Ed. 404

Page 1

Prefeito e vice-governador entregam Creche Escola em Ibiúna

Senador José Aníbal reafirma compromisso com a cidade, em entrevista exclusiva

A Creche Escola Dulce de Góes Freitas foi inaugurada na quinta-feira passada (2), com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) recebeu diversas autoridades,

além do vice-governador, como o senador José Aníbal (PSDB). Construída pelo Governo do Estado, a creche irá atender 70 crianças de 0 a 5 anos. Conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário

e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. Na inauguração, o vice-governador anunciou investimentos em estradas vicinais e a retomada das obras da Bunjiro Nakao. Pág.03

Congregação Cristã do Brasil inaugura templo no Residencial Europa

A igreja evangélica Congregação Cristã do Brasil inaugurou um novo templo no bairro Residencial Europa, no último domingo (5). Centenas de fiéis e simpatizantes participaram do culto de inauguração.

O templo tem capacidade para mil membros. É o maior do município. O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) esteve presente na cerimônia, além do presidente da Câmara, Paulinho Dias (PSL). Pág.08

Influencer ibiunense é sucesso nas redes com vídeos de receitas

Pág.03

Editorial Democracia ameaçada?

As manifestações de 7 de setembro, com falas autoritárias do Presidente da República contra outras instituições, são sinais de que a democracia no Brasil corre risco.

Página 02

Polícia prende acusados de assassinar feirante

Página 02

Considerado um ilustre morador de Ibiúna, onde possui chácara de veraneio, o senador José Aníbal (PSDB) assumiu novamente a vaga no Senado Federal, com a licença do titular José Serra (PSDB). Por frequentar o município, onde tem

propriedade, o político está sempre inteirado dos principais problemas da cidade e, em entrevista exclusiva ao VOZ, falou do seu amor e carinho por Ibiúna, além de sua oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Pág.07

Máquina da Prefeitura atola em córrego; ambientalistas temem contaminação

Uma máquina PC, da Prefeitura de Ibiúna, que realiza serviços em um córrego na Avenida Vereador João Benedicto de Mello, próximo ao Correio, atolou e o óleo do equipamento caiu na água. As obras no local acontecem porque o barranco desabou e parte da rua ficou comprometida. O local foi isolado.

O engenheiro Kelvin Alves, secretário de obras, disse que o córrego não será contaminado com o óleo da máquina, porque o local foi represado. “A água não está contaminada, vazou sim um pouco de óleo pois o motor ficou dentro da água, mas nós represamos onde a máquina está atolada, passamos uma tubulação que está captando a água limpa, desaguando bem longe do local”, explicou o engenheiro. “Esta água contaminada será

removida hoje (ontem, 8) por um caminhão limpa fossa e depois virá uma máquina mais leve para retirar toda terra do local, retornando ao estado natural da nascente”, acrescentou.

Leitores do jornal, preocupados com a possível contaminação do córrego, que forma o Rio Una e desemboca na represa de Itupararanga, enviaram imagens do local e da água visivelmente contaminado com óleo diesel. O secretário garantiu que a máquina deve ser removida do local até amanhã (sexta-feira, 10). “Na verdade ela não caiu; nós tivemos um problema com a tubulação da Sabesp e, quando fizemos a remoção, a tubulação vazou e acabou perdendo a base do talude do barranco, que veio a desabar”, disse.

Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021 EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 09 DE SETEMBRO DE 2021 • COM O POVO E A VERDADE EDIÇÃO
404
Viva a Democracia!
Gerdan Wesley Prefeito Paulinho, vice-governador Rodrigo, senador José Aníbal e o secretário estadual de Habitação, Flavio Amary

Página- 2

EDITORIAL

Democracia ameaçada?

As faixas com pedidos de intervenção militar e as falas autoritárias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no último dia 7, acenderam uma luz de alerta de que a democracia no país está ameaçada. A estratégia do presidente demonstra claramente seu plano golpista para 2022. Com pautas como o voto impresso, enquanto o país já soma 15 milhões de desempregados e a inflação está quase nos dois dígitos, a tropa do Planalto investe alto para colocar em dúvida o sistema eleitoral e judiciário brasileiro a fim de criar uma narrativa para contestar as eleições de 2022. Certo de que a vitória nas urnas é inviável, nesse momento, o presidente insiste em polemizar e, para isso, conta com a adesão de apoiadores – que, embora não seja a maioria, ainda representam um significativo percentual dos brasileiros.

Ao lado de parte das forças armadas e das polícias, o discurso armamentista para a população, por parte do presidente, é, claramente, uma estratégia para armar apoiadores e, a exemplo do ex-presidente americano Donald Trump, incentivar, após a confirmação da derrota de 2022, a invasão do Congresso, STF e outros prédios de instituições públicas, sob alegação de fraude no processo eleitoral. A antítese é a de que nos Estados Unidos a contestação se deu por possíveis fraudes no voto impresso; aqui, será pelo voto eletrônico.

Nesse espaço, não há defesa de projeto A ou B, primeira ou terceira via, mas sim de que os democratas precisam defender a liberdade, que ora está ameaçada. Não dá para ignorar que há no Brasil, em curso, um projeto ‘de poder’, arquitetado longe dos parâmetros do estado democrático de direito.

As pesquisas de opinião mostram que Bolsonaro terá sérias dificuldades para alcançar o segundo mandato. A péssima gestão na pandemia, a alta inflação, a crise energética, o desemprego, além de outros fatores, como o discurso de corrupção caindo por terra com as alianças com o ‘centrão’, as falcatruas das vacinas e outras revelações, como das ‘rachadinhas’, são alguns dos motivos pelos quais o presidente perdeu apoio e a reeleição é um plano distante. Para continuar no poder só por meio do golpe. É certo que tentará! Como no Brasil carecemos de instituições com credibilidade, pode dar certo.

Uma boa leitura e até a próxima edição.

Polícia prende acusados de assassinar o feirante Sidney de Moraes

A Polícia Civil de Ibiúna prendeu quatro indivíduos acusados de participar do homicídio do feirante Sidney de Moraes, que trabalhava como vendedor de pastel na feira, em março de 2020. Ele morava no bairro da Vargem do Salto e era muito querido na comunidade. Após o encerramento de sua atividade, na data do crime, o feirante voltava para casa, com seu caminhão, levando suas funcionárias. Na Rodovia Julio Dal Fabrao, km 2, foi abordado por três indivíduos armados que anunciaram o assalto. Sidney acelerou o caminhão, mas com os disparos na direção do veículo, foi atingido e teve que parar. Os bandidos levaram o dinheiro que Sidney trazia no caminhão decorrente da venda na feira e fugiram do local. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

Após investigações, a Delegacia de Polícia de Ibiúna identificou os autores do crime. Além dos três indivíduos que participaram do roubo, também foi identificado uma mulher, a qual seria companheira de um dos autores e responsável em dirigir o veículo utilizado pelos criminosos. A investigação apontou que uma das funcionárias também teve participação no crime,

tendo passado informações aos bandidos acerca da rotina da vítima, em especial o momento em que ele estava indo embora para a casa.

Todos foram indiciados por latrocínio e tiveram as prisões preventivas decretadas e estão presos. As investigações foram conduzidas pelo delegado Dr. Dalton Luiz Moraes.

Ibiúna tem novo delegado assistente

Já está atuando na Polícia Civil de Ibiúna, o Dr. Dalton Luiz Braga de Moraes, como delegado assistente do titular, Dr. Rafael de Medeiros Marques.

