Fúcsia Edição 2

Page 1

2011 nº 02

Bio Extratus

2011 nº 02

Unhas

Os esmaltes do momento

Corpo

Pilates para entrar em forma

Moda

Pernas à mostra e pés também

Viagem

Praia da Pipa, imperdível!

Sonho aos 30 aos 40

independência financeira ser mãe

A beleza e o estilo de

Fiorella Mattheis

E ainda Wanessa, Britto Jr., Patricya Travassos, Ticiane Pinheiro e Edu Guedes

EspEcial cabElos 10 dicas de cuidados e tendências + 3 supertranças incríveis + o que o visagismo pode fazer por você




08 12 16

Horóscopo previsão completa para 2011

Volta por cima ela disse não ao racismo e foi à luta

Isto é Fúcsia aprecie a cor e a flor que nos inspiraram

Moda

24 26

16

Pezinhos à mostra as rasteirinhas do momento

38 66 72

Para ele o jeito certo de usar meias e cintos

80

Beleza

30 32 33

Pequeninos Menino Maluquinho anima o banho da garotada

Pele protegida as novidades para encarar o sol sem medo

Rugas, longe de mim

88 94

Lábios sensuais a maquiagem que transforma a boca

Na balança como emagrecer sem sofrimento

Amor virtual as surpresas e armadilhas dos encontros via internet

Planeta verde pequenos gestos que fazem a diferença

Chá a nova pedida para o verão

Madame Cabellina vai viajar de avião? Ela dá dicas de etiqueta

cremes que amenizam as marcas de expressão

88 4

FOTOS: FERNANDO MAZZA/2X1 (MEIAS E CINTOS, ISTO É FÚCSIA, CHÁ) / DIVULGAÇÃO (RASTEIRINHAS)

24


Está na 18

FOTOS: CARLOS PRATES (PILATES) \ EDU MORAES / TV RECORD (BRITTO JR.) \ FERNANDO MAZZA/2X1 (MODA)

28 34 39

56

Moda verão de saias para todas, todas mesmo!

capa

Esmaltes as cores mais lindas para a estação

62

Pilates corpo em forma em pouco tempo

68

Especial cabelos 16 páginas com dicas, penteados e tratamentos para você ficar por dentro de tudo

Fiorella Mattheis beleza, atitude e estilo da atriz que sabe o que quer

Gravidez tardia quem disse que aos 40 não dá?

Independência precoce

34

poupar cada vez mais cedo, essa é a tendência

76 82 86 90

Viagem renda-se aos encantos da Pipa

Patricya Travassos ideias para fazer pensar

Culinária Edu Guedes dá receita de prato e vida feliz

Entrevista Britto Jr. abre o coração e fala do que é capaz

FOTO: NANA MORAES PRODUÇÃO DE MODA: SAMANTHA SZCZERB CABELO E MAQUIAGEM: JESUS LOPES TRATAMENTO DE IMAGEM: ANA MARIA RODRIGUES

90

18

5


Nosso recado É com muita alegria que a segunda edição da revista Fúcsia chega às suas mãos. O primeiro número foi um sucesso! Muitos elogios, votos de prosperidade, pessoas que nos procuraram para saber de que forma poderiam ter acesso à revista, recebemos sugestões e diversas manifestações de carinho. Tudo isso nos deixou bastante otimistas e mostrou que o nosso compromisso com você veio para ficar. Embalados no sucesso de Fúcsia, outro feito nos proporcionou mais um momento de felicidade: na última edição da Beauty Fair, considerada a terceira maior feira de beleza do mundo, a Bio Extratus marcou presença e saiu fortalecida. Fomos agraciados com a conquista do Prêmio Anabel, na categoria Responsabilidade Socioambiental. O prêmio, concedido anualmente, é dedicado às empresas ou profissionais que se destacam com produtos para a saúde e beleza, proteção do meio ambiente e da sociedade. Vencemos na categoria que premia as indústrias que se preocupam com o meio

Presidente: Vera Lúcia Gonçalves Gomes Diretora de Marketing: Thiana Gonçalves Gomes A Revista Fúcsia é uma produção da Editora 2x1 sob encomenda da Bio Extratus Cosmetic Natural Ltda. E-mail: redacao@revistafucsia.com.br

ambiente em seus processos de produção. O evento foi duplamente importante. Nossa participação na feira também marcou o lançamento da linha infantil “O Menino Maluquinho”, fruto da parceria com o cartunista Ziraldo. O boneco gigante do Maluquinho conquistou o público, que não hesitou em tirar fotos com o personagem e tornou o nosso estande um dos mais concorridos e divertidos da feira. O lançamento abre uma nova perspectiva de negócios e permite à Bio Extratus ampliar sua atuação no mercado e olhar para o exterior, dado o interesse de empresários do Kuwait, Peru, China e Nova Zelândia presentes na Beauty Fair. Assim como Fúcsia, a nossa participação na feira da beleza foi um tremendo sucesso! Esperamos continuar com o seu apoio e sugestões para que possamos fazer uma revista cada vez mais interessante, cheia de informação e conteúdo de qualidade. Boa leitura!

A direção Conselho Editorial: Thiago Gonçalves Gomes Thiana Gonçalves Gomes Editora-Chefe: Cilene Soares – MTb 23.174 Editora-Assistente: Carolina Thomeu Diretora de Arte: Debora Barbieri Designer: Beatriz Garcias Estagiário: Anderson Sunakozawa Colaboraram nesta edição: Aline Almeida, Caroline Almeida, Marcia Gonçalves, Mariane Salerno, Nilsa Tomé, Simone Argiles, Tetê Cartaxo (textos); Carlos Prates, Fernando Mazza, Nana Moraes, Renato Cruz (fotos) Revisão: Helena Aires Produção Gráfica: Gabriel Fonseca Projeto Gráfico: [sic] comunicação Publicidade: Zavala Propaganda

Bio Extratus Cosmetic Natural Ltda. Rua Mato Grosso, 800 – 3º andar – sala 301 Santo Agostinho – Belo Horizonte/MG – CEP: 30190-081 Atendimento ao Consumidor: (31) 3855.3002 | www.bioextratus.com.br marketing@bioextratus.com.br

Cerflor/31-13

6

2X1 Editora – www.editora2X1.com.br Tel.: (11) 3867.3848 Impressão: divisão gráfica da Editora Abril S.A.

PEFC/28-31-13

Cerflor/31-13

PEFC/28-31-13

"Nossa admiração e respeito à natureza é uma forma de colaborar com a beleza do planeta.”


Participe Você na Fúcsia Ganhei um exemplar da revista número 1 e fiquei encantada com a publicação, recheada de ótimos artigos.

Que combinação interessante o nome da revista. Achei muito criativo, e as cores rosa e lilás são as minhas preferidas. A flor brinco-de-princesa também é uma qualidade de orquídea e achei a ideia genial.

Luzia Lucia Correa Juiz de Fora • MG

Luciane da Rosa • Florianópolis • SC

Gostaria de parabenizá-los pela revista, adorei! Espero ter as próximas edições.

Flavio Pinto • Maceió • AL Adorei a revista. Gostei muito das matérias e das dicas. Tem uma linguagem simples, interessante e minhas filhas também gostaram. Beijos.

Nilva Souza • Minaçu • GO

Recebi a Revista Fúcsia em minha visita ao estande da Bio Extratus na Beauty Fair e sinceramente só tenho a dar meus parabéns. A revista é muito funcional, trata de diversos assuntos e com muita variedade.

Marilia Alves dos Santos Rio de Janeiro • RJ Envie seu comentário para redacao@revistafucsia.com.br ou para a editora 2x1 – Rua Américo Brasiliense, 2171 – conj. 601 – São Paulo SP – CEP: 04715-005.

FOTO: BRUNO GUIMARÃES

Só nós vimos A primeira edição de Fúcsia, que trouxe a atriz Fernanda Vasconcellos na capa, foi apresentada em primeira mão aos distribuidores da Bio Extratus. O lançamento da revista aconteceu na convenção anual com os parceiros da marca na sede da empresa, em Alvinópolis, Minas Gerais. Na foto, Fabricio Battaglini, sócio da editora 2x1, e Cilene Soares, editora chefe da publicação, apresentam a revista aos participantes do evento.

7


seu astral

Previsão completa para 2011

Áries

Gêmeos Touro

De 21 de março a 20 de abril

De 21 de abril a 20 de maio

De 21 de maio a 20 de junho

Amor

Amor

Amor

Ano favorável. Se já tem compromisso, nada de assanhamentos, a outra parte andou enciumada; se está livre, sorria, vem aí uma relação séria. Aproveite para se curtir, pois o maior amor é a autoestima. Para quem quiser se casar, 2011 promete.

O novo ano reserva um encontro intenso, daqueles de fazer ver estrelas. Se já tem companhia e as coisas estão mornas, prepare-se: o caldeirão vai ferver. Solteiras, animem-se, comprometidas, cautela. 2011 não vai passar em branco no amor.

Será um ano muito movimentado. Preste atenção no que o outro precisa. Quem está só quer companhia; quem tem companhia quer manter a paz, ouvir e dialogar. Você não precisa dizer com todas as palavras o que pensa e o que quer fazer, sinalize.

Trabalho

Trabalho

Trabalho

Desde que planejado, 2011 começa bem, com dinheiro no bolso. Você precisa recuperar seu capital. A palavra é comprometimento. A tendência ao comodismo vai passar e você conseguirá executar as tarefas sem muito esforço.

Em 2011, novas opções profissionais, mas poderá haver gastos inesperados. Economize. No trabalho, diplomacia. O ano regido por Mercúrio, que se harmoniza com o seu signo, vai ser melhor para o bolso e para a carreira.

Você já tem a estratégia e a paciência para chegar aonde quer. Não se apresse, planejamento dá trabalho. O ano será mais positivo, mas requer cuidados. Não perca dinheiro com ideias mal desenvolvidas. O ano favorecerá parcerias.

Saúde

Saúde

Saúde

Áries é ligado ao físico e alguns excessos de movimentos trouxeram problemas a seu organismo. Em fevereiro, as coisas melhoram a tempo de curtir o final do verão em ótima forma. 2011 pede que você se atente à coluna.

Atenção a processos de intoxicação, geralmente ligados ao emocional – você fica com raiva ou triste, a digestão não funciona. Cabeça fria garante qualidade de vida. A dica para manter mais contato com a natureza vale para o ano todo.

A disposição voltou, mas uma recaída sempre é complicada. Em 2011, a recomendação é ginástica pouca e de qualidade, assim como a comida. Na casa, plantas em vasos brancos manterão o ar fresco; cuidado com poeira ou processos alérgicos.

Família

Família

Família

É hora de você recuperar sentimentos. Reencontre pessoas que fizeram parte de sua infância, que trazem boas lembranças da época. Não será um reencontro físico, mas espiritual, e você verá como é bom viver a plenitude.

O ano de 2010 foi mais reservado, você ficou mais na sua, evitando aborrecimentos. É hora de dialogar mais com os parentes, mas nem tanto assim – evite que as relações se tornem verdadeiras óperas dramáticas.

É hora de olhar para você. Relaxe no cuidado com a família e dê atenção a sua história. Deixe que as pessoas façam por elas mesmas e cuide de si, sem, obviamente, se distanciar no afeto, que é um dom dos anjos.

Extras

Extras

Extras

O louro traz a vitória, o benjoim também favorece, e a sua cor de sorte é o azul anil. Em casa, coloque essências de alecrim e mantenha o ambiente ventilado.

Atividade física como dança ou ioga vai aliviar a pressão interna. Os tons de azul e verde-claros devem acalmar. A canela é um excelente revigorante e o boldo desintoxica.

Decore o ambiente familiar com cores alegres, como o amarelo e o azul. Use florais mais quentes em sabonetes, essências e incensos.

8

Por Vinicius Puttini


Leão Câncer

Virgem

De 21 de junho a 21 de julho

De 22 de julho a 22 de agosto

De 23 de agosto a 22 de setembro

Amor

Amor

Amor

Afetividade em alta. Quem está só no começo do ano poderá ter surpresas. Para as comprometidas, as ondas são positivas. Dialoguem, façam coisas juntos. Se a intenção é apenas curtir, os astros estão favoráveis: sua atratividade aumentou.

Em 2011 seja seletiva. A qualidade das relações vai depender do tempo que você puder dedicar a elas. A vida social tende a ficar agitada e haverá momentos em que você desejará certa quietude, mas o período indica o contrário, esteja disponível.

Prepare-se para uma vida afetiva animada em 2011. Se está em busca de uma relação séria, vai acontecer. Se já tem compromisso, dê mais atenção à pessoa amada. Seja mais clara sobre o que planeja para o futuro de vocês.

Trabalho

Trabalho

Com a popularidade em alta, nos negócios o ano é próspero. Se trabalha em uma corporação, cuidado para não despertar ciúmes, mas o destaque será inevitável. Promoção à vista e chance de compras importantes, como a de um imóvel.

Deve haver propostas interessantes nos primeiros meses de 2011. Para quem precisa de novos clientes, este é o ano para agir, divulgar suas especialidades e produtos. Mas cautela para não tomar decisões equivocadas.

Alegria, você está chegando lá! Nada de ficar em estado obsessivo. Se já adquiriu aquele bem de consumo pelo qual trabalhou os doze últimos meses, comece a pensar em férias. Planeje todo o ano de 2011, mas sem se estressar.

Saúde

Saúde

Você parece ter encontrado o caminho do equilíbrio, do repouso sereno e controlado. Não se esqueça de alongar. Continue com as sessões de massagem e nada de levar preocupações para casa.

Cuide da alimentação. Faça refeições com mais frutas e verduras para evitar surpresas com o colesterol, o sistema circulatório e o sistema imunológico. O ano trará muita vitalidade para você.

Problemas de coluna podem aparecer no seu caso com mais força porque estão ligados à vida emocional. Espere que as pessoas façam o que têm que fazer, não se exaspere. Sua saúde vem em primeiro lugar, especialmente em 2011.

Família

Família

Família

Ela é muito importante para você, mas houve afastamentos inevitáveis. É hora de você procurar compreender o seu papel mais profundamente. O período e o novo ano indicam reencontros.

Por falta de tempo, não deu para estar com os entes queridos como você gostaria. É apenas uma fase, que vai até março. Considere as prioridades e adie o que puder − os parentes precisam de sua atenção.

Os parentes dependem de você para tomar decisões. Mas não se esqueça de sua individualidade: procure passear mais. A grande aventura para o início do ano é aprender a descansar.

Extras

Extras

Extras

Pedras coloridas em pratos afastam maus pensamentos. O amarelo, assim como flores nessa cor e a essência de flor de laranjeira trazem alegria.

Para aplacar os ânimos, abuse dos tons de marrom. Para trazer bons fluidos, use o anis-estrelado. Flores do campo e margaridas sempre aliviam as tensões em casa.

Use tons de cobre e sua essência é o patchouli. Para dormir melhor, tome chá de valeriana. Use o laranja para atrair prosperidade.

Trabalho

Saúde

9


Escorpião Sagitário

Libra De 23 de setembro a 22 de outubro

De 23 de outubro a 21 de novembro

De 22 de novembro a 21 de dezembro

Amor

Amor

Amor

Se já tem compromisso, paciência, a pessoa amada estará queixosa. Se está livre, terá novidades. Talvez uma grande paixão apareça, mas você precisa estar disposta – a imaginação libera hormônios que nos fazem mais atraentes.

Solteiras tiveram altos e baixos em 2010. Mas este ano será de sossego. As comprometidas também precisam de um tempo para reavaliar as coisas, focar em aspectos da relação como entrega e amizade.

Para quem tem companhia, 2011 será de harmonia. Se anda sozinha, poderá encontrar a cara-metade. Mas para isso precisa deixar as coisas fluírem com naturalidade. O ano poderá marcar uma virada nos afetos.

Trabalho

Trabalho

Trabalho

A tempestade passou. Haverá boas oportunidades. Se trabalha numa empresa, postura. Se é profissional liberal, disciplina. Finalmente, para quem pensava adquirir um bem maior, como um imóvel ou uma casa, a hora é esta.

O processo de economia dos últimos meses trouxe resultados, mas, agora, dê-se um mimo para começar 2011 com energia positiva. Boas oportunidades devem surgir logo. A prosperidade será sua companheira neste novo ano.

Saúde

Saúde

Mantenha uma dieta equilibrada e não exagere nas atividades físicas. Em 2011, atenção com a coluna e articulações. Cuidado com a friagem, as crises musculares podem voltar. Nade mais.

Você lidou bem com as adversidades, fez sua visita ao médico e viu que nada era sério, mas viu que precisa se cuidar. Foi o nervosismo que atingiu seu estômago, mas agora passou e, em 2011, o cenário para a saúde é muito bom.

Família

Família

Privilegiada nesse aspecto, você precisa mesmo aprender a descansar. O ano será agitado. Dê um tempo para você, pare tudo de vez em quando e assista a um filme bobo. Se deixar a tensão de lado, tudo melhora no corpo, na alma e no espírito.

Há questões de moradia que só se resolverão a partir de abril, desde reformas até compras de imóveis. Não perca o controle da família, com jeitinho, você tem e terá a liderança. O afastamento é doloroso, mas vai ajudar a estabelecer limites.

Você desistiu de querer mandar em tudo e em todos ao mesmo tempo. Conflitos familiares sempre existem, então, saia do meio deles. Diga: “Olhe, este território aqui é meu!” E você verá como é recompensador ter uma família unida.

Família

Extras

Extras

Extras

Você precisa organizar o seu cotidiano, é importante aprender a dizer não. Sua cor é o azul. O rosa no vestuário ou objetos vai bem. Use essências orientais.

Muita essência de hortelã nos sabonetes, nos incensos e nos banhos − você vai ver quanta alegria terá em 2011. O branco trará muita paz.

Rosas vermelhas afastam energias negativas, encha vasos com elas; girassóis pela casa trazem alegria e prosperidade. Para quem gosta de pedras, o ônix é a pedida.

É hora da reestruturação, da profissionalização e de decisões – tudo isso se refletirá nos próximos meses em conquistas e realizações. Maio começa com a retomada dos projetos e o ritmo segue até junho. 2011 será de muitas conquistas materiais.

Saúde

10

Não tente fugir das responsabilidades. Os mais jovens precisam do seu conhecimento. Mas reflita antes de impor um ponto de vista; negocie, escute e tenha um 2011 com muita paz familiar.


Aquário Peixes

Capricórnio De 22 de dezembro a 20 de janeiro

De 21 de janeiro a 19 de fevereiro

De 20 de fevereiro a 20 de março

Amor

Amor

Amor

Quem tinha compromisso gastou muito tempo discutindo a relação sem vivê-la em sua plenitude; não permita mais isso. Para as solteiras, tudo depende do otimismo e do bom astral. Já, já, tudo melhora e 2011 será o seu ano.

Se tem compromisso sério, tudo azul; se está livre, espere até março. Juízo e paquera andam juntos, aproveite. Sua imaginação e inteligência estão produzindo, leve-as também para a relação. Fuja da rotina e evite críticas à pessoa amada.

