% para os servidores, além das melhorias na Saúde Pública em geral", disse. As informações serão repassadas aos servidores de Mossoró ainda hoje,segundo João Morais. "Vamos deixar os informativos em todos os hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para informar a pauta aos servidores", con-
MOSSORÓ
4 Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
VERIFICAÇÃO DE ÓBITO
Serviço atenderá mais de 80 municípios da região e deve começar no final deste mês
OAB EM AÇÃO ANDREY RICARDO — Jornalista – (DRT/RN-1727) assessoriaoabmossoro@gmail.com / andreyricardoma@hotmail.com
ASSECOM / OAB
Início dos trabalhos depende agora apenas da conclusão de licitação para contratar a equipe médica EDNILTO NEVES
A
Secretaria Municipal de Saúde apresentou ontem, 10, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) aos profissionais da assistência social das unidades de saúde de Mossoró. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no final deste mês, já que falta apenas a finalização do processo licitatório para a contratação da equipe médica. Segundo o diretor do SVO,Cleber Mahlmann Viana Bezerra, o objetivo da reunião de ontem foi informar os profissionais da assistência,para que conheçam melhor o serviço e saibam como proceder quando o mesmo for iniciado. O SVO funcionará na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/ UERN), com recursos da Prefeitura Municipal de Mossoró e Ministério da Saúde, e atenderá um total de 83 municípios da 2ª e 8ª Regionais de Saúde. A implantação desse serviço será muito importante para conseguir dados epidemiológicos e, as-
sim, evitar possíveis epidemias na região. Também possibilitará informações mais precisas nas declarações de óbitos, com um diagnóstico mais aprofundado. De acordo com dados apresentados por Cleber Mahlmann, no município de Mossoró, 17,95% das mortes ocorridas este ano, de janeiro a julho, não tiveram causa definida, quando o índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de 5%. Em 2014, esse número foi de 7,69%; em 2013, 3,01%. Com a implantação do SVO, esse número irá diminuir e, identificando as causas dos óbitos naturais, será possível detectar, por exemplo, as doenças que estão causando essas mortes e, consequentemente, evitar epidemias. Quando o SVO for iniciado,as mortes naturais de todas as pessoas atendidas pela 2ª e 8ª Regionais de Saúde,sejam bebês,jovens, adultos, idosos, devem ser investigadas, mas é preciso que a família autorize, através da assinatura de um
7o OFÍCIO DE NOTAS Praça Getúlio Vargas, 66 – Centro – Mossoró-RN CEP 59.600-680 – Fone (84) 3316-3693; Fax (84) 3317-3498 EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo Presente, ficam intimados os devedores abaixo relacionados, para virem pagar títulos de suas responsabilidades ou darem as razões porque não o fazem, até 14/09/2015. NOMES B & D Chopparia Ltda. - ME Emerson Leandro de Melo Lopes Francisco Correia Filho Francisco Lauro de Oliveira Gilcelio Fernandes Freitas ME Jonas Coelho da Silva José Vilar Paulino Junior Josenildo Antônio de Andrade Juraci Pinheiro dos Santos Liduína Maria da Costa Gomes Lopes e Borges Ltda. - ME Manoel Ricardo de Oliveira Maria Socorro de Freitas Pereira Moises Dutra da Silva Senal Pack Com Imp Exp Ltda. EPP Suamy Micaelly de Góis Lima Vimaria da Cruz Victor Ernesto
CGC/CPF 15.423.142/0002-10 035.543.134-32 222.227.744-20 316.526.464-34 10.466.748/0001-38 967.880.704-15 035.927.934-11 012.793.724-27 157.122.224-34 241.912.484-72 15.475.224/0001-27 672.503.514-00 272.659.514-68 384.010.883-72 13.613.143/0002-00 079.743.564-64 031.172.884-73
Mossoró, 10 de setembro de 2015 MARIA LUCIENE GOMES FONTES Oficial Titular
Serviço foi apresentado ontem pela manhã, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, às assistentes sociais
termo de autorização. A expectativa é de que o serviço comece a funcionar no final deste mês. Segundo a secretária-adjunta da Saúde,Silvana da Escóssia,a estrutura física e os equipamentos estão prontos.Equi-
pes também passaram por treinamento, porém, o processo de licitação para contratação dos médicos ainda está em desenvolvimento e deve ser concluído até o fim do mês para que o SVO seja iniciado.
2o OFÍCIO DE NOTAS 1ª Zona de Registro Civil Rua: Santos Dumont, 10 – Centro – Mossoró-RN Fones (084) 3321:3312 - (084) 3317-4278 EDITAL DE PROCLAMAS FAZ SABER que pode este Juízo e Cartório de 2° Ofício estão se habilitando para casar os nubentes. Se alguém souber de algum impedimento legal, oponha o no prazo legal. Manoel Fernandes da Silveira e Milene Dantas de Oliveira Francisco Gonçalves dos Santos e Antônia Josicleide da Silva Mardônio Morais de Freitas e Maria Kalidayana Ruth Neves Maia Davi Ângelo da Silva e Cassia Maria de Souza Francisco Geraldo do Nascimento e Maria do Socorro Mesquita William Paulino de Lima e Simone Santos Lima Rubean Gomes Fernandes e Rafaela Maria Pinto Marinho Maia Valério Lopes da Chagas e Otillya Lacerda de Medeiros e Silva Allan Bueno Alves da Silva e Monik Kelly de Oliveira Costa Cláudio Renan de Oliveira e Samara Sandra Cordeiro Farias Mossoró, 10.09.2015 Luzinete Bezerra de Mendonça Fernandes Oficial do Reg. Civil da 1ª Zona
SEGURANÇA PÚBLICA Foi realizada ontem, 10, na Câmara Municipal de Mossoró, uma audiência pública para discutir a situação do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) do Rio Grande do Norte. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, apresentou o relatório de uma vistoria realizada em 2014 ao Itep de Mossoró, quando foram verificadas várias irregularidades que comprometem a prestação do serviço. A OAB/Mossoró foi representada pelo seu presidente, Aldo Fernandes, que relatou os problemas e apontou sugestões, colocando-se à disposição para encontrar soluções. A audiência pública foi convocada pelo vereador Genivan Vale,que convidou a OAB/Mossoró e outras instituições para discutirem a problemática que envolve a Polícia Científica do Rio Grande do Norte, que há anos enfrenta sérias dificuldades. "Nós apresentamos o resultado do trabalho que foi realizado em 2014, pela Comissão de Direitos Humanos, apontando diversos problemas, muitos de natureza grave. Voltamos a enfatizar a preocupação da OAB com a falta de investimentos no Itep, o que pode trazer graves prejuízos à sociedade", destacou o advogado Aldo Fernandes. A INSPEÇÃO A Comissão de Direitos Humanos realizou a inspeção no Itep de Mossoró em abril de 2014. Na ocasião, ouviu servidores e usuários e conheceu a deficiente estrutura física do prédio, verificando a inexistência de equipamentos e materiais essenciais à Polícia Científica. O órgão, que é responsável pela análise e produção de provas nas investigações criminais, sofre com a falta de estrutura física e humana. A falta de segurança do prédio, que armazena armas, laudos e outros materiais, foi um dos graves problemas detectados. O relatório apontou diversas outras irregularidades. FUTEBOL A equipe master de Futebol da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),Seccional do Rio Grande do Norte,foi vice-campeã da I Olimpíada OAB, realizada pela OAB/GO. Os potiguares jogaram a final na segunda-feira passada, 7, contra a OAB/MG, que levou o título nos pênaltis. A equipe de futebol da OAB/RN compete há cerca de seis anos, com grandes resultados. Foi campeã em 2010 (Ceará), 2012 (Distrito Federal) e em 2013 (Sergipe). Os advogados do RN têm ainda um vice, em 2014 (Rio de Janeiro) e um terceiro lugar, em 2011 (RJ). A OAB/Mossoró é representada na equipe pelos advogados Cleilton César, Evans Araújo e Aldo Araújo. FUTEBOL II O presidente da OAB/Mossoró, Aldo Fernandes, faz questão de parabenizar o time da OAB/RN por mais um grande resultado e enaltecer a participação dos colegas da Subseção de Mossoró,Cleilton,Evans e Aldo."Quero aqui parabenizar toda a equipe de futebol da OAB/RN, em especial, aos doutores Cleilton, Evans e Aldo, que têm representado nossa Subseção com grande afinco", destaca Aldo, lembrando que a prática de atividades esportivas tem sido incentivada pela OAB/Mossoró, através dos seus eventos esportivos, como campeonatos de futebol e corrida de rua, entre outros. CONVÊNIO A clínica veterinária Quatro Patas é mais uma das empresas a fecharem convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró. A parceria foi oficializada no fim de agosto e já está vigente. A Quatro Patas concede desconto de 50% para consultas e 10% nos outros procedimentos da clínica. O benefício é válido para advogados inscritos na OAB/RN, funcionários e prestadores de serviço. O convênio foi firmado pela Comissão da Caixa de Assistência da OAB/Mossoró, que tem conseguido ampliar o leque de parceiros, em diversas áreas. CONVÊNIO II Os membros, funcionários e prestadores de serviço OAB/RN agora têm 5% de desconto na compra de passagens aéreas em classe econômica e também na aquisição de roteiros de viagem. O benefício é fruto da parceria firmada entre a OAB/Mossoró e a TAM Viagens de Mossoró, que é uma agência operadora de turismo. O convênio prevê ainda o mesmo desconto para outros quatro beneficiários, além do titular do benefício, que deverá fazer parte da reserva, com os outros quatro. NOVOS MEMBROS A OAB/Mossoró realizou durante no dia 4 mais uma solenidade de entrega de carteiras para novos advogados e também para uma estagiária. Os advogados Sérgio Eduardo da Costa Freire e Aldo Fernandes de Sousa Neto, presidentes da OAB/RN e OAB/Mossoró, respectivamente, conduziram a solenidade que deu boas-vindas aos novos membros. Participaram também alguns representantes das comissões, diretoria e conselheiros. Os novos membros da OAB são: Alyne Monique Barbosa Pinheiro, André Alessandro Dutra Leite, Andrew Jefferson Fernandes Alves, Fábio Wanderley de Freitas, Guilherme Henrique Silva Soares Dantas, Jéssica Paula dos Santos, Raimundo Benjamim Neto e Udenilson das Chagas Silva.