O novo delegado veio de Carapicuíba para Ibiúna. Ao

VOZ, ele prometeu “zelar pela segurança, tranquilidade e proporcionar confiança e seriedade a todos os munícipes”.

Cães da GCM atuam na apreensão de entorpecentes

A equipe de GCM’s que atua junto aos cães do Canil da Guarda Civil Municipal, tem auxiliado no trabalho de combate à criminalidade, como no apoio a diversas ocorrências de localização e apreensão de entorpecentes no município.

Na última terça-feira (06), em uma ocorrência no distrito do Paruru, a equipe do Canil apreendeu 93 porções de crack, 35 porções de cocaína, 14 porções de maconha, além de R$ 353 em espécie. A apreensão aconteceu na Rua Feliciano José Adad e contou com a participação da equipe do Canil, composta pelos GCM’s Saturnino, Leonardo e o cão (K-9) Cristal.

A ocorrência foi a quinta, com êxito, que contou com o apoio dos cães da GCM, nos últimos dois meses. Em agosto, no bairro CDHU

DIRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

JORNALISTA R ESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Guilherme Oliveira Silva

DIAGRAMAÇÃO: Carlos Roberto Marques Jr.

Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021

O que o Brasil espera após 199 Anos de Independência?

Glória Piletti rem. É o que se denomina “voto de cabresto”, ou seja, comportamento daqueles que se deixam conduzir por outros nas suas opções políticas. É prática incompatível com uma autentica democracia na qual cada cidadão deve deliberar e livremente escolher aqueles que o vão representar.

Como o político Rui Barbosa diria que, após 199 anos de independência, o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. Se cada brasileiro tivesse cumprido o seu dever nosso país, certamente, estaria bem melhor. E, no momento, fala-se muito mais em direitos do que em deveres. Não que os direitos não sejam importantes mas, segundo a filósofa francesa Simone Weil, “a noção de dever vem antes que a do direito que lhe é subordinada e relativa. Um direito não é eficaz por si mesmo, mas somente pelo dever ao qual corresponde; o cumprimento efetivo de um direito não provém daquele que o possui, mas de outras pessoas que se reconhecem obrigadas a alguma coisa em relação a ele”.

Por isso, o mais importante é exigir das pessoas, sobretudo daquelas que ocupam cargos políticos, o cumprimento do dever. Os políticos são os principais responsáveis para que todos os brasileiros tenham seus direitos respeitados. Ou há direitos para todos, ou não há direitos, há privilégios. Hoje, no entanto, parece que, em nosso país, os que deveriam ser responsáveis pela diminuição dos privilégios, são os mais privilegiados.

Se há 199 anos atrás, o Brasil tornou-se politicamente independente de Portugal, muitos brasileiros, ainda hoje, continuam dependentes de seus políticos, que necessitam dessa dependência para se elege-

Isso, talvez, possa parecer algo quase impossível de alcançar. E, realmente, sem a melhoria da nossa educação, é impossível. Não é sem motivo, portanto, que o escritor inglês H.G. Wells afirmou, em certa ocasião, que entramos numa corrida entre educação e catástrofe. E haverá maior catástrofe, em nosso país, do que muitos dos nossos cidadãos serem dependentes desses políticos que temos?

Concluindo recorro às palavras da poeta Djalma Andrade, que escreveu: “A gente murmura, fala./ Velhos defeitos propala/ É a terra pior do mundo!/ Mas no fundo, bem no fundo,/ Quanto amor pelo Brasil”.

Desvendado crime de duplo homicídio no Recreio

A Polícia Civil de Ibiúna prendeu um dos acusados de assassinar dois homens, no último 28 de junho, no bairro do Recreio. Na ocasião, policiais militares e guardas civis municipais localizaram um veículo queimado, com sinais de sangue, na Rua Boa Vista, e dois corpos no meio do mato com galhos em cima. A investigação apurou que as duas vítimas haviam sido assassinadas por dois homens, durante a madrugada, motivados por uma briga de bar. Após uma confusão, os dois assassinos saíram do bar e voltaram armados e, após nova discussão, efetuaram os disparos.

A Polícia conseguiu identificar os autores dos homicídios. Eles ti-

Santa Lúcia, a equipe do Canil apreendeu um menor que comercializava entorpecentes pelo local.

Para atuar com o auxílio dos cães, os guardas municipais de Ibiúna estão em constante aprimoramento. Em julho, os GCMs Saturnino e Araújo participaram do curso de “Busca e Captura para cães de patrulha”, na cidade de Embu das Artes, visando a qualificação do trabalho junto aos cães

Claudino Piletti, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

TELEFAX .: (15) 3241-1325

www.jornalvozdeibiuna.com.br

REDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

TIRAGEM : 8.000 exemplares

CONS . REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

T. ACUMULADA: 4.008.000 exemplares

do Canil da Guarda Civil Municipal. Já no último sábado, os GCMs Munier, Saturnino, Da Silva, Araújo, Trindade e Leonardo participaram da 1° Oficina de Abordagem, um curso de “Técnicas de desembarque e abordagem com cães, Conduta de Patrulha (K-9) e Abordagem Veicular”, na cidade de Nova Odessa/SP.

veram a prisão preventiva decretada. Um dos acusados foi capturado e preso. O outro está foragido. As diligências continuam a fim de localizá-lo.

Ibiúna conta com centro automotivo feminino

No último sábado (dia 04), foi inaugurado o primeiro centro automotivo feminino de Ibiúna, o ‘Salto Alto’. Com o ambiente todo personalizado para as mulheres, o espaço conta com salão de beleza e manicure para atender as clientes enquanto aguardam seus veículos.

O Salto Alto Centro Automotivo Feminino atende todas as necessidades da mulher com seus veículos, serviços como lavagem, troca de óleo, borracharia, elétrica, assessoria para seguros, entre outros.

“Venham conhecer e fazer parte desse novo conceito tão necessário no mundo feminino”.

O Salto Alto Centro Automotivo está localizado na Rua Divaldo Belato, 44, no centro de Ibiúna, próximo ao Centro de Reabilitação.

Tel.: (15) 99115-1988/ 99635-1019

Com a presença do vice-governador, prefeitura entrega Creche Escola

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,4 milhão na construção; unidade deve beneficiar 70 alunos

Na quinta-feira (2), o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) recebeu o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para inaugurar oficialmente a creche escola Dulce de Góes Freitas, construída pelo Governo do Estado de São Paulo para atender 70 crianças de 0 a 5 anos. Também participou da solenidade o senador José Aníbal (PSBD), o deputado estadual Adalberto Freitas (PSL), o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, e o Chefe de Gabinete da Secretaria da Educação (Seduc-SP), Henrique Pimentel, além de autoridades municipais e regionais, como os prefeitos Guto Issa (São Roque) e Antônio Gemente (Mairinque). Segundo nota do governo estadual, trata-se da 155ª creche escola da atual gestão e sua construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,4 milhão da Secretaria da Educação do Estado em parceria com a prefeitura de Ibiúna. “Mais uma vez é uma alegria inaugurar uma Creche Escola, é a certeza de que os alunos de Ibiúna poderão ter um novo destino por meio da Educação”, disse Rodrigo Garcia. Já o prefeito Sasaki agradeceu ao vice-governador pela benfeitoria e enalteceu os anúncios de obras nas rodovias da região.