É a profundidade do mar que rege a vida dos piscianos. Nas relações amorosas, procure se manter na realidade em 2011, marear muito assusta os pretendentes e companheiros. A dica vale para quem está na solteirice ou comprometida.

Trabalho

Trabalho

Trabalho

Nos últimos meses, faltaram as parcerias de que você precisava para realizar projetos. Agora, aproveite o pico energético que o começo do ano trará. Oportunidades de associação surgirão, mas não se precipite, mantenha o poder de decisão.

Depois de um período atribulado, chegou a hora de se acertar. Surgirá um novo horizonte em 2011. Se é profissional de criação, seu trabalho estará em alta; se não é, leve criatividade para o trabalho e verá como os ganhos virão.

Depois da tempestade, a bonança. Nada de perder o juízo e sair gastando recursos à toa. Planeje que o ano será bom. Investir e poupar andam juntos, assim como sabedoria e prosperidade no trabalho.

Saúde

Saúde

Nada de preguiça, caminhe, mas sem exageros. Para o nervosismo, o melhor antídoto é a natureza. Cautela no verão, aproveite o outono, as temperaturas mais moderadas são benéficas para você.

Levar a vida com alegria, traz saúde; o riso produz os hormônios responsáveis pelo sistema imunológico. Você deixou o período de tristeza para trás e, em 2011, sentirá uma radiante vontade de viver. A saúde não deve trazer preocupações.

Família

Família

O funcionamento das famílias hoje foge ao nosso aprendizado social e traz novos desafios. Como lidar com os adolescentes fervilhantes de informação e de amor? Exatamente com informação e amor. Ensine e aprenda, você é um exemplo.

Houve conflitos e reencontros, mas, para que as coisas se acertem, tenha paciência. Seja com os filhos ou irmãos, a hora da reconciliação veio, basta consolidá-la. Receba as pessoas de vez em quando e você não as perderá.

Extras

Extras

Flores brancas em vasos vermelhos são lindas e harmonizam o ambiente. O azul real vai trazer sorte e harmonia; o amarelo trará prosperidade.

O âmbar espalhado pela casa trará paz e alegria. Roupas claras, para que 2011 seja repleto de luz, estabilizam as emoções. Incenso de lavanda para quebrar as tensões.

2010 trouxe desgastes emocionais, problemas de coluna ou rins. Para 2011, boa alimentação, exercícios físicos regulares, uma atitude positiva e muita, muita água. Aliviando as tensões, você terá um ano saudável.

Família

ilustrações: [sic] / dafont

Você chegou ao nível de entendimento que buscava em 2010. Não há entendimento sem concessões. O caminho é este: devagar, tudo vai se acertar. 2011 trará reaproximações e harmonia familiares.

Extras Vasos de cristal com folhagens amenizam as tensões do ambiente; gerânios claros produzem alto astral e a hematita consolida as conquistas.

Saúde

www.astrologonline.com.br

11


Por Aline Almeida

Ela desafiou tudo e todos na luta contra o racismo. De vítima, virou símbolo e porta voz da defesa dos direitos das mulheres negras Alzira Rufino é daquele tipo que impõe respeito. Cabelos longos com tranças africanas estilosas, roupas quase sempre coloridas, pulseiras, brincos e balangandãs revelam uma mulher orgulhosa de sua cor e de sua trajetória. É o que podemos chamar de exemplo a ser seguido. Autora de uma biografia que lhe rendeu uma indicação na categoria especial do prêmio Nobel da Paz de 2005 (entre 1000 mulheres com relevante atuação social), Alzira luta há 25 anos contra a violência e o racismo. Nascida em uma família pobre de Santos, no litoral de São Paulo, começou a trabalhar cedo para ajudar em casa. Da mãe, que vivia sofrendo agressões do marido, ouvia sempre que “se quisesse um destino livre, diferente daquele, teria que estudar”. Cobrava da menina empenho na escola e valeu a pena. A filha pegou gosto pela leitura e pela poesia. Aos catorze anos, ganhou seu primeiro concurso de redação. Mas foi nessa fase que também teve a primeira grande decepção. Em uma festinha, a mãe da aniversariante branca disse que se Alzira quisesse andar com sua filha

teria que tomar água sanitária para ficar clara. Como criança entende tudo ao pé da letra, foi parar no pronto socorro e precisou passar por uma lavagem estomacal. Sua mãe foi à polícia e deu um escândalo na porta da casa da mulher racista, o que fez Alzira entender que deveria sempre lutar pela justiça e pela igualdade. Contra todos O aprendizado mais tarde iria influenciar a escolha profissional – enfermagem, para amparar as mulheres que lotavam os hospitais e eram tratadas com descaso. Mas o preconceito continuava rondando a vida de Alzira. Cansou de ouvir de parentes de pacientes: “posso falar com o chefe do Departamento?”. Ela era a chefe, mas a cor da pele prevalecia sobre o que estava escrito no crachá. Em 1985, outro episódio de racismo. Alzira já estava na liderança do Coletivo das Mulheres Negras da Baixada Santista quando foi impedida de entrar em um elevador social de um hotel, onde daria uma palestra. As experiências pessoais e o relato de tantas outras histórias parecidas impulsionaram a fundação da Casa de Cultura da Mulher Negra de Santos, em 1990.

FOTO: ORI WANI / ILUSTRAÇÃO: YOUTOART / FUNDO: CG TEXTURES

Volta por cima 12

COM MUITA


RACA No início, o espaço sofreu muitas represálias. Estava em um bairro de classe média, atendia mulheres em situação de risco social, vítimas de violência e preconceito, virou um alvo fácil. A ignorância levava pessoas a procurar na ONG empregadas domésticas e prostitutas. Abrir uma trincheira nesse território foi uma guerra sem trégua. Alzira sofreu perseguição e até ameaça de morte, mas resistiu. Os projetos floresceram e ganharam destaque no Brasil e no mundo. A Casa atualmente oferece cursos, apoio jurídico e psicológico e até empregos, para quem atua na ONG, no restaurante e na loja de produtos étnicos da entidade. “As mulheres negras, gradativamente estão saindo da invisibilidade. Não são mais submissas e buscam outros caminhos para exercer seus direitos na justiça, na política, nas universidades. Já ficamos caladas tempo demais. Agora nós falamos.” Alzira sabe da importância que cada gesto seu teve nessas conquistas. Mesmo com todas as quedas que sofreu, hoje, aos 61 anos, a líder feminista sorri. “Fui plantando cactos no caminho de ida para ter água para beber na volta. Sou uma vencedora”. Disso, todos nós temos certeza. Para saber mais: www.casadeculturadamulhernegra.org.br

13




Isto é fúcsia

Cor& Por Carolina Thomeu

16

Com certeza, você tem alguma peça no guarda-roupa ou já usou um esmalte, batom ou sombra na cor fúcsia. E não é difícil que tenha feito tudo isso sem se dar conta. Estamos falando de uma cor que não é definida como o preto ou o branco. Fúcsia deriva do magenta (mistura de azul e vermelho) e tem vários tons diferentes. Roxo para uns, rosa para outros... “A cor parte das tonalidades mais claras do magenta e vai até o pink mais intenso. Por isso, o estilista, ou quem vai lançar um produto em tons de fúcsia,

tem total liberdade poética para eleger a própria nuance”, explica Andréia Miron, professora do Curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, em SP. O mais colorido de tudo é saber que os designers e as celebridades apostaram nela como uma cor para o verão 2011! Veja quantas opções a Fúcsia – dessa vez a Revista – encontrou por aí.

FOTOS: FERNANDO MAZZA/2X1

O nome escolhido para a nossa revista foi tão bem comentado pelas leitoras que a gente não poderia deixar de falar um pouco mais sobre ele. Afinal, “Fúcsia” tem tudo a ver com o delicado e cor de rosa universo feminino


FOTO: ACERVO 2X1 / AGRADECIMENTOS: FORMOSA GARDEN

& flor Do gênero botânico pertencente à família de plantas ornamentais, a flor Fucshia (nome dado à espécie em homenagem ao botânico alemão Fucs) é muito comum na América do Sul e bem familiar no Rio Grande do Sul. Tanto que lá virou o símbolo do Estado e todos a chamam carinhosamente de brinco-de-princesa. As folhas geralmente são verdes, e as pétalas, delicadas e pendentes (por isso a comparação com o brinco), variam de cor: vermelha, púrpura, laranja, azul, branca e tons de rosa. É uma planta de tonalidade viva e que gosta do verão e da primavera para desabrochar.

Cultive É impossível não se encantar com essa flor! Mas ela precisa de atenção especial para estar sempre linda na sua casa. O engenheiro florestal Luiz Carlos da Silva, do Jardim Botânico de Porto Alegre, explica que a planta pode ser cultivada em ambientes abertos ou em jardins de inverno. Nesse caso, tanto em vasos de chão como suspensos. “A fúcsia não gosta de sol forte, prefere luz indireta, meia-sombra ou insolação do começo da manhã ou final de tarde. Mas jamais deixe

a flor na sombra total e exposta ao vento”, esclarece o engenheiro. Durante o verão, ela deve ser pouco regada e as folhas precisam ser pulverizadas com água. “A multiplicação (produção de mudas) pode ser feita através de sementes ou por estacas (pedaço do caule). No caso de estacas, o enraizamento é fácil, quando preparadas nos meses de primavera/verão.” Linda, porém exigente, fúcsia precisa de solo com fertilidade. Vale a pena fazer uma adubação para obter flores ainda mais belas.

17


moda

Sim, você pode

mostrar as pernas! Tem saia

para todas.

O importante é

estar confortável e na moda

Saia do

Fotos: Fernando Mazza/2X1 Produção: Maurício Mariano

18


Da esq. para dir. Saia • Folic Sapatos Oxford • Tabita Saia • Lucy in the Sky Clogs • Tabita Saia • Mixed Sandálias • Melissa Saia • Zank Sandálias • Khelf

19


Pouca altura Para as baixinhas, quanto menos cobertas, melhor. Saias curtas alongam o corpo. Mas elas não devem ter volume e muito menos estampas, que diminuem o tamanho de quem usa. Sapatos de salto, que mostram o peito dos pés, também ajudam a disfarçar a altura.

20

MODELO: PAULA BORDO

Regata • Club Soda Saia • Marisa Sandálias • Melissa Pulseira • Calvin Klein


Muita altura Quem cresceu demais deve investir em saias na altura dos joelhos e dar preferência às rodadas. Elas ajudam a tirar o foco do tamanho da mulher, já que metade das pernas vai estar coberta. Nos pés, claro, sandálias baixas.

MODELO: AMÁLIA WUST

Colete • Karina Sterenberg Regata • Calvin Klein Saia • L’etage Sandálias • Melissa

21


Perna grossa Para as gordinhas, nada mais indicado do que saias retas, na altura dos joelhos e de preferência lisas. As estampadas aumentam o volume do quadril. Para alongar ainda mais a silhueta, a dica é abusar de sapatos que mostrem o peito dos pés.

22

MODELO: FLÁVIA GENSKE

Blusa e saia • Zank Cinto • Corello Sapatos • Melissa


Fininhas Mulheres muito magras devem abusar das saias rodadas, que dão volume aos quadris e disfarçam a silhueta. Para compor o look, na parte de cima, blusas com ombreiras aumentam a sensação de ombros mais largos.

MODELO: ALINE HELLMAN

Camiseta • L’etage Saia • Checklist Sapatos Oxford • Tabita

Calvin Klein • calvinkleinjeans.com.br Camila Klein • (11) 3884.453 Checklist • (21) 2512.3194 Club Soda • (11) 2694.5258 Corello • (11) 361.2115 Folic • (21) 3388.93 Karina Sterenberg • (21) 2247.2768 L’etage • (11) 354.1111

Lucy in the Sky • (11) 323.2369 Melissa • melissa.com.br Marisa • marisa.com.br Mixed • (11) 3552.3111 Tabita • (51) 3545.16 Khelf • (11) 347.6195 Vida Bela • 593.832 Zank • (11) 383.3885

23


moda

Por Cilene Soares

asteirinha

Nos dias quentes bate aquela vontade de deixar os pés à mostra com sandálias confortáveis e que dão um toque especial à produção. Unhas bem cuidadas e pele hidratada são indispensáveis para escolher com sucesso o modelo que mais combina com você

Com strass, Santa Lolla

Com pérola, Dilly

Com penduricalhos, Guilhermina

Com tramas coloridas, Arezzo

Com pedras e correntes, Santa Lolla

De couro colorido, Via Uno

Para amarrar, Guilhermina

Com detalhes no tornozelo, Naturezza

Com detalhe em metal, My Shoes

Serviço:

24

Arezzo – (51) 2129.5381 Dilly – (51) 3563.8212 Dunes – sac@dunes.com.br Guilhermina – (51) 3599.4290 My Shoes – (11) 3222.9444 Naturezza – (51) 3581.6020 Santa Lolla – (11) 3045.8504 Via Uno – (51) 3581.6000

Com laço, Dilly

Fechadinha atrás, Naturezza

Fotos: divulgação

Com pedras, Dunes



26 Erro 1 - Além do saudoso Michael Jackson, só quem pratica esporte está liberado para andar de meias brancas por aí. Elas vão bem com o tênis de academia e mais nada. Usá-las com calça jeans e sapatênis é um atentado contra o bom gosto. Erro 2 - Esqueça aquela história de que cinto tem que combinar com sapato. Isso já era. Mas o preto de couro do visual em questão chama mais a atenção do que todo o resto. Sinal de que está fora do lugar.

detalhes

grandes Pequenos

Você tem 10 segundos para descobrir os dois erros no visual do bonitão ao lado. Depois, vire a revista para conferir se acertou e se inspire na próxima página para ensinar a ELES o jeito certo de se vestir moda


Calçados escuros (marinho ou preto) pedem meias escuras. Não há espaço para invenções. O mocassim azul só deve ser usado com meias do mesmo tom.

Cintos-coringa são perfeitos para o guarda-roupa masculino. Com pelo menos 2 similares a estes, o homem se vira bem em vários looks diferentes. Cores neutras ou pouco chamativas combinam com o jeans e com a calça de sarja. O que vai no pé não importa. Só não se deve misturar cinto esporte com roupa social. Ternos aqui, nem pensar.

FOTOS: FERNANDO MAZZA/2X1 / MODELO: AARON RUAS / ROUPAS, SAPATOS E CINTOS: ARAMIS

O marrom permite variações, mas sempre no tom do sapatênis. Um pouco mais claras ou escuras, as meias devem se aproximar da cor do calçado.

Com o caramelo, as possibilidades são muitas. Desde o bege, passando pelo verde, até chegar ao marrom. Meias escuras devem ser evitadas.

Nem com o sapatênis claro, as meias brancas combinam. As de cor creme ou bege são as indicadas.

E com bermuda? Se o destino não for a academia ou o parque, o certo é estar com meias do tipo sapatilha, que ficam escondidas nos sapatos. E não tem problema nenhum usá-las também com calça jeans. Dão um toque mais descontraído e moderno ao visual. 27


beleza

Unhas em

festa Por Cilene Soares Foto: Fernando Mazza/2X1

28

Os esmaltes se tornaram uma grande febre nos últimos tempos. Também, pudera, a cor que chega ao mercado em vidrinhos estilosos é uma mais linda que a outra. A variedade é tanta que dá até para pensar que a cada dia surge uma tonalidade diferente. Além disso, são tantas as possibilidades que com um pouco de criatividade as unhas viram uma verdadeira obra de arte. Não tenha dúvidas, deixe as unhas coloridas!


Rosas

Amarelos

Dote • Frapê de Uva SAC: 0800.0197366 Passe Nati • Universal SAC: 0800.7274737 Risqué • Cintura Baixa SAC: 0800.0111145

Impala • Cajá Manga SAC: 0800.7027277 Planet Girls • Amarelo Neon SAC: (11) 3047.2700 Colorama • Amarelo Pop Art SAC: 0800.7010114

Vermelhos

Laranjas

Revlon • Red Hot Tamale SAC: 0800.7733450 Argento • Bolonha SAC: 0800.0197366 ArtDeco • Spicy Orange SAC: 0800.7733450

Ana Hickmann • Forró SAC: 0800.7099440 Lumi • Luanda SAC: (11) 3246.4664 Big Universo • Boreal SAC: (11) 4543.6481

Azuis

Verdes

Entremeio • Saint Tropez SAC: (11) 3774.4326 Top Beauty • Lazuli SAC: (11) 4402.2552 Mohda • Bikini SAC: (11) 2742.9239

FOTOS: DIVULGAÇÃO / CAIO MELLO (ESMALTES BIG UNIVERSO)

Betty Boop • Cannes SAC: 0800.7737344 Rivka • Lara SAC: (11) 4667.6424 Cora • Amazônia SAC: (16) 3987.4947

Roxos

Speciallità • Manacá SAC: (11) 2606.1012 Fina Flor • Lilás Aloka SAC: (31) 3468.6662 Arezzo • Purple Hit SAC: (51) 2129.5381

Marrons

L´Apogée • Cibele SAC: (49) 3223.5901 cinco • Nude SAC: 0800.7032624 Avon • Dolce Vita SAC: 0800.7082866 29


beleza

o n i n e M o h n i u maluq garotada

ag d o h n a b anima o

30


Bio Extratus investe no mercado infantil e lança linha que promete muita diversão Os pais acabam de ganhar um novo aliado, que chega para tornar mais fácil a tarefa de mandar os filhos para o banho. Embalada na ideia de que esse momento pode ser bastante divertido e, por que não, educativo, a Bio Extratus lança a linha de produtos infantis do Menino Maluquinho. Numa parceria inédita com o escritor e cartunista Ziraldo, uma das personalidades que mais entendem de educação no país, a empresa põe no mercado itens exclusivos da turma do Maluquinho para crianças de 3 a 7 anos. Todos os rótulos são ilustrados com personagens. Para a hora do banho, tem shampoo e condicionador que não irritam os olhos. E, depois, para deixar os cabelos do jeitinho que os pequenos gostam, tem spray desembaraçante, máscara hidratante, finalizador e gel fixador.