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
MOSSORÓ
Gazeta do Oeste 5
Obras foram custeadas Acessibilidade é destaque na ‘nova’Matriz pela comunidade católica de São José, já pronta para receber fiéis REFORMA
Resultado das obras foi apresentado ontem e reinauguração, será realizada no próximo domingo, 13 EDNILTO NEVES
O
s 12 meses previstos para a conclusão das obras de reforma e ampliação da Matriz de São José, foram reduzidos para cinco. Tempo recorde. O resultado da reforma da Igreja de São José foi apresentado ontem, 10, aos veículos de comunicação da cidade em coletiva de imprensa, realizada às 9h, na própria matriz. Maior e mais acessível, seguindo as normas de acessibilidade,a igreja será reinaugura no próximo domingo, 13. Padre Carlinhos Dantas, responsável pela Paróquia, destaca que a igreja havia ficado pequena diante do crescimento do número de fiéis, e que durante as missas, muitos ficavam na parte de fora por falta de espaço. "A reforma não foi um sonho do padre, mas do povo. Não foi o padre que inventou a obra, foi o povo que pediu", afirma. Com a reforma, a capacidade da igreja duplicou. Antes, a nave central possuía capacidade para comportar 248 pessoas, agora pode receber cerca de 500. As laterais da igreja foram derrubadas, apenas a frente ficou de pé.A ampliação foi de quatro metros para cada lado. O teto, que também foi retirado, foi modificado. Durante a coletiva, a arquiteta que projetou a 'nova' igreja, Karla Carvalho, falou sobre o resultado da reforma. "Foi um convite gratificante. Tenho certeza de que vai ficar marcado", disse muito feliz. Karla ressaltou que a maior preocupação de padre Carlinhos, o pároco, era manter a estrutura, mas adequando às necessidades."Minha preocupação foi com a parte litúrgica e a acessibilidade para atender a todos os fiéis. A exigência de padre Carlinhos era de que não mexesse muito para preservar o estilo", ressaltou. Além de manter o esti-
Coletiva de imprensa foi realizada ontem, às 9h, na própria matriz EDNILTO NEVES
Igreja de São José está mais ampla, acessível e aconchegante para receber fiéis
lo da arquitetura, Karla também pensou em um projeto para deixar a igreja mais aconchegante e, principalmente, acessível para os fiéis. A Matriz de São José agora é uma das raríssimas igrejas que têm o presbitério acessível às pessoas com mobilidade reduzida. "A igreja é simples, mas muito elegante e convidativa. A iluminação também é um referencial", enfatizou a arquiteta. O arquiteto e diretor da WSC, empresa contratada
para realizar o serviço, João Augusto Escóssia,ressaltou o tempo recorde."A duração era 12 meses, mas conseguimos entregar em cinco. Inicialmente, nos primeiros dias trabalharam 40 homens, de dia, tarde, noite e nos finais de semana. Já na parte de acabamento esse número reduziu",informou. João Augusto acompanhou toda a obra e pôde observar de perto o quanto os fiéis ajudaram para custear a reforma nesses cinco meses percebeu. Durante a co-
letiva ele contou que diversas vezes viu pessoas chegarem para fazer doação ou se propondo a ajudar a vender bilhetes e ressaltou era perceptível que muitas delas não tinham condições financeiras, mas que doavam seu pouco dinheiro ou seu tempo. "A nossa empresa já tem quase 40 anos e nunca tinha feito nenhuma obra dessa, uma igreja com tantos detalhes. Ficamos muito felizes pelo resultado final", comentou.
Padre Carlinhos Dantas informou que o custo total da obra foi R$ 800 mil. Deste total,R$ 588 mil foram somente para a construção em si, o restante foi destinado à compra de materiais, como portas e demais itens. Na assinatura do contrato, foi pago 15% do valor total e o restante foi dividido em oito meses, em prestações de cerca de R$ 62.048,00. Este mês deve ser paga a última prestação com a construtora. Até ontem, no horário da coletiva, faltavam R$ 27 mil e a expectativa da paróquia é de conseguir fechar a quantia até o próximo domingo, dia da missa de reinauguração da matriz. Para isso, a igreja conta com o apoio da comunidade. Aliás, foi assim desde o início. Com o projeto em mãos e o contrato assinado, a preocupação da equipe da paróquia foi angariar recursos e cumprir o compromisso com a empresa.Para isso, foram realizados eventos, vendidos bilhetes,rifas e realizadas várias campanhas, que tinham como tema 'Sou uma pessoa de fé, colaboro com a reforma da Matriz de São José'. Uma dessas campanhas foi a do carnê, através da qual o voluntário pode ajudar doando uma quantia mensalmente. Esse empenho é reconhecido pelo pároco. Padre Carlinhos destacou a participação dos fiéis e disse que a obra só foi possível graças ao empenho dos católicos. Ele ressaltou a participação de crianças como,por exemplo, o garoto Abidiel
Rodrigues, da comunidade do Bom Jardim, que doou seu cofrinho para ajudar na reforma.Outra criança,que não foi identificada, também já havia feito o mesmo. Além desses exemplos,o pároco cita ainda uma senhora que juntava dinheiro para fazer um exame, cerca de R$ 1.500,00, e que fez a promessa de doar a quantia para ajudar na reforma da igreja, caso ficasse curada e o exame não fosse mais necessário. Assim ela o fez. "Hácasosdedoadoresanônimos.Encontrei na garagem um envelope com R$ 2 mil. Já procuramos imagem na câmera e não encontramos quem doou", ressaltou o padre. Com toda essa ajuda, o compromisso foi cumprido e as prestações pagas até mesmo antes da data de vencimento. "Foi custeada somente com o dinheiro do povo, ou seja, dos católicos, não tem dinheiro de fora", destacou padre Carlinhos. REINAUGURAÇÃO No próximo domingo, 13, às 17h, será celebrada a missa de reinauguração da igreja.Padre Carlinhos convida a todos e ressalta que será uma celebração bastante longa,que os fiéis estejam preparados.Em um primeiro momento, no pátio, com as portas da igreja fechadas, os arquitetos falarão sobre a obra e violeiros contarão a história da paróquia. Logo após, as portas serão abertas e será realizada uma missa.Depois,a comemoração será com música ao vivo, com show de Zé Vicente. LUCIANA ARAÚJO
Várias iniciativas foram desempenhadas ao longo dos meses para arrecadar recursos para obra, como venda de lanches CEDIDA
Exemplo de solidariedade, o pequeno Abidiel Rodrigues doou seu cofrinho como forma de ajudar na reforma da igreja
SOCIAL/MOSSORÓ
6 Gazeta do Oeste rafaellarcosta@gmail.com
RAFAELLA COSTA
“
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido." (Fernando Pessoa)
QUE PADRE CHARLES Lamartine é
FESTA BACANA, quarta-feira passada,
querido, nós já sabíamos, mas, super, hiper,
a Obra Prima chegou numa grande noi-
ultra, mega, max amado, ele conseguiu
te, em Mossoró! Muita gente, muitos ar-
provar,no dia do seu aniversário,em um mis-
quitetos, mais de 200 convidados... Foi
sa linda, emocionante e superprestigiada
tudo! Uma grande festa para brindarmos
na Capela do Diocesano. Foi quarta-feira
Rose Rangel de Sá! Evento com a grife Ca-
passada e nós estávamos lá para abraçá-lo, junto a uma multidão. Ele merece! Ele é o tal.
Padre Charles Lamartine recebeu o abraço do ilustre advogado Paulo Lopo Saraiva
Padre Sátiro Dantas (do nosso coração!), prefeito Silveira Júnior e o aniversariante padre Charles Lamartine
Ceição Maciel e Filgueira, na celebração da vida de padre Charles Lamartine
sa de Ideias, por Chrystian de Saboya, que
@RAFAELLARCOSTA @SENHORITARAFA /RAFAELLA.COSTA.169
deu pitacos, organizou e superproduziu.
