Avaliação do paa be 3ºperiodo 2016 (1)

Page 1

Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos Ano Letivo 2015/2016 Avaliação do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar - EB1 JI de Fitares

3º Período


“O Bullying tem que acabar … para a harmonia reinar” Durante o 3º período, dando continuidade ao projeto “O Bullying tem que acabar … para a harmonia reinar” os alunos do 4ªano prepararam uma sessão sobre o tema, para apresentar às outras turmas da escola.


O Bullying tem de acabar para a harmonia reinar

Os alunos do 4ºB_F apresentaram em uma sessão realizada no museu a atividade: “O bullying tem de acabar para harmonia reinar” Fizeram perguntas à assistência, apresentaram pequenas encenações de bullying e levaram os colegas a pensar e partilhar as suas opiniões e dívidas sobre este tema.


Semana da leitura e do livro Os alunos participaram num Concurso de Escrita Criativa promovido pela Biblioteca e ganharam os três primeiros prémios. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

Em 1º lugar ficou o Tomás, em 2º lugar o Gonçalo e em 3º lugar a Leonor Proença. Continuem meus pequenos grandes escritores!


PNL – “leitura domiciliária” Objetivo: Promover a leitura entre a escola e a casa, podendo envolver toda a família. Promover a troca de leituras e realçar a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado.

“Aprendi muitas coisas com este livro.” Livro: “porta-te bem! (leu à noite antes de dormir Aluna: Leonor Soares

“Gostei da parte em que o Peter Pan aparece e salva todos.” Livro: Peter Pan Aluna: Luana Tavares Os alunos no 3º período continuaram a requisitar livros na biblioteca, para lerem em casa com os pais e com a família. UM BOM LEITOR É SEMPRE UM BOM ALUNO.

Foram requisitados no total 952 livros, num universo de 252 alunos. Média de documentos emprestados por aluno: 4,0 %


PNL – Leitura em família A maioria dos pais colaborou na leitura em casa. Os registos de leitura foram regularmente escritos, pelos alunos ou pais (1ºano). Conclui-se pelos registos que os pais conversaram sobre a história, sobre o que mais gostaram e sobre o que acharam de mais importante. “Gostei muito dos bonecos anjos.” Livro: As preocupações do Billy Aluno: Diogo Fernandes Mae: Sandra F

“Achou a história engraçada e gostou de ambas as personagens.” Livro: A Raposa matreira e a Galinha Ruiva Aluno: Guilherme Neves 1ºB Mãe: Vanessa G. “Interessa-se pelas histórias todos os dias, pediu para as ler” Livro. Ruca vai passear o cão Aluno. Rodrigo Gouveia 1ºB Mãe: Ana Raquel

“As letras do alfabeto são muito engraçadas, com formatos diferentes umas das outras, letras com forma de coisas, animais, natureza, etc…” Livro: O que se vê no ABC Aluno : Guilherme Moreira mãe: Ana Rubina .


Provérbios à maneira da Biblioteca Desafios: “Provérbios à maneira da Biblioteca” A Biblioteca escolar da EB1 JI de Fitares, durante o 3º período, semanalmente, teve como desafio completarem um provérbio. PROVÉRBIOS: “A imaginação é de prata e o silêncio é de ouro.” Érica Lima 4ºB-F “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro.” Inês Brilhante 3ºB-F “ A desmanchar e a ler é que se chega a aprender.” Rodrigo Alves 4ºB-F “Aprende a andar antes de aprenderes a voar.” Matilde 3ºA-F A dinamização deste concurso “Provérbios à maneira da Biblioteca”, teve como objetivo de forma lúdica, ampliar a cultura geral dos alunos, enriquecendo a formação que se recebe na escola e aproveitando a sabedoria popular dos alunos.

“Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar.” Beatriz Malveiro 4B-F “mais viver, mais aprender” Jeniffer 4ºC-f


Hora do conto - abril- “nem todos os lobos são maus” Objetivos: -Conhecer todos os livros que a BE tem sobre os lobos. - Conhecer as histórias tradicionais em que os lobos são maus! E as histórias em que o escritor põe o lobo bonzinho.. Experimentar novas formas artísticas de desenhar. - Proporcionar momentos de partilha e de convívio.

Os alunos experimentaram desenhar com cristais de açúcar. Eis os resultados!

Livros: - Lobo grande e o lobo pequeno - O lobo não morde! O lobo Culto - Um lobo pela trela - Animais em família - Lobos


Newton Gostava de Ler! “HISTÓRIA ANIMADA”

Durante o mês de maio o grupo do 1ºAno foi à biblioteca participar na atividade: “história animada”.

Depois de ouvirem estas duas histórias e saberem mais um pouco sobre a história do cinema, realizaram várias atividades de animação: - Flip book - Fenaquistiscópio - Taumatrópio - Folioscópio - Zootrópio


Festa da Quimíca No mês de maio, os alunos do grupo do 2º Ano vieram à biblioteca , participar na atividade “festa da química”. Ouviram o conto: “Depois de explorarem alguns conteúdos científicos envolvidos, os alunos fizeram as atividades experimentais:  Despir o ovo  Spray ambientador de alfazema.  Lâmpada de lava  Infusão de chá  Bolo da caneca

A turma foi dividida em 5 grupos para a realização das experiência.