A Escola Municipal Dulce de Góes Freitas possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as nor-

mas de segurança e de acessibilidade. O nome da Escola Municipal homenageia uma empreendedora ibiunense que apoiou o estudo e foi parceira da Secretaria de Educação, além de representar uma família tradicional no município. Os filhos: Mario Hélio, Helena e Helenice Rolim de Freitas estiveram presentes no evento.

Mais obras

O vice-governador ainda anunciou mais de R$ 19 milhões em investimentos em estradas vicinais e retomada das obras da Rodovia Bunjiro Nakao durante visita a Ibiúna. “Temos o compromisso com a recuperação e duplicação da Bunjiro Nakao, tão importante para Ibiúna e região. Vamos resolver ela por inteiro”, afirmou Garcia, sobre os serviços da Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250), “que serão retomados”. Ele também anunciou a recuperação da Marginal, conhecida como Perimetral Antô-

O vírus da indiferença

Claudino Piletti E, para piorar ainda mais, alguns roubaram recursos que eram para socorrer as pessoas atingidas pela pandemia da Covid-19.

Numa mensagem enviada a todos os profissionais da saúde do Brasil, o Papa Francisco afirma que, juntamente com a pandemia da Covid-19, o mundo enfrenta outro vírus que há muito tempo assola a humanidade, o vírus da indiferença, que nasce do egoísmo e gera injustiça social. Diante desta realidade o Papa propõe a imagem do Bom Samaritano, cuja parábola, observa ele, “independentemente de convicções religiosas, nos interpela sobre o verdadeiro sentido de amor ao próximo”.

Entre os poucos que não foram indiferentes e, à semelhança do Bom Samaritano, socorreram aqueles que foram assaltados e deixados semi mortos, estão, os médicos, os demais profissionais da saúde, os voluntários e os pesquisadores para encontrar uma vacina contra o vírus.

nio Falci, com um investimento de mais de R$ 8 milhões em melhorias. Segundo o vice-governador, a obra já foi licitada e deve ter início nos próximos meses. Já a estrada que liga Ibiúna a Mairinque também receberá investimentos, na ordem de R$ 7,5 milhões.

O vice-governador também liberou R$ 200 mil do PEM para a implantação de uma creche em um conjunto habitacional do município, a ser definido pelo prefeito. O programa da Secretaria de Habitação promove a implantação de infraestrutura, equipamentos coletivos e melhorias por meio de reforma e ampliações, estímulo à implantação de serviços públicos e ações de inclusão social. Os recursos são repassados aos municípios por meio de convênios.

Garcia ainda destinou mais R$ 750 mil para Ibiúna para serem utilizados para a aquisição de caminhão cesto e retroescavadeira.

Nossa Senhora das Dores, a padroeira de Ibiúna

Indiferença é o estado de ânimo de uma pessoa à qual pouco importa tanto uma coisa quanto o oposto dela. É frieza e insensibilidade diante dos problemas que afligem o país e a humanidade. Mas, sobretudo, aqueles que afligem as pessoas que lhe são próximas. Eis algumas expressões muito usadas e que revelam indiferença: “Não quero nem saber”, “Estou na minha”, “E, eu com isso”, “Não estou nem aí”, “O mundo sempre foi assim”. Grande parte da população do nosso país, à semelhança do homem da parábola, foi assaltada pelos ladrões, no caso, os políticos corruptos, que a despojaram e, depois de a terem maltratado com muitos ferimentos, retiraramse deixando-a meio morta. Para piorar a situação, veio a pandemia.

Nosso planeta Terra também foi assaltado, despojado, maltratado e deixado meio morto pela parcela mais privilegiada dos seres humanos. Aliás, hoje, 99% da riqueza total do planeta está nas mãos de apenas 1% de seus habitantes. E, não há perspectiva à vista de mudança. Ao invés disso, em meio à pandemia da Covid19 e da indiferença, a concentração da riqueza nas mãos de poucos vem aumentando.

“Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança estrutural”, afirmou o Papa Francisco. Na certeza de que viajamos no mesmo barco, onde o mal de um prejudica a todos, cada qual, segundo as suas possibilidades, deve colaborar para superar os males da ganância humana e do vírus da indiferença.

Influencer ibiunense é sucesso nas redes com vídeos de receitas

Há mais de mil títulos dedicados à Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Dentre tantos títulos, um daqueles baseados na vida da Virgem Maria, é o de Nossa Senhora das Dores, cuja comemoração se dá no dia 15 de setembro.

A data da instalação da primeira Paróquia de Ibiúna (pois hoje já temos outras instaladas) aconteceu no 2º sábado de setembro de 1812, coincidindo com tal data litúrgica. De lá para cá, já são mais de 200 anos em que o

Professor Eduardo povo católico se reúne para festeja-la. Como tradicionalmente já acontece, a novena diária deste ano começou no dia 06 e vai até o dia 14, sempre com a Missa às 19 horas na Igreja Matriz. No dia 15 de setembro haverá a procissão às 18 horas seguida de Missa Festiva na Igreja Matriz. Nestes dias festivos têm havido a já tradicional quermesse

com as barracas de guloseimas. Lembrando que pela Lei Municipal 1184 de 24 de agosto de 2006, o dia 15 de setembro é feriado municipal, facilitando a participação da população na festa.

O Padre Benedito Aparecido Cesário convida a todos, respeitando as medidas sanitárias, para participar dos festejos desse ano de 2021. Viva Nossa Senhora das Dores!

Agricultores realizam a 54ª Festa em Louvor a Santa Catarina

A tradicional festa dos agricultores do bairro da Campininha, região do Carmo Messias, aconteceu no último domingo (5) e contou com a participação de centenas de agricultores. Os participantes seguiram em procissão para receber as bênçãos do padre Sebastião. Em gratidão, como de costume, os agri-

cultores trouxeram produtos das lavouras em doação para manutenção da Paróquia da Campininha. Os secretários municipais Ben-

dito Dias (Agricultura) e Rafael Ribeiro (Meio Ambiente) representaram o prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

A influencer Bianca Targa, de 25 anos, tem feito sucesso nas redes sociais com vídeos mostrando sua rotina do diaa-dia. As publicações viralizaram no app TikTok, conhecido por vídeos de curta duração. Na rede, a influencer possui mais de 4,1 milhões de seguidores. Natural de Ibiúna, Bianca é filha do comerciante Eduardo, do restaurante Ponto de Encontro.

O que chama tanto a atenção em seus vídeos são seus utensílios de cozinha, com uma coleção de panelas, talheres e todos eletrodomésticos rosa que Bianca afirma colecionar desde 2014. Ainda que seu trabalho esteja ganhando reconhecimento, a jovem não consegue estabilização financeira com a nova profissão e continua a trabalhar no restaurante da família. “Ainda não consigo viver só com meu trabalho na internet, muitas empresas querem divulgação, mas não querem pagar o preço justo pelo serviço”, lamenta.

Bianca, que começou a filmar vídeos de limpeza e refeições por hobby, hoje pensa em seguir carreira como influenciadora e migrar seu conteúdo para o Youtube. Além dos mais de 4,1 milhões de seguidores

no TikTok, ela ainda conta com mais de 200 mil no Instagram com o público variado. “Meu público vai desde crianças que estão se inspirando em mim para começar a cozinhar, até donas de casa com mais de 50 anos”, afirma a influencer. “É um prazer estar sendo reconhecida aqui em nossa cidade, sou muito grata por cada um dos meus seguidores. Espero que gostem do meu conteúdo e que eu traga conhecimento e amor através dos meus vídeos”, agradece a influencer. Curta no Instagram/ biancaamordecasinha.