Inessa Linhares e Joseane Fernandes sendo recebidas por Rose Sá na Obra Prima
A doce e bela Stella Maris rezou junto aos demais admiradores do padre Charles pelo dom de sua vida
Dois arquitetos de quem somos fãs: Márcia Rejane e Franzé Rodrigues, na noite Obra Prima
Micheline Fontes e Rosa Cavalcante, bem finas, em noite bacana da Obra Prima
Alguns vereadores de Mossoró representando a Câmara Municipal, concedendo título de cidadão mossoroense ao padre Charles Lamartine
Gustavo Barreto, Narjara Souza, Priscyllianna Gondim, Ana Luíza Borges e Diogo Almeida com Rose Sá
Ceição Fernandes, Caroliny Carlos, Fafá Câncio, Lúcia Porcino e a poderosa da Obra Prima, Rose Sá
UERN
Impasse entre docentes e Governo permanece Governo alega que havia brechas legais, no documento produzido pela administração da Universidade, que poderiam causar futuros problemas CEDIDA
greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que chega hoje aos 110 dias, deve continuar por mais um tempo. A reunião ocorrida ontem, 10, entre representantes do Governo do Estado e da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), em Natal, não serviu por um fim à paralisação da categoria. Na ocasião, os representantes do Governo alegaram uma série de entraves encontrados no documento entregue pela administração da universidade. Portanto, de acordo com a assessoria de comunicação da Aduern, o impasse permanece e será feito um estudo da situação. "Os representantes do Governo alegaram que havia brechas legais que poderiam causar futuros problemas, no documento produzido pela administração da universidade, que atestava que, mesmo com os cortes, a situação permitia o realinhamento", informou a assessoria de comunicação dos docentes. No entanto, na próxima terça-feira, 15, haverá
CLÁUDIO PALHETA/ ASSESSORIA ADUERN
A
Greve dos docentes da Uern completa hoje 110 dias
uma nova reunião do comando de greve e demais segmentos da universidade, na qual, provavelmente, deve estar presente o governador Robinson Faria, que até agora ainda não se reuniu com a categoria. De acordo com a assessoria da Associação, não há data marcada para uma assembleia da categoria, tendo em vista que a próxima reunião com o Governo só acontecerá na terçafeira e uma nova assembleia só poderia ser convocada se houvesse uma proposta concreta para ser
apresentada à categoria. ANIVERSÁRIO Em meio a maior greve da Uern, a Aduern comemora hoje seus 35 anos. A paralisação é mais uma no histórico de lutas da entidade que logo após sua criação, em 11 de setembro de 1980, a partir de uma autoconvocação idealizada pelo Padre Sátiro Cavalcanti e ainda com o nome de Associação dos Docentes da FURN (ADFURN) encampou uma greve pelo pagamento dos salários
Reunião com representantes do Governo aconteceu na tarde de ontem
atrasados de professores e da garantia de direitos para a categoria. "Neste aniversário de 35 anos, a ADUERN volta a mostrar mais uma vez sua importância, enfrentando a maior greve da história da UERN, contra a precarização das condições de trabalho na universidade e as perdas salariais dos docentes. Isso reafirma o compromisso da instituição com as lutas em prol da valorização de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade", afirma a assessoria de co-
municação da Associação. Em conjunto com as comemorações desses 35 anos, a nova diretoria da ADUERN toma posse hoje. Eleita no dia 23 de julho de 2015, a chapa 'Valorizar e não precarizar o trabalho docente' será a responsável por administrar a ADUERN nos próximos dois anos. A renovação no quadro de diretores é a marca desta gestão, e metade de seus componentes nunca haviam participado de uma gestão do sindicato, como informa a assessoria. A nova diretoria tem co-
mo presidente o professor Lemuel Rodrigues e conta com os professores Gautier Falconiere, como vicepresidentes, Alcivan Nunes Vieira (secretário), Patrícia Barra (secretária-adjunta), Alexsandro Donato (tesoureiro), Josenildo Morais (tesoureiro-adjunto); Alysson Mendes (Diretor de cultura, esporte e lazer); João Lima (Diretor-adjunto de cultura, esporte e lazer); Francisco Otília Neta (Diretora do setor de aposentados) e Raimundo Braz (Diretor-adjunto do setor de aposentados).
Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015 WILSON MORENO
BARAÚNA MÍN.: 22o - MAX.: 33o
BARAÚNA
cidades@gazetadooeste.com.br
Grupo realizará caminhada pela paz
CIDADES Crise hídrica afeta empresas GROSSOS MÍN.: 24o - MAX.: 32o
GOV. DIX-SEPT ROSADO MÍN.: 23o - MAX.: 36o
Página 3
Levantamento realizado pelo Sebrae aponta que 14% das empresas do Rio Grande do Norte sofreram com a chamada crise hídrica CÉLIO DUARTE
O
s prejuízos da estiagem não abrangem apenas o consumo humano de água.Os problemas relacionados a fatores hídricos, como seca ou desabastecimento, também afetaram os pequenos negócios potiguares no primeiro semestre do ano.De acordo com levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Rio Grande do Norte figura entre os sete Estados mais afetados e 14% das empresas sofreram com a chamada crise hídrica. O Estado nordestino mais impactado foi a Paraíba, onde 24% das empresas sofreram problemas por causa da crise. Foram ouvidas 5.378 corporações brasileiras,sendo 216 potiguares. A pesquisa consta da quarta edição do Observatório dos Pequenos Negócios, uma síntese conjuntural divulgada mensalmente pelo que o Sebrae no Rio Grande do Norte que visa a condensar a cada mês os principais indicadores e informações da economia potiguar. O boletim traz, de forma objetiva, dados que influenciam direta ou indiretamente o segmento das micro e pequenas empresas e as bases produtivas do Rio Grande do Norte, servindo de parâmetro para mensurar a expansão ou retração da economia local.O material pode ser consultado no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br/ observatorio). Outra abordagem desta
216 empresas do Estado foram ouvidas durante a pesquisa do Sebrae
Seca que acomete os municípios prejudica não apenas o consumo humano de água, mas também o funcionamento das empresas no Estado
edição, que foi divulgada quarta-feira, 9, diz respeito à estratégia de vendas entre as micro e pequenas empresas.Metade dos proprietários de pequenos negócios do Estado pretende adotar medida para estimular vendas neste ano. Do total de empresas consultadas, 18% planejam investir em propaganda e marketing, 11% em redução de preços, 10% em ampliar na variedade de produtos,2% esperam aumentar o prazo de vendas e 8% apostar em outras estratégias. A consulta foi realizada pelo Sebrae em maio e foram ouvidas 247 pequenos negócios, entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte. A ideia era verificar as ex-
pectativas e estratégias dessas organizações diante do atual desaquecimento da economia. O boletim traz uma novidade na pauta de exportação do Rio Grande do Norte. O Estado exportou US$ 44,3 milhões correspondentes a Fuel-Oil (óleo combustível) no mês de junho. O valor corresponde a 27,6% do total exportado de janeiro a julho (US$ 160,4 milhões). O produto foi enviado para as Antilhas Holandesas e se configura como um caso atípico, já que, até então, o produto sequer constava na pauta de exportações potiguar. Depois disso, o melão aparece tradicionalmente no topo como produto mais exportado, o equivalente a 10,4% das exportações. Em
janeiro, os melões coresponderam a 42,6% da pauta e,em julho, significaram apenas 0,1%.Em seguida,aparecem o sal (8,2%),a castanha de caju (5,7%),tecidos de algodão (4,6%) e mamão (3,6%). EMPREGOS O boletim também traz informações sobre os últimos indicadores da conjuntura econômica. Um deles está relacionado ao saldo de empregos até julho deste ano.No período,houve uma redução de 10.711 postos de trabalho. Na série observada, o ano de 2012 auferiu o maior saldo, com a criação de 4.472 postos de trabalho e o menor saldo positivo ocorreu em 2013.Já 2015 foi o único ano onde o número de demissões superou o de
SEMARH
admissões no acumulado dos primeiros sete meses do ano.Como resultado,no período considerado (2011 a 2015), houve o fechamento de 1.137 vagas de emprego no RN. A análise toma como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Ca-
DADOS • O Estado nordestino mais impactado foi a Paraíba, onde 24% das empresas sofreram problemas por causa da crise
ged) e revela que esse aumento do desemprego segue tendência nacional. ARRECADAÇÃO Por outro lado, a arrecadação do ICMS estadual acumulada até agosto chegou a R$ 2,9 bilhões.No acumulado de janeiro a julho, considerando a taxa de inflação (IGP-M) do período vigente, o valor arrecadado aumentou 0,6% em relação a 2014. A publicação apresenta os montantes arrecadados pelo Governo do Rio Grande do Norte nos sete primeiros meses de 2011 a 2014, corrigidos a partir de julho, sendo 2015 o ano base. O maior crescimento real se deu entre 2011 e 2012 - 6,6%, e o menor entre 2014 e 2015 - 0,6%.
CEDIDA / ARQUIVO
Oficina
Evento
O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participou, ontem, 10, de uma oficina sobre a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos, do Mato Grande. O evento foi realizado no IFRN de João Câmara.
A 53ª Festa do Boi, que se realiza de 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, oferecerá entrada gratuita para crianças menores de 12 anos e idosos maiores de 60 anos durante os oito dias de festa.
SOCIAL/CIDADES
2 Gazeta LEONARDO GONÇALVES
leogoncalves.7@hotmail.com
SÃO MIGUEL FINECAP 2015 Na noite do dia 5, segundo dia de realização da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto-Oeste Potiguar (FINECAP), o prefeito Fabrício Torquato fez a abertura oficial da feira de negócios na presença do chefe do Executivo estadual Robson Farias. Além da fala dos dois gestores, a cerimônia teve as participações do gerente do escritório do Sebrae na cidade, Cyro Gurgel, e do deputado estadual Galeno Torquato. Demais lideranças do Estado e secretariado municipal estiveram na ocasião. O público lotou a Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição durante os três dias de festa, em destaque aos shows de Rita de Cássia, Circuito Musical e da Rainha do forró Eliane, que deu um show a parte!
