Relatório Fest 2017

Page 1

RELATÓRIO 2017

DOURO VINTAGE FEST


DOURO VINTAGE FEST


DOURO VINTAGE FEST JUNHO

2

21h30m

Paralelismos

Americantiga Ensemble

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

21h30m

Giampaolo Di Rosa

Órgão Sinfónico

Sé Catedral de Vila Real

17h00m

E lhe chamam a nova corte

Conferência Ru Vieira Nery

Casa de Mateus, Vila Real

19h00m

E lhe chamam a nova corte

Americantiga Ensemble

Casa de Mateus, Vila Real

4

17h00m

E lhe chamam a nova corte

Americantiga Ensemble

Igreja Paroquial de Jou, Murça

5-8

Tardes

Tesouros da Canção Napolitana

Workshop – Orquestra de Jazz do Douro

Abambres, Vila Real

8

21h30m

Palcos do Tempo

Curta-metragem

Museu de Lamego

21h30m

Tesouros da Canção Napolitana

Orquestra de Jazz do Douro, Marco Sannini e Emilia Zamuner

Museu de Lamego

19h00m

O Intervalo do Vagalume

Lançamento do Livro de Alberto Araújo

Teatro de Vila Real

21h30m

Vazio Coração

Filme de Alberto Araújo

Teatro de Vila Real

3

9

3


10

11

11h30m

De Almeida Mota a Boccherini

Quarteto Atégina

Governo Civil, Vila Real

17h30

Nós Herança

Batucadeiras Nós Herança da Cidade Velha

Largo da Capela Nova, Vila Real

17h00m

De Almeida Mota a Boccherini

Quarteto Atégina

Morgadio da Calçada, Provesende

19h00m

Tesouros da Canção Napolitana

Orquestra de Jazz do Douro, Marco Sannini e Emilia Zamuner

Conservatório Regional, Vila Real

22h00m

Fausto Bordalo Dias

Praça do Município, Vila Real

00h00m

Mallu Magalhães

Praça do Município, Vila Real

21h30m

De Almeida Mota a Boccherini

Quarteto Atégina

Casa de Mateus, Vila Real

21h30m

Nós Herança

Batucadeiras Nós Herança da Cidade Velha

Museu Memória Rural, Carrazeda de Ansiães

4


AGOSTO

5

21h30m

Esculturas de Fogo

Artelier

Ponte e Torre de Ucanha

21h30m

Esculturas de Fogo

Artelier

Largo da Igreja de Barcos

SETEMBRO

2

5


Paralelismos CONCERTO

02 JUN | 21H30

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas Este programa de concertos propõe-se explorar os paralelismos entre as produções musicais em Portugal e França durante todo o séc. XVIII, desde as emblemáticas cortes de D. João V e Luís XIV, até aos limites do Ancien Régime com Luís XVI e nossa D. Maria I.

6


7


Giampaolo Di Rosa CONCERTO

02 JUN | 21H00

Sé Catedral de Vila Real Giampaolo Di Rosa é organista titular da Igreja nacional de Portugal, Santo António dos Portugueses em Roma, e organista titular da Catedral de Vila Real, tendo orientado os projetos fónicos de ambos os órgãos sinfónicos. Doutorado em análise musical, completou na Europa os estudos de piano, órgão, cravo, música de câmara, interpretação historicamente informada, composição, teoria e análise. O seu reportório abrange todas as épocas históricas, para além da improvisação, das próprias obras e transcrições para órgão e é intérprete dos ciclos integrais de alguns compositores, entre os quais Johann Sebastian Bach (2010, 2015) e Olivier Messiaen (2017).

8


9


E lhe chamam nova corte CONFERÊNCIA

03 JUN | 17H00

Casa de Mateus “E lhe chamam a nova corte”: a música no projeto de administração colonial iluminista do Morgado de Mateus em São Paulo (1765 – 1774). Rui Vieira Nery nasceu em Lisboa em 1957 e iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1980), doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin (1990), que frequentou como Fulbright Scholar e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Professor Associado da Universidade Universidade Nova de Lisboa, orientou um vasto número de mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas, espanholas e francesas.

