Madalena Brandbook

Page 1


Manual de Identidade Visual Planejamento de Comunicação com Ênfase em Design Realizado por ESPM Jr. São Paulo - SP

Copyright © 2010 MADALENA Rio Claro, Março de 2010 Versão n°1


Índice 1. Apresentação 2. Proposta Gráfica 3. Conceituação do logo 3.1. Símbolo 3.2. Logotipo 3.3. Assinatura Complementar 4. Versões Posicionais do Logo 5. Versões Estéticas do Logo 6. Integridade do logo 6.1. Redução Máxima 6.2. Área de Proteção 7. Cores 7.1. Versões Cromáticas do Logo 7.2. Paleta de Cores 7.3. Restrições 8. Tipografia 8.1. Tipografia Institucional 8.2. Tipografias Auxiliares


1. Apresentação Este manual foi feito para estabelecer critérios e normas relacionados à utilização da identidade visual, garantindo sua melhor fixação e efetiva vinculação. Além disso, procura-se, através deste garantir a integridade e uniformidade desta marca, nas variadas aplicações de Design. A partir disso, percebe-se a importância deste trabalho, afinal, o sucesso de uma identidade visual depende diretamente de conceituações e definições precisas, determinadas e restringidas por regras estabelecidas pelo criador da marca.


2. Proposta Gráfica O logo do Madalena é composto por três partes, a serem estudadas posteriormente: um símbolo, um logotipo e uma assinatura complementar. Para assegurar sua legibilidade e integridade, o logo deve ser sempre reproduzido a partir do seu original, em arquivo digital, e nunca construído de outra forma.

1 2 3

Legenda: 1. Símbolo 2. Logotipo 3. Assinatura Complementar

Os arquivos digitais em questão encontram-se em CD anexo a este manual de identidade visual.


3. Conceituação do Logo O conceito do logo do Madalena é representado pela transmissão da imagem de um lugar que tem sempre uma música de qualidade, proporcionando uma atmosfera de energia e diversão. 3.1. Símbolo A grande dimensão da letra M estilizada em relação ao restante do logo dão idéias de força e tradição. Além disso, as barras que a formam remetem às famosas barras de som presentes em eletrônicos de música, que por sua vez, representa uma importante vertente para o reposicionamento do Madalena. Com seus cantos arredondados, as barras também enfatizam aspectos de leveza e versatilidade, transmitindo valores que remetem à flexibilidade e inovação.

Versão Preferencial do Logo do Madalena

A linha apresentada abaixo do texto “MADALENA” tem função não só de separar o logotipo da assinatura complementar do logo, mas também funcionar como uma base oculta para as barras que formam a letra M, representando uma empresa sólida. Composto de uma gradação de cores quentes, o logo do Madalena valoriza a característica jovem, vibrante, alegre e divertida que compõe as suas noites de eventos.


3.2. Logotipo O logotipo como foi visto, representa a parte textual de um logo, e no caso da identidade visual do Madalena, este possui duas características visuais muito importantes, que seguem abaixo. A primeira delas se dá através do uso da tipografia Avenir, uma fonte sem serifa, que possui formas arredondadas (vide na próxima página) e baixo contraste. Essas três características trazem muito leveza ao logotipo do Madalena. Em segundo lugar, a apresentação do logotipo apenas com letras maiúsculas (ABC) remete a um alto valor de marca do Madalena, ao mesmo tempo que transmite a imagem de uma empresa tradicional, que é reconhecida pelos seus clientes.


3.3. Assinatura Complementar A assinatura complementar do logo do Madalena tem como função principal enfatizar algum aspecto da sua respectiva marca, no caso, o oferecimento constante de músicas de qualidade. Este, assim como o logotipo, também está apresentado com a tipografia Avenir, apresentada na página anterior. As formas arredondadas dessa fonte, porém, podem ser melhor visualizadas nesse caso, como mostra a imagem ao lado. O uso do estrangeirismo na assinatura complamentar deve-se a dois motivos. O primeiro deles pelo fato da língua inglesa ser facilmente associada a modernidade e elegância, além de possuir termos usados com frequência num ambiente de balada. Em segundo lugar, foi diagnosticado na pesquisa de observação deste projeto que o público-alvo do Madalena vê como um diferencial o uso de palavras em inglês, além de pensar que dessa forma, a imagem transmitida tem muito mais a ver com a de uma balada.


