Programa de Trabalho UFU sem fronteiras - 2013-2016

Page 1


APRESENTAÇÃO É com satisfação que apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, o Programa de Trabalho da Chapa UFU sem Fronteiras, elaborado a partir dos resultados das avaliações da CPA, das metas contidas no PIDE e da contribuição e apoio de diversos atores da vida universitária, a quem desde já agradecemos. O universo da UFU composto por ensino básico, técnico, graduação, pósgraduação, órgãos administrativos e suplementares, envolve hoje comunidade com aproximadamente trinta mil pessoas, formada por estudantes, professores e servidores técnicos administrativos. O orçamento da UFU é o terceiro maior orçamento público do estado de Minas Gerais, gerando desenvolvimento e distribuição de renda para a cidade de Uberlândia e região. Desde sua criação na década de sessenta, a UFU passa por processo de constante crescimento, e nos três campi de origem já não há espaço físico disponível para novas edificações. A comunidade da UFU se instala atualmente em sete campi distintos, sendo três deles fora de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Dedicada e orgulhosa de sua instituição, a comunidade universitária por meio de suas ações no ensino, pesquisa e extensão continua a clamar por constante crescimento e melhoria de infraestrutura, buscando sempre condições adequadas para desenvolver suas tarefas e atingir os objetivos que culminam em atender as demandas de crescimento do país. Nesse contexto, dando continuidade a essa rica história de desafios, nossa gestão à frente da UFU entre os anos de 2008 a 2012 tem se desdobrado em esforços para construção de novas salas de aula, laboratórios, espaços administrativos, moradia estudantil, ambientes para confraternização, prática de esportes, restaurante universitário do campus Umuarama, além de uma infinidade de reformas de toda natureza. Como resposta ao compromisso assumido inclusive com o REUNI, mais de cem mil metros quadrados foram construídos, e se somam aos duzentos e vinte e sete mil metros quadrados existentes até 2008. Isto corresponde, em apenas três anos e meio de


trabalho, a um acréscimo de 50% da área física construída ao longo de toda a história da UFU, sem considerar ainda as obras já em andamento, nos campi de Monte Carmelo-MG e Patos de Minas-MG. E não são apenas as construções: investimentos consideráveis na melhoria de laboratórios de graduação, apoio as atividades de pós-graduação, atualização constante do parque de Tecnologia da Informação, mobiliário para aprimorar a infraestrutura existente e expansões, modernização do processo de gestão dos hospitais universitários, ampliação do atendimento assistencial, crescimento substancial das atividades de extensão, apoio às atividades de cultura e artes, saneamento das fundações de apoio são ações claramente perceptíveis no cotidiano da universidade. Seriedade, envolvimento institucional e competência das equipes responsáveis por essas realizações são os atributos que tem possibilitado essas conquistas. Na Pós-graduação, a priorização da consolidação dos programas existentes, com investimentos institucionais em conjunto com acentuado suporte ao desenvolvimento estrutural e administrativo fez com que a UFU vivenciasse na última avaliação trienal da CAPES a melhoria de conceito em diversos programas, sem nenhuma regressão de conceito. A UFU se vê plenamente envolvida com a pesquisa e pós-graduação, pois todas as suas unidades acadêmicas possuem programas stricto-senso aprovados pelo CONSUN. Na saúde a UFU tem papel essencial no suporte ao SUS na região. O maior Hospital Universitário do estado de Minas Gerais, com 530 leitos, passou nesse período por melhorias no parque de equipamentos, novas instalações na UTI adulto e infantil, esterilização, entre outros. Mudanças de rotina administrativa permitiram equacionar problemas financeiros históricos de forma que novos e melhores tempos se vislumbram, com ampliações e aquisição de novos e modernos equipamentos que proporcionarão melhor prestação de serviços na assistência à saúde das pessoas. O verdadeiro papel das fundações de apoio foi resgatado, estando hoje todas credenciadas junto ao MEC/MCT. As fundações de apoio à UFU permitem o relacionamento imediato com o setor externo e viabiliza a captação de recursos para a cultura, extensão, ensino e principalmente para a pesquisa.

