Intervalo - Ano 5 - Número 8

Page 1

Publicação Acadêmica do Unilasalle Canoas • Ano 5 | Nº 8 | 2015/1

Comprometimento comunitário que impacta no currículo Pág. 10

Leia+ notícias

A graduação sob o olhar dos alunos • Pág. 3 Nova biblioteca • Pág. 14 Oportunidades no esporte • Pág. 17

1

as a no Sig eca all la s i n @u


Editorial

Prezados acadêmicos, A

primeira edição do ano da Revista Intervalo traz aos acadêmicos a importância da conquista das universidades comunitárias brasileiras com a nova lei nº 12.881, que as diferencia das demais universidades particulares. Leia a matéria e veja porque isso agrega valor a sua formação e é um diferencial para a sua carreira e para a sua vida. Confira também dicas sobre como encarar o retorno das férias com consciência financeira sem passar por apertos inesperados. O esporte também é destaque nessa edição, com uma atenção especial ao posicionamento estratégico institucional na busca de parcerias que tragam integração com a comunidade, prática profissional para alunos da área da saúde e visibilidade em ações que envolvem o poder público e entidades assistenciais. A inovação também é foco de discussão, trazendo o exemplo de dois empreendedores que atra-

Centro Universitário La Salle • Unilasalle Av. Victor Barreto, 2288 Centro - Canoas/RS

2

vés da Incubatec Unilasalle lançam no mercado negócios inovadores nas áreas da tecnologia da informação e marketing. Conheça a história dessas pequenas empresas e reconheça em seus exemplos possibilidades de crescer na carreira e fazer a sua ideia de negócio prosperar. Uma boa leitura e um ótimo início de semestre!

Reitor: Paulo Fossatti Vice-reitor: Cledes Antônio Casagrande Pró-reitor de Desenvolvimento: Renaldo Vieira de Souza Pró-reitora Acadêmica: Vera Lucia Ramirez Diretora de Marketing: Claudia Paim Reportagens: Clarissa Bandeira, Lisiane Machado (Rmtb 17089) e Darwin Nascimento Jornalista Responsável: Clarissa Bandeira - RMTb 12688 Projeto Gráfico e Diagamação: Núcleo de Criação Unilasalle Revisão: Blásio Hillebrand Contato: imprensa@unilasalle.edu.br


Destaque Acadêmicos relatam como é estudar no Unilasalle Depoimentos espontâneos de alunos divulgam diferenciais dos cursos de graduação

N

ada melhor do que os próprios acadêmicos falarem sobre seus cursos, não é mesmo? Agora todos os interessados pelos 36 cursos de graduação do Unilasalle e toda a comunidade acadêmica podem conhecer a infraestrutura, o relacionamento com os professores e os diferenciais de cada uma das licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos do Unilasalle por meio do depoimento de alunos e ex-alunos que podem ser acessados no canal do YouTube da Instituição – www. youtube.com.br/ UnilasalleCanoas Os acadêmicos foram selecionados por seus coordenadores e gravaram o vídeo de maneira espontânea:

sem falas decoradas, os depoimentos trouxeram a impressão real da experiência vivida por eles durante o tempo que passaram na Instituição. Entre os diferenciais, a proximidade, o afeto, o acompanhamento constante dos professores, a construção de relações interpessoais duradouras e o acesso fácil para toda a região metropolitana se destacaram. Os vídeos foram gravados de outubro de 2014 a janeiro de 2015, acompanhados pelo Núcleo de Comunicação e Imprensa do Marketing do Unilasalle e pela empresa Captação de Imagens, responsável pela gravação e edição dos vídeos, que depois de prontos, foram publicados na fanpage do Unilasalle Canoas e foram disseminados entre alunos.

Acesse a fanpage do Unilasalle (www.facebook. com.br/unilasalle) ou o canal do Unilasalle no YouTube e conheça cada uma das histórias dos principais atores de uma instituição de ensino: os alunos.

www.youtube.com.br/ UnilasalleCanoas

3


Ser comunitária é...

Estudar em uma instituição comunitária é ter a certeza de fazer parte de um projeto maior, comprometido com a sociedade e que não visa o lucro e a mercantilização da educação. É ter acesso a recursos e editais que antes eram privilégio de instituições públicas, podendo integrar projetos de pesquisa conectados a instituições e entidades de ponta. Estudar em uma instituição comunitária é um diferencial em seu currículo: como profissional e como ser humano.

