A AVENTURA

Page 1

A aventura da castanha e do medronho

-

Pai! Pai! - Gritava um medronho pendurado no ramo do medronheiro.

-

Estou a ficar encarnado.

Os seus irmãos começaram a rir-se de seu irmãozinho, pois eles estavam ainda verdes e amarelos.

- Calma filhos! Todos vocêsvão ficar encarnados. O pai explicou aos seus filhos que uns iam ser apanhados pelo homem, outros iam ser comidos pelos pássaros e outros iam ser medronheiros. O sonho do medronho mais pequeno era ser um medronheiro como o seu pai.

O dia estava a mudar, o sol desapareceu e começou uma enorme ventania…Umouriço balouçava pendurado num ramo de um castanheiro.

Ocastanheiro já velho tinha troncos grossose cheios de rugas, mas ele achava-se muito jovem. Costumava dizer que não se preocupava com a idade, porque os castanheiros tinham muitos anos de vida. O castanheiro estava muito orgulhoso por ter tantos filhos. Nos seus ramos balouçavam muitos ouriços.


Océu escureceu e o vento soprava cada vez mais forte, fazendo os ramos dobrarem-se e abanarem ora para cima, ora para baixo, ora para os lados…

Foram poucosos que conseguiram resistir. Lá em cima ficou um ouriço com uma só castanha e cá em baixo o medronho da nossahistória.

Depois de grande ventania o ouriço desprendeu-se do castanheiro e caiu no chão. Logo a seguir caiu também o medronho em cima do ouriço. Este ficou muito triste porque pensava que já não podia ser o medronheiro, pois tinha-se desfeito.

Quando veio a noite e ficou muito escuro, começaram a ver uns pontos brilhantes. Eram os olhos de vários animais: ouriçocacheiro, raposa, rato do campo, coruja do mato e mocho galego.

Às quatro horas da manhã apareceu um javali que começou a fuçar na raiz do castanheiro.


.

O medronho e a castanha foram-se afastando

Quando acordaram o medronho chamou pela castanha mas ninguém respondeu, a castanha não estava no ouriço. - Castanha, castanha…ondeestás? - Estou aqui!

A castanha disseque se sentia a inchar e com uma perna de fora. O medronho respondeu-lhe que qualquer dia lhe iria nascer um braço e para não se preocupar porque isso era sinal que se estava a transformar num belo castanheiro.

Também o medronho se desfez e algumasdas suassementes germinaram. Chegou a primavera e assim nasceu um belo medronheiro e um belo castanheiro.

Ao longo do tempo o campo ficou cheio de árvores para os animais se abrigarem.


Trabalho realizado pela turma P do 4Âş ano Professora: Elisabete SimĂľes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.