Página 2


A relevância de construir prédios, salas de aulas, novos campi, ampliar cursos não se restringe à visão de progresso da instituição, mas sim demonstra a sua maior e mais importante vocação: a de criar oportunidade para a juventude brasileira para novos tempos com novas e mais importantes competências e perspectivas. Este é um legado que toda a nossa equipe procura oferecer a cada ação: construir um UFU melhor para as novas gerações. A Universidade Federal de Uberlândia, com sua disposição em expandir para outros municípios da região, se consolida como universidade regional com forte atuação no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sudeste da Região CentroOeste. Muito se conquistou nestes últimos três anos e meio, quando grandes e profundas mudanças foram realizadas. Agora, frente a este promissor e fértil ambiente, novos desafios se estabelecem. Por isso, a chapa UFU sem Fronteiras apresenta-se como via de sequência de mudanças que necessitam ser consolidadas. A mudança deve continuar na UFU para que ela possa cumprir sua missão institucional de se concretizar como uma Universidade regional de influência nacional e com potencial para a inserção internacional.

Página 3


Por que UFU sem FRONTEIRAS UFU sem Fronteiras por que a UFU é uma Universidade Regional, com destaque e influência nacional e de forte poder definidor e indutor do crescimento e desenvolvimento da região do Triângulo Mineiro, Alto-Paranaíba e Sudeste da Região Centro-Oeste. UFU sem Fronteiras por que a UFU hoje recebe alunos de todo o País, proveniente do ingresso da instituição por meio do SISU fazendo com que novos modelos devam ser estabelecidos e consolidados para o acolhimento e fixação dos jovens estudantes independente de sua origem e classe social. UFU sem Fronteiras por que a UFU atua efetivamente na mobilidade internacional enviando e recebendo estudantes de diferentes países e participa dos programas PEC-G e PEC-PG de ingresso de estudantes da África e América Latina nos cursos de graduação e pós-graduação. UFU sem Fronteiras por que o momento é de consolidação como Universidade de destaque e inserção da pesquisa no âmbito internacional, estabelecendo acordos bilaterais de intercâmbio de estudantes, técnicos administrativos e professores. Para que seja atingida a missão da UFU de se consolidar como instituição de geração de novos modelos de gestão do crescimento do País nas diversas áreas do conhecimento. UFU sem Fronteiras por valorizar as ações de uma Universidade aberta e voltada à comunidade por meio da ampliação e consolidação das atividades de extensão. UFU sem Fronteiras pela busca da excelência administrativa que facilita a conquista das metas institucionais, a valorização de seus servidores pela melhoria das condições de trabalho, acesso à capacitação e apropriação por toda a comunidade UFU das conquistas individuais vividas no dia a dia. Muito se conquistou nestes últimos três anos e meio. Grandes e profundas mudanças estruturais foram estabelecidas. Frente ao promissor e fértil ambiente

Página 4


alcançado, novos desafios se estabelecem. A Chapa UFU sem Fronteiras, liderada pelos Professores Alfredo Júlio Fernandes Neto e Darizon Alves de Andrade, busca pela sequência de mudanças o crescimento institucional sem fronteiras para a UFU integrada pela sua gente com a consolidação de uma Universidade Criativa, Inovadora, Cidadã, Inclusiva e Meritória.

Página 5


PRINCÍPIOS E VALORES Em nosso programa de trabalho anterior visando a gestão 2008/2012, foram apresentados princípios e valores considerados fundamentais, que foram amplamente demonstrados por nós neste período em que tivemos o prazer de contribuir com nosso trabalho à frente da instituição. Fazemos questão de reafirmá-los neste novo programa.

Comunidade universitária Defendemos a valorização permanente das pessoas e, em especial, as de nossa comunidade universitária. Muito embora obras e recursos materiais sejam importantes para o funcionamento de nossa instituição, é preciso reconhecer que somos nós (professores, técnicos administrativos e estudantes) o bem mais precioso da UFU. É o nosso conhecimento, nossa criatividade, nossa competência, nosso empenho e dedicação que fazem da UFU uma instituição regional com inserção nacional e grande potencial para inserção internacional.

