2 minute read

José Andrade esteve em Montreal e apresentou o seu novo livro sobre as migrações nos Açores

SYLVIO MARTINS

Odiretor regional das Comunidades da Região

Advertisement

Autónoma dos Açores, José Andrade, esteve presente em Montreal sexta-feira e sábado. Com dois eventos importantes. O primeiro foi a Gala dos 70 anos e o segundo foi no sábado às 11h da manhã, o lançamento oficial do seu novo livro Transatlântico - As Migrações nos

Açores com o prefácio de José Manuel Bolieiro.

Nos Açores o livro foi apresentado no dia 7 de fevereiro, e que contou com a presença de José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, que presidiu a sessão. O livro foi apresentado pelo presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria, e pela presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), Cristina Borges.

Desta vez não houve a presença do presidente, nem representantes dos Açores, mas sim com a símpatica presidente da Casa dos Açores do Quebec, Paula Ferreira que presidiu este evento. Paula Ferreira deu as suas bem-vindas a todos os presentes e logo de seguida o conselheiro da Diáspora Açoriana no Quebeque, Victor Faria fez uma linda alocução sobre a comunidade e o açorianissimo presente em Montreal.

Durante este evento muito especial o diretor regional das Comunidades da Região Autónoma dos Açores, José Andrade, deu a oportunidade para refletir sobre o futuro da comunidade portuguesa na provínica do Quebec e quis apresentar testemunhos dos representantes da comunicação social,

Alberto Feio da Montreal TV Magazine, Clementina Santos da Rádio Centre-Ville, Norberto Aguiar, diretor do jornal LusoPresse e Sylvio Martins.

Em primeiro lugar, não sou um gran- fletir o passado e informar o "quem fez o quê na comunidade?". É verdade que ultimamente alguns grupos na comunidade está a refazer a nossa história da comunidade portuguesa. de fanático para fazer algumas apresentações mas falar do jornal, do passado, presente e do seu futuro, posso dar um toque sobre o que é o jornal A Voz de Portugal e a sua implicação na comunidade e ajudas que faz para realçar a comunidade portuguesa de Montreal ainda mais bela e forte.

E, para os outros, cada um historiou um pouco sobre a sua entidade e falaram sobre os que fazem ou fizeram na comunidade.

Quero notar o discurso do Noberto Aguiar que anotou um pouco a sua história no jornal A Voz de Portugal. E, que sugeriu que seria interessante fazer alguns encontros assim para re-

A Voz de Portugal é também a única forma escrita que possa relatar E para finalizar esta linda tarde, o Sr. Diretor Regional das Comunidades do Governo da Região Autónoma dos Açores, José Andrade, apresentou finalmente o seu novo livro. Esta obra destaca-se por ter 50 textos de informações e reflexões, adaptados e organizados, que retratam “o essencial das migrações nos Açores, de ontem e de hoje, para fora e para dentro”.

A única tristeza é que não houve livros suficientes para todos os presentes e espero que vou ter ao menos uma cópia no futuro e que vou poder ler e apreciar esta linda obra literária.