J3NEWS EDIÇÃO 338

Page 1

Endometriose afeta até

10% da população feminina

Conheça causas e sintomas da doença

PÁGINA 11

Pacientes renais vão para casa após meses internados

Parceria entre a Prefeitura de Campos e o Hospital Dr. Beda possibilitou a solução

Ao todo, 50 internos crônicos foram beneficiados com a medida

PÁGINA 03

Saúde mental feminina é destaque em SJB

Palestras e mesas redondas são realizadas dentro do Programa Saúde da Mulher PÁGINA 09

Viabilidade da soja é testada em Quissamã

Estudo está na segunda fase e é desenvolvido em parceria com a Pesagro-Rio PÁGINA 09

Abterj apoia Open J3News de Beach Tennis

Estão abertas as inscrições para a competição, que acontece entre os dias 23 de junho e 2 de julho, na Arena Novinho Beach Sports, em Campos. O torneio tem apoio do Sistema de Comunicação J3News e da Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro PAGINA 07

Arte urbana

muda a paisagem de Campos

Progressivo Art Crew e o graffiti nas ruas da cidade

Maysa Victoria

O estilo slip dress

PÁGINA 03 - CLUBE

Nas bancas por R$ 2,00 • NÚMERO 338 CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023
CAPA
Foto: Divulgação Fotos: Divulgação Foto: Arquivo colunista Foto: Secom/SJB Foto: Adilson dos Santos/Divulgação Foto: Divulgação
Resultado | Ampliação do número de vagas permitiu volta ao lar de renais crônicos que estavam internados
Leguminosa
Apoio | Programa foi implantado em 2013 na cidade | Plantio acontece em área de 1,5 hectare

Alívio na volta para casa depois de meses de internação

Cinquenta pacientes crônicos renais celebram saída de hospital

Clícia Cruz

Acordar todos os dias dentro do hospital, sem a menor perspectiva de retornar à vida normal. Essa foi a rotina de 50 pacientes crônicos renais de Campos, que ficaram internados durante meses em hospitais públicos aguardando uma vaga para fazer hemodiálise em centros especializados que ficam no município. A chamada regulação de pacientes é feita através da Central Estadual e depende do número de vagas disponíveis no sistema. Resultado de uma criação de turno e ampliação de quadro de funcionários no setor de hemodiálise do Hospital Dr. Beda, no último dia 13, os pacientes que estavam “morando” em hospitais conseguiram ter alta e retornar às suas residências. Um convênio celebrado entre a Prefeitura de Campos e o Grupo IMNE, permite a esses pacientes fazer a terapia, três vezes por semana, no setor de nefrologia do Hospital Dr. Beda.

Para atender a demanda, o Hospital Dr. Beda fez investimentos em equipamentos e treinamento de pessoal, além de criar o novo turno, para acomodar a todos de forma adequada, dentro da excelência e das normas exigidas, explica o nefrologista João Carlos Borromeu Piraciaba, responsável pelo setor de Nefrologia do hospital. “Nós no Grupo IMNE temos esse espírito de colaboração, quando nossa diretoria foi procurada pela Prefeitura para celebrar esse convênio nós buscamos nos adequar, para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Hoje nós criamos o 4º turno, contratamos profissionais e fizemos diversas adequações, para atender a todos os pacientes dentro das normas de excelência. Hoje, nós operamos com a capacidade máxima do Centro de Hemodiálise, que é de 200 pacientes”, diz Borromeu.

Ele comenta que o Beda já prestou colaboração a outros municípios em momentos de crise, como Itaperuna e Santo Antônio de Pádua na época da enchente e Friburgo, quando ocorreu a tragédia dos desabamentos na Região Serrana. “Nessas ocasiões nós sempre empregamos todos os esforços, e dentro da nossa capacidade recebemos esses pacientes, que não podem ficar sem a terapia”, destacou.

A diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, conta como foi o processo para admissão dos novos pacientes: “Todos nós do Grupo IMNE ficamos sensibilizados com a situação. Recebemos uma solicitação da Secretaria de Saúde de Campos para atender a esses pacientes. Já tínhamos três turnos, a única forma de ajudar seria abrindo o 4º turno. Então, reunimos todo o nosso corpo técnico e solicitamos uma orientação do engenheiro responsável pelo dimensionamento do tratamento de água. Esse é um insumo fundamental para as clínicas de hemodiálise. Após esse levantamento, afinamos com a Secretaria de Saúde os termos do contrato e iniciamos o processo de seleção, treinamento e contratação dos novos profissionais de enfermagem e de médicos. Na segunda-feira já recebemos o primeiro grupo de pacientes.”, diz Martha.

Voltando para casa

Leandro Valério tem 36 anos, ele começou a passar mal no dia 5 de novembro de 2022, após apresentar quadro de dores e cansaço, ele desmaiou e foi levado ao Hospital São José, de onde foi transferido para o Hospital Geral de Guarus (HGG), aonde chegou a ficar em coma por uma semana. Após acordar, ele se deparou com a nova realidade: teria que ficar internado porque não havia vagas para fazer hemodiálise fora do hospital. O paciente realizou sua primeira sessão de hemodiálise no HGG, onde ficou por seis meses, e agradece a oportunidade de poder voltar ao seio da família e rever os filhos pequenos. “Agradeço primeiro a Deus, que me devolveu minha vida e agradecer ao prefeito Wladimir, que foi humano, olhou por nós, porque nós não tínhamos esperança, os dias eram todos iguais. Agradecer ao Hospital Dr. Beda que nos recebeu tão bem, agora aos poucos a gente tenta retomar a vida”, diz emocionado.

Seu Antônio Pereira, de 74 anos, ficou internado durante um ano no HGG. “Sentia muita falta da família e da minha casa. Só saía daqui para ir ao médico. Passei esse ano dormindo e acordando no hospital. Foi o que eu fazia”, contou o paciente, que recebeu alta no sábado (13).

Ao dar a notícia aos pacientes do HGG, que eles iam poder voltar para casa, o prefeito Wladimir Garotinho se emocionou. “Agora vocês vão poder voltar ao convívio das suas famílias. É uma linda história que a gente está construindo aqui na cidade. Eu sei o quanto era difícil o sofrimento dessas famílias. Eu vim diversas vezes ao HGG e me deparei com o desespero dos pacientes, das famílias. Então, é um dia pra ficar guardado no coração, pra ficar guardado na memória e na história, como o dia em que a gente conseguiu de uma vez por todas acabar com esse sofrimento.”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Frederico Paes, destacou a importância do convênio da Prefeitura com o Hospital Dr. Beda. “Com essa grande parceria entre a Prefeitura de Campos, Secretaria de Saúde, Governo do Estado e o Hospital Dr. Beda, nós conseguimos avançar na assistência desses pacientes, que puderam voltar para suas casas. Foi um grande avanço para a saúde do município e pudemos contar com a participação e sensibilidade da diretoria do Beda. A gente vem agradecer por esses pacientes que foram beneficiados e por suas famílias, que não viam a hora de retornarem aos seus lares”, disse o vice-prefeito.

“Foi um grande passo que o município deu, porque esses pacientes, portadores de insuficiência renal crônica e que dependem de uma máquina para se manterem vivos, estavam internados há meses dentro do hospital, só para garantir uma vaga de acesso à hemodiálise. A gente conseguiu regulá-los e, agora, todos passarão a fazer hemodiálise de forma ambulatorial no Hospital Geral Dr. Beda, no Instituto de Medicina Nuclear. É uma felicidade muito grande e agradecemos muito ao Grupo IMNE, que nos acolheu nesse momento crítico e conseguiu viabilizar esta possibilidade de fazermos a transferência de todos esses pacientes internados no Hospital Geral de Guarus”, destacou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Clínica Regional de Hemodiálise será anexa ao HGG

Está prevista a construção, anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG), da Clínica Regional de Hemodiálise Amigos do Rim Francisco Paes Filho. A ideia é que o município seja pólo transplantador de rim de todo o Norte Fluminense, para retirar as pessoas de dentro das clínicas a partir da oferta de um transplante renal. A construção foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, no dia 1º de março.

O projeto de construção da clínica, que terá as obras custeadas pelo Governo do Estado, foi entregue ao vice-governador Thiago Pampolha e ao secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, no dia 28 de março, durante as comemorações dos 188 anos de elevação de Vila à cidade.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que está sendo feita a pactuação de R$15 milhões ao município de Campos para a construção da clínica e que a gestão da unidade ficará sob responsabilidade municipal.

Insuficiência renal

A insuficiência renal é uma condição na qual os rins perdem a capacidade de realizar suas funções básicas. De acordo com o Ministério da Saúde, essa condição pode se manifestar de duas formas: aguda (IRA), quando ocorre uma rápida e súbita perda da função renal, ou crônica (IRC), quando essa perda é lenta, progressiva e irreversível. Diabetes, hipertensão, obesidade

e tabagismo são fatores de risco para a insuficiência renal.

Além de eliminar resíduos e líquidos do organismo, os rins desempenham um papel crucial em outras funções vitais. Eles são responsáveis por regular a quantidade de água e diversos elementos químicos presentes no sangue, como sódio, potássio, fósforo e cálcio. Além disso, atuam na eliminação de medicamentos e toxinas, e liberam hormônios na corrente sanguínea que têm impacto em várias funções do corpo. Esses hormônios desempenham papéis fundamentais, pois regulam a pressão arterial, contribuem para a produção de células vermelhas do sangue e fortalecem a saúde óssea.

A insuficiência renal crônica ocorre quando há uma perda parcial da função renal, de forma gradual e irreversível ao longo do tempo. Essa condição pode progredir até se tornar uma insuficiência renal crônica terminal, na qual ocorre uma perda de função renal superior a 85 a 90%. Nessa fase, o acúmulo de toxinas e água no organismo torna-se excessivo e o paciente necessita iniciar um tratamento que substitua a função dos rins.

Os sintomas da insuficiência renal nem sempre são perceptíveis em estágios iniciais, o que dificulta seu diagnóstico precoce. No entanto, algumas manifestações podem indicar a presença dessa condição avançada. Entre os sinais estão fadiga e falta de energia, dificuldades de concentração, redução do apetite, problemas para dormir, cãibras noturnas, inchaço nos pés e tornozelos, inchaço ao redor dos olhos (principalmente pela manhã), pele seca e irritada, e aumento da frequência urinária, especialmente durante a noite.

Especial CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 03
Dr. Beda | Ampliação do setor de hemodiálise possibilitou receber os 50 pacientes que estavam internados Emoção | Familiares comemoram retorno dos pacientes para casa Alívio | Wladimir Garotinho acompanhou alta médica dos internos Fotos: Divulgação/Carlos Grevi Nefrologista | Dr. Carlos Borromeu

OSX no Porto do Açu segue atraindo grandes empresas para seu complexo

A OSX que foi criada por Eike Batista segue com atuação no Porto do Açu em São João da Barra, ocupando uma grande área com várias empresas de logística. O modelo de negócios da OSX Açu é sustentado pelo aluguel e desenvolvimento de projetos em lotes de áreas no seu complexo. Esse foi um dos assuntos principais da 3ª Paella este ano dos Amigos do Porto do Açu, uma espécie de reunião informal dos principais executivos das empresas que operam no Porto. Veio do Rio para o evento que aconteceu em Grussaí, a ex-prefeita e hoje deputada estadual Carla Machado.

Karine, que foi como plateia e deu canja em boteco no centro de Campos

Karine, a bela cantora campista, que tem encantado todos com seu repertório de samba, deu uma canja muito especial na semana passada, em um boteco no centro de Campos.