“
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver.
@LEOGONCALVES SITELEOGONCALVES LEOGONCALVES.COM.BR
Martin Luther King
FOTOS: CEDIDAS
Direto de São Miguel para a Finecap, a meu lado os amigos Lourival Júnior, Dieli, Valquiria, Ayane, Erika, Hordalena e Geania. Foi top!
Ao meu lado o estilista Izaac Oliveira e a nutricionista Rosimar Garcia curtindo o show da rainha do forró Eliana
O governador Robinson Farias, ao lado de Betinho Rosado, Fabrício Torquato, Galeno Torquato, José Vieira e Soraya Vieira na Finecap
O colunista social Clístenes Carlos, ao lado da vocalista da banda Cheiro de Amor, Vina Calmon, na 3ª noite da FINECAP
Os amigos, o colunista social Lisboa Batista, a nutricionista Rosimar Garcia e Adriano Freitas Curtindo a Finecap 2015! Na companhia agradável das amigas Laine Aquino, Geania Leite, Monalisa Torquato e Gervane Aquino, curtindo o forró das antigas!
A cantora Hannah Vanessa ao lado do anfitrião, o prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, na última noite da Finecap
Prazer em encontrar o deputado estadual Galeno Torquato na Finecap 2015, em Pau dos Ferros!
SAÚDE
Alzheimer será tema de ações em Natal Capital potiguar sediará encontro científico na Universidade Federal do RN e palestra motivacional para cuidadores de pessoa com Alzheimer REPRODUÇÃO/PÁGINA 20.NET
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), em parceria com um laboratório farmacêutico, promove em setembro o mês do Alzheimer, para conscientizar a população sobre a doença e alertar para a importância do diagnóstico precoce. Em Natal, haverá eventos para o debate do tema, como encontro científico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e palestra motivacional para cuidadores de pessoa com Alzheimer. No total, serão 150 iniciativas em 18 Estados em que a ABRAz atua. Hoje, estima-se que 45 milhões de pessoas sejam impactadas pela doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil. "As ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a situação da Doença de Alzheimer no país e para os direitos dos doentes. É fundamental alertar para os problemas enfrentados pelos cuidadores, que são pessoas que contribuem com o tratamento dos pacientes, sejam familiares ou profissionais", explica
A
Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz. Em 2015, a ABRAz está presente nas cinco regiões do país, atendendo uma média de quatro mil familiares por mês. "Queremos desmitificar preconceitos, concluir sugestões para o Plano de Demências no Brasil, propor sua publicação e divulgá-lo na sociedade de forma ampla e eficiente. Por isso, esperamos obter recursos e ampliar as unidades de atendimento, bem como levar a qualificação de profissionais para o diagnóstico precoce da doença", conclui. Segundo Mário Luiz Bochembuzio, diretor médico do laboratório, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença. "A Doença de Alzheimer responde por cerca de 50% das causas de demência no mundo, que leva à perda do funcionamento cognitivo. Inicialmente, a doença acomete regiões do cérebro relacionadas à memória, mas ela evolui comprometendo funções de linguagem, cálculo e execução de tarefas", explica.
DOENÇA A Doença de Alzheimer (DA) preocupa a comunidade médica devido ao aumento de novos casos. De acordo com a organização Alzheimer's Disease International (ADI), o crescimento da incidência na população com mais de 65 anos praticamente dobra a cada 20 anos. Estima-se que a cada 4 segundos um novo caso de demência seja detectado no mundo - e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo. Segundo Ivan Hideyo Okamoto, neurologista do Núcleo de Excelência em Memória do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a forma mais eficaz de minimizar os impactos da DA é com o diagnóstico precoce da doença. "O mais importante é que as pessoas saibam que o envelhecimento não significa perder memória. O esquecimento normal da idade não atrapalha, já o Alzheimer compromete a vida do paciente e da família. Se de-
Maria Leitão Bessa, presidente da ABRAz, disse que as ações promovidas em todo o Brasil buscam chamar a atenção da sociedade e dos governos para a doença
tectado no início da doença, a DA pode ser estabilizada e a pessoa pode viver com maior qualidade de vida". De acordo com o especialista, o único fator de risco comprovado para a DA é a idade avançada.
"Com o tempo, países em desenvolvimento, como Brasil, China, Indonésia e índia, terão cada vez mais quantidade de idosos, o que potencializará o número de impactados. Por isso, é importante o
tratamento logo no início da doença", disse. @GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE 99894-0989
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
SOCIAL/CIDADES
www.sorayavieira.com.br - sorayavieiraf@gmail.com
SORAYA VIEIRA
Gazeta do Oeste 3 @SORAYAVIEIRAF @SORAYAVIEIRAF SORAYAVIEIRA.COM.BR
MENSAGEM Parabéns, Pau dos Ferros, pelos 159 anos!
FOTOS: WWW.SORAYAVIEIRA.COM.BR
BETO ROSADO O deputado federal Beto Rosado (PP) foi a Pau dos Ferros participar da sessão magna realizada pela maçonaria na Câmara Municipal. A convite do grão-mestre Hercílio Barros e do prefeito Fabrício Torquato, Beto falou sobre a transposição do São Francisco e a Zona Franca do Semiárido, com foco nos benefícios para o Alto Oeste. Em seguida, o deputado visitou a Finecap.
Maçonaria de Pau dos Ferros recepciona o deputado federal Beto Rosado
PALESTRA No dia 18 de setembro, Ciro Bottini, vendedor há mais tempo no ar na televisão brasileira, vai ministrar palestra sobre ideias inspiradoras de vendas, em Pau dos Ferros. Especialista em comunicação aplicada em vendas e palestrante, Bottini é um dos maiores nomes do ramo no país. A palestra será realizada no Kandice Buffet, a partir das 19h.
Deputado federal Beto Rosado aguardou muito na palestra
Maçonaria de Mossoró presente na Sessão Magna Branca
Ex-deputado federal Betinho Rosado com o presidente da Câmara de Pau dos Ferros, Gilson
Ordem Demolay do Alto-Oeste presente na sessão
ENCONTRO No próximo sábado, os colunistas do jornal GAZETA DO OESTE vão se reunir em um café de alegrias na sede do jornal, e por lá a receptividade de Maria Emília.
MOBILIZAÇÃO
RECONHECIMENTO
Moradores de Baraúna realizam, neste domingo,13,caminhada contra a insegurança
Pau dos Ferros conquista 3o lugar no Prêmio IEL de Estágio
População reivindica políticas efetivas voltadas à segurança e ações que protejam os jovens das drogas WILSON MORENO
necessidade de combater a insegurança em Baraúna tem instigado um grupo composto por autoridades e outros membros da sociedade a se mobilizar. Neste domingo, 13, às 7h, o grupo realiza a Caminhada da Paz, ação que percorrerá as ruas do município, para reverter essa realidade que tem assustado os moradores. A concentração será na Praça da Matriz, que também será o local de encerramento da mobilização. "Não temos segurança em Baraúna. Não podemos ficar na calçada.Com as ações que o Estado está implementando, estamos com esperança de viver mais tranquilo. Desse jeito não tem condições",diz Joelma dos Santos, dona de casa e uma dos componentes do grupo. Os organizadores estão promovendo a divulgação da caminhada, a fim de intensificar o movimento. "Convidamos toda população a se mobilizar em favor da Caminhada da Paz", acrescenta Joelma. As redes sociais também estão sendo utilizadas pa-
A
O projeto "Plano Diretor Participativo" rendeu ao município de Pau dos Ferros nova premiação em uma etapa estadual do Prêmio IEL de Estágio.Em cerimônia realizada na Casa da Indústria, em Natal, o prefeito Fabrício Torquato recebeu certificado e troféu referentes ao terceiro lugar na categoria "grande empresa" deste ano. O estagiário inscrito pelo município foi Renato Victor Torres de Medeiros, estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), instituição que tem sido parceira da gestão no trabalho de planejamento
da expansão urbana. "Os alunos que hoje estão atuando junto à Prefeitura a cada dia mostram mais esforços e competência em seus trabalhos. Todo apoio que podemos dar é feito e toda dedicação deles é posta", disse a técnica da Secretaria de Administração (SEAD), Mariane Barbalho,que tem acompanhado diretamente os estagiários e também esteve presente na entrega do prêmio ao lado da secretária Eliriane Pinheiro. No ano passado, Pau dos Ferros conquistou a mesma colocação na categoria através do projeto "Circuito Livre: Esporte sobre Rodas". PREFEITURA DE PAU DOS FERROS
Grupo está engajado na realização da Caminhada da Paz em Baraúna, no final de semana
ra conscientizar os moradores acerca da importância de fortalecer a ação. O grupo destaca que Baraúna já contabilizou 24 homicídios só este ano. A cidade de 27 mil habitantes
se depara com a violência que insiste em intimidar a população. Para o grupo, faltam políticas efetivas voltadas à segurança no município e trabalho preventivo direcionado aos jovens,
com o objetivo de desviar esse público das drogas. LEIA TAMBÉM NA VERSÃO ON LINE GAZETADOOESTE.COM.BR
Município esteve representado na cerimônia, em Natal
SOCIAL/CIDADES
4 Gazeta
“
MÁRCIO CUSTÓDIO
TIBAU ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE ENTRA PARA HISTÓRIA DE TIBAU De uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Tibau, via Secretaria Municipal de Turismo, a cidade-praia vivenciou um dos maiores movimentos culturais entre os dias 4 e 7, com o Acampamento Cultural da Juventude Potiguar. O movimento, que contou com jovens de vários Estados e cidades, ressaltou a sua importância na atual conjuntura social e política, por meio do intercâmbio e da valorização cultural,demonstrando,ainda, o potencial turístico do município de Tibau. Para Milton Guedes, o município de Tibau entra para a história ao realizar o primeiro Acampamento Cultural da Juventude Potiguar, com grande participação, uma diversificação de eixos temáticos importantes, "e o que foi melhor ainda, foi a grande participação, a paz, enfim, ficou na história de nossa cidade", comentou Milton Guedes. CEDIDA
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
@GAZETAOESTE @GAZETADOOESTE /GAZETADOOESTE
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Roberto Shinyashiki
CÉLIO DUARTE
BEIRA-MAR * Curtindo a praia de Tibau no weekend esticado: Cristiane Vieira e Sérgio Leite e Goretti e Herbert Vieira. * Também na praia de Tibau, o empresário Noguchi de Góis Rosado reuniu a família e lá comemoraram o aniversário da musa Neide Frota Rosado.