4


Se Liga! Ideias inovadoras? Envie para a Agência P&D

A Agência de Pesquisa e Desenvolvimento é uma oportunidade para o avanço de projetos que articulem a academia, o setor empresarial, o governo e a comunidade nacional e internacional. Editais de empresas e de órgãos de fomento devem ser enviados via Escritório de Projetos. Já os convênios com empresas e governo podem ser direcionados para o Núcleo de Desenvolvimento Institucional. Acesse unilasalle.edu.br/canoas/agencia-pesquisadesenvolvimento e entenda melhor a estrutura e serviço da Agência P&D.

Unilasalle está no Instagram

Além de acompanhar o Unilasalle Canoas no Facebook e no Twitter, agora você também poderá seguir a Instituição no Instagram. A proposta para essa rede social é toda nova, priorizando o relacionamento com os alunos e professores e explorando os tradicionais espaços do campus, assim como alguns cantinhos e serviços que muitas pessoas ainda não conhecem! Siga o @unilasallecanoas e acompanhe nossas publicações!

Novos cursos de graduação iniciam suas aulas

Futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo e de Estética e Cosmética estarão circulando pelo Unilasalle a partir de agora. Os dois cursos, ambos bacharelados, são novas oportunidades de carreira ofertadas pelo Unilasalle. O primeiro deles é voltado ao planejamento, gestão e execução de projetos de construção e está fortemente aliado ao relacionamento do Unilasalle com instituições internacionais. O outro busca integrar novas tecnologias e a gestão ao mundo dos profissionais que já atuam na área da beleza. Saiba mais em unilasalle.edu.br/canoas/graduacao.

5


Institucional Crescimento na pós-graduação Entenda o processo de qualificação de cursos de mestrado e doutorado e como isso impacta na vida de acadêmicos e comunidade

S

6

tricto sensu: o termo em latim parece grego para muita gente que já vive no ambiente universitário, mas que não tem explorado mais espaços acadêmicos além da sala de aula da graduação. A verdade é que essas duas palavras quando levadas a sério por uma instituição de ensino e definidas como objetivo estratégico em termos de investimento e qualificação geram resultados que alcançam toda comunidade acadêmica, além da comunidade local. Há 29 anos, o Unilasalle Canoas, até então uma instituição focada em cursos de graduação, começou sua trajetória na pósgraduação, criando cursos de especialização (considerados lato sensu) e logo depois, stricto sensu. O primeiro curso criado foi o de Educação, com

base em uma história secular na formação de professores, presente no DNA das ações de sua Congregação: os Irmãos Lassalistas começaram esse trabalho no ano de 1.600 na França. “O primeiro passo para a criação de um curso de mestrado é a existência de cursos de graduação e pesquisadores com produção científica na área”, explica o Diretor de Extensão, Pósgraduação e Pesquisa Ir. Cledes Casagrande. Os cursos stricto sensu nascem de uma qualificação de cursos de graduação de sua área e abrem novos horizontes para a contratação de novos e conceituados pesquisadores, trazendo os benefícios da pesquisa para a sala de aula da graduação. “São movimentos complementares: com mais


pesquisa se tem mais financiamento estudantil e mais acesso a bolsas. Investir fortemente na qualidade do ensino em todos os níveis é o processo e posicionamento estratégico do Unilasalle Canoas” comenta Casagrande, que comemora o bom resultado do conceito médio do mestrado calculado a partir do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC e divulgado em janeiro de 2015 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. Com o conceito de 3,65 os cursos de mestrado são os terceiros melhores entre os centros universitários gaúchos e os sétimos melhores entre os centros universitários de todo país, dentro de um universo de 149 instituições avaliadas. A cada ano, mais alunos da graduação do Unilasalle envolvem-se com pesquisa. A prova está no número de inscrições para a apresentação de comunicações orais e pôsteres no SEFIC, Feira de Iniciação Científica anual. “O aluno pode aprender desde cedo a fazer pesquisa, acessando banco de dados, aprendenQuais os requisitos e vantagens do bolsista remunerado em um projeto de pesquisa? Dedicar em no mínimo 12 horas semanais ao projeto e estar matriculado em no mínimo 12 créditos. O acadêmico recebe o incentivo de 20% de desconto em sua mensalidade. Quais os requisitos e vantagens de um pesquisador especial (voluntário) em um projeto de pesquisa? Dedicar de 2 a 20 horas semanais à pesquisa, em horário a combinar com o coordenador do projeto. As horas de pesquisa poderão ser aproveitadas como horas complementares, e, além disso, o acadêmico agrega valor à sua trajetória acadêmica e profissional.

