Game Review BorderLands

Page 1

GAME REVIEW BORDERLANDS Edson Pereira Santos ¹ ¹ Nova Lima - MG – Brasil epsantos1@yahoo.com.br http://www.tryadecode.com

Abstract. Borderlands is a game of 1st person shooter mixed with action-RPG, developed in cel-shaded characters and caricatured. Where players have at their disposal thousands and different weapons and a wide range of enemies and to complete their missions. Resumo. Borderlands é um game de tiro em 1º pessoa misturado com actionRPG, desenvolvido em cel-shaded e com personagens caricaturados. Onde os jogadores têm a sua disposição milhares e armas diferentes e uma grande gama de inimigos e cenários para completar as suas missões.

1. Introdução Desenvolvido pela Gearbox Software e distribuído pela 2k Games, para as plataformas PS3, Xbox 360 e PC, Borderlands chegou às lojas no dia 26 de Outubro de 2009 com recomendação de ser jogado apenas por maiores de 18 anos.

Foto 1. Capa do Game

Página 1 de 6


Borderlands é marcante pelos seus gráficos em cel-shaded e personagens caricaturados, onde o jogador é envolvido em mundo decadente envolvido por conflitos com outros humanos e criaturas nativas, que leva o jogador as muitas horas de tiroteio e atropelamentos (os jogadores podem dirigir dois veículos). Neste game review eu usei o Borderlands PC como base.

2. História O game se passa no planeta Pandora, este rico em recursos naturais. Motivo que leva grandes empresárias e mineradoras a colonizá-lo e realizar a extração destes recursos, mas quando estes chegam a sua escassez os investidores simplesmente decidem ir embora do planeta. Abandonado a população do mesmo por conta própria, sem recursos (financeiros, etc.), em um planeta devastado e repleto de criaturas monstruosas e hostis.

Foto 2. Pandora – Inicio do Game

Algum tempo depois os moradores de Pandora descobrem ruínas antigas e a provável presença de alienígenas no mesmo, depois de reunir informações nas ruínas eles descobrem a existência de um cofre alienígena no planeta. A partir daí surgem rumores do que poderia conter nesse cofre, o que resulta na criação de diversas gangues. Onde todos (aventureiros e gangues) dedicam suas vidas na tentativa de encontrar e abrir esse cofre.

Foto 3, 4,5. Screen Shots do vídeo de apresentação do game

Página 2 de 6


3. Game Play O jogo é em 1º pessoa, por tanto do corpo e equipamento (exceto veiculo) do personagem nós vemos somente as mãos e as armas do mesmo. A contra ponto ele demonstra um cenário excelente com um mundo aberto e diversos mapas para serem explorados. A jogabilidade é muito boa, sendo que as teclas principais de comando seguem a mesma linha dos demais games do gênero (w, s, a, d(direção) – space (pula) - mouse (atira)), com possibilidade de serem customizadas (alteradas). A sensibilidade do mouse pode ser ajustada, ficando pendente apenas um melhor ajuste no controle do veiculo, o qual normalmente é sensível demais e o controle de direção é confuso, levando o jogador a levar um tempo até se acostumar (ressaltando que depois que se acostuma, os controles possibilitam movimentos brilhantes).

Foto 6 – Persoangens do Game

Foto 7,8 – Veículos do game

Página 3 de 6


Os gráficos como mencionado anteriormente são em “cel-shaded”, o que da um toque especial no jogo, todos muito bem elaborados, com vários detalhes e objetos que interagem com o personagem (a maior parte dos objetos (barris, utensílios domésticos, etc.) podem ser manipulados).

Fotos 9,10,11 – Cenários do game

Uma das características fortes do game é o enorme número de armas que ele disponibiliza para o jogador utilizar, são milhares de armas diferentes, e a evolução do personagem em si. É possível evoluir habilidades e afinidades com determinado tipo de armas. As missões do game são intuitivas, sendo que podem ou não ser feitas de forma linear. Elas proporcionam um bom nível de desafio para o jogador, ficando apenas a questão do personagem não morrer, o que em minha opinião mina o nível de desafio do game.

Página 4 de 6


Os inimigos são muito bem elaborados, tanto os humanóides quanto os monstros. Cada tipo de NPC esta muito bem enquadrado ao cenário em que esta, tanto inimigo quanto amigos. O personagem consegue interagir com os NPC aliados.

Fotos 12,13,14 e 15 – Inimigos do game

O áudio é um dos pontos fracos do game, sendo que muitas vezes, ele acaba antecipadamente com a emoção e surpresas da batalhas. Sendo que sempre antes da batalha, antes mesmo do jogador conseguir ver os inimigos, o som de combate começa e o mesmo termina imediatamente quando o ultimo inimigo morrer - tirando assim a possibilidade do jogador ser surpreendido por inimigos e acabando com o suspense pósbatalha, pois o jogador vai ter certeza que não há mais inimigos. O game tem ainda um modulo on-line cooperativo, onde 04 jogadores podem jogas simultaneamente a mesma partida de jogos, se ajudando para vencerem as missões. A jogabilidade e interação com os outros jogadores neste modulo é muito boa. Por fim o game cumpri o seu objetivo como FPS e action-RPG, proporcionando aos jogadores boas horas de diversão e tiroteio. Página 5 de 6


4. Notas: Tabela 01 - Notas Gráfico

9.4

História

9.0

Jogabilidade

9.2

Áudio

8.5

Diversão

9.6

Nota Geral

9.14

Página 6 de 6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.