Refletores Élder Heronildes é só alegria. Ele foi homenageado pelos seus 82 anos, na foto com sua eterna companheira, Zélia Macedo. A missa foi na Catedral, celebrada pelo padre Guimarães Neto, cobertura fotográfica do fotógrafo das estrelas, Célio Duarte
APOIO O secretário ressaltou ainda a importância dos parceiros para realizar o evento,como Ministério da Cultura,com o incentivo da Lei Rouanet,Governo do Estado, Agrícola Famosa, Prefeitura de Mossoró, Sebrae e a Prefeitura Municipal de Tibau, que foram fundamentais para o sucesso do evento.
* Domingo, os anfitriões foram Fafá Rosado e dr. Leonardo Nogueira, recebendo para almoço familiares que residem em Fortaleza. * Rosa e Gomes Sobrinho curtiram o feriado esticado na bela praia de Tibau. CÉLIO DUARTE
ESTRUTURA A estrutura do acampamento foi montada na praia, com direito a palco, tendas, circo, entre outros espaços de convivência, tendo ainda espaços para quem acampou, numa grande área com segurança e suporte.
Sereia do mar
A menina da pele bronzeada do sol de Tibau, Ana Clara, filha de Ana Karina e João Nolasco Neto, fará seu debut amanhã, às 21h30, na residência dos avós paternos Maria Gilvanete e João Nilton Nolasco. A debutante trajará dois modelitos assinados por Selma Carneiro. A C Cerimonial e Eventos grifará o script
SHOWS Muita música regional com diversos grupos, sendo de bandas locais como de outras cidades, além de apresentações de grupos de chorinho, banda de reggae, Orquestra Sanfônica de Mossoró, frevo, entre outras. E, ainda, artistas famosos, como a cantora Khrystal, Waldonys e George Israel, saxofonista do Kid Abelha. Para o prefeito Josinaldo Marcos de Souza (PSD),"Naldinho",que acompanhou os quatro dias de acampamento, o evento cumpriu seu propósito, que foi o de promover a interação cultural entre a juventude potiguar. "Tivemos jovens de várias cidades, idades, estilos, que aqui contribuíram com a divulgação e socialização de suas diversas manifestações culturais, artísticas, históricas, enfim, um grandioso movimento que veio para ficar na história da nossa praia de Tibau".
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CNPJ: 08.355.489/0001-26 Rua Padre Tertuliano Fernandes, 21 - Centro. CEP: 59.910-
A Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura Municipal de Encanto, Estado do Rio Grande do norte, por conduto de seu presidente, o sr. FABIANO FERREIRA ALVES, torna público, que fica CANCELADO o processo licitatório, modalidade Pregão Presencial nº 031/2015, oriundo do Processo Administrativo nº 21080002/2015, bem como todos os atos dele decorrentes, inclusive suas publicações pelas justificativas juntadas nos autos do referido processo, que tem por Aquisição de material laboratorial para manutenção da secretaria municipal de saúde, e o faz com fulcro no Art. 49, da Lei Federal nº 8.666/1993 e Parecer apenso ao Processo. Maiores informações na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Afonso Rodrigues, 48 - Centro - Encanto/RN, das 8:00 às 13:00 (horário local), ou pelo fone: (84) 3354-0003. Encanto/RN, 10 de setembro de 2015
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Município de Água Nova RUA JOSÉ BEZERRA, 90 - CENTRO - CEP: 59995-000 CNPJ: 08.357.626/0001-61 Fone: (84) 3359-0085 Site: www.aguanova.rn.gov.br e-mail: aguanovaprefeitura@gmail.com
EXTRATO DO PRIMEIRO TERMO ADITIVO DE CONTRATO CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA - RN CONTRATADO: SERVCON CONSTRUÇÕES, COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA 1 - CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto alterar a Cláusula Quinta do Termo Contratual, prorrogando sua vigência por mais 3,5 (Três meses e Meio), a partir de 15/09/2015 a 31/12/2015 a fim de dar continuidade a Construção da Terceira Etapa do Campo (Estádio) de Futebol da Cidade de Água Nova/RN, conforme especificações e quantitativos constantes do Projeto Básico . 2 - CLÁUSULA QUARTA - DA FUNDAENTAÇÃO LEGAL: A alteração contratual encontra-se respaldada consoante reza o art. 57 § 1o Inciso VI da Lei Federal Nº. 8.666/93. LOCAL E DATA: Água Nova - RN, 10 de setembro de 2015. Iomária Rafaela Lima de Souza Carvalho. EXTRATO DO PRIMEIRO TERMO ADITIVO DE CONTRATO CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA NOVA - RN CONTRATADO: TEC NOVA - CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA - ME 1 - CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO: O presente Termo Aditivo tem por objeto alterar a Cláusula Oitava do Termo Contratual, prorrogando sua vigência por mais 06 (Seis Meses e Dezenove Dias), passando a valer a partir de 11/06/2015 a 31/12/2015, a fim de dar continuidade a Construção do Polo de Academia da Saúde no Município de Água Nova - RN, conforme especificações e quantitativos constantes do Projeto Básico que é parte integrante do edital e Planilha da Ganhadora. 2 - CLÁUSULA QUARTA - DA FUNDAENTAÇÃO LEGAL: A alteração contratual encontra-se respaldada consoante reza o art. 57 § 1o Inciso VI da Lei Federal Nº. 8.666/93. LOCAL E DATA: Água Nova - RN, 10 de junho de 2015. Iomária Rafaela Lima de Souza Carvalho.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALMINO AFONSO AVISO DE LICITAÇÃO - PP 006/2015 - 2ª CHAMADA O PREGOEIRO OFICIAL DESTE MUNICÍPIO, no uso de suas atribuições legais, vem tornar público que será realizado, às 15h30, do dia 25 de setembro de 2015, Pregão Presencial nº 006/15, objetivando a aquisição e instalação de uma subestação de 112,5 kva na Creche Proinfância deste município de Almino Afonso-RN. Edital contendo maiores informações encontra-se à disposição dos interessados na sede da Prefeitura situada à Praça Aurino Carlos, 62 - Centro - Almino Afonso-RN. ALMINO AFONSO-RN 27/08/2015 Cid Leite Vieira - Pregoeiro
Empresários Anita Carlos, Ciro Azevedo e Auxiliadora Azevedo no lançamento da agência de viagens Vírus. Sucesso! Pelas lentes de Célio Duarte
OBJETO......................: aquisição de Medicamentos para Uso Hospitalar, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações contidas no Termo de Referência - Anexo I deste Edital.
