Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 2013

Page 31

30

|

RELATÓRIO SOBRE

OS

OBJETIVOS

DE

DESENVOLVIMENTO

DO

MILÉNIO 2013

META 5.B Garantir, até 2015, o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva

Percentagem de mulheres dos 15 aos 49 anos que beneficiaram de quatro consultas ou mais por parte de um prestador de cuidados de saúde durante a gravidez, 1990, 2000 e 2011 (percentagem) Ásia Meridional

Os cuidados de saúde durante a gravidez podem salvar vidas, mas apenas metade das mulheres das regiões em desenvolvimento recebem os níveis de cuidados recomendados A existência de bons cuidados de saúde durante a gravidez é essencial para a saúde, bem-estar e sobrevivência das mães e respetivos bebés. Nas regiões em desenvolvimento, a taxa de cobertura dos cuidados pré-natais (pelo menos uma consulta com um médico, enfermeira ou parteira durante a gravidez) aumentou de 63% para 81% entre 1990 e 2011. A Ásia Meridional, o Norte de África e a Ásia Ocidental apresentaram os maiores progressos ao longo da última década, ao passo que regiões como as Caraíbas, Ásia Oriental, América Latina e Sudeste Asiático já atingiram taxas de cobertura de 90% ou mais. A Organização Mundial de Saúde recomendou um mínimo de quatro consultas pré-natais de modo a garantir o bem-estar de mães e recém-nascidos. Estas consultas devem incluir a vacinação antitetânica, o rastreio e tratamento de infeções e a identificação de sinais de alerta durante a gravidez. As mulheres grávidas também devem ser submetidas a análises de deteção do VIH; caso se revelem seropositivas, devem receber ajuda e orientação sobre como viver com o vírus e evitar a transmissão do mesmo aos filhos. Em países onde a malária é endémica, as mulheres grávidas também devem receber tratamento intermitente para prevenir a doença, evitando dessa forma resultados adversos para mãe e para o bebé se ficarem infetadas durante a gravidez.

24 27 36

África Subsariana

52 49 49

Norte de África 23 37 66 Caraíbas

59 66 72

Sudeste Asiático

45 69 77

América Latina

69 82 89

Regiões em desenvolvimento 37 44 51

0

10 1990

20

30 2000

40

50

60

70

80

90

2011

Os cuidados pré-natais podem salvar vidas. No entanto, nas regiões em desenvolvimento em geral, apenas metade de todas as mulheres grávidas beneficia do número mínimo recomendado de consultas pré-natais (quatro). Regiões como o Norte de África e o Sudeste Asiático revelaram progressos substanciais durante as duas últimas décadas na melhoria das taxas de cobertura dos cuidados pré-natais, ao passo que a Ásia Meridional e a África Subsariana ficaram para trás. Em 2011, somente 36% das mulheres grávidas na Ásia Meridional e 49% na África Subsariana beneficiaram de, pelo menos, quatro consultas pré-natais durante a última gravidez. Os cuidados podem variar em termos de qualidade, uma dimensão de difícil avaliação e que não é refletida nos dados. É necessária monitorização para garantir cuidados pré-natais de elevada qualidade que contribuam realmente para melhores resultados da gravidez.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.