Magia nº5

Page 1

MAGIA Jardim de Infância de Fraião

Nº5 Abril 2011

Editorial: Para festejarmos em pleno uma data anual e de grande importância nunca é demais recordar as origens. Para os cristãos, a Páscoa representa a data da Ressurreição de Cristo. Para a população judaica, a Páscoa é celebrada durante oito dias, altura em que se recorda o êxodo dos Israelitas do Egipto, durante o reinado do Faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Na língua portuguesa, como em muitas outras, a palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach. O dia corresponde sempre ao primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia 21 de Março ou depois, o que torna o Carnaval móvel situando-se a 47 dias antes da Páscoa. No que diz respeito à imagem de marca, o coelho sempre foi e continua a ser a referência. Na verdade, ele é o símbolo de fertilidade e como esta altura simboliza o renascimento, nada mais apropriado. Os ovos adquirem também lugar de destaque. Ao serem pintados com cores coloridas e brilhantes, representam a luz solar e personificam uma nova vida.


Ao longo da semana as crianças visitaram a biblioteca escolar, onde se realizaram as leituras dos pais. Este ano a afluência dos pais leitores foi bastante grande, preenchendo os dias da semana com leituras diversificadas. Algumas foram bastante interessantes, animadas com imagens e fantoches que os pais trouxeram, mostrando cuidado, empenho, disponibilidade e gosto por esta iniciativa. As actividades foram muito diversificadas – elaboração de placares para a biblioteca e polivalente da escola, canções, dramatizações, sendo a quinta feira dedicada à escola pois foi animada por todas as salas da EB1, com teatros e uma canção intitulada ―Ler é Sonhar‖. A vinda do ilustrador Arlindo Fagundes à escola provocou um impacto muito grande nas crianças, já que a maioria o conhecia, dos livros “Uma aventura”. As crianças da escola/JI tiveram oportunidade de conhecer um pouco dos seu percurso, devido às várias perguntas que as crianças iam fazendo. O corpo docente ofereceu ao ilustrador um Galo de Barcelos, o símbolo da nossa cidade, muito apreciado pelo nosso convidado que também é ceramista, que de imediato se mostrou disponível para novas visitas. Esta semana contou com a participação da Associação de Pais que gentilmente contou uma história no JI, focando o valor da amizade, além de oferecer uma coleção (segundo o novo acordo ortográfico), composta por 27 livros alusivos a vários temas desenvolvidos no JI. Esperamos, nos próximos anos, repetir esta iniciativa de grande valor para a formação de leitores activos, processo que se inicia na idade pré-escolar.

VAMOS TODOS SEPARAR! A Câmara Municipal de Barcelos, através do Pelouro do Ambiente, tem apostado na preservação do meio ambiente, nomeadamente na Promoção e na Educação Ambiental, como base e alicerce seguro, para a obtenção de valores e decisões conscientes nesta área. O Jardim de Infância, aderiu a esta iniciativa inscrevendo-se no workshop Vamos todos Separar ! Esta actividade

As

caras

crianças

das

irradiam

felicidade quando os pais vêm à escola. As

educadoras

agradecem a todos os pais e familiares a disponibilidade e empenho que mostraram durante a Semana da Leitura

consistiu na separação dos resíduos sólidos pelos diferentes ecopontos: azul, amarelo e verde, com o objectivo estimular as crianças para a separação dos lixos. O estilo de vida que levamos tem feito com que a produção de lixo aumente a cada dia. Para ajudar a preservar o meio ambiente, temos que começar a rever os nossos hábitos de consumo. Nós podemos ser parte da solução do problema do lixo, ao reduzir e não misturar, para que este se possa reciclar.