000 Fone: (084) 3356-0002/0004.
AVISO DE CANCELAMENTO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N.º 031/2015 - PP PROCESSO ADM. Nº. 21080002/2015
Em foco
EXTRATO DE CONTRATO - REPUBLICADO POR INCORREÇÃO ORIGEM.....................: PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 024/2015 CONTRATO N°...........: 150903-005 CONTRATANTE........: PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CONTRATADA(O).....: DENTALMED COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA CNPJ ...........................Nº 16.826.043/0001-60 OBJETO......................: aquisição de Material para Uso Hospitalar e Ambulatorial, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações contidas no Termo de Referência - Anexo I deste Edital VALOR TOTAL................:R$ 274,00 (Duzentos e Setenta e Quatro Reais). PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício 2015 02.004.10.302.114.010.2.036 - Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Amb. e Hospitalar- 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - valor de R$ 274,00; VIGÊNCIA...................: 3 de setembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 DATA DA ASSINATURA.........: 3 de setembro de 2015 EXTRATO DE CONTRATO ORIGEM.....................: PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 022/2015 CONTRATO N°...........: 150910-001 CONTRATANTE........: PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CONTRATADA(O).....:RDF - DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA. CNPJ ...........................Nº 12.305.387/0001-73 OBJETO......................: aquisição de Medicamentos para Uso Hospitalar, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações contidas no Termo de Referência - Anexo I deste Edital. VALOR TOTAL................: R$ 2.540,40 (Dois Mil Quinhentos e Quarenta Reais e Quarenta Centavos). PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício 2015 02.004.10.302.114.010.2.036 - Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Amb.e Hospitalar- 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - valor de R$ 2.540,40; VIGÊNCIA...................:10 de setembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 DATA DA ASSINATURA.........: 10 de setembro de 2015 EXTRATO DE CONTRATO ORIGEM.....................: PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 022/2015 CONTRATO N°...........: 150910-004 CONTRATANTE........: PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CONTRATADA(O).....: JOSÉ NERGINO SOBREIRA CNPJ ...........................Nº 63.478.895/0001-94
VALOR TOTAL................: R$ 166,36 (Cento e Sessenta e Seis Reais e Trinta e Seis Centavos). PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício 2015 02.004.10.302.114.010.2.036 - Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Amb. e Hospitalar- 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - valor de R$ 166,36; VIGÊNCIA...................:10 de setembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 DATA DA ASSINATURA.........: 10 de setembro de 2015 EXTRATO DE CONTRATO ORIGEM.....................: PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 024/2015 CONTRATO N°...........: 150910-002 CONTRATANTE........: PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CONTRATADA(O).....: F. WILTON CAVALCANTE MONTEIRO EIRELI CNPJ ...........................Nº 07.055.280/0001-84 OBJETO......................: aquisição de Material para Uso Hospitalar e Ambulatorial, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações contidas no Termo de Referência - Anexo I deste Edital VALOR TOTAL................: R$ 3.058,52 (Três Mil Cinquenta e Oito Reais e Cinquenta e Dois Centavos). PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício 2015 02.004.10.302.114.010.2.036 - Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Amb.e Hospitalar- 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - valor de R$ 3.058,52; VIGÊNCIA...................:10 de setembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 DATA DA ASSINATURA.........: 10 de setembro de 2015 EXTRATO DE CONTRATO ORIGEM.....................: PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 022/2015 CONTRATO N°...........: 150910-003 CONTRATANTE........: PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR SEVERIANO CONTRATADA(O).....: F WILTON CAVALCANTE MONTEIRO EIRELI CNPJ ...........................Nº 07.055.280/0001-84 OBJETO......................: aquisição de Medicamentos para Uso Hospitalar, a fim de atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações contidas no Termo de Referência - Anexo I deste Edital. VALOR TOTAL................:R$ 2.557,80 (Dois Mil Quinhentos e Cinquenta e Sete Reais e Quarenta Centavos). PROGRAMA DE TRABALHO.......: Exercício 2015 02.004.10.302.114.010.2.036 - Teto Municipal da Média e Alta Complexidade Amb.e Hospitalar- 3.3.90.30.00 - Material de Consumo - valor de R$ 2.557,80; VIGÊNCIA...................:10 de setembro de 2015 a 31 de dezembro de 2015 DATA DA ASSINATURA.........: 10 de setembro de 2015
O CLASSIFICADO ESTILIZADO DA GAZETA DO OESTE
MOSSORÓ (RN), SEXTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2015 - WWW.GAZETADOOESTE.COM.BR REPRODUÇÃO
Mobilização ajuda empresas a renegociar dívidas com bancos
P
ara incentivar a redução do índice de endividamento das micro e pequenas empresas potiguares e capacitar os donos dessas empresas na área de finanças, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove uma semana de mobilização oferecendo consultoria e capacitação financeiras e rodada de negociação com agentes financeiros, no período de 5 a 9 de outubro, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. A ideia é aproximar empreendedores, cujas empresas estão inadimplentes com o sistema financeiro, dos respectivos bancos para renegociação das dívidas com participação do Tribunal de Justiça do estado, além de repassar conhecimento em gestão financeira. A ação faz parte da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio. As inscrições para agendamento já estão abertas e podem ser feitas pelo 3616-7900, em Natal, e nas
duas cidades do interior nas respectivas sedes dos escritórios regionais do Sebrae. O período de inscrição vai até o dia 15 deste mês, mas, é importante que o empreendedor interessado se inscreva com antecedência, já que será necessário um agendamento prévio com consultor do Sebrae para apresentação da dívida e da instituição financeira credora. Antes da reconciliação propriamente dita, o consultor especializado vai elaborar um plano de ação individualizado para dar condições de o empreendedor liquidar os débitos. Tudo gratuitamente. O plano de ação contempla consultoria para redução de custo da empresa para aumentar margem de lucro, aumentando assim a capacidade de pagamento. Além disso, o planejamento também inclui substituição de dívidas, por outras modalidades que têm juros menores, e preparação para a negociação junto a representantes dos credores.
De acordo com diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, com o endividamento, as empresas sofrem com acúmulo de dívidas,chegando até a terem restrições de crédito, o que dificulta o e agrava o cenário econômico. “As empresas credoras também padecem com atrasos ou perdas de seus recursos financeiros, além de terem reduzido seu mercado de clientes”, explica o superintendente. Segundo ele, a proposta do Sebrae com essa mobilização é aproximar bancos e devedores com interesse em negociar dívidas vencidas, cláusulas de difícil cumprimento, prazos extrapolados ou outras demandas, assim como incentivar o empreendedor a se dedicar melhor a gestão financeira do negócio. Antes da rodada de negociação, os participantes também serão capacitados, através de cursos e palestras na área financeiras. A ideia é melhor qualificar os empreendedores a
enfrentar os momentos de incertezas econômicas, com ênfase na área de gestão financeira, a pontada como uma das mais frágeis no meio corporativo. Serão trabalhados os temas ‘Estratégias de Vendas’, ‘A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Controle sua empresa, antes que ela descontrole você!’, ‘Alta Performance em Vendas’, ‘A Importância do Capital de Giro para o Sucesso do seu Negócio’, ‘Como atrair, conquistar e manter clientes’, ‘Educação Financeira’ e ‘Fluxo de Caixa: Controle e Planeje as Finanças da sua Empresa’.
O período de inscrição vai até o dia 15 deste mês, mas, é importante que o empreendedor interessado se inscreva com antecedência
CLASSIFICAÇÃO
2 Gazeta do Oeste
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
REPRODUÇÃO
BC vê alta de 49,2% na energia em 2015 e de 8,9% na gasolina
O
preço da energia elétrica deve subir 49,2% neste ano, segundo estimativa divulgada pelo Banco Central ontem (10). A previsão consta da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) – realizada na semana passada, que manteve os juros básicos da economia estáveis em 14,25% ao ano. Em julho, a previsão do BC era de uma alta maior para a energia neste ano: de 50,9%. A estimativa de alta no preço da energia elétrica em 2015 reflete do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O governo anunciou,no início deste ano, que não pretende mais fazer repasses à CDE – um fundo do
setor por meio do qual são realizadas ações públicas – em 2015,antes estimados em R$ 9 bilhões. Com a decisão do governo, as contas de luz dos brasileiros podem sofrer em 2015, ao todo, aumentos ainda superiores aos registrados no ano passado. CUSTO MAIOR O custo de produção de eletricidade no país vem aumentando principalmente desde do final de 2012,com a queda acentuada no armazenamento de água nos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Para poupar água dessas represas, o país vem desde aquela época usando mais termelétricas, que funcionam por meio da queima de combustíveis e,por isso,geram energia mais cara. Isso encarece as contas de luz. Entretanto, também contribui para o aumento
de custos no setor elétrico o plano anunciado pelo governo ao final de 2012 e que levou à redução das contas de luz em 20%. Para chegar a esse resultado, o governo antecipou a renovação das concessões de geradoras (usinas hidrelétricas) e transmissoras de energia que, por conta disso, precisaram receber indenização por investimentos feitos e que não haviam sido totalmente pagos até então. Essas indenizações ainda estão sendo pagas, justamente via CDE. GASOLINA, GÁS DE COZINHA E TELEFONIA Para a gasolina, o Banco Central estimou um aumento de 8,9% em 2015 patamar um pouco inferior ao apontado em junho deste ano, na reunião anterior do Copom. Na época, o BC projetava uma alta de 9,2% para a gasolina em to-
Inflação do aluguel acumula alta de quase 8% até início de setembro O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), também chamado de inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos imobiliários,registrou variação de 0,56%, depois de avançar 0,10% no mesmo período do mês anterior. Os números foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o indicador acumula alta de 7,94%.
Na primeira prévia do mês, IGP-M variou 0,56%, contra 0,1% em agosto
Em agosto, nessa mesma base de comparação, o avanço havia sido de 7,55%. No ano, de janeiro a setembro, o IGP-M sobe 5,93%. Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e tem o maior peso,subiu 0,75% em setembro,depois de ter recuado 0,06% no mesmo período de agosto. Os produtos agropecuários ficaram mais caros (de -0,87% para 0,89%), assim como os industriais (de 0,25% para 0,7%). Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo, apresentou taxa de variação de 0,25% no início de setembro. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de 0,14%.