Novo mercado Com fórmulas suaves, especialmente desenvolvidas para o público infantil, todos os produtos são livres de parabenos e dermatologicamente testados. “A decisão da empresa de investir em produtos infantis se deve, além da expansão desse mercado, ao fato da crescente preocupação dos pais em adquirir produtos de qualidade para os filhos”, explica Thiana Gonçalves, diretora de Marketing da Bio Extratus. Foram quase dois anos de pesquisas até o desenvolvimento completo da linha. As novidades foram apresentadas no enorme estande da empresa na Beauty Fair, a terceira maior feira de cosméticos do mundo, que aconteceu em São Paulo. Com esse lançamento, a empresa espera aumentar em até 5% o faturamento, ampliando a atuação no segmento de higiene pessoal e investindo em um mercado cada vez mais promissor. Hoje, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos no ranking de produtos voltados para crianças.

ha

Lin Conheca a

Shampoo Bio Extratus Kids (cabelos lisos e cacheados)

as

menin Linha para

Spray Desembaraçante Bio Extratus Kids

Condicionador Bio Extratus Kids (cabelos lisos e cacheados)

ILUSTRAÇÕES: ZIRALDO

Linha para

meninos

Shampoo 2x1 Bio Extratus Kids

Finalizador Bio Extratus Kids

Mácara Hidratante Bio Extratus Kids

Gel Fixador Bio Extratus Kids

31


proteja-se beleza

Por Cilene Soares

Aché • Eucerin® • Com tecnologia e proteção 3D. A proteção física preserva a pele de modo que os raios UV se dispersem, a química oferece a combinação de filtros que protegem a pele dos raios UVA e UVB e a proteção biológica é a terceira dimensão, composta por Licochalcona A, um poderoso antioxidante natural. SAC: 0800.7016900

RoC® • Minesol® Antioxidant • Oferece alta tecnologia em proteção solar, pois possui proteção UVA e UVB balanceada, na seguinte proporção: 3 UVB para 1 UVA. Possui o potente antioxidante Feverfew™ que neutraliza radicais livres, previne contra o envelhecimento prematuro e atua no colágeno da pele. SAC: 0800.7036363 32

Natura • Fluido Protetor Spray FPS 60 • Textura leve, não oleosa, fácil de aplicar e de rápida absorção. Nova tecnologia de filtros que oferece alta proteção logo após a aplicação. Auxilia no combate aos radicais livres, minimizando o fotoenvelhecimento. SAC: 0800.115566

Avène • 50+ Stick Zonas Sensíveis • Com FPS 50, foi desenvolvido para proteger zonas pontuais e sensíveis do rosto e do corpo, como nariz, orelhas, cicatrizes, tatuagens e lesões pós-cirúrgicas. SAC: 0800.7021037

Sundown® • Sport • Promete cinco horas de ultrarresistência à água e ao suor, disponível na versão FPS 30. Novo formato de embalagem que facilita a aplicação. Perfeito para quem pratica esporte ao ar livre. SAC: 0800.7036363

Anthelios • XL Fluide Mexoplex® com cor FPS 60 • Composto pelo novo sistema de defesa solar Mexoplex®, que aumenta ainda mais os cuidados com a pele contra os raios UVA. Seu efeito bronzeado tem uma cor suave e natural. Também possui ação anti-inflamatória através do Eldew, que evita ardência e vermelhidão. SAC: 0800.7011552

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Adcos • Filtro Solar FPS 40 Fluid Peles Oleosas • Ideal para peles oleosas ou acneicas. Tem formulação oil free e sílicas antibrilho. Possui a tecnologia Pró-Defense, que confere ação antiglicante (a glicação é a modificação da estrutura das proteínas causada pela reação com a glicose, o que faz a pele perder gradualmente a elasticidade e a tonicidade, resultando nas rugas). SAC: 0800.7221123


beleza Não adianta reclamar, os anos vão passando e elas teimam em aparecer. Mas, com dedicação diária e a ajuda de tecnologias avançadas, podemos dar sumiço nelas. Veja algumas descobertas do mundo da beleza e dê adeus aos sinais e às marcas de expressão Por Cilene Soares

Dior • Capture Totale One Essential • Tratamento anti-idade que elimina toxinas e repara a pele intensamente. Combinação de 21 ingredientes ativos que ajuda a desintoxicar as células, minimiza rugas e a perda de firmeza, previne o aparecimento de cravos e mantém a luminosidade natural da pele. SAC: 0800.170506 Stiefel • Serum Revaléskin Intense Recovery com CoffeBerry® • Conta com a ação dos polifenóis extraídos do fruto do café semimaduro, poderoso antioxidante natural para o combate ao envelhecimento. Protege contra o estresse oxidativo provocado pelo sol e por agressores externos, como poluição e fumaça de cigarro, e melhora a hidratação cutânea. SAC: 0800.7043189

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Sai, ruguinha! La Roche-Posay • Redermic+ • Creme diário para tratamento antirrugas e antiflacidez, trata o Adcos • Derma Complex envelhecimento da pele e Retinol Facial • Preenche as ações que o aceleram, rugas, suaviza linhas finas e como a radiação ultravioleta. estimula a renovação celular, Apresenta o novo ativo melhorando a textura da pele Neurosensine, que combate as ao deixá-la mais uniforme. reações anti-inflamatórias e Promove hidratação, neutraliza o estresse cutâneo. incrementa a firmeza e a SAC: 0800.7011552 elasticidade, devolvendo jovialidade. SAC: 0800.7221123 L´Occitane • Divine • Creme antissinais com grande poder de rejuvenescimento e hidratação, graças ao óleo essencial da flor Immortelle, originária da Córsega, que estimula a produção de colágeno e ajuda a proporcionar o rejuvenescimento da pele, protegendo contra os radicais livres. SAC: 0800.171272

SkinCeuticals • Novidade no Brasil, a linha previne os sinais de envelhecimento prematuro e protege dos raios nocivos do sol, dando à pele uma aparência jovem e radiante. Um dos itens da linha é o Retinol 0.3, um creme noturno renovador de alta potência com retinol puro a 0,3%, permitido pela Anvisa para uso cosmético. É indicado para pessoas que têm sinais de linhas finas e rugas, relevo cutâneo irregular e falta de uniformidade no tom da pele. SAC: 0800.7011552 P&G • Olay Regenerist Creme Micro-Sculpting • Trata as três áreas que mais revelam a idade: pescoço, queixo e olhos. Suaviza a superfície da pele e restaura a elasticidade. Possui ácido hialurônico, que proporciona um aumento do volume da célula. SAC: 0800.72402021 33


beleza

Estica e puxa Por Carolina Thomeu Fotos: Carlos Prates/2X1

Não é à toa que essa atividade física está sendo considerada a mais completa do mundo. Na mesma aula, trabalha equilíbrio, força e concentração. Quem pratica aprende a contrair de forma correta o abdome e os glúteos, a sincronizar a respiração com os movimentos e, principalmente, passa a conhecer e a desafiar os limites do próprio corpo. Se você é da turma que paga o plano na academia e abandona na primeira semana ou vive cancelando a caminhada com a amiga no parque com a desculpa de que pode chover, o Pilates pode ser a alternativa que procurava. Estamos falando de uma modalidade para todas. Idosas e grávidas, inclusive. As futuras mamães, que não têm contraindicações na gestação, podem praticar a partir do terceiro mês de gravidez. A atividade é excelente para a oxigenação do bebê e ajuda na recuperação pós-parto. Até para quem tem dores crônicas ou fibromialgias, o Pilates é recomendado, desde que com orientação médica. Sem sofrimento No Brasil, os tipos mais conhecidos são o Matt Pilates, que trabalha o corpo no solo com o uso de bolas, elásticos e caneleiras, e o Pilates nos aparelhos, com camas e molas que ajudam a desenvolver os exercícios. Esse último exige atenção exclusiva do professor com cada aluno. Todos os movimentos são acompanhados pelo instrutor e nunca uma aula é igual a outra. “No Pilates, 34

as repetições não são maçantes, o exercício tem uma contagem curta. É diferente da rotina da musculação, em que você precisa repetir várias vezes o movimento, fazer um enorme esforço físico para ver o resultado”, explica a fisioterapeuta Yara Moraes, sócia de 7 estúdios de Pilates em São Paulo. “O grau de dificuldade é gradativo e vai aumentando conforme o desenvolvimento do aluno. Os resultados dependem muito da concentração e da precisão de quem pratica.” Foi com essa disciplina que a acupunturista Maristela Zicati conquistou os benefícios da atividade. Aluna há quatro anos, ela tonificou o corpo, e as dores nas costas que sentia antes foram embora. “Emagreci 3 quilos e sinto que estou flexível, com abdome mais definido e músculos fortalecidos. Sem contar que a minha postura melhorou e muito.” No verão, Maristela aumenta a frequência das aulas de duas para quatro por semana. “Vale a pena, notei que meu corpo mudou em pouco tempo.” Para perder peso o ideal é combinar o Pilates com uma atividade aeróbia, e não pense que o resultado é a longo prazo. De dois a três meses, praticando duas vezes por semana, se percebe a diferença. Para quem sempre sonhou com uma atividade que definisse o corpo, longe da rotina das academias e sem precisar suar a camisa, a hora é essa. Segundo Yara, “o Pilates não só substitui a musculação no sentido de enri-

AGRADECIMENTOS: STUDIO PILATES MANIA

Faça como as celebridades que descobriram a força do Pilates, uma mistura de exercício físico com terapia que ajuda a embelezar o corpo e harmoniza a mente


que faz bem jecer, como trabalha todas as partes do corpo em uma só aula: braço, perna, abdome, coluna, além da respiração e da mente.” É só

olhar o corpão da Carolina Dieckman, Luiza Brunet, Julia Roberts e Sharon Stone. Que elas sirvam de inspiração.

Maristela Zicati trabalha todo o corpo no aparelho Cadillac. Para o exercício ficar completo, a fisioterapeuta Yara Moraes acrescenta a bola.

O Reformer é o primeiro aparelho construído por Joseph Pilates. O carrinho deslizante ajuda nos movimentos, e a força é controlada pelas molas.

O inventor

Durante a Primeira Guerra Mundial, o médico alemão Joseph Hubertus Pilates exilou-se em uma ilha inglesa. Lá, ajudando na recuperação de mutilados, criou exercícios com o uso de molas das camas do hospital. Deu tão certo que em 1923, já morando em Nova York, abriu o primeiro estúdio e não parou mais. Quem trouxe a técnica para o Brasil foi Alice Becker Denovaro, graduada em dança. Ela introduziu o Pilates em 1991 no Ambulatório do Hospital das Clínicas, em Salvador.

35


Cuide dos cabelos do seu filho(a) com os produtos da linha Bio Extratus Kids. Desenvolvidos com fórmulas suaves e ativos orgânicos de frutas, promovem um tratamento especial para cabelos lisos ou cacheados das meninas. A linha contém também produtos exclusivos para os maluquinhos! As crianças vão ficar com os cabelos mais bonitos, hidratados e um delicioso cheirinho de frutas! Para saber mais acesse o site bioextratus.com.br



beleza

Efeito bocão

1

2

Comece apagando os lábios com a mesma base líquida ou em pó que você vai aplicar no rosto. Passe uma camada na boca, sem exagerar. Os corretivos também causam o mesmo efeito.

4

38

nacionais que vai buscar duas vezes por ano na Europa. Edy ensina o truque para deixar seus lábios mais provocantes. Faça igual e sinta-se poderosa!

3

Agora com um lápis de boca, contorne os lábios. A linha deve ser bem suave, e pode ultrapassar um pouquinho, de forma sutil, o contorno natural. A cor ideal é aquela que mais se aproxima do tom da sua boca.

Aplique o batom no contorno feito com o lápis e depois preencha o resto dos lábios. Use cores claras ou cintilantes. Quanto mais escuro o batom, maior será o efeito contrário, seus lábios ficarão menores.

Finalize passando gloss apenas no meio da boca, tanto no lábio superior, quanto no inferior. Esse ponto de luz faz toda a diferença no efeito bocão. Dica: O gloss pode ser substituído por uma sombra cintilante aplicada com a ponta dos dedos.

FOTOS: RENATO CRuz/ 2x1

Eles ajudam a compor nossa principal ferramenta de comunicação. Expressam raiva, alegria, servem para elogiar e, claro, desagradar. Os lábios estão em evidência o tempo todo e merecem destaque. Neles, está uma de nossas maiores armas de sedução. Por isso, Fúcsia foi atrás de dicas para ter aquele bocão sem precisar de cirurgias ou preenchimentos que pesam no bolso. A esteticista e maquiadora Edy Karan do salão Tez Esthétique et Coiffeur, em São Paulo, entende bem do assunto. Além de transformar as mulheres todos os dias, ela ministra cursos de automaquiagem e está sempre antenada com as tendências inter-

Por Simone Argiles


40 10 dicas imperdíveis

Tendência, beleza e cuidados

46 Profissão cabeleireiro

Conheça Mari Nicácio, do Brasil para o mundo

52 FoToS: CarloS PraTeS/2X1 (Pág. 42 e 50) / HeNrique geNdre (Pág. 48) / divulgação (Pág. 54)

42

Dê um up nos fios

Visagismo Como essa técnica pode melhorar o visual

T ratamentos que dão mais vida a seus cabelos

48 Wanessa

Sem medo de mudar

50

54

Tranças asso a passo para P fazer em casa e arrasar

Ticiane S egredos para um cabelo iluminado


40

Não foi só o sangue espanhol que Francisco De La Lastra herdou da família. Nas veias desse paulistano corre também o talento para lidar com os cabelos, valorizando a beleza de cada pessoa. Ele e outros 3 irmãos cresceram acompanhando o trabalho do pai, Rafael De La Lastra, nome respeitado da coiffure brasileira. Mas foi longe de casa que Francisco teve certeza de que havia feito a escolha certa. Aos 18 anos, foi morar em Barcelona para estudar fotografia. O destino, no entanto, o colocou de volta no caminho das tesouras. Francisco foi estudar no Instituto Llongueras, um dos mais importantes centros de beleza do mundo. Lá, aprendeu que os cabelos são parte de um todo, que devem ser analisados com o rosto e o estilo da cliente (técnica do hair stylist, mas naquela época ainda pouco conhecida). E é assim que trabalha até hoje. “Não adianta criar um look maravilhoso que depois a própria pessoa não saiba lidar ou adaptar ao seu estilo de vida. Isso vale tanto para uma executiva quanto para uma esportista”, diz o cabeleireiro. Francisco ainda passou pela Suíça, Itália e França antes de voltar para o Brasil. Atualmente, se divide entre a clientela fiel a seus cuidados e os interessados em aprender suas técnicas. O especialista transmite o que sabe a outros profissionais em cursos e workshops por todo o país e no exterior. Responsável por inúmeras capas de revistas femininas, o cabeleireiro é reconhecido pelas inovações e por ter trazido ao Brasil a técnica do corte programado, que dá forma aos cabelos com poucas manobras e movimentos exatos da tesoura. Apaixonado por praia (viaja todo fim de semana para sua casa no litoral de São Paulo), Francisco De La Lastra é o convidado desta edição de Fúcsia para falar sobre os cabelos no verão. Ele dá 10 dicas para você atravessar a temporada com os fios saudáveis, belos e no clima da estação.

FOTO: DIVULGAÇÃO | ILUSTRAÇÕES: [SIC] / YOUTOART

cabelos

Por Carolina Thomeu


pa r

ca a se be us lo s

Ve no rã ta o 1

Hidratação

O ideal é preparar os cabelos para a estação. Antes de encarar a praia ou a piscina, faça um tratamento profundo no salão e depois mantenha o resultado em casa com a aplicação de máscaras a cada 15 dias, se os cabelos forem secos, ou a cada 20, se forem oleosos. Quando o verão terminar, volte ao salão e faça uma nova hidratação profunda.

2

O shampoo certo

A transpiração pode causar mudanças do pH do couro cabeludo dando origem a lesões e caspas. Para evitá-las, lave bem os cabelos todos os dias de tempo quente. Use shampoos com pH balanceado e uma vez por semana aplique os de antirresíduos para eliminar os excessos de cremes e leave-ins.

3

Raios solares

Aplique um protetor solar específico para cabelos. Jamais o mesmo produto usado para o corpo, que

pode queimar os fios. Para preservar a tintura, passe um protetor de cor. O cloro da piscina pode esverdear loiros e luzes.

4

Acessórios

O verão pede praticidade. Aproveite que os rabos de cavalo, tranças, fivelas e tiaras estão na moda. Mas cuidado com os elásticos nos cabelos molhados. Eles destroem os fios.

5

Manutenção

As pontas devem ser aparadas para enfrentar a estação. Depois da temporada, faça um bom corte pra dar leveza. Os desregulares continuam em alta. O cabelão subiu um pouco o comprimento, 4 a 5 cm abaixo do ombro.

6

Cores

A estação pede cabelos coloridos. Vários tons de loiros, castanhos, mel. Vale misturar e não deixar os fios marcados por uma tonalidade só. As mechas californianas (pontas mais claras) continuam no topo. E agora – se leu bem as dicas anteriores – já sabe bem como cuidar delas no sol.

7

Tendência

Pelo jeito, o liso chapado foi enterrado de vez. Se os cabelos forem encaracolados,

aproveite para deixar os cachos ao natural. Para aqueles sem definição, nem liso nem enrolado, um modelador de cachos pode ajudar.

8

Volume

Para os lisos ficarem mais com a cara do verão, o secador pode ajudar a dar mais volume. Passe um spray fixador forte e seque com uma escova redonda de média para pequena. Deixe o jato quente agir por alguns segundos e depois espere esfriar totalmente para desenrolar a escova.

9

Franja domada

Não aguenta o calor do secador, mas sofre com a franja que insiste em ficar armada? Use o aparelho somente nela e esqueça o resto. Seque com um jato sempre de cima para baixo e com a escova movimente a franja de um lado para o outro.

10

Curtinho

Cabelos curtos no verão certamente aliviam o calor. Mas nem por isso é preciso estar com eles iguais sempre. Brinque com o visual passando um pouco de gel, sem álcool, na palma das mãos, espalhe nos fios e abuse da criatividade para bolar um penteado diferente a cada dia. 41


cabelos

Cabelos

Revigorados

1

Aplique o Elixir Nutritivo Shitake Plus em todo o cabelo, desembarace e separe em mechas. Aplique novamente o Elixir, mecha a mecha, passando a chapinha 2 vezes. Enxágue. Obs.: este passo pode ser realizado também sem o uso da chapinha. 42

2

Lave os cabelos com Shampoo Shitake Plus, enxágue. Se necessário, repita a aplicação. Retire o excesso de água com secador.

FOTOS: CARLOS PRATES/2X1 / MODELO: ALINE WHESTPHOL / AGRADECIMENTOS: BESSA´S CABELEIREIROS / NATIELI COGHI (CABELO E MAQUIAGEM)

A linha Shitake foi desenvolvida para recuperar os cabelos desvitalizados. Combina o poder nutritivo do elixir de shitake com a ação reconstrutora das proteínas dos cereais. Acompanhe:


3

Após lavar os cabelos, aplique a Máscara Hidratante Shitake Plus, massageando mecha a mecha. Para intensificar o tratamento, use uma touca térmica e deixe agir por 10 minutos. Enxágue. Obs.: se preferir, envolva os cabelos em plástico filme e aplique ar quente com o secador por 3 minutos. Coloque a touca de autoaquecimento por mais 3 minutos. Retire a touca, o plástico e massageie suavemente. Enxágue.

4 Aplique o Condicionador Shitake Plus por toda a extensão dos fios massageando suavemente. Enxágue.

5

A n te

s

Aplique o Finalizador Termoprotetor Shitake Plus sobre os cabelos úmidos e distribua ao longo dos fios, principalmente nas pontas e regiões mais danificadas. Escove os cabelos como desejado.