Interessados podem preencher um formulário online disponível no site institucional no menu Ensino – Pesquisa – Iniciação Científica.

Qualidade do corpo docente, produção acadêmica, inserção social, bons discentes e ótima produção dos egressos, além de um planejamento estratégico para cada curso e um olhar atento da coordenação à produtividade de cada programa de pós-graduação são os diferenciais apontados por Casagrande para que, mesmo tão jovens, os mestrados do Unilasalle Canoas tenham alcançado resultados tão positivos depois de apenas dois ciclos avaliativos. “A nota é o primeiro passo para nós. O trabalho tem que continuar para que os cursos continuem crescendo, rumo a um nível de excelência internacional”, avalia Casagrande.

do a fazer uma revisão bibliográfica, apresentar um trabalho em uma feira científica. Isso contará pontos no currículo que servirão para uma seleção futura” aconselha Casagrande. Veja abaixo informações importantes para se tornar um bolsista de iniciação científica:

Stricto ou Lato sensu? As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA. Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

7


Comportamento De olho nos estudos e no bolso

Como planejar os gastos e passar o semestre tranquilo

8

M

uito se fala sobre a dificuldade da vida financeira na época da universidade. Mas nem sempre precisa ser assim. Mesmo com os gastos extras nessa fase da vida, é possível seguir algumas dicas e ter sempre um dinheiro no bolso. Ao ingressar em uma instituição de ensino superior é preciso ter em mente que o investimento é de longo prazo e que deve ser visto como prioridade. Quem nos

ajuda com esta reflexão é a Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas, a Profª. Dr. Judite Sanson de Bem. “O investimento na educação superior deve ser encarado como algo que nos exigirá controle financeiro no presente, mas que será revertido em lucros no futuro”, garante. E para manter o controle e um dinheirinho sempre no bolso é preciso estar atento a alguns fatores:


Férias: As férias acadêmicas acontecem no mesmo período para todos, mas nem sempre coincidem com as férias de trabalho de cada um. De qualquer forma, os gastos nesta fase devem ser planejados. Nas férias estamos mais descontraídos e alguns excessos poder ser realizados, como compras não programadas, passeios mais custosos e refeições fora de casa. Mas o importante é que se tente resguardar uma parte dos recursos recebidos como 13º salário ou o abono de férias para uma poupança ou organizar despesas como IPVA, IPTU e outros. “Se não houver recursos para pagar estas contas integralmente, parcele, mas não atrase, para evitar pagar multas futuras”, recomenda a economista. Amadurecimento financeiro: Para muitos jovens, a fase universitária significa um rito de passagem para a fase adulta. Com ele várias descobertas e objetivos são traçados, como liberdade, independência e socialização. Mas o jovem também é apresentado à realidade da vida adulta, que acompanha compromissos e exige maturidade e gestão dos gastos. Nesta fase, a dica é básica: não gastar mais do que se tem. Depois que se entende isso é mais fácil passar para a próxima etapa, que é guardar dinheiro. “Isso é uma necessidade, uma obrigação. Gastos imprevistos podem ocorrer e se não tivermos reservas teremos que recorrer a recursos de terceiros e pagaremos juros”, afirma Judite. Formas de pagamento: O cartão de crédito pode ser uma facilidade, como pode ser uma dor de cabeça. O principal cuidado é procurar nunca entrar no limite do cartão e fazer as compras no menor número possível de parcelas. Caso tenha que exceder o saldo, entrando no limite, faça-o no menor prazo possível e renegocie suas dívidas quando necessário.

Estágio/Emprego: O período universitário é, também, a fase em que as pessoas procuram se enquadrar no mercado de trabalho. Seja em um estágio ou em um emprego fixo, além da independência financeira, a experiência contará muito para a vida profissional. Na hora de escolher entre um estágio ou um emprego fixo, a economista sugere avaliar seus próprios objetivos e disponibilidade: “O estágio não tem carteira assinada e nem os benefícios integrais de um trabalhador, mas tem um horário de trabalho inferior: geralmente entre cinco e seis horas por dia. Busque, em uma modalidade ou outra, trabalhar enquanto estiver estudando, pois isto enriquece o seu currículo e os seus conhecimentos”. Meia-entrada: Além dos estudos, os momentos de lazer também devem ser valorizados, e para isso a dica é aproveitar quando for possível utilizar a meia-entrada para estudantes. O valor diferenciado pode ser aplicado em atividades culturais e esportivas para estudantes regularmente matriculados.

