Expo - Cultural

Page 1

Internet: <http://oiapoque.museudoindio.gov.br/exposicao/tour-virtual/tourvirtual_oiapoque.html>



Este álbum de figurinhas foi confeccionado para ilustrar, de maneira lúdica, a visita ao Museu do Índio, onde os alunos do 3°ano do Colégio Recanto conheceram e vivenciaram um pouco mais da cultura indígena. Agora, é com você!


Somos filhos da terra cor de urucum. Dos sons do igarapé e da força do jatobá. Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu. Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci. E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim. Somos filhos dos mitos. Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto. Guerreiros, fortes, sábios. Somos Ianomâmis, Guaranis,


14

15

CHAPÉUS Os povos do Oiapoque elaboram sofisticados ornamentos de plumária na forma de coroas radiais, chapéus e pingentes.

16


ASTRONOMIA A hist贸ria diz que o primeiro homem nasceu dentro do mar. S贸 tinha ele e mais nada. Chamava-se PARAUYUNE.

17

18

19


TURÉ Na cosmologia dos Povos Indígenas do Oiapoque há dois domínios de morada dos seres diversos: este Mundo, onde estão todos os seres visíveis, e o outro Mundo, lugar das pessoas invisíveis.

20

CHAPÉUS Os povos do Oiapoque elaboram sofisticados ornamentos de plumária na forma de coroas radiais, chapéus e pingentes.

21

22


PESCARIA A pesca é uma das atividades cotidianas mais importantes em uma região de rios, igarapés, lagos e savana alagada. O peixe é abundante e, misturado à farinha de mandioca, o alimento de base de toda a população indígena.

11

12

13


8

9

OBJETOS As marcas (mac,em patoå) formam um conjunto expressivo e específico de motivos decorativos pintados, gravados, trançados, em diferentes suportes e objetos da vida cotidiana ou cerimonial.

10


23

24

CERÂMICA A região do norte do Amapá é rica em vestígios arqueológicos de cerâmica, especialmente a fase ARISTÉ, século V d.c. de grande beleza e grande diversidade de formas. Atualmente a situação é bem diferente. Os únicos que produzem cerâmica na região são os PALIKUR.

25


26

29

27

30

28


5

CASA As casas no Oiapoque são, na maioria, palafitas de plano retangular com paredes e assoalhos de tábuas de madeira. Uma pequena escada permite o acesso à entrada. Há, geralmente, uma ou várias divisões internas, separando a sala dos quartos de dormir. Normalmente, dormem em esteiras de junco cobertas por um grande mosquiteiro, onde repousam o casal e filhos pequenos. Hoje, também, usam redes e camas.

6

7


33

34


1

2


3

4

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.