Unidades Acadêmicas Responsáveis pelo desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, atividades fins da instituição, consideramos as Unidades Acadêmicas os órgãos mais importantes da UFU. A administração universitária deve continuar a lhes dar autonomia, apoio, condições de trabalho e infraestrutura, assegurando o desenvolvimento de suas atividades com liberdade e qualidade.

Conhecimento O principal objetivo de uma universidade é o desenvolvimento quantitativo e qualitativo do conhecimento. Para tanto, a atividade criadora da instituição deve ser permanentemente estimulada, reforçando ainda mais sua condição de formuladora de idéias e políticas públicas em todas as áreas. A busca pela abertura de fronteiras do conhecimento é um desafio que se impõe no atual Página 6


momento de desenvolvimento institucional da UFU e a Chapa UFU sem Fronteiras se apresenta para a construção de um modelo de gestão com propostas criativas e inovadoras para que estas metas sejam alcançadas.

Sociedade Defendemos uma instituição com estrutura capaz de vincular-se à sociedade alicerçada em interesses institucionais representados pelo trabalho dos professores, técnicos administrativos e estudantes. Consideramos de fundamental importância a participação da sociedade nas decisões dos rumos e políticas institucionais da UFU.

Universidade pública O desenvolvimento social e econômico brasileiro deve-se, em grande parte, à formação de profissionais qualificados nas universidades públicas. Oferta de ensino de boa qualidade, formação de novos pesquisadores, realização de pesquisas e ações de interesse social, sustentam o desenvolvimento do país. Pensando nesse cenário, defendemos a concepção de universidade pública, gratuita e de qualidade: Instituição do Estado dedicada à formação de cidadãos com excelência profissional e acadêmica.

Página 7


EIXOS TEMÁTICOS Nestes últimos anos a UFU passa por uma expansão acelerada, como nunca vista em sua história. Esta expansão foi e está sendo realizada com critério, democracia e sustentabilidade. Muito ainda há por fazer e novos desafios deverão ser vencidos para a consolidação da missão institucional da UFU. Dentro desta visão a chapa UFU sem Fronteiras apresenta eixos prioritários e algumas das ações fundamentais a serem desenvolvidas no quadriênio 2012-2016.

O principal objetivo de uma universidade é a promoção do desenvolvimento quantitativo e qualitativo do conhecimento. A busca pela ampliação das fronteiras do conhecimento é um dos pilares que devem sustentar a universidade. Para uma instituição que, como a UFU, experimentou um radical crescimento num curto espaço de tempo, é fundamental a busca rápida pela qualificação de suas atividades.

Para

permanentemente

tanto,

a

estimulada,

atividade

criadora

reforçando

ainda

da

instituição

mais

sua

deve

condição

ser de

formuladora de idéias e políticas públicas em todas as áreas de atuação. Este eixo tem como finalidade estimular e apoiar ações que objetivem o fomento a transdisciplinaridade no âmbito da UFU, a consolidação de sua inserção regional, a busca de sua inserção nacional e internacional, a mobilidade acadêmica nacional e internacional e o fortalecimento das redes de pesquisa Página 8


nacionais e internacionais.

Ações Prioritárias

Consolidação da inserção regional,

pela estruturação e ampliação

dos atuais campi, estabelecimento de parcerias e desenvolvimento de estudos da potencialidade da criação de novos cursos e novos campi;

Fomento a transdisciplinaridade no âmbito da UFU, implementado a partir da reformulação dos cursos atuais e da criação de novos cursos ou linhas de pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento;

Mobilidade acadêmica nacional e internacional,

estimulada

por meio da elaboração de currículos flexíveis e da interação com grupos de pesquisa no país e no exterior;

Internacionalização da UFU,

com a busca de parcerias, convênios e

acordos bilaterais com instituições de outros países de modo a promover a apropriação do conhecimento internacional contribuindo para o crescimento do país;

Fortalecimento das redes de pesquisa nacionais e internacionais,

estimulando o estabelecimento e manutenção de parcerias

com grupos de pesquisa de excelência no país e exterior para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação da UFU.