10


11


E lhe chamam nova corte CONCERTO

03 JUN | 19H00

04 JUN | 17H00

Casa de Mateus, Vila Real | Igreja Paroquial de Jou, Murça O programa propõe uma digressão musical contemporânea à vida de D. Luís António, a começar com a música produzida em Portugal durante sua juventude, assim como os modelos estilísticos italianos que moldaram a mudança do gosto na corte nos reinados de D. João V e D. José I. Enquanto na música sacra católica o estilo que prevaleceu foi o romano, na ópera foram os napolitanos a ditarem as regras por toda a Europa.

12


13


Tesouros da Canção Napolitana WORKSHOPS e CONCERTO

WORKSHOPS 05 JUN – 08 JUN | TARDES

Abambres, Vila Real CONCERTO 08 JUN | 21H30

10 JUN | 19H00

Museu de Lamego |

Conservatório Regional, Vila Real

A canção napolitana (em napolitano Canzóna napulitana) é uma manifestação da música popular típica da cidade de Nápoles e regiões adjacentes. As composições são geralmente em napolitano para voz solista e acompanhamento instrumental. As letras abordam temas variados, de carácter amoroso ou de referência às paisagens italianas. Algumas das canções mais famosas são”O Sole Mio”, “Torna a Surriento”, “Funiculì Funiculà” e “Santa Lucia”. “Tesouros da Canção Napolitana” conta com orquestrações do maestro Napolitano Marco Sannini e com a voz da solista Emilia Zamuner. 14


15


Palcos do Tempo CINEMA

08 JUN | 21H00

Museu de Lamego A procura da memória enquanto legado de uma arte que urge ser salvaguardada foi o mote que levou à realização do documentário sobre alguns dos construtores de instrumentos musicais de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Com realização de Andreia Carvalho, “Palcos do Tempo” fala das cordas, dos braços, dos tampos e dos acordes.

16


O Intervalo do Vaga-Lume LITERATURA

09 JUN | 19H00

Teatro de Vila Real Alberto Araújo é de Coromandel, mas viveu sua infância e mocidade em Patrocínio, tendo trabalhado no Restaurante Jamaica. Montou depois uma produtora de vídeo e tinha como diversão jogar como goleiro em equipe do futebol amador local e aqui lançou seus primeiros livros de poesia. É autor e diretor do filme Vazio Coração e tem cenas gravadas em Patrocínio e Araxá (MG), com a participação de grandes artistas como Lima Duarte, Murilo Rosa, Bete Mendes, Othon Bastos, Patrícia Naves, Oscar Magrini e Larissa Maciel.

17


18


Vazio Coração CINEMA

09 JUN | 21H30

Teatro de Vila Real “Vazio Coração”, filme do diretor patrocinense Alberto Araújo, com Murilo Rosa, Othon Bastos, Larissa Maciel, Patrícia Naves, Lima Duarte, Bete Mendes, Oscar Magrini. A música deu quase tudo para Hugo Kari (Murilo Rosa). O que falta?

19


De Almeida Mota a Boccherini CONCERTO

10 JUN | 11H30

10 JUN | 11H30

Governo Civil, Vila Real | Morgadio da Calçada, Provesende 11 JUN | 19H00

Casa de Mateus Quarteto Atégina, um quarteto de cordas de dois compositores que ajudam a contar os caminhos da música instrumental em Portugal e Espanha na segunda metade do séc. XVIII. Foram apresentados quartetos de Luigi Boccherini (1743 – 1805), compositor italiano desde 1761 a serviço da corte de Madrid e um quarteto do lisboeta João Pedro de Almeida Mota (1744 – 1817) que, por ter feito sua carreira também em Espanha, ainda é pouco conhecido do público português.

