1 minute read

PÉS NOS TRILHOS E CABEÇA NAS NUVENS!

OTrem para as Nuvens (O Tren a Las Nubes) é um dos percursos ferroviários mais altos do mundo e a linha C-14

Ferrocarril General Manuel Belgrano é uma ramificação da linha ferroviária que une as estações de Salta com a de La Polvorilla. O trem passa por belíssimas paisagens, cruza vilarejos pitorescos, atravessando as montanhas da Cordilheira dos Andes, para chegar ao viaduto La Polvorilla, uma ponte de ferro, a maior obra da engenharia argentina do século 20, com mais de 4.200 metros de altitude.

Advertisement

Essa linha ferroviária conectou no passado o país à ferrovia do Chi- le, atravessando a cordilheira para exportar alimentos e minerais e receber produtos argentinos. O trem que já completou 50 anos da sua primeira viagem turística, hoje é uma das principais atrações do norte da Argentina. É um percurso único, quase obrigatório, porque, além das belezas naturais da região, o vi- sitante mergulha na cultura e história da Argentina. É considerado ainda um dos trens mais altos do mundo, só perde para a locomotiva chinesa que liga Pequim e Lhasa e para o peruano Ferrocarril Transandino.

O caminho de Salta até a estação dura aproximadamente três horas, descortinando um verdadeiro espetáculo de paisagens pelas Quebradas Del Toro, trajeto com paradas para fotos pelas montanhas coloridas, que mudam de cor e que já foram cobertas pelas águas do mar há mais de 180 milhões de anos. O circuito inclui o povoado El Alfarcito para que os passageiros experimentem o desayuno (café da manhã) campestre com direito a café, pães e chá de coca para ajudar nos efeitos provocados pela altitude. Ali é possível conhecer um pouco da história do padre Chifri, que dedicou sua vida para que essa comunidade tivesse uma “vida mais digna e cheia de amor”, como diz a placa na frente da igreja. Também cruzamos o Parque

Nacional de Los Cardones, área ambiental criada para proteger uma espécie de cacto da região, que já está por lá há cerca de 600 anos.

More articles from this publication:
This article is from: