Coletânea de Textos brasileiros

Page 128

Procedimentos dos alunos Os alunos precisam: 1. Definir (com a ajuda do professor, se necessário) as funções no trabalho em dupla: quem escreve e quem dita. 2. Resgatar o que sabem sobre o assunto e organizar um roteiro sobre o que querem escrever. 3. Escrever o texto em dupla, considerando as diferentes funções definidas para cada um dos integrantes. 4. Discutir a adequação da linguagem e do tratamento dos conteúdos, considerando o tipo de texto. 5. Socializar os resultados do trabalho com o grupo classe e com os alunos das séries iniciais. Adequação da atividade considerando o conhecimento dos alunos Alunos com escrita não-alfabética: • Os alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro das letras, podem fazer parceria com alunos com escrita silábica que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, com alunos de escrita silábico-alfabética ou de escrita pré-silábica. Nessas parcerias podemos propor que: 1. Os alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro das letras, escrevam enquanto os alunos com escrita silábica, que fazem pouco ou nenhum uso do valor sonoro, ditam. 2. Os alunos com escrita pré-silábica ditem e o outros parceiros escrevam. 3. Os alunos com escrita silábico-alfabética escrevam e os alunos com escrita silábica, que já fazem uso do valor sonoro das letras, ditem.

Saiba que • É fundamental que os alunos com escrita pré-silábica não sejam agrupados entre si para realizar esse tipo atividade: para eles, é importante a interação com alunos que já sabem que a escrita representa a fala, e como isso ocorre. • Esse tipo de atividade também é adequado para a alfabetização de jovens e adultos.

M1U3T11

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.