Velho Chico Rock Clube: Anuário 2011

Page 1

ANUÁRIO 2011


Velho Chico Rock Clube Anuário 2011 | Dezembro de 2012 Edição: Giuseppe Menezes

O Velho Chico Rock Clube é: Aristides Oliveira Bruno Henrique Danyel Barros Giuseppe Menezes Joci Staley Jefferson Cavalcante Souto

Índice: Janeiro (pg 04), Fevereiro (pg 05), Março (pg 09), Abril (pg 12), Maio (pg 15), Junho (pg 19), Julho (pg 21), Agosto (pg 26), Setembro (pg 29), Outubro e Novembro (pg 32), Dezembro (pg 34)

Foto de capa: Capital Inicial em Petrolina Por Giuseppe Menezes

Encontre-nos por aí: E-mail: rockvsf@gmail.com

Blog: www.velhochicorockclube.com.br

Página no Facebook: facebook.com/VelhoChicoRC

Grupo no Facebook: facebook.com/groups/VelhoChicoRC

Perfil no Twitter: twitter.com/VelhoChicoRC

Playlist no SoundCloud: soundcloud.com/VelhoChicoRC/sets/VCRC

Agradecimentos: Roberta Duarte, Cristiano Lima, Junior Souza, Junior Rocha, Chico Egídio, Alemão (Crematorium), Charles Ramos, Ramon Carvalho, Fabinho Rodrigues, Petronio Ranieri, Rodrigo (Assassination), Willians S. de Lima, Luan Di Souza, Ana Terra Amorim, Nádjon Oliveira, Van Lima, Tainahakã Alves, Rosemir Bailey, Carlos Augusto, Jaquelyne Costa, Rodemberg Costa, James Mix, Robson Freire


Anuário 2011 O VELHO CHICO ROCK CLUBE nasceu da necessidade de estimular e divulgar o movimento musical independente da Região do Vale do São Francisco, bem como agregar informações sobre o tema e incentivar a participação coletiva em benefício do nosso movimento.

Foto: Manga Rock

Este anuário nada mais é do que um apanhado de quase tudo o que foi publicado em nosso blog em 2011, um ano muito movimentado em nossa região. Tivemos grandes shows de circulação nacional, bandas regionais em importantes festivais de outras cidades e a criação de novos projetos de estímulo à produção local.

03


Janeiro MUDANÇAS NA OVERDRIVE Após a saída de Fábio "Bozo" no último mês de novembro, o baterista Cleudo também deixou a Overdrive. A banda informou que a sua saída foi devido a questões pessoais e à própria desmotivação do ex-integrante. Em seu lugar foi chamado Bruno, novo baterista que passou a integrar quarteto punk/hardcore. Caio "Cobaia" tornou-se assim o único membro remanescente da primeira formação da banda, nascida em 2007.

mudança havia acontecido: as substituições do baixista Gui por Gean; e do guitarrista base Cássio por Kadú. No grupo ainda permaneceram Alvynho Always na bateria e Netto na guitarra solo. Poucos dias depois eles divulgaram a sua mais nova música, "Mentes Fracas".

VHYVID COM NOVA FORMAÇÃO Um problema interno na banda Vhivyd provocou a saída da vocalista Ivy, que estava presente desde a fundação do grupo, fazendo com que Fissú assumisse de vez o papel da ex-integrante. Há poucas semanas uma outra

Rock In Rio Corrente 4 15/01/2011, no Espaço Gonzagão, Rio Corrente, Petrolina/PE Atrações: Sinopse, Desideratu, Perfeito Estado, Andranjos

A

4ª EDIÇÃO do já tradicional festival de rock do bairro Rio Corrente em Petrolina/PE foi o primeiro evento roqueiro de 2011 na região. O local continuou sendo o mesmo das edições anteriores, um espaço chamado Gonzagão, localizado logo na entrada do bairro. O som foi mais uma vez o vilão do festival, prejudicando a apresentação da primeira banda, Sinopse, que tocou apenas uma música (que serviu somente para uma tentativa de ajuste sonoro) e aparentemente teve problemas no contrabaixo. Tiveram logo de ceder o horário já estourado para a segunda atração, a Desideratu, que após uma longa passagem de som conseguiu se apresentar e finalmente animar o público com suas músicas autorais e versões de canções de sucesso (passando por Lulu Santos a The Beatles). A Perfeito Estado mais uma vez mostrou o seu profissionalismo e reviveu a era de ouro do rock nacional (Raul Seixas, Ira! e Camisa de Vênus estavam presentes na seleção de covers), provocando insanas rodas de pogo num dos melhores momentos da noite. Para fechar, a Andranjos tocou seus conhecidos sucessos e gerou novas movimentações na frente do "palco" em um show conhecido mas sempre apreciado pelo público. O SORTEIO ANUNCIADO da camisa oficial do evento aconteceu, diferentemente da jam session que tinha tudo para ser uma interessante atração mas não se realizou devido a problemas logísticos. Ao final de tudo o saldo foi positivo e agradou a grande maioria presente naquele 15 de janeiro; e os organizadores já analisavam a possibilidade de uma futura 5ª edição - que não chegou a acontecer.

04


Janeiro OVERDRIVE EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO A Overdrive PUNK HC participou do Sufocando o Silêncio, evento ocorrido no sábado, dia 05/02/11, em Vitória de Santo Antão/PE (cidade localizada a 53 km de Recife/PE). Os shows aconteceram no espaço Chiqueiro e as demais bandas presentes doram War Trauma (thrash), SU85 (punk/hardcore, de Taquaritinga do Norte/Santa Cruz do Capibaribe) e Granada (death metal, de Recife). BAZZARA NA 2ª OFICINA PALCO DO ROCK, EM SALVADOR Aconteceu em Salvador/BA a 2º Oficina Palco do Rock 2011, que tem por finalidade selecionar bandas baianas que possuem trabalhos autorais para participarem da 17ª edição do festival, realizado durante o período de carnaval. A Bazzara foi selecionada para a Oficina e tocou no dia 05 de fevereiro, concorrendo a uma das vagas para o Palco do Rock. Outros grupos presentes no dia foram Código Remoto, Norfist, Dynamus, NoNêime e Human. Em 2010 a Andranjos foi selecionada, tocando na 16ª edição do Palco do Rock na mesma noite de Dead Fish e Vendo 147.

Janeiro Tem Mais Arte 2011 28/01/2011, no Sesc Petrolina, Centro, Petrolina/PE Atração: Carrancudos

N

A SEXTA-FEIRA, dia 28/01/11, o Janeiro Tem Mais Arte do Sesc Petrolina trouxe a banda Carrancudos e o seu show intitulado "Proteu". Houve um atraso de quase uma hora, mas a apresentação se iniciou no salão exatamente quando o espetáculo de dança chegava ao fim no teatro. Na mitologia grega Proteu era uma divindade com o dom da premonição; mas o público, contudo, certamente não previa um show tão bom. A experiente banda, com mais de dez anos de estrada, tocou as suas canções (algumas bastante conhecidas dos velhos seguidores do rock regional, como "Ela" e "Polinômio") e fez na segunda parte do show uma série de covers/versões que agradaram o público (com uma seleção que passou por R.E.M., Queen, a-ha, The Beatles, Legião Urbana, Nação Zumbi e vária outras). Ao final, fechando com "Tente Outra Vez", chamaram ao palco um verdadeiro "maluco beleza" para cantar, e todos gostaram da brincadeira.

05


Fevereiro BRUTAL UNDERGROUND REVIVE O METAL EXTREMO EM PETROLINA Depois de uma longa ausência de eventos extremos na região, o Brutal Underground apareceu para quebrar esse hiato. O festival prometeu a presença de seis bandas no sábado, dia 19/02/11, na Associação de Moradores do bairro Areia Branca, em Petrolina/PE, iniciando às quatro 17h30 da tarde. As atrações anunciadas foram: Deformity (death metal, de Feira de Santana/BA), Assassination (death metal, de Petrolina), RxCxEx (death metal grindcore, Salvador/BA), Kranyos (black metal old school, Juazeiro/BA), Bloody Death (death metal, Petrolina) e Velorio (thrash death metal, Capim Grosso/BA). ZÉ MANOEL E CABELO DE SERPENTE EM SHOW NO RECIFE O festival PRE Amp 2011 (Articulação Musical Pernambucana), em formato de mostra competitiva, aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro no Pátio São Pedro, no centro de Recife/PE, com início às 20h. 180 bandas se inscreveram e 18 delas foram classificadas para se apresentarem nestes 3 dias. Entre os grupos escolhidos estiveram os petrolinenses da Cabelo de Serpente (show ocorrido na sexta, 18) e o pianista Zé Manoel (sábado, 19). RELIVING NASCE APÓS O FIM DA VHYVID Passando por alguns problemas internos desde janeiro, quando foi divulgada a saída da vocalista Ivy, a banda Vhyvid decidiu encerrar as suas atividades. Os integrantes remanescentes - Fissú, Kadu, Netto, Gean e Alvynho - seguiram com outro projeto intitulado Reliving. A estreia da nova banda ocorreu na Union, no sábado dia 05/03/11 no Espaço Gonzagão (entrada do bairro Rio Corrente, Petrolina/PE). Na mesma noite se apresentaram os Djs Mangue Boy e Vibe. Poucos dias depois o baterista Alvynho já se desligou da Reliving para botar para frente o seu projeto cristão chamado Criste Eleyson.

06

ANDRANJOS CONSEGUE ESPAÇO NA ABERTURA DE CAPITAL INICIAL EM PETROLINA Desde dezembro de 2010 quando foi confirmado o primeiro show do Capital Inicial em Petrolina (que aconteceu em 4 de fevereiro de 2011), a banda Andranjos fazia com o apoio e iniciativa do Coletivo Coletânea uma intensa campanha na internet com o propósito de conseguir um espaço na noite do show, abrindo para a grande apresentação da banda brasiliense. O apoio que a Andranjos pediu a seus fãs via email e nas redes sociais (Orkut, Twitter, Facebook e Myspace) gerou bons frutos, enchendo a caixa de entrada da Sucesso Promoções (responsável pela vinda do Capital Inicial à nossa região) e do Portal SG, que confirmou a presença da banda petrolinense na noite do dia 4. Junior Souza, que era produtor da banda e integrante do Coletânea, além de membro da CUFA VSF, analisou a notícia como um reconhecimento do valor musical do grupo e uma ótima chance de mostrar o repertório da Andranjos para um público mais misto, que nem sempre frequenta os eventos alternativos regionais, aonde costumam se apresentar. Na época, a Andranjos também virou parceira da CUFA VSF, preparando-se para apoiar iniciativas sociais.