43


Cabelos

Hidratados

Aplique o tratamento de choque Tritano, massageando os cabelos da raiz até as pontas. Coloque a touca de hidratação para potencializar a ação do produto e deixe agir por 10 minutos. Enxágue bem.

44

Efeito cacheado

1

Lave os cabelos com o Shampoo Tutano e Ceramidas. Enxágue bem e repita a aplicação.

3

Finalização cachos perfeitos – Aplique Biottano Umidificador Ativador de Cachos nos cabelos ainda úmidos e distribua ao longo dos fios, principalmente nas pontas e regiões mais ressecadas. Não enxágue, molde os cachos como de costume.

2

FOTOS: CARLOS PRATES/2X1 / MODELO: BRUNA RIBEIRO / AGRADECIMENTOS: BESSA´S CABELEIREIROS / NATIELI COGHI (CABELO E MAQUIAGEM)

A linha de tratamento apresenta produtos que trazem proteínas do tutano para hidratar, nutrir e fortalecer. O óleo de tutano é um complexo de sais minerais, proteínas e carboidratos de origem bovina para uso tópico cosmético. As ceramidas unem as escamas, protegendo os fios da raiz até as pontas. A fórmula foi desenvolvida para limpar suavemente os cabelos secos e ressecados. Após o processo, o cabelo poderá ser finalizado de duas maneiras: uma para cabelos lisos e outra para cabelos cacheados. Efeito liso


4 Para terminar o tratamento, coloque algumas gotas do Reparador de Pontas na palma da mão e espalhe bem sobre os fios, principalmente nas pontas.

5 Finalização liso perfeito – Aplique o Creme de Silicone com Tutano nos cabelos ainda úmidos. Enxágue para retirar o excesso do produto e escove os cabelos. Passe a chapinha e uma pequena quantidade da Pomada Sillitan Antifrizz ao longo dos fios e nas pontas do cabelo.

A n t es

45


cabelos

profissão

Mari Nicácio Por Carolina Thomeu Foto: Renato Cruz/2X1

Ser cabeleireira não era bem o que essa paranaense imaginava para o futuro. Mas, curiosa, ela abraçou as oportunidades. Hoje, aos 32 anos, é uma profissional de sucesso e continua enxergando lá na frente

“Tímida e com zero de vaidade”. É assim que Mari Nicácio se descreve na adolescência. “Eu raramente saía do bairro onde morava, não lia revistas e não tinha televisão em casa”. Dá para acreditar que essa menina de vida simples iria longe na profissão? Neste caso, o empurrãozinho dos pais deu certo. A família saiu do Paraná quando ela ainda era pequena e veio morar em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. A casa em uma rua sem asfalto foi o cenário improvisado de um pequeno salão de cabeleireiro. Mari, na época com 17 anos, cuidava das irmãs menores e precisou ajudar os pais no salão. “A escolha não foi minha, mas gostei da novidade. Fiz um curso e aprendi a cortar, colorir, fazer penteados, alongamentos e até permanentes”, relembra. Tesoura afiada longe de casa Mas chegava a hora de Mari andar com as próprias pernas. Já estava há algum tempo ajudando os pais e, com o apoio deles, foi buscar trabalho na capital paulista. Percor46

reu muitos quilômetros entregando currículos até que surgiu a vaga de assistente em um salão. “Não foi fácil. Ganhava pouco e enfrentava 5 horas de trem, ônibus e metrô todos os dias. Mas, quer saber? A experiência foi enriquecedora. Comecei a fazer parte de um mundo completamente novo para mim”. Com o tempo esse mundo foi se tornando familiar e, à medida que ganhava experiência, surgiam novas oportunidades. O reconhecimento não demorou a vir. Trabalhou em vários salões, foi para o exterior, conquistou prêmios internacionais e passou a fazer parte de um seleto grupo que dita o que é tendência no mundo. Hoje, mostra a habilidade de suas mãos no Homa Elite, em São Paulo. Ela não só domina a função de cabeleireira, como é hairstylist e aconselha as clientes sobre moda, estilo e comportamento. “Acho que o universo sempre conspirou a meu favor”, afirma Mari. A timidez pode ter ido embora, mas o jeitinho humilde é o mesmo.


Do salão de bairro

para o mundo

De fio em fio Mari Nicácio é um exemplo de que a tesoura do talento e a tintura da satisfação no trabalho produzem o penteado perfeito. Eis algumas de suas conquistas. 2001 – integra a equipe de juniores da Intercoiffure, maior sociedade internacional de mestres cabeleireiros, em Paris. 2003 – ganha na categoria jovens talentos o Prêmio Feminissima Intercoiffure Interbeauté.

2006 – cria e coordena a equipe juniores do Intercoiffure Brasil. 2006 – é indicada para o Fashion Team Guillaume Fondation – FTGF, responsável por eventos de jovens cabeleireiros. 2007 até hoje – integra a equipe do Fashion Team Guillame Fondation (entre os 13 profissionais do mundo inteiro, Mari foi escolhida para representar a América Latina).

Onde trabalha: Homa Elite Salon (SP) Tenho vontade de cortar o cabelo de: Grazi Massafera

Mudaria o cabelo de: Fatima Bernardes (“e o guarda-roupa também”, risos)

Nota para os meus cabelos: sou suspeita para falar de mim

47


Wanessa

cabelos

48

e st o u

a

numa carreira repleta de sucessos, Wanessa já lançou sete álbuns. em suas apresentações pelo brasil, tem homenageado

fotos: JoRge figueiRedo (esQ) / foto: RobeRto RodRigues / AgênciA RiP – ReAl imPoRtAnt PeRson RobeRto RodRigues / AgênciA RiP (diR)

ssi m

desde pequena ela já dava sinais de que o palco seria o seu lugar. Wanessa cresceu e continua crescendo. seja do pop romântico, do hip hop, da dance music ao eletrônico, a música continua tendo um espaço importante em sua vida. decidida e determinada, é uma profissional completa e daquelas que o show business adora: canta e dança como ninguém. suas performances são de tirar o fôlego, e haja fôlego! com a agenda lotada, a cantora vem apresentando shows de alta tecnologia que contam com a tutela de empresas responsáveis por grandes produções, como os shows de beyoncé e Jennifer lopez.

,

Por Cilene Soares


fotos: HenRiQue gendRe (2009) / divulgAção (2008) / feliPe lessA (2004, 2005 e 2007)

grandes “divas” do pop (madonna e lady gaga), conta com a participação de bailarinos com coreografias de street dance, toca piano e dança com um “b-boy” infantil, agitando as plateias por onde passa. em 2011, quando completa 10 anos de carreira, as novidades não param e ela deve lançar o 8º disco. Aos 28 anos de idade, essa garota sabe o que quer e aonde quer chegar. Quando o assunto é o visual, Wanessa fala com tranquilidade das várias fases que teve e que ainda terá pela frente. os cabelos são um xodó, que mudam e acompanham cada momento da carreira. Com tantas mudanças no visual para o desenvolvimento de seu trabalho, quais os cuidados que você tem com o cabelo? Como gosto muito de mudar a cor do meu cabelo, tenho que ter mais cuidados com ele. Quem me ajuda com isso é meu hair stylist Marcos Proença. Ele me auxilia na escolha de produtos para tratar meu cabelos em casa e, sempre que posso, vou ao seu salão retocar a raiz e fazer uma hidratação. Além disso, faço pelo menos duas vezes por semana um banho de creme e uso sempre creme noturno, protetor térmico antes do secador e da chapinha e leave-in direto.

Teve alguma mudança que lhe deu muito trabalho? Quando optei pelo loiro claro, no ano passado, sabia que teria de aumentar a atenção com o meu cabelo. Como sempre cuidei dos fios, reforcei as hidratações e os cuidados que já mantinha. Você é daquelas artistas que parecem não se incomodar em mudar o visual quando a carreira pede. Mas alguma vez precisou “negociar” para realizar o trabalho? Na verdade, as mudanças de visual partem de mim. Gosto de mudar quando começo um novo trabalho, acho bacana vir com um look diferente, sempre de acordo com a fase musical que estou. Nunca fiz nada no meu cabelo que não concordasse. Como é o seu cabelo natural e qual o corte e cor que mais te deixam feliz? A cor natural do meu cabelo é castanho médio. Estou curtindo esta fase loira, mesmo tendo escurecido em relação à cor que estava antes. Estar com um tom loiro-mel, faz com que eu me sinta mais poderosa. Qual foi o momento de sua carreira em que o visual do cabelo mais te agradou? Acho que todos os cortes e cores de cabelo que tive foram de acordo com a fase que eu estava vivendo, por isso, acho que me identifiquei e gostei de todos.

já fui assim...

2008 2009

2005 2007

2004 49


cabelos

Jogue-se nas Por Carolina Thomeu

A trança talvez seja uma das formas mais antigas de prender os cabelos. Ela nunca saiu de moda e há várias maneiras de usar. As despojadas, com um ar mais desarrumado, estão fazendo a nossa cabeça. Mas nem por isso as clássicas foram esquecidas. Fúcsia convidou a cabeleireira Vera Costa, especialista em penteados do salão Soho Brigadeiro, em São Paulo, para mostrar algumas opções. “É sempre um ótimo penteado para quem não sabe o que usar, seja na praia ou numa festa”, diz Vera. Veja três bons exemplos, incluindo um passo a passo para você se inspirar e arrasar. Trança coque opção sofisticada para aquela festa, casamento ou até para as noivas. Separe o cabelo como se fosse fazer um meio rabo. deixe solta uma mecha atrás e depois divida em duas. Faça uma trança de cada lado, una as duas e enrole em um coque. Pegue a mecha solta e trance também. depois, faça um outro coque com ela, que ficará embaixo do primeiro. Agora, é só colocar bastante spray e dançar a noite inteira! Quer deixar este penteado mais glamouroso para a noite? Coloque uma fivela bonita de strass, uma flor ou então pontos de luz, como na foto.

50

Trança tradicional A trança embutida não tem mistério e dá um charme aos cabelos no calor, sem ficar com cara de dia a dia. As mechas devem ser divididas em três a partir do começo da cabeça. os movimentos do trançado são feitos em linha reta até as pontas dos cabelos. no final, é só prender com um elástico. Essa trança também cai bem em cabelos ondulados e Vera diz que não é preciso alisá-los antes.


Foto: CArloS PrAtES/2x1 / ModElo: roBErtA GElAin

Trança despojada Apesar do nome, com ela você vai surpreender de maneira elegante quando aceitar o convite feito de última hora. nada de desespero! Vera Costa ensina o caminho dessa trança rápida e fácil que faz toda a diferença. 1

2

3

Separe uma mecha em um dos lados da cabeça e divida em três. Comece a fazer a trança.

Puxe algumas mechas, cerca de 5 a 6, tanto de cima, como de baixo da cabeça (se tiver bastante cabelo selecione mais mechas) e alimente a trança que está sendo feita. Assim, outros fios de cabelo vão se misturar à trança.

4

5

O efeito diferente está nesse passo. Com a ponta dos dedos puxe alguns fios da trança, como se estivesse desmanchando. Faça isso a partir de cima da cabeça acompanhando a trança até chegar às pontas.

Desfie as pontas com um pente fino.

Contorne a cabeça com a trança e prenda as pontas com um elástico.

6

Finalize com spray para abaixar os arrepiados e para a trança durar por muito tempo, como no eterno conto de fadas da Rapunzel! 51


cabelos

Visagismo: Por Marcia Gonçalves

“Quero o cabelo igual ao daquela apresentadora de TV”. “Me deixe com o mesmo corte daquela atriz da novela”. Os cabeleireiros já estão acostumados com os pedidos de clientes que querem copiar o look das celebridades. O visual bonito e moderno das estrelas faz a cabeça das pobres mortais. Mas, por mais duro que seja encarar a realidade, a questão é: nem sempre esse visual vai cair bem para você. O cabelo diz muito mais de uma pessoa do que ela imagina. Cabelo é personalidade também, e o que sustenta esta teoria é um estudo surgido na França na década de 30 chamado Visagismo. A expressão vem da palavra visage, que significa “rosto”. Por definição, o visagismo ajuda a pessoa a mostrar no rosto o que ela realmente é. E nessa composição não há nada que chame mais atenção do que os cabelos. Por aqui No Brasil, o conceito chegou tarde, mas tem conquistado cada vez mais espaço entre os profissionais da tesoura. Geraldo Vasconcelos, cabeleireiro de São Paulo, é um deles. O hair stylist conta que conversa muito com a cliente antes de propor uma mudança no cabelo. Perguntas do tipo “casada ou solteira?”, “que cargo ocupa?”, “se dá bem com os colegas de trabalho?”, “é tímida?” são essenciais para traçar o perfil da mulher. Geraldo também leva em conta a altura, o peso e o estilo de vestir da pessoa. A entrevista é importante porA incrível transformação de Lucília Nogueira 52

que muitas clientes aparentam uma coisa bem diferente do que realmente são. “Feita a mudança, os resultados começam a aparecer no círculo de amizades, no ambiente de trabalho e esta mulher vai manter o novo visual porque encontrou harmonia no conjunto”, afirma ele. Geraldo é discípulo daquele que podemos chamar de “papa do visagismo” no Brasil, Philip Hallawell. Ele se especializou no exterior, tem livros publicados e ministra cursos para cabeleireiros de todo o país. Para Philip, a lição número 1 é: o visagismo vai muito além da beleza. É preciso harmonizar cabelo, sobrancelhas, maquiagem e até os dentes para criar uma expressão agradável e com autêntica. “Não adianta a mulher ter um bom corte de cabe-

FOTOS: EDSON INÁCIO E JULIANA SOARES / ILUSTRAÇÃO: [SIC]/YOUTOART

De estranho, o conceito que invadiu os salões de beleza só tem o nome. Descubra o que ele pode fazer por você


já ouviu falar? lo e maquiagem correta se os dentes estiverem desalinhados e mal tratados. Isto passa uma imagem de desleixo”, diz Philip. Lucília “antes e depois” A especialista em controle de qualidade Lucília Nogueira estava desempregada e com dificuldade para voltar ao mercado de trabalho. Descobriu Philip e uma vida nova. Primeiro passou por um tratamento dentário. Depois, mudou o cabelo e a maquiagem. O arremate final veio com a renovação do guardaroupa, acompanhada por uma consultora de estilo. Lucília percebeu que havia uma grande distância entre o que queria ser e o que realmente passava para as pessoas. “Ela tinha uma imagem adolescente com os cabelos longos e retos, parecia triste e introvertida. Mas, na verdade, era uma pessoa alegre, dinâmica e séria profissionalmente. O cabelo juvenil não lhe dava credibilidade”, afirma o visagista. Com a transformação, Lucília melhorou a autoestima, recebeu várias propostas de trabalho e sentiu uma grande mudança nas relações pessoais. É como se a nova aparência passasse a expressar o que estava escondido há muito tempo.

Longos e retos remetem à adolescência e passam a impressão de que a pessoa está em busca de proteção. As linhas retas também indicam controle e atitude conservadora. Chanel as linhas do cabelo em direção ao rosto sugerem uma imagem fechada e introvertida. Mas se a lateral for inclinada ou mais repicada, já indicam dinamismo e modernidade. Cacheados visual romântico, muito feminino e poético. Se forem muito enrolados, podem dar ideia de conturbação emocional. Franja na testa, ela esconde o intelecto, a razão, e não transmite maturidade. Se for inclinada, passa suavidade. Os topetes indicam poder. Repicados e assimétricos visual moderno, dinâmico, de uma pessoa arrojada e independente, que não se preocupa demais com a opinião alheia. Fonte: Philip Hallawell

53


cabelos

Ticiane Pinheiro Fios com balanço, loiros, brilhantes e um corte que toda mulher gostaria de ter. Por onde a apresentadora passa, impossível não admirar

54


Por Nilsa Tomé

FOTO: DIVuLGAçãO

Dona de belas, longas e vistosas madeixas, herdadas da eterna Garota de Ipanema, Ticiane Pinheiro é de uma beleza invejável. Aos 35 anos, casada com o publicitário Roberto Justus e mãe da pequena Rafaela, a apresentadora da TV Record conta que sempre teve um cuidado especial com o cabelo. “Corto de dois em dois meses com o Marco Antônio de Biaggi e faço hidratação toda semana.” Apegada aos fios, como ela mesma define, não é adepta a transformações que envolvem cortes radicais, mas adora mudar o visual, repicar as pontas e fazer luzes. “O Marco é muito a favor de cabelo comprido e, às vezes, até falo em cortar um pouco, mas desisto. Curto mesmo, nunca usei. Só cortaria se fosse para um trabalho que exigisse.” Ávida por novidades, Ticiane está sempre atenta aos lançamentos do mercado cosmético. “No salão, sempre fico por dentro das novidades e experimento quase tudo. Também fiz uma viagem para Miami, recentemente, e trouxe vários produtos indicados por uma amiga.” Cosméticos não faltam em sua nécessaire, mas a apresentadora também não abre mão de bons e velhos conselhos: evitar lavar o cabelo todos os dias, não dormir com ele molhado, passar folha de jojoba e, o mais recente, lavar com água de coco. “Fui para a Bahia no final do ano passado e me falaram que água de coco fazia bem. Lavei o cabelo todos os dias e ficou realmente ótimo, deu mais brilho.” Cuidado sempre Como utiliza muito secador, Ticiane ficou especialista em hidratação. Para manter os fios macios e saudáveis, ela aplica máscaras uma vez por semana e hidrata, no salão, a cada 15 dias. “Em casa, coloco a máscara e uma toalha quente sobre a cabeça. Deixo alguns minutos e retiro”, conta a apresentado-

ra, que diz mudar sempre os produtos para os fios não acostumarem. Outra artimanha bastante comum é lavar o cabelo com água gelada. “É ótimo, ficam mais vistosos!” Quanto ao shampoo e ao condicionador, a dica é variar: comprar dois e usar um a cada dia. “Tenho um cuidado redobrado com o cabelo porque utilizo muito o secador por conta das gravações do Hoje em Dia (matinal da TV Record). Por isso, nos dias em que não tenho gravação, evito lavá-los.” Mas, quando lava, deixa que sequem naturalmente ou tenta algo novo. “Às vezes, até torço um pouco e faço um coque, depois solto para dar aquele efeito meio bagunçado e doido. Mas não é sempre que dá certo (risos).” Ela diz que sempre cuidou muito do cabelo, principalmente quando morou no Rio de Janeiro. “Por conta do sol e do mar, eu sentia meu cabelo muito ressecado, ficava liso na frente e ondulado atrás.” No tom A cor natural do cabelo da apresentadora é castanho claro. Apesar de mantê-lo com algumas luzes, sempre puxando para o loiro, ela já teve seus momentos morena. Em 2006, o lado atriz falou mais alto e Ticiane adotou o castanho escuro para interpretar a personagem Cláudia, na novela Cidadão Brasileiro (Record/2006). “Não gostava muito, prefiro loiro. Mas se for necessário, por conta de uma personagem, eu faço.” Atualmente, ela aposta em um look mais natural e faz luzes com menor frequência, de quatro em quatro meses. Também costuma seguir tendências em termos de coloração. “Agora a moda é clarear mais as pontas, então, daqui a pouco, o Juha Antero (colorista da equipe de Biaggi) vai clarear um pouco mais”, antecipa a apresentadora que, para variar, estava com a agenda lotada e buscando um tempinho para levar a filha para passear. 55