Página 9


Nos próximo anos, a UFU pode tornar-se referência nacional e internacional em desenvolvimento com sustentabilidade. Para isso é preciso não só dar continuidade às ações desenvolvidas, mas avançar com o fortalecimento da gestão dos espaços físicos e equipamentos da universidade para atender às demandas da comunidade universitária e garantir a acessibilidade universal e o conforto ambiental. A política ambiental, implantada nesta gestão, propiciará ações e intervenções para despertar nas pessoas a necessidade de mudança de atitudes para a melhoria de condições ambientais. A expansão da UFU para outras cidades, a criação do Campus Glória e as diversas obras realizadas asseguraram melhores condições físicas para o ensino e o trabalho. Para o próximo período, é necessário reforçar a estrutura de recursos humanos e financeiros para dar conta da contínua demanda por espaços físicos – agora principalmente para infraestrutura de pesquisa, pós-graduação e novos cursos.

Ações Prioritárias

Revisar Planos Diretores Físicos dos campi Santa Mônica e Umuarama,

com prioridade para implantação de novas áreas de vivência

(praças, pistas de caminhada e Centros de Convivência) e qualificação das áreas verdes existentes; Página 10


Elaborar Planos Diretores dos novos campi em Monte Carmelo e Patos de Minas,

e atualizar o Plano Diretor do campus

Pontal, assegurando com a participação da comunidade universitária e externa, o desenvolvimento com sustentabilidade;

Criar sistema próprio de transporte intercampi em Uberlândia,

conectando os campi Santa Mônica, Umuarama, Educação

Física e Glória e Moradia Estudantil por meio de veículos próprios atendendo aos princípios de sustentabilidade;

Estruturar o Sistema de Gestão Ambiental da UFU,

e

consolidar o Programa UFU Sustentável, responsável pelas ações voltadas para à gestão racional de insumos, recursos, serviços e resíduos (coleta seletiva, resíduos laboratoriais, redução do consumo de água e energia elétrica, técnicas construtivas sustentáveis e infraestrutura verde, licitações e compras sustentáveis e regularização ambiental;

Consolidar a implantação do Campus Glória,

cumprindo o

plano diretor aprovado e garantindo os recursos necessários para implantação de infraestrutura moderna e verde (sistema viário, ciclovias, viaduto de acesso, drenagem natural, tratamento de esgoto, gestão integrada de resíduos, arborização e áreas verdes) e para as construções do Complexo de Engenharias, Centro de Ciências Agrárias e da Terra, Centro Esportivo, Biblioteca, Restaurante Universitário e Parque das Ciências.

Página 11


Os servidores são o fator viabilizador de todas as ações da UFU. Para que se tenha êxito em tais ações é necessário que os servidores sejam prestigiados e bem preparados para desempenhar seu fundamental papel na instituição. É primordial a formação de nossos colaboradores para os desafios da construção de uma nova UFU, pautada na transparência e na responsabilidade fiscal, proporcionando conhecimentos e condições que favoreçam o diagnóstico e o desenvolvimento de competências técnicas, gerenciais e políticas integradas aos processos de gestão das instituições públicas, necessárias para a construção de uma universidade ética e democrática.

Ações Prioritárias

Estimulo à formação do servidor,

por meio da oferta de cursos de

capacitação e da indução de oferta de cursos de especialização e mestrado profissional para satisfação pessoal do servidor e melhoria da qualidade dos serviços prestados junto à comunidade, gerando um aprimoramento nos diversos níveis de atividades;

Aprimoramento das ações de qualidade de vida e saúde do servidor, pelo reconhecimento da necessidade de avanços na melhoria da Página 12


gestão e atenção da saúde dos servidores; e pela ampliação dos programas de lazer, esporte, cultura e artes voltados à qualidade de vida;

Melhoria contínua na ambientação de trabalho,

por meio da

adequação do ambiente de trabalho dos servidores, com áreas amplas e arejadas, dotados de mobiliários e equipamentos modernos e ergonômicos que facilitem o desempenho das funções;

Formação e capacitação de lideranças,

por meio de oferta de

cursos e valorização de capacidades e competências com repercussão no melhor cumprimento da missão e na gestão de pessoas;

Aproximação do servidor com a administração superior, pela manutenção e melhoria de canais permanentes de comunicação com a gestão superior.

