Vivo - Relatório Anual 2004

Page 76

A VIVO adota uma série de práticas para minimizar ou eliminar possíveis riscos aos seus negócios. 72 Relatório Anual 2004

Riscos de Mercado Para se proteger contra os riscos de mercado, a VIVO acompanhou a concorrência em relação à redução de barreiras de entrada de clientes e promoveu a ampliação de sua rede e do número de localidades atendidas. Também lançou uma série de serviços e campanhas promocionais no sentido de atrair e reter os clientes e de garantir a satisfação dos consumidores. Unificou a equipe de retenção, que age para dissuadir clientes de saírem da base e criou o Centro de Monitoramento de Clientes, que permite acompanhar a qualidade e a eficiência no atendimento às demandas dos consumidores, como diagnosticar e criar soluções para possíveis problemas.

14.

Gestão

de Riscos Riscos de Investimento A VIVO realiza durante a análise dos investimentos estimativas dos resultados previstos nos modelos de negócios, bem como mantém o constante acompanhamento dos investimentos e dos retornos que eles proporcionam, por meio de um padrão que considera o valor presente líquido de ativos e outros indicadores, como o EVA (Economic Value Added). Além disso, o planejamento é de longo prazo, considerando possíveis variações em decorrência de fatores internos e/ou externos.

Riscos de Crédito Com relação aos clientes pós-pagos, mantém políticas de concessão de crédito baseadas em Credit Scoring. Além disso, acompanha ativamente o mercado e a concentração de volume financeiro em cada um dos bancos com os quais opera.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.