4. Versões Posicionais do Logo As versões de um logo podem ocorrer de várias formas, desde as cores que nele são apresentadas até a sua posição, caso que será explicado a seguir. Para a criação de duas versões posicionais do logo do Madalena, foram esquematizados alguns retângulos que seguiam as linhas de força visual presentes no logo preferencial, como no primeiro caso mostrado ao lado. Através da transposição e da adaptação desses retângulos, tornou-se viável a existência de uma segunda versão horizontal. Vale dizer que é de extrema importância para a marca de um estabelecimento, a versatilidade de aplicar sua identidade visual em mais de uma posição. Assim, dessa forma, este possui mais opções para se apresentar ao seu público, adequando-se de melhor maneira possível às necessidade de cada projeto.


5. Versões Estéticas do Logo Versão Preferencial A versão preferencial do logo do Madalena consiste em uma versão vertical com símbolo, logotipo e assinatura complementar.

Vertical sem Assinatura Esta versão deve ser utilizada quando a versão preferencial do Madalena tornar-se ilegível (com a assinatura complementar).

Logotipo com Assinatura Casos que necessitem de certa discrição. Logotipo sem Assinatura Casos que necessitem ainda mais discrição.

Apenas Símbolo Esta versão de logo deve ser utilizadas em casos extremos. O primeiro como um detalhe, apresentando-se em pequenos tamanhos, e o segundo como um ícone, comunicando-se com muita presença e força visual.

A partir dos elementos do logo, e das possíveis posições que este pode se apresentar, foram determinadas as versões estéticas da identidade visual do Madalena, mostradas ao lado. Vale dizer que, em algumas versões, são retiradas as assinaturas complementares pelo fato desta tornar-se ilegível em tamanhos reduzidos, por possuir um texto menor do que o do logotipo. Isso será melhor trabalhado na página seguinte, com o item Redução Máxima do logo do Madalena. Por fim, a versão que possui apenas o símbolo do Madalena, como dito ao lado, deve agir em casos de dimensões extremas: ou muito grandes ou muito pequenas. No primeiro caso, esta versão pode ser utilizada com outdoors, placas, totens e infláveis, por exemplo. No segundo, esta deve ser utilizada como um detalhe, podendo ser aplicada em broches, selos, carimbos ou adesivos.

Horizontal com Assinatura Adaptação horizontal da versão preferencial.

Horizontal sem Assinatura Adaptação horizontal da versão vertical sem assinatura.


6. Integridade do Logo 1. Preferencial 26,4 x 23,7 mm

2. Horizontal 42,7 x 17,1 mm

3. Vertical sem Assinatura 18 x 15 mm

4. Horizontal sem Assinatura 28,1 x 10,6 mm 5. Logotipo com Assinatura 22,7 x 9 mm 4. Logotipo sem Assinatura 17,1 x 5,8 mm 5. Símbolo 7,7 x 7,1 mm

O logo deverá ser utilizado em todos os materiais institucionais, devendo guardar uma proporção máxima de redução e uma área de proteção, para que sua legibilidade e integridade sejam respeitadas e preservadas. 6.1. Redução Máxima O limite de redução máxima será definido conforme especificado ao lado, sendo valores diferentes para cada versão do logo. As dimensões apontadas ao lado foram medidas considerando a área de proteção necessária para cada uma das versões, apresentadas em mm, na ordem largura x altura.


x

y

6.2. Área de Proteção A área de proteção do logo corresponde a um espaço livre ao seu redor. Manter a distância mínima entre o logo e os elementos gráficos, margens, textos e imagem, conforme medida relativa mostrada ao lado. Medidas: x = altura de 3 barras y = altura de 4 barras No caso do uso da versões do logo sem o símbolo, a área de proteção deste se dá com a transposição das letras M para todos os sentidos do mesmo, a partir das quatro extremidades laterais. Para o uso da versão que possui apenas o símbolo do Madalena, a área de proteção foi estabelecida através da medida de 4 barras (medida y) para o sentido vertical e horizontal. Vale dizer por fim, que as medidas x e y ao lado não possuem a mesma medida, pois elas são relativas a tamanho do símbolo (e suas respetivas barras) de cada uma das versões de logo.


7. Cores

Versão Cor A versão preferencial do logo do Madalena consiste na apresentação com três cores principais e branco, no fundo negativo.

Versão Traço Negativo Esta versão traço consiste na apresentação do logo com apenas uma cor, no caso, o logo em branco no fundo negativo.

Versão Bitonal Utiliza-se de apenas dois tons de cores, representados por um tom de laranja e outro de cinza, no fundo positivo.

Versão Traço Positivo Esta outra versão traço consiste na apresentação do logo com apenas uma cor, no caso o preto, no fundo positivo.