Página 13


Com a expansão propiciada pelo REUNI e criação de novos de campi, foram priorizadas ações no ensino de graduação na gestão 2008/2012. Cabe agora desenvolver ações que fortaleçam o crescimento qualitativo do ensino em todos os níveis existentes na UFU, resgatando o papel decisivo da Pós-graduação na formação de recursos humanos preparados para atender a missão da UFU. Este eixo busca ainda fortalecer a fixação do estudante reduzindo a evasão escolar.

Ações Prioritárias

Revisão do projeto pedagógico institucional,

por meio de

ampla discussão com a comunidade universitária objetivando fortalecer a integração entre a graduação e os diferentes níveis e modalidades de ensino; qualificar, difundir e ampliar a mobilidade estudantil e acadêmica; estimular a oferta de disciplinas com conteúdos interdisciplinares e abrangentes, bem como a inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação e de atividades artísticas, culturais e esportivas como componentes curriculares;

Melhoria da infraestrutura dos laboratórios de ensino de graduação e pós-graduação,

por meio de editais que disponibilizem

Página 14


recursos às Unidades Acadêmicas no intuito de viabilizar a modernização e adequação de espaço físico dos laboratórios de ensino, visando inclusive a sua adequação às novas tecnologias;

Ampliação da política de permanência do estudante, meio

de

ações

de

acompanhamento

e

tutoria

didático-pedagógica,

por e

aprimoramento das políticas estudantis que visam à permanência do estudante na UFU;

Formação continuada para a docência, por meio do oferecimento de cursos de curta duração visando à incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação; bem como pelo estímulo à formação didático pedagógica dos professores nas diversas áreas;

Incentivo ao ensino à distância,

por meio da ampliação da

infraestrutura, melhoria de gestão e estímulo à utilização de ferramentas didática pedagógicos disponível para a educação à distância.

Página 15


A

valorização

da

pesquisa,

como

um

dos

eixos

temáticos

de

desenvolvimento da UFU deve contar sempre com o necessário apoio administrativo e de pessoal técnico competente. Para tal deve ser associada à política de estímulo e capacitação do técnico administrativos e na apropriação desta atividade como atividade fim da UFU. O estímulo aos docentes e discentes pesquisadores passa pela consolidação da infraestrutura de laboratórios, rede de comunicação de dados, rede elétrica, apoio logístico e interação com as Fundações de Apoio para o novo salto de qualidade destas atividades. O momento vivido nestes 4 anos foi de resgate do sucateamento da infraestrutura básica para o desenvolvimento do ensino de graduação e pósgraduação, cabe agora neste novo momento com a identificação clara do horizonte promissor estabelecido com o ingresso de novos e jovens docentes a valorização prioritária deste eixo de desenvolvimento. Excelência na pesquisa é prioridade para a Chapa UFU sem Fronteira.

Ações Prioritárias

Melhoria da infraestrutura para pesquisa,

por

meio

da

priorização de investimento de recursos próprios para a modernização, implantação, reestruturação de laboratórios e estruturas para o desenvolvimento da pesquisa; Página 16


Implantação desempenho,

de

centro

computacional

de

alto

por meio da aquisição de equipamentos, adequação da

infraestrutura do Centro de Tecnologia da Informação e capacitação dos servidores para atender a demanda computacional de alto rendimento no suporte a excelência da pesquisa na UFU;

Fortalecimento da gestão da pesquisa na UFU,

estimulando a

participação dos pesquisadores nos órgãos deliberativos da UFU fortalecendo a discussão e proposição de políticas de gestão da pesquisa na UFU;

Valorização do empreendedorismo e inovação,

por meio do

estímulo a política de inovação, estreitando parceria com empresas e o mercado para inserção do egresso e valorização de geração de patentes e produtos;

Melhoria na captação de financiamentos e na gestão de projetos,

por meio de estímulo à criação de redes temáticas internas de

pesquisa, e de condições para estruturação de novos Institutos Nacionais Científicos e Tecnológicos (INCT); estímulo a ações proativas na busca por fontes de financiamento com apoio logístico e institucional na captação de recursos junto a entidades de fomento (governo, agências, fundos setoriais, empresas etc).

