A integração das TIC

Page 1

LP TIC – Atividade 1

A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade? Com base nas leituras que realizou e na sua reflexão pessoal, e tendo em conta o papel da escola na sociedade atual, pronuncie-se sobre a questão colocada, num texto argumentativo com cerca de duas páginas.

Na minha opinião, a integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem é uma opção mas também uma necessidade e cada uma delas com as suas razões. Pode ser uma opção porque cabe ao professor escolher por fazer uso das mesmas nas aulas ou não. Se o professor optar por usar as TIC, pode dar aulas mais dinâmicas e mais interessantes para alunos visto que cada vez mais se interessam pelas novas tecnologias, mas uma aula com o uso das TIC é uma aula que requer esforço de organização da parte do professor o que para alguns é um ponto negativo pois não querem “desperdiçar” o tempo em casa. Uma aula com auxílio das TIC é mais trabalhosa pois exige do professor mais tempo para procurar meios de ligar a parte lúdica das TIC ao ensino, embora alguns pais pensem que as TIC não são um meio de ensino e que os filhos vão para a escola para estar na Net ou ver televisão. Estas de facto servem de auxílio no ensino das aprendizagens. O professor que opte por não usar as TIC nas aulas vai ter o mesmo trabalho de sempre, se não tive o trabalho feito todos os anos mas provavelmente terá alunos menos entusiasmados com os conteúdos das aulas, principalmente se comentarem com outros que outro professor ensinou a matéria de outra forma mais lúdica. O ensino das TIC é uma necessidade pois cada vez mais os alunos aparecem com autoaprendizagens na área das tecnologias e é necessário que os professores também os acompanhem e até aprendam partilhando informação. É uma necessidade também porque cada vez mais há a necessidade de estar em contacto com outras culturas com diferentes idiomas e as tecnologias são uma ótima ajuda a estabelecer o contacto, embora muitas vezes nem todas as pessoas tenham acesso às tecnologias como estava descrito no artigo da Professora Fernanda Botelho. A necessidade de usar as TIC continua quando são os próprios alunos que exigem e pedem que as novas tecnologias sejam usadas em aula, mas estas novas tecnologias não resolvem nada nas escolas, apenas são soluções mais sofisticadas antes de terem aparecido, pois os Carina Rodrigues

LEB A Nov. 2011


LP TIC – Atividade 1

alunos sem os professores não vão deixar de aprender nem vão conseguir aprender sozinhos apenas com TIC, são apenas instrumentos de auxílio, cuja a maioria das escolas não tem equipamento para suportar tais desafios como nos diz António Dias de Figueiredo no artigo Novos Media e Nova Aprendizagem.

Ao ler o artigo do Professor João Paz sobre a Educação e Novas Tecnologias concordei com muito do que escrevia como o facto de dizer que o uso das novas tecnologias não faz os bons professores assim como o não uso das novas tecnologias não fazem deles maus professores até porque não há muito tempo, não se usavam as TIC nas salas de aula e não era por isso que os alunos não aprendiam. Outro aspeto interessante presente no artigo, é o facto de apesar das TIC existirem numa escola, não quer dizer que os “professores velhos” não façam falta nem sejam inúteis, claro que é importante continuar a usar esses métodos porque as TIC trazem facilitismo e não pensam pelos alunos, e é importante ensiná-los e fazê-los pensar. Além do facilitismo há também associado às novas tecnologias a fraude, o chamado “copy-paste” assim como muitas desculpas para ir até às redes sociais, que têm de ser controladas caso os alunos estejam em aulas com o PC à frente. Como as TIC estão presentes no dia-a-dia dos alunos, quando estes chegam da escola com as novas aprendizagens adquiridas querem que os educadores também tenham esse conhecimento e assim os alunos muitas vezes têm o papel de professores dos pais. Estes pais por vezes mais tarde, anos depois de terem estudado, decidem voltar aos estudos e investir no ensino superior e tal aparece também no artigo da Professora Patrícia Fidalgo sobre “O ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação”. Os professores universitários deparam-se não só com alunos vindos do secundário assim como alunos mais velhos provenientes do mercado de trabalho e que maioritariamente esteve muitos anos sem estudar e cabe aos professores gerir a utilização das TIC que para alguns se torna um obstáculo por não terem aquisição de conhecimentos prévios para estarem adaptados às necessidades exigidas no ensino superior. Por isso, é necessário que todas as pessoas tenham acesso aos conhecimentos tecnológicos desde sempre, sempre que possível para que todos tenham conhecimentos e competências para uma utilização eficaz das novas tecnologias. Carina Rodrigues

LEB A Nov. 2011


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.