Página- 3 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021

Atleta ibiunense de Jiu-Jitsu já coleciona medalhas de ouro

O jovem ibiunense Ryan Gabriel Diniz Rodrigues, de 19 anos, tem se destacado em competições de Jiu-Jitsu, organizadas pela Confederação Brasileira do esporte. No último 29 de agosto, o atleta conquistou o primeiro lugar em uma competição realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na modalidade ‘peso galo’. Com as competições regionais, já são 13 medalhas de ouro conquistadas pelo ibiunense.

Ryan é estudante, morador do bairro da Ressaca e sempre gostou de lutas marciais. A inspiração para o esporte surgiu com tio (Luiz Diniz), que praticava Jiu-Jitsu como hobby (pertencia a faixa Roxa). Na época, com apenas 11 anos, Ryan começou a aprender o esporte. Desde então matriculou-se na 1° Academia de Jiu-Jitsu de Ibiúna, do Mestre Leandro Martins, que atualmente trabalha em Dubai. O mestre foi um grande incentivador

para que Ryan continuasse a praticar a modalidade. Atualmente, o atleta ibiunense está há 8 anos estudando na Academia Checkmat, que foi fundada pelo mestre Leandro, e conta com as instruções dos professores de faixa preta Alan Rodrigues, conhecido como Sagati, Fernando Kubota e Fernandes Moraes. Com a orientação dos professores, Ryan já chegou na faixa azul na modalidade Jiu-jitsu.

Para o jovem atleta, todo lutador tem que ser dinâmico e persistente, ter força de vontade e correr atrás dos objetivos. Ryan espera que, com a vacinação em massa, as lutas voltem a ter público, que consiste em uma maior motivação ao ibiunense no tatame. O atleta sonha que o Jiu-Jitsu passe a fazer parte dos jogos olímpicos e que, quando isso acontecer, ele espera representar o Brasil e Ibiúna nos Jogos Olímpicos.

Fundo Social recebe 500 cestas básicas

O Fundo Social de Solidariedade de Ibiúna recebeu, no dia 1º, 500 cestas básicas do Fundo Social do Estado de São Paulo, que foram revertidas para as pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social.

O prefeito Paulinho Sasaki

(PTB), acompanhado do secretário de Governo, Tiago Albertim; da secretária de Assistência Social, Regiane Rodrigues; e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ibiúna, Gi Torres, recebeu as cestas e comentou sobre a importância da doação. “Primeiramente, agradecemos ao Fundo Social do

Estado pelas doações, que, desde o início do ano, já foram mais de 1.500 cestas. É um ato importante, pois passamos por um período difícil, que muitas pessoas foram afetadas e oferecer o básico, que é a alimentação a elas, já nos deixa com sentimento de gratidão”, disse o prefeito.

Sabesp desassoreia rio que atravessa Vila Lima

A Sabesp realizou os serviços de desassoreamento no Rio Una, próximo a ponte que dá acesso ao bairro Vila Lima e a estrada do Campo Verde. O serviço aconteceu após o leitor Orion Lima procurar o jornal para denunciar que o trecho rio estava impregnado de mato, com sujeiras, dificultando o escoamento das águas. Orion já havia procurado autoridades do município para reclamar da sujeira no trecho, porém nada havia sido feito.

O jornal questionou a Prefeitura de Ibiúna sobre a reclamação do leitor. De pronto, o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) acionou o dirigente da Sabesp no município, Tiago Luis Ramos. Com a responsabilidade pelos serviços, a Sabesp realizou o desassoreamento do Rio

Una, com a limpeza sobre os canos de água colocados próximo a ponte. Vale lembrar que o Rio Una desemboca na Represa de Itupararanga. O leitor agradeceu o empenho do prefeito Paulinho Sasaki e do dirigente da Sabesp Ibiúna, que atenderam a sua solicitação. “Todo

cidadão tem que colaborar com o bem público da cidade”, defende Orion.

Falecimento –Hermínio Fulfaro

Faleceu ontem (8), o líder espírita Hermínio Fulfaro, em decorrência de um tumor. Ele era conhecido também por seu trabalho social com pessoas em estado de vulnerabilidade social.

“Parte nosso Ermínio Fulfaro, levando uma bagagem repleta de virtudes pelo muito que fizera na parte espiritual; ensinando, orientando e confortando muitas pessoas. Uma das maiores caridades na terra é dar um ‘lar’ para crianças órfãs e, juntamente com sua mãe dona Isabel, cuidaram e educaram dezenas delas. Leva gratidão de toda sociedade ibiunense e dos centros espíritas”, enaltece Stela Marcicano. “Deixa saudades e leva a gratidão que toda sociedade ibiunense e todos os centros espíritas”.

O que significa a retomada do

Afeganistão pelo Talibã?

No dia 11 de setembro de 2001, acompanhamos o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. Como reação, os Estados Unidos deram início à intervenção militar no Afeganistão, que era governado pelo grupo Talibã e acusado de abrigar Osama Bin Laden, líder do mencionado ataque terrorista.

Desde então, o Talibã vem tentando recuperar o poder na região, realizando ataques contra civis e soldados americanos. Contudo, em fevereiro de 2021, o grupo assinou um acordo com os Estados Unido prevendo a retirada de tropas americanas do Afeganistão, em troca de o país não ser mais reduto de grupos terroristas.

Ocorre que, no dia 15 de agosto, em meio a retirada parcial das tropas norte-americanas, o Talibã tomou o Afeganistão invadindo a capital Cabul. E quais são as consequências dessa retomada do poder para os demais países do mundo?

De imediato, assistimos a cenas de terror, tumulto e desespero de afegãos tentando deixar a cidade, a exemplo de civis caindo de um avião em movimento.

De maneira geral, os afegãos temem a retaliação do Talibã àqueles que trabalharam com os norte-americanos nestes anos de ocupação, bem como ações radicais e repressivas do grupo contra às liberdades individuais e aos direitos humanos, em especial, das mulheres.

Exemplo disso, foi a resposta violenta do grupo ao primeiro protesto após a retomada do país organizado por mulheres afegãs pelo direito ao trabalho e à participação no governo, ocorrido no último dia 05 de setembro.

Além disso, a Organização das Nações Unidas alerta para a grave crise migratória no país, tendo em vista que 550 mil pessoas já se deslocaram do Afeganistão apenas este ano e o país é a terceira maior origem de pessoas refugiadas no mundo (Agência Brasil, 17/08/2021). Neste sentido, apela por solidariedade e ajuda humanitária dos demais países aos refugiados afegãos. De um lado, o fim da ocupação militar americana deu espaço para a retomada do grupo fundamentalista ao poder. Do outro, devolveu ao país ocupado a sua soberania. Apesar de 60% dos americanos criticarem a forma como se deu a retirada dos militares, 77% apoiam o fim da ocupação (Valor Econômico, 03/09/2021).

Tendo em vista que o Afeganistão tem posição estratégica, pois faz fronteira com países como a China, Paquistão, Índia e Irã e conta com importantes reservas minerais valiosas ainda pouco exploradas, o país é de interesse geopolítico e econômico internacional. Portanto, espera-se que para se manter no comércio mundial, os novos governantes dialoguem com organismos internacionais e estes garantam a proteção humanitária a população afegã.