Capital Inicial em Petrolina 04/02/2011, Iate Clube, Petrolina/PE Atrações: Andranjos, Banda A5 e Capital Inicial

P

ETROLINA TEVE UMA ótima notícia, no final do ano passado quando soube que a banda Capital Inicial iria fazer um show aqui nas redondezas, uma apresentação muito esperada pelos fãs do grupo e por todos os que prestigiam o rock nacional. Como abertura para esse grande show tivemos duas bandas aqui da região, Andranjos e A5. A PRIMEIRA BANDA a se apresentar foi a Andranjos, que mostrou covers e musicas próprias; seguida pela A5, tocando sucessos de bandas nacionais e internacionais; e finalmente a tão esperada banda da noite, Capital Inicial, que levou o público ao delírio com a entrada do carismático vocalista Dinho Ouro Preto. INICIARAM O SHOW tocando as musicas novas, agitando a galera e mostrando uma grande performance de palco, não deixando lado os seus grandes sucessos como “Fátima”, “À Sua Maneira”, “Veraneio Vascaína”, “Fogo”, e “Primeiros Erros”. Eles tocaram também sucessos de outras bandas como: “Que Pais é Esse” e “Por Enquanto”, da Legião Urbana, “Mulher de Fases”, do Raimundos e “Wolla Lotta Love”, do Led Zeppelin. OOverdrive PÚBLICO SE demonstrou empolgado com os antigos sucessos e retribuiu de forma positiva cantando e animando o show. A banda também demonstrou muita satisfação e Dinho, em mais uma de suas apresentações memoráveis, elogiou o publico e agradeceu aos organizadores do evento por estar ali. Por fim, disse que adoraria voltar à região para fazer mais um show. O EVENTO OCORREU em 04/02/11 de forma tranquila e animada, e quando todos pensavam que o show havia terminado e pediram bis, Dinho ressurge com a banda tocando mais musicas para o delírio do publico, finalizando um dos grandes shows que Petrolina teve já no inicio desse ano, com uma das melhores bandas de rock nacional. (Por Rodemberg Souza)

Ensaio no Parque 1 19/02/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Overdrive, Beach House, Sinopse, Dissonantes

O

PARQUE MUNICIPAL Josepha Coelho recebeu no sábado, dia 19/02/11, a primeira edição do projeto Ensaio no Parque em Petrolina/PE, reunindo a Overdrive (única banda essencialmente punk da região ainda em atividade na época) e três bandas iniciantes: Beach House, composta apenas por guitarra e bateria, que levou um surf music instrumental naquele que foi o seu primeiro e verdadeiro ensaio; Sinopse, sempre evoluindo, que não deixou a desejar em seu show curto; e Dissonantes, em uma apresentação irregular aonde tocaram covers do Nirvana no encerramento da tarde. AO CONTRÁRIO DO que alguns imaginavam, o Ensaio no Parque foi um sucesso. A proposta foi de continuar regularmente aos sábados até maio, culminando em um evento fechado e de melhor qualidade sonora, aonde as melhores bandas serão convidadas.

07


Fevereiro ENSAIO NO PARQUE 2 O segundo sábado do Ensaio no Parque reuniu outras quatro bandas: Cangaceiros de Teu Pai (com os seus covers de Mamonas Assassinas), Reliving (surgida a partir das cinzas da Vhyvid), Sociedade Imaginária (primeira apresentação do novo projeto, anteriormente intitulado apenas Imaginária) e Desideratu (pra finalizar com seu show cada vez mais trabalhado). Os ensaios aconteceram no Parque Josepha Coelho na tarde de 26/02/11.

CARRANCA FEST LEVA ROCK 'N' ROLL AO COUNTRY CLUB O Carranca Fest aconteceu no sábado, dia 26/02/11, na ilha do Country Club, em Juazeiro/BA. O evento prometeu uma tarde cheia de rock 'n' roll com quatro bandas: Whisky Rose, Dr. Blues, 9's Fora e Secabudega.

Projeto Ensaio Livre Quarta Edição 12/02/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Rebanho, Perfeito Estado, Apocalypse Reggae

O

CENTRO DE Cultura João Gilberto recebeu no sábado, dia 12 de fevereiro de 2010, a mistura de sons proporcionada pela quarta edição do Ensaio Livre, com o apoio do Coletivo Coletânea, CUFA Vale do São Francisco e do blog Velho Chico Rock Clube. O projeto agora passou a cobrar a entrada, mas nem por isso perdeu o sentido de seu nome, explorando a ousadia de trazer na mesma noite uma banda de rock gospel, outra diretamente conectada ao rock nacional oitentista e uma terceira de alma reggae (A Cúpula, outro grupo que se apresentaria, faltou ao evento devido a problemas). A BANDA REBANHO começou por volta das 23h, apresentando suas guitarras pesadas contrastadas com as palavras suaves. O único ponto negativo foi o testemunho de fé do vocalista em certo momento, palavras que poderiam ser incluídas em músicas, para evitar a pausa no show; Perfeito Estado seguiu com a sua apresentação sempre bemvinda que remete aos bons tempos do Camisa de Vênus, Plebe Rude ou Ira!, faltando Apocalypse Reggae mostrou o espírito descompromissado do projeto chamando para apenas uma quantidade maior de loucura no público para o show ser completo; e a Apocalypse Reggae mostrou o espírito descompromissado do projeto chamando para cantar no palco algumas das figuras especiais ali presentes. Sandrão, Pikeno e Jocélio, ex-integrantes da Rappers Dura, se reuniram relembraram com a banda "O Rap da Rapadura", hino que era sucesso nos bons ouvidos regionais há pouco mais de uma década.

08


Fevereiro Chá de História - Projeto Palco Livre 24/02/2011, Campus UPE Petrolina, Petrolina/PE Atrações: WR17, Apocalypse Reggae, Os Jeans, Sinopse, Tico e Mariano

O

JÁ TRADICIONAL Chá de História, realizado pelos alunos do curso de história da UPE (campus Petrolina/PE) trouxe na quinta-feira chuvosa de 24/02/11 o projeto Palco Livre, reunindo 5 bandas da cena alternativa regional: WR17, Apocalypse Reggae, Os Jeans, Sinopse e Tico e Mariano. Iniciando por volta das 19h30, boa parte da universidade ainda se encontrava em aula, mas isso não impediu que os abafados corredores do pavilhão de História recebesse um animado público. ALGUNS ATRASOS NA troca de bandas fez com que o tempo da Sinopse fosse ironicamente reduzido, permitindo a execução de apenas quatro músicas. Quando Tico e Mariano iniciaram o último show, por volta das 22h15, cerca de oitenta por cento do público já havia se retirado devido ao horário dos ônibus. Alguns pontos curiosos ou interessantes ficaram por conta dos panelões de chá oferecidos pelos alunos; pela versão inesperada que a WR17 fez para uma música de Lady Gaga; pelo recital de poesia; e pelo discurso de um representante do centro acadêmico sobre algumas atitudes tomadas pela universidade.

Março

OVERDRIVE PARTICIPA DE COLETÂNEA PUNK O selo/blog Garage Band Underground, de Goiânia, lançou em parceria com o Subverta! Distro, de São Paulo, a sua primeira coletânea virtual. O álbum punk trazia 7 bandas brasileiras (Irmã Talitha, SP; Gricerina, SP; Protesto Suburbano, RJ; Saga, PE; Garrafa Vazia, SP; Comendo Lixo, AL; e Overdrive PUNK HC, PE), uma venezualana (Nunatak), uma argentina (Kristo Muerto) e uma colombiana (Revolución Anônima).

WR17 COM UM NOVO INTEGRANTE NA FORMAÇÃO Até então era um teste, mas se confirmou: O tecladista Keu Ribeiro, de apenas 15 anos de idade, passou a integrar o time da banda WR17, também composto por Will Rodrigues (Vocal), Leanndro Cardoso (Guitarra), Fabrício Max (Guitarra), Ramon Carvalho (Baixo) e Adriano Rodrigues (Bateria). A razão dessa inserção foi devido ao fato de que durante um certo tempo os membros sentiam a falta de algo para enriquecer o som da banda (já que adota um Pop/Rock mais diversificado), e os arranjos de teclado caíram como uma luva em muitas músicas do repertório da banda. A apresentação da banda no Chá de História na UPE foi a primeira apresentação do grupo com sua mais nova formação. (Por Ramon Carvalho)

09


Março GRITO ROCK DE FLORESTA/PE O Grito Rock, maior festival integrado do continente, realizado pela rede do Circuito Fora do Eixo e filiada à ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes), chegou em 2011 a Floresta/PE. O festival é realizado em rede, executado concomitantemente em diversas cidades da América Latina durante o período de festas relacionadas ao carnaval brasileiro, e se apresenta como uma opção complementar aos tradicionais festejos carnavalescos. A edição florestana do festival aconteceu

no Grêmio 3 de Julho, dia 27/03/11, e a Andranjos foi selecionada. A banda sorteou uma vaga na van que os levou ao show para os fãs que participaram de sua comunidade do Orkut respondendo à pergunta "Qual deve ser o nome do nosso novo CD. E por quê?". O festival contou com as seguintes bandas: Novanguarda (Floresta/PE), Godzilla (Santana/AP), La Cambada (Caruaru/PE), Radiola Serra Alta (Triunfo/PE), No Clear (Tabira/PE), Maria das Dores (Floresta/PE), e Andranjos (Petrolina/PE)

Palco Alternativo do Carnaval de Petrolina 2011 07 e 08/03/2011, Orla, Petrolina/PE Atrações: Sinopse, Andranjos, Assassination, Kranyos, Rukha, Sociedade Imaginária, Overdrive, Maggica

U

MA CHUVA DE intensidades variáveis atrasou em exatamente duas horas o inicio dos shows no Palco Alternativo do carnaval de Petrolina, localizado na orla, não muito distante do palco principal que recebeu Chico César naquela mesma noite de 07/03/2011. A Sinopse subiu ao palco às 22h para um show rápido e eficaz, mostrando suas misturas de grunge, punk e rock brasiliense; e em seguida a Andranjos animou o público que crescia, agora que a chuva não ameaçava mais retornar. problemas fizeram o guitarrista Fábio "Costinha" novamente abandonar o palco, e Van Lima fez um desabafo revoltado contra algumas críticas que surgiram sobre sua banda. O CLIMA MAIS pesado foi trazido pelo death metal urgente da Assassination. Pablo Possessed agradecia os fieis headbanguers enquanto promovia sua destruição sonora; O metal extremo continuou com a Kranyos, banda seguidora do black metal, que viu no fim de seu show uma pequena confusão que ali se iniciou entre duas pessoas no público. A Rukha se apresentou às 2h30, mudando completamente o clima ao trazer seu som alternativo que mescla MPB e reggae. O vocalista Tainahakã se mostrou consciente e foi o primeiro a agradecer à prefeitura pelo espaço. NA NOITE SEGUINTE os shows do Palco Alternativo continuaram com a Sociedade Imaginária, mostrando músicas autorais e covers (de Legião urbana e Mamonas Assassinas); e Overdrive PUNK HC, quarteto que está em sua melhor forma e já planeja um terceiro disco com muita porrada. QUANDO A CHUVA caiu o público já se mostrava maior que o da noite anterior, e ela contribuiu de forma positiva atrasando o show da Maggica, a última banda da noite a se apresentar (não fosse a chuva, os shows teriam acabado antes das 23h). Em uma ótima apresentação, eles levaram clássicos eternos do heavy metal e contaram com o virtuosismo de seu guitarrista solo, que agora estava de volta ao grupo. O segundo guitarrista não pôde comparecer, mas o desfalque não prejudicou musicalmente a Maggica nem decepcionou quem viu o show.