As cores de uma identidade visual podem ser encaradas de duas formas: a primeira pelas versões cromáticas do logo, e em segundo, pela paleta de cores que a marca abrange. 7.1. Versões Cromáticas do Logo O logo do Madalena possui 4 versões cromáticas, que podem ser adequadas à necessidade de cada projeto. Essas versões de cor foram aplicadas, como se pode observar ao lado à versão preferencial do logo do Madalena. Os termos “fundo negativo” e “fundo positivo”, referem-se a plano de fundo preto e plano de fundo branco, respectivamente. Nas versões positivas, o contorno cinza não existe. Neste manual, ele está funcionando apenas como um delimitador, respeitando os limites impostos pela respectiva área de proteção.


Versão Cor Contém as três cores principais da marca do Madalena, que podem ser utilizadas nos meios analógicos (papel) e digitais.

CMYK (%): C 0 M 20 Y 100 RGB: R 255 G 203 B 5

K0

CMYK (%): C 0 M 50 Y 100 RGB: R 247 G 147 B 30

K0

CMYK (%): C 0 M 80 Y 100 RGB: R 241 G 90 B 34

K0

CMYK (%): C 0

M0

Y 100

Y0

Para isso, ao lado, foram especificados os tons utilizados nas versões Cor e Traço Negativo, visto que nas outras duas restante, se tem apenas o uso do preto no branco, ou vice-e-versa. Vale dizer, que no caso da versão Traço Negativo, o tom de laranja presente no logo é o mesmo, mudando apenas a sua respectiva opacidade (intensidade de tinta) na hora da sua impressão, na escala 40%, 70% e 100%, do tom mais claro ao mais escuro. Por esse mesmo motivo, foi colocado também o tom Pantone dessa cor, que além de baratear os custos, quando impresso em grandes quantidades, ainda garante sempre uma constância tonal.

Versão Bitonal Versão exclusiva para reduzir gastos com impressões, o que faz com que esta seja utilizada apenas em impressos.

CMYK (%): C 0 M 50 Pantone Orange 021C

7.2. Paleta de Cores As três cores principais da marca, os três tons de laranja, devem ser especificados, de acordo com a escala de cores, para que seja garantido, em todas as aplicações da identidade visual do Madalena, uma unidade visual dos tons utilizados.

K0

K 75


Caso 1 É proibida a exibição da versão Cor do logo Madalena no fundo positivo.

7.3. Restrições Para garantir a força e a unidade de uma identidade visual, algumas restrições e proibições de apresentação devem ser implementadas e estruturadas. A principal delas determina que as versões de logo propostas neste manual de identidade visual não podem ser moficadas de maneira alguma, em nenhum de seus aspectos.

Caso 2 É proibida a exibição da versão Bitonal do logo Madalena no fundo negativo.

Caso 3 É proibida a mudança de qualquer aspecto das versões propostas (no caso, mudança da cor da assinatura complementar).

Caso 4 É proibida a utilização de qualquer tipo de degradê em qualquer versão cromática do logo do Madalena (no caso, traço negativo).

Ao lado, tem-se a ilustração de quator casos de apresentações irregulares do logo do Madalena.


8. Tipografia Avenir Medium ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Avenir Light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Avenir Heavy ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Avenir Medium Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Avenir Light Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Avenir Heavy Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Para a tipografia, deve-se também criar um padrão visual, determinando em que situações cada uma das fontes de texto devem ser utilizadas, funcionando assim, como uma ferramenta adicional de identificação do público, com a identidade visual. 8.1. Tipografia Institucional A tipografia institucional, a família Avenir deve ser usada em todas as peças de comunicação que sejam exclusivamente relacionadas ao Madalena e seu público-alvo. Deve-se dizer que a mesma aplica-se preferencialmente a textos mais curtos e pequenas mensagens. No caso de grandes textos, deve-se utilizar as famílias tipográficas auxiliares, destacadas na próxima página. No projeto, pode-se ver a presença dessa tipografia nos cartões fidelidade, cartões de visita e cardápios, por exemplo.


Helvetica Neue Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Helvetica Neue Bold Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Helvetica Neue Condensed Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Helvetica Neue Bold Condensed Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

Rotis Serif ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Rotis Serif Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789 Rotis Serif Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 0123456789

8.2. Tipografias Auxiliares As famílias tipográficas auxiliares são aquelas que são utilizadas junto à marca, mas com propriedades específicas, com o objetivo de se adequarem melhor à necessidade de cada projeto. • Helvetica Neue A família Helvetica Neue, com as suas variações destacadas ao lado, é utilizada quando o Madalena tiver textos longos, mas que estes não tenham um aspecto formal. A tipografia, utilizada neste manual e no projeto, poderia ser aplicada por exemplo, em apostilas de treinamento para os funcionários. • Rotis Serif A Rotis Serif, por sua vez, se aplicaria nos casos de textos e mesagens formais redigidos pelo Madalena. É a tipografia que deve ser escrita, por exemplo, no papel de carta do Madalena, em caso de fechamentos de contrato com artistas e fornecedores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.