Ela estava incógnita em uma mesa, tipo relaxando, mas foi logo reconhecida e chamada para cantar. Esbanjou talento, simplicidade e simpatia.

Construção civil volta a dar sinais de vitalidade e prédio de alto padrão será lançado no Parque Tamandaré

Um forte empresário da construção civil de Campos, que entregou recentemente um prédio de luxo na Pelinca, se aliou a outro tão grande quanto para lançar outro empreendimento de alto padrão, desta vez no Parque Tamandaré. Esse mesmo empresário está construindo um condomínio de casas, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

OPINIÃO

Um convênio para celebrar

Convênio firmado entre a Prefeitura e o Grupo IMNE para atender a 50 pacientes crônicos renais de Campos, que ficaram internados durante meses, aguardando uma vaga para fazer hemodiálise nos centros especializados, ilustra bem o compromisso do poder público e da iniciativa privada na área medica.

Esses 50 pacientes estavam praticamente morando do Hospital Geral de Guarus (HGG), agora já estão em casa e passaram a fazer a terapia três vezes por semana, no setor de nefrologia do Hospital Dr. Beda, a partir da regulação de pacientes que é feita através da Central Estadual e depende do número de vagas disponíveis no sistema.

Através do convênio entre a Prefeitura de Campos e o Grupo IMNE, foi criado mais um turno no setor de hemodiálise, para atender a esses pacientes, que não tinham perspectiva de quando poderiam voltar para casa. O Hospital Dr. Beda fez investimentos em equipamentos e treinamento de pessoal, além de criar um novo turno, para acomodar a todos de forma adequada, dentro da excelência e das normas exigidas.

O Grupo IMNE já atendeu nesta área demandas de outros municípios em momentos de crises como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Nova Friburgo, quando ocorreu a tragédia dos desabamentos na Região Serrana.

Em suma, o convênio é um exemplo de entendimento responsável entre os setores públicos e privados quando a urgência se apresenta de forma premente.

Casa Cor no Rio de Janeiro será na mansão de uma campista que foi considerada uma das maiores anfitriãs do país

A Casa Cor 2023, no Rio de Janeiro, que será aberta em agosto, terá tudo a ver com Campos, a começar pelo prédio que irá abrigar o evento. A mansão no Jardim Botânico pertencia à campista Odeléa Brando Barbosa, considerada uma das maiores anfitriãs do Rio de Janeiro, nos anos 40. Era casada com o empresário Jorge Brando Barbosa e chegou a receber nesta residência diversos presidentes da República à época. A campista faleceu no início dos anos 2000. Ainda sobre a Casa Cor do Rio, haverá outra surpresa de campista.

Nilópolis, terra da Beija-Flor, na Baixada Fluminense, é uma homenagem a Nilo Peçanha

Único campista que chegou a ser presidente da República, Nilo Peçanha tem tido suas memórias resgatadas aos poucos. Mas ele deve estar se revirando com Arthur Bernardes, seu maior adversário político, dando nome a uma das maiores avenidas de Campos. Na verdade, a maior homenagem feita a Nilo Peçanha está na Baixada Fluminense. Nilópolis, terra da escola de Samba Beija-Flor. Nilópolis é mesmo a maior homenagem feita ao ilustre campista.

Caminhos do Açúcar e Turismo Rural

Foi um sucesso em São Fidélis o primeiro Festival Caminhos do Açúcar, desenvolvido pelo Cidennf (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense). O evento, iniciado na sexta-feira (19), reuniu uma série de palestras e atrações musicais com o objetivo de incrementar o turismo regional. Atualmente, o Cidennf é presidido pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e tem como secretário-executivo o competente Vinicius Viana. Representantes do Sebrae também participam em conferências sobre empreendedorismo. A diretora do Arquivo Público de Campos, Rafaela Machado, também marca presença no festival, na última palestra de domingo. (FOTO - Vinicius Viana)

Literatura real

O advogado, professor e pesquisador Evandro Monteiro de Barros Jr. lançará mais um livro voltado para a temática sobre a monarquia, sistema de governo que ele defende com entusiasmo. A obra “O direito dos reis” será apresentada ao público em junho. A data e o local da noite de autógrafos serão confirmados nos próximos dias. A nova publicação se junta a outros dois livros do autor, “A nobreza em exílio” e “NoblesseOblige”. No terceiro livro do escritor, ele discute a origem e a legitimidade do direito de governar, o verdadeiro significado do que é ser nobre, além de uma série de prerrogativas minuciosamente analisadas sobre o tema. Atualmente, Evandro Monteiro é diretor de patrimônio da Fundação Benedito Pereira Nunes/ Faculdade de Medicina de Campos e coordenador do programa FIES da instituição. O escritor é doutor honoris causa em Filosofia e em Direito.

Cresce em Campos e São Francisco os arrendamentos de áreas rurais

Tem crescido em Campos os arrendamentos de grandes propriedades rurais. Esse tipo de modelo de negócios é uma tendência em várias regiões agrícolas do país. No caso específico de Campos e outros municípios como São Francisco do Itabapoana, produtores rurais do vizinho estado de Espírito Santo são os maiores clientes.

Pint

of Science 2023 brinda a ciência em Campos!

Considerado um dos mais importantes eventos voltados para a popularização e democratização da ciência em todo o mundo, o Pint of Science Brasil anuncia o Festival de 2023 com a participação de 120 cidades no Brasil, incluindo 20 capitais estaduais e o Distrito Federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. Em Campos dos Goytacazes, o evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio, com entrada franca, no Nomad Tex e Bar Meet, de 19h às 21h.

Como Ocorreu a Minha Vida de Jornalista em Niterói.

Por

“A ausência científica elimina criminosamente a importância fundamental de se impedir a mudança climática antropogênica. “ - Al Gore.

Embora tenha iniciado em Campos e no Rio de Janeiro a minha condição de jornalista, foi em Niterói, que fui encarregado de dirigir o Boletim Fluminense de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro pelo Governador Miguel Couto Filho numa iniciativa do Dr. Moacyr Gomes de Azevedo, então Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio da Capital Fluminense. Sendo bom registrar, que fui nomeado num cargo da maior importância, pois eu ia assumir a condição de redator, isto é, aquele que cria e revisa textos e livros, além de atuar na redação e produção de peças publicitárias. Sim, eu me tornei redator do Boletim Fluminense de Agricultura, que estava sem funcionar. Todavia, consegui que o nosso Boletim voltasse a ser lido por vários ruralistas. E despertei o interesse de sua leitura por alguns cidadãos dos Estados Unidos, da Europa, da Ásia e da África preocupados com os seres humanos do planeta Terra, como me informou o Dr. Domingos Abbês, então diretor da Divisão de Ensino e Divulgação Rural do Estado do Rio de Janeiro. Estávamos, assim, antecipando a advertência, que anos depois foi realizada por Al Gore, o notável político e empresário ambientalista dos Estados Unidos. Parece-me fundamental lembrar, que

em 1956, embora eu estivesse em Niterói, o Professor Álvaro Duarte Barcelos afirmou, no então Colégio Agrícola de Campos, que o Boletim Fluminense de Agricultura se transformou “numa das mais bem-feitas revistas, no gênero, editadas no Brasil”. Ao voltar em 1961 para Campos, lamentavelmente o Boletim Fluminense de Agricultura deixou de funcionar. Perdemos, assim, a possibilidade de acompanhar os ruralistas, que estão lutando para que todas as atividades agropecuárias contribuam de fato para a defesa do Meio Ambiente, que é no fundo o empenho ardoroso de se impedir que o ser humano desapareça do mundo em que vivemos. Na verdade, basta a Amazônia, para se verificar que O Meio Ambiente deve nos preocupar grandemente. É imperioso não sermos vítimas da exploração ilegal de madeira, ouro e terra, para não se falar da execrável destruição das florestas. Todavia, há outras loucuras que afetam o mundo, como é o caso da falta de água em áreas, isto é, em espaços, em que elas são fundamentais. Basta lembrarmos do nosso Rio Paraíba do Sul, que era navegável e repleto de pranchas e até de vapores em Campos. Agora, em face de não se ter mais a água para pranchas e vapores, verificamos que não mais flutuam ao longo das margens ribeirinhas da nossa Campos dos Goytacazes e das ribeiras que encantavam os nossos irmãos de Macaé. Está na hora, pois, de pensarmos na ciência e combater os que só querem dinheiro nas mãos.

O conteúdo dos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam a opinião do Jornal Terceira Via

www.j3news.com \ jornalterceiravia Expediente: Fundador Herbert Sidney Neves - Diretor Geral: Fábio Paes Chefes de Reportagem: Thiago Gomes e Simone Fraga - Projeto Gráfico: Estúdio Ideia Diagramação: Luiz Fernando Vicente Gerência Comercial: (22) 2738-2700 Rua Gov. Theotônio Ferreira de Araújo, 36 - Centro - Campos dos Goytacazes - RJ Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Estado de São Paulo Sistema de Comunicação Terceira Via CNPJ 15.205.202/0001-47
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 04
Fernando da Silveira - Jornalista, advogado e professor universitário Foto: Blessing Foto: Josh Foto: Casacor/Divulgação

Brasil parece desejar “pular” o presente como se fosse uma etapa

Como, então, planejar o futuro?

Exceto por situações incomuns, antinaturais, em que por algum distúrbio o dia de amanhã não represente nada sobre coisa alguma – o popularmente conhecido ‘tanto faz’ –, a vida de todos e de cada um está focada no futuro.

Seja no âmbito familiar, nas relações pessoais, na esfera profissional, na vida pública e em inúmeros outros contextos – dos mais simplórios aos mais relevantes – mirar no futuro nos

é intrínseco. Está em nossa natureza. Os jovens pensam em namorar e os namorados apaixonados numa relação estável. O estudante tem por ob-

jetivo a formação acadêmica e, ato contínuo, trabalhar na profissão que escolheu. Os que não conseguem levar os estudos mais adiante buscam um emprego que lhes permitam prosperar e ter uma vida digna. Metas – O trabalhador, já cansado, pensa na aposentadoria, e todos, sejam autônomos, profissio-

presários, servidores públicos, etc –dos mais humildes aos afortunados –olham para o futuro.

Entre o passado e o futuro, não é possível ‘queimar’ a etapa do presente

nais liberais, pequenos ou grandes em-

Os viajantes querem chegar a seu destino. O competidor, ao pódio; o atleta, à medalha; o escritor, ao livro nas prateleiras. O comandante do navio, ao porto; o ator, ao palco; e o pintor, à imagem na tela

antes branca e sem vida. Da mesma forma, o prefeito anseia (ao menos em tese) o desenvolvimento da cidade que governa e prosperidade de sua

gente; tal qual, respectivamente, o governador e o presidente em relação ao estado e ao país.

Logo, estando pacificado – de acordo com a linha de raciocínio aqui desenvolvida – que o futuro é a ‘linha de chegada’ para que o bem estar se faça presente em todas as demandas, pergunta-se: como excluir o presente? De que jeito vamos para frente olhando para trás? Que varinha mágica nos leva ao amanhã se presos às amarras do ontem?

Para todas essas interrogações a

resposta é simples: não tem como. O presente é a ponte para o futuro. Sem ele, não tem ponte. Só abismo.

Política com o ‘pescoço virado’ E mais retrovisor: Michel Temer, Sérgio Moro, etc

Daqui a 10 dias o governo do presidente Lula da Silva completa cinco meses, sendo pertinente refletir se o Executivo Federal administra o Brasil dando prioridade às políticas públicas de desenvolvimento e elevação da qualidade de vida do povo ou, bem diferente disso, se a preocupação é mostrar o quanto ruim e devastador foi a gestão passada.