Página 17


Para a consolidação da UFU como instituição de inserção nacional com potencial para destaque internacional é necessário receber estudantes e mantêlos socialmente inseridos na vida universitária. O crescimento do número e a diversidade socioeconômicos de estudantes que ingressam na instituição faz com que a gestão UFU sem Fronteira estabeleça como prioridade maior atenção às políticas estudantis que favoreçam a permanência do estudante com bom desempenho acadêmico, resgatando o valor público e social da universidade.

Ações Prioritárias

Ampliação de programas de bolsas e inclusão digital,

por

meio da ampliação da quantidade de bolsas destinadas aos estudantes; ampliação das vilas digitais e sistema de WiFi nos campi da UFU;

Ampliação do RU,

por meio da expansão dos restaurantes existentes,

criação de novos restaurantes e espaços descentralizados para atender a demanda de alimentação da comunidade UFU nos diferentes campi com qualidade, agilidade e humanismo;

Viabilização de auxílio creche, Página 18

por meio de previsão de recursos da


assistência estudantil visando atender a permanência dos pais estudantes na UFU;

Ampliação de programa de apoio aos estudantes com deficiência,

pela expansão e fortalecimento dos programas de inclusão de

estudantes portadores de deficiência, melhoria na acessibilidade universal na UFU;

Melhoria dos espaços de convivência e sedes das entidades estudantis,

por meio da reestruturação física e melhoria dos

equipamentos das Associações Atléticas e Diretórios Acadêmicos; por meio ainda da melhoria na ambientação humanística dos Centros de Convivência.

Página 19


As atividades de extensão permeiam todas as áreas do conhecimento, criado e transmitido, interligando ensino e pesquisa com as manifestações culturais e as demandas sociais, conforme reza o artigo 207 da Constituição Brasileira. Mudar o foco da extensão universitária como uma atividade de sentido único, isolada e independente, deverá ser mudada e deverá ser encarada de forma integrada a todas as outras missões da Universidade. Defendemos uma instituição com estrutura capacitada para vincular-se à sociedade alicerçada em interesses institucionais desenvolvidos a partir da produção representada pelo trabalho dos professores, técnicos administrativos e estudantes. Informarmos claramente a sociedade sobre o que a UFU faz e produz, compartilhar os conhecimentos e experiências da Universidade com a população e com as políticas de estado, nos temas de seu interesse é primordial no contexto atual, onde a comunidade externa cada vez cobra mais resultados práticos das pesquisas para o bem comum.

Ações Prioritárias

Concretização do Centro Cultural,

pela busca de recursos juntos

aos órgãos governamentais e não governamentais para construção do Centro Cultural da UFU na antiga reitoria Duque de Caxias;

Página 20


Ampliação dos centros esportivos e fortalecimento do esporte universitário,

por meio da construção de espaços específicos

para a prática esportiva visando a saúde, o lazer e o desenvolvimento de esporte de alto rendimento na UFU;

Institucionalização dos equipamentos culturais (coral, orquestra, museus, dança, teatro e outros),

por meio da criação

de espaços específicos e dotação orçamentária para os diversos equipamentos culturais da UFU;

Ampliação dos programas e projetos de extensão e prestação de serviços,

por meio do incentivo a elaboração de novas

propostas de interação com a sociedade nas diversas áreas do conhecimento e dos movimentos sociais;

Atenção à saúde da comunidade,

por meio da modernização dos

hospitais universitários e valorização da participação da UFU no sistema Único de Saúde.

