Edição número 1732 - 1° de maio de 2013

Page 8

8 BRASIL/MUNDO

TRIBUNAINDEPENDENTE

MACEIÓ - QUARTA E QUINTA-FEIRA 1 E 2 DE MAIO DE 2013

Brasil

Vereador propõe projeto que proíbe o sacrifício de animais em cambomblé O vereador Marcell Moraes (PV), eleito sob a causa de defensor dos animais, propôs um projeto de lei que proíbe o sacrifício de animais em rituais de Candomblé. Segundo o verde, o projeto nada tem a ver com religião e visa acabar com a tortura de animais nos cultos e sugeriu que a oferenda seja substituída por plantas ou folhas. Segundo ele, isso é questão de costume e com o passar do tempo a ausência do rito com animais será uma coisa normal. Ele destacou que a matança pode influenciar crianças e, no futuro, elas podem achar normal maltratar animais.

Garotinho acusa a Rede Globo de prestar serviços à ditadura ‘O que vocês têm, ganharam prestando serviços ao regime militar’, denunciou deputado ARQUIVO

Anthony Garotinho acusou dirigentes da Rede Globo de andar de braços dados com a ditadura militar

L

íder do Partido da República na Câmara, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que hoje está na frente nas intenções de voto para o governo do Estado, distante do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB, respondeu com um pesado discurso às críticas formuladas na última edição da revista semanal de ultradireita Época, de propriedade da Editora Globo. No plenário da Câmara dos Deputados, Garotinho disse que apoia a convocação dos dirigentes da emissora pela Comissão da Verdade, para explicar o apoio do grupo à ditadura militar. O parlamentar também denunciou uma suposta conta de João Roberto Marinho num paraíso fiscal e citou até o suposto envolvimento do diretor de jornalismo, Ali Kamel, no escândalo do Ba-

nestado. “O senhor. João Alberto Marinho, senhor José Roberto Marinho — seu irmão —, quem comprou a TV Globo de São Paulo com uma procuração falsa foi o seu pai, não foi ninguém da família Garotinho, e ninguém toma atitude contra vocês porque neste País a Justiça tem medo das Organizações Globo”, acusou. Segundo garotinho, o processo se arrasta há anos, trocando de juiz para juiz, de desembargador para desembargador. “E ninguém dá a sentença de uma televisão comprada com uma procuração falsa, senhor presidente. O que vocês têm vocês ganharam prestando favores à ditadura militar. Vocês ganharam canal de rádio e canal de televisão prestando serviços aos ditadores de plantão.”,declarou o deputado em discurso na Câmara dos Deputados.

ABUSO NO TRÂNSITO

Câmara aprova aumento de punição contra os rachas A Câmara aprovou, ontem projeto de lei que aumenta punição para a prática do “racha” e ultrapassagem perigosa em vias públicas. A primeira inovação do projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Nº9.503/97), é o aumento da multa para o motorista cometer essas infrações e que provocar lesão corporal ou morte. A medida é uma das primeiras sugeridas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante a Comissão Geral na Câmara sobre segurança pública e de trânsito em março. “Dados recentes mostram que as ultrapassagens correspondem à causa de 5% dos acidentes nas

rodovias, mas têm a maior mortalidade, de cerca de 40%. O projeto vem justamente inibir uma das principais causas de morte no trânsito”, disse o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, que acompanhou a votação em Plenário. O texto aumenta em dez vezes a multa aplicada nos casos de “rachas”, “pegas”, manobras perigosas, arrancadas e competições não autorizadas. Atualmente, ela equivale a 3 vezes o valor da multa gravíssima que é de R$ 191,54. Com o novo texto, a multa será 10 vezes o valor da infração gravíssima chegando a R$ 1915,40.

PROUNI

Bolsistas vão passar por supervisão O Ministério da Educação (MEC) informou, ontem que supervisionará os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), que custeia mensalidades de cursos de ensino superior em instituições privadas. A supervisão será feita pela Secretaria de Educação Superior com o objetivo de averiguar se o estudante continua atendendo aos critérios estabelecidos pelo programa, que determina que só podem obter a bolsa integral estudantes com renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio (1.017 reais) por pessoa. Para as bolsas parciais, é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos (2.034 reais) por pessoa. Para checar as possíveis irregulares na concessão das bolsas, a secretaria cruzará informa-

CORRUPÇÃO

Secretário do PC do B preso em operação Após a Polícia Federal prender o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Fernando Niedersberg (PCdoB), por suposto envolvimento em esquema de corrupção para a liberação de licenças ambientais, o Partido Comunista do Brasil se disse surpreso com a prisão de seu filiado, apontado como “dirigente do partido prestigiado no governo Tarso (Genro) em razão da sua capacidade política e técnica, demonstrada desde a campanha eleitoral onde ajudou na elaboração do programa de governo”, afirma a nota assinada pela direção estadual da legenda divulgada ontem.Niedersberg foi diretor presidente da Fundação de Proteção do Meio ambiente (Fepam) e recentemente assumiu a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

FALTA O MARIN

Romário vibra com saída de Havelange Ex-jogador e agora deputado Federal, Romário não deixou passar em branco a renúncia de João Havelange, que ocupava o cargo de presidente honra da Fifa. A notícia foi divulgada nesta ontem pela entidade maior do futebol no planeta. Havelange deixou o cargo sob pressão, em razão de um relatório da entidade que o envolve com corrupção. Romário usou sua fã page no Facebook para “festejar” o afastamento de Havelange e Ricardo Teixeira, antigo presidente da CBF, além de Nicolás Leóz, então presidente da Conmebol. O Baixinho pediu ainda o afastamento de José Maria Marin, atual presidente da CBF e questiona se não seria a hora de a entidade brasileira ter o seu “Comitê de Ética”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.