Feira da Capelinha retorna no próximo sábado

No próximo sábado (11), a ‘Feira da Capelinha’ de Ibiúna está de volta. Depois de ser interrompida, por conta da pandemia, artesãos e artistas de Ibiúna passam a expor seus produtos, das 10 às 20 horas.

“Estão todos convidados a prestigiar e conhecer o artesanato, gastronomia, serviços, arte e cultura de Ibiúna”, diz uma das organi-

zadoras, Regiani Góes. A feira terá início, antes, às 9h, com uma missa na capelinha. Além dos produtos, haverá atrações durante o dia, como aulas de zumba, com a Nadja Cia de Dança, às 11h30, shows, aulas de ritmo e outras apresentações. A feira irá acontecer obedecendo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Promoção Posto do Vitor sorteou mais uma moto 0 km

O Ibiúna Auto Posto (Posto do Vitor) realizou o 2° sorteio da promoção Posto do Vitor, em agosto.

O cliente Jorge Luiz Silva de Moraes, do bairro da Ressaca, foi o contemplado com um moto Honda Start 0 km, vermelha, 2020, modelo 2021. Foram mais de 250 mil cupons preenchidos para o sorteio. Jorge Luiz contou da sua alegria e emoção quando recebeu a ligação da proprietária do posto, Daniela Silva (esquerda), que comunicou que ele fora o felizardo.

A promoção do Posto ainda não acabou. No dia 12 de dezembro, haverá o sorteio de um automóvel 0 km, marca FIAT – Mobi Easy, branco, 2021.

Para você concorrer é bem simples: a cada R$ 40 em combustível ou troca de óleo você ganha um cupom para participar do sorteio. Os cupons utilizados na entrega da moto continuam na urna para os próximos sorteios de 2021.

Av. Maria La Farina Milani, 301 – telefones: (15) 32411605 e (15) 3248-3530.

Página- 4 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021
Foto do local antes da limpeza

Padre Daniel Vitor será transferido para Araçariguama

O padre Daniel Vitor, responsável pela Paróquia Santa Terezinha e São Roque, no bairro da Ressaca, deixará Ibiúna na próxima semana. O sacerdote irá para Araçariguama, onde será apresentado na próxima quinta-feira (16), dia da Padroeira da cidade. Em nota, o Bispo diocesano, Dom João Bosco, confirmou que a “paróquia de Nossa Senhora da Penha recebe, às 18 horas, como pároco, o Padre Daniel Vitor Cardoso Rodrigues”. Já no dia 24, será apresentado o novo pároco da comunidade ibiunense, dentro da Novena da Padroeira, a Paróquia Santa Teresinha e São Roque, às 19h30h, recebe como novo Pároco o padre Edileis Silva de Araújo. A diocese informou também que com a transferência do padre, coordenador da Região Ibiúna, “esse encargo será ocupado interinamente pelo Padre Benedito Aparecido Cesário, pároco de Nossa Senhora das Dores, até que haja a troca regular das coordenações”.

– O sentimento de se despedir de Ibiúna é com grande aperto no coração por deixar uma cidade que vivi as primícias do meu ministério, mas ao mesmo tempo o sentimento de gratidão por ter sido muito bem acolhido e pelo aprendizado

riquíssimo que tive em minha missão aqui, o que me motiva a enfrentar com mais experiência este novo desafio que a igreja me confia –, disse o padre Daniel ao VOZ

Questionado sobre as principais lembranças que leva de Ibiúna, o padre destaca a festa de São Sebastião. “Foram muitas mas destaco a devoção e a tradição vivida pelo povo ibiunense nas festividades de São Sebastião. Povo fervoroso na fé e que jamais esquecerei das experiências formidáveis de serviço e piedade que partilhei com este povo amado em que jamais esquecerei”, revelou. “Só me resta agradecer a Deus por tudo que ele me proporcionou. Agradecer Ibiúna e cada família que me acolheu como pai, irmão e amigo. Amizade que nasce

O iminente retorno as aulas presenciais: desafios erecomeços

pela fé jamais se acaba. Rezem por mim, amo esta cidade e amo este povo”, pediu. “Pra sempre um devoto de Santa Teresinha, de São Sebastião e um ibiunense de coração. Deus nos abençoe”, finalizou o padre. Muito querido pela comunidade católica, fiéis preparam-se para a despedida do pároco. Atuante na comunidade, o padre conquistou a simpatia e confiança da comunidade. “Nós o reconhecemos esse amigo por que em tudo o senhor não colocou a obrigação, mas sim a alegria e o amor. Foi além, e impulsionado pelo Espírito Santo, foi para muitos um amigo, um irmão, um filho. Para tua igreja foi um pai e para os fiéis um exemplo a ser seguido”, disse a secretária regional da Renovação Carismática Luiza Pires.

Padre Antônio também despede-se do município

O Padre Antônio Carlos de Souza, responsável pela área pastoral São Judas, na região do bairro do Verava, deixará Ibiúna a partir do dia 28 de setembro. O sacerdote irá atuar em Vargem Grande Paulista, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. No mesmo dia, às 19h30, o padre Luiz Omar Batista dos Reis será apresentado na comunidade católica da pastoral São Judas. Os fiéis da região agradecem ao padre Antônio Carlos pela de-

dicação durante o sacerdócio em Ibiúna: “Nosso coração se enche de gratidão por toda a sua dedicação e com certeza todos os que puderam conviver com esse servo do Senhor tiveram seus corações transbordados pela caridade e pela humildade. Que o bom Deus possa usar de sua vocação e de seu sacerdócio, como o fez aqui em Ibiúna e assim contribuir para as obras do Reino designadas nessa nova jornada”.

Sicredi Agroempresarial PR/SP presta contas do primeiro semestre a seus associados

No início de agosto, em seu canal oficial no YouTube, a Sicredi Agroempresarial PR/SP realizou uma “live” de Prestação de Contas do primeiro semestre de 2021 a seus associados. A cooperativa apresentou os resultados do período, bem como todas as ações sociais e planejamento para os próximos meses para aproximadamente 1.200 internautas que acompanharam a reunião.

A nível sistêmico, o Sicredi elevou os seus ativos totais em 29,8%, chegando a R$ 177 bilhões. A carteira de crédito subiu 41,1%, atingindo o volume de R$ 107,1 bilhões e o resultado do primeiro semestre é de R$ 2,315 bilhões, aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para o presidente da cooperativa e conselheiro da Central Sicredi PR/SP/ RJ, a evolução dos números a nível nacional demonstra a força que tanto o Sicredi, quanto o

cooperativismo, tem conquistado nos últimos anos. “Passamos de uma instituição local, para uma organização que hoje atendo todos os grandes centros em todo o Brasil, com um modelo de negócios mais justo e sustentável, que possuiu hoje mais de 5,2 milhões de associados”, relatou o presidente.

Uma das 108 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, a Sicredi Agroempresarial PR/SP mostrou aos seus cooperados uma evolução acima do mercado financeiro, se solidificando como uma das principais alternativas dentre as grandes instituições do país. Com um crescimento de 39%, os ativos totais ultrapassaram a marca de R$ 2,1 bilhões, com a carteira de crédito em R$ 1,257 bilhões (evolução de 58%). O resultado, que no ano passado era, no período, de R$ 15 milhões, fechou em julho de 2021 em R$ 32 milhões, representando um cresci-

mento de 113%. São 85 mil associados distribuídos em 30 agências, com aproximadamente 500 colaboradores. Números que colocam a Sicredi Agroempresarial PR/SP entre as maiores e melhores cooperativas do sistema.