9


Capa A comunidade em primeiro lugar

Diferenciais de atuação de instituições comunitárias trazem qualificação na formação de alunos e acesso a editais e financiamentos antes só das universidades públicas

10

A

té 2014, o brasileiro separava instituições de ensino entre particulares e públicas de forma simples: onde se pagava mensalidade, se tinha uma particular. Onde o governo subsidiava o ensino, uma pública. “Foram anos de trabalho junto ao governo para provar nossa identidade sem fins de lucro, voltada aos interesses da comunidade e nosso investimento na própria instituição. Agora a lei nº 12.881 nos reconhece como um terceiro grupo: as comunitárias” comemora o Reitor do

Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, que ao lado de reitores e lideranças de demais instituições que têm patrimônio pertencente à sociedade civil ou ao poder público, não distribuem sua renda, aplicam integralmente os recursos nas suas atividades e desenvolvem permanentemente ações comunitárias, lutou pelo reconhecimento das diferenças de atuação entre as particulares.


E para quem estuda em uma instituição comunitária, qual a diferença entre estudar em uma particular que visa o lucro? As comunitárias estão mais próximas das públicas do que uma particular qualquer. Por mais que as particulares também desenvolvam atividades para a comunidade, a grande diferença está entre o fazer por motivação legal e o fazer por motivação de

A qualidade do ensino nas comunitárias é impactada por essa nova lei? Sim, já que esse novo status jurídico permite às comunitárias a participação na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, além de permitir firmar convênios com o governo sem intermediários (prefeituras e governos estaduais). Em 2014, dois editais lançados pelo Ministério da Educação, o ProExt e o Pró-Equipamentos, antes destinados apenas às instituições públicas, abriram inscrições também para as comunitárias, permitindo captação de recursos para o desenvolvimento

identidade institucional. “O que motiva uma instituição de ensino comunitária não é apenas o atendimento aos aspectos legais, mas o efetivo compromisso de agregar valor às pessoas e comunidades onde estamos inseridos”, explica Fossatti. Esse DNA institucional influencia as relações humanas dentro da Instituição e a convivência entre professores e alunos, o que impacta diretamente na formação de um universitário. “Apenas a administração

do Unilasalle Canoas é feita por Irmãos e colaboradores lassalistas. Nossa Instituição não pertence a um grupo econômico, nem a terceiros, mas sim à comunidade de Canoas e região. A preocupação primeira está voltada para o desenvolvimento das pessoas, das empresas, dos governos da região. A nossa existência justifica-se para atender a nossa comunidade e não gerar lucro pelo lucro”, defende Fossatti.

de projetos de extensão e aquisição de equipamentos para pesquisa. O acesso a editais que antes só as públicas tinham o privilégio de concorrer, trazem investimentos substanciais para a pesquisa, qualificando projetos da Instituição e permitindo o acesso por parte dos acadêmicos a projetos diferenciados e a uma infraestrutura de ponta. Isso impacta diretamente na formação do acadêmico. Em 2014, o Programa de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica a Saúde do Adulto do Unilasalle recebeu a aprovação de um desses editais, o Programa de Extensão Universitária – ProExt. O ProExt apoia instituições de Ensino Superior que desenvolvem

projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Segundo o professor do curso de Enfermagem, e coordenador do projeto, Fabiano Silva da Silva, o edital ampliará o atendimento de reabilitação da população adulta entre 20 e 64 anos da região metropolitana de Porto Alegre nas dependências das Clínicas Integradas de Saúde do Centro Universitário La Salle – CIS, onde já são feitos atendimentos à população de Canoas. “A proposta também proporcionará melhores condições para pesquisas e desenvolvimento tecnológico na área, além de dar ao acadêmico participante, uma formação profissional com cunho interdisciplinar”, afirma.

11


Capa

Crianças atendidas pelo projeto Criança Feliz.