Da mencionada reflexão não se chega a conclusões fáceis. Nada é 100% isso, ou aquilo. Afinal, seria preciso conhecer – e conhecer a fundo – os bastidores da política do Planalto. Assim, afirmações peremptórias seriam, no mínimo, imprecisas. Para não dizer levianas. Afinal, mesmo na alta cúpula, os bastidores ‘guardam’ seus segredos e conflitos.

É o chamado ‘fogo amigo’.

Banco Central – Mas, difícil não reconhecer que o retrovisor está maior que o para-brisa. Num sim-

ples apanhado, tivemos a discussão – que prossegue até os dias atuais –da autonomia do Banco Central. Ora, essa fala do presidente Lula começou ainda na transição, trazendo insegurança ao mercado e sendo criticada pelos principais economistas do país.

Sem a menor cerimônia, Lula falou em tirar a autonomia do BC, status-quo aprovado pelo Senado em 2020 e que passou a vigorar no ano seguinte. Então, o entendimento presidencial está ou não voltado ao passado?

Vale lembrar, os países mais desenvolvidos do mundo adotaram a autonomia do BC. Para citar apenas alguns, EUA, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia, Rússia, Suécia, Suíça, Israel, Coreia do Sul e os membros da zona do euro. O FMI também apoia o BC. Mas o Brasil quis o retrocesso.

Semanas após ter assumido, Lula chamou Michel Temer de “golpista”. (De novo, o passado). O ex-presidente que, de fato, tirou o país da recessão que caminhava para depressão no governo Dilma, respondeu: “DestruíumPIBnegativode5%parapositivode 1,8%. A inflação de dois dígitos caiu para 2,75%; os juros de 14,25% desceram para 6,5% e o desemprego de 13,5% veio para 8%".

Temer disse, ainda, que Lula se mantém no palanque e “que o país não foi vítima de golpe algum”. Por fim, acrescentou: “Recomendo ao presidente Lula que governe olhando para a frente, defendendo a verdade,praticandoaharmoniaepregandoapaz”.

Sérgio Moro – Em março, operação da PF envolvendo 120 agentes, prendeu 12 pessoas de uma facção criminosa que planejava matar o senador Sérgio Moro, sua família, e sequestrar autoridades públicas. Sobre o episódio, Lula – segundo O Globo – disse ser “visível que é uma armação de Moro”. Mais uma fala desastrosa, que soou como

vingança, tendo em vista episódios do passado. (*Paralelamente, a juíza Gabriela Hardtretirouosigilodadecisãoqueautorizoua prisãodossuspeitos).

País precisa andar – Depois de duas derrotas consecutivas no Congresso (o PL das fake-news saiu de pauta e trechos de decreto sobre o marco do saneamento básico foram derrubados), o presidente Lula recorreu ao que, desde sempre, é comum no Brasil: acelerou a liberação de emendas e, de acordo com O Globo, de uma só vez repassou R$ 700 milhões para deputados e senadores – o maior valor já distribuído em apenas um dia desde o início da gestão.

No início de maio, o governo federal liberou mais de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares para negociar apoio de deputados e senadores a pautas de interesse do Executivo.

Espera-se, portanto, que agora o Planalto colha os frutos e consiga apoio para, de falto, começar a governar. Mas é preciso deixar o passado no passado.

escreve escreve escreve escreve Guilhe rme
escreve CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 05
BELIDO
e PÁGINA 05 - J3NEWS

Obras em ruas principais causam congestionamento

Execução dos trabalhos acontece durante o dia e em horário comercial

A execução de obras de recuperação asfáltica em algumas das principais ruas e avenidas de Campos vem gerando críticas de quem precisa trafegar pelo Centro e bairros vizinhos. Motoristas se queixam, principalmente, da lentidão do trânsito na região, causada por interdições, e questionam a execução das obras durante o período diurno e em dias úteis. Somente esta semana, intervenções em duas das vias mais movimentadas do município renderam reclamações: no trecho inicial da Dr. Nilo Peçanha, entre o cruzamento com a avenida 28 de Março e a rua Manoel Teodoro, concluído na última terça-feira (16), e na avenida Felipe Uebe, no trecho entre a avenida 28 de Março e a rua

Dr. Juvenal Manhães, em sentido à Alberto Lamego, que foi interditada na quarta.

O trecho da avenida Felipe Uebe entre a avenida 28 de Março e a rua Dr. Juvenal Manhães já passou pela fresagem (raspagem) do antigo asfalto e está interditado para a construção da nova camada asfáltica. No mesmo sentido, a via também teve meia pista interditada entre a rua Teófilo Gouveia e a avenida Caldas Viana para a fresagem.

Já os trabalhos no trecho inicial da avenida Dr. Nilo Peçanha, entre o cruzamento com a avenida 28 de Março e a rua Manoel Teodoro, causaram congestionamento com a interdição de uma das faixas de tráfego para o processo de

fresagem. A via dá acesso à BR-101 e é uma das mais movimentadas da cidade. A situação de quem transita pelo local ficou ainda mais delicada em razão da finalização de intervenções na avenida 28 de Março, que ocorriam paralelamente. Em nota, a Prefeitura afirmou que “tem dado todo apoio para a execução do serviço, disponibilizando agentes e viaturas nos trechos interditados para orientação da população, além de divulgar diariamente os locais interditados e as opções de trânsito”.

Questionada sobre as próximas ruas que receberão novo asfalto e sobre o cronograma futuro das obras, a Prefeitura não respondeu até o fechamento desta edição.

Obras fora do cronograma

Em entrevista concedida ao J3News na segunda-feira, o subsecretário municipal de Mobilidade de Campos, Sérgio Mansur, afirmou que as obras na avenida Dr. Nilo Peçanha não constavam do cronograma da Prefeitura.

“Foi muito importante para Campos a liberação desses recursos pelo Governo do Estado para a pavimentação de vias, porque isso representa, além de uma grande melhoria no processo de mobilidade, uma economia financeira para o Município. Entretanto, os serviços têm que ser feitos em comum acordo com a Prefeitura, para que o IMTT tenha condições de apresentar rotas alternativas à população e de informar a próxima etapa. Infelizmente, no caso específico da Nilo Peçanha, houve um desacerto, pois ela não estava prevista para ser pavimentada agora”, disse, então, o subsecretário.

As obras de recuperação asfáltica que ocorrem em Campos fazem parte de um pacote orçado em R$ 93 milhões, que vai contemplar mais de 100 ruas e é executado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa RJ Presente.

DECLARE SEU APOIO A CAMPOS

DECLAN-IPM 2023

Você, empresário, que já recolheu o ICMS, apresente sua DECLAN. Assim você ajuda Campos a ter mais, mais educação e uma infraestrutura melhor.

Acesse fazenda.rj.gov.br e transmita a sua DECLAN até o dia 22 de maio ou faça a retificação até o dia 29 Assim, a nossa cidade recebe mais ICMS do Estado e continua investindo em qualidade de vida.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 06
Campos
SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA
Você também pode apontar a câmera do seu celular para o QR Code para ter acesso à declaração.
* *
Intervenção | Recuperação do asfalto gera transtorno na área central Foto: Carlos Grevi

Fotos:

Participação | Grupos masculino, feminino, misto e ainda acima de 50 anos para homens Na arena | Evento terá entrada franca e participação de atletas de toda a região

Abterj firma parceria para o 1º

Open J3News de Beach Tennis

Inscrições para a competição, que começa em junho, estão abertas

cantes atualmente. Os vencedores do 1º Open J3News de Beach Tennis vão pontuar no ranking estadual.

ÉJ3News de Beach Tennis que será realizado em dois finais de semana, entre os dias 23 de junho e 02 de julho, na Arena Novinho Beach Sports, em Campos dos Goytacazes. O evento é organizado pela Winner Marketing Esportivo com apoio do J3News e da Associação de Beach Tennis do Estado do Rio de Janeiro (Abterj). A competição é gratuita ao público e está com inscrições abertas para participação de atletas profissionais e amadores.

Um dos destaques do 1º Open J3News é a parceria com a Abterj. Nos últimos 10 anos, a instituição é a responsável pela realização de competições de beach tennis em todo o estado. Já são mais de 100 etapas de circuitos da modalidade. É através da associação que atletas e entusiastas do esporte garantem a oportunidade de competir e se desenvolver. O ranking estadual já conta com mais de 2200 atletas vinculados e é atualizado com base nos resultados das competições realizadas pela Abterj. Em Campos, a procura pelo beach tennis segue em alta e tende a se manter crescente com estimativa de cerca de 1500 prati-

Para o vice-presidente da Abterj, João Nunan, a realização do evento em Campos e a parceria com a associação são indicativos positivos para os atletas. “Esse apoio vai permitir que Campos dos Goytacazes tenha equipes participantes da "Copa dos Municípios" que vai acontecer em janeiro de 2024 e é extremamente relevante para a promoção do Beach Tennis.

Ao oferecer a chance de seus melhores atletas competirem em um evento de alto nível, a cidade ganha visibilidade e reconhecimento dentro do cenário esportivo, destacando-se como um pólo de talento e prática do esporte" pontua.

O organizador do 1º Open J3News de Beach Tennis, Luis Pereira, ressalta que a parceira com a Abterj abre espaço para outros eventos, em Campos e região. “É uma forma de incentivar e ter cada vez mais pessoas praticando esporte e impulsionando o Beach Tennis”, destaca.

Para inscrição, os interessados devem fazer contato através dos telefones: (22) 99268-9730 ou (22) 99922-1116.

Competição terá categorias masculina, feminina e mista

A organização do 1º Open J3News de Tennis já definiu a divisão de categorias. As inscrições estão divididas em grupos masculino, feminino, misto e ainda o grupo acima de 50 anos para homens. O evento terá entrada gratuita.

A estrutura da arena Novinho Beach Sports, onde o evento será realizado, conta com cinco quadras, vestiários feminino e masculino, tenda para atletas e o público. O espaço também conta com área de alimentação com bar e restaurante. O espaço fica na rua Mariana Barreto, nº 48, no Parque Leopoldina. No primeiro final de semana, de 23 a 25 de junho, competem as categorias: 50+, C feminino e masculino, Open masculino e feminino, Mista Open e C. No segundo final de semana, nos dias 1º e 02 de julho, as categorias para competir serão: D masculino e feminino, B masculino e feminino, mista, B e D.

Destaque CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 07 Destaque
Luis Pereira | Organizador do 1º Open J3News de Beach Tennis
grande a expectativa de atletas profissionais e amadores para o 1º Open Divulgação
João Nunan | Vice-presidente da Abterj

Saúde mental feminina em foco

Programa em SJB atua com cuidados e ajuda multidisciplinar

A temática Saúde Mental Feminina tem sido destacada em ações durante todo o mês de maio. O Programa Municipal Saúde da Mulher tem abrangência e cobertura total em São João da Barra desde 2013. Só nos primeiros quatro meses de 2023 foram realizados 7.818 atendimentos. O município oferece consultas com médicos, como ginecologia e obstetrícia, de baixa e média complexidade, nas Unidades de Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Rodas de conversas e palestras com a equipe multidisciplinar do Centro de Práticas Integrativas e da Patrulha Municipal Maria da Penha estão entre as atividades.

Violências domésticas, sexual, moral e financeira são queixas frequentes a serem combatidas. A partir da pandemia, houve um aumento significativo da busca por atendimento especializado em saúde mental em SJB. “O tema saúde mental feminina foi uma sugestão da equipe que atua diretamente com as mulheres junto às unidades e programas municipais”, explica Luziane Ambrosio, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de São João da Barra.