Social

A atuação da instituição em projetos sociais sempre se destaca como um dos pilares da organização. Com o Fundo Social, foram distribuídos mais de R$ 204 mil em respiradores, produtos de prevenção contra a Covid-19 e alimentos, para 69 entidades filantrópicas. No Dia C, dia de cooperar, as agências se mobilizaram para doar mais de 5,2 toneladas de alimentos e 5 mil litros de leite, além de milhares de fraldas geriátricas, cobertores, produtos de limpeza, peças de roupa, ração animal e a revitalização de 10 espaços públicos, totalizando mais de R$ 150 mil em doações.

Professora Luiza dos os sentidos) a ser percorrido entre a casa e a escola, e podemos testemunhar que, infelizmente, para muitos, a vida ainda é uma brincadeira. É frequente grupos adolescentes sem máscaras aos arredores das escolas, na rodoviária, compartilhando garrafinhas d’água e outras bebidas, tão próximos uns dos outros que os esforços da escola caem por terra nesses comportamentos. A responsabilidade individual tem neste cenário um peso considerável.

Muitos estados e municípios estão recebendo de volta os seus alunos. Diferentemente de um retorno de férias, alguns alunos e professores trazem consigo experiências vividas que ecoam “medos”, “incertezas” e, de certa forma, “negatividade”. Esperava-se que os sentimentos fossem acolhidos com uma atenção especial ao ser humano como um todo (em cada aluno, em cada professor, em cada funcionário), mas na prática trata-se apenas uma mudança de rotina (rodízio de alunos dentro da sala de aula, reorganização dos momentos “coletivos” como intervalo, horários de entrada e saída). Certamente tais procedimentos são mais que necessários, mas não suficiente.

Além do estado emocional, a insegurança também é fruto da má estrutura física dos prédios escolares e até mesmo ausência de recursos (sem generalizações). A vida está aos poucos voltando a um novo normal, mas será que, de fato, existe como zelar pela segurança e pela saúde dentro da escola? E no trajeto escolar? Mesmo as unidades estando empenhadas ao máximo em garantir que se cumpram os protocolos de segurança, não podemos negar: existe um caminho (em to-

O professor é a figura mais próxima fisicamente dos alunos e, portanto, o mais vulnerável. Adequar o aprendizado, ter o foco na aprendizagem do que é mais importante, reorganizar conteúdos, rever e adaptar objetivos... tudo isso o professor sabe fazer com excelência. Que a pandemia acentuou a diferença entre aqueles que tinham mais dificuldades de aprender isso também é fato, mas o que nos preocupa de verdade é a imaturidade, o grito de liberdade seguido por ações irresponsáveis e egoístas que podem colocar em risco a vida de muitos que não retornaram por opção.

Rapidex: novo aplicativo de entregas criado por jovens empreendedores de Ibiúna

Os jovens empreendedores ibiunenses estão inovando para atender um mercado consumidor cada vez mais exigente. Um novo aplicativo de entregas foi desenvolvido para ampliar ainda mais a visibilidade online dos comércios. A ideia surgiu no início de 2021, durante uma conversa entre três ibiunenses, sobre como contribuir para a evolução da cidade por meios tecnológicos, dos aplicativos, uma vez que a tecnologia está rapidamente ditan-

do as regras comerciais.

Pensando nisso, os jovens empreendedores Guilherme Camargo, Misael Tiago e Lucas Rodrigues decidiram inovar e oferecer mais comodidade aos clientes consumidores de Ibiúna. No aplicativo, além do serviço de delivery, trabalhadores autônomos poderão fazer anúncios de serviços.

“Apoie os empresários locais! Em breve em Ibiúna, de gente da gente Rapidex Delivery”.

Feira do livro segue até o dia 15

Ibiúna está recebendo a 2ª Feira do Livro, uma parceria entre a Prefeitura de Ibiúna e a Feira Popular do Livro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, na Praça da Matriz, das 8h às 20h. A feira

do livro continua até o dia 15, disponibilizando milhares de exemplares, dos clássicos, passando por ficções, biografias, histórias em quadrinhos, infantis, entre outros. Os preços, também, são variados.

Página- 5 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021
Página- 6 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021

Senador José Aníbal reafirma compromisso com Ibiúna, em entrevista exclusiva

O senador José Aníbal é considerado um ilustre morador de Ibiúna, onde possui chácara de veraneio. Por frequentar o município, onde tem propriedade, o político está sempre inteirado dos principais problemas da cidade e, como Senador da República, novamente ocupando a lacuna na ausência do titular José Serra (PSDB), Aníbal é um elo importante do município com os governos estadual e federal. O senador é um dos destaques paulista no Congresso, sobretudo por sua atuação nos principais assuntos debatidos na casa legislativa.

Na inauguração da creche-escola Dulce de Góes Freitas, o senador acompanhou o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) –onde as autoridades presentes enalteceram o prestígio do senador. Em entrevista exclusiva ao VOZ, José Aníbal fala sobre os principais assuntos do cenário político, das projeções para 2022 e de seu empenho em ajudar Ibiúna.

VOZ: Qual a avaliação que o senhor faz da CPI da Covid no Senado Federal. Há elementos para incriminar integrantes do governo na condução da pandemia e até o presidente Bolsonaro?

JA: A CPI da Covid é o caminho certeiro para os brasileiros saberem os malfeitos, as omissões, aquilo que o governo deixou de fazer, provocando a tragédia de quase 600 mil mortes que o Brasil tem hoje. O episódio de Manaus foi um clímax. Centenas de pessoas morrerem por falta de oxigênio! O governo Bolsonaro foi incapaz de socorrê-las. O socorro veio da solidariedade dos brasileiros de todo o Brasil, inclusive do Paulo Gustavo, aquele grande ator, que logo depois morreu por falta das vacinas. De modo que a CPI vai cumprir, sim, um grande papel e com o que ela conseguiu recolher, depoimentos e informações, vai poder incriminar e responsabilizar, em primeiro lugar, o presidente da República.

VOZ: O senhor acredita que o presidente Bolsonaro corre risco de sofrer um processo de impeachment?

JA: Essa hipótese não está descartada, mas, de qualquer maneira, é preciso que haja uma mobilização maior da população a favor do impeachment e que o Parlamento se sensibilize mais com o fato de que nós vivemos um desgoverno. Um presidente que não trabalha, não faz reunião de governo, não delibera nada que vá colaborar para que os brasileiros melhorem as condições difíceis que estão vivendo hoje, meses de incerteza e medo, desemprego, falta de renda, corte de energia elétrica, inflação mais alta na comida, enfim, não se vê desse presidente uma

palavra de solidariedade, de afeto, de compromisso com a nossa gente. Ele passa o tempo xingando, desqualificando, procurando rebaixar as instituições e, se deixar, querendo ser um tirano que não respeita as instituições. As condições objetivas para o impeachment existem do ponto de vista dos atos já praticados pelo presidente. Agora, do ponto de vista da política, da mobilização da sociedade, é preciso que se avance nessa direção. De qualquer forma, é muito difícil imaginar Bolsonaro na Presidência até o final do seu governo. De qualquer maneira, eu não tenho dúvidas de que o governo dele termina no ano que vem. Bolsonaro numa disputa política eleitoral, com toda a transparência, sequer chegará ao segundo turno.

