Versus Magazine #17 Dezembro/Janeiro 2012

Page 17

Deram um nome sinistro à sua banda e usam pseudónimos compostos por letras e números que lhes conferem uma aura de mistério. Afirmaram-se inicialmente como cultores de um black metal, que combinava harmoniosamente elementos old school e outros bem modernos. Atualmente, pretendem demarcar-se dessa matriz, mas não sabem exatamente onde a sua deriva os conduzirá. Conseguem combinar uma cultura de alta erudição com uma cultura dita popular e paraliterária. Estas são razões de peso para termos chegado à conversa com os Farsot. Recebemos respostas de três membros da banda: 3818.w (guitarrista), v.03/170 (baixo e teclados) e 10.XIXt (vocalista). Rendemo-nos à fascinação que exala das suas palavras, complementando a que experimentamos ao ouvir a sua música. Para começar, gostaria de ter mais alguma informação sobre a banda. Como apareceram na cena black metal germânica? 3818.w: Farsot teve o seu início em 1999, com uma formação diferente da atual. Os primeiros meses de ensaios conduziram à primeira demo intitulada «Im Zwielicht meines glanzlos Lebens» in 2001. O período que decorreu entre este lançamento e o da nossa primeira demo oficial «042103freitod», em 2004, contribuiu para a formação pessoal e a estabilização da banda, porque finalmente conseguimos um baixista e um segundo guitarrista. A partir daí, pudemos concentrar-nos na definição das nossas visões musicais e no seu desenvolvimento. Essa auto-descoberta e a delineação de um plano de atuação para a banda conduziram a uma grande melhoria na composição. Assim, pudemos começar a trabalhar no nosso álbum de estreia, para mim muito importante. As gravações foram feitas com V. Santura, dos Dark Fortress, e deixaram-nos a todos muito satisfeitos. Ao lançamento de «IIII», em 2007, seguiram-se duas digressões europeias e muitos concertos. O trabalho que conduziu a «Insects» começou nessa altura e demorou dois anos e meio.

gostamos de pseudónimos relacionados com temas mitológicos, religiosos.

Os vossos nomes artísticos suscitaram-me uma grande curiosidade. Por que apostaram em combinações de letras e números? v.03/170: Queremos que o ouvinte se concentre na nossa música e nas letras. Não queremos que esteja atento às pessoas que estão por detrás dessa arte. Podíamos usar os nossos verdadeiros nomes, mas isso eliminaria uma parte do mistério. Podias ir fazer uma pesquisa na net, descobrir pormenores de que não gostasses e ficarias a pensar no idiota que participou no álbum de que tanto gostas. Isso acabaria por destruir o teu gosto pela música. Também não

O vosso álbum de estreia é muito mais black metal do que este, mas já tem muitas partes ambientais. Concordam com esta afirmação? v.03/170: É claro que concordamos. «IIII» serviu sobretudo para explorarmos sentimentos e abismos a eles ligados. Por isso, é ambiental, mas mais no género dos clássicos do BM. Já nessa altura experimentámos combinar elementos antigos e novos, isto é, procurámos articular entre si elementos da velha escola e formas modernas de tocar.

O que significa Farsot? v.03/170: “Farsot” é uma palavra sueca antiga. Significa “doença/epidemia”. Tem uma pronúncia seca que nos agradou. É uma palavra curta, mas cativante e pode ser vista como uma alusão ao nosso aparecimento. Viemos devagar, mas ninguém nos pode resistir, haha. A vossa discografia inclui dois álbuns, ambos lançados pela Lupus Lounge, associada à Prophecy Productions. Andei a fazer uma pesquisa e vi que têm excelente companhia nesta editora. Como se sentem entre bandas como Alcest, Secrets of the Moon, Helrunar e Negüra Bunget? v.03/170: Somos fãs das Prophecy Productions desde sempre. Assim, quando começámos a pensar quem iria lançar o nosso álbum de estreia, não demorámos a encontrar a resposta adequada. Têm sempre excelentes bandas a trabalhar com eles. Ficámos encantados por nos juntarmos a essa família musical, integrando-nos na super especializada Lupus Lounge.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.