Página 21


A expansão das atividades acadêmicas exigiu e ainda exigirá que a gestão universitária se readapte rapidamente para conseguir atender às demandas estruturais e gerenciais oriundas do processo de crescimento. Vencido este desafio, será necessário estabelecer, a partir da revisão do Estatuto e Regimento Geral, já em curso, novas formas de organização e funcionamento das atividades administrativas. No âmbito das Fundações de Apoio, após momento de resgate do abismo jurídico, estatutário, financeiro e de respeito institucional que se construiu nos últimos 3 anos e meio, cabe agora a gestão UFU sem Fronteiras o estabelecimento do crescimento e mudança de paradigma. O modelo de fundação meramente de cumprimento de demandas deve ser superado por modelo de Fundação de indução do desenvolvimento institucional.

Ações Prioritárias Modernização da gestão dos hospitais universitários, seguindo determinação do Conselho Universitário, ampliar a discussão do modelo de gestão do Hospital de Clínica e da FAEPU para otimizar a qualidade do ambiente de trabalho do servidor e a melhoria na prestação de serviço à sociedade; ampliar apoio à inserção do Hospital Veterinário na geração de políticas de formação de recursos humanos e prestação de serviço à comunidade; atuar junto ao gestor local do SUS na pactuação específica do Hospital

Página 22


Odontológico;

Melhoria dos sistemas de segurança dos campi,

por meio da

continuo investimento na iluminação, sinalização e gestão de tráfego nos diversos campi da UFU; investimento e exigência na capacitação e humanização da vigilância atuante na UFU;

Implantação do programa UFU digital,

que prevê procedimentos

administrativos utilizando meios eletrônicos, dispensando sempre que possível os documentos em papel; viabilizar a participação de conselheiros em reuniões por meio de videoconferências. Para implantação do Programa UFU Digital serão necessários

investimentos

substanciais

na

melhoria

das

condições

de

informatização da instituição, tanto no que tange a hardwares quanto a softwares.

Consolidação da gestão eficiente das fundações de apoio,

criando em parceria com a FAU/FUNDAP o Fundo de Apoio ao

Desenvolvimento da Pesquisa na UFU para complementação de auxílio financeiro a publicações científicas e participação em eventos internacionais; viabilizando postos avançados da FAU/FUNDAP nos campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos

de

Minas

para

facilitar

ações

dos

pesquisadores

e

induzir

o

desenvolvimento local de atividades de pesquisas e desenvolvimento institucional; Propor revisão dos níveis de taxação dos contratos entre UFU e Fundações de Apoio, viabilizado pelo saneamento financeiro da FAU e FUNDAP; busca contínua pelo saneamento financeiro da FAEPU;

Melhoria da logística de transporte e implantação da mobilidade de pessoas inter-campi,

pela criação de estrutura

logística estruturada regular de movimentação de carga os diferentes campi da

Página 23


UFU e de movimentação de pessoas entre os campi de Uberlândia;

Consolidação dos novos campi,

por meio da captação de novos

recursos para complementação da infraestrutura do Campus Gloria e dos novos campi fora de sede; seguindo procedimentos participativos e critérios de elaboração do campus Glória, elaborar planos diretores sustentáveis para os campi de Monte Carmelo e Patos de Minas.

Página 24


Considerações Finais Este programa de trabalho foi estruturado a partir do estabelecimento de eixos temáticos de desenvolvimento e definição de ações estratégicas prioritárias na busca pela eficiência e democracia na gestão; no fortalecimento da pesquisa e inovação; na consolidação das artes, esporte, cultura e interação com a sociedade; na qualificação das atividades de ensino e de atenção aos estudantes; no desenvolvimento sustentável; e na ampliação das fronteiras do conhecimento. É necessário ressaltar, que este programa não deve ser considerado como documento pronto e acabado, devendo ser cumprido a qualquer custo. Ele está aberto a novas propostas e aperfeiçoamentos nas condições e contornos da sua implementação. O processo continuado de avaliação e revisão permitirá refletir sobre o presente e futuro da instituição, identificando oportunidades, permitindo alcançar a maturidade desejada na oferta de educação de qualidade.

Alfredo Júlio Fernandes Neto Candidato a Reitor

Darizon Alves de Andrade Candidato a Vice-Reitor

Página 25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.