VOZ: Diante de uma crise institucional, entre o presidente e ministros do Supremo Tribunal Federal, dúvidas levantadas quanta a segurança das urnas eletrônicas e movimentos para intimidar parlamentares e juízes, a democracia no Brasil corre algum risco?

JA: Isso é um desejo enorme do Bolsonaro, inclusive agora com essas manifestações de 7 de setembro ele quer ver, sobre os mais diferentes pretextos, se a adesão da população a um projeto aventureiro de golpe é maior ou menor. Para mim não é essa a questão central. A questão central é que os brasileiros em número muito maior do que aqueles que vão se manifestar no dia 7, e sem ódio, sem rancor, sem um instinto antissocial, possam ir se manifestando cada vez mais, patenteando que a grande maioria, como as pesquisas já estão indicando, rejeita o governo Bolsonaro. E aí, certamente as condições para que ele se recupere na opinião pública, na sociedade, uma posição de disputa, chance de reeleição, essas condições não existirão. Agora Bolsonaro, pelo o que diz, com tanta tensão e agressão que promove, com os ataque as instituições, está abortando a retomada do crescimento da economia. O Brasil com Bolsonaro, não vai recuperar a economia de antes da pandemia. Ano que vem o crescimento previsto é pouco mais de 1%. Depois, sem ele, tenho certeza que o Brasil vai entrar num círculo virtuoso de crescimento e combate a fome, a pobreza e as desigualdades sociais.

VOZ: O senhor reassumiu o mandato como senador, porém pela primeira vez nessa gestão. Qual o seu posicionamento quanto ao governo? Pode-se definir como um senador da oposição?

JA: Totalmente de oposição a esse governo. Não há nada na agenda do Bolsonaro com o que eu me identifique. É uma agenda atrasa-

da, retrógrada. Ele não coloca as questões que precisam ser enfrentadas para o país crescer. Ele só acusa, não explica as ‘rachadinhas’ dele e dos filhos, tenta transferir responsabilidades, e o que faz de fato é um desastre para o Brasil.

VOZ: No ano que vem encerra o mandato do senador José Serra. O senhor, como suplente, assumiu a vaga em duas ocasiões – como acontece agora. Quais são os seus planos pessoais para as eleições de 2022?

JA: Eu tenho planos hoje, sobretudo, para uma ação forte no Senado, procurar ajudar o Brasil a sair dessa situação. Realmente não faço aquele cálculo político de saber o que eu vou disputar ano que vem. Eu tenho muita preocupação hoje de como podemos fazer pra que algumas políticas públicas comecem a melhorar a condição dos trabalhadores, dessa gente que está na pobreza. Aí em Ibiúna mesmo eu acompanho isso, muita gente desempregada, sem renda nenhuma. A pobreza no Brasil se associa muito à fome, à total falta de condições. Então é preciso que os políticos se empenhem e não gastem seu tempo com agendas que só interessam aos próprios políticos, como coligações proporcionais, fundo partidário, fundo eleitoral, orçamento secreto. Isso vai na direção contrária do que os brasileiros precisam e é nessa direção de combater esses excessos e criar uma agenda virtuosa, uma agenda de resultados para a população, que eu vou me empenhar agora.

VOZ: O PSDB terá prévias para escolha do candidato a presidência do partido. O senhor já definiu quem irá apoiar nas prévias?

JA: Eu sou coordenador das prévias do PSDB. Tenho muita confiança que elas vão indicar um candidato competitivo, que vai unir o partido e apresentar ao Brasil ideias que vão ajudar o país a sair da situação que se encontra, sobretudo com foco nos milhões de brasileiros, nos 70/80% dos brasileiros que precisam voltar a ter esperança. Portanto, eu não posso declarar nome de candidatos se eu coordeno esse processo, eu espero que cheguemos ao melhor candidato.

VOZ: O senhor acredita que existe espaço no meio da polarização apontada pelas pesquisas, entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula? O senhor acredita em uma terceira via com chances de chegar ao segundo turno?

JA: Eu não acredito apenas, eu confio que vamos fazer isso, tenho certeza que o eleitorado brasileiro espera um candidato que não seja nem Lula nem Bolsonaro, com condições de despertar confiança, credibilidade e esperança de disputar e vencer a eleição.

VOZ: Com propriedade em Ibiúna há anos, o senhor frequenta com regularidade o município e pode ser considerado um ibiunense de coração. Como senador, o senhor tem tido interlocução com os políticos de Ibiúna? Quais são as principais demandas que são lhe apresentadas?

JA: Eu tenho conversado muito com os políticos da cidade, com o vereador Aladin, outros vereadores e com o prefeito. A minha disposição, e tenho procurado mobilizar outras pessoas que têm casa em Ibiúna, para que realmente compartilhemos esse propósito de colaborar mais com a cidade. Ibiúna é um lugar muito bonito, mas ainda tem a população com renda muita baixa. É orgulhoso dizer que Ibiúna é o maior produtor de alface do Brasil, mas o valor agregado da alface é baixo e os salários pagos também são baixos, temos que diversificar as atividades econômicas na Cidade, ter mais pessoas qualificadas tecnicamente e atrair investimentos. Promover o ensino técnico e tecnológico para nossos jovens. Eu estou muito envolvido com isso, com as questões do dia a dia, o hospital, por exemplo. Conversei com o vice-governador e nós vamos estimular uma dessas grandes organizações hospitalares a fazer uma radiografia da situação hospitalar de Ibiúna e uma proposta factível para que a qualidade do atendimento seja melhor, e que a administração seja transparente para as pessoas saberem exatamente onde o recurso está sendo empregado.

Estou empenhado na conclu-

são da Rodovia Bunjiro Nakao. É uma questão de segurança e economia, uma vez que o escoamento da produção de Ibiúna se dá todo por lá. Já houve o recomeço de uma das frentes, e eu espero que todas as frentes sejam iniciadas até o final de setembro e a obra concluída até o começo de 2022. É um direito de Ibiúna e eu estou lutando por isso junto ao governo estadual.

Além disso, há demandas do ponto de vista de estradas vicinais, da preservação do meio ambiente, do maquinário da prefeitura e outras. Nós estamos atuando em todas essas frentes e eu espero que os resultados apareçam logo.

Por último, vim a Ibiúna no dia 2 com o vice-governador, exatamente para a inauguração de um equipamento em que o estado colaborou muito, que é a inauguração de uma creche. Outras virão. Temos que ter todas as crianças em creches.

VOZ: Deixe uma mensagem aos leitores do jornal.

JA: A minha mensagem é de compromisso com a cidade, de afeto pela gente que vive em Ibiúna e pelo que podemos fazer, com a união de todos, para melhorar a vida, a esperança. Que seja uma cidade mais acolhedora para todos que vivem aqui, não só para aqueles que têm mais posses, que têm mais recursos, mas para aqueles que têm menos, trabalham, enfrentam desafios e necessitam de mais atenção e oportunidades para ter uma vida melhor. Contem comigo como parceiro para enfrentar e vencer os desafios.

Página- 7 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021
Gerdan Wesley

Itupararanga apresenta risco real de desabastecimento

A queda acelerada do nível do reservatório de Itupararanga mostra que outras medidas deverão ser adotadas em caráter de urgência para que sejam garantidos o abastecimento público e a mínima qualidade da água, como também, a conservação deste importante ecossistema.

Mesmo a redução da vazão para geração de energia que passou de 6m³/s para 3,5m³/s praticada há pouco mais de um mês, ainda não é suficiente para a recuperação do reservatório, que está com pouco mais de 26 % do seu volume, e depende também da ocorrência das chuvas para elevar o nível de suas águas.