10


Março RUKHA NO ENCERRAMENTO DA SEMANA DA POESIA A banda Rukha fez um show aberto ao público no encerramento da Semana da Poesia, no dia 18/03/11 (sexta), na Concha do Arco da Ponte de Juazeiro/BA, a partir das 19h. O evento contou com o apoio da Prefeitura da cidade. SOCIEDADE IMAGINÁRIA PARTICIPA DE EVENTO BENEFICENTE O projeto Calourada Solidária da Univasf se encerrou no dia 26/03/11 (sábado) com a festa Integrafest. O evento beneficente aconteceu no Clube 21 de Setembro e contou com a presença da Sociedade Imaginária. Outras atrações ainda marcaram presença: Dj Panzarini, Banda Nosso jeito e Samba Nossa Cor. As entradas com 1kg de alimento foram revertidas para instituição beneficente. RELIVING NO EDÉSIO SANTOS A décima quarta edição do Festival Nacional Edésio Santos da Canção, que deveria ter ocorrido no final de 2010, aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro/BA). A primeira noite aconteceu em 24/03/2011 e cinco músicas foram selecionadas para a final: "Andarilho" (Elmar Nascimento), "Bastidores da Estrela" (Brena Gonçalves), "Ciranda, Cirandinha dos Amantes" (Antenor Zapata e Marcela Sevila), "Medo de Amar" (Rafael de Oliveira) e "Silêncio e Escuridão" (Zé Beto). No dia 25 foi confirmada a presença da Reliving, que competiu com outras 10 canções por umas das cinco vagas restantes para a finalíssima que aconteceu na noite seguinte. A REESTREIA DA TENENTE MALAGUETA/QUINTA COLUNA A UNEB promoveu no dia 1º de abril o Show de Integração, destinado à recepção dos calouros e à incorporação entre os alunos dos cursos da universidade. O evento gratuito aconteceu na quadra do DCH3 (no campus da UNEB de Juazeiro/BA) e contou com as bandas Quinta Coluna e Nanda's, além do Dj

Ensaio no Parque 3 19/03/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Los Chicos En Fuego, Sinopse, Overdrive

A

PÓS DOIS SÁBADOS de folga, o Ensaio no Parque voltou a acontecer no dia 19/03/11 trazendo duas bandas que tocaram na 1ª edição e a Los Chicos en Fuego, que se apresentou pela primeira vez e iniciou os ensaios da tarde. Há quatro meses sem tocar, o trio teve algumas dificuldades na execução das músicas e não permaneceu por muito tempo no pequeno palco; A Sinopse fez um show enérgico com direito a participação do vocalista Henrique na roda punk. Além de suas composições eles tocaram também uma música do Fúria Ribeirinha, banda regional longe dos palcos desde o Bodezilla 6, em 2010; A Overdrive PUNK HC, por sua vez, proporcionou umas das rodas de pogo mais insanas dos últimos anos e mostraram porque possuem um dos shows mais animados de nossa cena roqueira. O ENSAIO NO PARQUE, que desta vez contou com um melhor som, recebeu ainda jovens aprendizes do Cine Raiz, que produziriam um documentário com as imagens registradas. Aristides Oliveira, organizador do evento, anunciou para o mês seguinte o segundo Tributo a Nirvana.

Werson. A Quinta Coluna era na verdade a banda anteriormente conhecida por Tenente Malagueta, que entrou em uma nova fase e decidiu mudar o nome (que estava atrelado à figura de um empresário inicial). Os integrantes permaneceram os mesmos e a banda planejava o lançamento de um álbum com músicas de autoria própria.

11


Abril 2ª VIRADA CULTURAL DE CURAÇÁ Entre os dias 25 de abril e 1º de maio a cidade de Curaçá/BA promoveu a CURAÇ'ARTE, 2ª Virada Cultural do município que reuniu diversas atividades como oficinas, saraus de poesia, intervenções artísticas, concerto de violões e shows. O destaque ficou para a banda Bichos Escrotos na ativa há 14 anos com o seu som que mistura rock, pop e reggae. Eles se apresentaram no dia 1º de maio em frente ao teatro Raul Coelho. No dia 7 foi a vez da banda tocar na DiscoReggae, que aconteceu no Cascata Club, na mesma cidade.

A CÚPULA DISPONIBILIZA DOWNLOAD DE SEU CD A banda de pop/rock A Cúpula gravou o seu primeiro álbum em estúdio. O registro com 12 canções podia ser baixado gratuitamente na íntegra. As músicas que compõem o trabalho são as seguintes: "A Mensagem de Um Pombo", "Bater e Apreciar", "Cobra de Duas Cabeças", "Eu Quero Um Sorriso", "Mala de Sonhos", "Não Vá Embora", "O Que o Amor Não Faz", "Reggae Cúpula", "Solidão", "Tudo é Mágica", "Tudo Vai Ficar Bem" e "Underground". O link fornecido foi o seguinte: 4shared.com/file/mMpzBUOE/cd_cpula

ENSAIO NO PARQUE 4 Excepcionalmente no domingo, dia 17 de abril de 2010, aconteceu a quarta edição do Ensaio no Parque, trazendo a partir das 3 horas da tarde as bandas Anarkônicos, Sociedade Imaginária, A Cúpula, Os Jeans e Overdrive PUNK HC. O acesso ao Parque Josepha Coelho é sempre gratuito. Contudo, era proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Desde as 15h eram realizados os cadastramentos de bandas e no intervalo entre as apresentações eram executadas as playlists do público enviadas através do perfil do Ensaio no Parque no Orkut. PRIMEIRA REUNIÃO DO VELHO CHICO ROCK CLUBE O Velho Chico Rock Clube realizou em 15/04/11 a sua primeira reunião aonde foram discutidas algumas ações a serem realizadas e prioridades a serem estabelecidas. Os projetos do clube visam o crescimento da cena independente da região e a melhor divulgação das bandas locais.

CABELO DE SERPENTE É DESTAQUE NO PALCO MP3 A Cabelo de Serpente foi durante um período sendo destaque na página inicial do PalcoMP3.com e principal destaque entre as bandas/artistas de Pernambuco. O perfil da banda, que já possui mais de 1,5 acessos. RUKHA PARTICIPA DO REBULIÇO CULTURAL Feira de artes, poesia, encontros e música! Essa é a proposta do Rebuliço Cultural, realizado pela Natureza Produções no dia 09/04/11 a partir das 5 da tarde na Praça da Bandeira em Juazeiro/BA. O evento contou com o show da banda Rukha e foi totalmente aberto ao público.

12


II Tributo ao Nirvana

Sinopse

09/04/2011, Associação de Moradores do bairro Areia Branca, Petrolina/PE Atrações: Sinopse, Sociedade Imaginária, Dissonantes, Reliving, Animal Boys, Desideratu

s

ÁBADO, DIA 09 de Abril de 2011: há 17 anos e 4 dias falecia Kurt Cobain. A Associação de Moradores do bairro Areia Branca (Petrolina/PE) recebia a segunda edição do Tributo ao Nirvana (a primeira aconteceu em 2005 com BurnOut, Peraltas, Andranjos e Dj Ayala, na ASSEP). Às 18 horas, horário programado para o início, nada ainda havia acontecido, apenas o tempo que começava a se fechar. A chuva foi importante e acelerou o início do tributo, já que o público entrou no local antes da banda começar.

Animal Boys

ALGO QUE NÃO costuma ocorrer aconteceu por ali: a primeira banda da noite, que sempre sofre com a ausência ou frieza do público, conseguiu animar e injetar um clima positivo ao evento. Coincidentemente, a Sinopse já leva no currículo algumas aberturas de festas, e a responsabilidade de ser o primeiro grupo da noite eles já tiram de letra. Fizerem o show com as suas músicas que a galera já estava aprendendo a curtir e levaram o primeiro cover da noite, "You Know You're Right"; Seguiu-se com Sociedade Imaginária e seu show com canções exclusivamente autorais. Seu som intimista em certos momentos lembrava um Joy Division involuntário, passando por balada crua e explodindo em um punk garageiro mais puxado para o noise-rock estridente. Foi a apresentação mais interessante desta nova banda; A Dissonantes carregou nas costas a maior responsabilidade: fazer justiça ao nome do evento. Apresentaram um show 100% de covers do Nirvana com direito a uma performance de ira: O vocalista Alencar incorporou o espírito de Kurt Cobain e fez o show acabar mais rápido ao estraçalhar sua guitarra no chão do palco. Durante o restante da noite era possível ver pessoas carregando os pedaços de seu instrumento nas mãos, como um prêmio inusitado. RELIVING MOSTROU QUE a preocupação com seu som valeu a pena e mostrou na medida do possível o show melhor equalizado até ali. O cover de "Heart Shaped Box" não foi muito bem executado, como a maioria dos covers da noite, mas proporcionou uma gratificante interação entre os espectadores; Animal Boys, projeto mais recente de Dai Pinheiro, fez a sua estreia incitando rodas punks animadas (aquele show, contudo, foi o primeiro e último da banda). O grupo se dedicava a fazer covers dos Ramones e tocou uma do Nirvana, conforme a proposta da festa, e preencheu o restante do show com as canções da banda nova-iorquina; e para encerrar a noite, entraram em cena os rapazes da Desideratu com seu rock alternativo bem trabalhado. A banda ainda não possui nenhum material gravado em estúdio, mas o público já conhece – e pede – algumas de suas músicas, a exemplo de "Aquela...". Nota: a Andranjos, inicialmente divulgada no cartaz, só confirmou a sua ausência no mesmo dia do evento.


Abril OVERDRIVE PROMETE 3º ÁLBUM A banda punk Overdrive anunciou que estará em breve dando início às gravações de seu terceiro álbum oficial, chamado A.D.R.. Segundo informações do vocalista e guitarrista Caio "Cobaia", eles trarão uma nova proposta de som mais agressiva e pesada, mas não fugindo de seu estilo predominante. WR17 SE APRESENTA NO SARAU CULTURAL O Sarau Cultural foi promovido na quarta-feira, dia 13 de Abril de 2011, na praça 21 de Setembro, no centro de Petrolina/PE. Segundo Grazielly, uma das organizadoras do evento, o sarau tem a proposta de trazer um pouco mais de cultura das diversas formas, como poesia, música e teatro, valorizando os artistas regionais. O projeto deveria ser realizado pelo menos uma vez por mês, diversificando apresentações e mostrando o talento de novos artistas. As apresentações foram diversas, mas o tempo foi curto para que o público pudesse apreciar o talento de todos. O que foi mostrado, contudo, já valeu aplausos e atenção de todos ali presentes. Na parte da música o destaque ficou para a banda WR17 que se apresentou e arrancou muita satisfação do público mesmo com o grupo desfalcado (Fabrício Max recentemente deixou a banda e eles fizeram o show apenas com um guitarrista, Leanndro Cardoso). Logo em seguida a Filarmônica 21 de Setembro mostrou porque é uma das melhores da região. (Por Ramon Carvalho) BAZZARA EM SHOW NO SESC DE JUAZEIRO DO NORTE/CE Com viagem agendada, a Bazzara partiu rumo a Juazeiro do Norte para a Mostra de Bandas Armazém do Som, ocorrida de 4 a 14 de maio de 2011 na cidade cearense. Eles se apresentaram no sábado (dia 7) a partir das

14

18h, seguidos das bandas Legalize It e Caco de Vidro. Confira abaixo como foi a programação:.

- Quarta, dia 04: Dimensão Paralela, B'HAVES, Acampamento 80. - Quinta, dia 05: The Word is a Coma, A Project to Chaos, Cimeries. - Sexta, dia 06: Los the Os, Renegados, Felipe Casaux. - Sábado, dia 07: Bazzara, Legalize It, Caco de Vidro. - Segunda, dia 09: Superação, Relatores, Monastério. - Terça, dia 10: Soul Society Band, Iron Dofi, Godiva´s. - Quarta, dia 11: A R 4, Esnof, OffHead. - Quinta, dia 12: Dr. Divine, Bad Roses, Holy Wood. - Sexta, dia 13: Os Cunhados, Dudé Casado, Sex on the Beach. - Sábado, dia 14: BR 67, Roadsider, Rubber Soul. QUINTA COLUNA EM SHOW NO SESI A terceira edição da festa a fantasia ADM Fantasy foi no dia 14 de maio de 2011 (sábado) no clube do SESI de Petrolina/PE, às 22h. Com o tema "Viva uma fantasia em Las Vegas", o evento contou com a presença da banda Quinta Coluna, antiga Tenente Malagueta. As outras atrações da noite foram Dj Panzarini e samba Deliriu's.