20


21


NÓS HERANÇA CONCERTO

10 JUN | 17H30

Largo da Capela Nova, Vila Real 11 JUN | 19H00

Museu da Memória Rural, Carrazeda de Ansiães O grupo de dança de batuque da Cidade Velha “Nos Herança” traz ao Douro este enérgico género musical tradicional cabo-verdiano. O batuque é um contagiante grito de liberdade e de expressão de amor que batukaderas e kantaderas fazem ecoar nos corações de quem as escuta. É uma integração do corpo e dos sentimentos: dançando e cantando vão exprimindo os seus medos, receios, preocupações, vão dando conselhos e esperanças e reflectindo sobre o papel da mulher na sociedade. 22


23


Fausto Bordalo Dias CONCERTO

10 JUN | 22H00

Praça do Município, Vila Real Fausto Bordalo Dias, apologista da música e da cultura em português, propôs-se neste espetáculo revisitar cada uma das três obras - “Por este rio acima”, Crónicas da terra ardente” e “Em busca das montanhas azuis” - que compõem a sua trilogia sobre a diáspora lusitana, e que são uma referência incontornável da música popular portuguesa.

24


25


Mallu Magalhães CONCERTO

10 JUN | 00H00

Praça do Município, Vila Real Mallu Magalhães apresentou ao vivo o seu novo disco «VEM». O disco conta com a produção de Marcelo Camelo e foi captado maioritariamente em Lisboa. A capital portuguesa serviu de ponto de partida para muito do disco e imaginário do álbum. Mallu Magalhães apresentou-se de novo em formato banda, acompanhada por músicos portugueses.

26


27


ESCULTURAS DE FOGO ARTE DE RUA

05 AGO | 21H30

02 SET | 21H30

Ponte e Torre de Ucanha | Largo da Igreja de Barcos O público acompanha através de uma banda sonora envolvente diferentes quadros de estátuas de fogo e luz, elaborados ao vivo. Além das esculturas de fogo, das vídeo-projeções, do teatro de fogo e de luz negra, a equipa incorpora ainda uma componente de novo circo, com especialidades de fogo como malabarismo, facas, massas de fogo, prato chinês e devil stick, sendo prática um pujante espetáculo de CIRCO DE FOGO. A performance incorpora uma importante componente multimédia onde, com o recurso a um projetor potente, se projetam sobre edifícios simbólicos do Património (Castelos, Edifícios Públicos, etc.) imagens de videomapping.

28


29


NOTÍCIAS DOURO VINTAGE FEST: Plataforma pporto.pt http://www.pportodosmuseus.pt/2017/05/29/paralelismos-no-mosteiro-de-santa-maria-desalzedas-junta-musica-e-danca-barroca

29/05/17

Espaço Douro – Universidade FM Página do facebook - https://www.facebook.com/espacodouro/ 30/05/2017

30


Museu de Lamego https://www.museudelamego.pt/

31


UTAD TV http://utadtv.utad.pt/info/regiao-sociedade/world-generation-week-vaiapresentado-entremargens/ 31/05/2017

UTAD TV http://utadtv.utad.pt/info/musica-cultura/bordo-world-generation-week/ 01/06/2017

32


Porto Canal http://portocanal.sapo.pt/noticia/124063 02/06/2017

UTAD TV http://utadtv.utad.pt/info/musica-cultura/caminhos-mateus-aldeias-vida/ 07/06/17

33


Viral Agenda https://www.viralagenda.com/pt/events/360990/fausto-bordalo-dias-na-worldgeneration-week

Wherevent http://www.wherevent.com/detail/World-Generation-Project-Mallu-Magalhaesna-World-Generation-Week

34


Rรกdio Douro Nacional: Pรกgina do facebook: https://www.facebook.com/radiodouronacional/posts/784393061739199:0 05/06/2017

Noticias do Nordeste http://www.noticiasdonordeste.pt/2017/06/o-douro-festeja-lusofonia-museuda.html 05/06/2017

35


O presente relatório foi elaborado com a colaboração de: António Martinho, Carla Santos, Célia Cruz, Hernâni Gouveia, Laurent Filipe, Mónica Costa, Pedro Braz e Tiago Mendes.

Dezembro de 2017

36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.