56

capa


estilo

Fiorella Por Cilene Soares Fotos: Nana Moraes

Produção de moda: Samantha Szczerb Cabelo e maquiagem: Jesus Lopes

57


Depois de deixar a apresentação do Video Show, ela agora se prepara para novos desafios. Quem sabe uma novela, colocando em prática o lado atriz, profissão que adora. Se depender da beleza e da determinação da garota que encanta a todos por onde passa, só coisas boas cruzarão o seu destino A beleza e os gestos delicados de Fiorella Mattheis já seriam bons motivos para entender por que ela é daquelas pessoas que roubam a cena por onde passam. A garota de 22 anos, 1,75 m de altura, olhos azuis e longas madeixas loiras, atrai os mais variados olhares. Quando chegou ao estúdio para a sessão de fotos desta edição de Fúcsia esbanjando simplicidade, confirmou os comentários que circulam pelos corredores da TV Globo, de que se trata de alguém especial. Porém, engana-se quem pensa que Fiorella é só simpatia, corpo e rosto bonitos. Foram a determinação e a atitude que fizeram a beldade conquistar um lugar ao sol. As mesmas características que agora trazem a moça de volta à carreira de atriz. Nascida em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Fiorella começou cedo como modelo, participando de concursos de beleza, campanhas publicitárias e desfiles. A estreia na televisão foi em 2006, na apresentação do programa Rolé, no canal pago SporTV. Dali para a TV Globo foi um pulo. A entrada na emissora aconteceu no ano seguinte e logo para um papel de protagonista. Fiorella foi convidada para interpretar a vilã Vivian, de Malhação, e não parou mais. Em 2008, esteve nos seriados Casos e Acasos e Faça a Sua História, no especial de fim de ano da Turma do Didi e na novela A Favorita. Mas a maior surpresa ainda estava por vir. Em 2009, recebeu da direção da emissora o 5

convite para integrar o time de apresentadores do Vídeo Show. Abraçou com unhas e dentes a oportunidade e ficou no programa durante um ano e meio. “Foi onde eu realmente conquistei o reconhecimento e o respeito pelo meu trabalho. Adoro a minha profissão, tanto a de atriz como a de apresentadora. Acredito que quanto mais experiência eu adquiro fazendo TV, mais eu ganho em qualidade artística de uma forma geral.” Fiorella destaca as entrevistas com a atriz Marisa Orth, o ator Hugh Jackman e o cantor Dave Matthews, da banda que leva o mesmo nome, como as que mais gostou de fazer. Inspiração Perguntada sobre com quem sonha contracenar, a atriz revela excelentes escolhas: Laura Cardoso, Selton Mello e Wagner Moura. No cinema, os preferidos são Javier Bardem, Johnny Depp e Juliette Binoche. Aliás, em 2011, Fiorella estará nas telonas de todo o Brasil no filme “Cine Holiúdy”, do diretor cearense Halder Gomes. “Cinema é uma grande vontade. O meu momento agora é de transição e de autoconhecimento. Depois que saí do Vídeo Show, tenho aproveitado para fazer coisas pessoais que não davam tempo e curtido um pouco essa liberdade. Estou aberta para novos desafios, tanto na apresentação quanto na interpretação.” Estudante de jornalismo, Fiorella tem contrato com a TV Globo até 2014. Em breve, deverá ser vista novamente na telinha.


“Estou aberta para novos desafios, tanto na apresentação quanto na interpretação”

Blusa NK Store Short de couro NK Store Joias Lisht Sandálias Schutz 5


“Me esforço para lembrar de beber água. Meu pecado são as massas” 6

Regata A.Teen Saia de renda A.Teen Cinto A.Teen Sandálias Schutz


TRATAMENTO DE IMAGEM: ANA MARIA RODRIGUES

E, no assunto trabalho, algo incomoda essa aquariana? “A única coisa ruim é a falta de privacidade e o desrespeito de alguns fotógrafos e veículos de comunicação”, opinião unânime entre as celebridades. E, sobre o lado bom da profissão, comenta: “O melhor é o carinho e o reconhecimento do público e a liberdade de poder criar em cima de uma personagem. Estar em frente às câmeras me faz sentir uma emoção inexplicável.” Trabalho em família No Rio de Janeiro, onde vive, Fiorella conta que adora casa limpa, clara e arejada. “Compro flores e objetos que acho que têm a minha cara, e a roupa de cama é um item especial, precisa ser de boa qualidade.” De pai alemão e mãe italiana, ela tem dois irmãos e planeja um dia constituir uma família enorme, com filhos, netos, cachorros e outros bichos. A atriz mora sozinha, mas está sempre na casa dos pais. ”Amo minha família, é muito unida e tenho muito orgulho disso.” Mas é com a mãe que mais compartilha os grandes momentos. Sandra Mattheis é mulher forte na vida de Fiorella. Mãe, amiga e empresária. “Eu nunca a deixei sozinha e sempre mantive contato com as agências, fosse para aprovar e acompanhar os trabalhos publicitários ou para conferir o financeiro.” Aos 18 anos, quando Fiorella foi para a TV, as duas decidiram que Sandra assumiria de vez a administração da carreira da filha. “No pessoal, somos bem amigas e muito parecidas. No profissional, somos parceiras de trabalho. Sou muito intuitiva e ela mais racional. Graças a Deus, essa química tem gerado bons resultados”, comenta a mãe. Pelo que a filha diz, não há dúvida de que a relação é mesmo de muito respeito e confiança. “Ela é tudo na minha vida! Amiga, mãe, empresária, parceira. Ela é essencial pra minha felicidade e adoro a opinião dela.”

Beleza, etc. Sem mágica, sem mistérios. Na hora de falar sobre os cuidados com o corpo, a bela destaca que o resultado da boa forma está no equilíbrio entre o interior e o exterior. “Se não estivermos bem e não cuidarmos da saúde e da alimentação, não adianta.” Refeições equilibradas, exercícios físicos, dormir bem, sorrir e ser feliz, essa é a receita. Regrada como já sabemos que é, a atriz faz a lição de casa direitinho. Procura comer de tudo, mas em quantidade reduzida. Abre mão das frituras e evita doces. “Me esforço para lembrar de beber água. Meu pecado são as massas.” O cardápio do corpo perfeito ainda inclui corrida três vezes por semana e drenagem linfática e modeladora em outros dois dias. Para exibir os cabelos loiros e brilhantes, ela também não economiza nos cuidados e dá algumas dicas. “Tenho vários shampoos diferentes porque não gosto de repetir. Vou ao cabeleireiro a cada quatro meses, retoco a cor, faço hidratação e corto. Gosto de passar leave-in todos os dias.” Com o rosto, atenção redobrada por conta da pele branquinha. Fiorella diz que quase não toma sol. “Não uso hidratante porque minha pele é normal e faço limpeza uma vez por semana.” Algo que incomoda no visual? Se tem (o que é pouquíssimo provável), ela não conta. E por falar em visual, estilo é o que não falta quando a loira desfila por aí. Qualquer peça lhe cai bem. Roupas de couro e jeans são as suas preferidas, e ela diz que as escolhas variam de acordo com o dia. “Depende do momento, e a música também me influencia. Tem dias que estou romântica, em outros, com uma pegada rock n’roll, um dos meus looks favoritos, e, às vezes, gosto de ser basiquinha. Adoro brincar com os estilos.” E nós adoramos vê-los. Pode ter certeza de que são ótimas fontes de inspiração. Assista ao making of do ensaio em editora2x1.com.br 6


Chega uma hora em que não dá mais pra evitar. A vida está arrumada, o emprego está indo de vento em popa, a relação está estável, tudo dentro dos eixos. Só uma coisinha fica martelando a cabeça de muitas mulheres, o tal do reloginho biológico Por Tetê Cartaxo forçando a tomada de uma decisão pra lá de importante: ter ou não filhos? os 35 já chegaram e, segundo todos os conselhos casamento, a qualquer momento vem para médicos, é melhor não esperar mais. este mundo. “Decidi tudo numa noite. PenPatrícia Teixeira faz parte de uma estatíssei que estava na hora, que não dava mais tica que só faz crescer: a de mulheres que para adiar essa decisão, a idade estava cheescolhem ser mães mais tarde. Uma década gando... mas para isso precisava mudar de de sua vida foi dedicada a trilhar apartamento, queria uma babá e tium caminho para se tornar nha que ser rápido. Joguei tudo A idade não é promotora de justiça em no café da manhã. E o Sanmais limite para o sonho Guarulhos, São Paulo. dro comprou a ideia.” E foi o primeiro casamento de ter filhos. Com os cuidados tudo muito rápido mescoincidiu justamente certos e a ajuda de tratamentos, mo. Começaram a tentar com esse período em pra valer em um mês e no mulheres estão conseguindo que investir na carreira outro ela estava grávida. ser mães cada vez era prioridade. A rotina “A busca pela estabilidamais tarde superatribulada obrigava de profissional, a divulgação Patrícia a passar 15 dias em dos métodos contraceptivos e uma cidade, 15 dias em outra. os fins o aumento na expectativa de vida têm de semana eram reservados para ficar com contribuído para as mulheres adiarem a o marido, que morava na capital paulismaternidade”, atesta o obstetra Antônio Peta. Dez anos depois, o casamento acabou dro Auge, da Santa Casa de São Paulo, ressem filhos. E sem traumas. ponsável por mais de 4.500 partos. Mas ele Hoje, aos 38 anos, casada com o jornaalerta que ser mãe com mais idade requer lista Sandro Barboza, a promotora está em um certo cuidado. “A gestação tardia tem-se compasso de espera. Bernardo, fruto desse associado a maior ganho de peso, diabetes, 6

FoTo: FLÁVIA BECHARA / ILUSTRAÇÃo: [SIC]/YoUToART

saúde

Realizada, madura e...


hipertensão arterial e préeclâmpsia. A atenção especializada à nutrição passa a ser um dos pontos fundamentais para o bom acompanhamento pré-natal”, explica o médico. Com Patrícia correu tudo bem. Graças a uma alimentação saudável, ela engordou somente o previsto. Seguiu fazendo exercícios físicos, não enjoou nem se sentiu indisposta. Sempre fez questão de mostrar a barriga e, mesmo agora, depois de completados 8 meses de gestação, não abre mão da sensualidade. “Continuei sendo uma mulher atraente, só que com uma coisa a mais.” Desistir jamais Estudos mostram que há uma queda acentuada da fertilidade a partir dos 35 anos. Há uma diminuição da reserva folicular (óvulos) com o envelhecimento do ovário. Mas a boa notícia é que a tecnologia diagnóstica avançou significativamente nos últimos anos. E as formas de buscar ajuda também. Isabel da Costa Manfredini é outro exemplo de que é possível ter uma gravidez sadia depois dos 35. Ela sempre soube que não seria fácil, porque seus ciclos eram irregulares, o que indicava uma ovulação também irregular.

A promotora Patrícia Teixeira com o marido Sandro Barboza 6


Depois de sete anos de casamento e uma inclinação para a maternidade, foi encorajada pelo médico que a acompanha há mais de 20 anos a tentar ter um filho. A tranquilidade de Romeu, seu marido, fez com que ela atravessasse os dois anos de tratamento – indução de ovulação – com o mínimo de ansiedade possível. Um dia, ao fazer mais um exame, notou que a taxa de hormônios que indica gravidez estava muito alta. Ligou para o ginecologista e recebeu a notícia: “Você está grávida!”. A gravidez considerada de risco por causa da idade foi acompanhada bem de pertinho pelo médico, com consultas de 15 em 15 dias. Isabel também dedicou atenção inte-

gral à gestação. Tanto que decidiu: assim que o filho nascesse, ela iria abandonar a confecção que tocava há 12 anos para cuidar do bebê. Gabriel chegou de cesariana quando Isabel tinha 42 anos. “Nasceu bem, com quatro quilos e meio, 51,5 centímetros, enorme, um bitelão! No berçário só dava ele...”, lembra a mãe orgulhosíssima. Para mulheres como Isabel e Patrícia, que desejam ter filhos mais tarde, a palavra do especialista: “A maturidade encontra-se entre os pontos positivos para a gravidez tardia. Podemos ainda destacar as maiores taxas de amamentação, a estabilidade emocional e financeira e a experiência de vida.“, estimula Dr. Auge. E então, se é o seu caso, o que você está esperando?

Indução de ovulação: são administrados hormônios para ajudar a mulher a ovular, e o médico indica o melhor momento para a fecundação. Aí, é só treinar. Inseminação artificial: o sêmen do companheiro é coletado em laboratório e introduzido na mulher quando ela estiver ovulando. Fertilização in vitro (FIV) ou proveta: primeiro a ovulação é estimulada. Os óvulos são recolhidos, fertilizados em laboratório e o embrião é introduzido no útero da mulher.

64

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides: semelhante à fertilização in vitro. Nesse caso, o espermatozoide é introduzido no óvulo com uma agulha oito vezes mais fina do que um fio de cabelo. Tratamento indicado para casais em que o homem tem uma taxa baixa de espermatozoides.

Isabel Manfredini e o filho Gabriel

FoTo: RENATo CRUz/2X1

A medicina ajuda: tipos de tratamento mais usados


A revista do profissional de beleza :: TRUQ

CURTOS QUE VÃO ACONTECER NO

CL IENTES POR

MÊ S

CABELO

CERT O DA

SOBR AN

Português

DE PÚBLICO E VENDA E SE FIRMA COMO O TERCEIRO MAIOR EVENTO DE BELEZA DO MUNDO

As cor e os es efeitos s esm do es em altalt a no verão

E MAIS:

• As marcas que investem em sustentabilidade • Por que você, definitivamente, não pode usar formol

POLÊMICA Cutícula: remover ou não? A opinião de dermatologistas, manicures e clientes

Experts dão dicas para fazer os

CELH A

ELO AS CAB UNHUIAGEMÉTICA AQ EST

CACHEADOS Inglês

que inspiraram nossa capa

blush, as sombras multicoloridas e o batom cor do céu A ordem é ousar! ANO 1 - Nº 6

R$ 9,90

LUCR EXTR O A loj A!

inh no salãoa turbina faturameseu nto

VISUAIS ARRASADORES DE CLAUS BORGES E MANNO ESCOBAR O papel usado para imprimir VIVABELEZA foi produzido com madeira proveniente de florestas bem manejadas certificadas pelo FSC

10/8/10 6:46 PM

Espanhol

do prof iss ional de beleza

Nilton Tamba

é o artista da capa

Portugu

ês

PENTEA DO deslumb rantesS

e tranç Patrick as by Cameron

MAKE-UP UP

DA HORA A volta do

A marca

25

visua inspirad is exibido ores s celebrid por ades

BeautyFair Beauty Fair BATE RECORDE

capa_vivabeleza06.indd 1

A ATENDER 55 MIL

DE SIGN

SHOW DE

Wesley Coelho Coelho:

o vencedor do Trend Vision Award 2010 é o artista da capa

Desfiados, com franjas espessas, geométricos e muito repicado, eles fogem do óbvio e mostram personalidade

+

FA ZER O

www.re M vistavivabe leza.com .br

VERÃO

A LO AS EM TIC BE NH IAG TÉ CA U AQU ES M .com.br

UE S PA RA

A marca do profissional de beleza

de Leandra Leal e Mariana Ximenes

DE PAR > SOHO: CRIATIVIDA

LO AS M A BE H GE TIC CA UNAQUIA ESTÉ M

festa

UPGRADE NA CARR CURS EIRA

QUEM PROS PARA ETENDE SOBRES NA PRO SAIR FISSÃO

LOOKS DE

Inglês

Aposte no

vi

al Bardot dos ansu os 1960

COQ RABOS UES, PRESOS DE CAV , SEMIPRESO ALO E SOL MAQUIAG TOS EST S, ILOSOS EM PAR

NEGÓCIO EM FAM A TODOS ÍLIA: HIS OS GOS TÓRIAS TOS DE SALÕE S ESCRIT AS POR leza07 .indd PAIS, FIL 1 HOS E IRM Espanh ÃOS

Exclu

as tendêsivo: ncias do Trend Vision 20 11 O papel usado para proveniente imprim de floresta ir VIVABE LEZA s certific adas pelo foi produzido FSC e outras com madeir fontes controla adas

CABELOS + UNHAS + MAQUIAGEM + ESTÉTICA

OS DEZ MANDAMENTOS PARA CONQUISTAR E MANTER A CLIENTELA

capa_vivabe

abeleza www.revistaviv

ANO 1 -

Nº 7

R$ 9,90

ol

Todos os mesesviço do conteúdo a ser beleza profissional de iverso: e todo o seu un lização, colorimetria, fina cias, tricologia, tendêniagem, manicure, maqu estética, saúde do ração, profissional, deco nais, visuais internacio passo a passo e muito mais.

11/9/10

3:34 PM

Estes selos já estão no menor formato possível. Não reduzir. Juntamente com o selo FSC deve-se colocar a frase adicional para que não haja qualquer tipo de dúvida quanto ao produto que é certificado. *Selos extraídos do site FSC.

Estes sel Juntam os já estão no ent haja qua e com o sel menor forma o FSC to pos lquer tipo sível. deve-s de dúv ida qua e colocar a Não reduzir. extraído frase adi nto ao s do site produt cional FSC. o que é certific para que não ado.

a issional de belez A marca do prof

*Selos

INGLESINHA

N FASHIOda A nova on que está pintando nas unhas

tes Cor ométricos ge

Eles invadiram as ruas! Veja como fazer da o estilo da mo

IVO EXCLUSore s Os venced so do concur r Matrix Sta

Português

BOA-NOVANOMOS PARA AUTÔ

UM PROGRAMA A QUE DÁ DIREITO DADE RNI LICENÇA-MATE ORIA E APOSENTAD

68

a Nossa capa é obr de Alisson

Fernando,

visuais ! eisOS, incATríINvAD

Inglês

LOIROS PL ES, LOOKS MILITARTILOSOS ES S HO IN CURT

BARBA

E ROUBA L: O CHARME QU DE SEX SYMBO

VELAS A CENA NAS NO

o o primeiro colocad

Progressival sem formo

A tecnologia que ar promete revolucion s o mercado dos liso ANO 1 - Nº 8

R$ 9,90

FACEBOOK

do com madeira LEZA foi produzi imprimir VIVABE FSC e outras fontes controladas das O papel usado para florestas certifica proveniente de

TWITTER PM 12/3/10 8:10

Espanhol za08.indd 1

capa_vivabele

Vivabeleza

Já nas bancas de todo o Brasil

@viva_beleza

www.vivabelezatv.com.br


saúde

sem

lágrimas Por Marcia Gonçalves

Com boa vontade, cuidados com a alimentação e exercícios físicos, qualquer uma pode chegar lá. É só tentar 44 anos, casada, 2 filhos e mais de 10 quilos acima do peso do tempo de solteira. Maria Cláudia usava roupas folgadas e compridas para esconder a barriguinha e disfarçar o quadril. “Por um bom tempo, acabei esquecendo de mim e só me dedicava aos meus filhos, chegando a ponto de não me olhar no espelho, porque aquela imagem me desagradava”, conta. Ela queria emagrecer, mas só se deu conta dos riscos de estar acima do peso quando um exame de rotina mostrou que a taxa de colesterol no sangue estava muito além da aceitável. Foi nesse momento que a dona de casa decidiu mudar o estilo de vida. Maria Cláudia tinha amigos e vizinhos que já eram adeptos da ginástica e da caminhada e buscou neles o incentivo que precisava. Começou a caminhar na esteira do prédio onde mora e passou a evitar doces, refrigerantes, carne vermelha e adotou o hábito de beber muita água. Não recorreu a tratamentos milagrosos e muito menos a procedimentos cirúrgicos. O resultado apareceu em menos de um ano: 12 quilos foram embora em 10 meses. Para quem acha que isso é im66

possível, as fotos estão aí para comprovar. A em que a dona de casa aparece com os filhos, é uma das poucas que tem daqueles tempos de “fartura”. Ela evitava câmeras com vergonha do corpo e nunca posava sozinha. A transformação fez de Maria Cláudia uma nova mulher, mais confiante e com a autoestima recuperada. Ela é o exemplo de que com força de vontade é possível chegar lá. Se na época da virada abrir mão de certos prazeres foi um sacrifício, hoje ela convive muito bem com a nova rotina. Sabe que para manter o peso precisa de alimentação saudável e de cuidados com o corpo, como exercícios físicos, musculação e corrida na esteira pelo menos cinco vezes por semana. Todo mundo pode A médica e nutróloga Ellen Simone Paiva, mestre na área de Nutrição e Diabetes da USP, dá o aval para a receita de Maria Cláudia e vai além: diz que a pessoa que consegue emagrecer por conta própria, sem tomar remédios, por exemplo, tem mais facilidade em manter o peso depois. Ela orienta quem quer emagrecer a ter uma alimentação que traga mais energia, longevi-


A dona de casa (que raramente tirava fotos) com os filhos antes de emagrecer

FOTOS: RENATO CRUZ/2X1 / MARIA CLÁUDIA COM OS FILHOS/ARQUIVO PESSOAL

dade e previna doenças decorrentes da obesidade, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, apneia do sono e outras. A dieta, segundo a especialista, deve ser individualizada, respeitando as preferências de cada um para não causar sofrimento ou dificuldades com a nova rotina. A nutricionista diz que os remédios até podem ajudar, mas apenas em casos extremos. “Nenhum medicamento causa perda de peso sem uma dieta. Remédios são coadjuvantes no tratamento, não funcionam sozinhos, sem mudanças no estilo de vida.“ Os remédios para emagrecer podem levar à perda de peso de forma rápida, mas o efeito é enganoso. Como não é possível tomar esses remédios a vida inteira, já que causam problemas de saúde e mesmo dependência, quando se para de tomar, o ganho de peso vem rápido também. Alerta O excesso de peso atinge hoje metade da população brasileira com mais de 20 anos. Uma pesquisa do IBGE mostrou que em 3 décadas o sobrepeso saltou de 18% para 50% entre os homens e de 28% para 48% entre as mulheres. O Ministério da Saúde diz que daqui a 10 anos dois terços dos adultos poderão estar na faixa de obesidade. “O grande desafio dos profissionais ligados ao tratamento da obesidade é fazer os pacientes acreditarem que podem perder peso”, comenta a médica Ellen Paiva. E foi por acreditar que Maria Cláudia deu a volta por cima. “Hoje sou vaidosa, me arrumo mais e, o que é melhor, me sinto muito mais disposta depois de uma mudança que veio do interior da minha mente para o meu corpo.” Para quem precisava de inspiração, esse pode ser um bom começo.

Maria Cláudia hoje 67


seu dinheiro

Donas do

A representante de vendas Aline Baldavira no apartamento recém-comprado

próprio nariz Por Mariane Salerno Fotos: Renato Cruz/2X1




O que Aline e Flávia têm em comum? Elas guardar na minha poupança.” Aos 18 anos, são novas, bonitas, simpáticas e – o que as a poupança de Aline se transformou num trouxe às páginas de Fúcsia – estão concarro. Quando entrou na indústria farmaquistando cedo a sonhada independência cêutica para a qual trabalha como represenfinanceira e realizando desejos ousados tante de vendas, passou a usar o veículo da antes do que imaginavam, como a compra empresa. Vendeu o carro próprio e, com as da casa própria. Ambas fazem parte de uma outras economias mais o FGTS, deu entrada geração de mulheres que aprendeu a admino apartamento. E ainda sobrou para fazer nistrar, poupar e investir seus recursos. Seas reformas, comprar móveis novos e contigundo estudo da Sophia Mind, empresa de nuar poupando: “Ainda consigo guardar até pesquisa do grupo Bolsa de Mu30% do meu salário para investir lher, quase 50% das mulheem renda fixa”. Mulheres cada res possuem hoje algum No caso de Aline, ter vez mais jovens provam tipo de investimento. A começado cedo a traque não é preciso nascer em poupança ainda é o fabalhar e juntar dinheiro berço de ouro para conseguir ajudou muito. Arrumou vorito, representa 73% das aplicações femininas. carro, casa e outras “cositas emprego em uma loja aos Bruno Maletta, da Sophia 15 anos e não parou mais. más” antes dos 30 Mind, explica o perfil dessas inComo a faculdade de Biomedicivestidoras. “Aliando a educação financeira na foi paga pelos pais, ela aproveitou para com o adiamento do casamento para os guardar o que pôde. “Até hoje eu janto bas30 anos e a entrada no mercado cada vez tante na casa deles para diminuir as despemais cedo, forma-se um grupo de mulheres sas”, brinca. Com todo esse empenho, Aline jovens com potencial de investimento e de deu um grande salto para sua independênconsumo muito alto.” cia, está morando sozinha, é dona do seu Aline Baldavira é uma delas. Com apenas canto e das suas contas. E já faz planos para 23 anos, já circula orgulhosa pelos 74 m² do futuras conquistas. “Quando eu me apartamento que acabou de comprar. “Eu casar, vou querer um apartamento ainda me pergunto se ele é meu mesmo. Fui maior. E minha próxima aventura eu que consegui tudo isso?” será uma viagem a Portugal. Tenho Foi, sim, e sozinha! Aline ainda era crianparentes lá. Vou passear sem ça e já fazia manobras para poupar. “Minha gastar com hospedagem!” mãe dava dinheiro para o lanche, mas eu tomava um café bem reforçado em casa pra não gastar. No meu aniversário, eu não queria saber de presente, pedia minha parte em dinheiro”, se diverte Aline com as próprias travessuras econômicas. “No fim do mês, dava tudo para o meu pai

A advogada Flávia Gamboa e a inseparável planilha


Véu, grinalda e planilha sim fica mais fácil administrar o dinheiro.” A Já com Flávia Gamboa, de 31 anos, a prágastona de anos atrás, hoje poupa. Assim tica de economizar veio da necessidade. A como o marido, ela tem plano de previdênvida financeira da advogada mudou radicia privada e contribui “com o que pode” no calmente quando resolveu se casar. “Eu era fundo de emergência de mil reais que o cagastona, não fazia economia, não guardava sal faz mensalmente. dinheiro.” Mas o caminho para o altar levou A festa de casamento aconteceu, a lua Flávia direto ao computador, onde nasceu de mel na Itália foi ótima, mas a planilha sua primeira planilha de custos. “Eu comecei continua lá. “Olhando para ela todo dia sei a anotar todos os ganhos e gastos, planejei quanto gastei, quanto ainda posso gastar, a festa de casamento e a compra do apartaquanto sobra para o cafezinho.” A advogada mento com mais de um ano de antecedênaprendeu que organização e planejamento cia, controlando mês a mês, do bem-casado são o caminho para o equilíbrio financeiro, à lua de mel.” especialmente depois de assumir um comEla e o então noivo compraram o primeiro promisso de longo prazo como a compra de apartamento na planta. Como o imóvel vaum imóvel. “Quando você assina o contrato, lorizou muito, antes mesmo de ficar pronto, dá um frio na barriga. Vai ter que dar tudo o casal decidiu vendê-lo. “Conseguimos um certo por pelo menos 15 anos.” Agora quem bom dinheiro e logo investimos.” Para obtoma conta das finanças da casa é ela. “A ter um retorno rápido, optaram por ações mulher administra dinheiro, contas, emprena Bolsa. Mas não previam a crise que fez gada, academia e até a beleza a gente tem as ações despencarem. “A gente manteve que administrar. Eu não vou ficar rica do dia o sangue-frio e esperou a retomada.” Assim para a noite nem vou ganhar na loteria. O que recuperaram o dinheiro investido, denegócio é me organizar com o que tenho.” ram entrada em um novo apartamento que Pelo jeito, a boa e velha planilha de Flávia está prestes a ser entregue. não vai se aposentar tão cedo. Eles ainda terão que fazer o acabamento, a decoração, sem falar que boa parte do valor do imóvel foi financiado. “Os meus próximos anos serão de muitas parcelas, mas foi o único jeito. Eu ia gastar o dinheiro de outra forma, agora tenho um Separe logo no começo do mês um percentual objetivo maior.” Flávia atribui para investir. Não misture essa quantia com o restante ao casamento e à formação usado para as despesas mensais. de uma nova família Procure conhecer e pesquisar várias formas de investimento. a responsabilidade A internet é ótima aliada. Diversificar os investimentos é o jeito mais seguro de guardar dinheiro. por sua transformaO casal deve unir forças para investir junto. O rendimento vem em dobro. ção. “O importante A previdência privada é uma boa opção para as indisciplinadas –o é ter uma meta. As-

Co m oI

nv

es

tir

depósito é automático. Controle seus gastos. Se não sobrar dinheiro, não tem investimento. Fonte: empresa Sophia Mind

70



relacionamento

Cupido

virtu@l Por Mariane Salerno

A procura pelo príncipe encantado do outro lado do monitor pode dar certo. Mas, atenção, tem muito sapo escondido atrás do teclado

72

O novo censo confirma: somos mais de 190 milhões de brasileiros. Adultos, idosos, crianças e… solteiros! Pela lógica, com tanta gente assim, não seria difícil encontrar a cara-metade. Mas, na prática, é bem diferente. Não é à toa que o mundo virtual se tornou uma grande aposta para quem busca um relacionamento. A internet virou uma aliada poderosa na corrida por um grande amor e já é “madrinha” de muitas histórias com final feliz. Com a estilista Fernanda Oliveira, de 35 anos, tudo começou por curiosidade. “Queria conhecer outras pessoas. Na balada é sempre a mesma coisa, ninguém quer nada com nada.” E lá foi ela para um site de relacionamento. Fernanda saiu e até chegou a namorar alguns pretendentes que descobriu na rede, mas foi o perfil do analista de sistemas Aurélio do Nascimento que mais chamou atenção. “Tinha muito a ver comigo. Ele só não foi feliz na foto”, se diverte. Ao se cadastrar no site, os dois descreveram traços da personalidade, e a agência virtual cruzou os pontos em comum. “Preferimos mais campo do que praia, gostamos de atividades ao ar livre e adoramos natureza”, conta Fernanda. O problema é que nem tudo estava no perfil. “Quando o conheci pessoalmente fiquei assustada. Ele falava


sem parar e isso me incomodou um pouco. Pensei que tinha errado feio.” Mas a estilista achou que Aurélio merecia uma segunda chance. “Ele era sério como eu, além de fofinho e carinhoso. Foi muito cavalheiro e não tentou fazer nenhuma gracinha.” Aí veio mais um encontro, depois mais dois, três, seis meses de namoro, outros seis de noivado, o casamento no civil e, um ano mais tarde, uma noiva entrava de véu e grinalda na igreja. O caso que começou com troca de mensagens na internet virou uma família. O pequeno Enzo já completou um aninho, e os pais agora estudam a possibilidade de aumentar ainda mais a família. Depois de três anos de casado, Aurélio, que buscou a internet por causa de dois longos relacionamentos fracassados, ainda ri do primeiro encontro com Fernanda. “Sabe onde ela marcou? Num romântico supermercado.” Mesmo assim, ele conta que conseguiu roubar um beijo na despedida. Como tudo deu certo, os dois pombinhos encerraram as contas no site. “Quando alguém sai, eles perguntam o que aconteceu. Eu respondi: achei aqui a pessoa certa”, finaliza ele.

Pane no sistema Bom seria se todas as histórias de encontros virtuais fossem esse conto de fadas. Para a jornalista Luciene Balbino, de 40 anos, a experiência na internet foi uma coleção de roubadas. A lista ficou tão grande que ela resolveu escrever uma peça de teatro só com as trapalhadas virtuais. “Comédia.com” já rendeu quatro meses de teatro lotado em São Paulo e volta aos palcos em 2011. A sugestão para se cadastrar num site de relacionamento foi da irmã de Luciene. “Eu gostei da ideia, achava que podia topar com pessoas como eu, que buscavam algo sério.” Ela foi a oito encontros, que resultaram em sete frustrações. E o outro? Acabou dando origem a uma amizade. “Era um piloto que estava se separando da mulher grávida. No final, eu fiquei tentando convencê-lo a voltar para a esposa.” A jornalista diz que a maioria dos homens não procura envolvimento sentimental quando recorre à internet. “Todos queriam apenas curtir o momento, não sabiam lidar com uma mulher.” O excesso de mentiras também fez Luciene se decepcionar com

FOTO: RENATO CRuz/2x1/ iLuSTRAçãO: yOuTOART

Família completa: Fernanda, o marido Aurélio, o filho Enzo e o computador que deu origem a tudo

73


as tentativas na rede. “As pessoas brincam de Deus, transferem para a identidade virtual tudo o que queriam ser na vida real.” Ela destaca duas situações que marcaram seus encontros furados. “Combinei com um cara que dizia ter 1,80 m de altura. Quando conheci, não passava de 1,60 m. Ele também tinha um tique nervoso e piscava o olho direito sem parar.” Em outra ocasião, a jornalista levou um susto durante um encontro no shopping. “Era um homem mais velho. De repente, ele começou a falar alto. Eu levantei para ir embora, ele me segurou pelo braço e disse pra eu me sentar e continuar a conversa. Eu fingi que ia ao banheiro e me mandei.” É por causa de situações como essa que as próprias agências virtuais recomendam que o primeiro contato ao vivo seja sempre marcado num lugar público e, de preferência, durante o dia. Quando percebeu que aquele mar não estava para peixe, Luciene mudou de estratégia e teve a ideia de escrever a peça contando suas histórias e as de outras pessoas, como a de uma amiga que ficou meses conversando com um homem na internet e depois descobriu que Segurança anti-spam era uma mulher. “No final eu marProcure saber tudo sobre quem está do outro lado. Anote as cava os encontros e eles viravam respostas e refaça as perguntas depois. Se houver contradição, uma entrevista.” Ela não consedesconfie. guiu um marido na rede e conFale ao telefone para conhecer melhor seu correspondente. tinua solteira, mas pronta para Gírias, erros e vícios de linguagem podem dar boas pistas. ser feliz. “Eu quero casar com um No primeiro encontro, conte a alguém o local, o nome e o telefone do pretendente. Se ele pedir para manter segredo, é cara maravilhoso, que me trate um grande sinal de perigo. bem, com amor, carinho, senão Marque a primeira vez em um lugar público. Fique perto de prefiro ficar sozinha.” Para o canalgum grupo e em ambiente iluminado. didato que não entender o recaPor mais simpático e agradável que ele seja, nunca o leve do, “delete” nele. para casa no primeiro encontro. Lembre-se que, ainda, se trata de um estranho.

74

FOTO: ARQuivO PESSOAL

de Luciene, à espera ro ei ad rd um amor ve



viagem

cabelo

Charmosa, completa, Por Carolina Thomeu

Água cristalina, boa comida, pousadas a preços acessíveis e passeios por rios, lagoas e dunas

76


Dizem que o nome da praia surgiu da semelhança da Pedra do Moleque, que servia de referência aos navegantes, com um barril de vinho ou cachaça. Localizada a 80 km de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, Pipa faz parte do município de Tibau do Sul, uma linda região do nosso Nordeste. A charmosa vila ficou conhecida no mundo todo nos anos 70, quando surfistas descobriram um dos maiores paraísos ecológicos brasileiros. De lá para cá, muita coisa mudou... para melhor! Pipa tem hoje infraestrutura para receber casais em lua de mel, famílias com crianças e gente que busca agito. É o que se pode chamar de um lugar para todos. Ondas, mar calmo, areia fofa, dura, tranquilidade ou movimento, qual é a sua? Uma vez em Pipa, dá para descobrir a beleza de cada praia. Pé na areia Do Chapadão, nome dado às magníficas falésias, se tem vistas panorâmicas de tirar o fôlego. De lá, salta aos olhos uma baía em formato de coração, acertadamente batizada de Praia do Amor, ideal para o surfe. Mais adiante, surge a Praia do Centro, a mais movimentada de todas, passagem obrigatória para quem não abre mão dos petiscos servidos pelas barracas à beira mar. É também o point preferido pelas famílias com crianças, que podem brincar com mais tranquilidade nas águas calmas. Caminhando pela areia, quando a maré está baixa, chega-se a outro paraíso, a Baía dos Golfinhos (chamada também de Praia do Curral). Ali, eles estão em casa e te deixam tão à vontade que parecem convidar para um banho de mar. Não se surpreenda se algum aparecer ao seu lado durante o mergulho.