Maio ORION PREPARA SHOWS PARA O MEIO DO ANO A banda Orion mandou o seu recado: estava preparando shows para os próximos meses em alguns eventos, possivelmente na Concha Acústica, Moto Chico e no Bodezilla 8. A Orion, na ativa desde 1992, estava trabalhando ainda em suas músicas autorais que pretendem incluir em um CD em um futuro não muito distante. (Com informações de Charles Ramos) PETROLINA RECEBE 2º ENCONTRO DE FUSCAS E CARROS ANTIGOS DO VSF O dia do automóvel é 12 de maio, mas foi comemorado nos dias 13, 14 e 15 na orla de Petrolina/PE. Na Porta do Rio estiveram

PESQUISA: O ESTILO QUE NOSSOS VISITANTES MAIS OUVEM Colocamos durande dois meses uma enquete no VCRC perguntando qual o estilo musical do gênero Rock que nossos visitantes mais ouvem, com as seguintes opções de escolha: # Rock & Roll: estilo básico e dançante que remete às raízes do Rock, originado no final dos anos 1940. Alguns percursores: Chuck Berry, Bill Haley e Elvis Presley. # Pop/Rock: refere-se a qualquer música pop feita após o Rock & Roll, absorvendo o seu mainstream, com melodia cativante e som bem construído. Algumas bandas: The Beatles, Prince, Hanson. # Progressive Rock: originado no fim da década de 1960, combinando psicodelia e inicialmente trazendo instrumentos da música clássica e ocidental.

reunidos vários veículos no 2º Encontro de Fuscas e Carros Antigos do Vale do São Francisco. O evento é realizado pelo Fusca Clube - Fusketeiros do Vale - e é aberto a visitantes, que puderam contribuir com a ação solidária do clube doando alimentos. O encontro contou com a presença do Musical Magia, além da participação da Desideratu, fazendo um som ambiente. SOCIEDADE IMAGINÁRIA À PROCURA DE UM BAIXISTA A banda Sociedade Imaginária comunicou que o baixista Nielton deixou a banda. Ele saiu pacificamente decidindo dar prioridade a um projeto próprio, no qual se identifica mais com o estilo.

Percursores: Pink Floyd, Yes, Jethro Tul. # Heavy-Metal: iniciado no fim dos anos 1960 com um som extremo, cheio de distorções e solos de guitarra. Dele se origina inúmeros outros sub-estilos de peso. Algumas bandas: Black Sabbath, Motörhead, Iron Maiden. # Punk: ao contrário do progressivo, esse estilo fez o rock voltar a ser básico e simples. Contudo, mais rápido, pesado e cheio de atitude. Percursores: Ramones, Sex Pistols, Buzzcoks. # Alternative Rock: é um termo geral para o pós punk originado nos anos 80, contendo uma infinidade de sub-estilos. Geralmente associado a bandas undergrounds, independentes e até experimentais. Algumas bandas: The Smiths, Blur, Nirvana. # Indie Rock: sub-estilo do Rock Alternativo que se tornou popular desde a

década 1990. Traz bandas undergrounds e independentes, mas que geralmente se ligam às gravadoras para distribuição, sem se deixar influenciar pela indústria. Algumas bandas: Pixies, Radiohead, The Strokes. # Emo: "Emocore" ou "Emotional Hardcore", originado do Hardcore oitentista, com grupos de som melódico e letras pessoais. Podem trazer trabalhos bem complexos e progressivos ou de apelo pop. Algumas bandas: The Promisse Ring, Jimmy Eat World, Fall Out Boy. O Rock Alternativo foi o vencedor, com 41 dos 108 votos do total (computando 37%); seguido do Metal (27%) e do Punk (23%). As outras posições foram o Rock 'n' Roll (22%), Indie Rock (18%), Pop/Rock (9%), Emocore (8%) e Progressive em último (4%).

15


Maio Rock Fest POP é cancelado O Rock POP Fest que aconteceria na em 21/09/12 (sexta), na Sociedade 21 de Setembro, com as bandas Perfeito Estado, Os Jeans, A Cúpula e Reliving foi cancelado no dia anterior. Aristides Oliveira, um dos idealizadores do evento, publicou o seguinte texto nos perfis das redes sociais da A.A. Produções: "Antes de tudo peço desculpas a todos. Venho por esta nota esclarecer o motivo do cancelamento deste evento: O aluguel do espaço é um tanto caro, este não era o problema principal, e sim, a dependência das vendas dos ingressos antecipados, de maneira que viesse a cobrir os gastos com o espaço. Mas como não houve manifestação do público, exceto, pela venda de DOIS ingressos. Com isso tornou-se um risco à realização do evento, pois não teríamos certeza do público, tendo em vista que seriam necessário pelo menos 100 pagantes para que pudéssemos cobrir todos os gastos. Como não poderíamos arriscar a tomar um grande prejuízo, preferimos parar e repensar nossos atos. Pedimos humildemente desculpas a todos e todas as pessoas que compraram seus ingressos, agradecemos. Elas poderão pegar de volta o dinheiro e devolver a pulseira ou guardá-las e esperar a nova data do evento." O evento foi remarcado para 11/06/12 na Associação de Moradores do bairro Areia Branca, mas foi novamente cancelado na véspera. RUKHA NOVAMENTE NO REBULIÇO CULTURAL Mais uma edição do Rebuliço Cultural aconteceu, desta vez em 21/05/11 (sábado), na Praça da Bandeira no arco da ponte, em Juazeiro/BA. O evento foi aberto ao público e começou às 18 horas trazendo feira de artes, encontros, poesia e show com a banda Rukha. 6º SALGUEIRO MOTO FEST Foi nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2011 a 6ª edição do Salgueiro Moto Fest, encontro motociclístico que aconteceu na praça do centro da cidade. A Cúpula se apresentou no

16

Sábado (21) às 8 horas da noite, juntamente com outras bandas. Confira abaixo como foi a programação: - Sexta, dia 20/05/11 (abertura do evento às 19:30): Rock da Velha, Banda Central 232, Kaveira e Banda Cella. - Sábado, dia 21/05/2011 (shows a partir das 12:30): Banda Simplicidade, Kaveira e Banda Cella, Rock da Velha, A Cúpula, Banda Central 232, Jamekson e Banda Farra Forró

ENCONTRO DO MOTOCICLISTA AMIGO DA CRIANÇA DE PETROLINA/PE O segundo Encontro do Motociclista Amigo da Criança de Petrolina teve como objetivo a arrecadação de alimentos em benefício das crianças da periferia da cidade. Aconteceu no dia 05/06/11 (domingo) no estacionamento do Makro. O encontro foi uma realização dos moto grupos Gladiadores e Caxorrões, que também estavam vendendo bebidas e feijoada no local, tudo ao som das bandas A Cúpula e Perfeito Estado.


2º Encontro de Esportes Radicais - Nós Na Praça 08/05/2011, Praça do Coliseu, em Petrolina/PE

N

UMA RÁPIDA CONSULTA ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, façamos o exercício de verificar o significado do verbo ‘marginalizar’: “impedir a integração ou participação de um grupo (ou alguém) no meio social, na vida pública”. Talvez tenha sido exatamente o que aconteceu no dia 08/05/11 (Domingo).

NAQUELA TARDE ESTAVA programada a realização do 2º Encontro de Esportes Radicais, o Nós Na Praça, com a integração dos praticantes do skate, bike e patins, um evento gratuito e aberto ao público aonde teoricamente havia o apoio da prefeitura municipal. Iniciado às 16 horas, os djs Jocélio Bello e Cristiano Lima já esquentavam o público que timidamente começava a chegar, quando uma viatura da polícia militar interrompeu o som por alguns instantes. A explicação era de que a vizinhança havia se queixado, mas a presença da secretária de cultura contornou positivamente a situação. A reclamação para com o descaso da prefeitura havia surgido ainda devido à falta do bloqueio da rua aonde os jovens praticavam seus esportes, que precisavam momentaneamente interromper suas ações para permitirem a passagem dos veículos. Duas bandas de rock estavam programadas para se apresentar: Reliving e Los Chicos em Fuego. Contudo, quando começou a anoitecer e o primeiro grupo executava a primeira música, outra viatura militar chegou à praça e impediu definitivamente a continuação do evento. PERGUNTAMOS-NOS AONDE está o respeito para com os jovens e com os amantes da música alternativa de nossa região, que já estão acostumados a se sentirem marginalizados. De que adianta a autorização da prefeitura para a realização do evento se não há comunicação/parceria com a autoridade policial? Onde está o papel da secretaria de Secretaria de Esportes e Juventude? Festas maiores e populares de cantoras famosas de axé conseguem acontecer a pouco mais de 200 metros de hospitais, e mesmo assim parece não incomodar ninguém. Mas quando a galera dos skates, bikes e patins resolvem se encontrar, a força policial é logo acionada. Ficamos as questões, a revolta e a insatisfação.

17



Junho ANDRANJOS E WR17 NO SARAU MULTICULTURAL No dia 08/06/11 (quarta) aconteceu mais uma edição do Sarau Multicultural na Praça 21 de Setembro (Petrolina/PE). Além da Andranjos, diversas outras apresentações aconteceram, a exemplo de dança de rua, entrevistas, balé, teatro, fotografia, artesanato, artes plásticas e muito mais. A banda WR17 não se apresentou devido a problemas inesperados. BICHOS ESCROTOS EM APRESENTAÇÃO GRATUITA EM CURAÇÁ A banda Bichos Escrotos se apresentou no dia 3 de julho (domingo) na Praça José Félix Filho em Curaçá/BA. Com quase 15 anos de existência, a banda fez um show de rock misturado com música regional e poesia musicada, além de pitadas de reggae e rap nesta apresentação como apoio da prefeitura da cidade. Na oportunidade o guitarrista e escritor Maurízio Bim lançou seu 4º livro, intitulado Tirano. A obra é um romance com suspense que conta a história de como o Serrote do Tirano, monte que fica entre Curaçá e Juazeiro, recebeu este nome. O livro teve o patrocínio da Associação de Estudantes de Curaçá, ASSEC, SAAE, DM Contabilidade, R e M Publicidade e Informativo Leia. RUKHA E APOCALYPSE REGGAE NO SÃO JOÃO DO VALE Depois de Paulo Soares, Duduca Almeida, Comando Virgulino, Mariano e Rennan Mendes, foi a vez de Rukha e Apocalypse Reggae representarem as bandas da cena alternativa do Vale do São Francisco no São João de Petrolina. As duas se apresentaram no dia 29/06/2011 no Barracão do Forró, localizado na cidade cenográfica junina montada em frente ao Centro de Convenções. (Informações: Roberta Duarte) OVERDRIVE LANÇA A.D.R. A Overdrive PUNK HC gravou em junho seu terceiro álbum, intitulado A.D.R., que reflete o novo espírito da banda que está mais agressiva e pesada. As 11 faixas podiam

1ª Arena Pop 28/05/2011, Centro de Cultura Ana das Carrancas, Petrolina/PE Atrações: Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae, Skap, A Cúpula

O

CENTRO DE Cultura Ana das Carrancas, em Petrolina/PE, recebeu no dia 28/05/11 o primeiro evento essencialmente alternativo, o 1ª Arena Pop, que contou com três excelentes bandas locais. Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae iniciou a festa às 19 horas mostrando porque é uma dos melhores grupos em atividade na região, destilando todo seu poderoso reggae. Naquela mesma noite ainda estavam agendados para participarem do Encontro de Bandas de Garagem, na cidade de Salgueiro/PE, e por isso não prolongaram sua performance - não deixaram, contudo, nada a desejar; Logo em seguida foia vez da Skap, nova banda que fazia ali a sua estréia. Surpreenderam, deveras: fizeram uma agradável seleção de covers de sucessos nacionais e internacionais das três últimas décadas (que incluía Skank, Legião Urbana e Los Hermanos), com uma execução muito bem feita. O imenso repertório durou duas horas e o público se deu ao direito de interagir ensaiando passos de Michael Jackson e fazendo participações no vocal. A última atração, A Cúpula, assumiu os instrumentos por volta das dez e meia da noite e agradou bastante ao mostrar o seu bonito pop/rock autoral (cujas músicas podem ser conferidas no álbum recentemente gravado) e alguns covers, a exemplo de Nirvana, Planet Hemp e O Rappa.

ser ouvidas e baixadas gratuitamente no perfil da banda no site Trama Virtual. O último CD do grupo hardcore punk, chamado Desordem e Regresso, havia sido lançado no ano anterior.

