Vivo - Relatório Anual 2004

Page 91

Tecnologia e Serviços

Indicadores Operacionais

14. 3G – Terceira Geração de celulares, que incorpora a possibilidade de oferecer serviços de dados sem necessidade de estabelecimento de conexão permanente e taxas superiores a 2 Mbps. 15. 1xRTT – (1x Radio Transmission Technology) - É a tecnologia CDMA2000 1x que, segundo a UIT (União Internacional de Telecomunicações), e de acordo com as regras do IMT-2000, é Tecnologia 3G (terceira Geração). 16. CCC – (Central de Comutação e Controle) Conjunto de equipamentos destinado a controlar o sistema que executa o serviço móvel celular e a interconectar o sistema que executa o serviço móvel celular à rede pública de telecomunicações ou a qualquer outra rede de telecomunicações, na forma da regulamentação vigente. 17. CDMA – (Code Division Mutiple Access) – Acesso múltiplo por Divisão de Código. Tecnologia de interface aérea para redes celulares baseadas em espalhamento espectral do sinal de rádio e divisão de canais no domínio dos códigos. 18. CDMA2000 1xEV-DO – Tecnologia de acesso da 3ª Geração com velocidade de transmissão de dados de até 2,4 Megabits por segundo. 19. CSP – Código de Seleção de Prestadora. 20. ERB (Estação Rádio Base). 21. Roaming – facilidade que permite a uma Estação Móvel Visitante acessar ou ser acessada pelo Serviço Móvel Celular, em um sistema visitado. 22. SMP – Serviços Móvel Pessoal. 23. SMS – Short Message Service – Serviço de mensagens curtas de texto para aparelhos celulares, possibilitando o envio e recebimento de mensagens alfanuméricas. 24. TDMA – (Time Division Multiple Acess) é um método de transmissão em que cada canal ocupa um intervalo de tempo distinto na mesma freqüência, enquanto durar a comunicação designada para aquele canal. 25. WAP – Wireless Application Protocol é um protocolo aberto e padronizado iniciado em 1997, que permite o acesso a servidores Internet através de equipamento específico, Gateway WAP no operador e terminais com browser WAP dos clientes. O WAP suporta linguagem específica (WML) e aplicações no telefone ( WML script). 26. ZAP – Serviço que permite acesso rápido à Internet sem fio, através do computador, notebook ou palmtop, utilizando a tecnologia CDMA 1xRTT.

27. ARPU (Average Revenue per user) – Receita média por usuário por mês – Receita líquida de serviços por mês/média mensal de clientes do período. 28. ARPU pós-pago – ARPU dos usuários do serviço pós-pago. 29. ARPU pré-pago – ARPU dos usuários do serviço pré-pago. 30. Barreira de Entrada – valor do aparelho mais barato oferecido. 31. Clientes – número de linhas móveis em serviço 32. MOU (minutes of use) – média mensal, em minutos, do tráfego por cliente – (Total de minutos originados + minutos entrantes)/média mensal de clientes do período. 33. MOU pós-pago – MOU dos usuários do serviço pós-pago. 34. MOU pré-pago – MOU dos usuários do serviço pré-pago. 35. SAC – custo de aquisição por cliente = (70% despesas c/ marketing + custos da rede de distribuição + subsídios de aparelhos)/adições brutas. 36. VC1 – Chamadas locais 37. VC2 – Chamadas para fora da sua área e dentro do Estado. 38. VC3 – Chamadas para fora do Estado 39. Adições brutas – total de novos clientes adquiridos no período. 40. Adições líquidas = adições brutas – baixas de clientes. 41. Blended ARPU – ARPU da base total de clientes (pré-pagos + pós-pagos). 42. Churn rate – taxa percentual que mede o número de clientes desligados da base de clientes durante um determinado período de tempo, em relação ao número médio de clientes ativos no mesmo período = nº de baixas do período/((clientes do início do período + clientes ao final do período)/2). 43. Market share – participação do mercado estimado – nº de clientes da Companhia/nº de clientes da área de atuação. 44. Market share de adições líquidas – participação adições líquidas estimadas na área de atuação 45. Penetração do mercado – nº de clientes da companhia + nº de clientes estimado das concorrentes)/cada 100 habitantes da área de atuação da Companhia. 46. Produtividade – número de clientes/empregados próprios.

Relatório Anual 2004

87


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.