Atendimento

Locais como Caps, Ambulatório Ampliado de Saúde Mental e Centro Municipal de Práticas Integrativas disponibilizam atendimento

do Programa Saúde da Mulher e conta com médicos ginecologistas e obstetras, psicólogos e assistentes sociais. Já o Centro de Práticas Integrativas desenvolve atividades como acupuntura, pilates, osteopatia, quiropraxia, ventosaterapia, yoga, ozonioterapia, arterapia, dançaterapia, musicoterapia, homeopatia e fitoterapia, além de atendimento psicológico.

Além da violência doméstica, jornadas excessivas de trabalho dentro e fora de casa podem gerar transtornos psicológicos e emocionais. A busca por orientação após as palestras tem sido positiva, segundo a equipe. “O objetivo é atingir as mulheres em todas as suas necessidades, sejam elas psicológica, terapêutica, patológica, através também de outras ações educativas e preventivas por meio de parcerias”, cita a coordenadora Márcia Abreu.

As equipes são preparadas para orientar e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica. Os casos são encaminhados para a atenção especializada, como o atendimento da Patrulha Municipal Maria da Penha e unidades do Creas. Para aumentar a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, a Guarda Civil Municipal vem atuando com a Patrulha Maria da Penha e intensificando as ações preventivas e de fiscalização para o cumprimento das medidas judiciais protetivas. A equipe atua 24 horas por dia, com efetivo de ambos os sexos visando proporcionar maior agilidade e acolhimento às vítimas.

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde de SJB, o aumento

da procura das mulheres pelos serviços ofertados possibilita a melhoria da qualidade de vida, a partir do momento que elas têm acesso à informação, tratamento e acompanhamento pelos profissionais do município: “As práticas integrativas em saúde visam promover a saúde olhando o ser de forma singular, tratando a causa e não a doença, para reduzir agravos através do resgate do autocuidado, motivando e incentivando o cidadão a se amar e perceber que ele é a pessoa mais importante para ele mesmo. Dessa forma, o risco de agravos à saúde mental diminui muito. A prevenção é o caminho da saúde do futuro”, conclui Daniela Del Rio, coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas.

município e pretende oferecer aos produtores uma forma de baratear a dieta dos animais, já que a soja é muito utilizada na alimentação animal.

“O objetivo do experimento do plantio de soja realizado pelos técnicos da secretaria é observar quais as espécies que melhor se adaptam ao clima e solo da região, para que em seguida os conhecimentos possam ser transmitidos aos produtores do município, como alternativa para redução dos custos na alimentação do gado leiteiro”, afirma.

Soja transgênica se destaca na segunda fase

Na primeira fase foram avaliadas quatro variedades de soja, com ciclos que variam entre 100 e 140 dias.

A Empresa Brasileira de Pesquisa

Prefeitura de Quissamã pesquisa viabilidade da soja

Estudo, que entrou na segunda fase em maio, é feito em parceria com a Pesagro-Rio

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã deu início, nos primeiros dias de maio, à segunda fase de um experimento que pretende verificar o potencial do plantio de soja no município. A pesquisa é feita em parceria com a Empresa de Pesquisa Agrope-

cuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e acontece em uma

área de 1,5 hectare no Horto Municipal Hermes de Souza Pinto, localizado no Canto de Santo Antônio. Nesta etapa será testada a viabilidade do plantio em estações mais frias do ano, marcadas por estiagens e pela queda do

índice pluviométrico na região Norte Fluminense, uma vez que a leguminosa é uma cultura de verão. De acordo com o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca Lopes, a pesquisa atende a uma demanda de criadores de rebanhos de leite do

Agropecuária (Embrapa) é responsável pela criação e desenvolvimento dessas cultivares.

“Duas foram de ciclo tardio, uma de ciclo precoce e uma transgênica. Todas se mostraram promissoras mediante as condições a que foram submetidas. Porém, do ponto de vista econômico, a que mais se destacou foi a transgênica”, explica Cosme Chagas, técnico em agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Quissamã.

Com isso, a soja transgênica ganhou mais espaço na segunda fase da pesquisa e passou a ocupar uma área de 1,2 hectare, o que equivale a 80% do espaço destinado à pesquisa no Horto Municipal Hermes de Souza Pinto. O plantio se deu no sistema direto, em que é utilizada a palha da cultura anterior e não há revolvimento do solo.

Cultura tem potencial econômico

O engenheiro agrônomo Benedito Fernandes de Souza Filho, que atua como pesquisador da Pesagro-Rio há mais de 40 anos, relembra uma experiência de viabilidade anterior, ocorrida na década de 70, no Norte Fluminense, e ressalta o potencial econômico da soja.

“A Pesagro-Rio foi criada exatamente com o intuito de diversificar a produção agrícola na região canavieira de Campos. Começamos com arroz, feijão e milho, a partir de 1976, e, mais tarde, incluímos a soja, que mostrou potencial. Apesar disso, praticamente ninguém se interessou, talvez pela dificuldade de escoar o produto, entre outros fatores. Agora temos o Porto do Açu e novas tentativas vêm sendo feitas em Campos, Macaé e Quissamã, que reforçam a viabilidade dessa cultura. A soja tem grande potencial no Norte do Estado e gera riqueza e emprego, pois atrai toda uma cadeia de empresas que atuam no processamento dos grãos”, explica.

Região CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 09
GCM e Patrulha Maria da Penha
Foto: Secom/SJB
Apoio | Rodas de conversa e palestras são realizadas com frequência dentro do Programa Saúde da Mulher No campo | Segunda fase do estudo começou no início de maio, com plantio no Horto Municipal de Quissamã Fotos: Adilson dos Santos/Divulgação

Cólicas menstruais intensas, dores durante as relações sexuais, dor e sangramen-

tos intestinais e urinários durante a menstruação e até infertilidade. Esses são alguns dos sintomas da endometriose, uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a doença afeta cerca de 10% da população feminina, sendo mais frequente entre mulheres de 25 a 35 anos.

De acordo com dados da Organiza-

Endometriose: o que é? Saiba causas e sintomas

Doença afeta cerca de 10% da população feminina

ção Mundial de Saúde, existem mais de 100 milhões de mulheres com endometriose ao redor do mundo. Números que chamam atenção da ginecologista e obstetra Sumara Vargas. “Um número bastante expressivo e que merece o nosso olhar atento.

Já que é uma doença inflamatória, estrogênio-dependente, que se caracteriza pela presença de tecido endometrial (de dentro do útero), fora da cavidade uterina, fora do seu lugar habitual. Comprometendo mais frequentemente o peritônio pélvico, ovários, intestino, bexiga e septo retovaginal”, explicou.

A médica destaca ainda que os sintomas da endometriose envolvem dores que podem se tornar incapacitantes, provocando cólicas menstruais severas. Mas, alerta: “Nem toda cólica é sinal da doença. O principal sintoma é a dismenorréia (cólica no período menstrual), mas, nem toda cólica é endometriose. As mulheres têm que ter muito cuidado e atenção. Pois, muitos médicos acabam por banalizar esses sintomas e a consequência é que a maior parte das mulheres passa por cinco a seis ginecologistas até chegar ao diagnóstico, e isso leva

em torno de sete anos”.

O diagnóstico de endometriose geralmente é feito clinicamente, com avaliação dos sintomas da paciente e um exame físico ginecológico direcionado como ultrassom, ressonância magnética e exame pélvico. “O padrão-ouro é a inspeção visual com diagnóstico histológico, por biópsia, porém não há evidências suficientes para indicar o procedimento cirúrgico em todas as mulheres em investigação. Na prática, lançamos mão de procedimentos não tão invasivos

como: anamnese e exame físico minuciosos, ultrassonografia endovaginal com preparo intestinal, ressonância magnética pélvica e em algumas situações a colonoscopia, que pode ajudar a fechar o diagnóstico e avaliar a extensão da doença”, disse.

Tratamento

A endometriose pode aparecer a qualquer momento durante a idade fértil feminina e desaparecer naturalmente após a menopausa. Além disso, pode se apresentar de

maneira diferente, variando caso a caso, por isso o tratamento é sempre personalizado. Além dos fatores clínicos, o tratamento deve levar em consideração questões pessoais da paciente, como o nível de dor que ela sente e seu interesse ou não em engravidar.

Os tratamentos podem ser divididos em dois grupos: clínicos e cirúrgicos. Segundo a ginecologista, na maioria dos casos, é iniciado o tratamento clínico com medicações. “Esse processo é individualizado e de longa duração, e não há como uniformizar. Varia de acordo com as queixas da paciente, o desejo ou não de engravidar e a tolerância aos efeitos colaterais das opções medicamentosas. Já o tratamento cirúrgico é indicado na falha do controle clínico após 6 a 12 meses do uso de medicações, na impossibilidade de terapia hormonal e na presença da doença em alguns locais específicos. Nesses casos, a via laparoscópica é a melhor escolha. Uma dica de ouro: Não deixe de estar com sua rotina ginecológica em dia, converse sempre com seu médico e procure ajuda sempre que apresentar sintomas”, finalizou.

PÁGINA 11 Saúde CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023
Ginecologista | Sumara Vargas Atenção | Cólicas menstruais intensas podem ser sinal de alerta Foto: Arquivo Pessoal Foto: Divulgação Kamilla Póvoa

Maravilhosa: Beatriz Rodrigues, nossa Paparazzi linda demais

Lindas, elegantes e inteligentes: Elaine Mendes, Patrícia Daldegan, Eleonora Nascimento e Paula Marciano

Trio bacana: João Quintino, Geovane e Mark Douglas Jacyntho

Reality primeiro semifinalista

No #programafabioabud desta semana traremos o primeiro semifinalista a se apresentar de forma individual, o Felipe Donato tirou através de sorteio a sua apresentação. Agora o esquema é mata-mata e seguem pra final os dois que tiverem as maiores notas desta segunda fase. Quem leva? Felipe, Marcele, Berck, Andressa ou Grazi? Eles vão ter que dar o seu melhor! As notas serão reveladas quando o último cozinheiro finalizar esta fase. O reality está bombando, Graças a Deus e aos meus queridos parceiros e equipe!

Descobri

Grande camarada, o advogado Saulo Luna Amigo muito querido: Thiago Siqueira

Meu xará querido! Fabinho Cambuhy gravando!

Prata da casa, o ator campista Daniel Rangel participou do "Que história é essa Porchat?" esta semana. Está no Globoplay

Ali onde antes era a badalada boate Piccadilly Circus, sucesso absoluto nos anos 90 e 2000, à Rua Conselheiro Otaviano, próxima ao Hospital Doutor Beda será uma famosa Clínica Odontológica e as obras andam a todo vapor e será de altíssimo padrão. Em breve, volto ao assunto.

Shazan 2

Um dos super-heróis mais fortes e atrapalhados do Universo da DC (DCU) está chegando ao HBO Max. Estamos falando de Shazam, protagonista de Shazam! Fúria dos Deuses (Shazam! Fury of the Gods). Após um curto período de exclusividade nos cinemas, o longa ganhou uma data de lançamento no HBO Max. Shazam 2 será lançado no streaming HBO Max em 23 de maio. A data é bastante simbólica e marca a transição da plataforma nos Estados Unidos para o Max, o novo serviço que também englobará conteúdos do Discovery+. No Brasil, no entanto, tudo segue normalmente.

Está chegando!

Gata né não? Kami Mello na área

Vai ser gata assim lá na china! Joana Cabral #teampaparazzi

Gosto muito dessa gata! Gisela Sarmet

Minhas queridas demais! Luiza Godoy e Estelinha

O @disneyplusbr confirmou que Avatar: O Caminho da Água, sequência do longa de 2009, estreia na plataforma no dia 7 de junho! Com a impressionante performance da sequência, o longa viabilizou a produção das futuras continuações da franquia. Ainda em janeiro, Cameron já havia anunciado que, por conta dos números do novo título, Avatar 3 já estaria confirmado. Se preparem para quase 04h de conteúdo extra via streaming.