19


Ilha do Rock 'n Roll Edição 2011 18/06/2011, Ilha do Country Club, em Juazeiro/BA Atrações: Charlie Brown Jr, Banda A5

N

A ILHA DO COUNTRY Club (Juazeiro/BA) ficou lotada no dia 18 de junho (sábado), com a Ilha do Rock 'n Roll Edição 2011, que trouxe como atração a banda santista Charlie Brown Jr, tocando pela primeira vez em nossa região. A abertura se deu às 23 horas com a A5, que procurou agradar a gregos e troianos (e pseudo-rockers) com um repertório de grandes sucessos, incluindo uma versão "tira-o-pé-do-chão" de "Smells Like Teen Spirit". UM DIA ANTES deste show o Charlie Brown Jr havia anunciado em seu blog oficial e saída da gravadora Sony, mas esta não era a única mudança recente que a banda vinha passando: o guitarrista Marcão voltara ao grupo há pouco menos de 3 semanas e os integrantes ainda comemoravam o seu retorno. A apresentação foi totalmente positiva e Chorão deixou clara a vontade de poder voltar em outra oportunidade. Entre sucessos antigos e músicas novas, o vocalista e líder da banda fez do público uma atração a mais no show, a quem presenteava com garrafas de espumante e banhos da bebida. Apenas alguns imprevistos atrapalharam a noite, como a entrada de um fã no palco, a falta de preparação dos seguranças (confundindo a roda de hardcore com briga) e a empolgação violenta de outro indivíduo na área VIP, que fez Chorão interromper a música para pedir a sua retirada do show (atitude que fez o público vibrar). Um portador de necessidades especiais chamou durante vários momentos a atenção do vocalista, que ao final do espetáculo fez questão de descer do palco e agradecer pessoalmente a presença do cadeirante, provocando um alvoroço nos que estavam próximos.

17


Julho ALDEIA DO VELHO CHICO + COMBUSTÃO FLUVIAL A edição 2011 do Aldeia do Velho Chico, evento multicultural promovido pelo Sesc Petrolina, trouxe incluída na sua programação o Combustão Fluvial, que aconteceu nos dois

primeiros sábados de agosto a partir das 21 horas. Como atrações, o evento apresentou Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae + Carrancudos no dia 06 de julho; e Paulo Soares e a Terceira Cidade + Rukha no fim de semana seguinte, dia 13.

Seletiva de Bandas Locais Raiz e Remix Festival 2011 03/06/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Flávio Baião, Marcelo Pantera e Os Bruxos da Noite, A Cúpula, Zanga Boa, Obsessão, Bazzara, Anselmo Oliveira, Cabelo de Serpente

O

PARQUE JOSEPHA Coelho (Petrolina/PE) recebeu no domingo, dia 03 de julho, a segunda etapa da Seletiva de Bandas Locais do Raiz e Remix Festival 2011. Das 10 bandas previamente classificadas duas delas (Carrancudos e Paulo Soares e a Terceira Cidade) não compareceram, aumentando as chances das demais concorrentes que disputavam duas vagas para se apresentarem no Palco da Feira, num dos dois dias do evento (26 ou 27 de agosto). A SEQUENCIA DAS apresentações foi definida de acordo com a ordem de chegada dos músicos. Assim, Flávio Baião ficou com a responsabilidade de iniciar as atividades da tarde, abraçando a sua sanfona e extraindo dela todo o seu forró péde-serra que agradou a comissão formada por Wagner Miranda, Gilmar Santos, Celso Carvalho e Sérgio Murilo; Seguiu-se com toda a regionalidade olindense de Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite, que já adotaram Petrolina como lar alternativo; o pop/rock d’A Cúpula, dosando guitarras e violão na medida certa para um som agradável; e os baianos do Zanga Boa mostrando um suingue regionalizado e boa virtuosidade na guitarra. OBSESSÃO, ÚNICA BANDA de pop/rock remanescente de Senhor do Bonfim/BA, também disputou uma das vagas; a exemplo da Bazzara, que não se apresentava na cidade há mais de seis meses e demonstrou grande evolução, sendo a banda mais pesada da seletiva; Anselmo Oliveira, cujo reggae diversificou ainda mais o páreo, fazendo a diferença com a sua experiência; e Cabelo de Serpente, que apesar de terem feito uma boa apresentação, não conseguiram ficar com nenhuma das vagas. O ORGANIZADOR CHICO Egídio anunciou ao final que os vencedores foram Flávio Baião e Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite, tendo Anselmo Oliveira e Bazzara na suplência da seletiva. As bandas foram escolhidas para tocarem no Raiz e Remix Festival, que chega em sua 6ª edição com data marcada para os dias 26 e 27 de agosto no Parque Josepha Coelho. Outras atrações confirmadas eram Wander Wildner, Devotos, Lia de Itamaracá, Apocalypse Reggae, Andranjos e Rukha.

21


Moto Chico 2011 07 a 10/07/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Vigiliah, Skap, Quinta Coluna, Pilar Central, Jagunços, Andranjos, Time Momento do Rock, Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite, Cabelo de Serpente, Carrancudos, Medievais, Rukha, Whisky Rose, 4 Jeans, Jaqueline e Banda

A

PRIMEIRA NOITE do Moto Chico 2011 (12ª edição) foi em 07/07/11 (quinta) e ocorreu de forma tranquila e sem grande movimentação, uma vez que o maior público era mesmo esperado na sexta (08) e no sábado (09). O palco foi inaugurado com a banda Vigiliah, que fez até versão gospel de “Knokin’ on Heavens Door” (Bod Dylan); e por volta das dez da noite foi a vez da Skap. Esta banda, cujo primeiro show foi há pouco mais de um mês, prova que veio para ficar. Apesar do repertório exclusivamente de covers, um dos pontos fortes é a escolha de algumas músicas que nem sempre são as mais executadas por outros grupos, a exemplo de “Depois do Começo”, de Legião Urbana; Quinta Coluna sofreu um pouco com as microfonias, mas fez uma boa apresentação e agitou os roqueiros sedentos por uma roda hardcore. No show a banda estava bem à vontade e soltou até uma versão para uma música de Lady Gaga. E em certa parte o vocalista Bruno Roriz cantou um trecho de “O Último Bar”, do Matanza, o que foi o suficiente para o público pedir um cover desta banda durante todo o restante da apresentação, mas não foram atendidos (quem sabe na próxima). PROGRAMADA PARA INICIAR às 20h do dia 08/07 (sexta), a abertura oficial do Moto Chico atrasou exatamente duas horas. Segundo o anunciado, o imprevisto se deu por conta da espera pelo prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, que participou da cerimônia juntamente com outros personagens importantes para do evento. O show da Jagunços foi precedido da apresentação da banda gospel Pilar Central e por um cansativo sorteio realizado no palco, mas valeu a pena a espera: eles fizeram um show de covers dedicando carinho especial ao U2, mas as músicas que mais agitaram foram as versões para Nirvana e Ramones (esta que provocou a roda hardcore mais intensa até então no Moto Chico 2011). A Jagunços informou que em breve serão conhecidos de outra forma e que o novo nome da banda ainda não existe, mas sugestões serão bem vindas. Participando pela primeira vez do evento, a Andranjos deu prosseguimento mostrando um novo show, com arranjos mais evoluídos e músicas que entrarão no próximo CD (o segundo de sua carreira de dez anos). Vale destacar que o repertório foi inteiramente autoral – salvando-se um cover de “Alive”, do Peral Jam – e mesmo assim agitou bastante, comprovando que eles têm um público fiel e uma história já consolidada na cena alternativa local. Time Momento do Rock, vinda de Salvador, subiu ao palco por volta das duas horas da madrugada e ainda encontrou bastante gente disposta a ouvi-los. Num excelente show, tocaram uma notável seleção de covers de rock clássico. Os melhores momentos foram quando o público fez um coral para a sequência “The Happiest Days of Our Lives” + “Another Brick in the Wall, Pt. 2”, do Pink Floyd, e quando a banda atendeu de improviso ao pedido de alguém que pediu Whitesnake. [Continua na próxima página]

JUAZEIRO EM SUA 1ª VIRADA CULTURAL A primeira Virada Cultural de Juazeiro/BA começou em 16 de julho e 2011 (sábado), às 8 horas e se encerrou somente no domingo de manhã, 17 de julho, prometendo 24 horas de atrações das mais variadas manifestações culturais, como grafitagem, hip hop, circo, cinema, teatro,

22

artesanato e literatura, além de muita música ao vivo. O evento inédito fez parte das comemorações de 133 anos da emancipação política da cidade e aconteceu na Orla Nova de Juazeiro, onde foram montados 2 palcos e alguns stands e tendas para a divulgação dos trabalhos dos artistas.


[continuação] NADA MENOS QUE seis bandas se apresentaram na noite de 9 de julho, terceiro dia do Moto Chico 2011. Marcelo Pantera e os Bruxos da Noite não estavam inclusos na programação oficial, mas abriram por volta das 19 horas para um público tímido que também assistiu a banda seguinte, Cabelo de Serpente, dona de um som bastante original que é atualmente um dos grupos mais interessantes de nossas cidades. A Carrancudos começou logo depois da apresentação de Jorge Negretti e seu Free Style Motocross Show. Banda experiente e ainda em excelente forma, mesclou versões de outros artistas e várias músicas autorais, a exemplo de “Desigual”, sua nova canção. Após o sorteio de duas motos no palco foi a vez da Time Momento do Rock que quase repetiu o repertório da noite anterior, não fosse a inclusão de algumas músicas nacionais, com destaque para Cazuza e uma sequência de Raul Seixas que teve até um cantor inusitado que subiu ao palco e foi ovacionado. Medievais não conseguiu manter a mesma empolgação deixada pela banda anterior e fez um show frio, que deixou o público indiferente. E por fim, já depois das 3 da madrugada, a Rukha (que também não estava inclusa na programação oficial) fez a sua parte injetando um pouco de ânimo àquales que continuaram de pé para assisti-los. O QUARTO E último dia do Moto Chico 2011, em 10 de julho, iniciou as atividades no palco depois de demoradas duas horas e meia de atraso. Whisky Rose tocou clássicos do Guns N’ Roses com direito à apresentação performática do vocalista Rosemir Bailey, que tentou ao máximo assemelhar-se a seu ídolo Axl. 4 Jeans, banda com nome recentemente reformulado, executou o seu melhor show até então e alternou entre canções autorais e versões de outros artistas (Raul Seixas, Pink Floyd e outros). Logo depois o pequeno público ainda conferiu Jaqueline e Banda, terceira atração gospel de todo o evento, que nos deixou com uma dúvida: isto era mesmo necessário?