No entanto, o SAAE/Sorocaba, que é o segundo maior usuário das águas de Itupararanga, tem se apoiado em um discurso de que a situação não é tão grave assim e que somente a partir de 23 de setembro avaliará a necessidade de se adotar alguma medida em seu sistema de abastecimento público para o controle do uso da água na cidade de Sorocaba. O SAAE está apostando como solução para esta crise hídrica nas campanhas

educativas e na ocorrência de chuvas ao longo dos próximos meses. As previsões indicam que as chuvas acontecerão muito abaixo das médias históricas, com já estão acontecendo desde o ano passado. Os usuários que fazem uso da águas acima da barragem já estão com suas captações ameaçadas, pois o nível do reservatório cai cerca de 10 cm por semana.

Enquanto o Comitê da Bacia do Sorocaba e Médio - Tietê, o Conselho Gestor da APA de Itupararanga, entidades, prefeituras, pesquisadores e comunidades estão engajados para a preservação da represa, o que o SAAE/

crescente aumento do custo de vida e da insegurança alimentar

no Brasil

Sorocaba está aguardando que aconteça para adotar medidas mais sérias para colaborar com a recuperação da represa? Lembramos que Itupararanga está a 10 m do seu volume morto, cota em que a qualidade da água apresentará ainda mais restrições para tratamento e distribuição para a população. Salvar Itupararanga é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos, sem privilégios, e com as medidas necessárias para atravessar esta grave crise hídrica que afeta o maior manancial da região.

A autora é diretora da ONG SOS Itupararanga

Ativistas organizam protesto em defesa da represa

No próximo dia 3 de outubro (domingo), acontecerá uma manifestação no Parque Ecológico, na Represa de Itupararanga, em defesa da qualidade das águas do manancial. O parque está localizado na Estrada da Cachoeira, km 8, em Ibiúna.

Os organizadores do protestos, o engenheiro Marcelo Zambardino e o empresário Adal Marcicano, defendem que a represa está sendo destruída em virtude do constante lançamento de esgotos em Itupararanga e a alta evasão de água. “A quantidade do esgoto que adentra a represa é bem mais volumosa do que a de água, estamos em um ponto que não dá mais, por isso estamos convocando todos os ibiunenses para despertar as autoridades”, afirma Adal.

O quadro da represa é preocupante, segundo o professor André Cordeiro (UFSCAR) e a ambientalista Daniele Frascareli (UNESP). “Itupararanga está no limite, se os responsáveis não agirem, em breve a represa pode morrer assim como o reservatório Guarapiranga está quase morrendo”, diz Zambardino. Com a evasão de água na quantidade diária

de 30 cm, logo Sorocaba ficará sem água. Os organizadores comunicaram que no evento haverá práticas de remo, caiaques, canoa havaiana e stand-up paddle na Represa. Para participar, basta inscrever-se, inscreva-se pelos telefones: Adal (15) 99693-5344, Marcelo (15) 99771-8893, Gil (15) 99852-8654

Ibiúna tem nova opção gastronômica

O Restaurante Domaine

Samsara, no bairro da Ressaca, na estrada dos Condomínios Porto e Veleiros de Ibiúna, oferece um menu requintado de opções gastronômicas, como o talharim ao molho de Camarão e Alcachofra, salmão à Domaine, estrogonofe de mignon, picanha na chapa, camarão na moranga, Filet au Poivre, e pratos tradicionais, como feijoadas, às quartas e sábados, e o contrafilé a cavalo com fritas, além de outras opções do menu.

Apenas 11 km do centro da cidade, o restaurante conta com um amplo espaço, decorado, ambiente agradável, arejado e bem localizado. O Domaine Samsara funciona todos os dias para almoço, das 11h30 às 15h30. Conheça o Restaurante Domaine Samsara. Mais informações: (15) 3199-0092 e (15) 99724-6667.

Os constantes aumentos nos preços da energia elétrica e dos combustíveis têm incidido sobre os outros produtos, principalmente os alimentos, afetando a qualidade de vida dos brasileiros. Quem tem emprego, reduz ou substitui os alimentos por outros mais baratos, mas para os desempregados a situação é desesperadora. Muitos estão pedindo ossos nos açougues e comprando fragmentos de arroz, usados na fabricação de ração para animais. Casos tristes são diariamente noticiados, como o de uma senhora idosa e aposentada de São Paulo que estava pedindo gordura bovina para misturar ao feijão, pois tem que alimentar os filhos desempregados.

O povo tem reclamado muito da alta dos preços dos alimentos básicos e do gás de cozinha. De junho de 2020 a junho de 2021, o arroz e o feijão preto tiveram aumento nos preços de 37% e 18,46%, respectivamente. A carne bovina teve um aumento de 32% e a de frango, 22,73%.

A situação do país é alarmante. São 14 milhões de desempregados e 19 milhões de brasileiros que estão passando fome, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Ali-

Carolina Saito mentar e Nutricional (Penssan). Famílias despejadas e morando nas ruas. Apesar de tudo isso, a humanidade continua longe do Governo Federal, a começar pelo presidente da República, que chamou de idiota os brasileiros que querem comprar feijão em vez de fuzil. O seu ministro da Economia, Paulo Guedes, acha natural o povo pagar pelo aumento do custo de produção da energia elétrica por causa da crise hídrica. Sem nenhum constrangimento, Guedes disse que “não adianta ficar chorando”. O que temos é uma política econômica desastrosa e o desmantelamento de políticas públicas de combate à fome. Segundo estudiosos da segurança alimentar, o Bolsa Família está defasado em valor e abrangência. Diante dessa situação, vale lembrar que a sociedade civil, os membros de diversas igrejas e ONGs têm realizado um papel atuante na coleta e distribuição de alimentos para a população vulnerável. E merece destaque a ação de inúmeros brasileiros anônimos que, na medida do possível, contribuem com suas doações. Felizmente, a solidariedade e a empatia são valores que estão no coração de muitas pessoas e sobrevivem ao caos.

Congregação Cristã do Brasil inaugura templo no Residencial Europa

No último domingo (5) foi inaugurado o templo da igreja Congregação Cristã do Brasil, no bairro Residencial Europa. Centenas de fiéis e simpatizantes participaram do culto de inauguração do novo templo, que contou com a cerimônia de batismo de mais de 40 pessoas.

A obra começou em 2016 e contou com a colaboração dos fiéis, desde a aquisição dos materiais para construção até a mão a de obra. O templo tem capacidade para mil membros e o custo total da obra foi de R$ 1,6 milhão. É o maior templo religioso do município.

No culto inaugural, os líderes

religiosos (anciãos) agradeceram a Deus pelo templo e aos voluntários – que cooperaram para a obra da casa de oração. O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) esteve presente na cerimônia, além do presidente da Câmara, vereador Paulinho Dias (PSL).

Segundo o prefeito, “independente da denominação religiosa, estar em comunhão com Deus é muito maravilhoso”, pontuou. “Parabéns aos que se colocam a disposição do próximo, buscando ajudar pessoas e fortalecer a fé. Que Deus abençoe a todos os membros!”, disse Paulinho, em postagem em suas redes sociais.

Página- 8 Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021
O
Prefeito Paulinho Sasaki com autoridades religiosas Vegetação gramínea sobre a água Área da represa totalmente seca, no bairro Dois Córregos
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.