Sete das oito classes de despesa componentes do índice registraram taxas maiores,com destaque para o grupo vestuário (de -0,88% para -0,18%). Nesta classe de despesa, a maior contribuição partiu do item calçados masculinas,cuja taxa passou de -1,29% para 1,46%. O Índice Nacional de Custo da Construção (IN-
do este ano. No começo deste ano, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Essa alta foi repassada para os preços. O Banco Central estimou ainda, na ata do Copom divulgada na manhã desta quinta-feira, que o preço do gás de cozinha deve ter um aumento de 15% neste ano (contra a previsão anterior, feita em junho, de um aumento de 4,6%). Recentemente, a Petrobras anunciou um reajuste do preço do gás de cozinha. Para a telefonia fixa, a expectativa da autoridade monetária é de uma queda de 3,5% em 2015 (em julho, o BC estimava uma queda menor, de 3%). Com a alta da tributação sobre gasolina e fim de repasses para a conta de luz, o Banco Central informou que prevê, para o conjunto de preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros), um aumento de 15,2% neste ano.Em junho, a estimativa era de uma alta de 14,8% em 2015. Do G1, em Brasília
Para o gás de cozinha, previsão passou a ser de alta de 15% neste ano CC), também usado no cálculo do IGP-M, mas com o menor peso entre os subindicadores, registrou taxa de variação de 0,09%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,94%. Do G1, em São Paulo
No ano, de janeiro a setembro, indicador segue avançando, e sobe a 5,93%
O benefício começou a ser pago em julho e se estenderá até março de 2016. Desta forma, o governo estima economizar R$ 10 bilhões este ano
LINDOMARCOS FAUSTINO
RELEMBRANDO MOSSORÓ ARITA SALEM DUARTE Nasceu no dia 03 de abril de 1935, na Avenida Cunha da Mota, cidade de Mossoró-RN; filha do ex-prefeito desta cidade, Dr. Francisco Duarte Filho e dona Maria Salem Duarte. Passou sua infância neste município, sendo que aos 4 anos de idade sua família mudou-se para a Avenida Alberto Maranhão, N° 1302, onde residiram até 1960, quando casou-se com o médico Dr. Antônio Medeiros Gastão e desse enlace nasceram três filhos: Maximiliano Salem Duarte de Medeiros, Milena Salem Duarte de Medeiros e Frederico Salem Duarte de Medeiros. Arita Salem foi alfabetizada pela professora Lucí Pinheiro, como era de costume na época, seu primário foi cursado em sua residência, onde também recebeu aulas da professora Lanusa Costa. Em 1945, cursou o 5º Ano Primário com o professor Gerson do Maresque (ex-prefeito de Mossoró), já em dezembro deste mesmo ano, submeteu-se ao exame de admissão ao Ginásio Sagrado Coração de Maria. Aprovada, fez o curso ginasial, no tradicional Colégio das Irmãs, com conclusão em 08 de dezembro de 1949. No ano seguinte, saiu pela primeira vez de sua terra de berço, quando foi para Natal-RN, para cursar o Científico no Colégio das Neves, no sistema de internato. Em 1952, sentiu o desejo de fazer o vestibular de Medicina, quando se transferiu para Recife-PE, onde concluiu o científico no Colégio Osvaldo Cruz, ao mesmo tempo em que fazia o Curso Pernambucano, o qual capacitava alunos para o tão temido e concorrido vestibular de Medicina. Ela foi aprovada no vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, quando estava com seus 17 anos de idade. Permaneceu na capital pernambucana até o final de 1958, quando concluiu a faculdade. Durante os 06 anos do curso oficial de Medicina, frequentou durante suas férias outra faculdade, “minha faculdade particular”, o antigo Hospital de Caridade de Mossoró, sob a orientação do seu genitor, Francisco Duarte Filho, a quem chamava carinhosamente de “Meu Inspirador e Mestre”. E foi neste Hospital da Caridade, curvada sobre um campo cirúrgico onde recebeu os maiores, mais profundos e duradores ensinamentos médicos. Nesta época, no 4° Ano, já começava a surgir uma possível especialidade. Esclareça-se que seu pensamento no início do curso era ser médica. A especialidade só muito depois e com este pensar foi: Monitora da Cadeira da Parasitologia do professor; Acadêmica do Hospital Centenário do Recife-PE; Monitora da Cadeira de Técnica Operatória e Cirúrgica Experimental; Acadêmica Interna de Cirurgia do Hospital Agamenon Magalhães, na época, o maior hospital cirúrgico de Pernambuco. Neste hospital, ela esteve inicialmente sob a orientação dos professores Salomão Kelner e Reinaldo Oliveira, em cirurgia geral. Nos dois últimos anos, transferiu-se para o serviço da professora Miriam Kelner, doutora em Cirurgia Ginecológica. E foi por orientação desta professora que em janeiro de 1959, menos de um mês de sua formatura, partiu para São Paulo a fim de frequentar o Curso de Pós-graduação do serviço do professor José Medina, do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina Universidade de São Paulo – FMUSP. Foi também médica-estagiária da Casa Maternal Leonor Mendes de Barros, em São Paulo. Neste ano de 1959,consolidou sua especialidade foi quando retornou para Mossoró, em 25 de dezembro de 1959 para iniciar sua carreira profissional. No dia seguinte, já foi solicitada para atender uma indigente, vinda do interior, necessitando de uma cesariana. Durante muitos anos, ocupou inúmeros cargos, como: Médica do Quadro Clínico da Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte; Médica Biometrista da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte; Médica da Rede Ferroviária Federal do Nordeste; Médica dos IAPS, IAPTEC, IAPM e IAPC; Médica Estatuária do INPS; Médica Perito do Funrural; Médica Credenciada do Instituto da Previdência dos Servidores do Estado – IPE; Chefe da Clínica Ginecológica do PAM; Chefe do Pronto Socorro do HDF; Chefe do Serviço Obst; Chefe da Cocase da II Regional; vice-diretora Médico do Hospital Caridade de Mossoró e muitos outros cargos.(CMM, 2015) Uma das suas maiores alegrias foi ter trazido o primeiro colposcópio para Mossoró em 1961, através do Hospital Caridade de Mossoró, pois era o primeiro aparelho para a prevenção do câncer do colo uterino aqui chegado. Quando se aposentou ainda continuou trabalhando na medicina, pois era sua grande paixão ajudar o próximo, esta médica ainda passou pelos seguintes locais: Hospital Duarte Filho; Unimed; Médica credenciada do SUS; Médica Credenciada da GEAP; Médica da Petrobras, além de muitos outros lugares, pois o seu currículo vitae acumula mais de 100 títulos. Ela faleceu em Mossoró, no dia 05 de março de 2014, aos 78 anos de idade, nas primeiras horas desse dia. Ela estava internada no Hospital Wilson Rosado, enfrentando câncer e avançado Alzheimer. O velório aconteceu na Capela do Hospital Duarte Filho, onde houve uma missa celebrada pelo Padre Francisco Cornélio Freire Rodrigues. Em seguida, aconteceu o cortejo fúnebre até o Cemitério São Sebastião, onde foi sepultada na presença de parentes e amigos, às 17 horas. (CMM, 2015)
ACONTECIMENTOS QUE OCORRERAM EM 04 DE SETEMBRO 1916 – Neste dia o então Prefeito de Mossoró, Francisco Vicente Cunha da Mota inaugurava a estrada que liga Mossoró a cidade Limoeiro do Norte-CE, com a presença de autoridades e populares. A inauguração da primeira viagem foi feita num automóvel, estando presente nele Cunha da Mota, o Coronel Bento Praxedes, chefe político, o major Francisco Borges, o Dr. Francisco Calaça e o capitão João Gomes, sendo o último um dos proprietários da Empresa que realizou a obra. 1980 – Falecia em Belo Horizonte-MG, o escritor, político e jornalista Walter Fonseca Wanderley de Albuquerque. Sua presença na cidade de Mossoró era constante, sempre nas comemorações do dia 30 de Setembro. Ele era natural de Macau-RN, nascido no dia 26 de setembro de 1914.Em sua homenagem existe uma rua com seu nome, no bairro Planalto Treze de Maio.