Algumas atrações: Paulo Soares e a Terceira Cidade, Espetáculo Faroeste Caboclo (Trupi Zupi Cia), Cabelo de Serpente, Apocalypse Reggae, Secabudega, Rukha, Sentido Horário, Carrancudos. REUNIÃO DO COLETÂNEA 23 de julho (sábado) foi dia de Reunião

do Coletânea [Circuito Itinerante de Som e Imagens]. Aconteceu a partir das 21 horas no Centro de Cultura Ana das Carrancas, na COHAB Massangano (Próximo ao SAMU – Petrolina/PE). O público participava fazendo a trilha da festa elaborando uma playlist com 3 músicas, que eram enviadas para o perfil do Coletânea no Facebook.

23


Julho ANDRANJOS NO ENCONTRO DE BANDAS DE GARAGEM A cidade pernambucana de Serra Talhada recebeu na sexta feira, dia 29 de julho de 2011, o Encontro de Bandas de Garagem, evento aberto ao público que faz parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Pajeú, promovido pela FUNDARPE. Os shows aconteceram no pátio da antiga estação ferroviária, contando com a presença das seguintes bandas: Andranjos, Combo Percursivo, Metal Milícia, Kaêra, Doppamina e No Sense. Antes do festival, o

ENTREVISTA: LIBÓRIO LIMA E A BANDA PÃ A banda soteropolitana Pã esteve em Petrolina no dia 23 de julho (sábado), para uma apresentação única na Praça 21 de Setembro. Aproveitamos a oportunidade para bater um papo com Libório Lima, vocalista do grupo e petrolinense de coração:

público interessado teve a oportunidade de conferir a palestra “Estratégias Para Construção de Carreira Musical”, ministrada por Gilmar Bola 8, da Nação Zumbi. DIA MUNDIAL DO ROCK EM FLORESTA/PE O dia mundial do rock foi comemorado em Floresta/PE em 14 de julho com a Quinta Alternativa (edição especial), aonde se apresentaram as Monster Coyote (de Mossó/RN) e Maria das Dores (banda local). A festa foi no Grêmio 3 de Julho. (informações: Coletivo Groove Beat)

passei a minha infância e minha adolescência. Sou petrolinense, cara, sacou? E então estou em Salvador há um bom tempo. Fui para estudar e acabei ficando, me envolvendo com música e com a noite. Como sou geólogo e estava de passagem por Caraíba, pensei: Estou perto de minha terra e eu preciso tocar.

É a primeira aparição da Pã em Petrolina? :: Não, já estivemos na cidade em outras oportunidades, como no festival RPV Como surgiu a ideia de voltarem para cá? :: Esse evento foi uma iniciativa minha, que procurei o rapaz do bar e lojas circunvizinhas. Fiz a proposta pra eles e acreditaram na ideia. É verdade que você é petrolinense? :: Na verdade eu sou de Jacobina, mas cheguei aqui com um e meio ou dois anos de idade. Fui criado aqui e

24

Você ainda tem contato com os músicos daqui? :: Tenho contato com algumas pessoas. Eu conheço o Jocélio, Sandrão, o pessoal do Matingueiros, e já ouvi falar de algumas bandas novas, que gostaria de ter proximidade. A gente está, inclusive, querendo lançar um CD aqui e queria

chamar algumas bandas para a gente trocar algumas figurinhas. A gente vir pra cá tocar com eles e de repente arrastar a galera pra ir pra Salvador também. Criar esse intercâmbio. Esse espaço que a gente está criando hoje... queremos que outras bandas venham e façam a mesma coisa. Não queremos ser donos da ideia. Lá em Pilar a gente tocou ontem. A galera veio de Salvador de carro e fizemos um show lá e logo depois viemos para cá. Quando sairá o disco? :: O disco da gente, através de um brother nosso, está sendo mixado no México e em breve vai chegar. Então, o plano é sair tocando, fazendo o máximo de show possível. E Petrolina tem uma cara rock ‘n’ roll da porra! Petro! Rocha! Rock! Quem quiser conferir o trabalho da banda e de Libório Lima pode procurar nestes endereços: - myspace.com/leonardoda20 - myspace.com/somdoliborio - youtube.com/liboriolima


Dia Mundial do Rock VII 16/07/2011, Orla, Petrolina/PE Atrações: Sinopse, Jones, Maggica, Andranjos, Crematorium, The Parthak

A

NOITE DO último sábado (16), foi marcada pelo Rock and Roll. O Dia Mundial do Rock VII, promovido pela Blackstar Produções e Associação de Bandas Independentes do São Francisco (ABRISF), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina/PE, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos (Sedectur) que custeou as despesas para a realização do evento.

MAIS DE MIL roqueiros prestigiaram os shows de sete bandas que se apresentaram no palco da Orla I de Petrolina (Sinopse, Jones, Maggica, Andranjos, Crematorium de Petrolina e The Parthak, de Euclides da Cunha/BA). “O local escolhido foi muito apropriado, acho que atraiu mais pessoas até mesmo por ser um lugar de encontro da ‘galera roqueira’. E é bom saber que a Prefeitura apoia eventos como esse”, afirmou o servidor público, Giuseppe Menezes. ENTUSIASMADO, O ORGANIZADOR do Dia Mundial do Rock VII, Wilson Gomes, mais conhecido como Alemão, declarou que este ano já foi de extrema importância poder contar com um apoio maior da Prefeitura Municipal e o público só não foi ainda maior porque em Juazeiro/BA estava acontecendo simultaneamente a 1ª Virada Cultural. “Só em ver a galera aqui já anima e mostra que a iniciativa continua fazendo parte do calendário de eventos de Petrolina e contando com o apoio da Prefeitura a gente vai fazer muito melhor em 2012”, declarou. Alemão complementou dizendo que no próximo evento trará cinco bandas e uma atração de fora da cidade para continuar com o intercâmbio entre os mais variados estilos do rock, proporcionando assim que bandas locais possam apresentar em eventos de outras cidades. “CELEBRAR O DIA Mundial do Rock em Petrolina é garantir a diversidade cultural no município, fortalecendo a cena alternativa da cidade, não menos importante que os demais segmentos da música, mas que precisa do apoio para que possa alcançar a sustentabilidade, a partir de uma maior visibilidade e profissionalização do setor”, destacou a Diretora de Cultura, Roberta Duarte. Texto: Jaquelyne Costa Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Petrolina Publicado em 19/07/2011

25


Julho Mega Ensaio No Parque (Ensaio No Parque 5) 30/07/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Ambrósia, Overdrive, Reliving, Sinopse, Desideratu

A

PÓS UM HIATO de três meses e meio, o projeto Ensaio no Parque voltou em 30/07/2011 (sábado) naquela que foi a sua quinta edição, desta vez chamada de “Mega Ensaio no Parque”, por trazer pela primeira vez cinco bandas – ao invés de quatro, como já era de costume. A tarde foi marcada por novidades, iniciando com a estreia do grupo Ambrósia, que contava apenas com três vozes, um violão e uma guitarra; passando pela primeira apresentação em público da Overdrive após o lançamento de seu terceiro CD; as novas músicas da Reliving; a volta de Cobaia à bateria da Sinopse; e o show de encerramento com a Desideratu. FOI BOM VER que o projeto Ensaio no Parque continuava vivo, dando oportunidades aos grupos de mostrarem o seu trabalho publicamente, mas alguns pontos negativos foram notados, no que se refere ao atraso, ausência das prometidas playlists e qualidade de som. Agora é só esperar a sexta edição, agora mais evoluída e com a ajuda de mais parceiros para que as bandas possam se expressar com maior liberdade.

Agosto Ensaio No Parque 6 20/08/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Retrospecto, Reliving, Quinta Coluna, Conspiracy Theory 99, Sinopse

A

O PARQUE MUNICIPAL de Petrolina/PE teve novamente uma tarde de rock naquela que foi a sexta edição do projeto Ensaio no Parque (sábado, dia 20/08/11), que acontecia na cidade desde o mês de fevereiro.

A PRIMEIRA BANDA a tocar foi a Retrospecto, que fez a sua primeira apresentação em público e não decepcionou com o seu repertório eclético que ia desde Pitty a Queen, passando por uma versão de “Porque Brigamos”, clássico da Jovem Guarda na voz de Diana. Pelo fato do evento ter começado pontualmente (um grande ponto positivo), o pessoal ainda começava a chegar quando a Reliving começou o seu ensaio, demonstrando toda a energia que já é marca do grupo. Pela primeira vez no Ensaio no Parque, a Quinta Coluna fez uma apresentação que agradou bastante, arrancando vibrantes aplausos após os covers de Creed enquanto o sol se ocultava no horizonte. Também em clima de estreia, a Conspiracy Theory 99 brindou o início de noite com rock pesado, inspirados em muito thrash e speed metal. A passagem de som demorou mais o que deveria, e por isso foram prejudicados em seu tempo de apresentação. A Sinopse pegou um público pequeno, mas isso não foi problema para o seu ensaio. Entre músicas novas, algumas já conhecidas e outros covers interessantes, a banda encerrou a noite e ainda deu uma força após o evento.

26


Agosto 3º SARAU MULTICULTURAL Promovido pelo movimento Petrolina Literária, o Sarau Multicultural chegou em sua terceira edição em 20/08/11 (quartafeira). O evento gratuito prometeu muita diversidade cultural a partir das 17h na praça 21 de Setembro, no Centro de Petrolina/PE. A programação contou com a banda Obsessão, Sarau (Poesia, Prosa e Canto), Samba de Véio, Dança de Rua, banda Andranjos, Carlos Martins (Caravana Brega Show), Joãozinho Maravilha e Cordel Encantado. NOVAS MÚSICAS DE PAULO SOARES E A TERCEIRA CIDADE O projeto Paulo Soares e a Terceira Cidade pretendia lançar em breve o seu primeiro CD, mas as novas faixas já podiam ser conferidas na página do grupo no Palco

MP3. "Caatinga", "Equilíbrio Natural" e "Meia Dúzia" já estavam presentes no material de divulgação, mas foram regravadas e ganharam nova vida. Além disso, sete canções inéditas foram disponibilizadas: "A Marcha do Grande Rio", "Baião de 2", "Pra ter Você do Meu Lado", "Um Lugar Feliz", "Cena Futurista", "Uma Gaivota" e "Vento do Norte". ANDRANJOS LANÇA HOMO SAPIENS, SEU PRIMEIRO CLIPE OFICIAL A banda Andranjos lançou o seu primeiro clipe oficial, "Homo Sapiens", música que está contida no álbum de estreia, Quando Meu Coração Parar (de 2007). O clipe teve a direção/edição de Flavio de Andrade e as imagens foram gravadas durante o show que o grupo fez no Grito Rock Floresta, no final de março deste ano (2011).