Na Praia do Madeiro, os golfinhos também se exibem com facilidade na imensidão azul, que tem partes de ondas fortes e outras de mar manso. Para vê-los, o horário indicado é a manhã, quando vêm se alimentar de peixes bem pertinho dos banhistas. Para quem está em busca de sossego, a Praia das Cacimbinhas é o lugar. Mas tem que estar com disposição para encarar os ventos, que favorecem a prática de kitesurfe e parapente. Dunas para fazer esquibunda (descer sentado na prancha) ou surfe na areia completam a inesquecível paisagem. Ação Em Pipa, não dá para ficar parado! Existem várias maneiras de explorar a região. Quem gosta de admirar o que a natureza tem de melhor, com um pouco de aventura, deve optar pelo bugue. Saindo de Pipa, há passeios tanto para o sul (Sibaúma, Barra do Cunhaú e Baía Formosa), quanto para o norte (Natal e Genipabu). Além das dunas, rios, lagoas, piscinas naturais e falésias compõem o belo cenário. Há opções de 4 horas, a partir de R$ 80,00, ou de um dia inteiro, que chega a R$ 350,00. Os mais naturebas − e com preparo físico − vão adorar as caminhadas pela mata nativa. Pipa tem um santuário ecológico com 16 opções de trilhas traçadas em mapas indicando mirantes que oferecem vistas deslumbrantes. De barco, também se conhece bem a região. Os passeios variam, uns vão à Baía dos Golfinhos, outros acrescentam a Lagoa dos Guaraíras, de onde é possível admirar o tão falado espetáculo do pôr do sol. O turista ainda pode escolher saídas que duram o dia 77


quilinhos a mais, considerando que pagase pouco e come-se muito bem. Quando o jantar é só o começo de uma noite agitada, a lua de Pipa pode proporcionar tantas atrações quanto o sol. Para namorar ou paquerar, a mesma Avenida dos Golfinhos tem barzinhos e boates. Forró é o ritmo oficial, mas as pistas também abrem espaço para outros gêneros como música eletrônica, a preferida dos estrangeiros que invadiram a região.

Sabores A vila de Pipa é rústica e acolhedora. Na principal avenida, chamada Golfinhos, há um trecho onde os automóveis não podem passar. Nela e nas ruelas que desembocam ali, concentra-se uma gastronomia eclética: italiana, tailandesa, japonesa, francesa e, claro, brasileira. Nos restaurantes, o forte é o menu de frutos do mar, sendo o camarão item obrigatório na maioria deles. Mas há também pizzas, crepes e várias sorveterias. De tão gostosa, a culinária local ficou famosa. Uma vez por ano, acontece o Festival Gastronômico de Pipa. Os restaurantes participam de um concurso e apresentam seus melhores pratos. Não é difícil voltar com uns 7

• pôr do sol na creperia da Lagoa dos Guaraíras • passeio de bugue pelas dunas • golfinhos na Praia do Madeiro • vista do Chapadão • cada dia uma culinária diferente nos restaurantes de Pipa Informações: www.pipa.com.br

FOTOS: ACERVO 2X1

inteiro e incluem uma refeição. Entre uma parada e outra, é sempre bom reservar um tempinho para as compras. E dinheiro também. Artigos de moda praia e o artesanato local não são baratos, mas tem sempre uma loja ou ateliê interessante para conhecer.

Avia No dicionário potiguar, Avia significa “ande logo”. Por isso, não espere mais para conhecer esse fantástico vilarejo a 80 km do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal. Pela estrada (BR101), a viagem a partir do aeroporto dura uma hora. Dá para alugar um carro ou procurar os serviços de vans. Há ônibus todos os dias de Natal até Pipa, e a passagem custa R$ 9,00. Outra dica é viajar pela orla de bugue ou veículo 4x4. O trajeto é mais demorado, mas compensador pela paisagem. Verifique antes se a maré está baixa. Pipa conta com ótimas hospedagens: simples, sofisticadas, aconchegantes. Os albergues têm as diárias mais econômicas, em torno de R$ 50,00. Já o luxo fica por conta dos hotéis 5 estrelas com diárias acima de R$ 300,00. Veja qual cabe no bolso e boa viagem!



planeta verde

! ! ! m o b e u

Q

a d o m á na

est

Por Aline Almeida

A discussão sobre o efeito dos impactos ambientais e as mudanças climáticas está na boca do povo. O assunto saiu das rodinhas de ecologistas e hoje já é abordado dentro de casa, na escola e no trabalho. A preocupação com o futuro das próximas gerações indica que é hora de agir. E não adianta esperar que os outros façam. Pequenas atitudes de cada um de nós podem ajudar mais do que imaginamos. Fúcsia foi pesquisar e descobriu maneiras simples e práticas de andar na linha com o meio ambiente. Trabalho É comum imprimir tudo e a toda hora. E de onde vem o papel? Das árvores. O reflorestamento acontece, mas é demorado. Por isso, ao imprimir, use os dois lados 80

da folha e escolha as marcas que produzem papel reciclado. Ele consome de 70% a 90% menos energia no processo de fabricação, além de evitar o desmatamento das florestas. Água A escassez de água é outro problema para o nosso planeta. Sabia que quase 20% da população (mais de um bilhão de pessoas) não tem acesso à água para beber? Uma vaia para quem lava o quintal ou o carro com a mangueira ligada. Em quinze minutos, o desperdício é de 280 litros. Nesse caso, vale a dica do reaproveitamento da água que sai da máquina de lavar ou do tanque quando lavamos roupa. Se tiver paciência, armazene a água da chuva. Já para lavar o carro, use um balde e um pano em vez da mangueira.


FOTO: DREAMSTIME / ILUSTRAÇÃO: YOUTOART

Energia Quase 87% da energia produzida no Brasil vem das hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas. Ou seja, se não economizar, um dia vai faltar. O negócio é partir para a luz natural. Abra as janelas e deixe o sol entrar e iluminar a casa. Na hora de comprar lâmpadas, prefira as fluorescentes, que gastam menos. O celular já carregou? Tire o carregador da tomada, então! Pode parecer um cuidado bobo, mas o aparelho gasta muita energia sem necessidade. Consumo O supermercado. Ah, tem tudo que a gente mais ama. Agora, voltar da compra com trinta e cinco sacolinhas plásticas, não dá! Seja mais uma adepta da sacola retornável. É legal e supermoderna. Além do mais, vários supermercados já dão descontos para quem usa. Pense que o plástico leva até 200 anos

para se decompor. Atualmente, mais de 46 milhões de peças feitas com esse material contaminam o oceano, matando animais, prejudicando comunidades ribeirinhas e acabando com a praia limpinha do seu fim de semana. Os 3 erres Lixo para uns, sustento para muita gente. Sim, aquilo que para você não serve para nada, compõe o salário de muitos trabalhadores nos centros de coleta seletiva. E o processo todo começa na sua casa. Você só precisa de dois cestos, um para o lixo orgânico (restos de comida, por exemplo) e o segundo para o lixo seco, aquele que a gente pode reciclar. Nele, você coloca as embalagens, latas, vidros, papel sem resíduos e plásticos. É só passar uma água antes de separar e pronto. Para tudo, vale a regra dos 3 erres. Reduza, Reutilize e Recicle. Ter atitudes sustentáveis é uma questão de costume e pode, sim, se tornar um costume também para você.

Recicle-se www.avemare.org.br – reciclagem www.bancodealimentos.org.br – reaproveitamento de alimentos www.eletrobras.com/elb/procel/main.asp – dicas de economia de energia www.wwf.org.br/dicas – economia e consumo www.akatu.org.br – dicas de consumo consciente

81


82

FOTO: ANDRÉ PASSOS

fazÊpensar

PatricyaÊTravassos

planeta verde Por Cilene Soares


Para a atriz que virou símbolo de qualidade de vida, bem-estar caminha junto com o meio ambiente... e vice-versa

colocando os alimentos perecíveis na frente para serem consumidos com mais rapidez e evitar o desperdício. Apesar de considerar o banho de chuveiro como uma forma de terapia, Patricya também ensina a controlar o Por onde ela passa, transborda uma eneruso da água, como, por exemplo, abrindo e gia de fazer inveja a qualquer garota de 20 fechando a torneira na hora de lavar a salada. anos. É atriz, escritora, produtora, roteirista, As luzes só ficam acesas quanto necessário, e compositora e apresenta, há 12 anos, o protodas as embalagens recicláveis são enviadas grama Alternativa Saúde, exibido pelo canal para pontos de coleta seletiva. a cabo GNT. É referência quando o assunto é A atriz fala que consciência ambiental saúde e qualidade de vida. deveria ser uma obrigação de todos. “Como Aos 58 anos, Patricya Travassos se surprefazer a limpeza de bueiros se o país não tem ende por conseguir dar conta de tantas atisaneamento básico? Mas, uma coisa é certa: vidades. Com 30 anos de carreira, faz parte quando tem racionamento de luz, a pessoa de um grupo que revolucionou a linguagem cai em si e começa a poupar. Se a sacolinha e a vida da geração dos anos 70 e 80. Como plástica prejudica, por que os supermercaatriz, já participou de 11 novelas, 8 peças e 3 dos continuam fornecendo aos clienfilmes. Atualmente, excursiona pelo tes em vez de oferecer um saco de país com o espetáculo Minha “A praticidade papel ou uma caixa de papelão Monstra e faz parte do elenco de Ribeirão do Tempo, novela acaba prejudicando. para as compras? E por que essas sacolinhas ainda são fabrida Rede Record. Se as sacolinhas cadas?”. Com uma agenda dessas, a plásticas são um É fácil perceber que cuidado múltipla Patricya se equilibra problema, por que e olhar para si mesmo são paentre a agitação e um lado denão param de lavras de ordem na vida de Palicado, que vem à tona quando tricya. A boa saúde e forma física fabricá-las?” cozinha para amigos, durante as se dão pela atenção que sempre teve meditações ou quando reflete sobre com a alimentação. Ela abre mão de produum assunto que a sensibiliza muito: o meio tos industrializados e é vegetariana desde ambiente. “Faz-se muito pouco em relação à os 7 anos de idade. “Não como praticamendegradação do planeta. Parece que para as te nenhum bicho, de vez em quando como coisas funcionarem é necessária a prática de peixe. Minha família não era vegetariana, atitudes radicais, como aconteceu com o cientão, eu mesma escolhia os meus alimengarro. Se proíbe, a mudança acontece. Meio tos, fazia feira e supermercado. Adoro leguambiente começa com a gente, com seu mes, verduras, gosto de cozinhar. Acho que corpo, em sua casa, vizinhança, prédio onde tudo isso reflete na saúde.” mora, em seu bairro”. Outros segredos? Natação e musculação Patricya acredita na força das atitudes de para manter o corpo, cabelos com luzes que cada um. “Um amigo que sempre me diz: recebem hidratação semanal. Como já teve ‘Quer deixar uma boa herança para os seus barco e morou na praia, Patricya vai regularnetos, faça uma floresta de jacarandá’. Ela mente à dermatologista para cuidar da pele. ainda não chegou lá, mas está fazendo sua Enfim, uma vida cheia de energia, reflexões parte. Em casa, a empregada recebe boas ine cuidados. Boa fonte de inspiração. formações sobre como organizar a geladeira, 83


verde

Toda conquista é resultado de um bom trabalho. É o reconhecimento por boas ideias, atitudes e práticas. E foram essas prá­ ticas que levaram a Bio Extratus a mais uma conquista, o prêmio Anabel 2010, concedi­ do pela Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza às empresas que se destacam nos segmentos de saúde e beleza, proteção ao meio am­ biente e ações sociais. A Bio Extratus levou o prêmio na categoria Responsabilidade Socioambiental pelo programa “Gestão das Águas”, que tem como objetivo promover a recuperação de nascentes de água, estimu­ lar o consumo consciente e dar o tratamen­ to adequado após o uso. O investimento pesado em projetos de sustentabilidade ecológica e social tem fei­ to a empresa ser reconhecida pela condu­ ta ambiental exemplar. E isso a torna refe­ rência quando o assunto é preservação do meio ambiente. “Recebemos o prêmio com muita alegria, pois a sua conquista é refle­ xo do importante trabalho que fazemos pela natureza”, comemorou a presidente da empresa, Vera Lúcia Gonçalves Gomes, na entrega da estatueta durante a Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, em São Paulo. Ganhar o Anabel 2010 foi mais uma prova de que é possível proteger o meio ambiente sem abrir mão da tecnologia para a fabri­ 84

cação de produtos de alta qualidade. Com essa filosofia, a empresa dá ao assunto a atenção e seriedade que ele merece, fazen­ do sua parte na preservação da vida desta e das futuras gerações. “A Bio Extratus está engajada com ques­ tões ambientais desde a sua fundação. Con­ quistar o prêmio nos deixou bastante hon­ rados e mostrou que estamos no caminho certo. Espero que sejamos inspiração para as empresas ‘pensarem ver­ de’ como nós”, comentou Thiago Gonçalves Gomes, diretor­administrativo.

Troféu conquistado pela Bio Extratus pelo comprometimento com o Meio Ambiente

FOTO: DIVuLGAçãO

nós

Prêmio


De olho gh fng]h

nós

Bio Extratus comemora três anos de exportação para Portugal

Estar presente em outros países é algo que significa muito para a Bio Extratus. As exportações iniciais da empresa foram para os Estados Unidos, um mercado importante que apresenta grandes possibilidades de negócios. A aceitação não poderia ter sido melhor. Mas foi Portugal o destino escolhido para o projeto mais arrojado, a abertura de uma distribuidora exclusiva para levar a marca aos consumidores de lá. Foi graças ao pioneirismo do parceiro Renato Moreira, da RMZ Distribuidora, que, em 2008, os produtos começaram a ser comercializados no país. Em abril serão comemorados três anos da saída do primeiro contêiner para Portugal. “É o país do qual herdamos mais do que a mesma língua, herdamos também traços culturais. Precisamos sempre lembrar das influências das outras culturas que fizeram do Brasil o que ele é e representa hoje”, explica Thiago Gonçalves Gomes, diretor comercial da empresa. A Bio Extratus procura aplicar essas influências culturais em seus processos de produção, visando sempre o compromisso com a qualidade e o respeito com o meio ambiente. Prova do resultado é a ótima receptividade que toda a linha de cabelos recebe por onde passa. Os europeus, acostumados com artigos de alta qualidade, têm demonstrado muita satisfação com os produtos. A força da marca está sendo ampliada, e o trabalho árduo de distribuição em Portugal é cada

vez mais recompensador. Os clientes estão se multiplicando, e a melhor propaganda, o boca a boca, já dá resultados. A busca por espaço no cenário internacional é sempre delicada e precisa respeitar aspectos culturais e mercadológicos de cada lugar. Obter sucesso em mercados altamente competitivos é importante porque comprova a força do produto brasileiro também no exterior. Para consolidar as exportações para Portugal e outros países, o apoio do governo e de entidades representativas do setor também é bem-vindo. Nesse sentido, merecem destaque as ações que estão sendo iniciadas com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) por meio de iniciativas de fomento às exportações, das quais se destaca o projeto Beauty Care. Esse projeto conta com a participação de diversos órgãos, inclusive da APEX, a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos. A Bio Extratus e a RMZ Distribuidora acreditam que o sucesso desta empreitada está apenas começando. Por isso, decidiram ir mais longe. Em 2010 ampliaram a parceria e iniciaram as exportações também para a Espanha. “Buscar novos horizontes e explorar oportunidades, mas sempre pensando na qualidade e no respeito aos seus clientes e parceiros. É dessa forma que a Bio Extratus vem abrindo portas no mercado internacional”, finaliza Thiago Gonçalves Gomes. 85


culinária

De dar água

na boca Por Caroline Almeida

Não é exagero dizer que este paulistano que estudou gastronomia em Bologna, na Itália, apresenta o momento mais gostoso da programação da Rede Record. Toda vez que surge na telinha com uma de suas invenções culinárias, Edu Guedes deixa milhares de telespectadores com água na boca. Quase dez anos depois da primeira aparição, o chef já coleciona mais de mil receitas registradas pelas câmeras do programa “Hoje em Dia” e uma legião de fãs que o acompanha todas as manhãs, sempre à espera de mais uma boa dica. O queridinho das donas de casa funcionou tão bem na TV que ganhou um programa só dele, exibido aos sábados pela Record News. Publica ainda uma revista mensal, assina linhas de produtos ligados à cozinha, é dono de uma sorveteria em São Paulo e (ufa!) ainda se dedica ao automobilismo. Mas, a parte mais preciosa do tempo, ele dedica àquela que considera sua melhor receita: Maria Eduarda, de quase dois anos, fruto da união com Daniela Zurita. 86

FOTO: CHICO AUDI

Não deu tempo de anotar a receita da TV? Então, faça com calma o frango delicioso que Edu Guedes preparou especialmente para nós


“Ela é tão especial que faz com que eu tenha vontade de ter mais filhos. Se forem iguais a ela, não tem problema algum, podem vir por aí”, explica, revelando a adoração que tem pela filha. Feliz em casa, trabalhando com o que mais gosta de fazer (cozinhar, claro), Edu Guedes está de bem com a vida. Especialista em pratos fáceis e de baixo custo, ele acredita no poder sensorial da arte da culinária. Foi nesse clima que fez, especialmente para as leitoras de Fúcsia, uma receita que pode ser preparada facilmente: Frango à flores. É um prato leve, nutritivo e adequado para

a estação mais aguardada do ano, o verão. “Assim é possível manter a saúde sem abrir mão do sabor!” Ele lembra que a definição e a separação dos ingredientes, o modo de preparo correto e o tempo de cozimento são passos importantes para o bom resultado da receita. Além disso, dá um alerta: “Tenha cuidado com os excessos para não se sentir incomodada. Invista no consumo de alimentos que contenham maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Reúna os amigos, a família e aproveite a estação mais bacana do ano!” Alguém duvida dessa receita feliz?

FOTO: DIVULGAÇÃO

s e r o l f à o g Fran Ingredientes: o • 2 peitos de frang Para a Marinada • 2 dentes de alho gengibre ralado • 1 colher de sopa de de cominho • ½ colher de café de canela • ½ colher de café de cravo • ½ colher de café tro quebrada de semente de coen fé ca de r lhe co ½ • de colorau • 2 colheres de café te ur iog de a • 1 xícar manteiga • 1 colher de sopa de • Sal a gosto

Legumes 1 • xícara de nabo ba • 1 xícara de beterra a ur no ce de • 1 xícara • 2 colheres de salsa e • 2 colheres de azeit • Sal a gosto

ra marinar e Modo de preparo: os os ingredientes pa tod m co o ng fra o r Tempera eira, assar até dourar. r 1 hora. Numa assad po so ou rep em r ixa de ua com gelo por palito. Colocar em ág Cortar os legumes em r pelo menos 3 vezes. ua po 3 horas. Trocar a ág e. perar com sal e azeit m te e m be r Escorre rções Rendimento: 4 po 87


bebida

Fotos: Fernando Mazza/2X1

Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água? Essa infusão de misturas muito bem-vinda no frio conquistou espaço nas geladeiras e vem agradando com tantas novidades de sabores. Para acabar com a sede com gosto e ainda fazer bem à saúde, o chá gelado é a bebida ideal e pode ser consumido à vontade. A maioria tem a versão light, que, além de refrescar o corpo, ajuda a manter a forma no verão. A infusão com mate, chá preto ou verde possui flavonoides que agem como antioxidantes e retardam o envelhecimento. Veja algumas combinações perfeitas para os dias de calor e que podem ser feitas em casa.

Para matar

a sede

Chá preto com limão siciliano: ferva 1 saquinho de chá preto na água. Deixe esfriar, esprema ½ limão siciliano, misture 1 colher de chá de mel e coloque umas pedrinhas de gelo. Chá mate com maçã e gengibre: ferva 1 saquinho de

chá mate na água e acrescente um pouco de gengibre picado e 3 cravos-da-índia. Corte ½ maçã em fatias finas e coloque na infusão. Tampe e deixe por alguns minutos. Espere esfriar e acrescente gelo. Se quiser, coloque canela ou mel.