DNA comunitário O crescimento do Unilasalle Canoas sempre esteve ancorado na comunidade da região. Desde 1908, com a criação da Escola Paroquial Externato São Luís, junto ao Instituto São José, crianças cujos pais não tivessem condições de efetuar o pagamento dos estudos eram atendidas gratuitamente. Em mais de um século de atuação, a cidade de Canoas foi crescendo, e as parcerias do Unilasalle com o poder público e outras entidades possibilitou a criação de

12

inúmeros projetos com foco na comunidade. Atualmente mais de 6 mil atendimentos anuais de reabilitação, reeducação e reinserção social são realizados pelo Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPSI) para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais; 3 mil atendimentos são realizados gratuitamente nas Clínicas Integradas de Saúde nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Psicopedagogia.

Atendimentos jurídicos também são realizados de forma gratuita no Núcleo de Prática Jurídica e Juizado Especial Cível. “Outros exemplos dessa atuação direta na comunidade são as bolsas de desconto em Cursos de Graduação e Pós-Graduação e a atuação que se estende a outros países, como é o voluntariado em Moçambique, na África”, explica Fossatti.


Acontece Formando do Unilasalle participa de programa em instituto que é referência internacional em matemática

Buscar qualificação profissional além da graduação para se destacar no mercado de trabalho. Foi isso que o formando do curso de Matemática, Agner Lopes Bitencourt, fez antes mesmo de terminar a graduação. Após disputar com candidatos de diversos países, ele integra, entre os meses de janeiro e fevereiro, uma equipe de mais de 100 pessoas que foram selecionadas para o Programa de Verão do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. No lugar das férias, o jovem de 25 anos deu

prioridade para o período de estudos. “É uma fase de formação bem significativa pra mim. Depois disso, não serei apenas mais um matemático. Eu terei este diferencial no meu currículo”, garante o aluno. O instituto é considerado referência internacional na área de matemática e o de maior prestígio da América Latina. O reconhecimento da instituição foi o que chamou a atenção do aluno, que teve o apoio de docentes do Unilasalle para auxiliá-lo no processo de seleção. “Minha rotina é estudar. Isso tem me permitido buscar uma formação mais

avançada e mais ampla na profissão”. Agner pretende trabalhar com a educação de crianças e adolescentes e sabe desde já a importância da formação continuada. “Sei que tenho a chance de ser um excelente professor e contribuir na educação de nossos alunos. Foi a paixão pela matemática que me trouxe até aqui e é um sonho tornando-se realidade depois de cinco anos e meio de estudos”.

13


Acontece Acadêmicos e comunidade ganham nova Biblioteca Prédio de 6.500m² atende parâmetros mundiais de sustentabilidade e quesitos de tecnologia inteligente O primeiro semestre de 2015 aguarda os acadêmicos com um prédio de 6.500m² que contemplará uma estrutura privilegiada para conviver e compartilhar conhecimento: a nova Biblioteca do Unilasalle Canoas. “Esse espaço foi pensado para promover debates, partilha e aprendizagem”, comenta a Coordenadora Cristiane Pozzebom. Ambientes de convivência com sofás e nichos, equipamentos de uso portátil como Ipads e notebooks estarão à disposição dos

14

alunos que frequentarem o novo espaço. Haverá mais salas de estudo, elevadores e banheiros em todos os andares, salas de reuniões e videoconferência, além de investimento na ampliação do acervo. “O projeto de mobiliário contempla ambientes com acessibilidade, design focado em modernidade, conforto e beleza”, comenta a Assessora de Projetos, Maria Luiza Feistauer. O prédio foi concebido dentro de parâmetros mundiais de sustentabilidade atendendo a todos

os quesitos de tecnologia inteligente e monitoramento eletrônico com destaque aos sistemas de climatização e iluminação. O sistema de climatização apresenta consumo reduzido de energia. O projeto arquitetônico contempla o uso de iluminação natural, com amplas janelas para a área de Mata Atlântica preservada que está situada na área central do campus do Unilasalle. A construção da Biblioteca foi realizada pela Lamb Construções e Engenharia.