Raiz e Remix Festival 2011 26 e 27/08/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Cabelo de Serpente, Flávio Baião, Bazzara, Bande Dessinée, Rukha, Matingueiros, Dj Mangue Boy, Andranjos, Devotos, Cia de Dança do Sesc, Daniel Itabaiana, Samba de Véio da Ilha do Massangano, Baque Opará, Estrógeno, Lia de Itamaracá, Tio Zé BáMarcelo Panthera e Os Bruxos da Noite, Dj Iury Panzarini, Dj Justo Passos, Cobaias, Wander Wildner

A

PRIMEIRA DAS duas noites foi na sexta, dia 21 de agosto (no parque municipal de Petrolina), aonde foi dada à banda Cabelo de Serpente a responsabilidade de iniciar as atividades nos palcos. Eles tocaram no Palco da Feira Multicultural para um público tímido que começava a chegar e conteve-se em ficar a cerca de cinco metros dos artistas. No entanto, o seu bom show foi muito bem aplaudido quando chegou ao fim. Poucos minutos depois, enquanto a tenda eletrônica também se aquecia com a presença dos b-boys, Flávio Baião inaugurava o Palco Central com o seu forró de raiz e a sua sanfona, com a qual tem grande intimidade. Logo depois, foi a vez da Bazzara levar um som mais pesado no outro palco, aonde além de suas músicas tocaram uma sequência de canções do Metallica e outros covers que incluíram Marylin Manson. Problemas na bateria quase fizeram o seu show acabar mais cedo, mas a banda contornou a situação mostrando vontade de tocar. O diferente e contagiante som da Bande Dessinée invadiu o palco Central dando prosseguimento ao festival em um show que era bastante esperado por esse sexteto recifense que é amante da música francesa sessentista e setentista. RUKHA SUBIU COM no Palco da Feira Multicultural e o seu reggae cheio de influências que tem o poder agradar quase todo o mundo, sintonizando todos em uma frequência que soa familiar, e logo passou a bola para os Matingueiros, que demoraram um pouco para iniciarem a apresentação mas compensaram o atraso. [Continua na próxima página]

27


Agosto [continuação] Com um show que o próprio vocalista Wagner Miranda explicou sendo composto por apenas 30% de músicas conhecidas pelo público, eles conseguiram manter a energia de sempre em alta. Após o Palco Central dar uma pausa, todos se dividiram entre a tenda eletrônica com Dj Mangue Boy e o show da Andranjos, que recebeu o melhor público da noite no Palco da Feira. A Andranjos já começou o show chamando todo mundo para a roda, tocando somente sequências para não deixar os fãs parados – e conseguiram com sucesso. Ainda com o sangue quente, todos correram logo depois para o hardcore da última atração da noite: Devotos. A empolgação era tamanha que chegou a se descontrolar em certo ponto que o trio parou na metade do show e chamou o apresentador Jocécio Belo para dar uma dica para a galera e evitar a violência. O vocalista/baixista Canibal complementou pregando a paz e ameaçando o término antecipado da festa caso a agressão da roda punk continuasse. Por sorte, todos respeitaram a banda e fizeram novamente a poeira subir – literalmente falando – até o fim.

Wander Wildner

NA SEGUNDA NOITE de festival, no sábado (27), foi a vez do espetáculo “Eu Vim da Ilha”, da Cia de dança do Sesc, iniciar a festa. Logo após, o jovem sanfoneiro Daniel Itabaiana comandou o Palco da Feira Multicultural enquanto o público crescia mais e mais. Em seguida, conferimos toda a cultura, beleza e tradição da Ilha do Massangano ser representada com o Samba de Véio no palco central do festival. A apresentação anterior mal tinha acabado e o cortejo Baque Opará não deixou a animação parar chamando todos para a Feira Multicultural e dando as boas vindas à próxima banda do palco dali, a Estrógeno. O quarteto recifense formado exclusivamente por garotas agradou bastante com o seu hard rock bem executado e demonstrou bastante simpatia, passando a vez logo em seguida para Lia de Itamaracá, a maior cirandeira do Brasil, que começava o seu show no palco principal. DEPOIS DA CIRANDA, o Projeto Tio Zé Bá chamou todo mundo para o reggae em um show bastante interessante que o público não queria deixar acabar. A insistência foi tamanha que a banda teve de atender ao pedido de bis enquanto Marcelo Panthera e os Bruxos da Noite já mostravam a sua primeira canção no Palco Central. Eles, que são olindenses, disseram se tratar do show de despedida da longa e proveitosa passagem que fizeram pela região. Os Djs Iury Panzarini e Justino Passos comandavam a tenda eletrônica enquanto no segundo palco Cobaias começava um dos shows mais aguardados da noite, marcando o retorno da banda após oito anos. O hardcore, que não podia faltar, aconteceu de forma nostálgica, e o punk iniciado ali terminou com uma pitada de brega no palco principal, que recebia o grande Wander Wildner, maior atração desta edição do Raiz e Remix. O gaúcho, ex-Replicantes, convidou todos para se mexerem mas a quantidade dos que realmente conheciam a sua música era demasiada pequena. Isso, contudo, não atrapalhou nem um pouco a festa dos roqueiros. “Essa é para as pessoas que dançam: as que eu mais gosto, depois dos gatos e cachorros”, disse Wildner já perto do final de seu show, por volta das 3 horas.

28


Setembro ASSASSINATIOM RUMO A JACOBINA Com o lema "resistindo para existir", o clube Feppahja sediou o 1º Black Force, festival beneficente de thrash e death metal que aconteceu no dia 24/09/11 em Jacobina/BA. A noite contou com o show da Assassination (death metal), além das bandas Kontrol (thrash metal, de Irecê) e Poisonous (death metal, de Salvador). SELETIVAS CONEXÃO VIVO AGITAM O CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO Prestes a acontecer mais uma edição do Conexão Vivo em Juazeiro, o Centro de Cultura João Gilberto sediou algumas seletivas para o festival, que ainda não tinha as atrações definidas. Três delas seriam escolhidas por uma seletiva dividida em três etapas, a serem realizadas nas noites de sexta-feira de 30 de setembro e 7 e 14 de outubro, aonde 9 bandas disputaram as vagas

que seriam anunciadas depois de passarem pela análise de um corpo de jurados. Esta Seletiva Artística do Conexão Vivo Juazeiro foi aberta ao público e os shows foram sempre a partir das oito horas da noite. Confira o que rolou: - Etapa 1 (Sexta, 30/09/11): Maviael Melo, Matingueiros e Vendo 147 (Escolhido: Vendo 147); - Etapa 2 (Sexta, 07/10/11): Janela Brasileira, Marcela Bellas e Vivendo do Ócio (Escolhido: Marcela Bellas); - Etapa 3 (Sexta, 14/10/11): Secabudega, Tio Zé Bá e Apocalypse Reggae e Dubstereo Sound (Escolhido: Dubstereo Sound). Foram selecionados um artista/banda por noite, e uma quarta vaga foi definida através de votação pública (bastava acessar o perfil da sua banda predileta no portal do Conexão Vivo e votar - também era possível votar por SMS)

3º Encontro de Tatuadores do Vale do São Francisco 09, 10 e 11/09/2011, Sociedade Apolo, Juazeiro/BA Atrações: Reliving, Sinopse, Overdrive, Andranjos, Irados do Sertão, Crematorium

D

IA 1 (por Joci Staley): O primeiro dos 3 dias do Encontro de Tatuadores do Vale do São Francisco em sua 3ª edição começou prometendo. Com tatuadores renomados de várias regiões do Brasil e alguns internacionais, o encontro atraiu um público razoável e muito fã de tatuagem. A banda Reliving, mostrando-se enérgica sempre, tratou de agitar as coisas e substituir o som das maquinas de tatuagem no Clube Apollo. Logo em seguida veio a banda Sinopse, mostrando seu repertorio de musicas próprias e alguns covers. Surpresa após a apresentação da Sinopse, a banda Overdrive sobe ao palco ao som de muito punk. Andranjos logo em seguida com suas letras que todos já conhecem, mas também covers que agradaram a todos no local. Pra finalizar a noite, uma participação especial e improvisada da banda Irados do Sertão. DIA 2 (por Giuseppe Menezes): O sábado contou com o melhor público dos 3 dias, mas ainda em quantidade inferior à segunda edição do evento, que aconteceu em 2010. Os caras da Irados do Sertão fizeram uma apresentação curta e descontraída em demasia, que mais parecia um ensaio descompromissado (como convidado, Lucrécio, vocalista da banda Cobaias, ainda fez uma pequena participação). A noite contou com apenas mais uma banda, a Crematorium, que fez um show regado a muito vinho iniciado enquanto servia de trilha sonora para a suspensão corporal da vez. E posteriormente, um desentendimento entre headbangers encerrou com tensão o encontro. DIA 3: Os shows previstos da Whisky Rose e Maggica não aconteceram, e a noite de encerramento foi dedicada apenas ao concurso de tatuagens e entrega de troféus.

29


Manga Rock 07/09/2011, Arena Manga Rosa, Petrolina/PE Atrações: Reliving, A Cúpula, Cabelo de Serpente, Assassination, Matheus XV, Maggica, Jagunços, Medievais, Crematorium, Andranjos, Irados do Sertão, Cobaias

O

MANGA ROCK deve ter sido realmente o maior festival de rock do interior de Pernambuco (como era previamente divulgado), uma vez que vimos uma verdadeira maratona de mais de oito horas de apresentações totalizando 11 bandas de estilos dos mais variados. A festa aconteceu em Petrolina na Arena Manga Rock em pleno feriado de 7 de setembro (2011) e teve os portões abertos somente às 17h30, apesar de ter sido anunciado que o início se daria às 16h. A RELIVING, QUE entrou de última hora na programação, subiu no palco e tentou em vão trazer para perto o público que ainda estava tímido, tarefa que A Cúpula conseguiu cumprir logo em seguida sem muito esforço, dedicando a maior parte do show a covers. Cabelo de Serpente incitou todo mundo a “dançar com os passarinhos”, como diz o refrão de uma de suas canções, mas faltou na apresentação um pouco mais de empolgação.

Cobaias

Matheus XV

SEGUIU-SE COM toda a destruição sonora do death metal da Assassination que trouxe uma quantidade bacana de headbanguers para o festival; e o retorno aos palcos da sumida e experiente Matheus XV, levando uma nova proposta e a bela Fabiana Santiago nos vocais, bastante aplaudida pelo público, diga-se de passagem. O metal novamente entrou em cena com a Maggica e seu apanhado de covers e uma seleção de músicas que todos não se cansam de ouvir; e a Jagunços, que anunciou desde o Moto Chico que mudariam de nome, mais uma vez animou bastante, tocando músicas para todos os gostos e tendo que acabar sem o cover final de U2. MEDIEVAIS LEVOU para o palco a mesma proposta da última banda de metal que a precedeu e deu aquela sensação de ‘mais do mesmo’, mas houve quem batesse cabeça, é claro; e logo depois foi a vez da Crematorium injetar um pouco mais de death metal na noite que já começava a perder parte de seu público devido aos atrasos na programação (a essa altura já se fazia necessária a redução no tempo das apresentações, que acabou por prejudicar os últimos grupos). A Andranjos provou que ainda tinha muita gente disposta a curtir a festa até o fim e arrancou animadas rodas de hardcore, com as suas músicas que todos já sabem de cor. TODA A PROVOCAÇÃO e mistura de rock, rap e punk da Irados do Sertão subiram ao palco já depois da meia noite no festival que estava programado para findar às 23 horas; e quando ainda quiseram tocar uma música a mais depois do tempo estourado, a última banda da noite, Cobaias, pediu desculpas e declarou que não iria mais tocar. O público ainda presente, contudo, reverteu a decisão após muitos pedidos e foram agraciados com mais uma "punkadaria" que durou mais que o previsto. O FESTIVAL MANGA Rock valeu pelo seu desafio e ambição. Movimentou a cena de tal forma que na mesma noite quase 50 artistas se apresentaram, somando 12 bandas e um Dj (na pessoa de Panzarini, que animava os intervalos).


