O Sapo no Inverno

Page 1

O Sapo no Inverno

HISTÓRIA RECONTADA E ILUSTRADA PELAS CRIANÇAS DA SALA AZUL Jardim de Infância Monte Espinho Educadora: Gabriela Cavadas Janeiro de 2012



Baseado na história “O Sapo no Inverno”

Autor: Velthuijs, Max Ilustrador: Velthuijs, Max Tradução: José Oliveira Editora: Caminho Local: Lisboa Data de edição: 2009 ISBN: 978-­‐972-­‐21-­‐2043-­‐2 Coleção: Livros do Arco-­‐Íris



Uma manhã o sapo acordou, foi à janela e ficou admirado porque estava tudo branco.


Correu lá para fora e caiu no rio que estava gelado. Ficou triste porque não _nha água para se lavar.


Sentou-­‐se junto ao rio a tremer de frio.


Apareceu a pata que andava toda contente a pa_nar e convenceu-­‐o a experimentar. A pata deu-­‐lhe os pa_ns e o cachecol. Empurrou-­‐o mas, o sapo caiu logo. Não gostou da experiência pois con_nuava com muito frio. A pata deu-­‐lhe o cachecol, não precisava dele porque _nha penas.


Depois apareceu o porco com um cesto de lenha às costas. O porco disse-­‐lhe que gostava muito do inverno. O sapo respondeu que não _nha uma camada de gordura como ele.


Mais tarde encontrou a lebre que andava a fazer exercício. Convidou o sapo mas, ele não quis porque con_nuava com frio e a lebre _nha pêlo quen_nho. Então foi para casa muito triste!


No dia seguinte foi convidado para uma batalha de bolas de neve. Mas o sapo não achou graça porque con_nuava com muito frio!


Foi para casa e sentou-­‐se ao pé da salamandra todo o dia. Gastou a lenha toda e foi lá fora apanhar mais, mas não conseguiu encontrar nada!


Andou muito até que se perdeu.


Estava tudo branco e deitou-­‐se na neve.


Os amigos encontraram-­‐no e levaram-­‐no para casa.


Meteram-­‐no na cama. A lebre foi apanhar lenha, o porco fez uma sopa e a pata fez-­‐lhe companhia.


À noite ouviram a lebre a contar histórias. O porco fez uma camisola de lã de duas cores para o sapo.


Quando o sapo ficou melhor foi lá fora ver a neve mas com a camisola quen_nha ves_da. Já não teve tanto frio e agradeceu aos amigos a sua ajuda.


Uma manhã quando acordou, o sapo viu que estava qualquer coisa diferente. Saltou da cama e correu lá para fora. Era Primavera! Saltou de alegria e os amigos ficaram contentes por verem o sapo tão feliz.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.