Por do Suel

Com apoio do nosso programa vem aí, no dia 04 de junho, domingo, na Pecuária o esperado evento “Por do Suel”, realização da Excess Produções, tendo à frente o comandante o cantor de pagode Suel. O evento irá rodar todo o estado do Rio de Janeiro, tendo Campos a primeira cidade a sediar o projeto. Serão 05h de evento ininterruptas a começar às 15h. Convidados os cantores: Naldo, Mateusinho, Mr. Dan e muito mais. Tem sorteio de convites na tela do meu programa e em minhas redes sociais. Fiquem espertos!

Deu ruim

O Spotify está inundado com músicas feitas por inteligência artificial (IA) e excluiu dezenas de milhares delas nesta semana em uma tentativa de conter uma onda de fraudes. A maior empresa de streaming de áudio do mundo diz que as remoções não se deram necessariamente pela origem artificial das músicas, mas sim por uma prática chamada de “streaming artificial”, que envolve o uso de contas falsas (bots) para atuarem como ouvintes e aumentarem o valor pago aos criadores.

Dinda Patrícia Abdu curtindo o Tango em Buenos Aires

Aniversariantes queridos: Fred Silva e Pery Ribeiro

Silvinha Mazzini é especial da vida

Elizabete de Castro, sempre muito querida

Para gargalhar muito

Dia 01 de Junho, Diego Besou chega com tudo ao Teatro Municipal Trianon! E, nós te convidamos para compartilharmos muitos sorrisos e gargalhadas juntos. Já anota aí para não esquecer, hein! O show “Tô de plantão depois que a Terra parou” foi idealizado pelo enfermeiro, ator e humorista Diego Besou. a partir de sua experiência profissional e dos conteúdos que faz nas redes sociais, nasceu a ideia de transformar a realidade em um espetáculo. Todos os segmentos da saúde são retratados de forma muito descontraída e engraçada. A risada é garantida" Classificação Livre.

Grade dando um show J3!

Ela é linda, uma lady!

Emanuelly Machado

Larissa Magalhães uma querida festejando novo tempo ao lado do noivo Afonso Oliveira

Minha querida Mônica Chacar festejando niver com o filhão Leozinho Carla e Fred Ribeiro, casal top demais

E lendo que se aprende

A grade da J3News TV está dando um show de conteúdo em todos os sentidos. Jornalismo, variedade, entretenimento, cultura, ao vivo, notícias da cidade, Região, Brasil e Mundo! Muito atualizada, rápida, moderna, equipe afinada e acima de tudo unida em realizar o melhor trabalho para um público que se torna cada vez mais fiel e completamente variado. Parabéns, a todos.

Meu grande camarada Thales Rangel na área

A querida Bárbara Caroline sempre bem-vinda na coluna

Sabrina Persil vencedora do reality Volta ao Mundo, em 2022, estará ao meu lado com o campeão(ã) deste ano

Thiago Miranda camarada 100% sempre

Quando bate aquela sede, a primeira coisa que buscamos é um grande copo d'água. Mas será que essa é a melhor forma mesmo de deixar o corpo hidratado? Segundo a ciência, não.Um novo estudo da Universidade St Andrews, na Escócia, comparou o nível de hidratação de 13 diferentes bebidas, incluindo refrigerantes, suco de laranja e até bebidas esportivas. E o vencedor, por mais incrível que pareça, foi o leite. Os pesquisadores avaliaram diversos fatores, como volume ingerido, densidade energética, quantidade de eletrólitos e a presença de agentes diuréticos, e descobriram que bebidas com um pouquinho de açúcar, gordura ou proteína fazem um serviço ainda melhor do que a água para nos manter hidratados por mais tempo. #vivendoeaprendendo

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 12 @assaf.caricanecas @vinhoepontocamposdosgoytacazes

Arte urbana muda a paisagem de Campos

Progressivo Art Crew e o graffiti nas ruas da cidade

Nas últimas décadas, Campos dos Goytacazes tem sofrido intervenções de artistas de rua que utilizam o graffiti para alterar parte da paisagem urbana. O Progressivo Art Crew é o primeiro coletivo da cidade com artistas de três gerações. As “crews” são coletivos ou grupos de grafiteiros que interagem com a cidade por meio da arte urbana, e que têm pertencimento com a rua. É importante ressaltar também o Lamparones Crew, coletivo de Campos que agrega todos os grafiteiros do município. Difícil é ficar indiferente às produções desses artistas em paredes, muros e edifícios da cidade.

Um dos mais recentes murais de Campos, pintado pelo coletivo Progressivo Art Crew, está em uma das paredes da Prefeitura Municipal. A obra “Graffiti Bicentenário - Patrimônio Histórico Cultural de Campos dos Goytacazes” foi produzida por Anna Franthesca e pintada pelos artistas Anderson Santos (Andinho IDE!), Jhony Siqueira (Misterbod), David Montezuma (Dom) e Killyacking Scoot (Kane KS).

São mais de 20 anos produzindo arte de rua como coletivo, desde o precursor do Graffiti no Norte Fluminense, Andinho IDE!, até as novas gerações de artistas que vieram depois. Além da região, os artistas participam de eventos de arte urbana nacionais e internacionais. Entre os

principais trabalhos desenvolvidos em Campos nos últimos tempos estão o Festival Efeito 2022, realizado no bairro da Pecuária, onde foram pintadas três empenas (prédios) do conjunto habitacional Guadalajara (Pombal), o Mural Caligrafia Urbana 2021, no bairro do Jockey e o Mural Mata Atlântica Vive, em 2020, no bairro da Lapa, em parceria com a iniciativa privada.

As reações do público sobre a paisagem interferida com a arte do graffiti são distintas.

“Existem as mais variadas reações, depende se o espectador gosta ou não do que o artista está pintando, mas na maioria das vezes as reações são de apoio, incentivo e admiração por parte do público”, cita Andinho IDE.

A produtora Anna Franthesca, inicialmente, pintava na rua, mas assumiu o trabalho de captar recursos via editais e profissionalizar a carreira do Progressivo Art Crew. “Já trabalho com a construção do nosso portfólio há 12 anos. Isso facilita muito a nossa carreira como artista, com a junção de bons artistas. Como produtora, já aprovamos editais como Prêmio FCJOL “Culture, Campos: Graffiti cultura nas ruas”, Sesc Pulsar, Rua Cultural, Cultura Presente nas Redes 2, Aldir Blanc 2, Cultura Presente nas Redes 1, entre outros clientes de empresas públicas e privadas”, cita.

Pichação X Grafitti

Ainda há associações do graffiti com a pichação nas ruas. A equipe do Progressivo Art se posiciona. “Para nós como artistas, o graffiti e a pichação fazem parte do mesmo universo. A diferença é que pelo código penal a pichação é considerada “vandalismo”, e o graffiti tem uma liberação da lei por atingir perante a sociedade o status de arte”, diz Anna Franthesca.

Conciliar arquitetura e urbanismo, o clássico e o tradicional, o moderno e o contemporâneo com graffiti coletivo pode ser um bom e belo desafio. “Um pichador uma vez disse ‘eu decoro a cidade de acordo com o meu gosto’. Nenhum agente urbano como um arquiteto, paisagista, engenheiro ou até mesmo os políticos, podem exercer nenhum controle sobre como a arte urbana interage com a cidade, seja ela área nobre, central ou periférica”, destaca Andinho IDE.

O custo para produzir painéis de graffiti depende do projeto e do layout. “É relativo, se é um muro ou uma empena, se é baixo ou alto, colorido ou monocromático. Cada projeto tem necessidades específicas para a realização desse cálculo ser

precisa”, conta Jhony Siqueira.

Os painéis em muros e prédios têm durabilidade incerta. “Depende como foi finalizado, se a área sofre muita ou pouca exposição ao sol, se o mural foi impermeabilizado, se o suporte não sofre com infiltrações e fungos. Realizando o processo correto de preparação da superfície, pintando com uma tinta de qualidade e impermeabilizando, dura em média quatro anos”, comenta David Montezuma. Os murais são uma arte efêmera. “Quando sofrem a ação do tempo, têm que ser renovados. Não são como pinturas em tela que passam por restauração”, diz Kane KS.

Em uma sociedade cada vez mais urbana, as intervenções com arte de rua podem influenciar ou mudar a rotina das pessoas que transitam pelos ambientes públicos. “A arte, tanto dentro das galerias e museus, quanto na rua, traz uma reflexão e gera um pensamento crítico no espectador. A diferença é que no ambiente urbano todos têm acesso à arte, independentemente de classe, credo, raça, grau de escolaridade ou orientação sexual. Ela é pública, de fato”, conclui Andinho IDE.

Fotos: Divulgação
A obra “Graffiti BicentenárioPatrimônio Histórico Cultural de Campos dos Goytacazes” foi produzida por Anna Franthesca e pintada pelos artistas Andinho IDE!, Misterbod, Dom e Kane KS Mural Mata Atlântica Vive, produzido em 2020 Empenas do Conjunto Habitacional Guadalajara

Peça trend do momento

SLIP DRESS

O slip dress é um modelo de vestido produzido geralmente com materiais mais sofisticados como seda ou cetim. Esse tipo de tecido desliza e oferece um toque suave e confortável na pele.

Como o próprio nome já diz, slip dress significa vestido camisola, e a peça faz parte do estilo Outwear, que tem como principal objetivo deixar a lingerie à mostra trazendo um toque hiperfeminino e sensual para o look.

Como usar o slip dress?

Conseguimos montar diversas propostas com o slip dress de acordo com as peças e acessórios escolhidos. Veja:

SLIP DRESS + TÊNIS:

Sapatos casuais e urbanos como os tênis harmonizam com perfeição o estilo sexy do slip dress. A proposta é perfeita para dias que pedem looks que são, apesar de frescos e confortáveis, arrumadinhos e modernos.

Apesar de ser uma peça leve e fina, o vestido também pode ser usado em dias mais frios.

Combine a peça com um suéter por cima ou uma blusa de manga longa por baixo do vestido e acrescente botas de cano longo ou botas western e aproveite o estilo mais glamouroso que o slip dress proporciona.

Às vezes o slip dress pode ser "sexy" demais, então para dress codes mais formais e até mesmo para ambiente de trabalho adicione um blazer e saltos para equilibrar a produção.

Os vestidos de noiva também não escaparam dessa trend. Esses modelos de slip wedding dress são super minimal, descolados e muito chiques, perfeito para noivas que amam aquela pegada mais clean no casamento.

O vestido, inclusive, é o queridinho das famosas

CAMPOS DOS GOYTACAZES 21 a 27 DE MAIO DE 2023 J3NEWS - PÁGINA 03
Camila Queiroz Sasha Meneghel Bruna Marquezine Silvia Braz Fotos: Arquivo colunista

A árvore da minha vida

Radar Regional, ao vivo, ao meio-dia

Jornalístico traz informações para as tardes de Campos e região

As principais notícias do dia, de Campos e região, estão no Radar Regional. Apresentado pelo jornalista Júlio Tinoco, o programa aborda temas como saúde, economia, entretenimento, entrevistas, esporte e muita prestação de serviço.

O telejornal vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na J3News TV. Também é possível assistir a atração pelo canal da J3News TV no YouTube e redes sociais. Telespectadores e internautas interagem com o apresentador, enviando perguntas e sugestões de temas.