Festival Pernambuco Nação Cultural 2011: Palco Garagem 23 e 24/09/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Cabelo de Serpente, Carrancudos, Andranjos, Matheus XV, Zé Povinho, Cobaias, Overdrive, Reliving, Crematorium, Zé Brown

O

FESTIVAL PERNAMBUCO Nação Cultural e o VII Festival da Primavera de Petrolina deram este ano um belo presente para os fãs de rock e outros sons alternativos: foi o Palco Garagem, que finalmente trouxe o seu "caminhão de som" para a nossa cidade. Os shows aconteceram nas noites dos dias 23 e 24 de setembro (sexta e sábado) no estacionamento do Parque Municipal Josepha Coelho, localização esta que prejudicou o evento por ser a mais de 2 quilômetros de distância do palco principal, situado na Orla I, aonde no mesmo horário aconteciam outros shows. Se o público não compareceu aos montes, quem mais aproveitou as apresentações foram as próprias bandas, que tiveram os seus shows gravados com qualidade e disponibilizados para download gratuito no site do festival. NA SEXTA AS atividades se iniciaram com quase uma hora de atraso e a Cabelo de Serpente foi a banda que inaugurou o palco. O show lembrou o que eles fizeram há quase 3 meses atrás no Moto Chico, já que o local era o mesmo e além de serem uma das primeiras bandas, tiveram que tocar para um público tímido que chegava aos poucos; A banda Carrancudos mostrou toda a sua experiência adquirida ao longo dos 12 anos de estrada e algumas músicas novas, incluindo a inédita "A Cada Manhã" (ainda lembra o Moto Chico); A próxima foi a Andranjos, que planejava para o mês de outubro a gravação de seu segundo álbum, O Fim do Silêncio. Em excelente forma, foram os que mais agitaram a sexta-feira, fazendo um show bastante convincente; A Matheus XV chegou com toda a sua virtuosidade e um "trabalho novo", como definiu a nova vocalista Fabiana Santiago, conseguindo arrancar muitos aplausos com as canções do primeiro disco, de 2007, e três músicas novas; E para finalizar a noite tivemos os recifenses da Zé Povinho com a sua salada musical e as humoradas composições sarcásticas de Kid Andrade. O PALCO GARAGEM viu muita atitude no sábado começando pontualmente com Cobaias, lendária banda punk regional que ressuscitara faziam poucos meses e fez o seu terceiro show após o hiato de alguns anos; O punk continuou com a Overdrive e sua fase mais pesada, mostrando um show de presença de palco marcante com direito a destruição de um computador palco abaixo na faixa “Tecnologia”; Logo depois foi a vez de todo o post-hardcore e screamo da banda Reliving, que gerou polêmica devido a alguns que estavam presentes e não curtiam o estilo, mas o apresentador Júnior Souza soube ressaltar as qualidades da banda e de seu vocalista Fissú, que foi aplaudido ao final; Depois que a Crematorium começou a tocar, o público em frente ao palco se multiplicou, e a porrada no ouvido que eles proporcionaram gerou rodas animadas em um dos melhores momentos da noite; e como última atração Petrolina recebeu Zé Brown, que misturou sons nordestinos com o rap agitando o fim de noite. O rapper interagiu bastante com o público enquanto b-boys faziam seus movimentos em pleno chão de asfalto.

Zé Brown

Overdrive PUNK HC


Outubro RUKHA E JAGUNÇOS COMEMORAM ANIVERSÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO Em 04 de outubro o Rio São Francisco comemorou o aniversário de 510 anos. A data marca o dia em que o mesmo foi batizado (em 1501), na expedição do navegador Américo Vespúcio, mesmo dia que é comemorada a festa litúrgica de São Francisco de Assis. Para festejar este dia aconteceu em 08/10/11 (sábado) o “Abrace a Ilha”, evento multicultural e esportivo promovido pela Associação Desportiva Ilha do Fogo. As atividades foram compostas por escaladas de rapel, grafitagem, práticas esportivas (como vôlei e passeio de caiaque), competição de natação e apresentação de capoeira e muay thai. No final, para fechar o evento na Ilha do Fogo, houve shows com as bandas Rukha e Jagunços.

CONEXÃO VIVO JUAZEIRO CHEGA A ETAPA FINAL Após as três seletivas que escolheram Vendo 147, Marcela Bellas e Dubstereo Sound, o Conexão Vivo Juazeiro finalmente chegou à sua etapa final nos dias 28 (sexta) e 29/10/2011 (sábado) no palco externo do Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 21 horas. Além dos três artistas já citados, o festival contou com Vivendo do Ócio (eleita pela votação popular) e mais algumas atrações. Foram cobrados ingressos de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). As atrações foram as seguintes: - Sexta (28/10/11): Percussivo Mundo Novo, Vivendo do Ócio, Marcela Bellas e Tono + Davi Moraes; - Sábado (29/10/11): Vendo 147, Dubstereo Sound, Nivaldo Ornellas, Armandinho e Orquestras dos Maestros Reginaldo e Fred Dantas, em Tributo a Vivaldo Conceição.

Novembro PAULO SOARES E A TERCEIRA CIDADE SE APRESENTA NO FESTIVAL AVUADOR A cidade de Vitória da Conquista recebeu nos dias 24, 25 e 26 o Festival Avuador, que tem o patrocínio do Conexão Vivo e do Governo do Estado da Bahia. "Os festivais como uma das principais plataformas de difusão da música” e “Politicas públicas para música" foram os temas das duas mesas redondas do dia 24 (que aconteceram no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima), e nos dois dias seguintes 10 bandas mostraram seus trabalhos na Concha Acústica do Centro de Cultura, incluindo Paulo Soares e a Terceira Cidade. Confira a programação: - 25/11/11: Brincando de cordas (Vitória da Conquista), Manzuá (Itabuna), Complexo Ragga (Vitória da Conquista), O círculo (Salvador) e Eddie (Pernambuco) - 26/11/11: Randômicos (Vitória da Conquista), Paulo Soares e a terceira cidade (Juazeiro), Gutemba (Vitória da Conquista), Retrofoguetes (Salvador) e Lucas Santtana (Salvador)

32

II ENCONTRO ARTÍSTICO E AMBIENTAL NA ILHA DO RODEADOURO Organizado pelo 7º período de Turismo da Facape, o II Encontro Artístico e Ambiental do Vale do São Francisco aconteceu em 26/11/2011 (Sábado), na Ilha do Rodeadouro (em Juazeiro/BA). Segundo o que foi postado no blog de Indira Ferreira, "O Encontro surgiu da necessidade e do desejo de contribuir para uma cultura de paz e de consciência ambiental, levando para a população informação, música e poesia. Este ato é um importante passo no que concerne a garantia de práticas educacionais que visam atrelar o entretenimento ao aprendizado ao passo que todos se juntam em um mutirão de limpeza em prol das ilhas, no caso, a Ilha do Rodeadouro." A programação teve a participação de Rukha e Tio Zé Bá, além do palco livre para outras apresentação de música, poesia ou qualquer manifestação artística.


Novembro Domingo no Parque (Ensaio No Parque 7) 20/11/2011, Parque Josepha Coelho, Petrolina/PE Atrações: Conspiracy Theory 99, Wr17, Crazy Train, Bazzara, 4 Jeans

O

ENSAIO NO Parque, idealizado no início do ano por Aristides Oliveira, contou com seis edições que incentivaram a participação e a evolução de novas bandas, bem como a movimentação da cena independente de bandas de rock de Petrolina. Quando o Velho Chico Rock Clube aceitou assumir a organização deste projeto já havíamos percebido que nem o público nem as próprias bandas encaravam o evento como um ensaio, e com o interesse da Prefeitura Municipal em nos apoiar através da Sedectur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos) decidimos chamá-lo simplesmente de Projeto Domingo no Parque, cuja "estreia" aconteceu em 20 de novembro. PROBLEMAS TÉCNICOS ATRASARAM o início que havia sido programado com rigor para as 15 horas. A ordem das cinco bandas convidadas foi definida uma semana antes através de sorteio, tendo a Conspiracy Theory 99 como a primeira a se apresentar. Se no último show (6º Ensaio no Parque) o peso de seu estilo lhes prejudicou na qualidade sonora, desta vez conseguiram finalmente transmitir a proposta da banda, já que a estrutura era bem mais favorável aos grupos; Investindo em um pouco mais de peso em seu pop/rock, a WR17 tocou logo em seguida mostrando algumas versões de músicas que não estamos acostumados a ouvir com distorções; O novo projeto chamado Crazy Train investiu nos covers do Black Sabbath e trouxe o público para perto, fazendo-os bater cabeça enquanto o céu escurecia, no momento mais animado até então; Bazzara executou um de seus melhores shows até então e apresentou algumas músicas novas que transparecem muita evolução na sonoridade; E logo em seguida, após uma demorada passagem de som, a 4 Jeans encerrou a noite com um exercício de perseverança, compensando o atraso ocorrido no início do evento. AGRADECEMOS A TODOS que compareceram, as cinco bandas e a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para a realização deste evento, como Roberta Duarte, Joci, Aristides Oliveira, Alemão e Ramon Carvalho.

Festival Umbuzada Sonora 2011 11 e 12/11/2011, Centro de Cultura João Gilberto, Juazeiro/BA Atrações: Matheus XV, Os Barcos, Rukha, Dj Manguaio, Eddie, O Círculo, Cabelo de Serpente, Manzuá, Matingueiros, Cabruêra, Mundo Livre S/A

A

PESAR DE TER acontecido em solo baiano, a segunda edição do Festival Umbuzada Sonora trouxe muitos ritmos pernambucanos ao Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, nos dias 11 e 12 de novembro (2011).

NA SEXTA-FEIRA (11) o público conferiu de início a Matheus VX com um show cada vez mais evoluído com a sua nova formação, seguidos dos conquistenses da banda Os Barcos, cheios de influências jazzísticas e roqueiras que fizeram [Continua na próxima página]

33


Novembro [continuação] uma apresentação animada. Rukha, banda que sempre se reinventa e atravessava excelente fase, subiu logo em seguida ao palco que agora já contava com um grande público à sua volta; Um intervalo maior entre bandas, comandado pelo Dj Manguaio, precedeu a apresentação de Eddie, quinteto olindense que foi o grande nome da noite e antecipou músicas de seu mais novo álbum, Veraneio, que estava programado para ser lançado oficialmente nos próximos dias. E o encerramento da primeira noite ficou com O Círculo, que atraiu uma boa quantidade de fãs para cantarem suas músicas que se misturavam em pop, reggae, rock. O ATRASO PARA o início dos shows no sábado (12) não prejudicou ninguém, pelo contrário: os portões se abriram para o grande público no mesmo momento que a Cabelo de Serpente tocava os seus primeiros acordes, o que foi bastante benéfico para a banda. Manzuá continuou com a animação de suas duas vocalistas, uma banda que vem colecionando grandes conquistas e tem os ritmos africanos em seu sangue. Matingueiros começou tocando as novas canções (que muitos já conhecem), mas não decepcionou os fãs mais tradicionais ao lembrarem também de seus clássicos. A exemplo da Matingueiros, Cabruêra também fez formar uma grande ciranda com o público, mas o seu regionalismo já era outro, aquele vindo da Paraíba e misturado a ritmos modernos que surpreendeu a todos, sendo talvez o melhor momento da noite. E como se não bastasse tanta coisa boa, ainda tinha a histórica Mundo Livre S/A, que também estava com um trabalho novo chamado Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa e apresentou algumas de suas novas composições no Umbuzada Sonora.

Manzuá

Mundo Livre S/A

Dezembro MATÉRIA DO IBAHIA DESTACA SHOW DE PAULO SOARES E A TERCEIRA CIDADE O festival Stereo Sul aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de dezembro 2011 em Itacaré/BA e teve como atrações bandas como Os Barcos, Bemba Trio, Porcas Borboletas e Retrofoguetes, além de Paulo Soares e a Terceira Cidade, de Juazeiro/BA, que foi descrito no portal iBahia.com como a "boa surpresa" do Sábado.

34

ROBERTO TORAO ENTREVISTA MARCELO NOVAES O canal do Youtube chamado “Toraliens: Dicas de HomeStudio”, do guitarrista Roberto Torao, fez uma entrevista com o músico Marcelo Novaes (da banda petrolinense Matheus XV) sobre a sua experiência com a guitarra baiana. O video foi ao ar dia 17/12/11



www.velhochicorockclube.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.