Inovação Incubadora atrai novos empreendimentos

Empresas incubadas no Unilasalle desenvolvem projetos inovadores de tecnologia e marketing Dar início a um empreendimento nem sempre é fácil. Os primeiros anos de uma empresa são considerados os mais desafiadores e também os que definem o seu futuro. É por isso que desde setembro de 2014, o Unilasalle passou a apostar em novas ideias e apoiar novos empreendedores voltados à inovação. Este é o papel da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Unilasalle, a Incubatec. Vantagens são perceptíveis para empreendedores que apostaram na Incubatec Duas são as empresas incubadas. Umas delas, dirigida por Cristian Proença, 40 anos, é a Lives On, que desenvolve soluções para automatizar processos de campo para o mundo corporativo por meio de

aplicativos móveis. Com dezessete anos de experiência como colaborador em empresas nacionais e multinacionais, Cristian apostou no planejamento e na pesquisa para dar vida à empresa que hoje faz parte da Incubatec. Desde 2009 ele vem elaborando um projeto que tivesse seu perfil inovador. Depois de decidir trabalhar com Tecnologia da Informação, passou seis meses pesquisado o segmento que enquadraria sua empresa. “Resolvi trabalhar com aplicativos de mobilidade, pois eles estão em voga e porque são a forma com que as empresas estão se expandindo”. Também depois de muita pesquisa foi que Cristian chegou ao conceito de empresas

incubadas e em meio a diversas instituições, ele optou pelo projeto do Unilasalle. “O fato de estar atrelado a uma incubadora atribui credibilidade à empresa e ainda existe todo o suporte acadêmico. A atenção que os professores e colaboradores estão nos dando está acima da minha expectativa”. Além disso, o empresário destaca o acesso a editais de subvenção econômica e à estrutura física necessária, mas com custo menor. A Lives On é associada a U-Move Me , empresa responsável pela plataforma meap, ou híbrida, com mais de mil soluções padrão, e a I-Pensare, que

15


Inovação colabora com o método tradicional. Cristian conta que a plataforma utilizada por sua empresa é tendência, inclusive, recomendada pelo Instituto Gardner, grande regulador de serviço de software do mundo. Já na sala 210, o foco é marketing. À frente da V4 Web Fashion Marketing está o jovem de 20 anos, Dener Lippert, que aos 16 anos já era sócio de um negócio que não deu certo, mas lhe proporcionou experiência com marketing, área na qual é

formando no Unilasalle. A V4 surgiu em 2013 com a percepção de que o mercado de moda era o que mais cresceria em vendas. A ideia foi levar soluções inovadoras para este segmento específico. “Me dei conta que não iria conseguir disputar com empresas de marketing digital que já estavam há tempo no mercado se não tivesse um diferencial. A gente considera a V4 a primeira e única empresa de marketing digital pra o segmento de moda do mundo”, relata o jovem empresário.

Depois do ingresso na Incubatec, a V4 já ampliou o número de clientes e, como consequência, sua estrutura física e equipe. Um dos clientes é de Santa Catarina, e segundo Dener, a empresa espera contar com o suporte do Unilasalle para expandir as fronteiras e alcançar o mercado internacional. Entre os serviços prestados pela V4 estão o planejamento de campanha, a gestão de redes sociais, a produção multimídia e o design gráfico.

Instituição aposta em novos negócios O Unilasalle deu um passo importante rumo à inovação e ao empreendedorismo com a inauguração da Incubatec, ligada à Agência de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto, coordenado pelo Prof. Me. Alexandre Andreoli é voltado à criação de novos negócios baseados em tecnologias inovadoras. Para ele, a maior vantagem para as empresas incubadas é a credibilidade que uma instituição como o

16

Unilasalle dá. “O contato mais direto com a administração, professores, coordenadores e colaboradores é outro importante aspecto. As consultorias, localização e baixo custo fecham os grandes diferenciais da Incubatec Unilasalle”, afirma Andreoli, que aposta em 2015 como um ano de crescimento para a incubadora. “Temos empresas interessadas nas áreas de software de gestão, jogos, telecomunicações, tecnologia da informação e comunicação, ambiental e até

petroquímica”. Para os que pensam em seguir o caminho das empresas incubadas, Andreoli deixa a dica: “Empreender é a chance de mudar o mundo com as próprias mãos. Trabalhe bastante, ordenadamente, conte com nossa ajuda e terá de alguma forma sucesso”. A Incubatec Unilasalle fica na Rua Victor Barreto, 2288, segundo andar do prédio 14. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 3476 8583 ou pelo e-mail incubatec@unilasalle.edu.br.