A jabuticabeira é a árvore da minha vida por uma razão especial. Ela me traz a infância lá nas Minas Gerais, numa vila qualquer perdida entre os montes. Vejo-me, na Fazenda Morro Alegre dos meus tios Mauricio e Oneida, subindo nos pés apinhados de frutinhos pretos. Uma delícia! O rosto ficava todo lambuzado de um caldo escuro, assim como nossos pés, pois era tanta jabuticaba que, ao subir na árvore, esmagávamos muitas. Era uma aventura coletiva: irmã, primos, amigos e eu.

Hoje, quando querem falar sobre algo esdrúxulo, que só existe no nosso país, dizem: “É mais uma jabuticaba do Brasil.” Esse termo é mais aplicado no contexto político. A palavra jabuticaba, nesse sentido, significa bobagem, tolice, asneira que não é praticada em outro país que não seja o Brasil. Na verdade, não gosto dessa invenção do povo, mas os fatos linguísticos não são controlados por gosto pessoal. A expressão continuará existindo de acordo com o gosto e a necessidade de se expressar de um grupo bem maior de pessoas. O povo consagra o uso da língua. Dizem que esse significado surgiu de uma frase dita pelo engenheiro e economista Mário Henrique Simonsem: “ Se só existe no Brasil e não é jabuticaba, é besteira.” Realmente, a jabuticabeira é originária da Mata Atlântica, mas existe também no Uruguai, Paraguai, Argentina, México e Bolívia.

Há uma cidade no estado de São Paulo que se chama Jaboticabal em homenagem à fruta. Nada mais merecido. Em tempo: a palavra jabuticaba tanto pode ser escrita com “u” quanto com “o”, jaboticaba. Assim como canta Alceu Valença “Jaboticaba seu olhar maduro”. Lembro-me também de que íamos lavar o rosto e beber água numa mina que havia dentro do pomar e, para isso, colhíamos folha de taioba e com ela, fazíamos uma espécie de concha, enchíamos de água servindo de copo. Uma vez entrou uma formiga no ouvido da minha irmã e a folha de taioba com água resolveu o problema. E quando íamos comer jamelão no pé? Maravilha! Aí que o rosto ficava roxo, preto. Jamelão é uma fruta também conhecida como jambolão, joão-bolão, topin, azeitona-preta, ameixa roxa, brinco de viúva entre outros nomes. Essa árvore é muito alta, podendo chegar a dez metros de altura.

As mangueiras, as goiabeiras, os pés de abio branco também não eram esquecidos. Coitados! Tomavam cada surra de bambu! Isso por que, pequenos que éramos, precisávamos de algo que nos ajudasse a pegar as frutas mais altas. Plantei um pé de jabuticaba no vaso. Ele já deu quatro frutinhos pequenos, bem tímidos. Desejo antigo. Minha infância está distante, mas a saudade desse tempo está presente. Daí ir para o papel o que a alma transborda.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 04 - J3NEWS
Foto: Silvana Rust

Movimento PRO AGING

Amedicina e dermatologia moderna estão cada vez mais aprimorando sua percepção do real sentido do gerenciamento do envelhecimento.

Diferente do anti-aging, que evita o envelhecimento a todo custo, o objetivo do pró-aging é o “envelhecimento positivo”, aceitando a realidade da nossa pele, que naturalmente muda com o passar do tempo e não há nada de anormal ou errado nisso.

Após o boom dos procedimentos estéticos e as faces estereotipadas de intervenções, o famoso efeito “Pillow Face”, que surge a partir do excesso de preenchedores e uma busca in -

sensatamente de tentar impedir o envelhecimento, começamos a observar um movimento contrário com foco principal na prevenção.

E, por isto, tratamentos com bioestimuladores de colágeno como o novo Ultraformer MPT, Sculptra e Radiesse estão cada vez mais sendo indicados por médicos do mundo inteiro que buscam a verdadeira harmonia e a naturalidade Desta forma, o movimento pró-aging nos liberta da guerra contra o relógio e nos deixa livres para nos sentirmos bem com nossa pele, não importa a idade, envelhecendo de forma bonita e natural.

A dica de hoje foi pensada para mulheres gestantes, que assim como eu, já estão buscando novos cuidados para este momento especial.

Ao descobrir esse momento tão mágico na vida, o ideal é iniciar imediatamente seus cuidados para evitar as temidas estrias e manchas da gravidez.

Use cremes anti estrias específicos para gestantes e cuidado com os cremes que contém ureia, pois não deve ser utilizada durante a gestação.

Cremes para os pés e mãos, geralmente contém essa substância. Então não os utilize sem orientação.

Capriche na fotoprotecao, pois a mudança hormonal durante a gestação, é um dos principais fatores que causam as temidas manchas da gravidez, como o melasma. Dê preferência a filtros com pigmento, pois a proteção é superior. Cuidado com as filtros que contém ácido salicílico para controle de oleosidade. Essa substância deve ser evitada nessa período e pode também ser encontrada em sabonete líquidos para controle de acne.

E siga sempre a orientação do seu dermatologista de acordo com sua pele !

Niacinamida, o queridinho do skincare

A niacinamida tem ganhado cada vez mais espaço entre as pessoas que se preocupam com os cuidados da pele.

O ativo pode ser utilizado em diversos tratamentos como anti-idade,clareamento de manchas,hidratação e controle de oleosidade.

Além disso, a substância estimula a renovação celular, reduzindo a aparência dos poros dilatados e o aspecto das linhas finas. Por seu efeito hidratante, acalma a pele e reduz também a vermelhidão. Potente antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento.

Por sua versatilidade, a Niacinamida está presente em diversos dermocosméticos é um dos ativos mais falados do momento.

Feliz em honrada por nossa clínica ter sido escolhida entre mais de 7000 contas que o laboratório Galderma tem no Brasil para fazer parte do todo seu treinamento estratégico. No país todo, apenas 78 contas entre as mais de 7000 foram escolhidas para este trabalho, motivo de muito orgulho para nós.

Tivemos mais uma vez o prazer de receber o gestor de grandes contas da Galderma Márcio Machado, e sua BDM Ana Paula Pontes.

Dra Francine Mayerhofer, endocrinologista em mais um dia de atualização no tratamento de obesidade.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 05
Dica da dermato: Cuidados na gestação
Fotos: Arquivo da colunista
Dra Tatiana Aquino, oftalmologista, no Simpósio Internacional de Glaucoma. Dr. Ricardo Madeira no Congresso Brasileiro de cirurgia torácica com sua tropa talentosa e competente de filhos médicos. Dr Gustavo Cortes, cirurgião plástico , com a sua amada Ludmila Crespo fechando mais uma semana de muito trabalho com a sensação de dever cumprido.

65 anos: Aloysio Gonçalves e Valéria Palhares comemorando a data

New York: O aniversariante de hoje Fabrício Kury com sua esposa Ellen Duncan e as lindas crianças Mitchell Peck e Lúcio Kury

A aniversariante de ontem Ana Maria Pellegrini, Ana Raquel Campinho, Andreia

Alice Tamborindeguy veio a negócios da família em Campos e aproveitou para jantar com algumas amigas daqui: Margarete Cabral, Maria Edyr Póvoa Vasconcelos, Silvana Naked, Suzana Ferreira Paes, Lia Mírian Aquino Cruz e

Always upto date: Sheila Bragança a querida aniversariante de hoje

RAPIDINHAS

* Quarta-feira é dia de celebrar Nossa Senhora Auxiliadora.

* Aloysio Gonçalves comemorou a chegada dos 65 anos segunda-feira num bar da cidade com amigos queridos. Tudo lindo e organizado pela mulher Valéria Palhares.

* Inês e Paulo Rubens Gomes Santos irão receber alguns amigos no próximo domingo, para um lanche amigo. Irão fazer a Coroação da linda imagem de Nossa Senhora de Fátima, que eles acabaram de adquirir.

* Monique SepulvedaTonti e o filho Luigi chegaram ao Brasil, vindos da Itália onde moram para curtir um pouco os pais dela Márcia e Sérgio Sepulveda e também do avô Jairo Artes. O marido MiqueleTonti trabalha num navio e fica uns meses por lá.

* Karla Assed e Carlos André Barbosa estiveram por Campos no último fim de semana para curtir a querida Luiza Barbosa, mãe dele e rever os familiares. Aproveitaram para circular pelos restaurantes da city.

* Silvana Siqueira curtiu Domingos Martins no último fim de semana.

* Jorge Margem e Alcinéa Lima reuniram a família na fazenda no último fim de semana.

* Anginha Andrade também reuniu a família inteira em sua casa atafonense.

* Tânia Terra organizou um almoço delicioso em seu apartamento em Campos para famíliano Dia das Mães.

* AriuzaKury Izar com filhos Alexandre e Carlos e também Márcia e Magali Arêas chegam a Domingos Martins na próxima quinta, para curtir aquele friozinho e fazer a Rota do Lagarto.

* Paulinha e Pery Ribeiro reuniram grupo de amigos na semana que passou, para comemorar o aniversário dele em um bar da cidade.

* No último fim de semana Elza Landim recebeu no seu tradicional casarão,a linda famíliaque Deus lhe deu. Todos amam reverenciar essa matriarca maravilhosa.

* Ana Kury Izar Jacyntho e Carla JacominiSobral estão superfelizes, pois passaram pela primeira vez o Dia das Mães como avós, que é ser duplamente mãe.

* A famosa modelo campista Fernanda Motta vista durante a semana na telinha, participando do programa do amigo Fausto Silva.

NIVER

Os parabéns de hoje vão para Sheila Bragança, Jocília Petrucci Barcelos, Rodrigo Bittencourt, Fabrício Kury, Eliete Bragança, Edvaldo Elias Alves Mendonça, Adriano Pessanha e Miguel Marcos Cotrofe. Amanhã para André Galvão, Rosenilda Lemos, Padre Nelson Antônio Linhares de Souza, Paulo Vitor Cardoso, Lyana Damiano, Marcelo Barreto, Katia Vasconcelos Madruga, Valentina Coutinho e Ana Maria de Barcellos. Terça-feira para Carla Tinoco. Quarta-feira para Isabel Petrucci Barcelos e Alcione Nunes. Quinta-feira para Luís Gustavo Menezes, Márcia Ângella Arêas, Yasmin Findlay Abud, Cinthia Fernandes e Ivana Maia. Sexta-feira para Marthinha Poppe, Simone Mayerhofer, Sônia Maria Oliveira, Távila Duarte, Neli Oliveira, Bebel Rodrigues e Vivi Bicock. Sábado para Ana Lúcia Gonçalves, Ana Cláudia Andrade Viana, Cinthia Pessanha, Vânia Cunha e Débora Manhães. Da coluna os votos de muita saúde e felicidades para todos.

“A organização da vida começa pelas gavetas da sua casa.”
Gramlich e Gabriela Terra em jantar festivo Lia Mírian Aquino Cruz no seu paraíso em Atafona Rita Boechat Cristiane Nascimento sempre linda Jorge Filho aprendendo música árabe com o papai Jorge Abourjeili Iza Vasconcelos comemorando o niver do maridão Eugênio Moraes Lindos: Luiz Felipe Sales e Larissa Raposo com a princesa Laura Followthebeach 2023: Romeo Casarsa e Ana Cristina Aguiar no Beach TennisCopacabana A aniversariante de amanhã Ana Maria de Barcellos com o filhão João Victor Arêas
CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 06
Tim-tim: Sexta-feira é dia de brindar Marthinha Poppe Amanhã é dia de parabenizar Rosenilda Lemos
Fotos: Arquivo da colunista

Empresa LCA Energia Solar inaugura nova sede em Campos

Empreendimento localizado na Avenida 28 de Março conta com 400 metros quadrados e vaga inédita para abastecer carros elétricos

ALCA, empresa campista de energia solar, inaugurou no último dia 18 sua nova sede, na Avenida 28 de Março, em Campos dos Goytacazes. Participaram de um coquetel festivo vários convidados, entre clientes e amigos. O empreendimento se destaca pelo show-room, e, pela primeira vaga para carregamento de carros elétricos com energia solar na cidade. A empresa é referência em projetos fotovoltaicos na região. Recentemente, foi anunciada parceria com a BYD, gigante do setor de energia renovável.