Brincadeiras com ciência Os alunos do 3ºano foram à biblioteca participar na atividade: “brincadeiras com ciência”. ouviram alguns contos do livro: “Contos para meninos que adormecem logo a seguir” . Fizeram 5 grupos e todos experimentaram as seguintes atividades:  Assobio de papel  Apito de palhinha  Castelo de cartas  Palitos mágicos - origamis “quantos queres”


Difrat’arte Objetivos -

Dinamização de uma sessão de leitura de excertos de um livro.

-

Dinamização de uma atividade prática: a partir da leitura de um livro.

CD: A Princesa e o cérebro que sentia demais Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Os alunos do 3ºano e 4º ano foram à biblioteca participar na atividade: “difrat’arte”. Ouviram a história “A princesa e o cérebro que sentia demais” e visualizaram imagens em 3D com os óculos Chromadepth 3D


EXPOSIÇÃO INTERATIVA “SOMOS CRIANÇAS” Em Abril as turmas do 3º ano foram à biblioteca e … Conheceram… Experimentaram… Participaram… E souberam que… todos podemos fazer tudo!

Houve um espaço de experimentação, em cinco áreas: Deficiência Visual, deficiência Motora, Deficiência Auditiva, Deficiência mental e as Perturbações da Comunicação.


Concurso histórias Ajudaris’16 – tema: Alimentação Os alunos do 1º e 2º ciclos foram motivados a participar neste concurso de escrita criativa do projeto da Ajudaris.

Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Fitares

Turma do 3ºAF

Agrupamento de Escola Escultor Escolas Escultor Francisco dos Santos 6.º B Francisco dos Santos 5.º E -Clube dos Pequenos Poetas

5º A

A Biblioteca dinamizou este projeto junto das turmas. O tema deste ano foi: “A alimentação”

A Descoberta dos sabores das frutas e dos legumes

A ÚLTIMA CASA DA RUA DA PRIMAVERA

Alimentação saudável

POEMA DOS ALIMENTOS


A escritora vem à escola: Luísa Ducla Soares No dia 30 de maio a escritora Luísa Ducla Soares, veio às nossas escolas, no âmbito do projeto da Divisão de Educação da CMS “A escritora vem à escola

A escritora adorou a música que o 3ºA-F apresentou: "É tão com ser escritor".

Os alunos do 3º ano fizeram uma entrevista à escritora.

Recebemos a escritora Luísa Ducla Soares no dia 30 de maio. Foi maravilhoso estarmos em contacto com esta excelente escritora. Gostámos muitoooooooooooooooooo! 3ºA-F

Os alunos do 1ºAno B-F apresentaram a peça de teatro “Zé dos bichos”.


Feira do livro de autor - Exposição

Na semana da Multiculturidade – 23 a 27 de maio, realizou-se uma exposição de livros da autora Luísa Ducla Soares, assim como uma Feira do livro. No dia 30 de maio houve uma sessão de autógrafos com a escritora.


DIA DA CRIANÇA 1 de junho No dia da criança os alunos vieram à biblioteca para o Atelier “Pinturas Faciais”. Foi um dia em cheio e muito divertido! Todos puderam escolher a sua fantasia preferida.


Concurso de Escrita Criativa

Tomás Almeida 3ºA 1º prémio Gonçalo Santos 3ºA 2º prémio

Tema : Da imagem à palavra Rodrigo Alves - 4ºB

Leonor Proença 3ºA 3º prémio Entrega dos certificados e prémios do concurso de escrita criativa “Da imagem à palavra” e do concurso “Liberdade e 25 de Abril”.

Tema : Multiculturalidade Rafaela 3ºB


O melhor leitor da BE

1º Ano - Maria 1ºA 3º Ano – Luciana 3ºA

2º Ano Maira 2ºB, Mara 2ºD e Marta 2ºD

No dia da Criança – 1 de junho , foi entregue os certificados “O melhor leitor da biblioteca” Parabéns minhas lindas leitoras!!

4º Ano – Beatriz 4ºB e Mabiana 4º/3ºC


Expo Escultor - 9 de junho

Os alunos puderam experimentar e observar as experiências do “Newton gostava de ler”

Durante a manhã do dia 9 de junho esteve exposto na BECRE da escola sede, algumas atividades e projetos realizados ao longo do ano letivo, pelos alunos do 1º ciclo.


biblioteca ativa … Durante o período letivo os alunos que vieram à biblioteca nas suas horas de recreio puderam realizar diversas atividades, como. Ler, jogar jogos de mesa e online, fazerem investigação e desenharem nos portáteis e tablets.

s a r u t i e l s a Bo

E D S RI A É F S BOA ÃO 2016 VER BIBLIOTECA ESCOLAR – EB1 JI DE FITARES ANO LETIVO 2015 / 2016 Professora Bibliotecária Adelaide Machado


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.