Esporte Território de aprendizado e

oportunidade de negócios Vínculo com entidades e empresas da área esportiva trazem investimentos e vivência profissional a acadêmicos O esporte é celebrado como um fenômeno sociocultural desde o começo do século, despertando atenção especial dos governantes, pois pode constituir-se em um excelente instrumento de inclusão social e cidadania. Seu potencial como estratégia de marketing já foi comprovado e o número de praticantes é crescente, assim como o espaço na mídia. Seguindo essa tendência, no Unilasalle Canoas, o movimento institucional de aproximar-se de parceiros ligados ao esporte começou no final de 2011 com uma aproximação da Secretaria Municipal de

Esporte e Lazer do município. O projeto inicial foi com a equipe canoense de voleibol, o Vôlei Canoas. A parceria continua até hoje. A equipe, entre esses quatro anos, já acumula títulos: no ano de 2014, conquistou o Tricampeonato Gaúcho de Vôlei e segue participando de campeonatos nacionais de ponta. Tem como sua casa, o Ginásio Poliesportivo La Salle. A área do esporte vem crescendo muito, o que a torna interessante e promissora nos últimos anos. A Diretora Administrativa responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Institucional do

Unilasalle, Lisiane Ribeiro, fala sobre como o esporte, em termos de negócios, aparece como um parceiro promissor: “O esporte dialoga com todas as áreas do conhecimento, assim como o Unilasalle. Portanto, tem muito em comum com a nossa vocação institucional. Todos gostam de esportes, de crianças a idosos e isso traz muita visibilidade”, comenta Lisiane. O Unilasalle e a Rede La Salle, entraram também como apoiadores do jogo beneficente: Lance de

17


Esporte Craque: Um Gol pelas Crianças. Tendo como embaixador o jogador e capitão colorado, Andrés D’Alessandro. O jogo, que aconteceu no estádio Beira-Rio, no dia 27/12/14, reuniu mais de 35 mil pessoas para ver atletas e ex-atletas da dupla Gre-Nal, e atletas reconhecidos de países Sul-Americanos. O Unilasalle e a Rede La Salle foram representados no evento por lideranças, alunos e parceiros. “Quando vimos que instituições de credibilidade estavam envolvidas no projeto, percebemos como uma oportunidade de mostrar para a sociedade que nós lutamos pela mesma causa. Nas conversas com o jogador D’Alessandro, confirmamos uma

intenção pura de ajudar as pessoas. A instituição educativa que nós somos tem tudo a ver com essa iniciativa”, comentou o Diretor e Ecônomo Provincial da Rede La Salle, Ir. Olavo José Dalvit. Toda a renda arrecadada foi dividida entre cinco instituições que abrigam crianças carentes: AACD, Pão dos Pobres, Educandário São João Batista e Centro Social Padre Pedro Leonardi, em Porto Alegre, e Casa Aberta, em São Leopoldo. O Unilasalle vem abrindo seus olhos há tempos para o esporte e está percebendo que nele poderá haver oportunidades com parcerias e projetos, aproximando-se do público esportista em

geral. Os projetos do curso de Educação Física da instituição estão crescendo cada vez mais. “O objetivo é oferecer ao acadêmico uma formação de qualidade e pautada no desenvolvimento de competências que permitam enfrentar o mercado de trabalho”, comenta o professor do curso de Educação Física do Unilasalle, Rogério Vidal. A ideia da Instituição é crescer ainda mais, acrescentando mais modalidades por meio do curso de Educação Física, consolidando o investimento na área esportiva e criando dentro do curso, vários eixos do esporte, tanto para iniciação quanto para o profissional.

Mais parcerias

18

Além das parcerias citadas, o Unilasalle possui, ou já participou de outros projetos. Exemplo é o projeto com o time de futebol profissional canoense, o Canoas Sport Club, que envolveu alunos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física acompanhando os atletas em suas determinadas áreas. Em 2014, a parceria com o Judô, envolveu a instituição, o município e a Kiai - atualmente, a maior entidade de judô de Canoas.

Além de defenderem o município, eles defendem também o Unilasalle nas competições universitárias. Em troca, a Instituição desenvolve pesquisas e contribui com bolsas de estudos. Outra parceria firmada é com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O Unilasalle disponibilizou bolsas de estudos para 10 jogadores da categoria de base sub-19, para investir no futuro dos atletas.


19


20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.