A LCA Energia Solar decidiu ampliar seu espaço físico em Campos e se tornar mais sustentável. A loja fica em localização privilegiada, oferecendo aos seus clientes ecovaga para carros elétricos, mais conforto e comodidade. São três andares com 400 metros quadrados de área. O edifício possui auditório, sala de reuniões, show-room e espaço para abrigar mais de 40 profissionais da empresa.

Para o empresário Victor Alvarenga, diretor da LCA, a nova sede marca a expansão da empresa que deve triplicar sua equipe comercial. Isto reflete o bom momento do setor de energia solar, cada vez mais acessível aos brasileiros: “Há muitas empresas de energia solar, mas poucas são qualificadas e comprometi-

das com o cliente. Além de termos mais de 15 anos de experiência no setor elétrico, fomos responsáveis pela liberação da primeira usina fotovoltaica do Norte Fluminense. Ao unirmos experiência, técnica e comprometimento em oferecer as melhores soluções, conquistamos o reconhecimento dos clientes e do mercado. Com esta expansão, todos ganham: os clientes, a cidade e o planeta”, destaca.

O diretor da LCA, Victor Alvarenga, também destacou as atividades em energia solar e mobilidade elétrica implementadas. "A gente espera que as pessoas venham nos visitar para conhecer mais sobre energia fotovoltaica. Temos um sistema instalado na sede, com painéis no telhado e inversores na loja. Com isto, o cliente pode conhecer como eles funcionam. Também estamos trabalhando com mobilidade elétrica. Essa ecovaga, a primeira da cidade, se destaca. Também venderemos scooters elétricas. Nossa vitrine já está pronta".

O cliente da LCA pode conferir de perto um sistema fotovoltaico com capacidade de 1.650 kwh de geração de energia. O local conta com inversores, sendo um deles híbrido, capaz de manter cargas essenciais em funcionamento em caso de falta de energia da rede de abastecimento.

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 07 Informe Publicitário
Victor e Juliana Alvarenga, diretores da LCA Cabo Alonsimar e Felipe Soares Dra Ana Carolina e Dra. Amanda | Acess Consultoria Neilton Ribeiro da Silva presidente Sicoob Fluminense, Letícia Pedrosa, Andrea da Cruz Um brinde a nova loja LCA Luiza Cruz Alvarenga Gabriel Farhat William Almeida - BYD Angelo Rafael Barros Damiano, secretário municipal de governo Yuri Velasco, Felipe Soares, Edvar Junior Equipe LCA Fotos: Héllen de Souza Alessandra Ribeiro demonstrando o abastecimento da Eco Vaga Scooter elétrica à bateria

Especial Mes das Maes

M ATRÍCUL AS ABERTAS

CAMPOS DOS GOYTACAZES 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 09 - J3NEWS
Camila Ribeiro e os seus Maria Cecília e Pedro Henrique Maria Fernanda Boynard e as suas Gabriela e Manuela Paula Marsicano e a sua Liz Herusa Dias e a sua Maria Luiza Lussara Manhães com as suas Luíza e Rafaela Yasmin Liang com a sua Marcela Paula Sobral com o seu Vicente Mayra Villas Novas e as suas Eva e Zoe Ellen dos Anjos e a sua Valentina 3 gerações - Fátima Raposo, Larissa e Laura Roberta Bensi e o seu Miguel Nathália Lessa e o seu Miguel Anna Luyza Jassus com as suas Maria e Luísa Alexandra Rangel com as suas Bianca e Bettina Michelle Oliveira e a sua Maria Fernanda Ana Luiza Klem e a sua Luma 3 gerações - Onecy Neto, Flávia e Luísa Ully Azevedo com o seu Bento 4 gerações - Sanilda Escocard, Ana Luiza, Bárbara e Isabela

Instituto Ayrton Senna

Alavancando o Desenvolvimento da Educação no Brasil

Como homenagem aos 29 anos do falecimento de Ayrton Senna neste mês, ocorrido no dia 1º de maio de 1994, nesta semana preparei uma matéria sobre

Proposta

o Instituto Ayrton Senna, fruto do seu propósito de ajudar as pessoas menos favorecidas. Vamos conhecer este belo trabalho?

OInstituto

Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a educação integral. Movido pelo sonho de impulsionar o potencial de todos os estudantes, produz conhecimento com base em evidências, forma gestores públicos e educadores e cria componentes de políticas educacionais inovadoras.

Para que isso aconteça, trabalha em rede com toda a sociedade, atua junto a gestores, pesquisadores, educadores, parceiros de negócios e apoiadores da causa interessados em transformar a realidade brasileira por meio de uma educação com mais significado e comprometida com a redução das desigualdades.

Surgimento

O Instituto Ayrton Senna nasceu do sonho do tricampeão brasileiro de Fórmula 1. Ao lado da paixão pela velocidade, Ayrton Senna tinha paixão pelo Brasil e sonhava com um país onde todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que quisessem. Após o acidente fatal ocorrido em maio de 1994, em Ímola, na Itália, o desejo do piloto se juntou à vontade de Viviane Senna, sua irmã, e que, junto da família Senna, decidiu levar o sonho adiante, fundando a organização em novembro do mesmo ano.

Impacto

As propostas e iniciativas do Instituto Ayrton Senna já mudaram a vida de milhões de educadores e estudantes brasileiros. Nestas três décadas de existência,

foram realizados mais de 34 milhões de atendimentos, o Instituto atuou em mais de 3 mil municípios e esteve presente em todos os estados do nosso Brasil.

Propósito

Chave para o progresso de qualquer nação, a educação enfrenta sérias dívidas históricas no Brasil, ampliadas pela pandemia do Covid-19 e pelo fechamento das escolas por tanto tempo. Os impactos na aprendizagem e no abandono escolar são devastadores, com estudos indicando retrocesso de pelo menos uma década. Já se tem clareza de que a desigualdade educacional também cresceu, ampliando as diferenças entre estudantes ricos e pobres. Assim, saltos importantes e sustentáveis em termos de produtividade, inovação, crescimento econômico e avanço social ficam comprometidos em nosso país. Mais do que nunca, é fundamental um esforço coletivo que leve a educação brasileira a avançar. Precisamos garantir que todas as crianças e jovens possam se desenvolver plenamente na idade correta e alcançar todo o seu potencial para uma vida plena e cheia de oportunidades. O Instituto acredita que a educação é a ferramenta mais estratégica que se pode oferecer a uma criança ou jovem para que possa desenvolver todo seu potencial. Por isso, o Instituto Ayrton Senna transforma vidas por meio da educação pública integral de qualidade. A concretizaçãodessa missão por meio de parceiros que pensam como nós: pessoas físicas, que acreditam nessa causa e empresas que priorizam a educação como pilar da área social em suas estratégias ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).Os projetos do Instituto são 100% financiados por parcerias com o setor privado, doações de empresas, doações de pessoas físicas e royalties vindos das marcas Senna. Hoje, mais de 50 organizações escolheram estar ao nosso lado neste importante combate à desigualdade, empresas que sabem que a educação é, de fato, o principal instrumento para a transformação social.O Brasil foi o país latino-americano que mais buscou pelo termo ESG no Google em 2021, demonstrando que o setor privado brasileiro está de fato atento no que tange seu papel para um desenvolvimento mais consciente e sustentável de nossa sociedade. Abraçar o trabalho do Instituto é abraçar a causa da educação e deixar uma marca positiva na sociedade.

"Após o acidente fatal ocorrido em maio de 1994, em Ímola, na Itália, o desejo do piloto se juntou à vontade de Viviane Senna, sua irmã, e que, junto da família Senna, decidiu levar o sonho adiante, fundando a organização em novembro do mesmo ano"

se desenvolver plenamente, desde que seja estimulado a acreditar em si mesmo, se sinta motivado por uma aprendizagem significativa e conte com oportunidades educativas engajadoras. O Instituto segue a premissa que uma educação integral e transformadora parte dessa ideia para pensar estratégias e caminhos para que o desenvolvimento pleno possa se concretizar, tanto para os estudantes quanto para os educadores. Para tanto, em sua frente de pesquisa, produz conhecimento com base em evidências e realiza a organização e tradução de informações para embasar a formulação de políticas educacionais. Em sua frente pedagógica, desenvolve, implementa e avalia propostas e soluções diversificadas para a promoção da educação integral, que podem ser implementadas como componentes ou integradas a políticas públicas de educação. Em sua frente de formação, por sua vez, desenha estratégias e jornadas, produz conhecimento sobre metodologias formativas, oferece apoio para redes parceiras que queiram formar seus profissionais na perspectiva da educação integral e oferece um ambiente digital de formação para que essas soluções possam chegar a todos os educadores do país, também diretamente.O Instituto sempre está alinhado com os princípios de desenvolvimento humano e com a perspectiva da educação integral, equitativa e de qualidade. Como garantido pela própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa educação deve promover o desenvolvimento do estudante em todas as dimensões: cognitiva, socioemocional, híbrida, motivacional, entre outras.Esse é o caminho, segundo o Instituto para que todos possam se desenvolver com autonomia e sejam capazes de construir seus projetos de vida e criar novas possibilidades de futuro para si mesmos e para o mundo.

Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, acredita: “Sem educação de qualidade, não há desenvolvimento pessoal, social, político, econômico, científico, cultural ou ambiental. Por isso, trabalhamos diariamente para levar a educação integral para milhões de estudantes, sempre com base em evidências.”

ção das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO)- o Instituto Ayrton Senna foi a primeira organização não-governamental a receber o seu reconhecimento, o que acontece a universidades - e em parceria com: a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aonde o Instituto faz parte da Network ofFoundationsWorking for Development - o Instituto Ayrton Senna foi a primeira organização brasileira a integrar a rede global de fundações dedicadas a promover impacto social -;o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES);o Institute for AppliedPsychometrics (IAP), nos Estados Unidos;e a Rede Nacional de Ciência para Educação (CPE).

Defende Inspirado por uma visão de educação integral, sempre atua a fim de diagnosticar e investigar os fatores fundamentais ao desenvolvimento dos estudantes. Entre as inúmeras características pessoais mapeadas nos últimos anos, o Instituto aprofundou a pesquisa, a prática e a difusão de conhecimentos de forma incremental, começando com foco maior na dimensão cognitiva. Na sequência, incorporou as dimensões socioemocionais híbridas e volitivas, bem como as habilidades necessárias à atuação dos professores no século 21. Para além de conectados à sua prática, esses temas então se tornaram parte daquilo que eles defendem como pilares de uma educação sólida, promotora de realizações e redutora de desigualdades.

