Boletim 4 magia

Page 1

Jardim de Infância de Fraião

Nº4

MAGIA

Dezembro 2010

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.

Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. Para comemorarmos o dia da alimentação, fizemos uma sopinha verde, que é tão boa para o crescimento das crianças. Descascamos, lavamos os legumes e foram todos para um grande panelão para cozer. Todos os meninos da escola e jardim comeram a sopinha que estava muito boa. Não se esqueçam de comer a sopa pois faz parte de uma alimentação saudável.

LER + As actividades de leitura na sala de actividades, tal como são recomendadas no PNL, são uma prática comum no nosso Jardim de Infância

O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada. Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.


Este projecto não se esgotou numa só Semana pois há temas associados: saúde, doença (por deficit ou excesso) higiene….Cada criança depois de explorada a roda dos alimentos, representou através de colagens uma roda, na qual registou os alimentos que não devem faltar na nossa alimentação; provaram vários frutos, sentiram a sua textura e descobriram a sua cor. Seguidamente tapou -se os Desenvolvemos algumas actividades olhos a cada um deles e tinham que sobre a alimentação, para que as adivinhar que fruto estavam a comer crianças se consciencializassem o que incidindo numa educação sensorial. deve fazer parte de uma alimentação Fizemos, nas salas, doce de abóbora, saudável. que terminou num belo lanche no

. .

As actividades sobre a alimentação culminaram na confecção de uma sopa que teve a participação de toda a escola. Todas as crianças trouxeram de casa vários legumes que, após a sua lavagem, foram utilizados para se fazer uma bela sopa verde, como a história do “Leitãozinho e a Sopa” que as crianças adoraram. Quando a sopa ficou pronta todas as crianças provaram e apreciaram esta sopinha que faz tão bem à saúde.

Inserido na semana da alimentação surgiu a ideia de montar um supermercado na sala. As crianças aderiram com bastante entusiasmo e alegria. Logo começaram a surgir uma chuva de materiais (caixas de leite, pacotes de arroz, açúcar, farinha, café, caixas de ovos e frascos de produtos de limpeza). Este supermercado teve como objectivo: Dar a conhecer os diferentes alimentos;

Conhecer os cuidados a ter com os alimentos; Ter contacto com o dinheiro; Adquirir noções matemáticas como: de quantidade, grandeza e seriação. O Supermercado Suzi teve um momento muito agradável que foi a visita do Sr. Domingos (elemento da Associação de Pais),que veio às compras ao nosso supermercado e trouxe umas moedas e notas deliciosas que eram de chocolate que muito agradaram as nossas crianças.


AS NOSSAS HISTÓRIAS PREFERIDAS

LER + Este projecto de promoção de leitura do PNL, propõe a interacção do Jardim de Infância com a família, de forma a incentivar a leitura. Este projecto é desenvolvido, na sala, e permite incentivar o gosto pela leitura, incentivar a troca dos livros, partilhar ideias e opiniões sobre as obras e fazer o registo pessoal sobre os livros.

da leitura da obra. As crianças

As crianças são estimuladas para o prazer na leitura, intensificando o contacto com o livro e a leitura no JI, designadamente nas salas de aula, nas bibliotecas e na família. Ao longo do primeiro período, o Plano Nacional de Leitura foi trabalhado de forma contínua e transversal. Foram trabalhadas obras de diversos autores, de formas muito diversificadas, leitura na sala de actividades, projecto vai vem e o baú das histórias do Agrupamento. Algumas das várias estratégias de animação da leitura, na sala, que tentamos implementar foram: - Idas à biblioteca escolar desenvolvendo o cari-

levam os livros dentro de uma

nho e gosto pelos livros;

Todas as sextas feiras as crianças levaram para casa uma obra à escolha para lerem, juntamente com a família e devolvem -na ao jardim na quinta-feira seguinte, onde partilham as suas opiniões com os colegas e educadora, oralmente ou através o desenho. É preenchido o registo

mochila própria.

- Manuseamento cuidadoso dos livros; - Desenvolver o prazer de ouvir histórias; - Leitura e dramatização de histórias. As obras preferidas das crianças, no primeiro período, foram as Caras da Mãe, a Tartaruga Azul e Um presente da Páscoa.


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

IMAGINA QUE NÃO CONSEGUIAS VER… Existe no mercado uma caneta que facilita as pessoas cegas desenhar e sugere seu uso na educação e lazer dessas pessoas. De baixo custo, bonita, prática e capaz de produzir alto-relevo de excelente qualidade em papéis e acetato. São facilmente encontradas no mercado, para desenho em alto-relevo e permite a produção de desenho por e para pessoas portadoras de limitação visual.

3 de Dezembro

Há meninos que tem limitações visuais. É difícil desenhar sem ver (Luís) Olha o que eu fiz? (Diana) Não consigo. (Diogo)

IMAGINA QUE NÃO TENS MÃOS PARA PINTAR…

Existem obras fantásticas de pessoas talentosíssimas que, sem mãos, se superam, diariamente, para nos trazer beleza e poesia em forma de pinturas. Pintam, realmente, usando a boca ou os pés.

- Não consigo… (Diogo Samuel) - É muito difícil (Beatriz)

- Não quero fazer (Rui)

Há meninos que não têm mãos. mn

O Rodrigo precisa de 18 toneladas ( sim são 18 ) de tampas para adquirir uma mão. O Rodrigo precisa de todos nós... O Rodrigo tem 2 anos e nasceu sem a mão direita... Toda esta campanha é possível graças a empresa CEINOP, SA Na Póvoa de Varzim, empresa essa que vai financiar a mão ao Rodrigo... Hoje por ele, amanhã por outro... Todo o tipo de tampa desde: detergentes, canetas, champôs, gel, laca, cremes, sumos, água, a asa do garrafão, manteiga, o bico do detergente da louça, etc…

Vamos ser solidários...

A MAGIA DO NATAL O dia da festa de Natal chegou e com ele a Magia do Pai Natal com o saco das prendas. Após a representação da canção “Vem Pai Natal Amigo” foram distribuídos os presentes e logo depois servida a “Ceia de Natal” oferecida e servida pela Associação de Pais, como já é tradição na nossa escola . Tivemos a agradável presença do Director do Agrupamento e do professor Belmiro que nos acompanharam no almoço natalício. O Jardim de Infância agradece ao Presidente da Junta e à Associação de Pais que contribuíram para a realização desta maravilhosa festa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.