Arlindo Fagundes nasceu a 3 de Julho em 1945, em Ovar. Passou a sua infância e juventude em Lisboa e em Paris. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Iniciou-se na cerâmica em 1975 na oficina que instalou em Prado (Vila Verde), onde ainda hoje produz os simpáticos bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão. Em 1987 recebeu o «1.º Prémio de Design Artesanal de Vila Nova de Cerveira». A sua paixão pela bonecada não se esgota, porém, na cerâmica, estendendo-se aos domínios da ilustração e do cartoon, e tendo tornado Arlindo Fagundes num nome de referência da banda desenhada nacional. Ilustrador, há muito que colabora com os jornais da sua região e outros, tendo iniciado a sua participação como ilustrador da coleção ―Uma aventura‖ em 1982, com uma Aventura na Cidade. A coleção tem cerca de 45 títulos editados e, ao fim de quase 20 anos de existência, continua a conquistar novos leitores, dando a conhecer diferentes realidades e áreas de Portugal e de outros países. Na anda desenhada publicou, entre outras, as seguintes obras: ― La Chavalita‖ , ―Pitanga e os animais‖, ―Pitanga, Barbeiro a domicilio‖, ―Rapariga do Poço da Morte‖. Participou em diversas exposições de pintura.

Entrevista feita ao ilustrador pelo Luís Sidónio: Luís: Como é que um ilustrador desenha tão bem? Arlindo F.: Primeiro é preciso ter gosto em desenhar, como vocês que desenham bem na escola. Depois é necessário aperfeiçoar e estudar numa escola especializada em desenho. Luís: Como se faz a ilustração? A.F: Primeiro recebo a história dos autores. Leio-a muito bem e marco com uns post-it os capítulos. Volto a ler e a reler e começo a apontar numa folha os pormenores para os desenhos estarem de acordo com a história

(detalhes na caracterização das personagens e do enredo). Luís: O desenho é feito a cores? A.F: O desenho é feito a preto e num formato maior, para ao ser reduzido não se notar qualquer manchinha. Luís: Qual foi o seu primeiro emprego? Arlindo F.: Fui colega de Fernando Pessoa, pois ele, também, trabalhou (anos atrás) na Hora Editora — a agência de publicidade mais antiga de Portugal, a qual foi o meu primeiro emprego. Luís: Antes de acabar posso perguntar se é do futebol Clube do Porto? ( A r l i n d o Fagundes respondeu tapando a cara com as mãos e abanando a cabeça).


No dia 8 de Abril o JI realizou a sua visita de estudo, a Coimbra, em conjunto com a EB1. Esta actividade teve como objectivo, promover o conhecimento de Coelhinho da Páscoae Que trazeslocalpara novas realidades observar mim’ mente ambientes propícios a novas aprendizagens. Partimos às 8:30h com destino a Coimbra. Paramos na estação de Antuã para as crianças lancharem e descansarem. Quando chegamos a Coimbra, fomos conhecer a Universidade, alguns monumentos, o rio Mondego e partilhar o almoço convívio no jardim da cidade. No início da tarde fomos conhecer o ―Portugal dos Pequenitos‖. Foi um momento de grande entusiasmo e felicidade, pois as crianças deliraram com as casinhas tomando, assim, conhecimento do património histórico e arquitetónico de Portugal. No parque de diversões tiveram a oportunidade de brincar com uns ovos gigantes e andar nos aviões, carros e escorregas… além de saborearem um geladinho. No regresso a casa fizemos uma paragem em Vila de Conde para lanchar, chegamos à escola por volta das 19.30 onde os pais aguardavam ansiosos a chegada dos filhos.

A iniciativa ―Conta-nos uma história‖ – Podcast na Educação é um concurso promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Microsoft. Esta iniciativa pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação PréEscolar e 1º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. O acto de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens dos alunos destes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, competências e valores quer nas actividades de carácter mais lúdico. A sala 1 do JI participou neste concurso com a história da quadradinha, uma história relacionada com as formas geométricas. A quadradinha resolve procurar um noivo para casar e os pretendentes são o círculo, o triângulo e o rectângulo. Através desta história as crianças aprendem as formas geométricas de uma forma lúdica. Ficha Técnica: Redação, Fotografia e Arranjo Gráfico: Maria José Meira Colaboração: Paula Araújo

EU SOU A RITA...

Periodicidade: Trimestral

O JI de Fraião agradece à Junta de Freguesia pela oferta dos ovos da Páscoa a todas as crianças da Coelhinho da Páscoa Que trazes para mim? escola. Feliz Páscoa para todos.

Um ovo

Dois ovos

Três ovos assim...


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.