Chá de hortelã: misture ½ xícara de folhas de hortelã em

1 copo de água e deixe ferver. Quando esfriar, coe as folhas e coloque gelo.

Chá de folhas de hibisco: coloque um punhado de folhas

de hibisco para ferver em 1 copo de água até ficar com uma cor avermelhada. Acrescente 3 gotas de essência de baunilha ou flor de laranjeira, gelo e pronto! Dica: para todas essas receitas, a quantidade de chá pode ser maior. É só acrescentar mais água e ingredientes.

88



entrevista

Na melhor fase da carreira, jornalista se firma como um dos mais versáteis da TV brasileira. Da notícia ao entretenimento, o apresentador prova que se dá bem em qualquer território

FOTO: EDU MORAES/TV RECORD

britto Por Cilene Soares

Nem tudo foi fácil na vida de Hilton Antônio Mendonça Britto Jr., mas a determinação e a coragem para mudar levaram esse gaúcho a uma bem-sucedida virada na carreira. Inspirado no pai, comentarista de futebol de rádio, ele começou em 1979 como repórter esportivo em uma emissora de Caxias, no Rio Grande do Sul. “Não esqueço, o jogo era Caxias e Juventude”. Dois anos depois, já estava na afiliada local da TV Globo e não parou mais. Em 31 anos de trabalho, soube aproveitar as oportunidades, criou estilo próprio e fez da informalidade e da inquietação os caminhos para o sucesso. Foi com esse lado descontraído e bem-humorado, que Britto Jr. abriu o coração para Fúcsia.

90

jr.


O sonho era outro... Eu queria mesmo era ser jogador de futebol, mas uma hepatite colocou para escanteio o meu sonho. Ser repórter esportivo era uma maneira de permanecer nos campos. Em 81, quando cheguei à RBS, afiliada da TV Globo no Sul, eu fazia a reportagem, editava, ia para o estúdio e apresentava o programa. Ficava o dia inteiro na TV. Em 84, fui convidado para trabalhar em Bauru, no Oeste Paulista. Em vez de ir para Porto Alegre, o que seria o caminho natural, acabei indo para São Paulo.

Divisor de águas... Na Globo, tive oportunidade de narrar o carnaval e fazer algumas participações no Domingão do Faustão, apresentando as notícias do dia. Durou pouco, mas ali eu pude exercitar o que queria para o futuro. Com o Hoje em Dia, passei a fazer parte de uma revista eletrônica que tinha games e matérias de variedades. Nunca usamos uma caneta para anotar algo, a matéria fluía no ar, era algo incrível, informal. Conseguimos provar que dá, sim, para unir informação e entretenimento.

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Carreira na Globo... Em 86, já estava na emissora na capital paulista. Comecei na madrugada, mas logo mudei de horário. Fiquei na Globo por 11 anos até receber uma Na bancada de jornalismo boa proposta financeida Globo, onde apresentava ra do SBT. A passagem esportes − 1983 por lá foi rápida. Menos de um ano depois eu estava de volta à Globo para participar do novo projeto do SPTV. Fiquei na casa até 2005, quando a Rede Record me chamou para apresentar um novo programa. Risos... Mudança para a Record... Eu precisava fazer coisas novas, e o projeto da Record era bem parecido com um que eu havia entregado à Globo. Foi uma decisão complicada, meu filho Arthur tinha acabado de nascer e, quando a família aumenta, os riscos aumentam também. Me deram 10 dias para pensar. Acabei aceitando. Foi a melhor coisa que poderia ter feito. Me tornei apresentador do programa Hoje em Dia, ao lado da Ana Hickmann e do Edu Guedes. Cris Flores veio depois.

Durante cobertur a em frente à casa de FHC − 1993

Poxa, passei por várias situações curiosas e engraçadas. Uma que eu gosto de relembrar aconteceu no Hoje em Dia. Veio um pizzaiolo da Itália para dar uma receita e, como o programa já tinha a sua informalidade, quando ele jogou o disco para cima, eu e o Edu Guedes começamos a jogar farinha um no outro. Foi uma verdadeira guerra... (risos). A gente já fez isso com chocolate também. Teve uma vez que fomos para a Disney e todos ficaram sabendo sobre o meu medo de andar na montanha russa. Nossa, quase morri do coração! 91


Planos... A tendência é que eu não fique apenas com A Fazenda, é possível que surjam outros espaços dentro da emissora. Gostaria de fazer um programa próprio com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, com auditório, uma bela equipe de repórteres. Seria um programa vespertino, porque acho que o período da tarde da TV brasileira está com lacunas. A emissora tem grandes artistas e quero mostrar o que ocorre por trás das câmeras. E queria continuar apresentando A Fazenda, que adoro. O outro Britto... A família é muito importante para mim. Estando com eles, alimento o meu espírito. O trabalho exige sacrifícios. A Fernanda, minha esposa, me ajuda a administrar a carreira. Ela me empresaria, cuida da agenda, das cam92

panhas publicitárias. Como pai, fico em cima do Arthur (5 anos) para educá-lo da melhor maneira possível. Desejo que ele seja um ser humano disciplinado e obediente. Cheguei a visitar cinco escolas para escolher a melhor para ele em 2011. Não pensamos em ter outro filho. É claro que, se acontecer, será bemvindo, mas é complicado, achamos melhor nos dedicar a apenas um. Nas horas de folga... Pratico esporte, jogo futebol e faço ginástica três vezes por semana, com a ajuda de

Nos estúdios do Hoje em

Dia

No cenário do programa A Fazenda personal trainer. Gosto de ver pessoas e, por isso, tenho hábito de ir a padaria, cinema, restaurantes. Saio muito com a família, vamos ao shopping, não me importo com assédio. Tiro fotos, converso, dou autó-

FOTOS: DIVULGAÇÃO (HOJE EM DIA) / ANTONIO CHAHESTIAN (A FAZENDA)

A Fazenda... O Hoje em Dia estava indo bem na crítica e na audiência, quando recebi o convite para A Fazenda. Eu estava no camarim do programa quando os diretores chegaram para falar comigo. Queriam alguém com jogo de cintura, que tivesse credibilidade e o respeito dos artistas que participariam do reality. Bateu aquele friozinho na barriga, mas no mesmo dia disse sim. Sempre disse sim quando sabia que poderia fazer. A transição foi difícil. É uma viagem, você sai de um lugar e vai para outro, tem toda aquela expectativa. Hoje, olhando para as três edições, vejo que fiz bem em aceitar. Ajudei a criar um estilo, que pode até inspirar outras pessoas, mas busco dar ao programa a minha personalidade, o meu jeito de fazer. Estou feliz!


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

grafos. O grande barato é ter a fama e ter a liberdade. Compro muitos filmes e shows para assistir nos intervalos das gravações e nos dias de folga. Tenho um lado roqueiro que curte muito Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stone. Fui metaleiro. Vaidade... Eu não sou galã, por isso tento compensar do outro lado. Quero falar bem, ter entusiasmo naquilo que faço. Para melhorar um pouco a aparência, além da ginástica, faço dieta. Estou com 47 anos e perdi 12 quilos em 9 meses com acompanhamento de profissionais. Resolvi aderir à barba, mas é uma barba ralinha. Eu adoro as lojas de perfumes, mas quem toma a iniciativa de comprar é a minha mulher. Tenho o Acqua de Parma, um perfume nobríssimo que ganhei do meu amigo João Dória Jr., mas nem usei ainda. Boca (quase) fechada... A minha dieta não tem grandes sacrifícios. Uso produtos light, não exagero em carboidrato, massas e sorvetes. Tenho priorizado os

alimentos leves. Na minha família todos são magros, por isso foi fácil mudar. Adoro comer, mas depois de uma determinada idade a gente engorda com mais facilidade. Hoje como de 3 em 3 horas. Como emagreci bastante, teve gente que ligou na emissora preocupada, perguntando se eu estava bem. Mas teve gente pedindo a receita também... (risos) Marcas registradas... Está certo que me falta um pouco de cabelo... (risos). Já fiz tratamento, mas desencanei e uso apenas um shampoo, só isso. Quando estiver de férias, vou testar ficar careca por completo. Vamos ver como será ficar sem a “pouca telha”. Eu curto usar óculos, tenho uma coleção com 40 modelos. A vaidade ajuda nisso. Se você acha que não tem atributos, se apega em alguma outra coisa. Agora preciso dizer que as minhas pernas merecem um comentário à parte. Elas me ajudam muito, afinal, sou um craque do futebol. Pena que não posso ficar mostrando por aí, até porque o ingresso seria mais caro... (risos)

ebol Jogando o “sagrado” fut

Com a esposa Fernanda e o filho Arthur

93


Dúvidas, dilemas e assuntos cabeludos

Sentiram a minha falta? Eu fiquei com saudade de passar o meu conhecimento e minhas preciosas dicas a vocês. Afinal, quando se sabe muito, é bom dividir, certo? Antes de tudo, preciso perguntar, minhas damas: gostaram do meu novo visual? Estava insatisfeita e resolvi dar uma repaginada. Sabe como é, uma esticadinha aqui, um cortezinho ali e pronto! Estou, literalmente, novinha em folha e louca para colocar o papo em dia. Quero agradecer pelos e-mails que recebi. Nossa, foram tantos! Mesmo que ainda não tenha sido contemplada com a minha resposta, não desista, basta me acompanhar sempre aqui que um dia chega a sua vez. Tenha fé. Para começar, escolhi as perguntas de duas queridas que vivem um dilema com as respectivas madeixas. Thalyta Bertotti diz que quer dar uma corzinha nos cabelos virgens e me pergunta o que acho. Cuidado! Depois de mudar o tom natural, fica difícil voltar à cor original. Agora, se os brancos já deram o ar da graça ou se vive escutando que umas mechas vão te iluminar, talvez seja a hora de arriscar. Consulte um bom cabeleireiro – de preferência um colorista –, ele dirá quais cores harmonizam com seu tom de pele. E lembre: qualquer procedimento químico deixa os fios mais fragilizados. Vai precisar colocar a mão na bolsinha linda, da última coleção, para gastar com muita hidratação! Olá, Odazilma Rodrigues! Você me escreve contando que está infeliz com a sua cabeleira volumosa. A vida é assim, meu bem. Quem tem crespo quer liso. Quem tem fino quer mais volume. Mas vamos lá. Antes de se entregar às progressivas, não se esqueça de que elas são à base de formol e danificam os cabelos. Solução 1: cortes como os desfiados diminuem o volume. Solução 2: há muitos produtos para domar os cabelos, que inclusive deixam os crespos com um aspecto saudável. Viu só? Tem jeito. Valorize o que você tem de belo, se assuma e cante feliz: “Gosto muito de você, leãozinho...”

94


ILUSTRAÇÃO: FABIANA SHIZUE

Como disse quando me apresentei a vocês na edição de lançamento de Fúcsia, não estou aqui só para falar de cabelos! Posso ajudar no que for preciso, é só me procurar. Vamos ao tema da temporada, então? Viajar de avião está mais fácil. Os preços das passagens aéreas caíram e, convenhamos, os serviços oferecidos também. Mas isso é assunto para uma outra hora. Hoje, quero ensiná-las a ter classe dentro do avião, ainda que a classe seja a econômica. O tumulto dos aeroportos nas férias e feriados é um passo para qualquer madame descer do salto, mas isso jamais pode acontecer! Seja prudente. A primeira escala para uma viagem sem turbulências é fazer o check-in com antecedência para evitar filas e garantir o seu lugar no céu (algumas companhias vendem mais passagens do que assentos disponíveis e deixam consumidores a ver navios no aeroporto). Feito o check-in, é esperar a chamada do voo. Enquanto isso, lojinhas, free shop e muitas tentações. Mas nada de pegar todos os chocolates ou guloseimas que vir pela frente para devorar no avião. Ser chique é tomar um café antes e levar um chiclete sem açúcar, para não pagar excesso de calorias, um livro ou a nossa maravilhosa “Fúcsia” para te fazer companhia. No ar Quando compramos uma passagem, pagamos para ter uma parte de um serviço coletivo. Não é voo livre! Lição que jamais deve ser esquecida: a mala de mão ideal (uma apenas, pelo amor de Deus!) é a que cabe no espaço em cima de sua poltrona e ainda sobra para a do outro. Armários ambulantes devem ser despachados como tal. O piloto ligou as turbinas, é hora de acionar o seu “simancol”. Durante a viagem, você deve saber que, se a pessoa ao seu lado está lendo ou

tentando tirar um cochilo, é hora de ficar de bico calado. Aproveite para seguir o exemplo. Mulheres finas dormem para renovar a cútis. Outra dica que garante a “pose das madames” é não reclinar a poltrona enquanto o de trás estiver – não digo saboreando, porque isso é impossível com o serviço de bordo atual – mastigando e engolindo a comida. Ajude o colega de voo a sair do aperto na hora da refeição e torça para que o ocupante da poltrona da frente faça o mesmo por você. Em turma Ah, já sei, o seu negócio é viajar em grupo, excursão. Pode, claro. Os preços estão ótimos e muitas vezes a turma é animada. Mas calma lá com essa animação. O avião não é só de vocês. Nem pense em ficar conversando com a parte do grupo que está a duas fileiras de distância. O passageiro que teve a falta de sorte de sentar entre vocês não quer saber do assunto. E bater palmas quando o pouso e a decolagem correm na mais perfeita harmonia? Cruzes! Troque a turma! Por fim, sair do avião sem pentear o cabelo, retocar a maquiagem e escovar os dentes é falta grave, principalmente em viagens longas. Mas tudo isso deve ser feito no toalete. Não esqueçam das minhas sábias palavras: quando viajamos de avião, o céu é o nosso limite e isso não significa estar com a cabeça nas nuvens, ok? Boa viagem, minhas damas! cabellina@revistafucsia.com.br

95


96

FOTO: LaiLsOn sanTOs

música


Peleco para ouvir e (en)cantar Por Cilene Soares

Foi em 1985, durante os estudos num se­ minário, que Helder Gonçalves de Miranda teve a certeza de que a música era o seu ca­ minho. nascido em são José dos Campos há 37 anos, Peleco, nome adotado para a carreira artística, é uma das novas apostas da MPB. “Lá no colégio que aprendi meus primeiros acordes. Gostei tanto que decidi viver de música e, agora em janeiro, com­ pletei 20 anos de carreira.” Bebendo na mesma fonte de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Mo­ raes, Cazuza, Renato Russo e Chico Buarque, ele diz que está feliz com a carreira. aliás, quem ouve Peleco cantar fala que além do sobrenome em comum com Cazuza (o nome completo de Cazuza é agenor de Miranda araújo neto), a voz deles é muito parecida. Uma volta no tempo revela o passado curioso do artista, que trabalhou na alfaiata­ ria do pai e fez trabalhos como cinegrafista junto com o irmão. “a gente cobria eventos sociais e festas diversas. Mas, aos poucos, fui diminuindo o meu envolvimento com o ví­ deo, já que a agenda musical vinha aumen­ tando significativamente. Era o momento de mergulhar de vez na escolha que havia feito.” Mas nem sempre a escolha feita é sinal de sucesso. Quando começou, Peleco pedia para que o deixassem dar uma canjinha, nem que fosse no final da noite ou de uma apresenta­ ção, mas sempre lhe negavam essa oportu­ nidade. Hoje, boa parte dessas pessoas pede para tocar em sua banda. E adivinhe o que ele faz? atende prontamente aos pedidos e nunca diz não. É com o mesmo carisma e

simpatia que costuma atender os fãs e gosta de ser referência de bons momentos na vida das pessoas. “Procuro retribuir o carinho que recebo. amo cantar, acredito num mundo melhor através da arte, e o meu objetivo é e sempre será transformar dor em alegria.” Com uma média de 15 shows por mês, que incluem eventos sociais, corporativos, bares, teatro, casas de espetáculo e shows em praça pública, já teve a oportunidade de se apre­ sentar em países como inglaterra, França, Peru e Uruguai, e ainda sonha dividir o palco com Caetano Veloso. Como também compõe, acredita que ca­ da canção é como se fosse um filho. nem adianta querer saber a preferida. “Tenho 13 CDs gravados, sendo que 11 são inde­ pendentes, mas todos levam um pouco da minha essência.” Lançado pela som Livre com o título “Peleco”, o primeiro disco feito por gravadora foi dirigido e produzido pelo cultuado produtor Guto Graça Mello e con­ ta com participações de alceu Valença, do cantor baiano netinho, George israel (Kid abelha), Milton Guedes e Priscilla Coutto. O álbum é autoral, com grande influência da MPB, do pop e também do rock, com letras que falam do amor em diversas formas. O próximo disco, intitulado “Deixa a noite rolar”, vem com uma linguagem mais pop eletrônica e algumas baladas românticas. as letras seguem o mesmo padrão, abordando situações que rolam na noite, como a soli­ dão, seus encantos e mistérios. Em fase de finalização, estará disponível no mercado ainda em 2011. É esperar para ouvir. 97


Você está acostumada a vê-lo em diversas receitas saborosas e é uma das iguarias mais cultuadas das culinárias japonesa e chinesa. seu nome científico não é dos mais fáceis de se pronunciar, afinal, Lentinula edodes em nada se parece com o nome pelo qual o conhecemos. sim, estamos falando do shitake, um cogumelo comestível que além de ser bastante utilizado na gastronomia também possui propriedades terapêuticas. Cultivado em toras de madeira há aproximadamente 800 anos pelos orientais, o shitake é um fungo que concentra alto teor de vitaminas, é rico em proteína, ferro, potássio e substâncias que fortalecem o sistema imunológico. Por conta do uso medicinal, é conhecido como o “elixir da vida” por possuir importantes fatores de longevidade. seu consumo auxilia no combate a inúmeras doenças, como câncer e

Aids, porque inibe o desenvolvimento de células cancerosas e neutraliza a ação de vírus, bactérias e fungos. A comprovação dessas propriedades terapêuticas foi alcançada após diversos estudos de cientistas de todo o mundo. Pesquisas recentes também mostraram que o shitake atua como regulador da taxa de colesterol no sangue. Na área cosmética, os subcompostos de shitake melhoram a tonicidade e a firmeza da pele, restabelecendo o equilíbrio metabólico de proteínas e diminuindo a ação proteolítica, ou seja, a degradação da pele. Em produtos capilares, as propriedades do shitake tendem a recuperar os cabelos desvitalizados porque a ação dos nutrientes ajuda a dar mais saúde à fibra capilar, além de devolver a resistência e a elasticidade, conferindo brilho intenso e leveza aos fios. Fonte: Sonia Corazza – engenheira química e cosmetóloga

98

FOTO: RENATO CRUZ / 2x1 / AgRAdECimENTOs: REsTAURANTE sUshi dO BAyANO

ativos

Shitake




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.