Objetivo

formados e 2,3 milhões de estudantes em potencial. No Desenvolvimento de Competências Socioemocionais em Escala em outros estados, foram beneficiadas: 1.229 escolas, 13.385 educadores formados e 543.600 estudantes em potencial. Nas Soluções de Alfabetização em todo o Brasil, foram beneficiadas 544 escolas, 1.301 educadores formados e 155.474 estudantes em potencial. No Letramento em Programação, foram beneficiados 15 municípios,109 escolas, 116 educadores formados e 5.200 estudantes em potencial. Nos 27 anos (até 2021) de atuação do Instituto Ayrton Senna, foram prestados mais de 34 milhões de atendimentos em mais de 3.000 municípios em todos os estados brasileiros. Mais de 3.000 matérias citaram o Instituto Ayrton Senna em 2021, mais de 160 milhões de reais foi o retorno monetário dessa exposição que alcançou mais de 440 milhões de visualizações em

Como Atua

O Instituto Ayrton Senna acredita que todo indivíduo tem potencial e é capaz de

Ela complementa: "Nós temos uma tarefa para fazer: preparar as crianças e os jovens para os desafios do Século 21, que vai exigir muito mais do que competências clássicas cognitivas. As crianças e os jovens têm que saber cooperar, conviver em time, colaborar, ser determinado, responsável, ter abertura ao novo, criatividade, ter empatia, tolerância... E é isso que, por meio do trabalho do Instituto, estamos desenvolvendo essas competências chamadas de socioemocionais, em parceria com secretarias de educação de todo país."

Trabalho em Rede O Instituto acredita que a construção coletiva do conhecimento é fundamental na ciência e, no caso da educação, isso não é diferente. Por isso, tem um grupo de pesquisadores internos, associados e conselheiros, e também se conecta com outros centros de pesquisa e inovação, promovendo parcerias em modelos variados. Por intermédio do seu Conselho Consultivo Científico e do seu Conselho Consultivo Estratégico, o Instituto atua na Cátedra Universidade de Ghent, na Bélgica; na Cátedra Insper Instituto de Ensino e Pesquisa; na Cátedra Universidadede São Paulo (USP) e na Cátedra Organiza-

O Instituto se consagra como um centro de inovação, antecipando tendências em pesquisa e gerando conhecimento aplicado e distribuído para um público amplo. Daqui em diante, o foco do Instituto é fortalecer o advocacy com macroalcance para avançar no desenvolvimento de políticas públicas na área de educação. Só assim, acredita o Instituto, conseguirá chegar a todas as escolas e estudantes brasileiros.

Relatório Institucional Anual No Relatório Institucional Anual, o último divulgado até a data do fechamento desta matéria foi de 2021, ano pandêmico do Covid-19 ea atuação do Instituto naquele ano impactou a realidade de 203.000 educadores, responsáveis pela educação em potencial de3,6 milhões de crianças e jovens, presente em 1.500 municípios de 25 estados brasileiros. No apoio à Política de Educação Integral de São Paulo, beneficiou 4.200 escolas, 173 mil educadores

potencial. No demonstrativo financeiro de 2021, a origem das contribuições foram: 16,956 milhões de reais (47%) de doações de pessoas jurídicas, 1,996 milhão (5%) de doações de pessoas físicas e 17,651 milhões (48%) de royalties sobre direitos autorais - marcas e imagem -, chegando a um total de 36,603 milhões de reais. As contribuições foram investidas:4,382 milhões (13%) para Corporativas; 3,524 milhões (10%) para Comunicação e Eventos; 2,917 milhões (9%) para Captação de Recursos e 23,007 milhões (68%) para Projetos Sociais - atividades de assessoramento e defesa e garantia de direitos - distribuídos: 19,091 milhões(83%) para pesquisa científica e desenvolvimento de projetos, 2,260 milhões(10%) para ações de capacitação e formação e1,656 milhão (7%) para ações de advocacy.

Existem várias maneiras de apoiar o Instituto Ayrton Senna, saiba as diversas formas através do link: https://institutoayrtonsenna.org.br/quero-apoiar/

Não é aberto para visitação Ao contrário do que todo mundo possa pensar, o Instituto Ayrton Senna não é aberto ao público. Por se tratar de um grande escritório de uma empresa localizado nos três últimos andares de um prédio em São Paulo, o Instituto não recebe visitação regularmente. Para visitá-lo, você tem que ser convidado. Nas fotos da matéria, um pouco dos artigos que fazem parte da decoração dos ambientes.

A 1ª
limitada de 41 garrafas Jeroboam
champagne Moët & Chandon Impérial em homenagem ao Ayrton Senna.
Fotos: Arquivo pessoal e Instituto Ayrton Senna
da série
do
A tradicional foto de todos que visitam o Instituto Ayrton Senna. A dedicatória do Príncipe Harry do Reino Unido no capacete de Ayrton Senna, quando ele visitou o Instituto. A camisa que o Instituto Ayrton Senna ganhou de Pelé. McLaren MP4-5 B - Honda 1990. Ayrton Senna ganhou este carro numa aposta com Ron Dennis, chefe da equipe McLaren.
CAMPOS DOS GOYTACAZES 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 11
Viviane Senna fundou o Instituto Ayrton Senna em 1994, logo após a morte do irmão O artista britânico Yan Berry usou retalhos de diversos jeans para fazer este quadro do Ayrton Senna

FESTÃO

A festa de aniversário de Peri Ribeiro foi o máximo! Que astral! Pairou sobre todos os lugares bacanas e todos os convidados especiais. Foram 150 no total, convidados pela mulher Paula Ribeiro, que coordenou todo o lance e orquestrou todos os momentos, tendo ao seu lado a sogra e mãe do aniversariante, D. Helena Aguiar, a cunhada Magu Ribeiro Marinelli, que veio de São Paulo com a filha Jade, para este super momento dos 60 anos de Arialdo, carinhosamente chamado de Peri.

O dj Ricardo Sá fez a festa, tocando os hits que o povo ama, principalmente aqueles que já passaram das 5 décadas na carteira de identidade. Revezou a animação com a banda Acústico Drive, que ao final do show recebiam o pedido em coro "mais um, mais um,..".

Teve coro também dos amigos e família cantando "Eu Quero Apenas" do Rei Roberto Carlos, e na hora do refrão " Eu quero ter um milhão de amigos, e bem mais forte poder cantar..." foi de testar o gogó e o pulmão. Cantoria afinada na amizade.

Tinha mesa de doces e bolos, linda linda...!

AÉREO

A partir do mês de outubro os campistas terão mais um vôo no eixo Campos/Campinas, pela empresa Azul, saindo do nosso Bartolomeu Lisandro em direção ao aeroporto de Viracopos. Teremos dois horários, um saindo de Campos pela manhã, às 10h15, e outro à noite, às 19h15, ambos sobrevoando o trajeto numa aeronave de 70 lugares, inclusive aos domingos. A notícia veio em boa hora, ofertada pelo presidente da CDL Campos, Edvar Junior.

LUTO

Triste notícia foi a do falecimento de Oswaldinho Aquino Pessanha, que deixou boa parte da tradicional sociedade de Campos de luto, já que era um ser muito querido e deixará muita saudade. A coluna se une à dor de sua mãe Magda e de seus irmãos Gustavo e Carlos Magno e de toda a família.

PARABÉNS

O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, completou seus 22 anos de inauguração. O Arquivo funciona no Solar do Colégio, em Tócos, num prédio lindo e histórico na Baixada Campista. É o aniversário da entidade e também de vida e obra do escritor Waldir Pinto de Carvalho, que, além de dar nome ao Arquivo desde o ano de 2011, é autor nascido na Baixada Campista e celebrado pelo seu centenário de nascimento.

FILHA DE PEIXE...

Roberta e Raphael de Thuin estão orgulhosos da filha Nicole, que aos 13 anos já conquista medalhas honradas e nada brilhantemente. Que acaba de conquistar medalha de prata na modalidade 50 metros borboleta, na categoria infantil da Copa Federações do Brasil. Ela

ALIANÇAS

Mais uma edição do Casamento Comunitário, realizado pela Prefeitura de Campos, aconteceu com a presença de 40 casais que oficializaram o matrimônio e com direito a decoração, buffet e banda para comemorar o grande dia. O evento aconteceu no Ginásio do Automóvel Clube Fluminense possibilitando casais e suas famílias realizarem o sonho do matrimônio de forma gratuita.

GENTE DE CÁ

Grupo bacana e campista se uniu em temporada fria pela terra Argentina. Num dos bons restaurantes de Buenos Aires, que são muitos dessa categoria de excelência ao bem servir, ocuparam mesa vip de quatro lugares: Bianca e Assis Inojosa, Cecília Ribeiro Gomes com a filha Bianca. Bianca atende profissionalmente por Allva, como DJ incrível que está levando o seu som para as disco argentinas e ouriçando toda aquela gente.

FASHION

Depois de estrelar por duas vezes na Milão Fashion Week, desfilando para grifes consagradas como Giorgio Armani e Versace, o campista Emanuel Ramos cumpriu seu papel de top model internacional, cruzando a passarela da grife Christian Kimber na Australia Fashion Week. Emanuel

em Sydney.

l Casar na igreja representa um marco de fé e amor para os noivos que escolhem esse lugar sagrado. Um ambiente que transborda sentimentos, onde estarão diante dos amigos, familiares e da igreja testemunhando o início da vida a dois.

l O visual da noiva que escolhe o santuário da igreja não se confunde com a noiva que escolhe se casar ao ar livre, na praia ou no campo. Eu sempre digo que o sonho da noiva pertence só a ela, mas, cabe ao estilista saber o tom que vai dar ao vestido, para estar belíssimo e muito adequado. Independente do estilo: romântico, moderno ou clássico, sempre sugiro um decote discreto, pouca transparência e menos sensualidade, já que quase todas as igrejas possuem protocolos próprios de vestimenta e, temos que nos adequar a eles.

l A escolha do modelo ideal, começa com uma boa conversa no atelier, antes de mais nada, buscando entender as expectativas daquela mulher cheia de planos e idéias para seu grande dia. Sabemos que o desejo é sempre o mesmo: suspiros de admiração, sorrisos largos e emoção transbordante na sua entrada. E lá no altar, ninguém menos que o grande amor da sua vida!

l Assim como na Barra, no charmoso atelier de Campos é comum a noiva chegar com várias inspirações catalogadas na web. Devagar e com toda atenção nossa consultora de noivas vai entendendo o que faz o coração delas bater mais forte e sugerindo modelos onde elas possam unir desejos e expectativas chegando ao seu vestido dos sonhos! l E nessa hora, vestir um Silvio Cruz se torna um desejo realizado!

l Finalizando esse bate papo deixo um pensamento que se intensificou ao longo dos anos vivendo a realidade do atendimento às noivas: nem sempre a noiva escolhe seu vestido! Na maioria das vezes é o vestido que escolhe a noiva!

A réplica desse vestido deslumbrante se encontra no atelier de Campos! Aguardamos sua visita!

(22) 99908-8085

Endereço: Avenida Dr. Gilberto Cardoso, 391 (22) 2722-8088 / (22) 99908-8085 @silviocruzatelier

CAMPOS DOS GOYTACAZES • 21 a 27 DE MAIO DE 2023 PÁGINA 12
O CASAMENTO VAI SER NA IGREJA?
atualmente está morando integra a equipe da Seleção Estadual do Rio de Janeiro. O aniversariante Peri Ribeiro tendo ao lado a mulher Paula e o amigo Edvar Junior Tina Coutinho, Maruza Moreira, Chrysantho Neves, Ecky e Magu Ribeiro Marinelli Renata e Paulo César Freitas com o filho Paulo Afonso Três gerações: Magu e Jade Aguiar Marinelli e Helena Aguiar Luiza Barbosa cercada, feito ilha, de amor por todos os lados: Eliane e Leonardo Barbosa, Fernanda Barbosa e Silva, Karla e Carlos André Barbosa e Raphael Assed Barbosa Valquiria Brum Ribeiro e o filho Filipe, em tarde agradável pelas bandas de Lagoa de Cima
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.