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
CLASSIFICAÇÃO
Gazeta do Oeste 3
REPRODUÇÃO
ma do teto da meta, aliada ao desemprego crescente, afeta a capacidade de pagamento das famílias ", afirma, em nota, o presidente da Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro. A estimativa é que, em agosto, havia cerca de 24,2 milhões de inadimplentes no Sudeste, a região com o maior número de devedores, representando 37,96% da sua população inadimplente. Em seguida, aparecem o Nordeste, com 15 milhões de inadimplentes (38,57% da população da região); o Sul, com 8,1 milhões (37,32%); o Norte, com 5,2 milhões (46,59%); e a região Centro-Oeste, com 4,7 milhões (42,57%). Do G1, em São Paulo
Quase 40% dos adultos brasileiros estão em cadastro de inadimplentes, diz SPC
O
número de consumidores registrados nos cadastros de inadimplência subiu quase 5% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2014, segundo levantamento do Serviço
Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Nessa base, a alta foi de 4,86%. Frente a julho, também houve alta na inadimplência, de 0,65%. No mês passado, 57,3 milhões de consumidores estavam com o nome ins-
crito nos cadastros de devedores inadimplentes – o equivalente a cerca de 39% da população adulta do país. Ao longo do ano, 2,7 milhões de nomes foram incluídos nos cadastros de inadimplentes. "A inflação muito aci-
Só este ano, 2,7 milhões de nomes foram incluídos nos cadastros do órgão
REPRODUÇÃO
Inflação oficial acumulada de janeiro a agosto é a maior desde 2003, diz IBGE A inflação deu um certo alívio ao bolso do brasileiro de julho para agosto, ao desacelerar de 0,62% para 0,22%, o menor índice para o mês desde 2010. No entanto,no ano,o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) bateu 7,06%, atingindo a maior taxa para o período desde 2003, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em 12 meses, o IPCA acumula alta de 9,53%, ficando,mais uma vez,acima do teto da meta de inflação do Banco Central, de 6,5%. “A impressão que dá para as pessoas é que ficou mais barato, mas não é is-
so, o nível de preços continua elevado, apesar de a taxa ter ficado em 0,22% em agosto, os preços continuaram aumentando”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índice de Preços do IBGE. O QUE FICOU MAIS BARATO Em agosto, na comparação com o mês anterior, entre tudo o que ficou mais barato, as passagens aéreas chamaram a atenção,já que seu preço sofreu redução de quase 25%. Os carros usados também tiveram valor reduzido (-1,03%). Todos esses itens integram o grupo de despesas com transporte, cuja va-
riação passou de 0,15%,em julho, para -0,27% no mês seguinte. Se por um lado viajar de avião e comprar carro ficou menos pesado, o custo com abastecimento dos veículos aumentou. O preço da gasolina subiu 0,67% e do etanol 0,60%. Consequentemente,a tarifa do ônibus urbano aumentou: 0,60%. Os preços dos alimentos e das bebidas também diminuíram de julho para agosto (de 0,65% para 0,01%). Os destaques ficaram com a batata-inglesa (14,75%), com o tomate (12,88%) e com a cebola (8,28%).Mas nem tudo ficou mais em conta.A farinha de
mandioca,por exemplo,subiu 4,40% e o alho, 2,74%. “O período do meio do ano se caracteriza pela colheita está sendo concluída, a oferta de alimento é grande, os agricultores costumam escoar a safra nesse período.Nesse ano,a gente viu um atraso nesse resultado mais moderado.Nossa avaliação é de que dólar pressionou os custos dos agricultores nos meses anteriores, e com isso, embora a oferta estaeja grande, nesses últimos tempos,os agricultores vêm sentindo o preço dos insumos,fertilizantes,adubos, que são preços em dólar. O dólar pode ter atrasado,quer dizer, impedido que a oferta dos alimentos se mostrasse abundante como chegou agora. Esse efeito de preços mais moderado do meio do ano,nós estamos vendo agora”, explicou Eulina. Os gastos com habitação não chegaram a ter variação negativa,mas sofreram uma forte desaceleração,de 1,52% para 0,29%. A energia elétrica, que desde março de 2014 vinha subindo, caiu 0,42%.De acordo com o IBGE, esse recuo foi reflexo da redução de PIS/COFINS na maioria das regiões pesquisadas. Dentro desse grupo, avançaram os preços de taxa de água e esgoto (1,07%) e mão de obra pequenos reparos (0,84%). LEIA MAIS NA VERSÃO ON LINE GAZETADOOESTE.COM.BR
TELEFONES
ÚTEIS Disk Informação
3316-4006
Hospital Tarcísio Maia
3316-4050
Hospital Rafael Fernandes
3316-9044
Casa de Saúde de Santa Luzia
3316-1155
Central de Ambulância
3316-2163
Aeroporto Dix-Sept Rosado
3316-6396
Detran
3315-5573
Águas e Esgotos Caern
195
Ambulância Pronto-Socorro
192
Cosern (Teleatendimento)
116
Justiça do Trabalho
3321-1396
INSS
3316-1111
Procon
3316-2382
Plantão de Farmácias
136
Gás – Fornecimento
3316-6797
Correios Agência Centro
3316-3274
Junta de Serviço Militar
3316-2340
Hemocentro de Mossoró
3321-4105
S.O.S Criança
3316-5708
Atendimento Fraterno
3316-8050
PMM
3316-1050
Inmetro
3316-7033
Promotoria de Justiça
3316-1156
Covisa
3321-2248
Uniped
3317-5030
Samec
3321-1060
2o Batalhão de PM
3316-5000
Itep
3321-5674
Delegacia de Defraudações
3315-3572
Denarc
3316-5656
Defur
3315-3517
Defur (Setor de vistoria)
3318-2601
Del. de Assistência ao Menor
3315-3536
1aDP
3315-5674
2aDP
33155592
Polícia Rodoviária Federal
3312-1285
Hospital do 2º Batalhão da PM
3316-7707
2°DPRE
3318-3440
Delegacia de Plantão (18h às 6h)
3315-5673
Delegacia de Apoio à Mulher
3315-3536
Delegacia Regional
3315-3544
Corpo de Bombeiros
193
CLASSIFICAÇÃO
4 Gazeta do Oeste
O que vem por aí... Beco Feminista será a primeira atividade da Marcha das Mulheres
E
vai ser dada a largada de diversas intervenções feministas na cidade. A Marcha Mundial das
Mulheres de Mossoró realizará o primeiro Beco PréVirada neste sábado, 12, a partir das 17h, no Beco das/os Artistas. Entre as apresentações culturais, haverá também o debate “Feminismo e o direito à cidade” e o lançamento da 4ª Ação Internacional da Marcha CE/RN. O debate do direito à cidade tem o objetivo de identificar as alternativas construídas pelas mulheres para a ocupação dos espaços públicos: “muitas vezes temos medo de andar nas ruas e sofrer algum tipo de abuso, de sermos assaltadas, estupradas... Mas nós, auto organizadas,podemos e deve-
mos alimentar alternativas de resistência ocupando a cidade reivindicando a igualdade”, é o que diz Adriana Vieira, da Marcha Mundial das Mulheres, que facilitará a discussão. O Beco Pré-Virada ganha esse nome em preparação para a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres que vem acontecendo desde 8 de março em todo o mundo e, aqui no Brasil, se encerrará em Mossoró na Virada Feminista Agroecológica e Cultural no dia 17 de outubro. A Virada Feminista contará com programação nas comunidades rurais,bairros populares e no centro de Mossoró com oficinas,apresentações e shows de artistas nacionais,regionais e locais. As informações sobre a Virada Feminista Agroecológica e Cultural estão sendo lançadas na página do facebook:4ª Ação Internacional ENVIE SEU VÍDEO, FOTO OU DENÚNCIA VIA WHATSAPP
GAZETA - (84) 99894-0989
Mossoró, sexta-feira, 11 de setembro de 2015
OS PRINCIPAIS EVENTOS ESTÃO AQUI MOSSORÓ RECEBE PAINEIS FUNARTE DE REGÊNCIA CORAL De 14 a 19 de setembro, Mossoró recebe o Paineis Funarte de Regência Coral, um curso intensivo para regentes e coralistas, ministrado por professores que atuam nas áreas de regência, prática vocal e atividades correlatas. As aulas acontecerão no Auditório do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e têm os objetivos de aperfeiçoar e difundir a prática do canto coral, estimular a criação de obras para coros e difundir o repertório coral brasileiro. “O curso é gratuito e voltado para regentes de coral, estudantes de música e interessados”, informou Giann Mendes, coordenador local da atividade. “Para se inscrever, o interessado deve mandar um e-mail para o endereço dart@uern.br fazendo a solicitação da ficha de inscrição e, após receber a resposta, preencher o documento e enviar novamente”, complementou Giann Mendes. O curso será concluído no dia 19 de setembro com uma apresentação, resultado do trabalho feito durante as aulas, no Auditório da Estação das Artes às 19h. PROVA CICLÍSTICA GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO CHEGA A 66ª EDIÇÃO Com o objetivo de dar continuidade e fortalecer o ciclismo em Mossoró e todo o Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizará a 66ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado nos dias 26 e 27 deste mês. A edição deste ano terá a direção da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo. A prova é considerada uma das mais antigas do país e vale pontos para o ranking estadual. As inscrições serão feitas entre os dias 14 e 25. Elas serão realizadas das 8h às 11h e das 14h às 17h. A Taxa de inscrição para todas as categorias será de R$ 5,00 e duas latas de leite em pó, que serão posteriormente doadas a uma entidade filantrópica. O secretário Abraão Dutra avisa que não será permitida a entrega do leite em pó, em pacotes ou embalagens plásticas. Ele ainda informa que no ato da confirmação de inscrição será exigida apresentação da RG, CPF, Número do PIS/PASEP, Título de Eleitor e Número da Conta Bancária - Corrente ou Poupança (Pessoa Física) no nome do atleta participante. PROGRAMAÇÃO MUSICAL DA SEMANA NO HOTEL THERMAS Com as piscinas de águas termominerais como cenário e sempre a partir das 20h, ocorrem as apresentações de música ao vivo no Planeta Água do Hotel Thermas. Na noite de sexta-feira (11) quem vai animar o público é a banda Forró Sem Nó com o seu tradicional forró pé de serra. No sábado(12) será a vez de Gabriel Lima cantar no palco do planeta água. O cliente pode contar também com várias opções em petiscos e sushis com a assinatura do restaurante Pinga Fogo. Sócios com cartão passaporte e hóspedes têm acesso livre ao parque. 30 DE SETEMBRO COM MUITO SAMBA E FEIJOADA Os colunistas Sérgio Chaves, Marilene Paiva e Rafaella Costa já estão a mil com os preparativos para o “Feijão, Festa e Liberdade”, que acontece no próximo dia 30 de setembro. O evento, que comemora o feriado municipal em homenagem à data de libertação dos escravos, será regado de muito samba a partir das 12h, no Garbos Recepções,com a Banda Koisa Nossa e os cantores Dayane Nunes e Kacau Monteiro. Em breve os acessos estarão à venda.